Resolver o Simulado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Arquiteto - IBFC - Nível Superior

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Português

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Texto
IV Telhado quebrado com gente morando dentro (fragmento)
(Jarid Arraes)

Acho injusto que entre nós duas, Juliana e eu, a necessidade constante de salvação tenha encontrado meu coração e não o dela. Acho injusto porque, ao contrário do que se fala por aí sobre duas irmãs com idades próximas, nunca fomos rivais, nunca disputamos a atenção dos nossos pais, nunca tivemos inveja uma da outra. Sempre fomos parceiras, amigas, cúmplices do crime que era ser menina num mundo todo feito para nos dobrar, dobrar e dobrar até que a coluna não aguentasse.
De todas as meninas que eu conheci, desde que me lembro, Juliana sempre foi a mais forte. Fazia o tipo mãe de todas. Era a que separava as brigas, a que dizia para os meninos irem tomar banho quando estavam fedendo demais, a que parava a brincadeira quando alguma coisa saía do controle. Minha irmã era chamada quando alguém caía e se machucava. O nome simplesmente saía da boca, porque sim, porque era fácil, porque era isso mesmo. “Juliana”, com o último “a” durando um tempo sem fim. [...]
O texto IV é um fragmento de um conto. A despeito do que caracteriza, tradicionalmente, a estrutura dessa forma literária, assinale a alternativa que apresenta qual o predomínio da tipologia o segundo parágrafo revela.
  • A Dissertativa.
  • B Narrativa.
  • C Injuntiva. 
  • D Descritiva. 
  • E Expositiva. 
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TEXTO 1

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO RURAL
(O texto a seguir foi modificado para este concurso. O texto original consta do Currículo de Referência Único do Acre
 
    O Currículo de Referência Único do Acre, apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), nº 9394 (1996), dispõe sobre princípios e objetivos, estrutura e organização dos níveis e modalidades da Educação e do ensino. Este Currículo destaca, inclusive, a Educação Básica escolar realizada no campo. Ele apresenta a obrigatoriedade da oferta da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio para todos. Pode-se ler na íntegra: “Em 2006 o Sistema de Ensino foi reformulado e tornou obrigatória a oferta de ensino fundamental completo para as clientelas urbana e rural, de seis a quatorze anos. Nessa perspectiva, atualmente temos em uma única rede, distintas realidades de atendimento de escolas, organizadas de acordo com a localização do perímetro rural, 18 escolas com: Classes Seriadas, que atende o Ensino Fundamental e Ensino Médio; Classes Multisseriadas, que reúne em um único espaço crianças do 1º ao 5º ano, com um único professor; programas – ensino infantil – Asas da Florestania Infantil – oferta domiciliar, Asas Fundamental II e Médio – oferta abrangendo as grandes áreas do conhecimento – modular, para atender as comunidades das áreas de mais difícil acesso”.

(Currículo de Referência Único do Acre, Texto Introdutório, Seção 5.3 Ensino Rural, p.27)

     A Modalidade de Oferta da Educação Básica do Ensino Rural possui “(...) identidade própria e deve considerar as diversas situações, o perfil e a faixa etária dos estudantes, o tempo e espaço de seus sujeitos, podendo ainda ter organização curricular diferenciada.
    Em meio aos desafios da Educação Rural, todas as ofertas de Ensino estão organizadas e baseadas nas Diretrizes Curriculares do Estado, além de estarem amparadas na LDB, 9394/1996, e na Resolução CEE/AC Nº 160/2013, Capítulo I, Da Organização Escolar – Art. 2º e Art. 12 que descreve sobre a legalidade da realidade brasileira e acreana no sentido de flexibilizar a organização a fim de que a oferta atenda a diversidade regional, metodologias diversificadas sem, contudo, descuidar da qualidade nem, sobretudo, se distanciar da filosofia da Educação Nacional”.

(Currículo de Referência Único do Acre, Texto Introdutório, Seção 5.3 Ensino Rural, p.27 e p.28). A partir dessas bases legais, há o desenvolvimento de currículos para as modalidades e anos com as respectivas diferenças e considerando as diversidades já comentadas.
Leia: “Em 2006 o Sistema de Ensino foi reformulado e tornou obrigatória a oferta de ensino fundamental completo para as clientelas urbana e rural, de seis a quatorze anos”, observe as alternativas a seguir e assinale a que contenha uma palavra primitiva advinda do fragmento apresentado.
  • A Reformulado
  • B Sistema
  • C Fundamental
  • D Obrigatória
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“onça-pintada” é um substantivo composto ligado por hífen. A partir do Novo Acordo Ortográfico, algumas palavras, porém, sofreram alteração na grafia. Dentre as palavras abaixo, assinale a alternativa que não sofreu alteração após esse Acordo.
  • A ultrassonografia.
  • B contrarregra.
  • C minissaia.
  • D suprassumo.
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Na oração “Todas elas têm manchas diferentes umas das outras” (5º§), percebe-se a correta concordância do verbo com o sujeito. Dentre as frases abaixo, assinale a que também apresenta correção de concordância e de ortografia.
  • A Eles, normalmente, vêm o filme juntos.
  • B A velha planilha mantêm os dados anteriores.
  • C As páginas contém material diversificado.
  • D No trabalho, o técnico detém o cronograma.
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Texto I

Como era gostoso o meu burguês

O Manifesto Antropófago foi publicado em 1º de maio de 1928, no Diário de São Paulo. De todas as iniciativas renovadoras propostas por Oswald de Andrade, talvez tenha sido essa a mais visionária. Em sua obra Vanguardas Latino-americanas, Jorge Schwartz assim analisa a antropofagia oswaldiana:
“O dilema nacional/cosmopolita é resolvido pelo contato com as revolucionárias técnicas da vanguarda europeia, e pela percepção da necessidade de reafirmar os valores nacionais numa linguagem moderna. Assim, Oswald transforma o bom selvagem rousseuauniano num mau selvagem, devorador do europeu, capaz de assimilar o outro para inverter a tradicional relação colonizador/colonizado”. Tudo, evidentemente, no plano cultural.
Schwartz cita ainda o artigo “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”, escrito por Haroldo de Campos, em que este afirma:
“(...) é o pensamento da devoração crítica do legado universal, elaborado não a partir da perspectiva submissa e reconciliada do ‘bom selvagem’ (...) mas segundo o ponto de vista desabusado do ‘mau selvagem’, devorador de brancos, antropófago. Ela não envolve uma submissão (uma catequese), mas uma transculturação: melhor ainda, uma ‘transvaloração’: uma visão crítica da história como função negativa (...) capaz tanto de apropriação como de expropriação, desierarquização, desconstrução. Todo passado que nos é ‘outro’ merece ser negado. Vale dizer: merece ser comido, devorado. Com esta especificação elucidativa: o canibal era um ‘polemista’ (do grego, pólemos: luta, combate), mas também um ‘antologista’: só devorava os inimigos que considerava bravos, para deles tirar proteína e tutano para o robustecimento e a renovação de suas próprias forças naturais (...)”.
(Oliveira, Clenir Bellezi de. Discutindo Literatura. São Paulo, ed. 16, ano 3, nº 16, p.35)
O título do texto I aponta, simbolicamente, para uma ideia que é desenvolvida, a partir do Manifesto de Oswald de Andrade, e que é muito cara à chamada primeira fase do Modernismo nacional. Trata-se ______.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
  • A do reconhecimento da modernidade das vanguardas europeias, acolhidas como modelos a serem reproduzidos no país. 
  • B da representação da cultura nacional por meio de elementos que parafraseassem a narrativa histórica oficial. 
  • C da ciência de que a cultura burguesa tinha um caráter elitista e que deveria ser excluída da arte nacional. 
  • D da defesa de uma recepção crítica da cultura estrangeira para possíveis empregos nas produções nacionais. 
  • E da valorização de obras que apontassem para o passado histórico do país incorporando influências burguesas.
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Texto I

Como era gostoso o meu burguês

O Manifesto Antropófago foi publicado em 1º de maio de 1928, no Diário de São Paulo. De todas as iniciativas renovadoras propostas por Oswald de Andrade, talvez tenha sido essa a mais visionária. Em sua obra Vanguardas Latino-americanas, Jorge Schwartz assim analisa a antropofagia oswaldiana:
“O dilema nacional/cosmopolita é resolvido pelo contato com as revolucionárias técnicas da vanguarda europeia, e pela percepção da necessidade de reafirmar os valores nacionais numa linguagem moderna. Assim, Oswald transforma o bom selvagem rousseuauniano num mau selvagem, devorador do europeu, capaz de assimilar o outro para inverter a tradicional relação colonizador/colonizado”. Tudo, evidentemente, no plano cultural.
Schwartz cita ainda o artigo “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”, escrito por Haroldo de Campos, em que este afirma:
“(...) é o pensamento da devoração crítica do legado universal, elaborado não a partir da perspectiva submissa e reconciliada do ‘bom selvagem’ (...) mas segundo o ponto de vista desabusado do ‘mau selvagem’, devorador de brancos, antropófago. Ela não envolve uma submissão (uma catequese), mas uma transculturação: melhor ainda, uma ‘transvaloração’: uma visão crítica da história como função negativa (...) capaz tanto de apropriação como de expropriação, desierarquização, desconstrução. Todo passado que nos é ‘outro’ merece ser negado. Vale dizer: merece ser comido, devorado. Com esta especificação elucidativa: o canibal era um ‘polemista’ (do grego, pólemos: luta, combate), mas também um ‘antologista’: só devorava os inimigos que considerava bravos, para deles tirar proteína e tutano para o robustecimento e a renovação de suas próprias forças naturais (...)”.
(Oliveira, Clenir Bellezi de. Discutindo Literatura. São Paulo, ed. 16, ano 3, nº 16, p.35)
O pronome destacado em “Ela não envolve uma submissão” (4º§) cumpre um papel coesivo no texto que pode ser explicado por meio do mecanismo ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A da catáfora, contribuindo para a progressão da informação apresentada. 
  • B da reiteração, marcando a ênfase na repetição de uma palavra já empregada. 
  • C da referenciação, indicando a retomada de uma ideia já apresentada no texto. 
  • D da dêixis, apontando para referentes exofóricos, ou seja, de fora do texto. 
  • E da elipse, sinalizando a omissão de uma informação subentendida na frase.
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Texto I

Como era gostoso o meu burguês

O Manifesto Antropófago foi publicado em 1º de maio de 1928, no Diário de São Paulo. De todas as iniciativas renovadoras propostas por Oswald de Andrade, talvez tenha sido essa a mais visionária. Em sua obra Vanguardas Latino-americanas, Jorge Schwartz assim analisa a antropofagia oswaldiana:
“O dilema nacional/cosmopolita é resolvido pelo contato com as revolucionárias técnicas da vanguarda europeia, e pela percepção da necessidade de reafirmar os valores nacionais numa linguagem moderna. Assim, Oswald transforma o bom selvagem rousseuauniano num mau selvagem, devorador do europeu, capaz de assimilar o outro para inverter a tradicional relação colonizador/colonizado”. Tudo, evidentemente, no plano cultural.
Schwartz cita ainda o artigo “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”, escrito por Haroldo de Campos, em que este afirma:
“(...) é o pensamento da devoração crítica do legado universal, elaborado não a partir da perspectiva submissa e reconciliada do ‘bom selvagem’ (...) mas segundo o ponto de vista desabusado do ‘mau selvagem’, devorador de brancos, antropófago. Ela não envolve uma submissão (uma catequese), mas uma transculturação: melhor ainda, uma ‘transvaloração’: uma visão crítica da história como função negativa (...) capaz tanto de apropriação como de expropriação, desierarquização, desconstrução. Todo passado que nos é ‘outro’ merece ser negado. Vale dizer: merece ser comido, devorado. Com esta especificação elucidativa: o canibal era um ‘polemista’ (do grego, pólemos: luta, combate), mas também um ‘antologista’: só devorava os inimigos que considerava bravos, para deles tirar proteína e tutano para o robustecimento e a renovação de suas próprias forças naturais (...)”.
(Oliveira, Clenir Bellezi de. Discutindo Literatura. São Paulo, ed. 16, ano 3, nº 16, p.35)
O jogo entre as figuras do “bom selvagem” e do “mau selvagem”, no texto, revela uma oposição morfológica entre os determinantes do substantivo “selvagem”. Assinale a alternativa que também faz referência.
  • A Às formas distintas pelas quais a figura do indígena era percebida pelo colonizador e pelo colonizado em uma mesma época. 
  • B Ao modo pelo qual um imaginário romântico acerca do indígena pode ser problematizado no contexto modernista. 
  • C À idealização do cenário bucólico do arcadismo que representava o lugar do “bom” enquanto o “mau” habitava nas cidades.
  • D À forma estereotipada pela qual os heróis eram representados na literatura e o confronto com a construção dos heróis contemporâneos. 
  • E Aos imaginários responsáveis pela percepção dicotômica dos conflitos que relegavam espaços delimitados aos personagens românticos. 
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A formação do vocábulo “internauta”, presente na tirinha, deu-se por meio do processo de derivação sufixal. Esse conhecimento gramatical pode se fundamentar em diferentes correntes teóricas. Uma delas é a “Teoria dos Constituintes Imediatos”, que permite que a análise morfológica de algumas palavras derivadas seja mais evidente. Assinale a alternativa que apresenta a que tipo de vocábulo de tal corrente pode ser exemplificada.
  • A Descobrimento. 
  • B Esclarecer. 
  • C Polimento.
  • D Esverdear. 
  • E Preconceito. 
9
O trabalho de elaboração poética consiste em um emprego da linguagem a fim de produzir efeitos estéticos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à análise da estrutura do poema.
  • A Os quartetos são marcados só por de rimas ricas. 
  • B Os versos são regulares e classificados como alexandrinos. 
  • C Há ocorrência de polissíndeto em um dos versos do poema. 
  • D Os quartetos são marcados por rimas emparelhadas. 
  • E Na primeira estrofe, há exemplo de cavalgamento.
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As inversões sintáticas, ao mesmo tempo que cumprem papel expressivo nos textos, tornam mais desafiadora a análise da estrutura dos períodos. Assim, nos dois tercetos, assinale a alternativa que apresenta o predomínio da função sintática. 
  • A Complemento nominal.
  • B Predicativo do sujeito.
  • C Adjunto adnominal. 
  • D Objeto direto. 
  • E Adjunto adverbial.

Raciocínio Lógico

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Assinale a alternativa que representa uma equivalência da proposição lógica “Se Ana trabalhou, então foi remunerada pelos seus serviços prestados”.
  • A Ana trabalhou ou não foi remunerada pelos seus serviços prestados
  • B Ana não trabalhou ou não foi remunerada pelos seus serviços prestados
  • C Ana não trabalhou e não foi remunerada pelos seus serviços prestados
  • D Ana não trabalhou ou foi remunerada pelos seus serviços prestados
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De acordo com a definição de valor lógico dos conectivos lógicos é correto afirmar que:
  • A Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico do condicional entre as proposições é falso
  • B Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico do bicondicional entre as proposições é falso
  • C Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico da conjunção entre as proposições é verdade
  • D Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico da disjunção entre as proposições é verdade
  • E Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico do condicional entre as proposições é verdade
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Se o total de multas aplicadas por um órgão ambiental é o mesmo que o total de elementos da operação A – B, onde A = {1,2,3,4,5,7,8} e B = {3,5,6,7,9}, então o total de multas aplicadas foi:
  • A 2
  • B 3
  • C 4
  • D 5
  • E 6
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Sabendo que todo médico é formado e que todo formado é brasileiro, podemos afirmar que: 
  • A Todo brasileiro é formado
  • B Todo brasileiro é médico
  • C Pode haver médico que não é brasileiro
  • D Pode haver brasileiro que é médico
  • E Não pode haver brasileiro que não é formado
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Uma empresa irá contemplar três de seus funcionários que mais venderem seus produtos no mês de Outubro. Se o prêmio para cada um dos três ganhadores for o mesmo e se oito funcionários irão participar, então o total de resultados possíveis para os três premiados é igual a:
  • A 56
  • B 336
  • C 168
  • D 72
  • E 112

Noções de Informática

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Em relação aos Antivírus e Firewall, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os Antivírus combatem malwares tais como: Cavalo de Tróia, Adware e Spyware.

II. Tanto o Antivírus como o Firewall têm o propósito de proteger o computador de ameaças.

III. O Firewall tem como função principal compactar os dados de entrada em uma rede.
Das afirmativas:

  • A apenas I e II são tecnicamente verdadeiras
  • B apenas II e III são tecnicamente verdadeiras
  • C apenas I e III são tecnicamente verdadeiras
  • D I, II e III são tecnicamente verdadeiras
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Com base na planilha eletrônica genérica abaixo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


1. O resultado da fórmula =SOMA(A1:B2) será de 15 (quinze).
2. A multiplicação da célula C2 com a B2 terá o resultado 12 (doze).
  • A As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
  • B A afirmativa 1 é verdadeira e a 2 é falsa
  • C A afirmativa 2 é verdadeira e a 1 é falsa
  • D As afirmativas 1 e 2 são falsas
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Relacione os nomes dos desenvolvedores de software da coluna da esquerda com o respectivo nome dos seus browsers da coluna da direita.
(1) Mozilla         (A) Chrome (2) Microsoft      (B) Firefox (3) Google         (C) Edge 
  • A 1A - 2B - 3C
  • B 1B - 2C - 3A
  • C 1B - 2A - 3C
  • D 1C - 2A - 3B
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Em relação aos principais Sistemas Operacionais temos alguns conceitos básicos, tais como:
1. O Sistema Operacional Linux é um software que está em vários tipos de dispositivos. 2. O Android é um Sistema Operacional desenvolvido para smartphones e tablets. 3. O Windows 11 é a atual versão principal da família de Sistemas Operacionais da Microsoft.
Da relação apresentada:
  • A existem somente o 1 e 2
  • B existem somente o 1 e 3
  • C existem somente o 2 e 3
  • D existem em 1, 2 e 3
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Assinale a alternativa que esteja tecnicamente incorreta quanto aos conceitos básicos dos Correios Eletrônicos.
  • A As mensagens podem ser arquivadas e armazenadas
  • B É possível o recebimento de vírus de computador através do e-mail
  • C Somente é possível ser utilizado em comunicações regionais
  • D Possibilidade de incluir arquivos, imagens e vídeos anexados à mensagem

Arquitetura

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Segundo a NBR 16636-1 _____ é a verificação do atendimento aos requisitos do projeto, em conformidade com todos os condicionantes legais, técnicos e definidos pelo cliente, com vista à sua aprovação e obtenção de licença para a execução da obra, instalação ou serviço técnico a que ele se refere.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A assessoria de projeto
  • B análise de projeto
  • C acompanhamento de projeto
  • D assistência de projeto
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Sobre a NBR 16636-1, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Cadastro como construído (as built) é a etapa destinada a documentar tecnicamente e de forma fiel os resultados da obra executada a partir dos projetos e eventuais alterações realizadas, com anuência dos autores e respectivos responsáveis técnicos dos projetos.

