O fato de livros de ficção científica não serem classificados como relatos jornalísticos reside no pressuposto fundamental no exercício da profissão de jornalismo, que pode e não deve se fundamentar em hipóteses ou ficções, mas no indissolúvel atributo da notícia, baseado no conceito do(a)
Uma chance maior de sucesso de um produto cultural ocorre quando se tem bem definido o público-alvo. A partir dessa definição, é possível buscar patrocínio e/ou apoio que dialoguem com esse público e iniciar o trabalho de divulgação desse produto. Para iniciar a divulgação, é preciso enviar algumas peças e materiais como, por exemplo, release, cartão de visita, fotos, portfólio, serviço, dentre outros.
Esse conjunto de materiais enviado para os meios de comunicação é chamado de
Convenção da UNESCO de 2003 estabeleceu parâmetros para a proteção e o reconhecimento (dito “registro”) do patrimônio imaterial, ao lado da proteção e do reconhecimento do patrimônio material (dito “tombamento”).
NÃO se configura como um típico exemplo de patrimônio imaterial brasileiro o(a)
“Arte é o que eu e você chamamos arte”.
Tal formulação, feita pelo crítico de arte e escritor Frederico Morais, reflete uma postura que
Um dos maiores desafios do produtor cultural é a divulgação, pois o público não acorre ao espetáculo se não receber informações sobre a realização do evento, onde e quando está ocorrendo, e por quanto tempo permanecerá em cartaz.
Recurso frequentemente empregado pelo produtor cultural para fazer frente a esse desafio, a chamada mídia espontânea consiste na(o)
Na escolha de imagens para usar no material de divulgação de um evento, além da qualidade estética, deve-se levar em consideração se a resolução do arquivo digital está adequada à sua reprodução impressa em gráfica.
Para evitar problemas na definição das imagens impressas, o ideal é que o arquivo digital esteja em
Nessa circulação acelerada de formas e processos culturais, as apropriações e as hibridizações envolvem tanto conteúdos como formatos. [...] Os jovens são particularmente abertos e sensíveis a essas possibilidades, e a indústria cultural investe nisso [...] Disponível em: <https://www.itaucultural.org.br/entrevista-politicas-culturais-e-as-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 29 jul 2019.
O depoimento acima foi retirado de uma entrevista concedida ao Observatório Itaú Cultural por Marco Antônio de Almeida, Professor de Ciências da Informação e Documentação, na USP, e faz parte de um raciocínio que reconhece a importância da juventude no atual momento social.
Sobre esses jovens, a afirmação que mais representa o contexto destacado acima é:
Sob a ótica de uma realidade social permeada pelo crescimento e desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), as políticas culturais atuantes podem ser consideradas em duas frentes: acesso ao patrimônio cultural existente e produção/expressão cultural. A partir daí observa-se uma nova lógica de consumo e produção de conteúdo que reorganizou os papéis e os atores nesse cenário.
Nesse contexto, verifica-se que a(o)
Um produto midiático, uma rádio na internet desenvolvida por professores de uma universidade, foi o pioneiro em oferecer para o ouvinte módulos jornalísticos em que o internauta escolhia o que ia ouvir, quando e em que ordem, além de poder repetir o conteúdo, caso o desejasse.
Esse formato muito se assemelha ao, atualmente, tão conhecido
Em um ambiente virtual, em que o consumidor escolhe livremente como e onde receber informações, cresceu a produção de informações falsas, disseminadas sob o verniz de notícias.
Esse tipo de informação é conhecido por
O ativismo on-line apresenta-se como uma mídia alternativa em hardnews, ao oferecer informações usualmente não disponíveis nas mídias que apresentam as coberturas factuais.
Um exemplo do que foi acima descrito é o site
A reversão completa ou parcial dos tons de uma imagem, como consequência de uma superexposição exagerada, é o efeito fotográfico chamado de
Blogues distanciam-se das mídias dos séculos XIX e XX por possibilitarem, entre outras opções, a divulgação de textos sem a interferência de um editor, sem corte de caracteres por limitação do espaço físico ou de tempo e sem a(o)
O assessor de imprensa é uma ponte entre duas partes interessadas na divulgação de determinado fato que desperte, principalmente, o interesse do público. Diante da complexidade da atividade, agravada pelo avanço tecnológico, o profissional que ocupa essa função precisa ter diversos atributos.
NÃO é um dos atributos desse profissional a capacidade de ser
A criação de uma imagem que defina uma Identidade Corporativa, quer seja das embalagens de produtos de uma indústria, quer seja do projeto gráfico de uma mídia impressa, cabe a um profissional responsável pela comunicação de um conceito ou ideia, por meio de recursos visuais.
Esse profissional é o
A internet revolucionou a comunicação no mundo, criando uma verdadeira aldeia global conectada em rede.
A facilidade é também uma armadilha para a circulação das notícias; por isso, é recomendável ao comunicador profissional, ao buscar uma informação, sempre
O texto informativo deve ser de fácil compreensão para que a comunicação seja efetivamente realizada.
Para tal, o redator deve prezar por criar frases com o uso da(o)
Para que a divulgação de um evento cultural tenha êxito nos veículos jornalísticos, são necessárias várias ações das equipes de assessoria de imprensa.
Uma delas é o envio de releases, cujo texto deve ser
A coexistência de novas mídias com mídias tradicionais deu origem ao que alguns pesquisadores chamam de cultura da convergência, uma nova forma de fazer e consumir a comunicação que possibilitou, dentre tantas interatividades, que os fãs ou qualquer telespectador passassem, por exemplo, a intervir e a opinar no destino de seus personagens de séries de televisão.
A esse fenômeno deu-se o nome de cultura
Nos anos 1970, as pesquisas trazem para o centro do debate acadêmico a possibilidade de as notícias serem elaboradas pelos jornalistas, colocando-se em questão, portanto, a ideia do jornalismo como “espelho da realidade”.
Surgem nessa época as(os)
The term domestic, in the expression “domestic air conditioning use”, in the title of the text, is synonymous with
The main purpose of the text is to
In paragraph 1, the fragment “Climate change will provoke an increase in summer air conditioning use in the United States that will probably cause prolonged blackouts” implies that prolonged blackouts
In the 2nd paragraph, it is noticed that, according to the IPCC report in 2021, the global temperature will probably rise 1.5 degrees Celsius by the early 2030s due to
In the segment of paragraph 4 “we can’t keep doing what we are doing or our energy system will fail completely in the next few decades”, the term fail completely is synonymous with
The fragment in paragraph 5 “Electricity generation tends to be below peak” means that
In the sentence of paragraph 5, “The heaviest air conditioning use with the greatest risk for overcharging the transmission lines comes during heat waves, which also present the highest risk to health”, the word which makes reference to
The fragment in paragraph 5 “an extended period of record heat sometimes topping 117 degrees Fahrenheit” describes a climate condition characterized by
In the fragment of paragraph 6 “If all Arizona houses were to increase air conditioning use”, if signals a(n)
In the fragment of paragraph 5 “the heaviest air conditioning use”, the term heaviest could be replaced, with no change in meaning, by
Considerando-se a combinação entre tempos e modos, a frase que atende à norma-padrão é:
Nas correspondências oficiais, o cargo e a função ocupados pelo destinatário determinará o pronome de tratamento a ser empregado.
A adequada correlação entre o cargo e o pronome de tratamento está estabelecida em:
A frase em que a colocação do pronome destacado NÃO obedece aos ditames da norma-padrão é:
Quanto à concordância verbal, a frase que atende plenamente à variedade formal da norma-padrão da língua portuguesa é:
Quanto à concordância nominal, a frase que atende plenamente à variedade formal da norma-padrão da língua portuguesa é:
A crase é o fenômeno da contração de duas vogais iguais, e essa contração é marcada pelo acento grave.
O acento grave indicativo da crase está corretamente empregado em:
A frase que tem a palavra ou expressão em destaque empregada de acordo com o que prevê a norma escrita padrão é
SEIXAS, Heloisa. Contos mínimos. Rio de Janeiro: Record, 2001.
O emprego do pronome oblíquo em destaque respeita a norma-padrão da língua em:
No texto, o narrador apresenta Maria José ao leitor, descrevendo-a a partir de aspectos subjetivos, como em:
De acordo com o narrador, Maria José “Era meiga quase sempre, violenta quando necessário” (parágrafo 1)
Essa violência a que o narrador se refere pode ser comprovada no trecho:
No trecho: “Mas nunca deixou de ter na gaveta o revólver que recebera, menina-e-moça, das mãos do pai, e que empunhou no quintal noturno, perseguindo um ladrão”, (parágrafo 2), a oração destacada pode ser substituída, sem prejuízo de seu significado, por
No trecho do parágrafo 3 “Já perto dos setenta anos, ela explicava para um amigo meu que tinha chegado à humildade da velhice”, percebe-se que o processo de envelhecimento provocou mudanças em Maria José.
De acordo com o texto, o que nela NÃO mudou durante a velhice foi o(a)
No fragmento do parágrafo 3 “tinha chegado à humildade da velhice; já não se importava com quem tentasse ofendê-la”, o trecho destacado apresenta, em relação ao trecho anterior, uma ideia de
No trecho do parágrafo 3 “já não se importava com quem tentasse ofendê-la, mas conservava o revólver para a defesa dos filhos e netos”, a conjunção mas pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
Em “escutava maternalmente meus contos toscos” (parágrafo 4), a palavra toscos pode ser substituída, sem a alteração de seu significado no contexto, por
A partir do trecho do parágrafo 6 “Terna e firme, nunca lhe vi a fraqueza da pieguice”, entende-se que Maria José era uma mulher
Geralmente, a linguagem da crônica caracteriza-se por ser coloquial e simples. A crônica “Maria José”, entretanto, apresenta linguagem formal, diferente da informal pela(o)
Considerando-se o emprego da vírgula, a frase que está de acordo com o padrão formal escrito da língua é
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, o uso do acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:
Em que frase o verbo irregular destacado está empregado de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa?