Resolver o Simulado Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Professor (40H) - FUNDATEC - Nível Superior

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Pedagogia

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Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.

  • A Ministério da Educação.
  • B Sistema Educacional Brasileiro.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
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De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, é INCORRETO afirmar que o ensino será ministrado com base no princípio da:

  • A Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • B Singularidade de ideias e de concepções pedagógicas.
  • C Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • D Consideração com a diversidade étnico-racial.
  • E Valorização da experiência extraescolar.
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Considerando as práticas de leitura de textos em língua inglesa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os objetos do conhecimento às suas respectivas habilidades.
Coluna 1
1. Hipóteses sobre a finalidade de um texto. 2. Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning). 3. Construção de repertório lexical e autonomia leitora. 4. Partilha de leitura, com mediação do professor.
Coluna 1
( ) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line).
( ) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
( ) Com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas, supor os objetivos comunicativos do texto em língua inglesa.
( ) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 3 – 4 – 2 – 1.
  • B 4 – 3 – 2 – 1.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 1 – 2 – 4 – 3.
  • E 2 – 1 – 3 – 4.
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A BNCC prevê, para o eixo da Dimensão Intercultural do trabalho com a Língua Inglesa, o seguinte: “Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos”. Sobre o assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma habilidade que se relacione com o desenvolvimento desse eixo.

  • A Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
  • B Utilizar, de modo preciso, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades, de modo a conseguir dominar essa forma gramatical de maneira aproximada ao falante nativo.
  • C Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.
  • D Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
  • E Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
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Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do conceito de multiletramentos.

  • A O conceito de letramentos (múltiplos), que não faz senão apontar para a multiplicidade e variedade das práticas letradas, valorizadas ou não nas sociedades em geral, é diferente do de multiletramentos.
  • B O conceito de multiletramentos aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossa sociedade, principalmente urbana, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica.
  • C O que hoje vemos à nossa volta são produções letradas em efetiva circulação social, como um conjunto de textos híbridos de diferentes letramentos (vernaculares e dominantes), de diferentes campos (ditos “popular/de massa/erudito”), desde sempre híbridos, caracterizados por um processo de escolha pessoal e política.
  • D A visão dessencializada de cultura(s) proposta pelos multiletramentos permite que ela seja escrita com letra maiúscula, “A Cultura”, pois não se supõe, aqui, simplesmente, a divisão entre culto/inculto ou civilização/barbárie, tão cara à escola da modernidade. O que se supõe é o pensamento com base em pares antitéticos de cultura que garanta que não haja esse mecanicismo dicotômico.
  • E Para descolecionar os “monumentos” patrimoniais escolares, pela introdução de novos e outros gêneros de discurso, são requeridas uma nova ética e novas estéticas. Uma nova ética que não se baseie tanto na propriedade (de direitos de autor, de rendimentos que se dissolveram na navegação livre na web), mas no diálogo entre novos interpretantes.
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Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da pedagogia dos multiletramentos e dos textos multimodais.

  • A Uma simples transposição do modelo de educação do livro-texto para uma nova mídia de demonstração já caracteriza textos multimodais aos quais se aplicam multiletramentos.
  • B No espaço digital, a autoria confronta diariamente com a apropriação: leitor e autor nunca interagiram de maneira tão intensa, e os espaços de produção são cada vez mais interativos e colaborativos.
  • C Os ambientes colaborativos de aprendizagem parecem se restringir ao universo virtual, com a escola ficando à parte. Mesmo assim, as salas de aula seriam excelentes espaços para a construção de múltiplos textos e linguagens, com múltiplos significados e modos de significar.
  • D A presença das tecnologias digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades de expressão e comunicação. Cada vez mais, elas fazem parte do nosso cotidiano e, assim como a tecnologia da escrita, também devem ser adquiridas.
  • E O trabalho escolar pode ter início no conceito ou no texto conhecido: ele será desconstruído e reconstruído; a reconstrução será hipermodal, na medida em que as conexões forem feitas e os conhecimentos se interligarem.
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Os professores de matemática têm buscado novas formas e maneiras de ensinar matemática. As tendências acompanham o desenvolvimento e necessidades da geração que está atualmente em sala de aula. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Cabe ao professor o saber absoluto.
  • B O diálogo e o respeito entre professor e aluno são essenciais para o aprendizado.
  • C Cabe ao professor incentivar a pesquisa e dar sentido ao que está ensinando.
  • D O aluno deve ser incentivado a buscar respostas de maneira a ser protagonista no seu processo de aprendizagem.
  • E O ensino da matemática deve estar conectado com a realidade do aluno e seu contexto cultural.
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Segundo D'Ambrósio (2013), são dimensões da etnomatemática, EXCETO:

  • A Conceitual.
  • B Histórica.
  • C Política.
  • D Educacional.
  • E Econômica.
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Sobre o exercício feito por D'Ambrósio (2001) a fim de definir etnomatemática, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Caracteriza a etnomatemática como uma “metadefinição etimológica”.
  • B Determina que a história da matemática é um processo natural.
  • C Faz elaborações sobre as etnos, os matemas e as ticas na tentativa de entender o ciclo do conhecimento.
  • D Considera que nessa dinâmica cultural não existe uma história da matemática como um processo, mas como um registro seletivo dos fatos e das práticas que serviram para essa apropriação.
  • E Faz um estudo etimológico da palavra etnomatemática.
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A aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Física é uma prática prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC (2018), é importante que os estudantes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e ética, visando se comunicar, acessar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva. Nesse contexto, o professor desempenha o papel de mediador, auxiliando os alunos nos melhores usos possíveis das TICs, mesmo sem necessariamente possuir conhecimento técnico específico sobre as ferramentas disponíveis. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os recursos tecnológicos às suas respectivas descrições.
Coluna 1
1. Chatbots como ferramentas de interação. 2. Realidade virtual e aumentada. 3. Microlearning e mobile learning. 4. Gamificação.
Coluna 2
( ) Recursos que utilizam tecnologias imersivas para criar ambientes virtuais que ampliam a percepção sensorial e permitem uma experiência mais realista e interativa.
( ) Abordagem que transforma o processo educacional em uma jornada lúdica e desafiadora, incorporando elementos de jogos, como pontuação, desafios e recompensas, para engajar e motivar os estudantes.
( ) Estratégias de aprendizado que dividem o conteúdo em pequenas unidades, facilitando o acesso rápido e objetivo por meio de pílulas de conhecimento de curta duração e adaptadas ao uso em dispositivos móveis.
( ) Robôs virtuais que utilizam inteligência artificial para interagir com os alunos, respondendo a dúvidas, oferecendo suporte e fornecendo informações relevantes de forma automatizada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 4 – 1 – 3.
  • B 1 – 3 – 2 – 4.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 3 – 1 – 4 – 2.
  • E 2 – 4 – 3 – 1.
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Carl Ransom Rogers, um psicólogo norte-americano, desenvolveu uma terapia centrada no cliente, enfatizando a importância da relação de confiança para que o paciente alcance autonomia em seu processo de cura. Para Rogers, o que é ensinado difere do que é aprendido, devido à complexidade das necessidades dos alunos e à evolução da sociedade. Para ele, as relações interpessoais são mais relevantes do que materiais ou domínio de conteúdo, e o professor deve ser autêntico e acolhedor, aceitando cada aluno como único. Analise as seguintes assertivas a respeito dos princípios na teoria de Rogers, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A aprendizagem significante (modificações no comportamento, na orientação da ação, nas atitudes ou na personalidade) ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como relevante para seus próprios objetivos.

( ) A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu e na percepção de si mesmo é libertadora e tende a gerar aceitação.

( ) As aprendizagens que ameaçam o eu são mais facilmente percebidas e assimiladas quanto maiores forem as ameaças externas.

( ) A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – V – F – V.
  • E V – V – F – V.
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A BNCC é um documento normativo que estabelece as aprendizagens essenciais para a Educação Básica, buscando garantir a qualidade da educação no país. Na área de Ciências da Natureza, no ensino médio, a BNCC promove o letramento científico, envolvendo Biologia, Física e Química, com competências que vão além dos conteúdos conceituais. Ela valoriza a contextualização social, cultural e ambiental dos conhecimentos, bem como a contextualização histórica da ciência e tecnologia. O objetivo é desenvolver o pensamento científico dos estudantes, estimulando o protagonismo, a abordagem investigativa e a apropriação de linguagens próprias da área para que se tornem cidadãos críticos e responsáveis em relação a questões científicas e tecnológicas. Sobre a BNCC para a etapa do Ensino Médio, analise as assertivas abaixo:
I. A competência específica 1 trata da análise de fenômenos naturais e processos tecnológicos com base nas interações entre matéria e energia, buscando propor ações que aprimorem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
II. A competência específica 2 trata da construção de argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis visando negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
III. A competência específica 3 trata da investigação de situações-problema e avaliação de aplicações do conhecimento científico e tecnológico no mundo, propondo soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicando suas descobertas e conclusões a públicos variados, utilizando procedimentos e linguagens próprias das Ciências da Natureza.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
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Nos estudos de Piaget, na obra Seis estudos de psicologia (1999), encontram-se quatro fases do desenvolvimento, com suas respectivas características. Considerando esse tema de pesquisa do autor, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada fase do desenvolvimento às suas características.
Coluna 1
1. Sensório motor. 2. Pré-operacional. 3. Operacional concreto. 4. Operacional formal.
Coluna 2
( ) Formulação de hipóteses, pensamento lógico e abstrato.
( ) Capacidade de empatia, compreensão matemática, foco no presente, estabelecimento de relações entre conceitos aprendidos.
( ) Aprendizado explorando e administrando reflexos, movimentos e sensações.
( ) Domínio da linguagem, egocentrismo, confusão entre realidade e fantasia, pensamento intuitivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3 – 4.
  • B 2 – 3 – 4 – 1.
  • C 3 – 1 – 2 – 4.
  • D 4 – 3 – 1 – 2.
  • E 4 – 1 – 2 – 3.
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Na realização do trabalho docente em âmbito escolar, se faz necessária a produção de documentos que esclareçam para a gestão escolar os objetivos do docente para as turmas em que irá trabalhar, os conteúdos, a metodologia e os procedimentos e instrumentos avaliativos. Entre esses documentos, encontram-se o plano de ensino e os planos de aula. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada plano às suas características.
Coluna 1
1. Plano de ensino. 2. Plano de aula.
Coluna 2
( ) Objetivo geral da disciplina.
( ) Conteúdos gerais a serem ministrados ao longo do período planejado.
( ) Objetivo para uma aula específica.
( ) Metodologia de exposição de um conteúdo específico, contendo as atividades a serem realizadas em caráter progressivo de complexidade.
( ) Conteúdo a ser ministrado em uma aula.
( ) Exposição do processo avaliativo da disciplina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • B 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1.
  • C 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2.
  • D 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 1.
  • E 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1.
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Conforme preceitua a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais devem concorrer para assegurar aos discentes o desenvolvimento de um conjunto de dez competências gerais. Considerando o exposto no documento, a definição de competência é:

  • A A mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
  • B A mobilização de atitudes, ações (práticas, cognitivas e socioemocionais) e conceitos para resolver demandas simples da vida cotidiana e do pleno exercício do mundo do trabalho.
  • C A articulação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas simples da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
  • D A articulação de conhecimentos (práticos, cognitivos e socioemocionais), habilidades (conceitos e procedimentos) e ações para resolver demandas complexas no mundo do trabalho.
  • E A mobilização de habilidades (definições e atitudes), ações (práticas, cognitivas e socioemocionais) e valores para resolver situações complexas do exercício da cidadania e do campo profissional.
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Conforme exposto no Artigo 35 da Lei nº 9.394/1996, o Ensino Médio, como etapa final da Educação Básica, terá duração mínima de três anos. São finalidades dessa etapa da Educação Básica, em conformidade com o que consta na referida lei, EXCETO:

  • A A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • B A inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional.
  • C O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • D A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
  • E A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
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Na BNCC, para a estruturação do esporte como um conteúdo a ser trabalhado nas aulas de educação física, é utilizado um modelo de classificação com base na lógica interna, assumindo como referência os critérios de interação com o adversário, a cooperação, o desempenho motor e os objetivos táticos da ação. Nesse documento, é apresentado um conjunto de categorias de esportes a fim de contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos em âmbito escolar. Assinale a alternativa que apresenta as sete categorias esportivas conforme listadas na BNCC.

  • A Marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial, combate.
  • B Marca, ritmo, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial, combate.
  • C Marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, gestualidade, invasão ou territorial, combate.
  • D Marca, precisão, tiro, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial, combate.
  • E Marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, alvo, invasão ou territorial, combate.
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No desenvolvimento do trabalho com a educação física em âmbito escolar, se faz necessária a organização de um conjunto de elementos prévios ao exercício docente. Inicialmente, é preciso que se escolham quais os objetivos para cada turma e, a partir deles, se abrem as condições para a escolha dos conteúdos e o método de exposição ao longo das aulas. Para que se verifique se os objetivos foram alcançados, é pertinente que se eleja um procedimento avaliativo, que se traduz em um conjunto de instrumentos avaliativos. Entre as inúmeras possibilidades de organização do processo avaliativo, aquela que se realiza no início do processo letivo a fim de verificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre o conteúdo a ser ministrado é denominada de:

  • A Avaliação formativa.
  • B Avaliação tradicional.
  • C Avaliação diagnóstica.
  • D Avaliação tecnicista.
  • E Autoavaliação.
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O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) está presente nas diversas instituições educacionais do país. Raro é encontrar uma sala de aula sem alguma criança ou adolescente que apresente essas características. Por isso, o reconhecimento precoce através do professor ou da família contribui para um diagnóstico mais rápido e preciso. De acordo com Facion (2013): “Podemos considerar que uma criança tem TDAH do tipo DESATENTO quando ela apresenta ______ ou mais sintomas de desatenção – persistentes por mais de _____ meses – em uma intensidade que prejudique seu desenvolvimento”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A sete – três
  • B três – seis
  • C seis – seis
  • D dez – quatro
  • E cinco – cinco
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A respeito dos marcos legais apresentados na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as assertivas abaixo:
I. A partir do ano de 1942, o Ministro da Educação, Gustavo Capanema, dá início à publicação de vários decretos-lei, sendo um deles para a criação de “classes especiais” voltadas para estudantes com deficiências mentais dentro dos sistemas já existentes.
II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da lei que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024/1961, que aponta o direito dos “excepcionais” à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.
III. A Lei nº 5.692/1971 altera a LDBEN de 1961 ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”.
IV. Em 1973, o MEC cria o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), responsável pela gerência da educação especial no Brasil, impulsionando ações educacionais configuradas por campanhas assistenciais e ações isoladas do Estado.

Quais estão corretas?

  • A Apenas IV.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Atualidades

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Conforme noticiado pelo jornal G1 em 30/05/2023, o primeiro registro da doença no Brasil aconteceu no dia 15 de maio, em aves silvestres. Nenhum brasileiro contraiu a doença. Em 20 anos, 874 pessoas se contaminaram no mundo, e metade delas morreu. Até agora, houve 13 focos de infecção de H5N1 em aves de espécies migratórias e silvestres (que vivem na natureza). O foco, neste momento, é evitar que o H5N1 chegue aos aviários do Brasil, que é o principal exportador de carne de frango do mundo, e o segundo maior produtor global, atrás dos EUA. Trata-se de uma doença que se espalha rapidamente entre os pássaros. De 2005 a 2023, mais de 400 milhões de aves domésticas foram sacrificadas em países da África, Ásia e Pacífico, Américas, Europa e Oriente Médio. O trecho acima refere-se à doença: 

  • A Gripe Aviária.
  • B Influenza.
  • C Salmonelose.
  • D Psitacose.
  • E Criptococose.
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Leia a seguinte notícia: O presidente da Venezuela desembarcou em Brasília na noite desse domingo (28/05), para participar do encontro de presidentes de países da América do Sul. Nas redes sociais, o presidente venezuelano agradeceu “a calorosa acolhida” e citou o desenvolvimento de uma agenda diplomática que reforce “a união dos povos do continente”. O encontro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os dois mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta, está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares. (Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/, 29/05/2023). Quem é o atual presidente da Venezuela? 

  • A Alberto Ángel Fernández.
  • B Evo Morales.
  • C Gabriel Boric.
  • D Hugo Chávez.
  • E Nicolás Maduro.
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Um vídeo que viralizou na internet mostra três estudantes de uma universidade particular de Bauru (SP) debochando de uma mulher que também estuda na instituição pelo fato de ela ter "40 anos". A estudante, que na verdade está prestes a completar 45 anos, está no primeiro ano de Biomedicina. Na postagem, uma das universitárias aparece gravando um vídeo para uma rede social enquanto conversa com as outras duas, afirmando que a mulher estaria velha para estar na universidade. "Ela deveria se aposentar", comentaram as jovens, rindo. (Fonte: g1.globo.com, 11/03/2023). O acontecimento chamou atenção para o preconceito contra pessoas por causa de sua idade que, conforme o site Brasil Escola, também é conhecido em português como idadismo ou ageísmo. É o nome que se dá para as práticas discriminatórias realizadas contra uma pessoa com base em sua idade. Essa discriminação é fruto de estereótipos que são construídos contra um grupo de pessoas de idades diferentes. Trata-se de um preconceito que pode atingir pessoas de diferentes idades, mas é muito mais comum em relação a pessoas idosas. O conceito descrito acima refere-se à prática do: 

  • A Capacitismo.
  • B Etarismo.
  • C Racismo.
  • D Transfobia.
  • E Xenofobia. 
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As medidas que os governos têm adotado para controlar a pandemia afetaram severamente a interação humana e a participação social. Os controles e as adaptações necessários criaram o que parece ser um novo normal para a vida (BUHEJI et al., 2020). Entretanto, nem todas as características desse novo contexto complexo cotidiano se originaram com o covid-19. Elas chegaram em um momento em que:

  • A A crise do capitalismo atingiu seu ponto-chave com a guerra da ucrânia.
  • B A redução de serviços, de infraestrutura e de outras medidas para o bem-estar social já impactavam no aumento das desigualdades.
  • C A mudança de governo calcada no neoliberalismo assumiu o poder em 2018.
  • D A demora do governo brasileiro em adquirir a vacina e começar o cronograma vacinal.
  • E A reforma sanitária de 2018 dificultou mais ainda o acesso da população ao sistema de saúde.
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Em fevereiro de 2023, terremotos de magnitudes até 7,8 graus atingiram a Turquia e a Síria, deixando uma grande quantidade de mortos e desabrigados. Com o total de mortes, esse evento de abalos sísmicos se tornou o 5º mais mortal dos últimos 20 anos. Quantas pessoas morreram nos dois países?

  • A Entre 40 e 43 mil pessoas.
  • B Entre 44 e 46 mil pessoas.
  • C Entre 47 e 49 mil pessoas.
  • D Entre 50 e 53 mil pessoas.
  • E Entre 54 e 56 mil pessoas.
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No contexto da matriz de transporte brasileira, analise o seguinte trecho:
“Cabotagem é uma atividade intrínseca do país, que esteve presente desde a colonização. Ela desempenhou papel relevante no transporte de mercadorias durante séculos. Porém, nas últimas décadas, perdeu importância relativa em comparação a outros meios de transporte de mercadorias, como o rodoviário, apesar de ser o meio de movimentação de carga mais competitivo, menos poluente e com o menor número de acidentes” (Fonte: BNDES).
Diante das informações do Banco Nacional do Desenvolvimento, constata-se a relevância histórica e econômica da cabotagem como modalidade de movimentação de cargas no Brasil. O que é a cabotagem?

  • A Transporte de carga viva, ou seja, o deslocamento de animais, como bois, vacas, cavalos e aves entre municípios de um mesmo país.
  • B Transporte de cargas através de navegação entre os portos de um mesmo país ou a pequenas distâncias, no qual não se perde de vista a costa do país.
  • C Transporte de cargas em carroças puxadas por um ou mais animais ou nas costas dos próprios animais, como cavalos e burros, por exemplo.
  • D Transporte de cargas através de bondes elétricos, mais tarde modernizado pelo modal ferroviário.
  • E Transporte de cargas através da navegação entre diferentes continentes para exportação de matérias-primas, minérios, itens valiosos e escravos na época da colonização.
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No início de abril de 2023, foi sancionada e entrou em vigor a Lei nº 14.541, que se refere ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM). Este tópico atual e nacional sobre a área política e social do país foi tema difundido em grande escala pelos meios de comunicação brasileiros. Qual a principal medida determinada pela nova lei de atendimento às mulheres vítimas de violência no Brasil?

  • A Prisão preventiva e imediata do assediador durante o período de sete dias logo após a denúncia, enquanto o caso relatado pela vítima é investigado.
  • B Funcionamento das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher ininterruptamente, 24h por dia, sete dias por semana, incluindo feriados.
  • C Funcionamento obrigatório de pelo menos uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em todos os municípios do Brasil até o fim de 2023.
  • D Oferta de cursos de especialização na área de violência contra mulher às agentes femininas de delegacias do Brasil.
  • E Atendimento às mulheres nas delegacias realizado em sala reservada e apenas por policiais do gênero feminino.
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O Rio Grande do Sul (RS) se comprometeu na 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em diminuir as emissões de carbono do estado em 50% até 2030 e em agir para neutralizá-las até 2050. Qual o principal motivo pelo qual, assim como o RS, diversos estados e países estão se unindo para atingir metas de diminuição da emissão de carbono?

  • A Porque a emissão de carbono é um fator que gera a poluição direta dos sistemas hidrográficos.
  • B Devido à degradação da biodiversidade natural diretamente afetada pela emissão do carbono, principal responsável pelos incêndios florestais.
  • C Pois a emissão de carbono é o principal fator que determina que fontes de energia se tornem não renováveis.
  • D Porque a emissão de carbono impacta o aquecimento global por meio da emissão de gases que resultam no efeito estufa, o que está diretamente atrelado às mudanças climáticas.
  • E Devido aos danos à saúde causados pela inalação do carbono e ingestão de alimentos com agrotóxicos à base de carbono.
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O ano de 2022 foi marcado pelo falecimento de personalidades nacionalmente conhecidas na área da cultura. Qual dos músicos abaixo, que faleceu em 22 de novembro, compôs e gravou a música “É preciso saber viver”?

  • A Roberto Carlos.
  • B Rolando Boldrin.
  • C Erasmo Carlos.
  • D Paulo Miklos.
  • E Luiz Aleksandro.
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Desde 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera o conflito desse país como a maior crise humanitária do mundo. Com mais de vinte mil mortes de civis, desde 2015, 66% da população necessitando de ajuda humanitária e uma crise migratória com 4 milhões de deslocados internos e 137 mil refugiados e solicitantes de asilo. Pode-se afirmar que esse país vive uma situação de calamidade sem precedentes. Qual alternativa abaixo identifica corretamente o país que sofre com a situação calamitosa apresentada no texto?

  • A Sudão, no continente africano. O país já sofre com conflitos internos desde o começo dos anos 2000.
  • B Nigéria, no continente africano. A ascensão do grupo islâmico radical conhecido como Boko Haram vem transtornando a vida de milhares de pessoas no país. O grupo realiza ataques violentos dentro e fora do país além de sequestrar pessoas e vendê-las como escravas.
  • C Síria, no continente asiático. Com a eclosão de conflitos internos, a partir da Primavera Árabe, no começo da década passada, a população do país passou a sofrer com ataques realizados pelo exército legalista e por grupos rebeldes. Atualmente, o país sofre com o êxodo, onde milhares deixam o país para fugir do conflito.
  • D Iêmen, no continente asiático. O país, que fica na Península Arábica, sofre com uma guerra civil que se iniciou após os acontecimentos relacionados à Primavera Árabe, que causou a queda, em 2011, do presidente Ali Abdullah Saleh.
  • E Egito, no continente africano. O país, que fica no norte da África, sofre com um conflito interno desde a queda do presidente Hosni Mubarak, no ano de 2011.
31

De acordo com o site do IBGE, no ano de 2021, a população estimada de Balneário Pinhal era de quantas pessoas?

  • A 11.500.
  • B 14.645.
  • C 18.250.
  • D 20.145.
  • E 25.200.

História e Geografia de Estados e Municípios

32

De acordo com o IBGE, em divisão territorial datada de 2001, o município de Balneário Pinhal tem como distritos:

I. Magistério
II. Túnel Verde.
III. Rondinha

Quais estão corretos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Atualidades

33

Muito se ouviu nos últimos meses sobre o termo trabalho escravo contemporâneo ou trabalho escravo análogo à escravidão, como é usado no Brasil para designar a situação em que a pessoa está submetida a/à:

I. Trabalho forçado.
II. Jornada exaustiva.
III. Servidão por dívidas.
IV. Condições degradantes.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
34

“Já se passou um ano desde que a invasão da Rússia à ___________ começou. Para muitos, o 24 de fevereiro de 2022 é uma data que ficará para sempre na memória. Naquele dia, em um discurso transmitido pela televisão, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou o início de uma "operação militar especial" na região de Donbass – ao mesmo tempo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas pedia que ele não fosse adiante” (Fonte: BBC).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A Ucrânia
  • B Polônia
  • C Romênia
  • D Hungria
  • E Crimeia
35

Após quatro anos, em 2023, ocorre mais uma edição da Copa do Mundo Feminina de Futebol, entre os dias 20 de julho a 20 de agosto. Sobre a edição desse ano da Copa, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A Copa do Mundo Feminina de 2023 acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia, e é a primeira vez que a competição terá dois países-sede. ( ) O evento terá 32 seleções na disputa do título – oito a mais do que no torneio anterior, realizado em 2019. ( ) O formato da competição será diferente do mundial masculino, pois a disputa começará com a divisão dos países em quatro grupos. ( ) Se a Seleção Brasileira feminina for campeã, será a primeira vez que ganhará o mundial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V-V-F-V
  • B V-V-V-V
  • C F-F-V-F
  • D F-V-F-F
  • E F-F-F-V
36

A União Europeia foi criada pelo Tratado de Roma, assinado em 25 de março de 1957, com o nome de Comunidade Econômica Europeia (CEE). O nome atual só foi adotado no início da década de 90 do século passado. Atualmente, o bloco se consolidou como uma grande organização política e econômica, tendo inclusive uma moeda própria, o euro, que começou a circular em 1º de janeiro de 2002. Um dos mais importantes acontecimentos recentes relacionados ao bloco europeu foi a saída do Reino Unido da organização. Sobre o tema, qual alternativa abaixo apresenta apenas informações corretas acerca do BREXIT?

  • A Um referendo foi realizado em 2016 com eleitores da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (além dos britânicos residentes em Gibraltar). Em todos os países, a opção pela saída do bloco saiu como vencedora.
  • B Um dos motivos alegados para a saída dos britânicos do bloco foi a tentativa de valorização da libra esterlina – moeda inglesa que estava muito desvalorizada quando comparada ao dólar e, principalmente, ao euro.
  • C Eleitores ingleses votaram em massa para a permanência do Reino Unido na União Europeia. Porém, o “sim” para a saída sagrou-se vencedor graças aos votos de Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
  • D Mais de 30 milhões de britânicos votaram no referendo. O resultado foi considerado apertadíssimo em todos os países que realizaram o referendo. A maior diferença em percentuais foi na Escócia, onde a opção pela permanência do Reino Unido teve mais votos, em que 62% dos eleitores votaram pela permanência e 38% pela saída da União Europeia.
  • E Os eleitores ingleses votaram pela saída dos britânicos do bloco europeu. E isso foi decidido graças aos votos computados na região de Londres, onde maioria esmagadora votou a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.
37

Vinte e uma medalhas, o maior número já obtido pelo Brasil em Jogos Olímpicos. Foi esse o saldo dos jogos de Tóquio, sete foram de ouro, seis de prata e oito de bronze, alcançadas em 13 modalidades, o que garantiu ao Brasil a 12ª colocação no ranking de países. Em relação aos vencedores das medalhas de ouro, analise as assertivas abaixo, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Herbert Conceição, no boxe, na categoria peso médio.

( ) Isaquias Queiroz, na canoagem de velocidade C1 1000m.

( ) Ítalo Ferreira, no surfe.

( ) Rebeca Andrade, no salto da ginástica artística.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A F – F – F – V.
  • B V – V – F – F.
  • C V – V – V – V.
  • D V – F – V – F.
  • E F – V – F – V.
38

A Lei de Cotas do Ensino Superior garante a reserva de 50% das vagas por curso e turno nas instituições de ensino superior e técnico para alunos que tenham feito o Ensino Médio integralmente em escola pública, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Essa lei foi sancionada por qual presidente brasileiro?

  • A Luís Inácio Lula da Silva.
  • B Fernando Henrique Cardoso.
  • C Dilma Rousseff.
  • D José Sarney.
  • E Itamar Franco.
39

Sobre a Copa do Mundo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Qatar não é o primeiro país árabe a sediar a Copa do Mundo. A competição já aconteceu uma vez na Turquia.
( ) A Oceania é o único continente que ainda não sediou uma Copa do Mundo.
( ) Desde a primeira edição, em 1930, todos os mundiais foram realizados nos meses de junho e julho. Desta vez, por conta da pandemia de Covid-19, a competição acontecerá no período de inverno do Qatar.
( ) O Brasil é o maior campeão de Copas do Mundo, com seis títulos.
( ) A Copa de 2022, no Qatar, será a última disputada por 32 países. Em 2026, serão 48 seleções.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V – F.
  • B F – V – F – F – V.
  • C V – F – V – V – F.
  • D F – F – V – F – F
  • E V – V – F – V – V.
40

Em julho de 2022, Rússia e Ucrânia assinaram um acordo, mediado pela ONU e Turquia, cujo objetivo era:

  • A Possibilitar importações de petróleo da União Europeia por parte da Rússia e Ucrânia.
  • B Declarar o fim da guerra e a vitória da Rússia na posse de territórios ucranianos.
  • C Oficializar a entrada da Rússia como país membro da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.
  • D Retirar as minas terrestres da capital Kiev e em troca entregar a região da península da Crimeia para a soberania da Rússia.
  • E Viabilizar as exportações de grãos através do Mar Negro, paralisadas desde o início da guerra.

Noções de Informática

41

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias que trazem impactos para empresas e consumidores, pois é uma legislação específica para a proteção de dados dos cidadãos. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Um dos princípios da LGPD é: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades.
II. Cabe ao titular o ônus da prova de que o consentimento foi obtido em conformidade com o disposto nessa Lei.
III. Um dos fundamentos da LGPD é a violabilidade da intimidade, da honra e da imagem.
IV. Em conformidade com a LGPD, escolas devem tornar públicas em seus sites listas de nomes de alunos, com suas notas e frequência nas aulas.

  • A Todas estão corretas.
  • B Todas estão incorretas.
  • C Apenas I está correta.
  • D Apenas II está correta.
  • E Apenas III está correta.
42

Entre as alternativas abaixo, qual melhor indica a diferença entre nuvem pública e nuvem privada?

  • A A pública é usada por empresas públicas, enquanto a privada, por empresas privadas.
  • B Na pública, a infraestrutura é compartilhada, enquanto na privada, ela é exclusiva.
  • C Na pública, não há segurança para os dados, já na privada, conforme o plano, a segurança pode ser alta.
  • D Na pública, os dados, assim como a infraestrutura, são compartilhados entre os usuários. Já na privada, apenas a infraestrutura é compartilhada.
  • E A pública é sempre gratuita, mas possui menos recursos, enquanto a privada tem custo variável e mais recursos.
43

São vantagens da nuvem pública:
I. O provedor de serviços fornece a manutenção da infraestrutura. II. Os serviços são pagos conforme o uso, sem necessidade de comprar hardware ou software. III. Recursos sob demanda para atender às necessidades de negócios. IV. Uma ampla rede de servidores assegura contra falhas.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
44

Com o crescimento dos provedores de recursos em nuvem, mais serviços passaram a ser oferecidos para as empresas. Um desses serviços é o fornecimento de aplicativos pela internet, por demanda e normalmente por assinatura. O provedor hospeda e gerencia o aplicativo, bem como a infraestrutura, e é responsável por qualquer manutenção, atualização ou correções. Esse serviço é conhecido como:

  • A Infraestrutura como Serviço.
  • B Plataforma como Serviço.
  • C Software como Serviço.
  • D Webmail.
  • E Nenhuma das alternativas está correta.
45

É uma parte fundamental da internet, sendo um sistema de hipertexto, que permite que documentos sejam interligados por meio de links. Baseia-se na arquitetura cliente-servidor, em que o cliente é responsável por enviar solicitações para o servidor e receber as respostas. Trata-se do conceito de:

  • A WWW (World Wide Web).
  • B URL (Uniform Resource Locator).
  • C DNS (Domain Name System).
  • D RDF (Resource Description Framework).
  • E SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).
46

Analise a Figura 1 abaixo que apresenta parte de um documento digitado no Word 2016.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Analisando a Figura 1, pode-se afirmar que foi utilizada qual função disponível no Word 2016?

  • A Dividir.
  • B Quebra de Página.
  • C Organizar tudo.
  • D Comparação.
  • E Separador de Página.
47

Ao criar um arquivo Excel que será compartilhado com várias pessoas e que tem muitas fórmulas, é comum utilizar a função Proteger Planilha para que os usuários não consigam excluir fórmulas, linhas, colunas, etc. Essa opção está disponível na guia Revisão, grupo:

  • A Edição.
  • B Proteger.
  • C Células.
  • D Fonte.
  • E Conexão.
48

Aline utiliza o Gmail como provedor de e-mail, e uma das funções que Aline gosta no Gmail são os marcadores, que têm como função:

  • A Criar tarefas na agenda.
  • B Classificar os e-mails arquivados com base em sua data de recebimento.
  • C Memorizar e-mail de remetentes específicos que devem ser bloqueados.
  • D Armazenar os e-mails recebidos de acordo com alguma característica que o usuário define.
  • E Guardar e-mails que serão enviados automaticamente em horários programados.
49

Analise as assertivas abaixo sobre o modo de navegação privada no navegador Firefox:

I. É um recurso para navegar na web sem salvar o histórico de navegação ou cookies.
II. Quando você usa o modo de navegação privada, o Firefox não salva informações sobre as páginas que você visitou, as pesquisas que fez ou os arquivos que baixou.
III. O modo de navegação privada não salva as senhas que você digita ou informações de formulários.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
50

Analise a Figura 2 abaixo que apresenta uma planilha criada no Excel 2016.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Para mesclar e centralizar a palavra controle, é necessário utilizar o botão _______. Considerando que na célula C6 há a fórmula =SE(B6>=60;"Idoso";"Jovem") o resultado seria _______. Se na célula B9 fosse digitada a fórmula =CONT.SE(B4:B8;"<=60") o resultado seria _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
51

No Microsoft Word 2016, em sua configuração padrão e versão em português, em qual guia da faixa de opções está disponível o agrupamento Configurar Página?

  • A Página Inicial.
  • B Design.
  • C Inserir.
  • D Layout.
  • E Exibir.
52

No Microsoft Excel 2016, em sua configuração padrão e versão em português, a função CONT.VALORES é utilizada para contar, em um intervalo de células especificado, o número de células que:

  • A Contêm apenas números.
  • B Estão vazias.
  • C Não estão vazias.
  • D Atendem a um critério especificado.
  • E Não contêm caracteres especiais.
53

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os atalhos de teclado do navegador Google Chrome, versão atualizada para computador, às suas respectivas funções.

Coluna 1
1. Alt + f
2. Ctrl + p
3. Ctrl + f
4. F11
Coluna 2
( ) Ativar ou desativar o modo de tela cheia.
( ) Abrir a barra Localizar para pesquisar na página atual.
( ) Abrir opções para imprimir a página atual.
( ) Abrir o menu do Google Chrome.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 4 – 3 – 2 – 1.
  • B 4 – 2 – 1 – 3.
  • C 3 – 1 – 4 – 2.
  • D 2 – 4 – 3 – 1.
  • E 1 – 4 – 2 – 3.
54

Um usuário deseja agendar uma rotina diária de backup de arquivos no sistema operacional Linux. Qual comando de prompt ele pode utilizar para agendar uma tarefa repetitiva de backup?

  • A chmod
  • B time
  • C jobs
  • D crontab
  • E man
55

Sobre certificação digital, no tipo de certificado digital A3, o par de chaves pode ser gerado:

  • A Exclusivamente em nuvem.
  • B Em software, ficando instalado em uma única máquina.
  • C Em token, smartcard ou nuvem.
  • D Em servidor HSM (Host Security Modules).
  • E Exclusivamente em token.
56

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de código malicioso (malware) que permite ao atacante acessar o equipamento remotamente e executar ações como se fosse o usuário.

  • A Botnet.
  • B Spyware.
  • C Backdoor.
  • D Ransonware.
  • E Remote Access Trojan.
57

Para reforçar a segurança de uma rede de computadores contra ataques, além da utilização de firewall, pode-se utilizar dispositivos que filtram o tráfego potencialmente suspeito. Esse tipo de dispositivo é conhecido como:

  • A TFS (Trespass Filter System).
  • B IPS (Intrusion Prevention System).
  • C BPS (Block Prevention System).
  • D ADS (Attack Detection System).
  • E NDS (Network Detection Systems).
58

Laudon (2014) define diversos conceitos relacionados à tecnologia da informação. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Estação de trabalho (workstation): Computador pessoal com recursos gráficos e matemáticos poderosos e capacidade de executar várias tarefas complicadas ao mesmo tempo.
  • B Cookies: Codificação e embaralhamento de mensagens para evitar que sejam lidas ou acessadas sem autorização.
  • C Mainframe: Categoria que abarca computadores de maior porte, usados para processamento empresarial de grande escala.
  • D Spam: E-mail comercial não solicitado.
  • E Spyware: Tecnologia que ajuda a coletar informações sobre pessoas ou organizações sem o conhecimento delas.
59

Na página de perfil da equipe do Microsoft Teams, você pode alterar os elementos de uma equipe. Assinale a alternativa de configuração que NÃO faz parte dessa página. 

  • A Definir se os membros podem editar e excluir mensagens enviadas. 
  • B Adicionar novos canais e edite ou remova canais existentes. Lembrando que não é possível excluir o canal geral padrão. 
  • C Adicionar ou remover membros e promover ou rebaixar proprietários. 
  • D Gerenciar os recursos de chamadas e reuniões.
  • E Definir se a equipe é pública ou privada.
60

Qual das seguintes opções é uma característica das caixas compartilhadas no Exchange Online? 

  • A São usadas apenas para armazenamento de e-mails antigos.
  • B Podem ser usadas por um único usuário por vez.
  • C São criadas automaticamente quando um usuário é adicionado a um grupo específico.
  • D Podem ser acessadas apenas através do cliente do Outlook instalado localmente. 
  • E São gerenciadas pelo administrador do Exchange Online as permissões para acessá-las.