Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Águas da Prata - FUNDATEC - Nível Médio

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Direito da Criança e do Adolescente

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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de:
I. Opressão. II. Discriminação. III. Exploração.
Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.

  • D Apenas I e II.

  • E I, II e III. 
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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) consolida a chamada Doutrina da Proteção Integral no país e é fundamentado em alguns pilares básicos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e de deveres. II. Compreende, com isso, a Doutrina da Situação Irregular, o que faz das crianças e dos adolescentes objeto de intervenção do poder público. III. Crianças e adolescentes têm condição própria de pessoa em desenvolvimento. IV. Crianças e adolescentes possuem prioridade absoluta na garantia dos seus direitos.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva III está correta.
  • D Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • E Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
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Em seu Art. 4º, o ECA determina às crianças e aos adolescentes garantia de prioridade em algumas situações, como, por exemplo, primazia de receber _____________ em quaisquer circunstâncias e precedência de atendimento em __________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A proteção e socorro – serviços públicos ou de relevância pública
  • B bolsas educacionais – universidades públicas ou institutos federais de ensino
  • C proteção policial – delegacias ou conselhos tutelares
  • D proteção e socorro – hospitais ou unidades de pronto atendimento
  • E bolsas educacionais – quaisquer instituições de ensino
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A Lei nº 12.852/2013 (Estatuto da Juventude), em suas atualizações, é regida por alguns princípios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a nenhum desses princípios.

  • A Incentivar a ampla participação juvenil na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de juventude.
  • B Garantir a promoção da criatividade e da participação no desenvolvimento do país.
  • C Garantir a promoção do bem-estar, da experimentação e do desenvolvimento integral do jovem.
  • D Garantir a promoção da vida segura, da cultura da paz, da solidariedade e da não discriminação.
  • E Valorizar o diálogo e o convívio do jovem com as demais gerações.
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De acordo com a Lei nº 12.852/2013 e suas atualizações, analise as assertivas abaixo:
• Inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais.
• Envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, o de suas comunidades, cidades e regiões e o do País.
• Atuação individual e coletiva do jovem em ações que contemplem a defesa dos direitos da juventude ou de temas afetos aos jovens.
• Efetiva inclusão dos jovens nos espaços públicos de decisão com direito a voz e voto.
A que conceito elas se referem?

  • A Protagonismo juvenil.
  • B Participação juvenil.
  • C Emancipação juvenil.
  • D Inclusão juvenil.
  • E Cidadania juvenil.
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Considerando as disposições do ECA em sua relação com as políticas públicas para crianças e adolescentes, analise as assertivas abaixo:
I. Com a aprovação do ECA, os municípios tornaram-se atores centrais na implementação de políticas públicas de assistência e proteção à criança e ao adolescente.
II. A criação do ECA mudou radicalmente o panorama de políticas públicas destinadas a esta parcela da população brasileira.
III. O ECA instaura novas funções para os Conselhos Tutelares, órgão responsável pela ampliação de uma rede de políticas públicas visando à proteção dos direitos da infância e juventude.
IV. O ECA diminui a responsabilidade do Judiciário na defesa dos direitos da infância e juventude para ampliar ainda mais a responsabilidade dos estados e municípios na implementação de políticas públicas.
Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas II e IV.
  • D Apenas III e IV.
  • E I, II, III e IV.
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Patrícia, assistente de alunos da escola XYZ, informa à professora Cátia que a aluna B apresenta marcas roxas sobre a pele, similares às de castigo físico e maus-tratos. No mesmo instante, as duas procuram a diretora Vitória, informando o caso e indagando a qual órgão deveria ser comunicado o relato para averiguações. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), essa comunicação deverá ser feita com urgência à(ao):

  • A Vara da Infância e da Juventude.
  • B Associação de Pais e Mestres.
  • C Conselho Nacional de Educação.
  • D Delegacia do Menor.
  • E Conselho Tutelar.
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Dona Maria tem um mercado próximo da escola em que Joana, de quinze anos, estuda. Ela vende vários produtos e itens de consumo. Ela sabe que alguns desses produtos não podem ser vendidos para as crianças ou adolescentes que, assim como Joana, quase todos os dias param para comprar algo para levar para a escola. De acordo com o ECA, quais dos produtos abaixo Dona Maria NÃO pode vender para crianças ou adolescentes?

  • A Produtos de limpeza.
  • B Alimentos ultraprocessados.
  • C Refrigerantes.
  • D Bilhetes lotéricos e equivalentes.
  • E Balas com alto teor de açúcar.
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Juliana, ao receber sua nota do 2º trimestre em Biologia, não ficou contente, pois acha que a professora não levou em consideração seus conhecimentos nas provas e nos trabalhos realizados em grupo, dos quais participou com muita motivação. Então, foi conversar com a assistente de alunos Laura sobre isso. Laura aconselhou a aluna a procurar a professora para conversar sobre a sua nota e possível alteração, pois, de acordo com o ECA:

  • A É direito do aluno contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
  • B O aluno só poderá contestar a sua nota se ela for menor que a média da escola.
  • C O aluno poderá conversar com o professor, mas a sua nota não poderá ser alterada.
  • D É dever do aluno respeitar e aceitar a nota dada pelo professor.
  • E É regimentado pela escola que não pode haver contestações de notas por parte dos alunos, mas pode-se fazer um documento registrando a ocorrência.
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Sobre as informações extraídas da Lei nº 8.069/1990 (ECA), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A garantia de prioridade compreende a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
  • B A colocação do jovem em família substituta será precedida de sua preparação gradativa, realizadas pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar.
  • C O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade.
  • D Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos.
  • E O descumprimento das disposições desta Lei pelo dirigente de entidade que desenvolva programas de acolhimento familiar ou institucional é causa de sua destituição, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal.

Pedagogia

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Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, tendo por referência a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

I. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

PORQUE

II. Todos os sistemas de ensino estão vinculados ao que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sem que haja liberdade para alteração na sua organização.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
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A respeito das ideias apresentadas por Demerval Saviani no texto “Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O texto traz, exclusivamente, a perspectiva do autor, não levando em consideração as análises feitas por outros pensadores sobre o tema.
II. Conforme o autor, trabalho e educação sempre tiveram caminhos apartados ao longo da história, sendo desprovidos, portanto, de qualquer relação.
III. O enfoque dado no texto é na falta de investimento público na formação dos estudantes das escolas primárias no Nordeste brasileiro.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva I está correta.
  • D Apenas a assertiva II está correta.
  • E Apenas as assertivas I e III estão corretas.
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Sobre a concepção de Educação instituída no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina 2020/2024, assinale a alternativa correta.

  • A A concepção adotada pelo Instituto Federal de Santa Catarina é exclusivamente histórica, cujo objetivo é ressaltar todas as lutas vivenciadas pela sociedade.
  • B O PPI do Instituto Federal de Santa Catarina fundamenta a concepção de educação histórico-crítica, democrática e emancipadora, que entende a educação como prática social.
  • C De acordo com o Instituto Federal de Santa Catarina, a concepção de Educação a ser adotada pelo plano pedagógico é a perspectiva crítica, que tem por função constituir uma sociedade focada em uma única verdade.
  • D O Plano de Desenvolvimento do Instituto Federal de Santa Catarina dispõe, expressamente, que é impossível adotar uma única concepção para Educação visto a multiplicidade do conhecimento político e histórico no Brasil.
  • E A concepção adotada pelo Plano é a filosófico-pragmática, cujo foco é constituir um ensino com os melhores.
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O texto “História e política da educação profissional”, de Marise Nogueira Campos, em seu capítulo V, estabelece as diretrizes para a organização e desenvolvimento curricular. São fundamentos para a construção do Projeto Político-Pedagógico, EXCETO:

  • A Transformar o projeto de formação integrada em uma experiência exclusiva do aluno.
  • B Proporcionar condições didático-pedagógicas às escolas e aos professores.
  • C Resgatar a escola como um lugar de memória.
  • D Articular a instituição com familiares dos estudantes e a sociedade em geral.
  • E Não reduzir a educação às necessidades do mercado de trabalho.
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A concepção do que se entende por educação passou por diversos desafios na história do Brasil, com avanços, retrocessos e questionamentos, que são abordados no texto “História e política da educação profissional” de Marise Nogueira Campos. No texto, a autora apresenta uma concepção de educação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a concepção adotada pela autora no texto.

  • A A educação é um mecanismo de controle da sociedade disponível nas mãos dos políticos brasileiros.
  • B A educação deve ser compreendida exclusivamente como um processo de transmissão de conhecimentos e habilidades.
  • C A concepção de educação deve ser entendida como o meio pelo qual as pessoas se realizam como sujeitos históricos que produzem sua existência pelo enfrentamento consciente da realidade dada, produzindo valores de uso, conhecimentos e cultura por sua ação criativa.
  • D Para que a educação seja adequada, o conhecimento deve ser pautado nas questões teóricas, sendo habilidade essencial para os dias atuais.
  • E A concepção de educação adequada na contemporaneidade é aquela em que o foco é nos saberes do profissional que ensina e que detém o conhecimento, sendo um processo passivo em relação ao aluno.
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O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina 2020/2024 é o documento destinado a apresentar as estratégias que serão adotadas pela instituição nos próximos cinco anos, visando ao alcance de objetivos e metas e conferindo identidade e intenções comuns a todos. Sobre as diretrizes estabelecidas no PDI, analise o trecho abaixo:
“Caracteriza-se como modalidade na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em espaços ou tempos diversos”.
O trecho acima define a:

  • A Instituição Federal de Ensino.
  • B Escola Federal.
  • C Educação Integrada.
  • D Educação a Distância.
  • E Universidade Federal.
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Considerando as alterações que vêm sendo implementadas e garantidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nos últimos 10 anos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Dentre as alterações promovidas pela Lei nº 13.796/2019, está a modificação na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola e instaurando uma nova organização curricular, contemplada nos chamados “itinerários formativos”, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
( ) Uma alteração importante foi a partir do Decreto nº 9.765/2019, com o estabelecimento da Política Nacional de Alfabetização (PNA) visando garantir que todas as crianças brasileiras fossem alfabetizadas até os 7 anos.
( ) A Lei nº 13.174/2015 indica como finalidade da educação superior atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica.
( ) A Lei nº 14.164/2021 inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – F – V.
  • B V – V – F – F.
  • C V – F – V – F.
  • D F – V – F – V.
  • E F – F – V – V.
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Segundo Dayrell (2003), nos deparamos no cotidiano com uma série de imagens a respeito da juventude que interferem na nossa maneira de compreender os jovens. Uma das mais arraigadas é a juventude vista na sua condição de __________, tendo no futuro, na passagem para a vida adulta, o sentido das suas ações no presente. Sob essa perspectiva, há uma tendência de encarar a juventude na sua __________, o que ainda não chegou a ser. Uma outra imagem presente é uma visão __________ da juventude que veio se cristalizando a partir dos anos de 1960, resultado, entre outros fatores, do florescimento da indústria cultural e de um mercado de consumo dirigido aos jovens, que se traduziu em modas, adornos, locais de lazer, músicas, revistas etc. Nessa visão, a juventude seria um tempo de liberdade, de prazer e de expressão de comportamentos exóticos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A problema – inocência – real
  • B transitoriedade – positividade – real
  • C transitoriedade – negatividade – romântica
  • D problema – incompletude – violenta
  • E rebeldia – positividade – romântica
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Para Bock (2007), a abordagem sócio-histórica, ao estudar a adolescência, não faz a pergunta “o que é a adolescência?”, mas “como se constituiu historicamente este período do desenvolvimento?”. Isso porque, para essa abordagem, só é possível compreender qualquer fato a partir da sua inserção na totalidade em que esse fato foi produzido, totalidade essa que o constitui e lhe dá sentido. Responder o que é a adolescência implica em buscar compreender sua gênese histórica e seu desenvolvimento. Qual o sentido principal desse excerto sobre a adolescência?

  • A Os adolescentes de hoje em dia são mais desenvolvidos.
  • B A adolescência é construída social e historicamente.
  • C Não há como compreender os problemas de um adolescente isoladamente.
  • D Só é possível compreender os problemas dos adolescentes a partir da análise de sua história.
  • E Não faz sentido perguntar sobre o que é a adolescência.
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A que corresponde o fenômeno chamado “juvenilização” na Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

  • A Ao fato de o currículo da EJA ter sido transformado de modo a comportar cada vez mais as novas tecnologias digitais.
  • B À mudança no perfil etário do público-alvo atendido pela EJA, com a presença massiva de alunos jovens.
  • C Ao caráter rejuvenescedor da EJA, especialmente para os idosos frequentadores.
  • D Ao fato de essa modalidade de ensino ter sido inteiramente renovada recentemente, ganhando novas concepções e abrindo mão das velhas.
  • E Às críticas feitas a essa modalidade, na medida em que os professores geralmente fazem uso de estratégias didáticas semelhantes àquelas usadas no Ensino Médio, ignorando, portanto, a singularidade desse tipo de educação.

Noções de Informática

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De acordo com Satin (2021), no processador de texto Word (2010) encontra-se o recurso configuração de parágrafo, expediente que permite ao usuário definir preferências de recuo, espaçamento entre linhas, numeração ou não das linhas, controle de linhas órfãs e viúvas, entre outros. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de linha viúva.

  • A A última linha da página é a primeira linha de um parágrafo.
  • B A primeira linha da página é a última linha de um parágrafo.
  • C O título do texto está em página separada do restante do texto.
  • D O último parágrafo está em página separada.
  • E A primeira linha da página inicia uma quebra de seção.
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Conforme argumenta Satin (2021), o Microsoft Word 2010 é um programa de processamento computacional desenvolvido para criação de textos, possuindo a missão de ajudar o usuário a organizar e escrever seus documentos com mais qualidade, celeridade e eficiência. Esse programa contém ferramentas avançadas de edição e revisão para qualificar ainda mais o texto em produção. Um recurso bastante usado no Word é o comando “Desfazer”, o qual possibilita ao usuário, após cometer algum erro de digitação, voltar ao que era antes. Uma forma bastante prática para realizar esse mesmo comando ocorre através das teclas de atalho. Assinale a alternativa que apresenta o comando “Desfazer” através de teclas de atalho.

  • A Shift+Z.
  • B Ctrl+Z.
  • C Alt+Z.
  • D Alt+Crtl+Z.
  • E Ctrl++Shift+Z.
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Planilha eletrônica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. O Excel, por sua vez, é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows. O programa Excel tem por fundamento o uso de variadas fórmulas para apresentação de resultados matemáticos buscados pelos usuários. Com base nas definições do Programa Excel, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Uma fórmula sempre inicia com um sinal de adição (+).
  • B Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura.
  • C A Função PROCV realiza a busca de um valor em uma coluna e, ao encontrá-lo, retorna o conteúdo de outra coluna, pertencente à mesma linha.
  • D A função MÁXIMO e MINIMO retorna o maior ou menor valor dentro de um intervalo, ou entre valores especificados pelo usuário (utilizando o ponto e vírgula).
  • E A função Cont.SE retorna a quantidade de células em um intervalo que obedeça determinada condição.
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O malware que importuna vítimas com anúncios indesejados e abre pontos de segurança vulneráveis para outros malwares é chamado de:

  • A Ransonware.
  • B Trojan.
  • C Spyware.
  • D Adware.
  • E Rootkit.
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No Windows 10, o comando que exibe informações sobre as conexões de rede ativas é o:

  • A tasklist
  • B ipconfig
  • C netstat
  • D chkdsk
  • E sfc
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No Microsoft Excel 2013, rodando em um PC com sistema operacional Windows 10, a combinação de teclas que deve ser pressionada para que todas as células selecionadas fiquem com o mesmo valor digitado na célula ativa é:

  • A Esc+Enter.
  • B Tab+Enter.
  • C Shift+Enter.
  • D Alt+Enter.
  • E Ctrl+Enter.
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O navegador Microsoft Edge possui um recurso de segurança que é executado em segundo plano durante a sessão de navegação aberta, monitorando sites, páginas web e downloads em busca de conteúdo suspeito. Esse recurso é chamado de:

  • A Bot.
  • B Bloqueador de pop-up.
  • C Phishing.
  • D Filtro SmartScreen.
  • E Antivírus.
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No Excel, a caixa de diálogo Argumentos da Função, para a função SE, apresenta três caixas identificadas, respectivamente, como:

  • A Operador_1 – Operador_2 – Operador_3.
  • B Parcela_1 – Parcela_2 – Parcela_3.
  • C Teste_lógico – Valor_se_verdadeiro – Valor_se_falso.
  • D Condição – Valor_então – Valor_senão.
  • E Validação – Opção_1 – Opção_2.
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O identificador único de uma página web, que é digitado pelo usuário no navegador para acessá-la, é chamado URL (Localizador Uniforme de Recursos) e é composto por quatro identificadores, que são:

  • A Protocolo, Host, Porta e Caminho.
  • B Protocolo, Host, Usuário e Senha.
  • C Usuário, Senha, Host e Caminho.
  • D TCP, Usuário, Host e Caminho.
  • E UDP, Usuário, Host e Caminho.
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Para entregar o e-mail para um determinado destinatário, deve-se identificá-lo com o seu endereço, que é composto de duas partes separadas pelo sinal @. Essas partes são, respectivamente:

  • A Nome do domínio do servidor de e-mail e a URL do usuário.
  • B Nome da caixa postal e a porta do serviço de e-mail.
  • C O endereço IP do servidor de e-mail e o caminho da caixa postal do usuário.
  • D O endereço da caixa de correio do destinatário e o nome de domínio do servidor de e-mail.
  • E Nome do host onde estão armazenados os e-mails e o nome do usuário dono do host.