Resolver o Simulado Professor - Pedagogia - SELECON - Nível Superior

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Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso

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O Plano Municipal de Educação de Sapezal foi elaborado com base em dez diretrizes, emanadas do Plano Nacional de Educação. Uma delas é a seguinte:

  • A erradicação do analfabetismo
  • B valorização dos (as) professores (as)
  • C melhoria da qualidade da educação familiar
  • D gestão democrática em escolas públicas e privadas
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De acordo com a Lei Orgânica do Município de Sapezal, constituir as Comissões é de competência privativa:

  • A do Presidente da Câmara Municipal
  • B da Câmara Municipal
  • C do Prefeito
  • D da Mesa
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De acordo com a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, é de competência privativa desse Município:

  • A proporcionar os meios de acesso à cultura
  • B cuidar da saúde e da assistência pública
  • C fomentar a produção agropecuária
  • D elaborar o orçamento anual
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Segundo a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, o número de vereadores que compõem a Câmara Municipal é de:

  • A 15
  • B 13
  • C 10
  • D 9
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Considerando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá – MT, responda às questões 52, 53, 54, 55, 56 e 57: 

Com o objetivo de se definir a localização para implantação e operação de um aterro sanitário, é necessário realizar o estudo da coleção hídrica do município. Com base na norma ABNT NBR nº 13.896 (ABNT, 1997), que trata da implantação e operação de aterros sanitários, recomenda-se um distanciamento horizontal mínimo em relação a qualquer coleção hídrica, curso de água ou áreas de possíveis inundações, em metros, de:

  • A 200,0
  • B 400,0
  • C 1000,0
  • D 2000,0
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Considerando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá – MT, responda às questões 52, 53, 54, 55, 56 e 57: 

As características do solo influenciam diretamente na definição de áreas favoráveis à disposição final dos resíduos sólidos, sendo fundamental conhecer suas características. Dessa forma, a Norma Brasileira nº 13.896 (ABNT, 1997) recomenda que as áreas de disposição final de resíduos sólidos possuam solos disponíveis para a cobertura do aterro com baixas permeabilidades, em centímetros por segundo, inferiores a:

  • A 0,05
  • B 0,005
  • C 0,0005
  • D 0,00005
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Considerando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá – MT, responda às questões 52, 53, 54, 55, 56 e 57: 

Segundo a Lei Orgânica do Município de Cuiabá, de 05/04/1990, as pessoas jurídicas, públicas ou privadas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que possam causar danos ambientais serão responsáveis pela coleta e tratamento dos resíduos poluentes por elas gerados. Com base na referida legislação, a responsabilidade por realizar o correto manejo dos resíduos oriundos dos estabelecimentos de saúde mantidos pelo poder público municipal é:

  • A do governo federal
  • B do governo estadual
  • C da municipalidade
  • D dos usuários dos estabelecimentos
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Considerando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá – MT, responda às questões 52, 53, 54, 55, 56 e 57: 

A destinação inadequada dos resíduos sólidos pode resultar na proliferação de organismos que transmitem doenças infecciosas, chamados vetores. Há uma relação dessa questão com a presença de resíduos sólidos no meio ambiente, especialmente nas áreas urbanas. Comparando-se dados do ano de 2019 com 2018, no Estado do Mato Grosso, em relação aos casos de dengue, zika e Chikungunya, houve:

  • A um aumento
  • B uma redução
  • C uma estabilidade nos casos
  • D uma redução inicial com posterior aumento
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Considerando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá – MT, responda às questões 52, 53, 54, 55, 56 e 57: 

Conforme análise gravimétrica dos resíduos sólidos domésticos gerados no Município de Cuiabá, realizada em 2019, a maior parcela se refere aos resíduos orgânicos, seguida pelos plásticos, em percentuais, respectivamente, de:

  • A 82,34; 5,43
  • B 51,81; 17,46
  • C 37,85; 10,78
  • D 23,67; 19,59
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Considerando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá – MT, responda às questões 52, 53, 54, 55, 56 e 57: 

No Município de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, os resíduos sólidos domiciliares provenientes do serviço de coleta regular têm como destinação final:

  • A o aterro controlado municipal, localizado a noroeste da sede municipal, em zona rural
  • B o vazadouro público, considerado como um “lixão”, localizado às margens da rodovia BR-163
  • C o incinerador municipal, localizado em área contígua à estação de tratamento de esgotos operada pela concessionária Águas de Cuiabá
  • D o aterro controlado do Município de Rondonópolis, localizado, em área rural, próxima à divisa dos dois municípios