II. Caderno de especificações técnicas documento que indica os materiais especificados e os locais de sua aplicação, obedecendo à legislação pertinente, podendo ser parte integrante do caderno de encargos.

  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I e II não estão corretas
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Analise as afirmativas abaixo sobre as atividades técnicas no processo de projeto constantes na NBR 16636-1 e assinale a alternativa correta.


I. As atividades técnicas necessárias para a realização de um projeto variam conforme sua natureza, tipologia ou classe de edificações e espaços urbanos, seu porte, complexidade, desempenho desejado e localização geográfica.

II. Um plano de projeto para o empreendedor deve ser elaborado por um profissional habilitado, descrevendo os requisitos e metas gerais do projeto, e definindo as especialidades necessárias e os produtos a serem entregues a cada etapa, e devendo haver um cronograma de execução do projeto.

  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I e II não estão corretas
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Segundo a NBR 16636-1 que trata da Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre aceitação e rejeição.


I. Os documentos técnicos que forem rejeitados parcial ou totalmente pelo profissional habilitado designado pelo contratante devem ser revistos ou alterados apenas pelo seu autor, conforme legislação vigente, e submetidos à nova avaliação.

II. O contratante deve formalizar a aceitação dos documentos técnicos correspondentes a cada etapa dos projetos e documentar o término do projeto completo no encaminhamento para execução/ construção.

  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II não estão corretas
  • D As afirmativas I e II estão corretas
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Segundo a NBR 16636-2, assinale a alternativa incorreta sobre os elementos da edificação e seus componentes construtivos em seus aspectos arquitetônicos. 
  • A Fundações
  • B Estruturas
  • C Instalações elétricas
  • D Ambientes intermediários
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Segundo a NBR 16636-2 um dos estágios de execução da atividade técnica do projeto arquitetônico para edificações é a fase de preparação. Sobre as etapas desta fase, assinale a alternativa incorreta.
  • A Anteprojeto arquitetônico
  • B Levantamento de informações preliminares
  • C Programa geral de necessidades
  • D Estudo de viabilidade do empreendimento
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Segundo a NBR 16636-2 há necessidade de informações técnicas mínimas constantes no projeto arquitetônico. Sobre essas informações, assinale a alternativa incorreta.
  • A Identificação
  • B Descrição
  • C Subsídios sobre o uso, operação e manutenção
  • D Levantamento das informações técnicas
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Segundo a NBR 16636-3 ______ é todo bem público ou privado, de infraestrutura ou de uso coletivo, e de utilidade pública, destinados à prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade e à melhoria da qualidade de vida dos habitantes, em espaços públicos e privados.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A equipamento urbano
  • B espaço aberto
  • C infraestrutura urbana
  • D patrimônio urbano
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Segundo a NBR 16636-3 ______ é a atividade técnica que identifica, em uma determinada área, os aspectos físicos, ambientais e legais, que consistem em condicionantes, impedimentos e/ou limitações em relação ao empreendimento.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A estudo de viabilidade econômico-financeira
  • B estudo de viabilidade ambiental
  • C estudo de impacto de vizinhança
  • D plano de controle ambiental
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Segundo a NBR 16636-3, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Plano diretor instrumento básico de um processo de planejamento municipal ou local para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.

II. Plano de regularização fundiária instrumento técnico constituído do conjunto dos elementos necessários à adoção das medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares.

  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I e II não estão corretas
31

Segundo NBR 16636-3 sobre requisitos do objeto do projeto urbanístico, analise as afirmativas relacionadas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Os espaços abertos são objetos específicos do projeto urbanístico, visando atividades de construção e de criação de ambientes que interagem e refletem diretamente na configuração urbana.

II. O projeto urbanístico pode ser realizado por equipe de profissionais de várias especialidades, considerando a coordenação de equipe multidisciplinar por profissional habilitado.

  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II não estão corretas
  • D As afirmativas I e II estão corretas
32

Segundo a NBR 9050/2020 ______ é o espaço livre de obstáculos, correspondente no mínimo a um módulo de referência, a ser utilizado para transferência por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, observando as áreas de circulação e manobra.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A área de transferência
  • B área de refúgio
  • C área de descanso
  • D área de aproximação
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Segundo a NBR 9050/2020 ______ é qualquer elemento natural ou edificado que possa ser utilizado como referência de orientação direcional por todas as pessoas, especialmente as com deficiência visual.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A passeio
  • B guia de balizamento
  • C linha-guia
  • D piso tátil
34

Segundo NBR 9050/2020 leia as afirmativas sobre os parâmetros antropométricos e assinale a alternativa correta.


I. Uma pessoa em pé com uma bengala ocupa um espaço de 0,75m.

II. Uma pessoa em pé com duas bengalas ocupa um espaço de 1,0m. 

  • A As afirmativas I e II estão corretas
  • B As afirmativas I e II não estão corretas
  • C Apenas a afirmativa II está correta
  • D Apenas a afirmativa I está correta
35

Segundo NBR 9050/2020, analise as afirmativas sobre área de circulação e manobra e assinale a alternativa correta.


I. Uma pessoa em cadeira de rodas ocupa a largura para deslocamento em linha reta de 0,90m.

II. Uma pessoa em cadeira de rodas e um pedestre ocupam a largura para deslocamento em linha reta de 1,20m a 1,50m.

  • A As afirmativas I e II não estão corretas
  • B As afirmativas I e II estão corretas
  • C Apenas a afirmativa I está correta
  • D Apenas a afirmativa II está correta
36

Segundo a NBR 9050/2020, analise as afirmativas sobre o dimensionamento de rampas e assinale a alternativa correta.


I. Para uma inclinação de rampa de 5% os desníveis máximos de cada segmento de rampa são de 1,50m.

II. Para uma inclinação de rampa de 6,5% os desníveis máximos de cada segmento de rampa são de 1,0m.

  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I e II não estão corretas
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Segundo a NBR 9050/2020 sobre escadas, assinale a alternativa incorreta.
  • A Uma sequência de três degraus ou mais é considerada escada
  • B Dimensões de pisos devem estar entre 28cm e 32cm
  • C Dimensões de espelhos devem estar entre 15cm e 19cm
  • D A largura mínima para escadas em rotas acessíveis é de 1,20m e deve dispor de guia de balizamento
38
Segundo a NBR 9050/2020 corredores devem ser dimensionados de acordo com o fluxo de pessoas, assegurando uma faixa livre de barreiras ou obstáculos. Sobre as larguras mínimas para corredores em edificações e equipamentos urbanos, assinale a alternativa incorreta.
  • A 0,90m para corredores de uso comum com extensão até 4,00m
  • B 1,60m para corredores de uso públicos
  • C 1,20m para corredores de uso comum com extensão até 10,00m
  • D maior que 1,50m para grandes fluxos de pessoas
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Segundo a NBR 16537/2016 ______ acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica ou somatório da medida do campo visual em ambos os olhos igual ou menor que 60° ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A baixa visão
  • B cegueira
  • C luminância
  • D surdo-cegueira
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Segundo a NBR 16537/2016, analise as afirmativas abaixo sobre dimensionamento do piso tátil de alerta e assinale a alternativa correta.


I. O diâmetro da base do relevo do piso tátil de alerta recomendado é de 25mm

II. A distância horizontal entre centros do relevo mínimo é de 60mm.

  • A As afirmativas I e II estão corretas
  • B As afirmativas I e II não estão corretas
  • C Apenas a afirmativa II está correta
  • D Apenas a afirmativa I está correta