Um arquiteto apresentou os projetos A e B para a prefeitura de um município. Considere que a probabilidade de o projeto A ser aprovado seja de 80% e que a probabilidade de o projeto B ser aprovado seja de 60%. Se a aprovação de um projeto é independente da aprovação do outro, a probabilidade de somente o projeto B ter sido aprovado é de:
Em uma reunião estão presentes 8 profissionais, sendo 4 advogados, 3 engenheiros e 1 arquiteto. Seja n a quantidade máxima de diferentes comissões que podem ser formadas com quatro desses profissionais e com a presença obrigatória do arquiteto. O valor de n é:
Considere-se que, para todo número real a e b, tem-se que a θ b = (b – a).(1 – b).
Se x e y são números reais tais que x θ 2 = 4 e 3 θ y = 0, o valor de (x + y) é igual a:
Para a construção de novas escolas, a prefeitura de um município recebeu 10 projetos, entre eles o projeto A. O número máximo de maneiras diferentes de se escolher três desses projetos, de modo que o projeto A seja sempre um dos escolhidos é:
Uma pesquisa realizada numa loja que vende computadores mostrou que a probabilidade de uma pessoa ficar satisfeita com a compra de um determinado produto é de 95%. A probabilidade de três pessoas ficarem insatisfeitas após a compra desse produto é de:
Em um tipo de amostra probabilística, a população é dividida em grupos que se excluem mutuamente e o entrevistador extrai uma amostra dos grupos para entrevistar. Trata-se da amostra:
Retira-se de uma caixa 2/3 do total de n bolas e em seguida 1/5 do restante. Se nessa caixa restaram exatamente 12 bolas, na primeira retirada saiu a seguinte quantidade de bolas:
Em um grupo de 20 analistas de projetos, todos falam inglês ou francês. Se 18 falam inglês e 16 falam francês, escolhendo-se ao acaso um desses analistas, a probabilidade de ele falar apenas um dos idiomas é igual a:
Um funcionário resolveu criar senhas com uma sequência de 3 das 8 letras da sigla EMGEPRON. Por exemplo, MEE, GMN e EME são três diferentes senhas. O número máximo de senhas distintas que esse funcionário poderá criar é igual a:
Admite-se que a probabilidade de um candidato passar em um concurso seja 2%. Se dois irmãos fazem esse concurso, a probabilidade de apenas um passar é igual a:
De acordo com o Caderno Concepções para Educação Básica, parte integrante do Documento de Referência Curricular do Mato Grosso (2018, p. 30), a intervenção pedagógica “é uma ação que está intimamente ligada ao planejamento, por encontrar-se intrinsicamente imbricado o reconhecimento das diferenças existentes entre os níveis de aprendizagens dos estudantes e a necessidade da tomada de decisões acerca das expectativas que os professores têm em promover a aprendizagem de todos”. Nesse sentido, um dos objetivos da intervenção pedagógica é:
Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades que, obrigatoriamente, devem ser trabalhadas em todo o território nacional, os currículos vão contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, tornando-os significativos, com base na realidade do lugar e do tempo, nos quais as aprendizagens estão situadas. Por isso, pode-se dizer que a BNCC e os currículos têm papéis:
Uma vez superada a polêmica sobre educar e cuidar na Educação Infantil, é necessário que as instituições que ofertam essa etapa da Educação Básica:
Ao estudar o desenvolvimento da cognição infantil, Piaget sistematizou quatro estágios que ajudam a perceber como os esquemas mentais da criança vão se modificando ao longo dos anos. O primeiro deles, caracterizado, inicialmente, pela ausência de fronteira estável entre dados do mundo interior e do universo externo e, posteriormente, pela aquisição da linguagem, é conhecido como:
O uso das tecnologias na Educação Infantil, como previsto em um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento elencados na Base Nacional Comum Curricular, está ligado ao:
De acordo com Antonio Zabala (1998), as sequências didáticas são formadas por um conjunto de atividades que oferecem uma série de oportunidades comunicativas, mas terão um bom efeito educativo ou não em função das:
Ao se optar por organizar o trabalho pedagógico por meio de projetos, investindo na interdisciplinaridade, busca-se a superação de uma das limitações do modelo disciplinar, que é a:
Ao fazer uma revisão das antigas formas de alfabetizar, o professor Artur Gomes de Morais, no livro Sistema de Escrita Alfabética, aponta que, a partir da década de 1980, “uma má interpretação da teoria da psicogênese da escrita e uma hegemonia do discurso do letramento” teriam levado a um processo de “desinvenção” da alfabetização (2014, p. 24) que, em outras palavras, levou à seguinte compreensão:
Um dos grandes desafios da escola hoje é tornar-se inclusiva, sendo capaz de:
Luckesi (2005, p. 34) afirma que “a atual prática da avaliação escolar estipulou como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente”. Para o autor, com a função classificatória, a avaliação se torna um instrumento estático e frenador do processo de crescimento. Por outro lado, com a função diagnóstica, a avaliação é:
No trecho “O governo do Japão planeja aumentar o apoio financeiro oferecido às famílias que se mudarem da sua capital [...]” (1º parágrafo), a oração destacada classifica-se como:
Em “As áreas rurais sofreram um rápido despovoamento à medida que os jovens se mudavam para cidades em busca de oportunidades, deixando as localidades repletas de casas vazias e com diminuição da receita tributária” (3º parágrafo), à luz da norma-padrão, o conectivo destacado tem o mesmo sentido de:
O objetivo principal do texto é:
O trecho do texto em que há uma opinião é:
Em “as suas capas são nostálgicas” (5º parágrafo), no contexto, o significado da palavra destacada é:
No trecho “Sempre houve livros sobre livros, mas não me lembro de uma época em que houvesse tantos livros sobre livreiros, livrarias e bibliotecas” (1º parágrafo), o verbo destacado está no:
“Não foi caso pensado, mas, semana passada, às voltas com os livros selvagens (aqueles que ainda não encontraram o seu lugar na estante) percebi que certas palavras andam se repetindo pelos títulos” (1º parágrafo). A palavra destacada compõe um par de homônimos com a palavra indicada em:
Um possível antônimo para a palavra destacada em “Um intrépido livreiro dos trópicos: crônicas, causos e resmungos” (10º parágrafo) é:
Leia o trecho a seguir, extraído do 6º parágrafo, para responder à questão:
“A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante)
As aspas foram empregadas no trecho para:
Leia o trecho a seguir, extraído do 6º parágrafo, para responder à questão:
“A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante)
A vírgula que antecede a conjunção “mas” foi empregada para: