Resolver o Simulado Câmara de Celso Ramos - SC - Professor - FUNDATEC - Nível Superior

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Noções de Informática

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A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias que trazem impactos para empresas e consumidores, pois é uma legislação específica para a proteção de dados dos cidadãos. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Um dos princípios da LGPD é: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades.
II. Cabe ao titular o ônus da prova de que o consentimento foi obtido em conformidade com o disposto nessa Lei.
III. Um dos fundamentos da LGPD é a violabilidade da intimidade, da honra e da imagem.
IV. Em conformidade com a LGPD, escolas devem tornar públicas em seus sites listas de nomes de alunos, com suas notas e frequência nas aulas.

  • A Todas estão corretas.
  • B Todas estão incorretas.
  • C Apenas I está correta.
  • D Apenas II está correta.
  • E Apenas III está correta.
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Entre as alternativas abaixo, qual melhor indica a diferença entre nuvem pública e nuvem privada?

  • A A pública é usada por empresas públicas, enquanto a privada, por empresas privadas.
  • B Na pública, a infraestrutura é compartilhada, enquanto na privada, ela é exclusiva.
  • C Na pública, não há segurança para os dados, já na privada, conforme o plano, a segurança pode ser alta.
  • D Na pública, os dados, assim como a infraestrutura, são compartilhados entre os usuários. Já na privada, apenas a infraestrutura é compartilhada.
  • E A pública é sempre gratuita, mas possui menos recursos, enquanto a privada tem custo variável e mais recursos.
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São vantagens da nuvem pública:
I. O provedor de serviços fornece a manutenção da infraestrutura. II. Os serviços são pagos conforme o uso, sem necessidade de comprar hardware ou software. III. Recursos sob demanda para atender às necessidades de negócios. IV. Uma ampla rede de servidores assegura contra falhas.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
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Com o crescimento dos provedores de recursos em nuvem, mais serviços passaram a ser oferecidos para as empresas. Um desses serviços é o fornecimento de aplicativos pela internet, por demanda e normalmente por assinatura. O provedor hospeda e gerencia o aplicativo, bem como a infraestrutura, e é responsável por qualquer manutenção, atualização ou correções. Esse serviço é conhecido como:

  • A Infraestrutura como Serviço.
  • B Plataforma como Serviço.
  • C Software como Serviço.
  • D Webmail.
  • E Nenhuma das alternativas está correta.
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É uma parte fundamental da internet, sendo um sistema de hipertexto, que permite que documentos sejam interligados por meio de links. Baseia-se na arquitetura cliente-servidor, em que o cliente é responsável por enviar solicitações para o servidor e receber as respostas. Trata-se do conceito de:

  • A WWW (World Wide Web).
  • B URL (Uniform Resource Locator).
  • C DNS (Domain Name System).
  • D RDF (Resource Description Framework).
  • E SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).
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Analise a Figura 1 abaixo que apresenta parte de um documento digitado no Word 2016.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Analisando a Figura 1, pode-se afirmar que foi utilizada qual função disponível no Word 2016?

  • A Dividir.
  • B Quebra de Página.
  • C Organizar tudo.
  • D Comparação.
  • E Separador de Página.
7

Ao criar um arquivo Excel que será compartilhado com várias pessoas e que tem muitas fórmulas, é comum utilizar a função Proteger Planilha para que os usuários não consigam excluir fórmulas, linhas, colunas, etc. Essa opção está disponível na guia Revisão, grupo:

  • A Edição.
  • B Proteger.
  • C Células.
  • D Fonte.
  • E Conexão.
8

Aline utiliza o Gmail como provedor de e-mail, e uma das funções que Aline gosta no Gmail são os marcadores, que têm como função:

  • A Criar tarefas na agenda.
  • B Classificar os e-mails arquivados com base em sua data de recebimento.
  • C Memorizar e-mail de remetentes específicos que devem ser bloqueados.
  • D Armazenar os e-mails recebidos de acordo com alguma característica que o usuário define.
  • E Guardar e-mails que serão enviados automaticamente em horários programados.
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Analise as assertivas abaixo sobre o modo de navegação privada no navegador Firefox:

I. É um recurso para navegar na web sem salvar o histórico de navegação ou cookies.
II. Quando você usa o modo de navegação privada, o Firefox não salva informações sobre as páginas que você visitou, as pesquisas que fez ou os arquivos que baixou.
III. O modo de navegação privada não salva as senhas que você digita ou informações de formulários.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
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Analise a Figura 2 abaixo que apresenta uma planilha criada no Excel 2016.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Para mesclar e centralizar a palavra controle, é necessário utilizar o botão _______. Considerando que na célula C6 há a fórmula =SE(B6>=60;"Idoso";"Jovem") o resultado seria _______. Se na célula B9 fosse digitada a fórmula =CONT.SE(B4:B8;"<=60") o resultado seria _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Português

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O Cérebro do Futuro

Por Luah Galvão

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(Disponível em: https://exame.com/colunistas/o-que-te-motiva/o-cerebro-do-futuro-no-olhar-de-daniel-pink/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que indica a correta função sintática do termo sublinhado no trecho a seguir: “passado, presente e futuro se misturam sempre em um constante direcionar de nossas vidas”. 

  • A Predicativo do sujeito.
  • B Complemento nominal.
  • C Objeto direto.
  • D Objeto indireto.
  • E Adjunto adverbial.
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O Cérebro do Futuro

Por Luah Galvão

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(Disponível em: https://exame.com/colunistas/o-que-te-motiva/o-cerebro-do-futuro-no-olhar-de-daniel-pink/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando a formação do período composto, analise o período e as assertivas a seguir:
“Mas, o tempo passou, o mundo girou, o contexto se alterou e cá estamos para comprovar as tendências”. 
I. O período é composto por cinco orações. II. Há uma oração reduzida no período. III. O período apresenta duas orações coordenadas.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise as seguintes assertivas sobre o texto:
  I. O primeiro parágrafo traz um questionamento cuja resposta é única, ou seja, não possibilita diferentes reflexões.  II. O segundo parágrafo apresenta dados sobre a trajetória do Projeto Genoma, bem como informações sobre a sequenciação de DNA. III. O terceiro parágrafo é focado em apresentar informações sobre o cromossomo Y. IV. O quarto parágrafo finaliza as reflexões da autora sobre a temática de sequenciação de DNA. Nesse parágrafo, a autora também apresenta suas suposições para o futuro.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e IV.
  • D Apenas II e III.
  • E Apenas III e IV.
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando somente o exposto no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A sequenciação de DNA é realizada desde a metade dos anos 1970, mas o Projeto Genoma só foi criado 20 anos depois.
  • B O cromossomo Y é menor que o cromossomo X, inclusive possui uma menor quantidade de genes.
  • C As tecnologias de processamento de dados trouxeram mudanças para a sequenciação de DNA.
  • D Laboratórios americanos, franceses e japoneses, entre outros, são exemplos de locais utilizados em experimentos para ser alcançada a completude do Projeto Genoma.
  • E Em 2023, o Projeto Genoma foi anunciado como completo, sendo o cromossomo Y totalmente sequenciado.
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O pronome “ele” (l. 04) retoma a expressão “Projeto Genoma Humano” (l. 04). ( ) O termo “isso” (l. 07) é utilizado para retomar uma informação mencionada anteriormente no texto. ( ) O vocábulo “Ele” (l. 13) se refere a “cromossomo Y”. ( ) O pronome “ele” (l. 18) se refere a “cromossomo Y”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C F – F – V – V.
  • D V – F – F – V.
  • E F – V – V – V.
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que apresenta relações de sentido, contextualmente adequadas, para “Mas” (l. 02), “e” (l. 08) e “Se” (l. 19), nessa ordem.

  • A Oposição – adição – condição.
  • B Causalidade – consequência – conformidade.
  • C Oposição – adição – conclusão.
  • D Explicação – reforço – condição.
  • E Oposição – consequência – conformidade.
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise os fragmentos retirados do texto:
● “Nos últimos dias, finalmente, o DNA do cromossomo Y foi totalmente sequenciado”. ● “Desde a metade dos anos 1970, sequenciamos DNA”.
Nos dois fragmentos analisados, empregou-se a vírgula para separar:

  • A Adjuntos adverbiais.
  • B Vocativos.
  • C Apostos.
  • D Orações justapostas assindéticas.
  • E Orações adjetivas explicativas.
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 13 e 20.

  • A Porque – vem
  • B Por que – vêm
  • C Por quê – vem
  • D Por que – vem
  • E Porquê – vêm
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentadas são advérbios.

  • A Diferença (l. 01) – importante (l. 04) – completamente (l. 08).
  • B Certamente (l. 02) – hoje (l. 07) – muito (l. 24).
  • C Etapa (l. 04) – basicamente (l. 18) – repetida (l. 19).
  • D Provavelmente (l. 02) – peculiar (l. 14) – recentemente (l. 21).
  • E Totalmente (l. 03) – caótico (l. 23) – grande (l. 30).
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Último capítulo



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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Se a palavra sequências (l. 28) fosse para o singular, quantas outras palavras na frase teriam de ser modificadas para fins de concordância?

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.

Pedagogia

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Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.

  • A Ministério da Educação.
  • B Sistema Educacional Brasileiro.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
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De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, é INCORRETO afirmar que o ensino será ministrado com base no princípio da:

  • A Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • B Singularidade de ideias e de concepções pedagógicas.
  • C Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • D Consideração com a diversidade étnico-racial.
  • E Valorização da experiência extraescolar.
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Considerando as práticas de leitura de textos em língua inglesa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os objetos do conhecimento às suas respectivas habilidades.
Coluna 1
1. Hipóteses sobre a finalidade de um texto. 2. Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning). 3. Construção de repertório lexical e autonomia leitora. 4. Partilha de leitura, com mediação do professor.
Coluna 1
( ) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line).
( ) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
( ) Com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas, supor os objetivos comunicativos do texto em língua inglesa.
( ) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 3 – 4 – 2 – 1.
  • B 4 – 3 – 2 – 1.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 1 – 2 – 4 – 3.
  • E 2 – 1 – 3 – 4.
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A BNCC prevê, para o eixo da Dimensão Intercultural do trabalho com a Língua Inglesa, o seguinte: “Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos”. Sobre o assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma habilidade que se relacione com o desenvolvimento desse eixo.

  • A Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
  • B Utilizar, de modo preciso, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades, de modo a conseguir dominar essa forma gramatical de maneira aproximada ao falante nativo.
  • C Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.
  • D Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
  • E Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
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Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do conceito de multiletramentos.

  • A O conceito de letramentos (múltiplos), que não faz senão apontar para a multiplicidade e variedade das práticas letradas, valorizadas ou não nas sociedades em geral, é diferente do de multiletramentos.
  • B O conceito de multiletramentos aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossa sociedade, principalmente urbana, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica.
  • C O que hoje vemos à nossa volta são produções letradas em efetiva circulação social, como um conjunto de textos híbridos de diferentes letramentos (vernaculares e dominantes), de diferentes campos (ditos “popular/de massa/erudito”), desde sempre híbridos, caracterizados por um processo de escolha pessoal e política.
  • D A visão dessencializada de cultura(s) proposta pelos multiletramentos permite que ela seja escrita com letra maiúscula, “A Cultura”, pois não se supõe, aqui, simplesmente, a divisão entre culto/inculto ou civilização/barbárie, tão cara à escola da modernidade. O que se supõe é o pensamento com base em pares antitéticos de cultura que garanta que não haja esse mecanicismo dicotômico.
  • E Para descolecionar os “monumentos” patrimoniais escolares, pela introdução de novos e outros gêneros de discurso, são requeridas uma nova ética e novas estéticas. Uma nova ética que não se baseie tanto na propriedade (de direitos de autor, de rendimentos que se dissolveram na navegação livre na web), mas no diálogo entre novos interpretantes.
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Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da pedagogia dos multiletramentos e dos textos multimodais.

  • A Uma simples transposição do modelo de educação do livro-texto para uma nova mídia de demonstração já caracteriza textos multimodais aos quais se aplicam multiletramentos.
  • B No espaço digital, a autoria confronta diariamente com a apropriação: leitor e autor nunca interagiram de maneira tão intensa, e os espaços de produção são cada vez mais interativos e colaborativos.
  • C Os ambientes colaborativos de aprendizagem parecem se restringir ao universo virtual, com a escola ficando à parte. Mesmo assim, as salas de aula seriam excelentes espaços para a construção de múltiplos textos e linguagens, com múltiplos significados e modos de significar.
  • D A presença das tecnologias digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades de expressão e comunicação. Cada vez mais, elas fazem parte do nosso cotidiano e, assim como a tecnologia da escrita, também devem ser adquiridas.
  • E O trabalho escolar pode ter início no conceito ou no texto conhecido: ele será desconstruído e reconstruído; a reconstrução será hipermodal, na medida em que as conexões forem feitas e os conhecimentos se interligarem.
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Os professores de matemática têm buscado novas formas e maneiras de ensinar matemática. As tendências acompanham o desenvolvimento e necessidades da geração que está atualmente em sala de aula. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Cabe ao professor o saber absoluto.
  • B O diálogo e o respeito entre professor e aluno são essenciais para o aprendizado.
  • C Cabe ao professor incentivar a pesquisa e dar sentido ao que está ensinando.
  • D O aluno deve ser incentivado a buscar respostas de maneira a ser protagonista no seu processo de aprendizagem.
  • E O ensino da matemática deve estar conectado com a realidade do aluno e seu contexto cultural.
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Segundo D'Ambrósio (2013), são dimensões da etnomatemática, EXCETO:

  • A Conceitual.
  • B Histórica.
  • C Política.
  • D Educacional.
  • E Econômica.
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Sobre o exercício feito por D'Ambrósio (2001) a fim de definir etnomatemática, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Caracteriza a etnomatemática como uma “metadefinição etimológica”.
  • B Determina que a história da matemática é um processo natural.
  • C Faz elaborações sobre as etnos, os matemas e as ticas na tentativa de entender o ciclo do conhecimento.
  • D Considera que nessa dinâmica cultural não existe uma história da matemática como um processo, mas como um registro seletivo dos fatos e das práticas que serviram para essa apropriação.
  • E Faz um estudo etimológico da palavra etnomatemática.
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A aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Física é uma prática prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC (2018), é importante que os estudantes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e ética, visando se comunicar, acessar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva. Nesse contexto, o professor desempenha o papel de mediador, auxiliando os alunos nos melhores usos possíveis das TICs, mesmo sem necessariamente possuir conhecimento técnico específico sobre as ferramentas disponíveis. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os recursos tecnológicos às suas respectivas descrições.
Coluna 1
1. Chatbots como ferramentas de interação. 2. Realidade virtual e aumentada. 3. Microlearning e mobile learning. 4. Gamificação.
Coluna 2
( ) Recursos que utilizam tecnologias imersivas para criar ambientes virtuais que ampliam a percepção sensorial e permitem uma experiência mais realista e interativa.
( ) Abordagem que transforma o processo educacional em uma jornada lúdica e desafiadora, incorporando elementos de jogos, como pontuação, desafios e recompensas, para engajar e motivar os estudantes.
( ) Estratégias de aprendizado que dividem o conteúdo em pequenas unidades, facilitando o acesso rápido e objetivo por meio de pílulas de conhecimento de curta duração e adaptadas ao uso em dispositivos móveis.
( ) Robôs virtuais que utilizam inteligência artificial para interagir com os alunos, respondendo a dúvidas, oferecendo suporte e fornecendo informações relevantes de forma automatizada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 4 – 1 – 3.
  • B 1 – 3 – 2 – 4.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 3 – 1 – 4 – 2.
  • E 2 – 4 – 3 – 1.