A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias que trazem impactos para empresas e consumidores, pois é uma legislação específica para a proteção de dados dos cidadãos. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Um dos princípios da LGPD é: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades.
II. Cabe ao titular o ônus da prova de que o consentimento foi obtido em conformidade com o disposto nessa Lei.
III. Um dos fundamentos da LGPD é a violabilidade da intimidade, da honra e da imagem.
IV. Em conformidade com a LGPD, escolas devem tornar públicas em seus sites listas de nomes de alunos, com suas notas e frequência nas aulas.
Entre as alternativas abaixo, qual melhor indica a diferença entre nuvem pública e nuvem privada?
São vantagens da nuvem pública:
I. O provedor de serviços fornece a manutenção da infraestrutura. II. Os serviços são pagos conforme o uso, sem necessidade de comprar hardware ou software. III. Recursos sob demanda para atender às necessidades de negócios. IV. Uma ampla rede de servidores assegura contra falhas.
Quais estão corretas?
Com o crescimento dos provedores de recursos em nuvem, mais serviços passaram a ser oferecidos para as empresas. Um desses serviços é o fornecimento de aplicativos pela internet, por demanda e normalmente por assinatura. O provedor hospeda e gerencia o aplicativo, bem como a infraestrutura, e é responsável por qualquer manutenção, atualização ou correções. Esse serviço é conhecido como:
É uma parte fundamental da internet, sendo um sistema de hipertexto, que permite que documentos sejam interligados por meio de links. Baseia-se na arquitetura cliente-servidor, em que o cliente é responsável por enviar solicitações para o servidor e receber as respostas. Trata-se do conceito de:
Analise a Figura 1 abaixo que apresenta parte de um documento digitado no Word 2016.
Analisando a Figura 1, pode-se afirmar que foi utilizada qual função disponível no Word 2016?
Ao criar um arquivo Excel que será compartilhado com várias pessoas e que tem muitas fórmulas, é comum utilizar a função Proteger Planilha para que os usuários não consigam excluir fórmulas, linhas, colunas, etc. Essa opção está disponível na guia Revisão, grupo:
Aline utiliza o Gmail como provedor de e-mail, e uma das funções que Aline gosta no Gmail são os marcadores, que têm como função:
Analise as assertivas abaixo sobre o modo de navegação privada no navegador Firefox:
I. É um recurso para navegar na web sem salvar o histórico de navegação ou cookies.
II. Quando você usa o modo de navegação privada, o Firefox não salva informações sobre as páginas que você visitou, as pesquisas que fez ou os arquivos que baixou.
III. O modo de navegação privada não salva as senhas que você digita ou informações de formulários.
Quais estão corretas?
Analise a Figura 2 abaixo que apresenta uma planilha criada no Excel 2016.
Para mesclar e centralizar a palavra controle, é necessário utilizar o botão _______. Considerando que na célula C6 há a fórmula =SE(B6>=60;"Idoso";"Jovem") o resultado seria _______. Se na célula B9 fosse digitada a fórmula =CONT.SE(B4:B8;"<=60") o resultado seria _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que indica a correta função sintática do termo sublinhado no trecho a seguir: “passado, presente e futuro se misturam sempre em um constante direcionar de nossas vidas”.
Considerando a formação do período composto, analise o período e as assertivas a seguir:
“Mas, o tempo passou, o mundo girou, o contexto se alterou e cá estamos para comprovar as tendências”.
I. O período é composto por cinco orações. II. Há uma oração reduzida no período. III. O período apresenta duas orações coordenadas.
Quais estão corretas?
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Analise as seguintes assertivas sobre o texto:
I. O primeiro parágrafo traz um questionamento cuja resposta é única, ou seja, não possibilita diferentes reflexões. II. O segundo parágrafo apresenta dados sobre a trajetória do Projeto Genoma, bem como informações sobre a sequenciação de DNA. III. O terceiro parágrafo é focado em apresentar informações sobre o cromossomo Y. IV. O quarto parágrafo finaliza as reflexões da autora sobre a temática de sequenciação de DNA. Nesse parágrafo, a autora também apresenta suas suposições para o futuro.
Quais estão corretas?
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Considerando somente o exposto no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O pronome “ele” (l. 04) retoma a expressão “Projeto Genoma Humano” (l. 04). ( ) O termo “isso” (l. 07) é utilizado para retomar uma informação mencionada anteriormente no texto. ( ) O vocábulo “Ele” (l. 13) se refere a “cromossomo Y”. ( ) O pronome “ele” (l. 18) se refere a “cromossomo Y”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Assinale a alternativa que apresenta relações de sentido, contextualmente adequadas, para “Mas” (l. 02), “e” (l. 08) e “Se” (l. 19), nessa ordem.
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Analise os fragmentos retirados do texto:
● “Nos últimos dias, finalmente, o DNA do cromossomo Y foi totalmente sequenciado”. ● “Desde a metade dos anos 1970, sequenciamos DNA”.
Nos dois fragmentos analisados, empregou-se a vírgula para separar:
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 13 e 20.
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentadas são advérbios.
Último capítulo
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/cristina-bonorino/noticia/2023/08/ultimo-capitulo-cllqez6mz0005015k1hdk8tzc.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Se a palavra sequências (l. 28) fosse para o singular, quantas outras palavras na frase teriam de ser modificadas para fins de concordância?
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.
De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, é INCORRETO afirmar que o ensino será ministrado com base no princípio da:
Considerando as práticas de leitura de textos em língua inglesa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os objetos do conhecimento às suas respectivas habilidades.
Coluna 1
1. Hipóteses sobre a finalidade de um texto. 2. Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning). 3. Construção de repertório lexical e autonomia leitora. 4. Partilha de leitura, com mediação do professor.
Coluna 1
( ) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line).
( ) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
( ) Com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas, supor os objetivos comunicativos do texto em língua inglesa.
( ) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A BNCC prevê, para o eixo da Dimensão Intercultural do trabalho com a Língua Inglesa, o seguinte: “Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos”. Sobre o assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma habilidade que se relacione com o desenvolvimento desse eixo.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do conceito de multiletramentos.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da pedagogia dos multiletramentos e dos textos multimodais.
Os professores de matemática têm buscado novas formas e maneiras de ensinar matemática. As tendências acompanham o desenvolvimento e necessidades da geração que está atualmente em sala de aula. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo D'Ambrósio (2013), são dimensões da etnomatemática, EXCETO:
Sobre o exercício feito por D'Ambrósio (2001) a fim de definir etnomatemática, assinale a alternativa INCORRETA.
A aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Física é uma prática prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC (2018), é importante que os estudantes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e ética, visando se comunicar, acessar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva. Nesse contexto, o professor desempenha o papel de mediador, auxiliando os alunos nos melhores usos possíveis das TICs, mesmo sem necessariamente possuir conhecimento técnico específico sobre as ferramentas disponíveis. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os recursos tecnológicos às suas respectivas descrições.
Coluna 1
1. Chatbots como ferramentas de interação. 2. Realidade virtual e aumentada. 3. Microlearning e mobile learning. 4. Gamificação.
Coluna 2
( ) Recursos que utilizam tecnologias imersivas para criar ambientes virtuais que ampliam a percepção sensorial e permitem uma experiência mais realista e interativa.
( ) Abordagem que transforma o processo educacional em uma jornada lúdica e desafiadora, incorporando elementos de jogos, como pontuação, desafios e recompensas, para engajar e motivar os estudantes.
( ) Estratégias de aprendizado que dividem o conteúdo em pequenas unidades, facilitando o acesso rápido e objetivo por meio de pílulas de conhecimento de curta duração e adaptadas ao uso em dispositivos móveis.
( ) Robôs virtuais que utilizam inteligência artificial para interagir com os alunos, respondendo a dúvidas, oferecendo suporte e fornecendo informações relevantes de forma automatizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: