Resolver o Simulado Câmara Municipal de Aracruz - Espírito Santo

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Ciências

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A BNCC aponta os objetos de conhecimento organizados em unidades temáticas, facilitando, assim, a organização do currículo. Para o ensino do componente curricular de Ciências, o objeto de conhecimento “Transformações químicas”, a ser trabalhado durante o 6º ano, pretende desenvolver a habilidade de:

  • A Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
  • B Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
  • C Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • D Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
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Sobre o ensino de Ciências relacionado à escola e aos espaços escolares, analisar os itens abaixo:

I. A escola é outro espaço de sociabilidade, de inserção em relações sociais externas ao âmbito familiar.

II. Como espaço de sociabilidade secundário, em relação à unidade familiar, a escola não é propícia para a construção de relações sociais em um grupo mais amplo.

III. A escola tem regulamentos, muitas vezes escritos, e as relações de poder e autoridade são mais hierarquizadas e definidas.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Nenhum dos itens.
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Latossolos são solos caracterizados pelo avançado estágio de intemperização, resultante da intensa transformação dos minerais primários do material de origem. No Brasil, o predomínio do clima tropical úmido e quente favorece o intemperismo químico dos minerais que compõem as rochas (especialmente as reações de hidrólise), contribuindo para a atuação de processos pedogenéticos que resultam na formação dos Latossolos. 
Por esse motivo, os Latossolos são a classe de solo com maior expressão no Brasil, ocupando aproximadamente 32% do território nacional. Eles são observados com maior frequência nos planaltos das regiões Centro-Oeste e Sul, e em várias regiões do estado de São Paulo, sendo intensamente utilizados para fins agrícolas, especialmente para a produção de grãos.
Quanto às principais características dos Latossolos, é correto afirmar que

  • A são solos rasos, havendo contato com a rocha nos primeiros centímetros a partir da superfície.
  • B a fração argila é composta basicamente por minerais 2:1 como esmectitas e micas.
  • C são solos ácidos, bem drenados e profundos, com predomínio de quartzo na fração areia, e caulinita e óxidos de ferro e alumínio na fração argila.
  • D frequentemente observa-se acumulação de sais na superfície do solo devido à baixa lixiviação.
  • E possuem pH elevado, normalmente nas classes de reação alcalina ou fortemente alcalina.
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É perigoso o armazenamento e manipulação de produtos químicos de forma aleatória, pois o contato entre produtos incompatíveis pode levar à produção de gases tóxicos e até mesmo incêndios. Algumas substâncias reagem inclusive em contato com água, produzindo calor suficiente para a ignição com violência explosiva, como, por exemplo,

  • A potássio e sódio metálico.
  • B metais em pó e agentes oxidantes. 
  • C ácido acético glacial e anidrido acético.
  • D mercúrio e bases fortes.
  • E ácido oxálico e ácido fórmico.
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Os métodos de separação de misturas são utilizados para separar duas ou mais substâncias, isolando um componente de interesse. O método de separação indicado no caso de uma mistura de líquidos miscíveis entre si é denominado 

  • A decantação. 
  • B cristalização fracionada. 
  • C liquefação fracionada. 
  • D destilação fracionada. 
  • E evaporação.
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A contaminação de rios pelo mercúrio na Amazônia é uma preocupação em relação à saúde da população local. O mercúrio, em sua forma orgânica (metilmercúrio), tem as propriedades de bioacumulação e biomagnificação, chegando às populações humanas principalmente via a ingestão de peixes e outros organismos aquáticos contaminados. Uma grande parte desse mercúrio vem dos garimpos ilegais. Na garimpagem, o mercúrio é utilizado para separar o ouro da areia, pois o ouro dissolve-se nesse metal, separando-se da areia. Utilizando-se um fluxo de água, a areia é separada da amálgama formada pelo ouro e mercúrio. Com base nessas informações, é correto afirmar que os garimpeiros separam o ouro da areia pelo método de 

  • A flotação. 
  • B levigação. 
  • C dissolução fracionada. 
  • D decantação.
  • E fusão fracionada.
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Uma solução química é a mistura homogênea formada por dois componentes, o soluto e o solvente. Há vários termos referentes às soluções químicas, e é essencial entendê-los e usá-los apropriadamente. Nesse sentido, uma solução-padrão pode ser definida como 

  • A (A) solução capaz de conduzir corrente elétrica.
  • B solução que ultrapassou seu coeficiente de solubilidade. 
  • C solução de concentração determinada com exatidão, usada em análise quantitativa de produtos químicos. 
  • D solução na qual o soluto é um composto molecular que não irá se ionizar ao ser solubilizado. 
  • E solução que apresenta uma concentração alta e pode ser armazenada e modificada conforme necessário, fornecendo geralmente soluções de menor concentração. 
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Define-se como padrão primário uma substância que apresenta alta pureza, permitindo sua pesagem e uso direto, e sendo referência em relação à sua massa. São características de uma substância utilizada como padrão primário: 

  • A Apresentar-se líquida à temperatura ambiente (25º-30oC). 
  • B Apresentar pureza entre 90-100%. 
  • C Apresentar massa molar baixa, evitando assim erros de pesagem. 
  • D Apresentar alta solubilidade em qualquer tipo de solvente utilizado. 
  • E Apresentar fácil obtenção, purificação e dessecação.
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No processo de preparação de esqueletos, os besouros da família Dermestidae são amplamente utilizados. A fase do processo em que esses besouros participam denomina-se 

  • A secagem.
  • B clareamento. 
  • C maceração mecânica. 
  • D diafanização. 
  • E maceração biológica.
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No processo de choque hipotônico para obtenção de cromossomos metafásicos, utiliza-se uma solução hipotônica de KCl 0,075 M. Sabendo-se que a massa molar é de K=39,0 e de Cl=35,5, a quantidade de KCl necessária para o preparo de 500 ml dessa solução hipotônica é de 

  • A 6,92 g 
  • B 5,58 g 
  • C 2,79 g 
  • D 7,45 g 
  • E 3,72 g

Biologia

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Considere as seguintes afirmações sobre o estrato mielínico:
I. sua degeneração é a causa da esclerose múltipla. II. suas estruturas celulares são denominadas nódulos de Ranvier. III. as interrupções nele observadas correspondem às células de Schwann.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
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A meiose I de uma célula 2n=2 é _________, originando _________.

  • A equacional | células-filhas n=1
  • B equacional | células-filhas 2n=2
  • C reducional | células-filhas n=1 com cromossomos simples
  • D reducional | células-filhas n=1 com cromossomos duplicados
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O exemplo das girafas, proposto por Lamarck para explicar o conceito de adaptação e posteriormente reinterpretado por Darwin à luz da seleção natural, é melhor ilustrado pelo neodarwinismo a partir da ideia de seleção

  • A artificial.
  • B direcional.
  • C disruptiva.
  • D estabilizadora.
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Em uma população em equilíbrio, na qual a metade dos indivíduos possui o genótipo “Aa” e a outra metade “aa”, a frequência do gene “A” corresponde a

  • A 1/2
  • B 1/3
  • C 1/4
  • D 1/6
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O tubo polínico é uma importante estrutura no processo evolutivo dos vegetais, garantindo

  • A o melhor acesso dos gametas flagelados à oosfera.
  • B o processo de polinização nos grupos de vegetais inferiores.
  • C o surgimento dos ciclos reprodutivos E>G nas angiospermas.
  • D a independência da água para reprodução em gimnospermas e angiospermas.
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Sobre a sucessão ecológica, afirma-se que
I. é um processo sazonal. II. a razão produção/consumo é maior que 1 na comunidade clímax. III. a comunidade pioneira é observada apenas nas sucessões primárias. IV. a incorporação de biomassa é mais evidente nas comunidades pioneiras e intermediárias.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A IV.
  • B I e II.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
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Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.


Coluna 1

1. exoesqueleto quitinoso

2. lanterna de Aristóteles

3. coanócitos

4. clitelo

5. nematocisto

6. amplexo


Coluna 2

( ) cnidários

( ) anfíbios

( ) equinodermos

( ) anelídeos

( ) artrópodos

( ) poríferos


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A 5 − 4 – 1 – 6 – 2 − 3
  • B 5 − 6 – 2 − 4 – 1 − 3
  • C 5 − 6 – 3 − 4 – 1 − 2
  • D 6 − 5 – 3 − 4 – 1 − 2
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Nos últimos dois séculos, o desenvolvimento da sociedade industrial e o crescimento explosivo da população humana têm causado impactos ambientais sem precedentes. Muitos recursos naturais estão se esgotando, e os resíduos produzidos pela atividade humana acumulam-se no ambiente, degradando-o seriamente. A respeito do impacto da atividade humana no ambiente, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Um dos poluentes mais perigosos para os habitantes de grandes metrópoles é o monóxido de carbono. O monóxido de carbono tem a capacidade de se ligar irreversivelmente à hemoglobina do sangue, inutilizandoa para o transporte de oxigênio.

( ) O dióxido de enxofre, juntamente com o dióxido de nitrogênio, também liberado pela atividade industrial, provoca bronquite, asma e enfisema pulmonar. Além disso, eles reagem com o vapor d’água atmosférico, formando ácido sulfúrico e ácido nítrico, que se dissolvem na água das nuvens, precipitando-se nas chamadas chuvas ácidas.

( ) O Protocolo de Kyoto tem sido considerado a mais importante iniciativa para reverter os danos provocados pelo aquecimento global.

  • A C - C - C.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
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A unidade básica estrutural e funcional de cada organismo é um dos dois tipos distintos de células — procariótica e eucariótica. Organismos dos domínios Bacteria e Archaea consistem em células procarióticas. Os protistas, os fungos, os animais e as plantas consistem em células eucarióticas. A respeito das células eucarióticas, analisar os itens abaixo:

I. A célula eucariótica possui membranas internas arranjadas de forma elaborada que dividem a célula em compartimentos — as organelas.

II. A maioria das células eucarióticas é desprovida de núcleo verdadeiro e de outras organelas envoltas por membranas, com uma estrutura interna muito mais simples.

III. Dentro do citoplasma de uma célula eucariótica, suspensas no citosol, estão diversas organelas de forma e função especializadas.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
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O sistema respiratório, que inclui nariz, faringe (garganta), laringe (caixa de voz), traqueia, brônquios e pulmões, garante as trocas gasosas, a captação de O2 e a eliminação de CO2. O sistema respiratório também ajuda a regular o pH sanguíneo; contém receptores para o sentido do olfato; filtra, aquece e umidifica o ar inspirado; produz sons; e livra o organismo de um pouco de água e calor no ar expirado. A respeito do sistema respiratório, é CORRETO afirmar que:

  • A Todos os dias, as células alveolares e as dos órgãos acessórios secretam um total de sete litros de água, ácidos, tampões e enzima no lúmen do trato respiratório.
  • B O hormônio do crescimento humano (hGH) é o hormônio mais abundante dos pulmões. A principal função do hGH é promover a síntese e a secreção de pequenos hormônios proteicos chamados de fatores de crescimento.
  • C Os pulmões produzem dois hormônios: o calcitriol, a forma ativa da vitamina D, que ajuda a regular a homeostasia do cálcio; e a eritropoietina, que estimula a produção de eritrócitos.
  • D Respiração externa é a troca de gases entre os alvéolos pulmonares e o sangue nos capilares pulmonares. Nesse processo, o sangue capilar recebe O2 e libera CO2.

Pedagogia

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No que diz respeito a Lei n° 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) e em seguida assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:

( )O PNE estabelece que a garantia de acesso à educação básica é dever exclusivo da família, cabendo ao Estado apenas a oferta de ensino superior gratuito. ( )O PNE prevê como uma de suas metas a universalização da educação infantil, assegurando o atendimento de todas as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos até o final da vigência do plano.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F.
  • B V, V.
  • C F, V.
  • D F, F.
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Para os efeitos do Estatuto da Juventude, são consideradas jovens as pessoas com idade: 

  • A entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos. 
  • B entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos. 
  • C entre 15 (quinze) e 21 (vinte e um) anos. 
  • D entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos. 
  • E entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos.
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Considerando a história da Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:

1. A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.

2. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a três anos de idade torna-se dever do Estado.

3. Com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

4. A obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil é incluída na LDB com a implementação da BNCC em 2020.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 04.
  • B 06.
  • C 08.
  • D 10.
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Assim, se inevitavelmente o desenvolvimento da criança está social e culturalmente mediatizado, é mais importante que se explicite e controle conscientemente tal influência de modo que, no processo educativo formal e informal, possam ser detectados seus efeitos e estabelecer seu valor no processo de construção autônoma do novo indivíduo. Uma vez aceita essa premissa, a teoria destaca a importância, também fundamental, da instrução como método mais direto e eficaz para introduzir a criança no mundo cultural do adulto, cujos instrumentos simbólicos serão essenciais para seu desenvolvimento autônomo.
Adaptado de GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.55.
A respeito do processo de aprendizagem escolar o texto se refere à teoria de
  • A Philippe Ariès.
  • B Jean Piaget.
  • C Lev Vygotsky.
  • D Paulo Freire.
  • E Henri Wallon.
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A Resolução CNE/CEB nº 1, de 28 de maio de 2021, institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância.
Quanto ao disposto na referida resolução sobre a alfabetização na EJA, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Além do seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância, a resolução elenca dois outros aspectos: a oferta com ênfase na Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida e a duração dos cursos com idade mínima para ingresso.
  • B Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que têm como objetivo a alfabetização inicial e uma qualificação profissional inicial, a carga horária será definida pelos sistemas de ensino, devendo assegurar pelo menos 150 (cento e cinquenta) horas para contemplar os componentes essenciais da alfabetização.
  • C Os currículos dos cursos da EJA, independente de segmento e forma de oferta, deverão garantir, na sua parte relativa à formação geral básica, os direitos e objetivos de aprendizagem, expressos em competências e habilidades nos termos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e da BNCC, tendo como ênfase o desenvolvimento dos componentes essenciais para o ensino da leitura e da escrita, assim como das competências gerais e as competências/habilidades relacionadas à Língua Portuguesa, Matemática e Inclusão Digital.
  • D Os sistemas de ensino poderão organizar a EJA Multietapas para ampliação do atendimento da EJA presencial, em situações de baixa demanda que impossibilitem a implementação de um turno para a modalidade; dificuldade de locomoção dos estudantes, como os sujeitos do campo; população de rua; comunidades específicas; refugiados e migrantes egressos de programas de alfabetização em locais de difícil acesso, periferias, entre outros.
  • E O 1º segmento da EJA, correspondente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deverá ser ofertado na forma presencial, podendo ser sem articulação com uma qualificação profissional, compreendendo apenas formação geral básica, sendo a carga horária total estabelecida pelos sistemas de ensino, assegurando o tempo mínimo de 150 (cento e cinquenta) horas para contemplar todos os componentes essenciais da alfabetização.
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O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1990 é uma legislação que tem como objetivo central proteger a criança e o adolescente de qualquer situação desumana e que não traga contribuição para o seu processo formativo. O Capítulo IV trata da educação, em que o Estado deve assegurar à criança e ao adolescente alguns direitos. Tendo em vista esses direitos, analise as assertivas abaixo:
I – Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade;
II - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
III - Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
IV - Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
  • A I - II - III - IV
  • B I - II - III
  • C I - II
  • D Apenas I
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Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.

  • A Ministério da Educação.
  • B Sistema Educacional Brasileiro.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
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Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.

I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.

II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • B Apenas a afirmativa III está correta
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas
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A LDB, em seu Artigo 21, determina que a educação brasileira se organiza em dois níveis: educação básica e educação superior.

Avalie as afirmações sobre a organização da educação brasileira.
I - A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II - A educação básica compreende as etapas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial.
III - A educação infantil é a primeira etapa da educação básica; tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
IV - Com a aprovação da Lei nº 11.274/2006 foi estabelecida a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, a partir dos seis anos de idade.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C IV.
  • D II e III.
  • E I, III e IV.
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A ________________ diz respeito a um amplo espectro de iniciativas desenvolvidas pelas diferentes instâncias de governo, seja em termos de responsabilidades compartilhadas na oferta de ensino, ou de outras ações que desenvolvem em suas áreas específicas de atuação.
VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2. ed. Fortaleza :EdUECE, 2015.


Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto.

  • A Gestão Escolar.
  • B Gestão Educacional.
  • C Gestão Democrática.
  • D Gestão Participativa.