Pedagogia

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De acordo com o Caderno Concepções para Educação Básica, parte integrante do Documento de Referência Curricular do Mato Grosso (2018, p. 30), a intervenção pedagógica “é uma ação que está intimamente ligada ao planejamento, por encontrar-se intrinsicamente imbricado o reconhecimento das diferenças existentes entre os níveis de aprendizagens dos estudantes e a necessidade da tomada de decisões acerca das expectativas que os professores têm em promover a aprendizagem de todos”. Nesse sentido, um dos objetivos da intervenção pedagógica é:

  • A promover estratégias e métodos para garantir a todos os estudantes o direito de aprender
  • B identificar os obstáculos que impedem o desenvolvimento pleno de todos os estudantes em sala de aula
  • C favorecer o comprometimento de todos os estudantes com os objetivos das aprendizagens e os critérios de avaliação
  • D dar suporte técnico ao professor para que possa criar boas situações de aprendizagem para todos os alunos incluídos
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Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades que, obrigatoriamente, devem ser trabalhadas em todo o território nacional, os currículos vão contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, tornando-os significativos, com base na realidade do lugar e do tempo, nos quais as aprendizagens estão situadas. Por isso, pode-se dizer que a BNCC e os currículos têm papéis:

  • A concorrentes, pois um interfere em âmbito nacional e o outro, na esfera local
  • B complementares, pois asseguram as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica
  • C conflitantes, pois nem sempre a demanda curricular de um município é contemplada no que a BNCC prescreve
  • D convergentes, pois todos os componentes curriculares que compõem o currículo devem estar, originalmente, na BNCC
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Uma vez superada a polêmica sobre educar e cuidar na Educação Infantil, é necessário que as instituições que ofertam essa etapa da Educação Básica:

  • A privilegiem o desenvolvimento cognitivo, promovendo a capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente
  • B organizem, na rotina diária, o tempo destinado às atividades voltadas ao educar e, separadamente, os momentos específicos para o cuidado das crianças
  • C incorporem de maneira integrada as duas funções, não mais diferenciando e hierarquizando os profissionais que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores
  • D propiciem situações de cuidados e de brincadeiras, sem preocupação com a aprendizagem, a fim de contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal
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Ao estudar o desenvolvimento da cognição infantil, Piaget sistematizou quatro estágios que ajudam a perceber como os esquemas mentais da criança vão se modificando ao longo dos anos. O primeiro deles, caracterizado, inicialmente, pela ausência de fronteira estável entre dados do mundo interior e do universo externo e, posteriormente, pela aquisição da linguagem, é conhecido como:

  • A pré-operatório
  • B sensório-motor
  • C operatório formal
  • D operatório concreto
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O uso das tecnologias na Educação Infantil, como previsto em um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento elencados na Base Nacional Comum Curricular, está ligado ao:

  • A atendimento da necessidade de ampliação de saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia
  • B reconhecimento do conflito existente na comunicação entre as pessoas que integram as gerações digitais Y e Z, devido ao ritmo e à origem das mudanças tecnológicas
  • C desafio de analisar historicamente a presença das tecnologias, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, sem, no entanto, deixar de considerar indicadores ambientais
  • D movimento constante de transformações que ocorrem nas formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o avanço tecnológico nesses diferentes contextos
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De acordo com Antonio Zabala (1998), as sequências didáticas são formadas por um conjunto de atividades que oferecem uma série de oportunidades comunicativas, mas terão um bom efeito educativo ou não em função das:

  • A habilidades cognitivas já construídas pelos estudantes nos anos escolares anteriores
  • B condições do ambiente, isto é, da qualidade e da quantidade de recursos disponíveis
  • C características específicas das relações que se estabelecem entre professores, alunos e conteúdos de aprendizagem
  • D competências requeridas pela instituição escolar ou pelo sistema de ensino, que serão avaliadas ao final do ano letivo
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Ao se optar por organizar o trabalho pedagógico por meio de projetos, investindo na interdisciplinaridade, busca-se a superação de uma das limitações do modelo disciplinar, que é a:

  • A fragmentação do conhecimento
  • B rigidez dos horários de cada disciplina
  • C falsa neutralidade do conhecimento científico
  • D tensão entre as diferentes áreas de conhecimento
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Ao fazer uma revisão das antigas formas de alfabetizar, o professor Artur Gomes de Morais, no livro Sistema de Escrita Alfabética, aponta que, a partir da década de 1980, “uma má interpretação da teoria da psicogênese da escrita e uma hegemonia do discurso do letramento” teriam levado a um processo de “desinvenção” da alfabetização (2014, p. 24) que, em outras palavras, levou à seguinte compreensão:

  • A as crianças oriundas das famílias de meio popular, em razão da privação cultural, não aprenderiam a ler e a escrever
  • B os métodos fônicos deveriam ser retomados, porém com nova roupagem, para o trabalho específico com crianças de seis e sete anos
  • C as crianças aprenderiam espontaneamente, por isso, não seria preciso ensinar, de modo sistemático e planejado, a escrita alfabética
  • D o esforço e o investimento na alfabetização seriam desnecessários, se não houvesse o devido preparo das crianças através de testes de prontidão
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Um dos grandes desafios da escola hoje é tornar-se inclusiva, sendo capaz de:

  • A acolher e socializar as crianças com deficiências, dificuldades de aprendizagem e altas habilidades/ superdotação
  • B oferecer o atendimento educacional especializado a todas as crianças com laudo médico, indicando seu diagnóstico
  • C desenvolver uma pedagogia alternativa, que favoreça alunos deficientes e/ou com transtornos globais do comportamento
  • D educar todas as crianças, sem discriminação, respeitando suas diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades
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Luckesi (2005, p. 34) afirma que “a atual prática da avaliação escolar estipulou como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente”. Para o autor, com a função classificatória, a avaliação se torna um instrumento estático e frenador do processo de crescimento. Por outro lado, com a função diagnóstica, a avaliação é:

  • A um julgamento de valor produzido a partir do processo de comparação entre a produção da criança e o padrão escolhido pelo avaliador
  • B um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia e para a competência
  • C um ato de verificação do aprendido, a partir do qual se atribuem notas ou conceitos aos resultados, simbolizando, assim, o valor do aprendizado do educando
  • D um instrumento de controle que visa a enquadrar os estudantes na normativa socialmente estabelecida, indicando para cada um o seu lugar na organização hierárquica
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O processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de a escola dar sentido ao seu saber fazer enquanto instituição escolar. Nesse processo, ações são construídas, desconstruídas e reconstruídas. Ao elaborar o seu PPP, a escola revela:

  • A as limitações e potencialidades do corpo docente
  • B os conflitos entre a gestão administrativa e a pedagógica
  • C as atribuições de cada setor, bem como os direitos e deveres de cada servidor
  • D seus compromissos, suas intenções e, principalmente, sua identidade e a de seus integrantes
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Dentre as contribuições de Vygotsky para as teorias da aprendizagem, destaca-se a noção de zona de desenvolvimento proximal, definida como:

  • A ganhos cognitivos obtidos quando a criança começa sua fase de descoberta
  • B resultados que a criança por si própria produz, quando desafiada a fazer uso dos conhecimentos já consolidados
  • C diferença entre o desempenho da criança por si própria e o desempenho da mesma criança trabalhando em colaboração e com a assistência de um adulto
  • D ciclos ou processos que estão ainda começando a se desenvolver ou que se desenvolverão em um futuro próximo, por meio da resolução de problemas
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A ideia de aprendizagem ativa não é nova. Pode-se recuperar, na História, a defesa de que a escola deve estar articulada à vida e estabelecer relação entre a teoria e a prática e a forma como o ensino é concebido, por uma necessidade de fazer sentido para o sujeito. Um dos precursores das Metodologias Ativas é:

  • A John Dewey
  • B Paulo Freire
  • C Louis Althusser
  • D Michel Foucault
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Ao definir a organização curricular da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os sistemas de ensino e as instituições escolares podem eleger a transversalidade como possibilidade, que se caracteriza por:

  • A expressar frações do conhecimento, organizando-o de modo hierárquico
  • B estudar um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo
  • C manter uma atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, assimilando elementos da cultura e da arte, enquanto desfaz as divisões convencionais das disciplinas
  • D integrar temas às disciplinas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas, buscando conectar a aprendizagem dos conhecimentos escolares com as questões da vida cotidiana
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Marluce é professora da Educação Infantil e defende que, na relação com seus alunos em sala de aula, nunca se deve dizer: SILÊNCIO! Esse seu posicionamento baseia-se na compreensão de que:

  • A a orientação das crianças quanto ao tom de voz, ou sobre a vez de falar e a vez de ouvir, não é necessária
  • B a linguagem funciona como uma ação, sendo fundamental para o desenvolvimento das estruturas operatórias do pensamento
  • C a fala é um direito garantido a todas as crianças, portanto, pouco importa se falam ao mesmo tempo ou se uma por vez usufrui da possibilidade de se expressar oralmente
  • D o excesso de regulação do agir e do falar, por parte do professor, bem como a exigência da alternância dos turnos da fala, podem gerar constrangimento por parte das crianças
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Na Base Nacional Comum Curricular, estão definidas dez competências gerais que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de todo estudante da Educação Básica. Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para:

  • A a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza
  • B a manutenção da cultura popular e a transformação de elementos da natureza em bens que tornarão a vida mais confortável
  • C a preservação da vida humana e a transformação das relações sociais, por meio de interações permeadas pelo respeito, pela solidariedade e pela empatia
  • D o progresso tecnológico, visando a transformação social e a exploração permanente dos recursos naturais, de modo sustentável, nos diferentes ecossistemas
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Ao adotar uma metodologia para o trabalho com um componente curricular, o docente deve eleger o fio condutor do processo de ensino-aprendizagem, tendo como base o diagnóstico das necessidades dos estudantes e o contexto em que a escola está inserida. No Documento de Referência Curricular de Mato Grosso, são recomendadas três metodologias para o ensino de matemática, dentre elas, destaca-se a:

  • A Resolução de Problemas, que se baseia na oferta de exercícios nos quais o aluno aplica o que aprendeu durante as aulas expositivas
  • B Sequência de Tentativa e Erro, que se efetiva quando os alunos são desafiados, em duplas, a solucionar questões com temas ainda não estudados em sala
  • C Modelagem Matemática, que visa a transformar problemas da realidade em problemas matemáticos, interpretando suas soluções na linguagem científica
  • D Etnomatemática, que surgiu na década de 70, tentando uma aproximação entre o processo de ensino-aprendizagem e a realidade sociocultural dos estudantes
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Francisco é professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e pensou em construir com sua turma um terrário. Ele pretende discutir com as crianças as características dos seres vivos, a importância da fotossíntese, o período de crescimento de cada parte visível das plantas e a relação delas com outros seres vivos. Sobre a iniciativa do docente, de acordo com o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso, pode-se afirmar que:

  • A o experimento aguça a curiosidade do estudante e possibilita o registro de resultados, por isso, deve ser incentivado
  • B a quantidade de tempo e de trabalho que a experiência demandará pode comprometer o avanço do conteúdo de ciências, então, não deve ser implementada
  • C a ausência de um laboratório de ciências, devidamente equipado, fragiliza e reduz as possibilidades de exploração dos conteúdos por meio da realização de experimentos
  • D o risco de o experimento não dar certo (o recipiente se partir, as plantas morrerem, outros seres não se desenvolverem) é muito grande, portanto, deve ser considerada inadequada
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Dos escritos produzidos por Max Weber (1864-1920), pode-se deduzir grandes reflexões sobre a educação e de como ela se dá, ainda hoje, em um mundo capitalista. Nas sociedades baseadas na racionalização da vida social, há uma crescente burocratização da administração pública e das corporações capitalistas. Todas as atividades humanas são transformadas em atividades especializadas. Nessas sociedades, a educação tem como função:

  • A formar um tipo de homem culto, preparado para uma conduta de vida elogiável
  • B desenvolver integralmente o sujeito, ampliando suas diferentes dimensões (física, psíquica, social, emocional e cognitiva)
  • C treinar e transmitir conhecimentos especializados, com finalidades práticas úteis à gestão do estado e às empresas
  • D despertar o carisma e as qualidades heroicas, pois está voltada para a formação de homens valentes, conhecidos por atos heroicos
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Segundo Magda Soares (2003), a alfabetização, em uma perspectiva mais ampla, pode ser definida como multifacetada, pois compreende conhecimentos linguísticos, produção de texto e formação do leitor. Para Emília Ferreiro (1999), ela acontece ancorada na seguinte tríade:

  • A antecipação, decodificação e inferência
  • B ensino, aprendizagem e objeto do conhecimento
  • C objeto do conhecimento, hipóteses de escrita e hipóteses de leitura
  • D estratégias de leitura, hipóteses de escrita e práticas sociais de uso da língua escrita

Raciocínio Lógico

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Um grupo é formado por 9 analistas administrativos, entre eles, Paulo e Miguel. Um grupo de trabalho será formado com cinco desses analistas, obedecendo-se às seguintes condições:
• Em primeiro lugar, um dos analistas deve ser escolhido para ser o líder do grupo; • Esse líder não pode ser nem Paulo, nem Miguel; • Miguel deve, obrigatoriamente, fazer parte do grupo.
A quantidade máxima de grupos distintos que podem ser formados sob as condições impostas é de:

  • A 210
  • B 225
  • C 230
  • D 245
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Na segunda fase de um concurso, os 300 candidatos aprovados na fase anterior deveriam resolver três questões discursivas, A, B e C, sendo que para cada uma dessas questões seria atribuído 1 ponto ou 0 ponto. Ao final dessa fase, verificou-se que:

• 160 candidatos conseguiram 1 ponto na questão B;

• 140 candidatos conseguiram 1 ponto na questão C;

• 50 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A e B;

• 60 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A e C;

• 40 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões B e C;

• 30 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A, B e C;

• Todos os candidatos conseguiram pelo menos 1 ponto.


O número total de candidatos que conseguiram 1 ponto na questão A corresponde a:

  • A 100
  • B 110
  • C 120
  • D 130
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Todos os termos da sequência numérica (3, 15, 35, 63, 99, ...) obedecem a um determinado padrão. Mantido esse padrão, a soma dos algarismos do sexto termo dessa sequência é igual a:

  • A 8
  • B 9
  • C 10
  • D 11
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Admita que a probabilidade de Valéria resolver corretamente uma questão de geometria seja de 80%. Se Valéria resolver quatro questões desse assunto, a probabilidade de todas as questões estarem erradas corresponde a:

  • A 0,016%
  • B 0,16%
  • C 1,6%
  • D 16%
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Considere verdadeira a seguinte afirmação:


“Todos os funcionários da empresa XYZ têm salário superior a 3000 reais.”


Então, é necessariamente verdadeiro que:

  • A Se José é funcionário da empresa XYZ, então o salário de José é igual a 3000 reais.
  • B Se o salário de Marta é maior que 3000 reais, então ela é funcionária da empresa XYZ.
  • C Se o salário de Deise é menor que 3000 reais, então ela não é funcionária da empresa XYZ.
  • D Se Julia não é funcionária da empresa XYZ, então o salário de Julia é menor que 3000 reais.
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Considere os seguintes conjuntos A, B e C, definidos da seguinte maneira:

A= conjunto formado por todas as pessoas que são engenheiros.
B= conjunto formado por todas as pessoas que gostam de desafios.
C= conjunto formado por todas as pessoas que possuem capacidade de liderança.

Se Marcelo pertence ao conjunto (B–A) – (AÈC), então é necessariamente verdade que Marcelo:

  • A não gosta de desafios, é engenheiro e possui capacidade de liderança
  • B gosta de desafios, é engenheiro e possui capacidade de liderança
  • C não gosta de desafios, não é engenheiro e não possui capacidade de liderança
  • D gosta de desafios, não é engenheiro e não possui capacidade de liderança
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Considere a seguinte proposição:

Se Maria não atua no tribunal de júri, então Maria é analista de RH”

Dessa afirmação, é possível concluir corretamente que:

  • A se Maria não é analista de RH, então ela atua no tribunal de júri
  • B se Maria é analista de RH, então ela não atua no tribunal de júri
  • C se Maria é analista de RH, então ela atua no tribunal de júri
  • D se Maria atua no tribunal de júri, então ela não é analista de RH
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Para implantar o ensino a distância, uma escola fez uma pesquisa com todos os seus alunos e foram obtidas as seguintes informações sobre 2 tipos de equipamentos:

• 50% têm notebook; • 65% têm tablet; • 20% têm tablet e também notebook.

Sabendo que nessa escola há exatamente 32 alunos que não têm nenhum desses 2 equipamentos, o número total de alunos dessa escola é igual a:

  • A 500
  • B 540
  • C 640
  • D 680
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Um engenheiro trabalha com 8 equipes diferentes, distribuídas em três níveis conforme a tabela abaixo. 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Se este engenheiro escolher apenas 3 dessas equipes para realizar uma determinada tarefa, sendo pelo menos uma do nível C, o número total de escolhas distintas que ele poderá fazer é igual a:

  • A 52
  • B 54
  • C 56
  • D 58
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Considere as 4 proposições abaixo.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A única proposição que apresenta o símbolo do quantificador universal está indicada na seguinte opção:

  • A p
  • B q
  • C r
  • D s