O Plano Municipal de Educação de Sapezal foi elaborado com base em dez diretrizes, emanadas do Plano Nacional de Educação. Uma delas é a seguinte:
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Sapezal, constituir as Comissões é de competência privativa:
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, é de competência privativa desse Município:
Segundo a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, o número de vereadores que compõem a Câmara Municipal é de:
Com o objetivo de se definir a localização para implantação e operação de um aterro sanitário, é necessário realizar o estudo da coleção hídrica do município. Com base na norma ABNT NBR nº 13.896 (ABNT, 1997), que trata da implantação e operação de aterros sanitários, recomenda-se um distanciamento horizontal mínimo em relação a qualquer coleção hídrica, curso de água ou áreas de possíveis inundações, em metros, de:
As características do solo influenciam diretamente na definição de áreas favoráveis à disposição final dos resíduos sólidos, sendo fundamental conhecer suas características. Dessa forma, a Norma Brasileira nº 13.896 (ABNT, 1997) recomenda que as áreas de disposição final de resíduos sólidos possuam solos disponíveis para a cobertura do aterro com baixas permeabilidades, em centímetros por segundo, inferiores a:
Segundo a Lei Orgânica do Município de Cuiabá, de 05/04/1990, as pessoas jurídicas, públicas ou privadas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que possam causar danos ambientais serão responsáveis pela coleta e tratamento dos resíduos poluentes por elas gerados. Com base na referida legislação, a responsabilidade por realizar o correto manejo dos resíduos oriundos dos estabelecimentos de saúde mantidos pelo poder público municipal é:
A destinação inadequada dos resíduos sólidos pode resultar na proliferação de organismos que transmitem doenças infecciosas, chamados vetores. Há uma relação dessa questão com a presença de resíduos sólidos no meio ambiente, especialmente nas áreas urbanas. Comparando-se dados do ano de 2019 com 2018, no Estado do Mato Grosso, em relação aos casos de dengue, zika e Chikungunya, houve:
Conforme análise gravimétrica dos resíduos sólidos domésticos gerados no Município de Cuiabá, realizada em 2019, a maior parcela se refere aos resíduos orgânicos, seguida pelos plásticos, em percentuais, respectivamente, de:
No Município de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, os resíduos sólidos domiciliares provenientes do serviço de coleta regular têm como destinação final:
De acordo com o Caderno Concepções para Educação Básica, parte integrante do Documento de Referência Curricular do Mato Grosso (2018, p. 30), a intervenção pedagógica “é uma ação que está intimamente ligada ao planejamento, por encontrar-se intrinsicamente imbricado o reconhecimento das diferenças existentes entre os níveis de aprendizagens dos estudantes e a necessidade da tomada de decisões acerca das expectativas que os professores têm em promover a aprendizagem de todos”. Nesse sentido, um dos objetivos da intervenção pedagógica é:
Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades que, obrigatoriamente, devem ser trabalhadas em todo o território nacional, os currículos vão contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, tornando-os significativos, com base na realidade do lugar e do tempo, nos quais as aprendizagens estão situadas. Por isso, pode-se dizer que a BNCC e os currículos têm papéis:
Uma vez superada a polêmica sobre educar e cuidar na Educação Infantil, é necessário que as instituições que ofertam essa etapa da Educação Básica:
Ao estudar o desenvolvimento da cognição infantil, Piaget sistematizou quatro estágios que ajudam a perceber como os esquemas mentais da criança vão se modificando ao longo dos anos. O primeiro deles, caracterizado, inicialmente, pela ausência de fronteira estável entre dados do mundo interior e do universo externo e, posteriormente, pela aquisição da linguagem, é conhecido como:
O uso das tecnologias na Educação Infantil, como previsto em um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento elencados na Base Nacional Comum Curricular, está ligado ao:
De acordo com Antonio Zabala (1998), as sequências didáticas são formadas por um conjunto de atividades que oferecem uma série de oportunidades comunicativas, mas terão um bom efeito educativo ou não em função das:
Ao se optar por organizar o trabalho pedagógico por meio de projetos, investindo na interdisciplinaridade, busca-se a superação de uma das limitações do modelo disciplinar, que é a:
Ao fazer uma revisão das antigas formas de alfabetizar, o professor Artur Gomes de Morais, no livro Sistema de Escrita Alfabética, aponta que, a partir da década de 1980, “uma má interpretação da teoria da psicogênese da escrita e uma hegemonia do discurso do letramento” teriam levado a um processo de “desinvenção” da alfabetização (2014, p. 24) que, em outras palavras, levou à seguinte compreensão:
Um dos grandes desafios da escola hoje é tornar-se inclusiva, sendo capaz de:
Luckesi (2005, p. 34) afirma que “a atual prática da avaliação escolar estipulou como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente”. Para o autor, com a função classificatória, a avaliação se torna um instrumento estático e frenador do processo de crescimento. Por outro lado, com a função diagnóstica, a avaliação é:
O processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de a escola dar sentido ao seu saber fazer enquanto instituição escolar. Nesse processo, ações são construídas, desconstruídas e reconstruídas. Ao elaborar o seu PPP, a escola revela:
Dentre as contribuições de Vygotsky para as teorias da aprendizagem, destaca-se a noção de zona de desenvolvimento proximal, definida como:
A ideia de aprendizagem ativa não é nova. Pode-se recuperar, na História, a defesa de que a escola deve estar articulada à vida e estabelecer relação entre a teoria e a prática e a forma como o ensino é concebido, por uma necessidade de fazer sentido para o sujeito. Um dos precursores das Metodologias Ativas é:
Ao definir a organização curricular da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os sistemas de ensino e as instituições escolares podem eleger a transversalidade como possibilidade, que se caracteriza por:
Marluce é professora da Educação Infantil e defende que, na relação com seus alunos em sala de aula, nunca se deve dizer: SILÊNCIO! Esse seu posicionamento baseia-se na compreensão de que:
Na Base Nacional Comum Curricular, estão definidas dez competências gerais que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de todo estudante da Educação Básica. Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para:
Ao adotar uma metodologia para o trabalho com um componente curricular, o docente deve eleger o fio condutor do processo de ensino-aprendizagem, tendo como base o diagnóstico das necessidades dos estudantes e o contexto em que a escola está inserida. No Documento de Referência Curricular de Mato Grosso, são recomendadas três metodologias para o ensino de matemática, dentre elas, destaca-se a:
Francisco é professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e pensou em construir com sua turma um terrário. Ele pretende discutir com as crianças as características dos seres vivos, a importância da fotossíntese, o período de crescimento de cada parte visível das plantas e a relação delas com outros seres vivos. Sobre a iniciativa do docente, de acordo com o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso, pode-se afirmar que:
Dos escritos produzidos por Max Weber (1864-1920), pode-se deduzir grandes reflexões sobre a educação e de como ela se dá, ainda hoje, em um mundo capitalista. Nas sociedades baseadas na racionalização da vida social, há uma crescente burocratização da administração pública e das corporações capitalistas. Todas as atividades humanas são transformadas em atividades especializadas. Nessas sociedades, a educação tem como função:
Segundo Magda Soares (2003), a alfabetização, em uma perspectiva mais ampla, pode ser definida como multifacetada, pois compreende conhecimentos linguísticos, produção de texto e formação do leitor. Para Emília Ferreiro (1999), ela acontece ancorada na seguinte tríade:
Um grupo é formado por 9 analistas administrativos, entre eles, Paulo e Miguel. Um grupo de trabalho será formado com cinco desses analistas, obedecendo-se às seguintes condições:
• Em primeiro lugar, um dos analistas deve ser escolhido para ser o líder do grupo; • Esse líder não pode ser nem Paulo, nem Miguel; • Miguel deve, obrigatoriamente, fazer parte do grupo.
A quantidade máxima de grupos distintos que podem ser formados sob as condições impostas é de:
Na segunda fase de um concurso, os 300 candidatos aprovados na fase anterior deveriam resolver três questões discursivas, A, B e C, sendo que para cada uma dessas questões seria atribuído 1 ponto ou 0 ponto. Ao final dessa fase, verificou-se que:
• 160 candidatos conseguiram 1 ponto na questão B;
• 140 candidatos conseguiram 1 ponto na questão C;
• 50 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A e B;
• 60 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A e C;
• 40 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões B e C;
• 30 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A, B e C;
• Todos os candidatos conseguiram pelo menos 1 ponto.
O número total de candidatos que conseguiram 1 ponto na questão A corresponde a:
Todos os termos da sequência numérica (3, 15, 35, 63, 99, ...) obedecem a um determinado padrão. Mantido esse padrão, a soma dos algarismos do sexto termo dessa sequência é igual a:
Admita que a probabilidade de Valéria resolver corretamente uma questão de geometria seja de 80%. Se Valéria resolver quatro questões desse assunto, a probabilidade de todas as questões estarem erradas corresponde a:
Considere verdadeira a seguinte afirmação:
“Todos os funcionários da empresa XYZ têm salário superior a 3000 reais.”
Então, é necessariamente verdadeiro que:
Considere os seguintes conjuntos A, B e C, definidos da seguinte maneira:
A= conjunto formado por todas as pessoas que são engenheiros.
B= conjunto formado por todas as pessoas que gostam de desafios.
C= conjunto formado por todas as pessoas que possuem capacidade de liderança.
Se Marcelo pertence ao conjunto (B–A) – (AÈC), então é necessariamente verdade que Marcelo:
Considere a seguinte proposição:
Se Maria não atua no tribunal de júri, então Maria é analista de RH”
Dessa afirmação, é possível concluir corretamente que:
Para implantar o ensino a distância, uma escola fez uma pesquisa com todos os seus alunos e foram obtidas as seguintes informações sobre 2 tipos de equipamentos:
• 50% têm notebook; • 65% têm tablet; • 20% têm tablet e também notebook.
Sabendo que nessa escola há exatamente 32 alunos que não têm nenhum desses 2 equipamentos, o número total de alunos dessa escola é igual a:
Um engenheiro trabalha com 8 equipes diferentes, distribuídas em três níveis conforme a tabela abaixo.
Se este engenheiro escolher apenas 3 dessas equipes para realizar uma determinada tarefa, sendo pelo menos uma do nível C, o número total de escolhas distintas que ele poderá fazer é igual a:
Considere as 4 proposições abaixo.
A única proposição que apresenta o símbolo do quantificador universal está indicada na seguinte opção: