Resolver o Simulado Médico - Terapia Intensiva - Fundação CETREDE - Nível Superior

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Psiquiatria

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Em relação ao Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), analise os itens a seguir.

I. Genética, idade dos primeiros sintomas e temperamento são marcadores ou fatores de risco associados ao TOD.

II. Há evidências científicas de que o tratamento medicamentoso em crianças sem comorbidade seja eficaz para o tratamento de TOD.

III. Treinamento de Manejo Parental constitui uma das formas de tratamento do TOD.

IV. Crianças e adolescentes com TOD possuem risco aumentado para problemas de controle de impulsos, abuso de substâncias, ansiedade e depressão.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I e IV, apenas
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Condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto da mente, caracterizado pelo comprometimento de habilidades manifestadas durante o período de desenvolvimento, que contribuem para o nível global de inteligência, isto é, cognitivas, de linguagem, motoras e habilidades sociais.

O fragmento define o Transtorno
  • A do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
  • B do Desenvolvimento Intelectual.
  • C Neurocognitivo Maior.
  • D do Espectro Autista.
  • E Específico da Aprendizagem.
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Acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), analise as afirmativas a seguir.

I. A bupropiona é um medicamento indicado como padrãoouro para tratamento do TDAH.
II. O metilfenidato é um medicamento estimulante utilizado amplamente no tratamento do TDAH.
III. O TDAH está associado à afetividade negativa e/ou à maior busca por novidades.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
4

De acordo com o DSM-5, o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) é caracterizado como uma reação anormal a uma separação, real ou imaginária, de um ente bem próximo, e que interfere significativamente nas atividades diárias e no desenvolvimento do indivíduo.
A partir disso, analise os itens a seguir.

I. É o transtorno de ansiedade mais prevalente em crianças com menos de 12 anos.

II. O início do TAS pode ocorrer em idade pré-escolar e em qualquer momento durante a infância e mais comumente na adolescência.

III. É comum em indivíduos com TAS pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
5

Um tique é um movimento motor ou vocalização repentino, rápido, recorrente e não ritmado.

Em relação aos Transtornos de Tique, a enunciação de palavras socialmente inaceitáveis, incluindo obscenidades ou calúnias étnicas, raciais ou religiosas refere-se à

  • A coprolalia.
  • B ecopraxia.
  • C ecolalia.
  • D palilalia.
  • E copropraxia.
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O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) baseia-se em déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
A gravidade do transtorno baseia-se em prejuízos nessas duas áreas.
Sobre os especificadores de gravidade do TEA, analise os itens a seguir.

I. A gravidade pode variar de acordo com o contexto ou oscilar com o tempo.
II. As categorias descritivas de gravidade devem ser usadas para determinar a escolha e a provisão de serviços.
III. Exemplos das descrições específicas de “comprometimento da linguagem concomitante” podem incluir fala telegráfica.
IV. O especificador “associado a alguma condição médica ou genética conhecida ou a fator ambiental” deve ser usado quando a pessoa tem alguma doença genética conhecida.
V. Não há necessidade de observar outras condições do neuro desenvolvimento, mentais ou comportamentais.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e V, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I, IV e V, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.
  • E II e V, apenas.
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Acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), assinale a afirmativa correta.

  • A As características comportamentais do TEA tornam-se evidentes na primeira infância, com alguns casos apresentando falta de interesse em interações sociais no primeiro ano de vida.
  • B A perda de habilidades, além da comunicação social, é comum e não necessita de investigação médica ampla.
  • C A avaliação para TEA raramente considera um diagnóstico de surdez.
  • D Os padrões restritos e repetitivos de comportamento são fáceis de serem avaliados em pré-escolares.
  • E O TEA é um transtorno degenerativo, dessa forma, a aprendizagem e a compensação estão comprometidas ao longo da vida.
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Adolescente de 17 anos do sexo masculino comparece ao ambulatório de psiquiatria da infância e adolescência levado pela mãe, com queixa de falta de atenção e concentração nos estudos, de início, há um ano.
Durante avaliação, o adolescente relata que não pode se concentrar nos estudos, pois não tem permissão para isso e que vivemos em um jogo comandado por uma veia na sua cabeça que dita as regras do que ele deve seguir.
Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem uma gama de disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais, mas nenhum sintoma é patognomônico do transtorno. O diagnóstico envolve o reconhecimento de um conjunto de sinais e sintomas associados a um funcionamento profissional ou social prejudicado.

Acerca da esquizofrenia, assinale a afirmativa correta.

  • A As características psicóticas da esquizofrenia costumam surgir entre o fim da adolescência e meados dos 30 anos, sendo bastante frequente o início antes da adolescência.
  • B Na esquizofrenia é mais comum o início abrupto ou insidioso.
  • C A idade mais precoce de início é tradicionalmente vista como preditor de pior prognóstico.
  • D O prejuízo cognitivo é raro e as alterações na cognição não estão presentes durante o desenvolvimento.
  • E Os sintomas psicóticos permanecem estáveis ao longo da vida.
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Ao se encontrarem com outros indivíduos em interações sociais, as crianças com mutismo seletivo não iniciam a conversa ou respondem, reciprocamente, quando os outros falam com elas. O fracasso na fala ocorre em interações sociais com crianças ou adultos.
As crianças com mutismo seletivo falarão na sua casa na presença de membros da família imediata, mas com frequência não o farão nem mesmo diante de amigos próximos ou parentes de segundo grau, como avós ou primos.
A respeito do mutismo seletivo, é correto afirmar que

  • A o fracasso na fala não interfere na comunicação social, pois as crianças com esse transtorno utilizam meios não verbais de comunicação.
  • B o início do mutismo seletivo é habitualmente antes dos 5 anos de idade.
  • C não há relação entre mutismo seletivo e transtornos de ansiedade.
  • D o mutismo seletivo é um transtorno comum entre crianças e adolescentes.
  • E à medida que as crianças com mutismo seletivo crescem, diminui o isolamento social.
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Os transtornos da eliminação envolvem a eliminação inapropriada de urina ou fezes e são habitualmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência. Esse grupo de transtornos inclui enurese, a eliminação repetida de urina em locais inapropriados, e a encoprese, a eliminação repetida de fezes em locais inapropriados.

A respeito da enurese, é correto afirmar que

  • A na enurese diurna é raro a criança adiar a micção.
  • B é raro a criança com enurese ter infecções do trato urinário.
  • C a enurese noturna raramente ocorre durante o sono REM.
  • D dois tipos de curso de enurese foram descritos: um tipo “primário”, no qual a perda de urina acontece à noite, e um “secundário”, no qual a perda de urina ocorre durante o dia.
  • E o evento enurético ocorre mais comumente no início da tarde nos dias escolares e pode estar associado a sintomas de comportamento disruptivo.
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Os transtornos da eliminação envolvem a eliminação inapropriada de urina ou fezes e são habitualmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência. Esse grupo de transtornos inclui enurese, a eliminação repetida de urina em locais inapropriados, e encoprese, a eliminação repetida de fezes em locais inapropriados.
Acerca da encoprese, é correto afirmar que

  • A a encoprese com constipação e incontinência por extravasamento é um subtipo diagnóstico do transtorno.
  • B para o diagnóstico de encoprese, é preciso que o evento ocorra, no mínimo, uma vez a cada dois meses durante, pelo menos, seis meses.
  • C a constipação não tem relação com razões psicológicas.
  • D a consistência das fezes dos indivíduos com encoprese é sempre líquida.
  • E a perda de fezes na encoprese é sempre involuntária.
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Com relação ao Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A característica central do Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor é a irritabilidade crônica grave.
( ) O início do transtorno deve ser antes dos 10 anos, e o diagnóstico não deve ser aplicado a crianças com uma idade desenvolvimental de menos de 6 anos.
( ) O humor irritável ou zangado não é característico da criança com Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B V – F – V.
  • C V – V – V.
  • D F – F – F.
  • E V – V – F.
13

Acerca da fobia específica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Aproximadamente 50% dos indivíduos com Fobia Específica temem mais de uma situação ou objeto.
( ) As taxas de prevalência da fobia específica são altas em indivíduos mais velhos.
( ) A idade média para o início do transtorno é de 6 anos.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A V – F – F.
  • B V – V – F.
  • C F – V – V.
  • D F – F – F.
  • E V – F – V.
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Relacione os transtornos de ansiedade às afirmativas correspondentes.
1. Transtorno de Ansiedade Social 2. Transtorno de Pânico 3. Agorafobia 4. Transtorno de Ansiedade Generalizada

( ) A característica essencial do transtorno é um medo ou uma ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros. Em crianças, o medo ou a ansiedade devem ocorrer em contextos com os pares, e não apenas durante interações com adultos.

( ) As características essenciais do transtorno são a ansiedade e a preocupação excessivas acerca de diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e da preocupação são desproporcionais à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado.

( ) A característica essencial do transtorno é o medo ou a ansiedade acentuados ou intensos desencadeados pela exposição real ou prevista a diversas situações.

( ) Indivíduos do sexo feminino são afetados mais frequentemente por esse transtorno do que os do masculino, em uma razão em torno de 2:1. A diferenciação de gênero ocorre na adolescência e já é observável antes dos 14 anos de idade.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3 – 4.
  • B 2 – 3 – 4 – 1.
  • C 1 – 4 – 3 – 2.
  • D 4 – 3 – 1 – 2.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.
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Acerca do Transtorno de Insônia, é correto afirmar que

  • A a característica essencial do transtorno de insônia é a insatisfação com a quantidade ou a qualidade do sono e queixas de dificuldade para acordar.
  • B as queixas de sono não são acompanhadas de sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
  • C a perturbação do sono ocorre apenas de forma independente, não estando associada a outro transtorno mental ou condição médica.
  • D diferentes manifestações de insônia podem ocorrer em horários distintos do período de sono, sendo dividido em insônia inicial e insônia terminal.
  • E o transtorno de insônia envolve prejuízos estruturais ou funcionais durante o dia, assim como dificuldades para conciliar o sono durante a noite.
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Pacientes com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam alexitimia.


Sobre a alexitimia, assinale a afirmativa correta. 

  • A Caracteriza-se pela dificuldade de descrever ou de reconhecer as próprias emoções.
  • B Caracteriza-se pela perda de interesse em atividades prazerosas
  • C Trata-se de uma variável do humor irritável, podendo também ocorrer em episódios de mania.
  • D É um tipo de humor persistentemente deprimido, contudo de menor intensidade.
  • E Trata-se de uma variável do humor expansivo
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Estudos com gêmeos indicam que a taxa de concordância para diagnóstico de esquizofrenia em gêmeos monozigóticos é de

  • A 10%.
  • B 15%.
  • C 30%.
  • D 50%.
  • E 75%.
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Assinale a opção que indica o fator associado a maior probabilidade de tentativa de suicídio.

  • A sexo feminino.
  • B divórcio recente.
  • C abuso de álcool.
  • D demissão recente.
  • E tentativa prévia de suicídio.
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Analise as afirmativas a seguir.

I. Koro é a crença de que os próprios genitais estão se retraindo para dentro do corpo, causando grande angústia ao indivíduo.

II. Na Síndrome de Ekbom há a convicção de que parasitas ou pequenos insetos estão se arrastando sob a pele.

III. Na Síndrome de Fregoli há crença que pessoas de seu convívio foram trocadas por sósias.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Francês

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Lisez le texte ci-dessous et répondez à la question

Texte 1

Rappelle-toi Barbara

Il pleuvait sans cesse sur Brest ce jour-là

Et tu marchais souriante

Épanouie ravie ruisselante

Sous la pluie

Rappelle-toi Barbara

Il pleuvait sans cesse sur Brest

Et je t'ai croisée rue de Siam

Tu souriais

Et moi je souriais de même

Rappelle-toi Barbara

Toi que je ne connaissais pas

Toi qui ne me connaissais pas

Rappelle-toi

Rappelle-toi quand même ce jour-là

N'oublie pas

Un homme sous un porche s'abritait

Et il a crié ton nom

Barbara

Et tu as couru vers lui sous la pluie

Ruisselante ravie épanouie

Et tu t'es jetée dans ses bras

Rappelle-toi Barbara

Et ne m'en veux pas si je te tutoie

Je dis tu à tous ceux que j'aime

Même si je ne les ai vus qu'une seule fois

Je dis tu à tous ceux qui s'aiment

Même si je ne les connais pas

Rappelle-toi Barbara

N'oublie pas

Cette pluie sage et heureuse

Sur ton visage heureux

Sur cette ville heureuse

Cette pluie sur la mer

Sur l'arsenal

Sur le bateau d'Ouessant

Oh Barbara

Quelle connerie la guerre

Qu'es-tu devenue maintenant

Sous cette pluie de fer

De feu d'acier de sang

Et celui qui te serrait dans ses bras

Amoureusement

Est-il mort disparu ou bien encore vivant

Oh Barbara

Il pleut sans cesse sur Brest

Comme il pleuvait avant

Mais ce n'est plus pareil et tout est abimé

C'est une pluie de deuil terrible et désolée

Ce n'est même plus l'orage

De fer d'acier de sang

Tout simplement des nuages

Qui crèvent comme des chiens

Des chiens qui disparaissent

Au fil de l'eau sur Brest

Et vont pourrir au loin

Au loin très loin de Brest

Dont il ne reste rien.

Jacques PRÉVERT: Barbara, Paroles. Éditions Gallimard, 1972.

À propos du texte, cochez vrai ou faux.

( ) Il s’agit d’un sonnet écrit dans un style formel avec des répétitions et des reprises.

( ) On retrouve un refrain par lequel le poète s'adresse à un endroit.

( ) Le dernier mot du texte («rien») illustre la gradation descendante vers l’anéantissement absolu.

( ) Les anaphores traduisent l’insistance du poète sur la nécessité d’oublier le passé.

Cochez la bonne suite ordonnée.

  • A V - V - F - V
  • B V - F - V - F
  • C F - F - V - F
  • D F - F - V - V