Resolver o Simulado IABAS - Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) - Analista de Gestão e Assistência à Saúde - Psicologia e Psicologia Clínica - CEFET-BA - Nível Superior

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Conhecimentos Gerais

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Mais de um século depois da abolição, a biologia comprovou que o conceito de raça não se aplica à espécie humana. Vários estudos indicam que as diferenças genéticas entre um negro africano e um loiro escandinavo podem ser menores do que entre dois irmãos da mesma cor. (Atualidades / Vestibular + ENEM: mundo urbano. São Paulo: Abril, 2010. p, 181).

Quanto à desigualdade social no Brasil, pode-se afirmar.

  • A A atual condição do negro não se justifica, pois, quando libertados pela Lei Áurea, foram inseridos na sociedade como cidadãos brasileiros, com direitos, deveres e oportunidades iguais aos dos brancos.
  • B As ações afirmativas, a exemplo da reserva de cotas nas universidades, empresas e concursos públicos, estabelecem tratamento distinto a setores da sociedade historicamente discriminados.
  • C A redução da população negra não está relacionada à menor taxa de fecundidade, mas ao número de pessoas que passaram a se autodeclarar pardas.
  • D A valorização do salário mínimo diminuiu acentuadamente as desigualdades entre brancos e negros, nos quesitos ocupação e renda.
  • E A má qualidade do ensino público e a concentração de renda são os principais argumentos dos defensores das cotas racionais nas universidades.

Português

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Texto 1
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(SCLIAR, Moacyr. Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo: Ed. Nacional, 1984, p. 9-11. Fragmento.) Disponível em:
<http://www.lpm.com.br/livros/Imagens/minha_mae_nao_dorme_2011.pdf>. Acesso em: 29 out. 2016.

O texto Memórias de um aprendiz de escritor é uma autobiografia: “o registro escrito da própria vida”, ou seja, uma biografia escrita pelo próprio autor, que seleciona e narra acontecimentos de sua própria vida. Em relação às características do texto  1 , analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Ausência de marcadores temporais. ( ) Presença efetiva do Narrador-observador. ( ) Narrativa em primeira pessoa do singular. ( ) Quanto ao tipo de discurso, predomina o relato.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A F F F V
  • B F F V V
  • C V V F F
  • D V F V F
  • E V V V V
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Texto 1
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(SCLIAR, Moacyr. Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo: Ed. Nacional, 1984, p. 9-11. Fragmento.) Disponível em:
<http://www.lpm.com.br/livros/Imagens/minha_mae_nao_dorme_2011.pdf>. Acesso em: 29 out. 2016.
Memórias de um aprendiz de escritor não é a primeira autobiografia escrita por Moacyr Scliar, como comprova o trecho:
  • A “Este apelido me marcou, pois os nomes marcam as pessoas.” (linha 12).
  • B “Alfabetizado precocemente por minha mãe que era professora primária, eu optara por escrever [...]” (linhas 7-8).
  • C “Nascido em Porto Alegre, passei parte de minha infância na cidade de Passo Fundo, onde meu pai tinha um bazar. (Tinha mesmo? [...]) (linhas 20-21).
  • D “Cada vez que me julgo importante, por ser escritor, ou por ser médico, ou por escrever no jornal, uma vozinha debochada me chama à realidade [...]” (linhas 17-19).
  • E “[...] faziam parte de meu primeiro texto, escrito em papel de embrulho: uma autobiografia, muito precoce e necessariamente curta, pois eu não teria mais de seis anos.” (linhas 6-7).
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Texto 1
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(SCLIAR, Moacyr. Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo: Ed. Nacional, 1984, p. 9-11. Fragmento.) Disponível em:
<http://www.lpm.com.br/livros/Imagens/minha_mae_nao_dorme_2011.pdf>. Acesso em: 29 out. 2016.

O autor empresta à personagem Benjamim uma cena de sua infância, que está retratada de forma sintética no seguinte trecho:

  • A O autor corre pela vizinhança ao descobrir que tinha um apelido.
  • B Mico chora de alegria e de medo ao descobrir que tinha esse apelido.
  • C O autor tem três ou quatro anos e recolhe bitucas de cigarro, levando-as para a delegacia de polícia.
  • D O autor tem dificuldade de recordar fatos de sua vida, pensando ser invenção de sua própria memória.
  • E O apelido fez com que o autor nunca se levasse a sério, o que era positivo para ele, assim como o era para a personagem Benjamim.
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Texto 1
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(SCLIAR, Moacyr. Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo: Ed. Nacional, 1984, p. 9-11. Fragmento.) Disponível em:
<http://www.lpm.com.br/livros/Imagens/minha_mae_nao_dorme_2011.pdf>. Acesso em: 29 out. 2016.

Em muitos momentos do relato, Scliar conta sobre sua infância. Que recurso de pontuação é usado pelo autor para marcar o trecho em que ele duvida de sua memória e reflete sobre a veracidade das informações relatadas por ele?

  • A Aspas.
  • B Vírgula.
  • C Travessão.
  • D Parênteses.
  • E Ponto e vírgula.
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Texto 1
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(SCLIAR, Moacyr. Memórias de um aprendiz de escritor. São Paulo: Ed. Nacional, 1984, p. 9-11. Fragmento.) Disponível em:
<http://www.lpm.com.br/livros/Imagens/minha_mae_nao_dorme_2011.pdf>. Acesso em: 29 out. 2016.

Sobre a utilização da crase ao longo do texto 1, analise as opções em que a crase foi utilizada por exigência da comparação realizada pelo termo regente e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) “[...] à realidade eu preferia a ficção [...]” (linha 11) ( ) “[...] me chama à realidade [...]” (linha 18-19) ( ) “[...] ali expostas à chuva [...]” (linhas 29-30) ( ) “[...] entrego-me à tarefa [...]” (linha 32)
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A V F F F
  • B V F V V
  • C V V V F
  • D F F F V
  • E F V V V
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Texto 2

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ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21- 23.

“Toda grande cidade tem seu cronista por excelência, aquele que melhor a define e caracteriza, de forma explícita ou não.” (linhas 1-2). Sobre a frase acima, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) É chamada de tópico frasal. ( ) Anuncia o tema do parágrafo. ( ) Não contribui na organização sequencial do texto. ( ) Não é considerada um recurso específico de paragrafação. ( ) Universaliza a ideia de que as grandes cidades sempre têm os seus cronistas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A V V F F V
  • B V F V F V
  • C V V F F F
  • D F F V V V
  • E F F F V V
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Texto 2

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ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21- 23.

Pode-se dizer que o tema do artigo foi valorizado pela comparação internacional proposta na primeira frase e por uma ideia implícita que é o fato de

  • A Machado de Assis ser a grande referência literária.
  • B Joyce ser um desconhecido nos meios acadêmicos.
  • C os autores apresentarem suas cidades de forma maquiada
  • D paisagens machadianas serem, em sua maioria, do meio rural.
  • E Brás Cubas ser um personagem desconhecido, inclusive no Brasil.
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Texto 2

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ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21- 23.

Na frase “Mas se essa cidade ficou no passado [...]” (linha 14), o elemento coesivo sublinhado

  • A introduz uma explicação.
  • B expressa uma conclusão.
  • C indica uma relação de causalidade.
  • D estabelece uma relação de oposição.
  • E estabelece uma relação de concessão.
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Texto 2

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ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21- 23.

Figuras de linguagem – por meio dos mais diferentes mecanismos – ampliam o significado de palavras e expressões, conferindo novos sentidos ao texto em que são usadas. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, pois desta forma é possível interpretar melhor os diferentes tipos de textos. A denominada figura de linguagem referente ao termo “[...] Rio de Assis [...]” (linha 15) é

  • A metáfora
  • B catacrese
  • C sinestesia
  • D metonímia
  • E comparação
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Texto 2

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ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21- 23.

Dentre os verbos irregulares há aqueles que apresentam alguma variação no radical, ou seja, na “base” da palavra.
Um exemplo de verbo irregular encontra-se no seguinte exemplo do texto:

  • A “Poucos usaram [...]” (linha 11)
  • B “[...] tão bem conheceu”. (linha 10)
  • C “[...] as mostravam como [...]” (linha 6)
  • D “[...] que soube da maneira [...]” (linha 3)
  • E “[...] aquele que melhor a define [...]” (linha 1)

Psicologia

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Entre os princípios da Psicologia Criminal, inclui-se

  • A a impossibilidade de se construir teoria geral para explicar todas as formas de crime.
  • B a ausência de interdisciplinaridade, uma vez que a Psicologia Criminal é uma ciência autônoma.
  • C o rigor na adesão e atuação restrita ao que prevê o Art. 7º da Lei de Execução Penal.
  • D a sua manutenção como uma das áreas emergentes da Psicologia no Brasil.
  • E a defesa do argumento psicopatológico para explicar o processo de formação do comportamento criminoso.
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Entre as possíveis contribuições da Psicologia à Delegacia de Polícia, inclui-se

  • A identificar criminosos natos.
  • B promover a saúde mental no ambiente da delegacia com ações voltadas para a própria polícia.
  • C mediar os processos de adoção.
  • D identificar os autores dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes
  • E realizar processo seletivo para identificar o melhor perfil policial.
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Segundo a Psicologia Criminal, sobre crimes passionais, é correto afirmar:

  • A São muito raros e, por isso, não merecem uma atenção muito específica das autoridades policiais.
  • B Envolvem apenas os homens, ilustrando o fator cultural machista desses crimes.
  • C Na maioria dos casos, os agressores não têm história prévia de criminalidade.
  • D São crimes que nada têm a ver com o verdadeiro amor.
  • E É dispensável a perspectiva socioantropológica para a compreensão dos crimes passionais, pois se devem a processos psicológicos.