Resolver o Simulado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Assistente em Saúde - Técnico - Radiologia - IBFC

0 / 40

Português

1
Texto
IV Telhado quebrado com gente morando dentro (fragmento)
(Jarid Arraes)

Acho injusto que entre nós duas, Juliana e eu, a necessidade constante de salvação tenha encontrado meu coração e não o dela. Acho injusto porque, ao contrário do que se fala por aí sobre duas irmãs com idades próximas, nunca fomos rivais, nunca disputamos a atenção dos nossos pais, nunca tivemos inveja uma da outra. Sempre fomos parceiras, amigas, cúmplices do crime que era ser menina num mundo todo feito para nos dobrar, dobrar e dobrar até que a coluna não aguentasse.
De todas as meninas que eu conheci, desde que me lembro, Juliana sempre foi a mais forte. Fazia o tipo mãe de todas. Era a que separava as brigas, a que dizia para os meninos irem tomar banho quando estavam fedendo demais, a que parava a brincadeira quando alguma coisa saía do controle. Minha irmã era chamada quando alguém caía e se machucava. O nome simplesmente saía da boca, porque sim, porque era fácil, porque era isso mesmo. “Juliana”, com o último “a” durando um tempo sem fim. [...]
O texto IV é um fragmento de um conto. A despeito do que caracteriza, tradicionalmente, a estrutura dessa forma literária, assinale a alternativa que apresenta qual o predomínio da tipologia o segundo parágrafo revela.
  • A Dissertativa.
  • B Narrativa.
  • C Injuntiva. 
  • D Descritiva. 
  • E Expositiva. 
2
Luto da família Silva
(Rubem Braga)

    A Assistência foi chamada. Veio tinindo. Um homem estava deitado na calçada. Uma poça de sangue. A Assistência voltou vazia. O homem estava morto. O cadáver foi removido para o necrotério. Na seção dos “Fatos Diversos” do Diário de Pernambuco, leio o nome do sujeito: João da Silva. Morava na Rua da Alegria. Morreu de hemoptise.
     João da Silva – Neste momento em que seu corpo vai baixar à vala comum, nós, seus amigos e seus irmãos, vimos lhe prestar esta homenagem. Nós somos os joões da silva. Nós somos os populares joões da silva. Moramos em várias casas e em várias cidades. Moramos principalmente na rua. Nós pertencemos, como você, à família Silva. Não é uma família ilustre; nós não temos avós na história. Muitos de nós usamos outros nomes, para disfarce. No fundo, somos os Silva. Quando o Brasil foi colonizado, nós éramos os degredados. Depois fomos os índios. Depois fomos os negros. Depois fomos imigrantes, mestiços. Somos os Silva. Algumas pessoas importantes usaram e usam nosso nome. É por engano. Os Silva somos nós. Não temos a mínima importância. Trabalhamos, andamos pelas ruas e morremos. Saímos da vala comum da vida para o mesmo local da morte. Às vezes, por modéstia, não usamos nosso nome de família. Usamos o sobrenome “de Tal”. A família Silva e a família “de Tal” são a mesma família. E, para falar a verdade, uma família que não pode ser considerada boa família. Até as mulheres que não são consideradas de família pertencem à família Silva.
      João da Silva – Nunca nenhum de nós esquecerá seu nome. Você não possuía sangue azul. O sangue que saía de sua boca era vermelho – vermelhinho da silva. Sangue de nossa família. Nossa família, João, vai mal em política. Sempre por baixo. Nossa família, entretanto, é que trabalha para os homens importantes. A família Crespi, a família Matarazzo, a família Guinle, a família Rocha Miranda, a família Pereira Carneiro, todas essas famílias assim são sustentadas pela nossa família. Nós auxiliamos várias famílias importantes na América do Norte, na Inglaterra, na França, no Japão. A gente de nossa família trabalha nas plantações de mate, nos pastos, nas fazendas, nas usinas, nas praias, nas fábricas, nas minas, nos balcões, no mato, nas cozinhas, em todo lugar onde se trabalha, levanta os prédios, conduz os bondes, enrola o tapete do circo, enche os porões dos navios, conta o dinheiro dos Bancos, faz os jornais, serve no Exército e na Marinha. Nossa família é feito Maria Polaca: faz tudo.
     Apesar disso, João da Silva, nós temos de enterrar você é mesmo na vala comum. Na vala comum da miséria. Na vala comum da glória, João da Silva. Porque nossa família um dia há de subir na política... 
Ao comparar a estrutura sintática dos períodos “A assistência foi chamada.” e “A assistência voltou vazia.”, é correto afirmar que:
  • A no primeiro, o agente da ação corresponde ao sujeito simples.
  • B no segundo, o predicado classifica-se como nominal.
  • C no primeiro, o vocábulo “chamada” cumpre papel adverbial.
  • D no segundo, “vazia” classifica-se como predicativo do sujeito.
3
TEXTO 1

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO RURAL
(O texto a seguir foi modificado para este concurso. O texto original consta do Currículo de Referência Único do Acre
 
    O Currículo de Referência Único do Acre, apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), nº 9394 (1996), dispõe sobre princípios e objetivos, estrutura e organização dos níveis e modalidades da Educação e do ensino. Este Currículo destaca, inclusive, a Educação Básica escolar realizada no campo. Ele apresenta a obrigatoriedade da oferta da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio para todos. Pode-se ler na íntegra: “Em 2006 o Sistema de Ensino foi reformulado e tornou obrigatória a oferta de ensino fundamental completo para as clientelas urbana e rural, de seis a quatorze anos. Nessa perspectiva, atualmente temos em uma única rede, distintas realidades de atendimento de escolas, organizadas de acordo com a localização do perímetro rural, 18 escolas com: Classes Seriadas, que atende o Ensino Fundamental e Ensino Médio; Classes Multisseriadas, que reúne em um único espaço crianças do 1º ao 5º ano, com um único professor; programas – ensino infantil – Asas da Florestania Infantil – oferta domiciliar, Asas Fundamental II e Médio – oferta abrangendo as grandes áreas do conhecimento – modular, para atender as comunidades das áreas de mais difícil acesso”.

(Currículo de Referência Único do Acre, Texto Introdutório, Seção 5.3 Ensino Rural, p.27)

     A Modalidade de Oferta da Educação Básica do Ensino Rural possui “(...) identidade própria e deve considerar as diversas situações, o perfil e a faixa etária dos estudantes, o tempo e espaço de seus sujeitos, podendo ainda ter organização curricular diferenciada.
    Em meio aos desafios da Educação Rural, todas as ofertas de Ensino estão organizadas e baseadas nas Diretrizes Curriculares do Estado, além de estarem amparadas na LDB, 9394/1996, e na Resolução CEE/AC Nº 160/2013, Capítulo I, Da Organização Escolar – Art. 2º e Art. 12 que descreve sobre a legalidade da realidade brasileira e acreana no sentido de flexibilizar a organização a fim de que a oferta atenda a diversidade regional, metodologias diversificadas sem, contudo, descuidar da qualidade nem, sobretudo, se distanciar da filosofia da Educação Nacional”.

(Currículo de Referência Único do Acre, Texto Introdutório, Seção 5.3 Ensino Rural, p.27 e p.28). A partir dessas bases legais, há o desenvolvimento de currículos para as modalidades e anos com as respectivas diferenças e considerando as diversidades já comentadas.
Leia: “Em 2006 o Sistema de Ensino foi reformulado e tornou obrigatória a oferta de ensino fundamental completo para as clientelas urbana e rural, de seis a quatorze anos”, observe as alternativas a seguir e assinale a que contenha uma palavra primitiva advinda do fragmento apresentado.
  • A Reformulado
  • B Sistema
  • C Fundamental
  • D Obrigatória
4
Hora de investir

    Ultimamente, a maioria dos bancos e corretoras têm disponibilizado uma gama de investimentos aos seus clientes. As letras de crédito imobiliário e do agronegócio conquistaram uma fatia considerável do mercado de investidores. Talvez, você não reconheça os nomes, mas com toda a certeza, já ouviu as siglas: LCI e LCA.
    Além da possibilidade de diversificar as suas carteiras de investimentos, as letras de crédito oferecem um grande diferencial dentre as outras aplicações, um benefício fiscal importante, a isenção de Imposto de Renda.
     Tanto a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) quanto a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos em renda fixa, elas costumam assegurar retornos superiores aos da poupança. Ambas são muito semelhantes aos CDBs emitidos pelos bancos, importa lembrar que quem compra esses papéis “empresta” dinheiro para uma instituição financeira.
       Ao contratar letras de crédito imobiliário, você empresta recursos ao setor imobiliário, já ao aplicar em letras de crédito do agronegócio, você disponibiliza recursos para produtores rurais e/ou cooperativas.
       Importa ressaltar que, embora as letras de crédito rendam mais que a poupança, existe um prazo de carência, ou seja, você não poderá movimentar nem quantia aplicada e nem o rendimento. Portanto, antes de investir verifique o prazo de contratação e rendimentos, caso seja necessário, contrate uma consultoria especializada.
(Texto baseado de: https://www.infomoney.com.br/guias/lci-lca/ acesso em 08/dez/2022. Texto desenvolvido especificamente para este concurso).
Bezerra (2015 p. 251) afirma que um numeral é uma “(...) palavra variável que, acompanhando ou substituindo o substantivo, transmite uma noção de quantidade ou de ordem numérica.” Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  • A Apenas um terço dos investidores pesquisados, ainda investem na poupança - o numeral em destaque transmite a ideia de um todo.
  • B A LCI da corretora em questão ficou em terceiro lugar entre as mais rentáveis - o numeral sublinhado transmite a ideia de ordem em uma sequência.
  • C Devido à alta dos juros, cinquenta por cento das aplicações desse mês foram em LCI ou LCA - o numeral expressa um percentual.
  • D Uma LCI chega a render o quadruplo comparada à rentabilidade da poupança - o numeral remete a multiplicidade.
  • E 52% das Letras de Crédito renderam muito neste ano – o numeral em destaque indica que mais da metade das Letras de Crédito teve um bom rendimento neste ano.
5
“onça-pintada” é um substantivo composto ligado por hífen. A partir do Novo Acordo Ortográfico, algumas palavras, porém, sofreram alteração na grafia. Dentre as palavras abaixo, assinale a alternativa que não sofreu alteração após esse Acordo.
  • A ultrassonografia.
  • B contrarregra.
  • C minissaia.
  • D suprassumo.
6
Na oração “Todas elas têm manchas diferentes umas das outras” (5º§), percebe-se a correta concordância do verbo com o sujeito. Dentre as frases abaixo, assinale a que também apresenta correção de concordância e de ortografia.
  • A Eles, normalmente, vêm o filme juntos.
  • B A velha planilha mantêm os dados anteriores.
  • C As páginas contém material diversificado.
  • D No trabalho, o técnico detém o cronograma.
7
Vênus
(Caio Fernando Abreu)

    Há seis anos, ele estava apaixonado por ela. Perdidamente. O problema – um dos problemas, porque havia outros, bem mais graves -, o problema inicial, pelo menos, é que era cedo demais. Quando se tem vinte ou trinta anos, seis anos de paixão pode ser muito (ou pouco, vai saber) tempo. Mas acontece que ele só tinha doze anos. Ela, um a mais. Estavam ambos naquela faixa intermediária em que ficou cedo demais para algumas coisas, e demasiado tarde para a maioria das outras.
    Ela chamava-se Beatriz. Ele chamava-se – não vem ao caso. Mas não era Dante, ainda não. Anos mais tarde, tentaria lembrar-se de Como Tudo Começou. E não conseguia. Não conseguiria, claramente. Voltavam sempre cenas confusas na memória. Misturavam-se, sem cronologia, sem que ele conseguisse determinar o que teria vindo antes ou depois daquele momento em que, tão perdidamente, apaixonou-se por Beatriz.
    Voltavam principalmente duas cenas. A primeira, num aniversário, não saberia dizer de quem. Dessas festas de verão, janelas da casa todas abertas, deixando entrar uma luz bem clara que depois empalideceria aos poucos, tingindo o céu de vermelho, porque entardecia. Ele lembrava de um copo de guaraná, da saia de veludo da mãe – sempre ficava enroscado na mãe, nas festas, espiando de longe os outros, os da idade dele. Lembrava do copo de guaraná, da saia de veludo (seria verde musgo?) e do balão de gás que segurava. Então a mãe perguntou, de repente, qual a menina da festa que ele achava mais bonita. Sem precisar pensar, respondeu:
    - Beatriz.
    A mãe riu, jogou para trás os cabelos – uns cabelos dourados, que nem o guaraná e a luz de verão – e disse assim:
    - Credo, aquele estrelete?
    Anos mais tarde, não encontraria no dicionário o significado da palavra estrelete. Mas naquele momento, ali com o balão em uma das mãos, o guaraná na outra, cotovelos fincados no veludo (seria azulmarinho?) da saia da mãe, pensou primeiro em estrela. Talvez por causa do movimento dos cabelos da mãe, quando tudo brilhou, ele pensou em estrela. Uma pequena estrela. Uma estrela magrinha, meio nervosa. Beatriz tinha um pescoço longo de bailarina que a fazia mais alta que as outras meninas, e um jeito lindo de brilhar quando movia as costas muito retas, olhando adulta em volta.
    Estrelete estrelete estrelete estrelete – repetiu e repetiu até que a palavra perdesse o sentido e, reduzida a faíscas, saísse voando junto com o balão que ele soltou, escondido atrás do taquareiro. Bem na hora que o sol sumia e uma primeira estrela apareceu. Estrela-d’Alva, Vésper, Vênus, diziam. Diziam muitas coisas que ele ainda não entendia. 
A presença da vírgula na passagem “Mas acontece que ele só tinha doze anos. Ela, um a mais.” (1º§) justifica-se:
  • A pela possibilidade de separar sujeito e predicado.
  • B por indicar a omissão de um termo citado antes.
  • C por apontar um sentido de continuidade sintática.
  • D pelo isolamento de um termo de valor adverbial.
8

Leia o excerto: “fui convidado para a cerimônia de casamento de um casal de amigos” e analise as afirmativas a seguir.

I. O sujeito pode ser classificado como: oculto, elíptico, implícito ou desinencial e é recuperado na conjugação do verbo: ‘fui’, portanto, sujeito: ‘eu’.

II. “a cerimônia de casamento” é um advérbio de modo.

III. “um casal de amigos” é um advérbio próprio.
Estão corretas as afirmativas:

  • A I apenas.
  • B II apenas.
  • C III apenas.
  • D I e III apenas.
  • E II e III apenas.
9
A Era da Exploração e os alimentos


(Texto desenvolvido especificamente para este concurso. Os textos
originais estão disponíveis em Impactos da Era da Exploração
(https://www.historycrunch.com/impacts-of-exploration.html#/) e Quando
se trata de alimentos frescos, o Peru se destaca no cenário mundial
(https://nowthatslogistics.com/quando-se-trata-de-alimentos-frescos-operu-se-destaca-no-cenario-mundial/?lang=pt-br)



      A Era dos Descobrimentos, conhecida como Era da Exploração, é a definida como uma das mais relevantes épocas de exploração geográfica da história humana. Iniciada no século XV, perdurou até o século XVII.
    As descobertas feitas pelos exploradores europeus permitiram uma maior compreensão dos continentes americanos e dos povos que neles habitavam.
  Um resultado importante desse período, ______ (I. às – as) vezes esquecido, é a disseminação de novos tipos de alimentos advindo do continente americano para todo o mundo. Muitos historiadores tendem a se concentrar na descoberta de ouro e prata, bem como em novos povos. No entanto, a globalização da alimentação também foi um aspecto importante. Alguns alimentos comuns no cotidiano, padrão em muitos países modernos, originaram-se no Novo Mundo. Milho, tomate, aspargo, pimenta malagueta e batata são alguns dos exemplos mais conhecidos. Esses alimentos desempenham um papel importante tanto na alimentação quanto nas economias modernas.
    O amendoim, por exemplo, é um alimento muito conhecido no mundo todo. Grande parte dos arqueólogos acreditam que o amendoim seja um alimento básico para algumas culturas ______ (II. à – há), pelo menos, 3.500 anos. Descobriu-se que esse alimento é nativo do Peru e de outro país da América do Sul, o Brasil.
   O fato é que os marinheiros europeus levaram o amendoim para Espanha e de lá foi introduzido em outros países europeus. Hoje, ele se tornou um alimento básico da alimentação cotidiana na Europa, América do Norte, África e Ásia. Também é uma cultura comercial importante para muitos países africanos e para parte dos EUA. De fato, sem o amendoim, as economias dessas áreas seriam fortemente afetadas.
   Além do amendoim, o Peru é citado como o país de origem de outros alimentos atualmente populares. A alcachofra foi outro alimento que os exploradores trouxeram do Novo Mundo para a Europa e, atualmente, ela é um dos vegetais mais conhecidos em diversas partes do mundo. Relatórios confirmam que o Peru continua a exportar cerca de US$ 20 milhões em alcachofras por ano! A maior exportação peruana, no entanto, é a do aspargo.
    As exportações de uvas frescas, mirtilos, abacates, café e aspargos do Peru aumentaram 18% em 2021, graças à significativa demanda global por seus produtos frescos.
  Pode-se constatar que da Era da Exploração à Era da Globalização, o acesso aos alimentos ampliou-se e se espalhou pelo mundo, garantindo o desenvolvimento no país que produz os alimentos, enriquecendo sobremaneira a alimentação cotidiana e a balança comercial nos países citados e diversos outros. 
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta em referência aos alimentos mencionados.
  • A Todos são originários do Brasil.
  • B Eles são originários da África.
  • C O amendoim se originou na América do Sul.
  • D Eles perfazem as culturas mais importantes para a Espanha.
10
A Era da Exploração e os alimentos


(Texto desenvolvido especificamente para este concurso. Os textos
originais estão disponíveis em Impactos da Era da Exploração
(https://www.historycrunch.com/impacts-of-exploration.html#/) e Quando
se trata de alimentos frescos, o Peru se destaca no cenário mundial
(https://nowthatslogistics.com/quando-se-trata-de-alimentos-frescos-operu-se-destaca-no-cenario-mundial/?lang=pt-br)



      A Era dos Descobrimentos, conhecida como Era da Exploração, é a definida como uma das mais relevantes épocas de exploração geográfica da história humana. Iniciada no século XV, perdurou até o século XVII.
    As descobertas feitas pelos exploradores europeus permitiram uma maior compreensão dos continentes americanos e dos povos que neles habitavam.
  Um resultado importante desse período, ______ (I. às – as) vezes esquecido, é a disseminação de novos tipos de alimentos advindo do continente americano para todo o mundo. Muitos historiadores tendem a se concentrar na descoberta de ouro e prata, bem como em novos povos. No entanto, a globalização da alimentação também foi um aspecto importante. Alguns alimentos comuns no cotidiano, padrão em muitos países modernos, originaram-se no Novo Mundo. Milho, tomate, aspargo, pimenta malagueta e batata são alguns dos exemplos mais conhecidos. Esses alimentos desempenham um papel importante tanto na alimentação quanto nas economias modernas.
    O amendoim, por exemplo, é um alimento muito conhecido no mundo todo. Grande parte dos arqueólogos acreditam que o amendoim seja um alimento básico para algumas culturas ______ (II. à – há), pelo menos, 3.500 anos. Descobriu-se que esse alimento é nativo do Peru e de outro país da América do Sul, o Brasil.
   O fato é que os marinheiros europeus levaram o amendoim para Espanha e de lá foi introduzido em outros países europeus. Hoje, ele se tornou um alimento básico da alimentação cotidiana na Europa, América do Norte, África e Ásia. Também é uma cultura comercial importante para muitos países africanos e para parte dos EUA. De fato, sem o amendoim, as economias dessas áreas seriam fortemente afetadas.
   Além do amendoim, o Peru é citado como o país de origem de outros alimentos atualmente populares. A alcachofra foi outro alimento que os exploradores trouxeram do Novo Mundo para a Europa e, atualmente, ela é um dos vegetais mais conhecidos em diversas partes do mundo. Relatórios confirmam que o Peru continua a exportar cerca de US$ 20 milhões em alcachofras por ano! A maior exportação peruana, no entanto, é a do aspargo.
    As exportações de uvas frescas, mirtilos, abacates, café e aspargos do Peru aumentaram 18% em 2021, graças à significativa demanda global por seus produtos frescos.
  Pode-se constatar que da Era da Exploração à Era da Globalização, o acesso aos alimentos ampliou-se e se espalhou pelo mundo, garantindo o desenvolvimento no país que produz os alimentos, enriquecendo sobremaneira a alimentação cotidiana e a balança comercial nos países citados e diversos outros. 
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os exploradores europeus auxiliaram a compreender, de maneira ínfima, especificamente os povos do continente norteamericano.
( ) Os marinheiros europeus trouxeram o amendoim da Espanha para o mundo.
( ) Os povos do Mundo Novo também contribuíram com outros alimentos para a Europa, a exemplo da alcachofra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - F - F.
  • B V - V - V.
  • C F - F - F.
  • D F - F - V.

Radiologia

11
Na Incidência para Túnel do Carpo (Método de Gaynor-Hart), deve-se girar a mão inteira e o pulso cerca de 10° internamente (em direção ao lado radial). Assinale a alternativa que apresenta qual o objetivo desse posicionamento. 
  • A Para evitar a superposição do pisiforme e do hamato
  • B Para evitar a superposição do piriforme e do hamato
  • C Para evitar a superposição do pisiforme e do escafoide
  • D Para evitar a superposição do piriforme e do capitato
12
As radiografias dos membros superiores e inferiores são realizadas não só para avaliar doença ou traumatismo das estruturas ósseas, mas também para avaliar os tecidos moles associados, tais como certos acúmulos de gordura chamados de coxins gordurosos, que são faixas ou estrias gordurosas. Em alguns casos, o deslocamento de um coxim ou faixa gordurosa pode ser a única indicação de doença, lesão significativa ou fratura dentro da cápsula articular. Para que os coxins gordurosos anteriores e posteriores sejam indicadores precisos de lesão no cotovelo em perfil, assinale a alternativa que apresenta como a estrutura citada (cotovelo) deverá estar posicionado.
  • A Flexionado a 60°, em perfil verdadeiro; devem ser utilizadas técnicas de exposição adequadas para partes moles, para garantir a visualização dos coxins gordurosos
  • B Flexionado a 80°, em perfil verdadeiro; devem ser utilizadas técnicas de exposição adequadas para partes moles, para garantir a visualização dos coxins gordurosos
  • C Flexionado a 90°, em perfil verdadeiro; devem ser utilizadas técnicas de exposição adequadas para osso, para garantir a visualização dos coxins gordurosos
  • D Flexionado a 90°, em perfil verdadeiro; devem ser utilizadas técnicas de exposição adequadas para partes moles, para garantir a visualização dos coxins gordurosos
13
É importante para o profissional das técnicas radiológicas a circulação sistêmica diante de um exame de angiotomografias, sobre a infusão do contraste e a monitorização no exame tomográfico. Sobre a circulação sistêmica geral, assinale a alternativa correta quanto a circulação.
  • A Veias Cavas - Átrio direito - Ventrículo direito - Artérias pulmonares - Pulmões - Veias pulmonares - Átrio esquerdo - Ventrículo esquerdo - Aorta
  • B Veias Cavas - Átrio esquerdo - Ventrículo direito - Artérias pulmonares - Pulmões - Veias pulmonares - Átrio direito - Ventrículo esquerdo - Aorta
  • C Veias Cavas - Átrio direito - Ventrículo esquerdo - Artérias pulmonares - Pulmões - Veias pulmonares - Átrio esquerdo - Ventrículo direito - Aorta
  • D Veias Cavas - Átrio direito - Ventrículo direito - Artérias pulmonares - Pulmões - Artérias pulmonares - Átrio esquerdo - Ventrículo esquerdo - Aorta
14
O melhor método para determinar o grau de inspiração em uma incidência de Tórax (P.A), é observar o grau de deslocamento do diafragma para baixo através da contagem dos pares de costelas projetadas acima das cúpulas do diafragma. Uma regra geral para a média dos adultos é mostrar radiograficamente um número mínimo de costelas. Assinale a alternativa correta sobre elas. 
  • A No mínimo oito costelas
  • B No mínimo onze costelas
  • C No mínimo nove costelas
  • D No mínimo dez costelas
15
Assinale a alternativa que apresenta como deverá ser feito o posicionamento quando for realizar a Incidência Cotovelo (A.P) e o paciente não tolerar estender antebraço.
  • A Obter a incidência em A.P pedindo ao paciente que faça o máximo de extensão
  • B Obter duas incidências em A.P - a primeira com o antebraço paralelo ao receptor de imagem - e a segunda com o úmero paralelo ao receptor de imagem
  • C Obter duas incidências em A.P - a primeira com o antebraço paralelo ao receptor de imagem - e a segunda com o úmero paralelo ao receptor de imagem
  • D Obter a incidência em flexão máxima com angulação do raio central em 45° caudal
16
Assinale a alternativa que apresenta qual estrutura será melhor visualizada radiograficamente na incidência para cotovelo “oblíqua externa (lateral)”.
  • A Visualiza melhor o capítulo do úmero, e os epicôndilos
  • B Visualiza melhor a cabeça do rádio, e o processo olecraniano da ulna
  • C Visualiza melhor a cabeça e colo do rádio, tuberosidade radial, e o capítulo do úmero
  • D Visualiza melhor o processo coronoide da ulna, e o capítulo do úmero
17
Assinale a alternativa que apresenta o que será melhor visualizado radiograficamente na incidência para cotovelo “oblíqua interna ou (medial)”.
  • A Visualiza melhor o processo coronoide da ulna, e a tróclea em perfil
  • B Visualiza melhor a cabeça do rádio, e o processo olecraniano da ulna
  • C Visualiza melhor a cabeça da ulna, e o capítulo do úmero
  • D Visualiza melhor o processo coronoide da ulna, e o capítulo do úmero
18
O tálus é o segundo maior osso do tarso, localiza-se entre a tíbia e o calcâneo. O peso do corpo é transmitido por este osso através das importantes articulações do tornozelo. Assinale a alternativa correta sobre com quais ossos o tálus articula-se
  • A Articula-se com 3 ossos: superiormente com a tíbia e a fíbula, inferiormente com o calcâneo
  • B Articula-se com 4 ossos: superiormente com a tíbia e a fíbula, inferiormente com o cuboide, e inferiormente com o calcâneo
  • C Articula-se com 4 ossos: superiormente com a tíbia e a fíbula, inferiormente com o calcâneo, anteriormente com o cuboide
  • D Articula-se com 4 ossos: superiormente com a tíbia e a fíbula, inferiormente com o calcâneo, anteriormente com o navicular
19
As patologias envolvendo os joelhos são muito comuns: lesões, alterações ósseas, doença articular degenerativa, fraturas.
Uma rotina comum dos departamentos, e dos médicos ortopedistas é incluir a incidência Joelho em oblíquas (lateral e medial).
Assinale a alternativa que apresenta qual o critério de posicionamento radiográfico o profissional terá que ter.
  • A O grau correto de obliquidade do joelho demonstra a articulação tibiofibular proximal aberta, a cabeça e o colo da fíbula são visualizados sem superposição, e metade da patela deve ser vista livre de superposição pelo fêmur
  • B O grau correto de obliquidade do joelho demonstra a articulação femoral aberta, a cabeça e o colo da fíbula são visualizados com superposição, metade da patela deve ser vista livre de superposição pelo fêmur
  • C O grau correto de obliquidade do joelho demonstra a articulação tibiofibular proximal aberta, a cabeça e o colo da fíbula são visualizados sem superposição, e metade da patela deve ser vista livre de superposição pela tíbia
  • D O grau correto de obliquidade do joelho demonstra a articulação tibiofemoral aberta, a cabeça e o colo da fíbula são visualizados sem superposição, a patela deve estar sobreposta com o fêmur
20
Correlacione os pontos de referência com a anatomia citada: “A incisura jugular está no nível de qual corpo vertebral”. 
  • A Nível da 5ª e 6ª vértebra cervical
  • B Nível da 5ª e 6ª vértebra torácica
  • C Nível da 2ª e 3ª vértebra torácica
  • D Nível da 4ª e 5ª vértebra torácica
21
Na Incidência da coluna cervical A.P de “boca aberta”, nem os dentes da boca e nem a base do crânio devem sobrepor o processo odontoide. Assinale a alternativa que apresenta o que deverá ser feito pelo profissional das técnicas radiológicas, se os dentes incisivos superiores centrais estiverem sobrepondo o processo odontoide. 
  • A Reposicionar o paciente com uma leve hiperflexão do pescoço, ou angular o raio central ligeiramente cefálico
  • B Reposicionar o paciente com uma leve hiperextensão do pescoço, ou angular o raio central ligeiramente cefálico
  • C Reposicionar o paciente com uma leve hiperextensão do pescoço, ou angular o raio central ligeiramente caudal
  • D Reposicionar o paciente com o pescoço neutro, e angular o raio central 40°cefálico
22
Todo profissional das técnicas radiológica sabe da importância do círculo de Willis (Polígono de Willis). Assinale a alternativa que apresenta quais são as artérias ou ramificações que compõem o círculo arterial.
  • A Artéria comunicante anterior, artérias cerebrais anteriores, ramos das artérias carótidas internas, artéria comunicante posterior e artérias cerebrais posteriores
  • B Artérias cerebrais anteriores, ramos das artérias carótidas internas, artéria comunicante posterior e artérias cerebrais posteriores
  • C Artéria comunicante anterior, artérias carótidas anteriores, ramos das artérias carótidas internas, artéria comunicante posterior e artérias cerebrais posteriores
  • D Artéria comunicante anterior, artérias cerebrais anteriores, ramos das artérias cerebrais internas, artéria comunicante posterior e artérias cerebrais posteriores
23
As articulações ósseas do crânio são importantes para todo profissional das técnicas radiológicas. Assinale a alternativa que apresenta com quantos e quais ossos, cada osso parietal articula-se.
  • A 4 ossos / Frontal - Occipital - Esfenoide - Parietal oposto
  • B 2 ossos / Frontal - Parietal oposto
  • C 3 ossos / Frontal - Temporal - Occipital
  • D 5 ossos / Frontal - Occipital - Temporal - Esfenoide - Parietal oposto
24
As articulações do crânio são denominadas suturas e são classificadas comoarticulações fibrosas. Em um adulto estas suturas estão imóveis, portanto, são articulações do tipo sinartrodial. Sobre suturas do crânio, e correto afirmar que:
  • A a sutura coronal separa o osso frontal dos dois ossos parietais. A sutura sagital é a separação dos dois ossos parietais na linha média do crânio. E na parte posterior a sutura lambdoide separa os ossos parietais do osso occipital
  • B a sutura sagital separa o osso frontal dos dois ossos parietais. A sutura coronal é a separação dos dois ossos parietais na linha média do crânio. E na parte posterior a sutura lambdoide separa os ossos parietais do osso occipital.
  • C a sutura coronal separa o osso frontal dos dois ossos parietais. A sutura sagital é a separação dos dois ossos parietais na linha média do crânio. E na parte posterior a sutura lambdoide separa os ossos parietais do osso frontal
  • D a sutura coronal separa o osso frontal dos dois ossos parietais. A sutura sagital é a separação dos dois ossos temporais na linha média do crânio. E na parte posterior a sutura lambdoide separa os ossos parietais do osso occipital.
25
Assinale a alternativa que apresenta quais são os ossos que constituem a base da órbita.
  • A Osso nasal, zigomático e maxilar
  • B Osso frontal, zigomático e maxilar
  • C Osso temporal, zigomático e maxilar
  • D Osso frontal, zigomático e mandibular
26
A patologia demonstrada na incidência, coluna lombar oblíqua, são defeitos da parte interarticular (espondilose). São solicitadas a pedido médico, oblíquas direta e esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta qual a rotação deverá ser feita no paciente e qual critério radiográfico deve ser seguido.
  • A Obliquidade de 45º/ Critério: o pedículo(olho do cachorrinho) será visualizado lateral ao corpo vertebral
  • B Obliquidade de 35º/ Critério: o pedículo(olho do cachorrinho) será visualizado anterior ao corpo vertebral
  • C Obliquidade de 45º/ Critério: o pedículo(olho do cachorrinho) será visualizado próximo do centro do corpo vertebral
  • D Obliquidade de 35º/ Critério: o pedículo(olho do cachorrinho) será visualizado posterior ao corpo vertebral
27
Assinale a alternativa que apresenta quais são os sete ossos que compõem cada órbita, sendo três ossos cranianos e quatro ossos faciais. 
  • A Temporal - Maxilar - Esfenoide - Zigomático - Etmoide - Lacrimal - Palatino
  • B Frontal - Maxilar - Esfenoide - Zigomático - Etmoide - Lacrimal - Palatino
  • C Frontal - Maxilar - Esfenoide - Mandíbula - Etmoide - Lacrimal - Palatino
  • D Frontal - Maxilar - Esfenoide - Zigomático - Etmoide - Lacrimal - Nasal
28
Em relação a radiologia digital, assinale a alternativa correta.
  • A PACS é um sistema que proporciona o armazenamento e comunicação de imagens geradas por equipamentos médicos que trabalham com imagens originadas em equipamentos radiodiagnósticos
  • B PACS é um sistema de gestão com módulos de agendamento e financeiro voltados para as necessidades administrativas de hospitais
  • C PACS é um conjunto de normas criado para garantir a troca e o armazenamento seguro das imagens radiológicas entre profissionais dedicados a área médica
  • D PACS é um sistema de diagnóstico por imagem que quando realizados em conjunto são muito eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos
29
Assinale a alternativa que apresenta quais os fatores que deveram ser utilizados para avaliar a qualidade da imagem digital. 
  • A Brilho - Densidade óssea - Resolução espacial - Distorção - Indicador de exposição - Ruído
  • B Brilho - Resolução do contraste - Resolução espacial - Distorção - Indicador de exposição - Distância Objeto Filme
  • C Brilho - Resolução do contraste - Resolução espacial - Distorção - Indicador de exposição - Ruído
  • D Brilho - Resolução do fixador e revelador - Resolução espacial - Distorção - Indicador de exposição - Ruído
30
Em relação aos fatores que deveram ser utilizados para avaliar a qualidade da imagem digital, assinale alternativa sobre “RUÍDO”.
  • A O ruído é definido por um valor numérico que representa a exposição que o receptor de imagem recebeu
  • B O ruído é definido pela representação errônea do tamanho do objeto ou forma como projetado na mídia gravadora radiográfica
  • C O ruído é definido pela falta de nitidez gravada ou detalhe das estruturas na imagem
  • D O ruído é definido como um distúrbio aleatório que obscurece ou reduz a claridade

Raciocínio Lógico

31
Se a correspondência foi enviada e o prazo foi cumprido, então o gerente ficou satisfeito se, e somente se, a correspondência chegou ao destino ou a tarefa foi realizada.
De acordo com a frase acima, o total de proposições simples é igual a:
  • A 3
  • B 4
  • C 5
  • D 2
  • E 6
32
Um conjunto A tem 5 elementos distintos e um conjunto B tem 6 elementos distintos. Nessas condições, a única alternativa incorreta, é:
  • A Se os conjuntos A e B forem disjuntos, então a união entre eles possui 11 elementos
  • B Se os conjuntos A e B forem disjuntos, então a intersecção entre eles possui 0 (zero) elementos
  • C Se os conjuntos A e B tiverem três elementos comuns, então a união entre eles terá 8 elementos
  • D Se os conjuntos forem disjuntos, então a diferença entre os conjuntos A e B, nessa ordem, terá 5 elementos
  • E Se os conjuntos forem disjuntos, então a diferença entre os conjuntos B e A, nessa ordem, terá somente 1 elemento
33
Assinale a alternativa que representa uma equivalência da proposição lógica “Se Ana trabalhou, então foi remunerada pelos seus serviços prestados”.
  • A Ana trabalhou ou não foi remunerada pelos seus serviços prestados
  • B Ana não trabalhou ou não foi remunerada pelos seus serviços prestados
  • C Ana não trabalhou e não foi remunerada pelos seus serviços prestados
  • D Ana não trabalhou ou foi remunerada pelos seus serviços prestados
34
De acordo com a definição de valor lógico dos conectivos lógicos é correto afirmar que:
  • A Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico do condicional entre as proposições é falso
  • B Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico do bicondicional entre as proposições é falso
  • C Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico da conjunção entre as proposições é verdade
  • D Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico da disjunção entre as proposições é verdade
  • E Se os valores lógicos de duas proposições forem falsos, então o valor lógico do condicional entre as proposições é verdade
35
Se o total de multas aplicadas por um órgão ambiental é o mesmo que o total de elementos da operação A – B, onde A = {1,2,3,4,5,7,8} e B = {3,5,6,7,9}, então o total de multas aplicadas foi:
  • A 2
  • B 3
  • C 4
  • D 5
  • E 6
36
Sabendo que todo médico é formado e que todo formado é brasileiro, podemos afirmar que: 
  • A Todo brasileiro é formado
  • B Todo brasileiro é médico
  • C Pode haver médico que não é brasileiro
  • D Pode haver brasileiro que é médico
  • E Não pode haver brasileiro que não é formado
37
Uma empresa irá contemplar três de seus funcionários que mais venderem seus produtos no mês de Outubro. Se o prêmio para cada um dos três ganhadores for o mesmo e se oito funcionários irão participar, então o total de resultados possíveis para os três premiados é igual a:
  • A 56
  • B 336
  • C 168
  • D 72
  • E 112
38
O diagrama lógico que representa a seguinte proposição: "Todos os gatos são mamíferos, mas nem todos os mamíferos são gatos", pode ser representado por meio de um Diagrama de Venn. Nesse diagrama, o conjunto dos gatos é representado sem sombreamento. Portanto, o diagrama correspondente seria:
  • A um círculo menor contido em um maior, com o maior sombreado
  • B dois círculos que se interceptam, com a diferença sombreada
  • C três círculos que se interceptam, com a interseção dos três sombreada
  • D um círculo menor contido em um maior, com o menor sombreado
  • E dois círculos que se interceptam, com a interseção sombreada
39
Dada a sequência numérica: 4, 9, x, 25, 36, … o valor de x será devidamente determinado por meio de uma análise cuidadosa dos termos anteriores e da aplicação de um padrão ou relação específica existente entre eles. Portanto, o valor de x será:
  • A 13
  • B 17
  • C 14
  • D 18
  • E 16
40
Considere a seguinte sequência de números: - 1, 3, -5, 7, … Com base nesse padrão, pode-se afirmar que o próximo número que deve aparecer na sequência será:
  • A -2
  • B 9
  • C 8
  • D -9
  • E -11