Resolver o Simulado Pedagogo - CONSULPLAN - Nível Superior

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Todas as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e que, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, são consideradas como pessoas com deficiência. Quanto aos direitos e deveres previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é correto afirmar que
  • A a deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa para exercer o direito à curatela.
  • B a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário na tramitação de procedimentos judiciais em que for interessada.
  • C aos planos e seguros privados de saúde é facultada, em caráter excepcional, a cobrança de valores diferenciados das pessoas com deficiência, em razão de sua condição.
  • D a pessoa com deficiência, em situação de curatela, não há necessidade de sua participação para a obtenção de consentimento prévio, livre e esclarecido quando da submissão a realização de procedimentos médicos eletivos.
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Como apresentado na fundamentação da Resolução nº 230, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Justiça, a deficiência é um conceito em evolução, resultado da interação entre pessoas com deficiência e as diversas barreiras relativas às atitudes e ao ambiente que impedem a sua plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Neste sentido, o poder público assume relevante papel quanto à execução da normatização que assegura os direitos a estas pessoas. No que tange aos direitos da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
  • A A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, podendo esta casar-se e constituir união estável.
  • B A pessoa com deficiência, ao participar de certame público deverá se inscrever às vagas que lhes são legalmente reservadas.
  • C A concessão de horário especial ao servidor com deficiência impossibilitará a extensão de sua jornada de trabalho e a acumulação de banco de horas.
  • D A legislação determina a adaptação e identificação de no mínimo 10% de brinquedos e equipamentos de lazer em locais públicos e privados, a fim de possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência.
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Analise as afirmativas a seguir.

I. Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

II. Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.

III. Moradia para a vida independente da pessoa com deficiência é aquela com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência.

Nos termos da Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C II, apenas.
  • D III, apenas.
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Conforme o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, constituem modalidades de inserção laboral da pessoa portadora de deficiência, EXCETO:
  • A Colocação seletiva: processo de contratação regular, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, que depende da adoção de procedimentos e apoio especiais para a sua concretização.
  • B Promoção do trabalho por conta própria: processo de fomento da ação de uma ou mais pessoas, mediante trabalho autônomo, cooperativado, ou em regime de economia familiar, com vista à emancipação econômica e pessoal
  • C Colocação competitiva: processo de contratação regular, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, que independe da adoção de procedimentos especiais para sua concretização, não sendo excluída a possibilidade de utilização de apoios especiais.
  • D Colocação em igualdade de condições: assegura à pessoa portadora de deficiência o direito de se inscrever em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.
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De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Assinale a alternativa correta quanto ao que deve ser considerado nessa avaliação.

  • A Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação.
  • B A acessibilidade e ausência de tecnologia assistiva, ou seja, os produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência e o nível de aceitação de sua família e outros grupos sociais.
  • C A adequação ou não dos fatores espaciais e humanos que lhes garantam a presença de barreiras urbanísticas aquelas existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo e as barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados no meio urbano.
  • D Exclusivamente a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação.
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De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, quanto ao Direito ao Trabalho é correto afirmar.

  • A A pessoa com deficiência tem direito, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, às condições justas e favoráveis de trabalho, exceto quanto à igual remuneração por trabalho de igual valor.
  • B As pessoas jurídicas de direito público são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos e as de direito privado ficam com a responsabilidade exclusiva de manter ações de promoção valorativa as pessoas com deficiência.
  • C É garantida aos trabalhadores com deficiência que demonstrem bom desempenho cognitivo e de aprendizagem a acessibilidade em cursos de formação e de capacitação.
  • D É vedada restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação, admissão, exames admissional e periódico, permanência no emprego, ascensão profissional e reabilitação profissional, bem como exigência de aptidão plena.

Atualidades

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Machado de Assis foi considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, tendo escrito inúmeros romances, contos e poesias. NÃO é da autoria de Machado de Assis o livro:
  • A Esaú e Jacó.
  • B Quincas Borba.
  • C Triste Fim de Policarpo Quaresma.
  • D Memórias Póstumas de Brás Cubas.
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A Primavera Árabe começou no final do ano de 2010 com protestos que reivindicavam mudanças e inquiriam certos modelos de governo ditatoriais. Um dos alvos foi o ditador Ali Abdullah Saleh, que era presidente:
  • A Da Líbia.
  • B Do Egito.
  • C Do Iêmen.
  • D Da Tunísia.
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Acerca das atualidades mundiais, assinale a alternativa correta:

  • A A península da Crimeia é atualmente disputada pela Rússia e Bielo-Rússia.
  • B A Coreia do Sul, recentemente, envolveu-se em vultosos episódios de corrupção, inclusive envolvendo a Presidente Park Geun-hye.
  • C A disputa eleitoral pela presidência dos Estados Unidos ganhou a atenção mundial, especialmente após a vitória do democrata Donald Trump.
  • D Após referendo popular ter indicado o desejo da maioria dos cidadãos britânicos se retirarem da zona do euro, o Reino Unido voltará a adotar moeda própria.
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Leia o texto a seguir:
O sistema de C&T [Ciência e Tecnologia] brasileiro foi forjado lentamente durante décadas com forte presença do Estado. [...] Sistema este que apresenta sim muitas lacunas que dificultam a geração de sinergias e a ampliação das oportunidades inovativas domésticas, porém nenhum especialista em sã consciência recomendaria seu desmonte... No bojo das ações referentes aos cortes gigantescos no orçamento de C&T, no início de agosto, o comunicado da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] sobre a possível interrupção do pagamento das bolsas de pesquisa, a partir de 2019, causou estremecimento na comunidade científica brasileira.
(VIEIRA, Karina Pereira e CHIARINI, Tulio. A asfixia da Ciência e Tecnologia brasileira. Publicado em 10 ago. 2018. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-asfixiada-ciencia-e-tecnologia-brasileira/. Acesso em: 19 ago. 2018, às 17h00. )
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre educação e o C&T brasileiros, aponte a alternativa correta:

  • A Nos últimos dois anos o sistema brasileiro de ciência e tecnologia (C&T) tem sofrido grandes retrocessos, como o corte de gastos go- vernamentais, em áreas essenciais como saúde e educação.
  • B As reduções orçamentárias para atuação tanto do Ministério da Educação (MEC) como do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) se- guem uma tendência mundial de redução de custos comandada pela China.
  • C Para superar o subdesenvolvimento, alguns países como os Tigres Asiáticos, têm ganhado notoriedade mundial por ter realizado pesados investimentos nas indústrias têxtil, alimentícia e de cosméticos.
  • D No Brasil, a superação do subdesenvolvimento está concluída graças à erradicação plena no analfabetismo, que demandou investimentos pesados do atual governo em C&T.
  • E O governo brasileiro tem optado pela plena valorização das universidades públicas estaduais, federais e institutos de pesquisa espa- lhados por todo o território nacional.
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Leia o texto a seguir para responder à questão.


    Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) [iniciou] audiências públicas para debater se o aborto deve deixar de ser crime. [...] ministros já se manifestaram [...] a favor da descriminalização, inclusive a relatora do caso, ministra Rosa Weber. Enquanto isso, avançam no Congresso Nacional projetos que podem tornar as leis sobre interrupção da gravidez mais rígidas [...], juntamente com o crescimento da Bancada Evangélica, que atualmente tem cerca de 90 deputados. [...] quando se fala em minoria, a classificação não é numérica. Tem a ver com representatividade política. No caso das mulheres, [embora representem atualmente 52% dos eleitores brasileiros] elas são menos de 10% da Câmara dos Deputados. No Supremo, há duas mulheres entre os 11 ministros.

(Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/por-que-congresso-e-stfcaminham-para-lados-opostos-na-discussao-sobre-aborto.ghtml

Acesso em: 19 de ago. 2018, às 18h47min.)

O aborto, crime no Brasil, é permitido apenas em casos de estupro, risco de morte para a mãe e/ou de feto com anencefalia. Entretanto, em março deste ano, um partido político, com assessoria do Instituto de Bioética Anis, propôs ao STF uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, a qual pede a descriminalização do aborto, por entender que a proibição da prática afronta preceitos fundamentais da Constituição Federal. Aborto é um tema que divide opiniões, inclusive entre Judiciário e Legislativo, os quais, como exposto no texto 1, caminham em direções opostas acerca do tema.
A partir das informações acima expostas, assinale a(s) afirmativa(s) convergentes com o entendimento do Judiciário sobre o tema. I. [...] [Para alguns,] o que faz da mulher um ser “feminino” é a maternidade e encaram a sexualidade através da procriação (mulher = mãe). II. [...] a mulher é encarada como uma pessoa que pensa, que ama, que tem consciência, que é capaz de se comunicar e se relacionar com os outros, que é livre e dotada de direitos e, portanto, pode escolher ou não a maternidade (mulher = pessoa). III.[O aborto] é imposição porque há punições e sanções variadas para as mulheres, [...]. É violência física não só por causa das péssimas condições em que é realizado pela maioria das mulheres, mas também porque nele algo é extirpado de nosso corpo, ainda que sem dor. [...] É violência psíquica porque numa cultura cristianizada, [...] o aborto surge como se fosse culpa ou falha.
(As afirmações acima foram retiradas do livro Mãe, Mulher ou Pessoa, de Marilena Chauí)

  • A I apenas
  • B III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I e II apenas.
  • E I, II e III.
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Leia o texto a seguir para responder à questão.


    Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) [iniciou] audiências públicas para debater se o aborto deve deixar de ser crime. [...] ministros já se manifestaram [...] a favor da descriminalização, inclusive a relatora do caso, ministra Rosa Weber. Enquanto isso, avançam no Congresso Nacional projetos que podem tornar as leis sobre interrupção da gravidez mais rígidas [...], juntamente com o crescimento da Bancada Evangélica, que atualmente tem cerca de 90 deputados. [...] quando se fala em minoria, a classificação não é numérica. Tem a ver com representatividade política. No caso das mulheres, [embora representem atualmente 52% dos eleitores brasileiros] elas são menos de 10% da Câmara dos Deputados. No Supremo, há duas mulheres entre os 11 ministros.

(Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/por-que-congresso-e-stfcaminham-para-lados-opostos-na-discussao-sobre-aborto.ghtml

Acesso em: 19 de ago. 2018, às 18h47min.)

Em 2018, o voto feminino na Inglaterra completa 100 anos, conquista do Movimento Sufragista, que influenciou mulheres do mundo todo a lutarem por este direito. O início desta luta, no Brasil, se deu, em grande medida, pela fundação da Federação para o Progresso Feminino, em 1922, pela zoóloga Bertha Lutz. Entretanto, o voto feminino só foi reconhecido no Brasil dez anos depois, por Getúlio Vargas. Em relação ao texto e à participação feminina na política, assinale a alternativa correta:

  • A O reconhecimento do voto feminino foi uma das poucas medidas progressistas tomadas por Getúlio Vargas durante o Estado Novo e, pelo fato de o Brasil ter sido um dos primeiros países a reconhecer este direito, atualmente, mulheres e homens estão em situação de igualdade no âmbito político.
  • B Mesmo que maioria numérica dos eleitores, as mulheres ocupam um número ínfimo de cargos políticos, gerando uma representatividade deficiente, que é demonstrada pela posição majoritária do legislativo contrária a assuntos como o aborto.
  • C O reconhecimento do voto feminino, à época, foi um grande avanço para as mulheres, entretanto, mesmo que passados 86 anos desta conquista, as mulheres continuam sendo minoria numérica no eleitorado e nos cargos políticos.
  • D O reconhecimento do voto feminino foi uma das poucas medidas progressistas tomadas por Getúlio Vargas durante o Estado Novo e, ainda que o Brasil tenha sido um dos primeiros países a reconhecer este direito, a representatividade feminina na política é deficiente.
  • E Mesmo que maioria numérica dos eleitores brasileiros, as mulheres ocupam um número ínfimo de cargos políticos, gerando uma representatividade deficiente, entretanto, a posição majoritária do legislativo é favorável a assuntos como o aborto.
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Leia o excerto abaixo:


A cidade ainda sem nome, conhecida por enquanto apenas como a “nova capital administrativa” do país, foi anunciada em março de 2015 como uma das principais iniciativas do governo do general Abdel Fattaf al Sisi, que prevê transferir seu governo para lá dentro de um ano. [...] De acordo com o Serviço de Informação do governo, a principal razão por trás do projeto é aliviar a superlotação do Cairo, uma megacidade com quase 20 milhões de habitantes e que deve chegar aos 40 milhões em 2050.

(Como será a grandiosa e polêmica capital que o Egito está construindo no meio do deserto.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44320974.

Acesso em: 19 ago. 2018, às 18h15)


De acordo com o texto, entre os motivos que levaram o presidente Abdel Fattaf al Sisi à construção de uma nova capital para o Egito, pode-se destacar:

  • A Trata-se de estratégia política, uma vez que o general chegou ao poder através de um golpe militar. A construção da cidade é uma espécie de propaganda política multibilionária.
  • B Al Sisi, apesar de general, é um dos líderes do famoso renascimento egípcio, e governa com grande apoio parlamentar. A construção da capital é prova dessa força política.
  • C Trata-se de uma espécie de new deal egípcio. O objetivo é investir no setor da construção civil para reaquecer a economia do país. A maior parte do capital investido é proveniente do Fundo para Co- operação Muçulmana (FCM).
  • D Cairo, a maior cidade egípcia, encontra-se superpovoada, fato que tende a se agravar nos próximos anos. Além disso, as medidas de Al Sisi buscam aliviar as tensões da capital.
  • E A construção de uma nova capital está diretamente relacionada aos conflitos religiosos egípcios. Al Sisi é cristão, em um país predominantemente sunita e a construção de uma nova capital é vista como uma possibilidade de livre culto.
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Leia o excerto abaixo:
Há menos de oito meses antes de o Reino Unido deixar a União Europeia, a primeira-ministra britânica, Theresa May, ainda não conseguiu encontrar uma proposta que mantenha os laços econômicos com o bloco e ao mesmo tempo agrade ambas as alas de seu partido e seja aceitável para negociadores em Bruxelas. [...] Quando solicitados a escolher entre três opções – o acordo de May, nenhum acordo ou permanecer na União Europeia – 48 por cento [dos britânicos] disseram que prefeririam permanecer no bloco, 27 disseram querer sair sem nenhum acordo e 13 por cento escolheriam o acordo do governo. (Metade dos britânicos quer novo referendo sobre Brexit, indica pesquisa. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/metade-dos-britanicos-quer-novoreferendo-sobre-do-brexit-indica-pesquisa. Publicado em: 30 jul. 2018. Acesso em: 019 ago. 2018, às 19h10.)
Sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, processo chamado de Brexit, e a política inglesa, é correto o que se afirma em

  • A O governo de Theresa May iniciou-se com o apoio de alas políticas nacionalistas favoráveis ao Brexit. Atualmente, porém, entendem proposta da saída como economicamente dependente do bloco europeu, causando dificuldades ao projeto.
  • B O Brexit, iniciado em 2016, bem como o plebiscito pela separação da Escócia do Reino Unido enquadram-se em um processo histórico de fortalecimento das direitas na Europa, e em ambos os casos, os movimentos tiveram amplo apoio da população votante.
  • C A direita inglesa é grande crítica ao Brexit, uma vez que entendem o bloco da União Europeia como a salvação para influências externas mais negativas, como os EUA ou a China. O Partido Conservador, do qual May faz parte, integra a direita inglesa.
  • D Nacionalistas ingleses são profundamente a favor do Brexit, uma vez que acreditam que a União Europeia prejudica a autonomia econômica e política inglesa. Esses mesmos nacionalistas defendem que o Euro, moeda atual inglesa deva ser substituída pela antiga Libra Esterlina.
  • E A demora no processo de saída do Reino Unido da União Europeia está ligada aos descompassos entre a política da Inglaterra e a política do Reino Unido. A Inglaterra é governada pela Rainha Elizabeth I, famosa por suas posições liberais, enquanto o Reino Unido é controlado por Theresa May, do Partido Conservador.
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Leia o texto a seguir:
Cresce o nº de mulheres vítimas de homicídio no Brasil; dados de feminicídio são subnotificados
São 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. Falta de padronização e de registros atrapalham monitoramento de feminicídios no país. (Cresce o nº de mulheres vítimas de homicídio no Brasil; dados de feminicídio são subnotificados. Publicado em: 07 mar. 2018; atualizado em: 14 mar. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/cresce-n-de-mulheresvitimas-de-homicidio-no-brasil-dados-de-feminicidio-sao-subnotificados.ghtml. Acesso em 23 ago. 2018, às 14h30.)
O feminicídio é o assassinato de mulheres por circunstâncias de gênero. Analise as afirmações sobre a violência contra a mulher: I. A mulher na história ocidental é colocada como submissa e não como provedora. Culturalmente, cabe ao homem sustentar a casa e, assim, o pleno exercício da sua independência, demonstrando as raízes misóginas da sociedade. II. O conceito de feminicídio é importante para reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres. III.A violência contra a mulher relaciona-se diretamente à renda da família e à escolaridade do agressor, limitando os casos às classes socioeconomicamente desfavorecidas.
São verdadeiras:

  • A I
  • B II
  • C II e III
  • D I, II, e III
  • E I e II

Pedagogia

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Ao se descrever como se estabelece o desenvolvimento mental, Piaget (1971) considerou quatro períodos no processo evolutivo do desenvolvimento. Em relação ao estágio de desenvolvimento cognitivo operatório formal, é INCORRETO afirmar que
  • A o sujeito nessa etapa exibe facilidade em elaborar teorias abstratas.
  • B o raciocínio é baseado em hipóteses verbais e não somente em objetos.
  • C a inteligência da criança é essencialmente constituída por uma sequência de práticas e ações reflexivas.
  • D as estruturas cognitivas da criança estão mais maduras e seu pensamento não está ligado às experiências diretas.
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A interdisciplinaridade e a transversalidade foram introduzidas na escola brasileira pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em 1996. Com relação aos projetos interdisciplinares, assinale a afirmativa correta.
  • A Os temas são decididos somente pelos alunos.
  • B Consolidam a visão disciplinar, fragmentada do conhecimento.
  • C Têm a grande vantagem de dar espaço à iniciativa e à criatividade dos participantes.
  • D Estimulam o pensamento individual para a construção do conhecimento, dispensando os trabalhos em grupo.
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Cèlestin Freinet, educador francês, criou sua “metodologia” de ensino com bases psicológicas e educativas, denominada por ele como “o método natural de aprendizagem”. Com base no ato pedagógico e Freinet, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A As contribuições trazidas pela pedagogia Freinet para a educação se traduzem pela filosofia, educação e prática.
  • B Freinet foi idealizador da pedagogia do bom senso, baseada nos interesses e vivências das crianças, suas culturas, atitudes e valores.
  • C A pedagogia Freinet surgiu para desenvolver os alunos em sua parcialidade, tornando-os seres autônomos e fragmentados na sociedade.
  • D A aula-passeio surgiu diante da observação de Freinet sobre as necessidades dos alunos que se interessavam por questões fora do âmbito escolar.
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Segundo Duarte (1999), “o pensamento Vygotskyano tem como base epistemológica o estudo do desenvolvimento humano (...)”. Considerando as contribuições do pensamento Vygotskyano para a educação, analise as afirmativas a seguir.
I. Na abordagem Vygotskyana, o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura. II. Vygotsky não nega que exista diferença entre os indivíduos, que uns estejam mais predispostos a algumas atividades do que outros, em razão do fator físico ou genético. III. Uma das contribuições importantes de Vygotsky para os processos educativos escolares se referem à declinação do unilateralismo na análise da relação sujeito-sociedade.
Estão corretas as afirmativas
  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
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Para Piaget a inteligência é adaptação e o seu desenvolvimento está voltado para o equilíbrio. Sendo assim, a ação humana visa sempre a uma melhor adaptação ao meio. (COSTA, 1997, p. 07-08.)
A partir da citação, é INCORRETO afirmar que:

  • A O conhecimento se revela por meio de uma construção definida, com o objetivo de alcançar o conhecimento absoluto.
  • B O ser humano é compreendido como um ser biológico cercado pelo meio social que está correlacionado ao meio ambiente.
  • C O indivíduo, a partir do ponto de vista biológico, age por instinto para atender as suas necessidades, processo que o direciona a adaptar-se ao meio.
  • D As leis da organização social dos homens são as mesmas que de uma organização animal, ou seja, são de idêntica natureza a de uma organização biológica.
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A inteligência não aparece de modo algum, num dado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo completamente montado e radicalmente diferente dos que o precederam. Apresenta, pelo contrário, uma continuidade admirável com os processos adquiridos ou mesmo inatos respeitantes à associação habitual e ao reflexo, processos sobre os quais ela se baseia, ao mesmo tempo que os utiliza. (PIAGET, 1986, p. 23.)
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a inteligência:

  • A Existe na ação do sujeito, na ação mental e física constituída com o ambiente.
  • B É um processo que se inicia após o nascimento da criança e finaliza no primeiro ano de vida com as contribuições e interações do meio.
  • C É uma adaptação; por isso, para apreender as suas relações com a vida em geral, se faz necessário definir quais as relações que existem entre o organismo e o meio ambiente.
  • D No período sensório-motor surge bem antes da linguagem e do pensamento, mas se trata de uma inteligência prática, sustentada pela manipulação de objetos concretos e pela percepção destes objetos enquanto estão presentes à mente.
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O Projeto Político-Pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola. (VEIGA, 2007, p. 13.)
Sobre o Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que:

  • A A sua construção necessita de isenção das influências das práticas sociais, das relações históricas e políticas desenvolvidas por seus sujeitos.
  • B A escola irá concebê-lo buscando autonomia para executá-lo e avaliá-lo, partindo de uma reflexão sobre suas finalidades sociopolíticas e culturais e sobre a organização do seu trabalho pedagógico.
  • C Vai além de um agrupamento de planos de ensino e atividades, passando a ser uma ação intencional com um compromisso definido coletivamente, construído e vivenciado em todos os momentos.
  • D Tem um papel fundamental, no sentido de garantir uma intencionalidade política no trabalho pedagógico, construindo um espaço de reflexão para compreender a ideologia presente nos discursos e práticas pedagógicas.
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Acerca da existência de outros campos de atuação pedagógica, Libâneo (2010, p. 58) disserta que “podem ser definidas duas esferas de ação educativa na prática do pedagogo: escolar e extraescolar”. Com base nessa citação, analise as afirmativas a seguir.
I. A atuação do pedagogo no âmbito empresarial consiste na limitação do bom emprego de técnicas educacionais com o propósito de apresentar ações fortalecedoras das habilidades humanas. II. O enfoque da pedagogia empresarial são os conhecimentos, as competências e as atitudes consideradas dispensáveis à melhoria da produtividade. III. A pedagogia empresarial implanta programa de qualificação e/ou requalificação profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adéqua metodologias de informação e da comunicação às práticas de treinamento, dentre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
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Garantir a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está na Constituição Federal desde 1988. Acerca da escola inclusiva, é INCORRETO afirmar:
  • A Tem a metodologia como foco central de toda a ação educacional.
  • B É aquela que garante a qualidade do ensino a cada um de seus alunos.
  • C Conhece cada aluno, respeita suas potencialidades e necessidades, e a elas responde com qualidade pedagógica.
  • D Para que uma escola se torne inclusiva é necessária a participação consciente e responsável de todos os que permeiam o cenário educacional.
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No que diz respeito à avaliação, os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs (2001:81) informam que a avaliação deve subsidiar o professor com elementos para uma reflexão constante da sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, favorecendo, assim a tomada de consciência do aluno e de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para a reorganização de seu investimento no interesse de aprender. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A palavra avaliação nos remete diretamente ao processo de ensino e de aprendizagem porque se constituem em articulações dissociáveis na práxis pedagógica dos docentes. II. As concepções contemporâneas priorizam a avaliação do processo de construção do conhecimento confirmando que esta avaliação se dá através de três momentos: síncrese, análise e síntese. III. A concepção pedagógica tradicional valoriza uma metodologia mais participativa, cuja avaliação é concebida como experiência de vivência; em que o erro no processo ensino-aprendizagem assume o caráter mediador. IV. O momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem, a fim de retomar a prática pedagógica de forma mais adequada.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • A I, II, III e IV.
  • B I, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D II e IV, apenas.

Conhecimentos Gerais

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O Ateneu é um romance publicado em 1888 e conta a história de Sérgio, menino que é enviado para um colégio agropecuário de renome no Rio de Janeiro. O romance é considerado o único exemplar impressionista na literatura brasileira. Quem é o autor da obra “O Ateneu”?
  • A Lima Barreto.
  • B Raul Pompeia.
  • C Graciliano Ramos.
  • D Machado de Assis.
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Como é cediço, cada uma das 27 unidades federativas do Brasil possuem 3 (três) Senadores da República. Atualmente Minas Gerais possui os seguintes Senadores:
  • A Aécio Neves, Antônio Anastasia e Zeze Perrella.
  • B Aécio Neves, Hélio Garcia e Eliseu Resende.
  • C Aécio Neves, Antônio Anastasia e Itamar Franco.
  • D Aécio Neves, Antônio Anastasia e Clésio Andrade .
28
Uma série de atentados terroristas ocorridos na noite de 13 de novembro de 2015 consistiu em fuzilamentos em massa, atentados suicidas, explosões e uso de reféns com, pelo menos, 137 pessoas mortas e mais de 350 pessoas feridas. Como consequência, o Presidente do país decretou estado de emergência nacional, o primeiro estado de emergência declarado desde 2005, colocou controles temporários sobre as fronteiras e decretou o primeiro toque de recolher desde 1944. Tal ataque terrorista ocorreu na
  • A Itália.
  • B Romênia.
  • C França.
  • D Rússia.
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Leia:


A história de toda sociedade até hoje é a história de lutas de classes. Homens livres e escravos, patrícios e plebeus, barão e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre ou com uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou com o declínio comum das classes em luta.

(ENGELS, Friedrich e MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. Publicado originalmente em 1848. RJ: Vozes, 1990, p. 66.)


De acordo com o fragmento:

  • A apesar da mudança na denominação, as classes sociais dominada e dominante nunca se alteraram, ocorrendo, apenas, uma adequação destes grupos às novas formas de organização social e econômica.
  • B a existência de classes antagônicas em uma estrutura social, tende a desencadear uma luta entre elas, sem, contudo, eliminar qualquer uma que seja, por isto esta luta sempre existirá.
  • C a evolução das sociedades humanas só foi possível graças a eliminação das lutas entre as classes sociais, ainda que, em alguns momentos, os conflitos provocaram mudanças.
  • D todos os sistemas produtivos foram encerrados de forma violenta e revolucionária, devido à intensificação das lutas entre as classes que compunham suas sociedades.
  • E as lutas entre as classes dominada e dominante são responsáveis pela superação dos modos de produção e dos grupos que os constituíam, independente da época.
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Leia os excertos, referentes às Constituições de 1937 e 1988, respectivamente:
A essência autoritária e centralista da Constituição de 1937 a colocava em sintonia com os modelos fascistizantes de organização políticoinstitucional então em voga em diversas partes do mundo [...]. Sua principal característica era a enorme concentração de poderes nas mãos do chefe do Executivo [...], ficando a cargo do presidente da República a nomeação das autoridades estaduais, os interventores. Aos interventores, por seu turno, cabia nomear as autoridades municipais. (Constituição de 1937. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/ AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/Constituicao1937. Acesso em: 17 ago. 2018, às 14h00.)

A independência dos poderes significa: [...] que cabe às Câmaras do Congresso e aos Tribunais [...] elaborar os respectivos regimentos internos, em que se consubstanciam as regras de seu funcionamento [...], ao passo que o Chefe do Executivo incumbe a organização da Administração Pública [...] [e] a independência e autonomia do Poder Judiciário se tornaram ainda mais pronunciadas, pois passou para a sua competência também a nomeação dos juízes e tomar outras providências referentes à sua estrutura e funcionamento [...]. (Constituição Federal do Brasil, 1988. Artigos 95, 96 e 99. Disponível em: https://anacarolinafp.jusbrasil.com.br/artigos/140301057/ triparticao-dos-poderes-no-brasil-constituicao-de-1988. Acesso em: 17 ago. 2018, às 14h30 (adaptado).
Ao longo da história do Brasil, tivemos várias Constituições outorgadas e outras tantas promulgadas. A questão dos 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) varia de acordo com a forma de governo adotada em cada período.
Tomando por base os momentos políticos do Brasil em 1937 e 1988, julgue as afirmativas: I. Em 1937 Getúlio Vargas implantou o Estado Novo, outorgando a Constituição daquele ano. Por ser o período ditatorial de seu governo, o conceito de divisão dos poderes foi substituído pela sua concentração nas mãos do presidente. II. A Constituição promulgada em 1988, após o longo período de go- verno dos militares, representou a redemocratização do país. Desta forma a tripartição dos poderes, com a consolidação da independência entre eles, foi algo quase natural. III. Ambas as Constituições foram promulgadas. A de 1937, porém, garantiu a concentração dos poderes ao presidente, já que havia a necessidade de contenção das oposições mais radicais a seu governo.
Está (ão) correta (s):

  • A I apenas.
  • B II apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I e III apenas.
  • E I, II e III.
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Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. § 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. § 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei. [...] [...] § 6º São nulos e extintos, não produzindo efeitos jurídicos, os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, ressalvado relevante interesse público da União, segundo o que dispuser lei complementar, não gerando a nulidade e a extinção direito a indenização ou a ações contra a União, salvo, na forma da lei, quanto às benfeitorias derivadas da ocupação de boa-fé.
(Disponível em: http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_atual/art_231_.asp.)
Tendo em vista o texto e a situação atual dos indígenas no Brasil, é correto afirmar que:

  • A Com o sucesso de inúmeros projetos governamentais de unificação das tribos indígenas remanescentes no Brasil hoje, o problema da demarcação de terras está praticamente extinto.
  • B Apesar de respaldados pela lei, a maioria da população indígena no país vem diminuindo de forma contínua e assustadora, pois vive em grupos desconhecidos, com nenhum ou pouco contato com elementos nacionais.
  • C Para os índios, a afirmação do direito ao etnodesenvolvimento e a preservação de sua identidade cultural passam pela garantia de seus direitos constitucionais, tais como a posse da terra e a defesa de condições dignas de vida.
  • D A Constituição republicana, desde sua instituição, garante o pleno exercício dos direitos civis de todos os índios, mesmo que conservem alguns usos, costumes e tradições características da sua cultura distintos da cultura nacional.
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“(...) realizar um aprendizado de geoeconomia antes de passar a exercer os dotes adquiridos na inevitável geoestratégia em que parece ter se convertido a nova ordem econômica mundial; o Mercosul dá ao Brasil uma conveniente margem de liberdade política e de disciplina econômica de que necessita, conjuntamente, para adaptar-se com sucesso às novas exigências da economia mundial.”
(ALMEIDA, 1993, p.15-23. Disponível em: https://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/viewFile/991/1300.)
Dentre os principais objetivos acordados entre os países membros do Mercosul está:

  • A A conquista do apoio incondicional dos países do sul da América às aspirações do Brasil à direção da OMC e a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
  • B Notadamente, a ação conjunta da Tríplice Aliança, no que se refere às políticas de defesa e à postura de superação socioeconômica dos países latino-americanos frente ao NAFTA.
  • C A constituição de uma área econômica aberta e o favorecimento da complementação econômica e da inserção competitiva da região no comércio e investimentos internacionais.
  • D A preponderância da diplomacia brasileira na América Latina, onde essa aliança aduaneira age como fator de superação entre os vizinhos, especialmente no aspecto econômico.
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Leia os trechos a seguir.


“A História é um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, porém, nem sempre desenvolvido de modo adequado, considerando sua importância para a formação dos indivíduos e de modo que possibilitem a construção de conhecimentos significativos.”


(Disponível em: http://docplayer.com.br/10440110-Fundamentos-e-metodos-do-ensino-de-historia-algumas-reflexoes-sobre-a-pratica.html.)


“Aprender a ser sujeito da história, adquirir a consciência do mundo como o ser-estar-do-homem-no-mundo e saber praticar esta consciência em prol da construção de um mundo cada vez mais humano, de modo que por meio de seus atos o homem o construa como um mundo cada vez mais para si mesmo, isso dá certo sobretudo quando se começa desde pequeno.”


(In: Guimarães; Falleiros, 2005, p. 4.)


Diante das premissas anteriormente expostas e do contexto educacional atual, é possível inferir que ao professor de história:

  • A Basta ter um profundo conhecimento do conteúdo, a ponto de saber transitar pelos mais variados conceitos e reflexões, a fim de transmitir com fidedignidade a essência da verdade histórica a seus alunos.
  • B Impõe-se a tarefa de expor os princípios da história, de forma categorizada e dogmática, garantindo, a seus alunos, o contato com o saber histórico erudito, dissociado de correntes historiográficas ligadas a saberes populares.
  • C Cabe dominar os principais conceitos de História e os fundamentos teórico-metodológicos de seu ensino, desenvolvendo habilidades relacionadas a essas áreas do conhecimento, com uma ação pedagógica reflexiva e transformadora.
  • D Resta a tarefa de organizar e registrar de forma científica e comprovada o grande contingente de informações produzidas cotidianamente, elencando em suas aulas apenas o que pode ser realmente considerado saber histórico.
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Na América Latina, região que ainda convive com altos níveis de pobreza e desigualdade, 2017 foi um ano de dificuldades, mas com viés de melhoria. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), as projeções econômicas estimam um crescimento da região de 1,2% para este ano, em um aumento impulsionado pela produção de matérias-primas. Sobre o panorama geral da América Latina na atualidade, assinale a alternativa correta.
  • A Na Argentina, apesar de polêmica e protestos contrários, a Reforma da Previdência foi aprovada em dezembro, e a “Era Kirchner” continua “a todo vapor”.
  • B As relações entre os Estados Unidos e Cuba retrocederam após a assunção ao poder do republicano Donald Trump, que revisou várias das medidas de distensão.
  • C Na Bolívia, depois de quatro mandatos consecutivos, Evo Morales, que tinha interesse estratégico em adquirir energia dos estados brasileiros, deixa o poder.
  • D Vivendo o seu período de maior estabilidade econômica, com o índice de desemprego mínimo, a economia venezuelana começa o ano com um saldo positivo.
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O livro “A Escrava Isaura” conta a história de Isaura, escrava de pele branca, que foi criada como filha na família em que servia. Foi durante muito tempo a protegida da matriarca, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta. Entretanto, esse último desejo não foi satisfeito e Isaura se tornou propriedade de Leôncio, um jovem sem caráter que por ela se interessou, apesar de casado. Assinale a alternativa que corresponde ao nome do autor do livro mencionado:

  • A Jorge Amado.
  • B Manuel Antonio de Almeida.
  • C Bernardo Guimarães.
  • D Machado de Assis.