Resolver o Simulado Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Pedagogo - ACAFE - Nível Superior

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Pedagogia

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No que diz respeito a Lei n° 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) e em seguida assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:

( )O PNE estabelece que a garantia de acesso à educação básica é dever exclusivo da família, cabendo ao Estado apenas a oferta de ensino superior gratuito. ( )O PNE prevê como uma de suas metas a universalização da educação infantil, assegurando o atendimento de todas as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos até o final da vigência do plano.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F.
  • B V, V.
  • C F, V.
  • D F, F.
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Assim, se inevitavelmente o desenvolvimento da criança está social e culturalmente mediatizado, é mais importante que se explicite e controle conscientemente tal influência de modo que, no processo educativo formal e informal, possam ser detectados seus efeitos e estabelecer seu valor no processo de construção autônoma do novo indivíduo. Uma vez aceita essa premissa, a teoria destaca a importância, também fundamental, da instrução como método mais direto e eficaz para introduzir a criança no mundo cultural do adulto, cujos instrumentos simbólicos serão essenciais para seu desenvolvimento autônomo.
Adaptado de GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.55.
A respeito do processo de aprendizagem escolar o texto se refere à teoria de
  • A Philippe Ariès.
  • B Jean Piaget.
  • C Lev Vygotsky.
  • D Paulo Freire.
  • E Henri Wallon.
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Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.

  • A Ministério da Educação.
  • B Sistema Educacional Brasileiro.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
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Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.

I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.

II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • B Apenas a afirmativa III está correta
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas
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A LDB, em seu Artigo 21, determina que a educação brasileira se organiza em dois níveis: educação básica e educação superior.

Avalie as afirmações sobre a organização da educação brasileira.
I - A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II - A educação básica compreende as etapas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial.
III - A educação infantil é a primeira etapa da educação básica; tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
IV - Com a aprovação da Lei nº 11.274/2006 foi estabelecida a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, a partir dos seis anos de idade.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C IV.
  • D II e III.
  • E I, III e IV.
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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, NÃO terá como fundamento:

  • A A associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
  • B A presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
  • C O aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
  • D A participação em congressos de formação para especificidades da área em que atua.
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"Trata-se, portanto, de maneiras diferentes e intercambiáveis para designar algo comum, ou seja, aquilo que os estudantes devem aprender na Educação Básica, o que inclui tanto os saberes quanto a capacidade de mobilizá-los e aplicá-los".

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

O trecho acima faz uma breve descrição de um dos fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que é:

  • A O foco na aquisição de conhecimentos científicos.
  • B O foco na formação profissionalizante.
  • C O foco no desenvolvimento de competências.
  • D O foco nos métodos tradicionais de ensino.
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O Estatuto da Criança e do Adolescente atribui à instituição de ensino, aos clubes e às agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres o dever de:

  • A Promover momentos de recreação e interação social.
  • B Criar oportunidades de trabalho e de inserção social.
  • C Garantir o desenvolvimento de competências que promovam o sucesso pessoal.
  • D Assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
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A promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, sugerida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, também é uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação. No que ela consiste?

  • A Em um modelo de gestão onde as decisões administrativas da instituição ficam a cargo de um conselho formado por familiares dos alunos
  • B Em um modelo de gestão que dá ao aluno a oportunidade de ser protagonista, com autonomia para tomar decisões em nome da instituição de ensino.
  • C Em um modelo de gestão onde as decisões pedagógicas da instituição ficam a cargo de um conselho formado por familiares dos alunos.
  • D Em um modelo de gestão que insere toda a comunidade escolar na tomada de decisões.
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O governo federal anunciou recentemente que o programa do Novo Ensino Médio passará por alterações e os secretários de educação estaduais se unem para pedir que elas só aconteçam a partir de 2025. Entre as principais alterações proposta está a de:

  • A Redução para 800 horas de formação obrigatória.
  • B Redução de cinco para dois itinerários formativos.
  • C Aumento para 2.400 horas de formação obrigatória.
  • D Aumento de três para cinco itinerários formativos.

Conhecimentos de Serviços Gerais

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Assinale a altenativa incorreta, no que se refere à limpeza predial interna.
  • A A varrição úmida deve ser feita diariamente e mais intensamente nas áreas de maior trafego. Não utilizar vassoura nas áreas assistenciais, evitando a suspensão de partículas contaminantes.
  • B Para a espanação deve-se umedecer o pano no balde com água, torcê-lo para retirar o excesso da solução e cada vez que verificar presença de sujidade lavar o pano mergulhando-o no balde para lavar.
  • C Na limpeza dos tetos deve-se utilizar óculos de proteção ou máscara de proteção facial, a operação deve ser realizada antes de qualquer outra.
  • D Deve-se efetuar a lavagem sempre das dependências da frente para os fundos com exceção dos banheiros que devem ser lavados dos fundos para a frente.
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Com relação aos produtos de limpeza e conservação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As diluições devem ser feitas sempre acrescentado ao produto água e não o contrário, é obrigatório utilizar um dosador para proceder à diluição. ( ) Produtos de limpeza de natureza ácida na sua forma concentrada devem ser manuseados sempre com o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais). ( ) A reutilização de embalagens de produtos de limpeza para colocar outro tipo de produto é sempre condicionada à correta lavagem da mesma com água quente e sabão neutro. ( ) Excepcionalmente, é permitido acondicionar produtos de limpeza junto com produtos alimentícios, desde que ainda lacrados.
  • A F – V – V – V.
  • B V – V – F – F.
  • C V – F – F – V.
  • D V – V – V – F.
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Assinale a alternativa correta quanto à limpeza de móveis e utensílios de aço cromado e fórmicas.
  • A Deve-se utilizar esponjas abrasivas ou escovas de cerdas metálicas para remoção da sujidade aderida.
  • B Deve-se realizar fricção forte no objeto utilizando sempre sentidos múltiplos de movimentos.
  • C Deve-se remover com pano macio úmido, trocando a fase do pano e trocando a água quantas vezes forem necessárias, até que a água esteja limpa.
  • D Passar um pano umedecido com querosene para restabelecer o brilho do cromado.
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Analise as assertivas e assinale a alternativa correta quanto à coleta seletiva e reciclagem.
I. Dentre os resíduos de papel, são recicláveis caixas em geral, formulários, jornais e não recicláveis, os papéis metalizados, os papéis sanitários e etiquetas adesivas. II. Estão entre os resíduos metálicos recicláveis as latas em geral e sobras de esquadrias de alumínio. III. São considerados resíduos de vidro e não são recicláveis os espelhos e os tubos de televisão. IV. As baterias de celular e as de automóveis devem ser encaminhadas aos estabelecimentos autorizados para o descarte correto.
  • A Todas estão corretas.
  • B Todas estão incorretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e IV estão corretas.
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Relacione as colunas referentes à coleta seletiva e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Recipiente vermelho. 2. Recipiente azul. 3. Recipiente verde. 4. Recipiente amarelo. ( ) Vidro. ( ) Plástico. ( ) Metal. ( ) Papel.
  • A 2 – 1 – 4 – 3.
  • B 3 – 1 – 4 – 2.
  • C 4 – 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 2 – 4 – 1.
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Os coeficientes de mortalidade têm importância específica na organização de um sistema de saúde, pois permitem análises e intervenções precisas na realidade de saúde de uma comunidade. Considerando‐se essa informação, um coeficiente que representa um indicador sensível das condições de vida e saúde de uma comunidade é o coeficiente de

  • A natimortalidade.
  • B mortalidade neonatal precoce.
  • C mortalidade neonatal tardia.
  • D mortalidade infantil.
  • E mortalidade perinatal.
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Uma das fases da cadeia produtiva do gás natural é a de condicionamento, que consiste em

  • A retirar contaminantes para transferência aos centros processadores.
  • B preparar os poços para início de produção.
  • C transferir, através de dutos, para as unidades de processamento.
  • D separar da fase líquida para venda ao consumidor final.
  • E transportar para as companhias distribuidoras.
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O gás natural no estado liquefeito, conhecido como GNL, passa por um processo em que sua temperatura é reduzida para aproximadamente -160 °C e seu volume reduzido em aproximadamente 600 vezes. As etapas básicas para realização do GNL são:

  • A Produção do gás - Transporte - Liquefação - Armazenamento - Distribuição - Usuário final.
  • B Produção do gás - Armazenamento - Liquefação - Transporte - Distribuição - Usuário final.
  • C Compressão do gás - Distribuição - Transporte - Liquefação - Regaseificação - Usuário final.
  • D Produção do gás - Liquefação - Transporte - Regaseificação - Distribuição - Usuário final.
  • E Compressão do gás - Liquefação - Regaseificação - Transporte - Distribuição - Usuário final.
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A comercialização do gás natural para o consumidor final é exercida

  • A pelo órgão regulador.
  • B pelo transportador.
  • C pelo produtor.
  • D pelo importador.
  • E pela distribuidora.
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A co-geração é um dos segmentos de utilização do gás natural, que pode ser utilizado em

  • A aquecimento de fornos em indústria vidreira.
  • B resfriamento de ar em shopping centers.
  • C queima de gás em residências.
  • D aquecimento de fornos industriais de restaurantes.
  • E compressão em cilindros de gás natural.