Resolver o Simulado Petrobras Transporte SA (Transpetro) - Jornalista - CESGRANRIO - Nível Superior

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Jornalismo

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O fato de livros de ficção científica não serem classificados como relatos jornalísticos reside no pressuposto fundamental no exercício da profissão de jornalismo, que pode e não deve se fundamentar em hipóteses ou ficções, mas no indissolúvel atributo da notícia, baseado no conceito do(a)

  • A imediatismo
  • B interesse
  • C universalismo
  • D importância
  • E veracidade
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Uma chance maior de sucesso de um produto cultural ocorre quando se tem bem definido o público-alvo. A partir dessa definição, é possível buscar patrocínio e/ou apoio que dialoguem com esse público e iniciar o trabalho de divulgação desse produto. Para iniciar a divulgação, é preciso enviar algumas peças e materiais como, por exemplo, release, cartão de visita, fotos, portfólio, serviço, dentre outros.
Esse conjunto de materiais enviado para os meios de comunicação é chamado de

  • A assessoria de imprensa
  • B material gráfico
  • C press-marketing
  • D flyer digital
  • E press-kit
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Convenção da UNESCO de 2003 estabeleceu parâmetros para a proteção e o reconhecimento (dito “registro”) do patrimônio imaterial, ao lado da proteção e do reconhecimento do patrimônio material (dito “tombamento”).
NÃO se configura como um típico exemplo de patrimônio imaterial brasileiro o(a)

  • A Jongo da Serrinha
  • B Samba de Roda
  • C Círio de Nazaré
  • D Futebol
  • E Capoeiragem
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“Arte é o que eu e você chamamos arte”.


Tal formulação, feita pelo crítico de arte e escritor Frederico Morais, reflete uma postura que

  • A defende a rigidez da crítica de arte.
  • B refuta a crise do academicismo.
  • C estimula o dirigismo na cultura.
  • D propõe a contrapartida social.
  • E espelha a impossibilidade de confinamento conceitual da arte.
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Um dos maiores desafios do produtor cultural é a divulgação, pois o público não acorre ao espetáculo se não receber informações sobre a realização do evento, onde e quando está ocorrendo, e por quanto tempo permanecerá em cartaz.
Recurso frequentemente empregado pelo produtor cultural para fazer frente a esse desafio, a chamada mídia espontânea consiste na(o)

  • A compra de espaço/tempo de emissoras de TV, por meio da chamada inserção aleatória, na grade de programação.
  • B compra de espaço/tempo junto a órgãos de comunicação, com recursos financeiros espontaneamente doados por meio de crowdfunding.
  • C colocação, sem pagamento, do nome do artista ou de colocação de uma produção artística na pauta editorial de veículos da imprensa profissional/comercial.
  • D impulsionamento, nas mídias sociais, de material promocional do artista em momento de espontaneidade e descontração.
  • E impulsionamento de conteúdos nas redes sociais, por meio da chamada mídia programática.
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Na escolha de imagens para usar no material de divulgação de um evento, além da qualidade estética, deve-se levar em consideração se a resolução do arquivo digital está adequada à sua reprodução impressa em gráfica.
Para evitar problemas na definição das imagens impressas, o ideal é que o arquivo digital esteja em

  • A 72dpi
  • B 75lpi
  • C 150dpi
  • D 200lpi
  • E 300dpi
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Nessa circulação acelerada de formas e processos culturais, as apropriações e as hibridizações envolvem tanto conteúdos como formatos. [...] Os jovens são particularmente abertos e sensíveis a essas possibilidades, e a indústria cultural investe nisso [...] Disponível em: <https://www.itaucultural.org.br/entrevista-politicas-culturais-e-as-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 29 jul 2019.
O depoimento acima foi retirado de uma entrevista concedida ao Observatório Itaú Cultural por Marco Antônio de Almeida, Professor de Ciências da Informação e Documentação, na USP, e faz parte de um raciocínio que reconhece a importância da juventude no atual momento social.
Sobre esses jovens, a afirmação que mais representa o contexto destacado acima é:

  • A A juventude é tão dinâmica que é improdutivo se envolver com ela.
  • B A natureza tribal fragmentada gera tendências igualmente fragmentadas.
  • C Os jovens são agentes de mudança apesar de condutas egoístas e irresponsáveis.
  • D Os jovens não têm medo de experimentar novas oportunidades.
  • E Os jovens são definidores de tendências, pois são consumidores da Geração Agora.
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Sob a ótica de uma realidade social permeada pelo crescimento e desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), as políticas culturais atuantes podem ser consideradas em duas frentes: acesso ao patrimônio cultural existente e produção/expressão cultural. A partir daí observa-se uma nova lógica de consumo e produção de conteúdo que reorganizou os papéis e os atores nesse cenário.
Nesse contexto, verifica-se que a(o)

  • A produção cultural é exclusiva de fontes especializadas.
  • B conectividade é um obstáculo para a socialização do consumo.
  • C consumidor é também produtor de conteúdo.
  • D consumo está mais vertical e menos horizontal.
  • E acesso a produtos culturais está restrito à mobilidade digital.
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Um produto midiático, uma rádio na internet desenvolvida por professores de uma universidade, foi o pioneiro em oferecer para o ouvinte módulos jornalísticos em que o internauta escolhia o que ia ouvir, quando e em que ordem, além de poder repetir o conteúdo, caso o desejasse.
Esse formato muito se assemelha ao, atualmente, tão conhecido

  • A delay
  • B podcast
  • C playlist
  • D streaming
  • E upload
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Em um ambiente virtual, em que o consumidor escolhe livremente como e onde receber informações, cresceu a produção de informações falsas, disseminadas sob o verniz de notícias.
Esse tipo de informação é conhecido por

  • A aspas
  • B editoriais
  • C fakenews
  • D manchetes
  • E vírus
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O ativismo on-line apresenta-se como uma mídia alternativa em hardnews, ao oferecer informações usualmente não disponíveis nas mídias que apresentam as coberturas factuais.
Um exemplo do que foi acima descrito é o site

  • A Aliexpress
  • B Dicas da Dinda
  • C Mídia Ninja
  • D Reclame Aqui
  • E Tech Tudo
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A reversão completa ou parcial dos tons de uma imagem, como consequência de uma superexposição exagerada, é o efeito fotográfico chamado de

  • A fotogrametria
  • B gradação
  • C holografia
  • D solarização
  • E sombreado
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Blogues distanciam-se das mídias dos séculos XIX e XX por possibilitarem, entre outras opções, a divulgação de textos sem a interferência de um editor, sem corte de caracteres por limitação do espaço físico ou de tempo e sem a(o)

  • A busca por cliques e por audiência, com o apelo a questões muito comentadas pela sociedade e à vida pessoal de famosos, quesitos que despertam a atenção do público.
  • B pertinência e a lógica na argumentação, presentes em textos opinativos, chancelas necessárias para atestar a credibilidade da informação.
  • C oscilação financeira própria de empresas de comunicação, em que o texto jornalístico é retirado das páginas para dar espaço à propaganda.
  • D preocupação em tornar público um fato, uma denúncia, ou mesmo, o cotidiano de famosos, inquietação presente nos fenômenos comunicacionais.
  • E compromisso com a verdade, princípio que se limita a questões comunicacionais da era contemporânea.
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O assessor de imprensa é uma ponte entre duas partes interessadas na divulgação de determinado fato que desperte, principalmente, o interesse do público. Diante da complexidade da atividade, agravada pelo avanço tecnológico, o profissional que ocupa essa função precisa ter diversos atributos.
NÃO é um dos atributos desse profissional a capacidade de ser

  • A conciliador
  • B diplomático
  • C estrategista
  • D isento
  • E multidisciplinar
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A criação de uma imagem que defina uma Identidade Corporativa, quer seja das embalagens de produtos de uma indústria, quer seja do projeto gráfico de uma mídia impressa, cabe a um profissional responsável pela comunicação de um conceito ou ideia, por meio de recursos visuais.
Esse profissional é o

  • A designer gráfico
  • B digital influencer
  • C editor de imagem
  • D redator publicitário
  • E video-maker
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A internet revolucionou a comunicação no mundo, criando uma verdadeira aldeia global conectada em rede.
A facilidade é também uma armadilha para a circulação das notícias; por isso, é recomendável ao comunicador profissional, ao buscar uma informação, sempre

  • A acreditar em informações veiculadas de forma massiva em grupo de conversas de aplicativos existentes na rede mundial.
  • B adotar as informações dadas em destaque pelos sites que aparecem no topo das listas de plataformas de buscas.
  • C atribuir aos portais de notícias a obrigação de serem os órgãos de comunicação oficiais das empresas ou instituições.
  • D confiar nos sites menos visitados porque foram recentemente criados e têm mais chance de serem atualizados.
  • E optar pelos sites oficiais das instituições ou empresas, recorrendo ainda a uma segunda checagem das informações neles contidas.
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O texto informativo deve ser de fácil compreensão para que a comunicação seja efetivamente realizada.
Para tal, o redator deve prezar por criar frases com o uso da(o)

  • A opinião do repórter, entre aspas
  • B voz passiva, mediante uma introdução
  • C ordem direta, com palavras precisas
  • D aposto e de frases subordinadas
  • E adjetivo e de verbo no condicional
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Para que a divulgação de um evento cultural tenha êxito nos veículos jornalísticos, são necessárias várias ações das equipes de assessoria de imprensa.
Uma delas é o envio de releases, cujo texto deve ser

  • A direto, com o emprego da técnica do lide
  • B irônico, com piadas sobre o produto
  • C prolixo, dentro das normas da ABNT
  • D opinativo, com críticas sobre a atividade
  • E subjetivo, com a narrativa na primeira pessoa
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A coexistência de novas mídias com mídias tradicionais deu origem ao que alguns pesquisadores chamam de cultura da convergência, uma nova forma de fazer e consumir a comunicação que possibilitou, dentre tantas interatividades, que os fãs ou qualquer telespectador passassem, por exemplo, a intervir e a opinar no destino de seus personagens de séries de televisão.

A esse fenômeno deu-se o nome de cultura

  • A popular
  • B participativa
  • C vernácula
  • D dos fãs
  • E tradicional
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Nos anos 1970, as pesquisas trazem para o centro do debate acadêmico a possibilidade de as notícias serem elaboradas pelos jornalistas, colocando-se em questão, portanto, a ideia do jornalismo como “espelho da realidade”.

Surgem nessa época as(os)

  • A correntes funcionalistas
  • B teorias críticas
  • C teorias culturológicas
  • D teorias construcionistas
  • E estudos culturais

Inglês

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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

The term domestic, in the expression “domestic air conditioning use”, in the title of the text, is synonymous with

  • A cresidential
  • B commercial
  • C municipal
  • D individual
  • E national
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The main purpose of the text is to

  • A describe past events related to summer weather in the southwest.
  • B mention the positive changes in Americans’ habits concerning air conditioning.
  • C advocate against the use of air conditioning in domiciles.
  • D discuss possible problems to satisfy the demand for electric energy in the near future.
  • E encourage people to cut down residential carbon emissions.
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In paragraph 1, the fragment “Climate change will provoke an increase in summer air conditioning use in the United States that will probably cause prolonged blackouts” implies that prolonged blackouts

  • A are happening.
  • B had happened.
  • C have happened.
  • D may happen.
  • E will have happened.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

In the 2nd paragraph, it is noticed that, according to the IPCC report in 2021, the global temperature will probably rise 1.5 degrees Celsius by the early 2030s due to

  • A air conditioning use
  • B human emissions
  • C electricity consumption
  • D electric capacity overcharge
  • E blackouts
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In the segment of paragraph 4 “we can’t keep doing what we are doing or our energy system will fail completely in the next few decades”, the term fail completely is synonymous with

  • A expand
  • B divide
  • C improve
  • D work
  • E collapse
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The fragment in paragraph 5 “Electricity generation tends to be below peak” means that

  • A there is usually no electricity left by that time of year.
  • B electricity generation is not at its maximum capacity.
  • C the quality of electricity generation is not acceptable.
  • D excess electricity is being generated.
  • E the electricity companies easily satisfy the increased demand.
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In the sentence of paragraph 5, “The heaviest air conditioning use with the greatest risk for overcharging the transmission lines comes during heat waves, which also present the highest risk to health”, the word which makes reference to

  • A risk to health
  • B air conditioning use
  • C heat waves
  • D the transmission lines
  • E risk for overcharging
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The fragment in paragraph 5 “an extended period of record heat sometimes topping 117 degrees Fahrenheit” describes a climate condition characterized by

  • A low and mild temperatures
  • B quickly oscillating temperatures
  • C exceptionally high temperatures
  • D alternating hot and dry weather
  • E moderate temperatures and bad weather
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In the fragment of paragraph 6 “If all Arizona houses were to increase air conditioning use”, if signals a(n)

  • A condition
  • B opposition
  • C negation
  • D conclusion
  • E explanationv
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In the fragment of paragraph 5 “the heaviest air conditioning use”, the term heaviest could be replaced, with no change in meaning, by

  • A most intense
  • B most unexpected
  • C most difficult
  • D most adequate
  • E most moderate

Português

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Considerando-se a combinação entre tempos e modos, a frase que atende à norma-padrão é:

  • A Como chovesse muito pela manhã, resolvi sair à tarde.
  • B Se nós nos acostumássemos, seremos felizes.
  • C Ela ligaria para mim quando chegar.
  • D Embora eu precisava ser visto, sou ignorado.
  • E Se você dormir cedo, ficaria satisfeito.
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Nas correspondências oficiais, o cargo e a função ocupados pelo destinatário determinará o pronome de tratamento a ser empregado.
A adequada correlação entre o cargo e o pronome de tratamento está estabelecida em:

  • A Vossa Eminência – Reitor de Universidade
  • B Vossa Excelência – Ministro de Estado
  • C Vossa Magnificência – Embaixador
  • D Vossa Santidade – Cardeal
  • E Vossa Senhoria – Juiz
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A frase em que a colocação do pronome destacado NÃO obedece aos ditames da norma-padrão é:

  • A Feliz é quem se dá o direito de estar bem.
  • B As pessoas nunca acostumam-se com a felicidade.
  • C Agradar-nos-ia a ideia de que todos têm direito à paz.
  • D Viver a vida intensamente é o que lhe confere sentido.
  • E Afastando-nos de quem nos quer bem, saudamos a solidão.
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Quanto à concordância verbal, a frase que atende plenamente à variedade formal da norma-padrão da língua portuguesa é:

  • A Necessitam-se de novos estímulos para prosseguir.
  • B Algumas pessoas costuma queixarem-se da vida.
  • C O homem acostuma-se às adversidades.
  • D Destruiu-se os sonhos de viver uma vida melhor.
  • E Em outros tempos, confiavam-se mais nas pessoas.
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Quanto à concordância nominal, a frase que atende plenamente à variedade formal da norma-padrão da língua portuguesa é:

  • A Eles estão bastantes felizes com a vida que levam.
  • B Estava proibido a encomenda de novas peças de tecido.
  • C Proporcionalmente, temos hoje menas reservas de insumos.
  • D O homem carregava quinhentos gramas de explosivos na mochila.
  • E As pessoas mesmo é que devem investir em uma vida mais saudável.
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A crase é o fenômeno da contração de duas vogais iguais, e essa contração é marcada pelo acento grave.
O acento grave indicativo da crase está corretamente empregado em:

  • A É preciso estar atento às coisas boas da vida.
  • B Gostaria de poder viver melhor o meu dia à dia.
  • C As decisões às quais citei vão transformar a minha vida.
  • D O parque ecológico localiza-se à três quilômetros daqui.
  • E À partir de hoje, não acumularei mais produtos supérfluos.
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A frase que tem a palavra ou expressão em destaque empregada de acordo com o que prevê a norma escrita padrão é

  • A Perguntam-me porque Maria José era tão querida.
  • B O céu é aonde Maria José deve estar agora.
  • C Apresentou-me a muitos autores, por isso tornei-me um leitor voraz.
  • D Mau ela se foi, já sinto sua falta.
  • E Perdi quem me protegeu a um ano.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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SEIXAS, Heloisa. Contos mínimos. Rio de Janeiro: Record, 2001. 

O emprego do pronome oblíquo em destaque respeita a norma-padrão da língua em:

  • A Quando perguntaram sobre as grades, fiquei sem saber o que lhes dizer.
  • B O sol oblíquo nasce atrás dos prédios, mas ainda não conseguiu vencer-lhes.
  • C A velha senhora está sempre lá. Já espero lhe ver quando saio todas as manhãs.
  • D Ainda demora para o sol nascer, mas, mesmo assim, a velha senhora já está lá a lhe esperar.
  • E Quando as pessoas passam na calçada, aquela senhora tem o sorriso pronto para lhes cumprimentar.
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No texto, o narrador apresenta Maria José ao leitor, descrevendo-a a partir de aspectos subjetivos, como em:

  • A “Faz um ano que Maria José morreu.” (parágrafo 1)
  • B “Visitava os miseráveis, internava indigentes enfermos” (parágrafo 2)
  • C “comungava todos os dias” (parágrafo 2)
  • D “apresentou-me aos contos de Edgar Poe e aos poemas de Baudelaire” (parágrafo 4)
  • E “Terna e firme, nunca lhe vi a fraqueza da pieguice.” (parágrafo 6)
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De acordo com o narrador, Maria José “Era meiga quase sempre, violenta quando necessário” (parágrafo 1)


Essa violência a que o narrador se refere pode ser comprovada no trecho:

  • A “ela me gritou da sacada se eu não via a pedra que marcava o gol. Dei uma pedrada no outro” (parágrafo 1)
  • B “Tratou-me com a dureza e o carinho que mereciam a rebeldia e o verdor da minha meninice.” (parágrafo 4)
  • C “Fé, Esperança e Caridade eram para ela a flecha e o alvo das criaturas.” (parágrafo 6)
  • D “Tornara-se tão íntima da substância terrestre – a dor” (parágrafo 7)
  • E “Gostava das pessoas erradas, consumidas de paixão” (parágrafo 9)
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No trecho: “Mas nunca deixou de ter na gaveta o revólver que recebera, menina-e-moça, das mãos do pai, e que empunhou no quintal noturno, perseguindo um ladrão”, (parágrafo 2), a oração destacada pode ser substituída, sem prejuízo de seu significado, por

  • A por isso perseguia um ladrão.
  • B enquanto perseguia um ladrão.
  • C embora perseguisse um ladrão.
  • D desde que perseguisse um ladrão.
  • E por mais que perseguisse um ladrão.
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No trecho do parágrafo 3 “Já perto dos setenta anos, ela explicava para um amigo meu que tinha chegado à humildade da velhice”, percebe-se que o processo de envelhecimento provocou mudanças em Maria José.


De acordo com o texto, o que nela NÃO mudou durante a velhice foi o(a)

  • A hábito de praticar atos de caridade em prol dos necessitados.
  • B gosto por iniciar as crianças da família na literatura.
  • C instinto de sempre proteger os filhos e os netos.
  • D capacidade de se submeter a longos jejuns e a abstinências.
  • E tendência de responder às ofensas sofridas com violência.
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No fragmento do parágrafo 3 “tinha chegado à humildade da velhice; já não se importava com quem tentasse ofendê-la”, o trecho destacado apresenta, em relação ao trecho anterior, uma ideia de

  • A modo
  • B tempo
  • C condição
  • D comparação
  • E conclusão
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No trecho do parágrafo 3 “já não se importava com quem tentasse ofendê-la, mas conservava o revólver para a defesa dos filhos e netos”, a conjunção mas pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

  • A caso
  • B portanto
  • C logo
  • D porque
  • E porém
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Em “escutava maternalmente meus contos toscos” (parágrafo 4), a palavra toscos pode ser substituída, sem a alteração de seu significado no contexto, por

  • A ccriativos
  • B malfeitos
  • C primorosos
  • D incompletos
  • E sofisticados
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A partir do trecho do parágrafo 6 “Terna e firme, nunca lhe vi a fraqueza da pieguice”, entende-se que Maria José era uma mulher

  • A afetada
  • B vaidosa
  • C corajosa
  • D tímida
  • E extravagante
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Geralmente, a linguagem da crônica caracteriza-se por ser coloquial e simples. A crônica “Maria José”, entretanto, apresenta linguagem formal, diferente da informal pela(o)

  • A seleção de vocabulário comum, do dia a dia, como em: “homenzinho”.
  • B antecipação do adjunto adverbial, como em: “Já perto dos setenta anos, ela explicava”.
  • C ausência de conectores entre orações, como em: “nada me perguntava, adivinhava tudo.”
  • D uso do pronome oblíquo átono após o verbo, como em: “devotava-se”.
  • E emprego de frases curtas, como em: “Faz um ano que Maria José morreu.”
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Considerando-se o emprego da vírgula, a frase que está de acordo com o padrão formal escrito da língua é

  • A Eu que era frágil, sentia-me seguro, em sua presença.
  • B Todos os dias, Maria José lia poemas para seu filho.
  • C Seu desejo, era sempre, estar por perto para me proteger.
  • D Maria José era uma mulher terna e, ao mesmo tempo firme.
  • E Nem ela, nem o médico, nem eu, esperávamos aquele desfecho, triste.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, o uso do acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:

  • A Ela foi a gaveta pegar o revólver.
  • B Maria José ensinou-me a amar a literatura.
  • C Sempre passeávamos a pé no final da tarde.
  • D Aprendi a ter fé a partir da convivência com Maria José.
  • E A caridade a qual praticava era uma marca de sua personalidade.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em que frase o verbo irregular destacado está empregado de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa?

  • A Os médicos preveram que ela teria complicações da doença. (verbo PREVER)
  • B cSe eu me oposse a suas orientações, ela me advertia. (verbo OPOR)
  • C Minha mãe sempre me acodia nos momentos difíceis. (verbo ACUDIR)
  • D cMaria José sempre soube defender filhos e netos. (verbo SABER)
  • E Quando entrava numa briga, ela sempre intervia em meu favor. (verbo INTERVIR)