Resolver o Simulado Médico Psiquiatra Saúde Mental - IBFC

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Psiquiatria

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O desenvolvimento cognitivo das crianças, proposto pela teoria de Piaget, pode ser dividido em quatro estágios. Assinale a alternativa que apresenta estes quatro estágios. 
  • A Oral, anal, fase de latência e fálica
  • B Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal
  • C Inicial, permanência de objeto, imitação e jogo simbólico
  • D Estágio do espelho, alienação, abstração e operacional
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Assinale a alternativa que apresenta qual é a psicoterapia que trabalha com o conceito, a identificação e correção das crenças centrais, dos pensamentos automáticos e distorções cognitivas.
  • A Terapia interpessoal
  • B Psicanálise
  • C Terapia Cognitivo-Comportamental
  • D Terapia Psicodinâmica
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Sobre o conceito de Estereotipias, assinale a alternativa correta. 
  • A São movimentos voluntários, arrítmicos, bizarros, descoordenados, que permanecem durante o sono
  • B São movimentos involuntários, rítmicos, bizarros, coordenados, sem propósito, que desaparecem durante o sono
  • C São movimentos involuntários presentes somente nos indivíduos autistas, ocorrendo principalmente em meninos o balancim e giro de mãos
  • D São tiques motores complexos, que também podem estar presentes em crianças sem nenhum diagnóstico neuropsiquiátrico e não desaparecem nem reduzem com distração ou sono
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A respeito das fases do sono (fase NREM e fase REM – “Rapid eye-moviments”, assinale a alternativa incorreta
  • A O sono NREM caracteriza-se por atividade elétrica cerebral síncrona, com ondas lentas de grande amplitude e diminuição da atividade do sistema autônomo simpático e aumento do tônus parassimpático
  • B Durante o sono NREM ocorrem 4 estágios, sendo o estágio 4 o de sono mais profundo, com predomínio de ondas delta e traçado bem lentificado. O indivíduo pode apresentar-se confuso ao ser despertado nessa fase
  • C No sono REM há um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados (sacádicos), bem como um relaxamento muscular profundo e generalizado, FC, FR e PA irregulares e ereção peniana
  • D Em uma noite normal de sono, ocorre somente uma fase NREM, havendo sucessão dos estágios de 1 a 4, seguidos pelo sono REM, não ocorrendo repetição de forma cíclica
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Sobre os principais sintomas psicóticos, caracterizados por delírios e alucinações, assinale a alternativa correta.
  • A Os conteúdos dos delírios podem incluir uma variedade de temas necessariamente bizarros, implausíveis e incompreensíveis, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes
  • B Os delírios mais comuns são aqueles que expressam perda de controle da mente ou do corpo, podendo incluir a retirada ou inserção do pensamento, ou delírios de controle, em que acredita-se que o corpo ou ações do indivíduo estão sendo manipulados por uma força externa
  • C Delírios persecutórios e de auto-referência, e alucinações auditivas são os sintomas positivos mais comuns em indivíduos com transtornos psicóticos
  • D Alucinações hipnagógicas, que ocorrem ao adormecer, e as hipnopômpicas (ao acordar) são mais comuns em quadros neurológicos e esquizofrenias
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A respeito da Catatonia, assinale a alternativa incorreta
  • A Pode ocorrer no contexto de vários transtornos mentais, incluindo transtorno do neurodesenvolvimento, bipolar, depressivo, psicótico, ou devido a outra condição médica
  • B É definida pela presença de três ou mais, dentre as seguintes características psicomotoras: estupor, catalepsia, flexibilidade cérea, mutismo, negativismo, maneirismo, estereotipia, agitação, caretas, ecolalia e ecopraxia
  • C Quando o indivíduo apresenta quadro de agitação psicomotora, ou alternância entre atividade motora reduzida e excessiva, o diagnóstico de catatonia deve ser excluído
  • D Pode haver riscos potenciais decorrentes de desnutrição, exaustão, hiperpirexia e lesão auto ou heteroinfligida
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No Transtorno Bipolar, a respeito dos quadros de mania ou hipomania, assinale a alternativa correta.
  • A Um episódio hipomaníaco completo, que surge durante tratamento antidepressivo (medicamento ou eletroconvulsoterapia), mas que persiste em um nível de sinais e sintomas além do efeito fisiológico desse tratamento não pode ser considerado episódio hipomaníaco característico de bipolaridade
  • B Na hipomania, o episódio não é suficientemente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional, ou para necessitar de hospitalização. Existindo características psicóticas, por definição, o episódio é maníaco
  • C Se houver fuga de ideias ou pensamento acelerado e distratibilidade o quadro é de mania, pois na hipomania não se observam alterações na forma e no curso do pensamento, somente no conteúdo
  • D Indiscrições sexuais ou investimentos financeiros insensatos caracterizam quadro de mania, pois são critérios de indicação para internação psiquiátrica
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Quanto ao diagnóstico de Transtorno Psicótico Breve, de acordo com o DSM-V, assinale a alternativa correta. 
  • A Deve haver a presença de delírios, alucinações, discurso desorganizado e comportamento catatônico, todos presentes concomitantemente, por um período inferior a um mês
  • B Deve-se considerar sintoma do transtorno, qualquer mudança de comportamento, ainda que possa parecer um padrão de resposta culturalmente aceito, se o sintoma persistir por mais de uma semana
  • C Dentre as especificações, deve-se mencionar se é o primeiro episódio ou se há presença de múltiplos episódios
  • D Transtorno Psicótico Breve de início súbito é definido como uma mudança de um estado não psicótico para um estado claramente psicótico em duas semanas, geralmente sem um pródromo
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A Fobia Específica é descrita no DSM-V como medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação (por exemplo: altura, animais, tomar injeção, ver sangue). A respeito deste transtorno, assinale a alternativa correta.
  • A Em crianças, o medo ou ansiedade podem ser expressos por choro, ataques de raiva, imobilidade ou comportamento de agarrar-se
  • B A agorafobia é um subtipo de fobia específica, caracterizada pelo medo de estar em locais abertos onde não seria possível ser socorrido em caso de um ataque de pânico
  • C O medo, ansiedade ou esquiva são persistentes, com duração mínima de 1 mês
  • D O medo e a ansiedade não causam sofrimento clinicamente significativo, ou prejuízo no funcionamento social ou profissional ao indivíduo
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Com relação ao Transtorno do Pânico, segundo o DSM-V, assinale a alternativa correta.
  • A Ataque de pânico é definido como um surto psicótico de medo, fobia ou desconforto intenso, que atinge seu pico em uma hora, ocorrendo quatro sintomas autonômicos ou cognitivos
  • B Os ataques de pânico são paroxísticos e com desencadeante claro, que pode ser consciente ou inconsciente, sendo identificados com ajuda de psicoterapia
  • C O ataque de pânico é súbito e ocorre a partir de um estado ansioso basal que vai aumentando em intensidade, a partir do contato com algo que cause muito medo ou angústia, por exemplo, no TOC, pode ser desencadeado por medo de contaminação ou sujeira
  • D Pelo menos um dos ataques de pânico foi seguido de um mês (ou mais) de uma ou de ambas as seguintes características: apreensão ou preocupação acerca de ataques de pânico adicionais ou sobre suas consequências; ou mudança desadaptativa significativa no comportamento relacionada aos ataques
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Segundo o DSM-V, assinale a alternativa que não apresenta uma das três características essenciais da Anorexia Nervosa.
  • A Restrição persistente da ingesta calórica
  • B Sintomas clínicos ou fenótipo de desnutrição (fraqueza,  hipermenorréia, alopecia)
  • C Medo intenso de ganhar peso ou de engordar
  • D Perturbação na percepção do próprio peso ou da própria imagem corporal
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A Narcolepsia é definida pelo DSM-V como períodos de necessidade irresistível de dormir, cair no sono ou cochilar em um mesmo dia. Esses períodos devem estar ocorrendo pelo menos 3 vezes por semana nos últimos 3 meses. É descrito, ainda, que deve haver pelo menos um entre uma lista de sintomas. Assinale a alternativa que não apresenta um destes sintomas. 
  • A Presença de ronco ou apneia do sono, relatada pelo paciente ou acompanhante
  • B Presença de episódios de cataplexia, que ocorrem pelo menos algumas vezes por mês
  • C Deficiência de Hipocretina no líquico cerebroespinal, fora do contexto de inflação, infecção ou lesão cerebral aguda
  • D Polissonografia do sono noturno demonstrando alteração na latência do sono REM
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Assinale a alternativa que apresenta qual dos transtornos relacionados a seguir, se encaixam as características seguintes.
A presença de prejuízo na capacidade de reciprocidade socioemocional, na manutenção e entendimento das relações interpessoais e a hiperatividade sensorial.
  • A Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
  • B Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • C Transtorno Opositor-Desafiante (TOD)
  • D Transtorno de Personalidade Antissocial
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Após tentativa de suicídio, assinale a alternativa que apresenta quais situações são consideradas como indicações formais para internação psiquiátrica.
  • A A tentativa ocorreu na adolescência, por conflitos familiares
  • B O planejamento, o método e a intenção foram de baixa letalidade
  • C Há suporte familiar e social estáveis
  • D O paciente tomou precaução para não ser descoberto ou não receber ajuda
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Assinale a alternativa que não apresenta uma potencial ação do lítio nos transtornos mentais. 
  • A Modulador do humor e proteção antissuicida
  • B Aumento do risco de demência
  • C Potencialização do efeito antidepressivo em quadros resistentes
  • D Aumenta a inibição neurotransmissora mediada por GABA
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Sobre o transtorno depressivo maior na infância e adolescência, assinale a alternativa incorreta
  • A O humor pode ser irritável e geralmente ocorre ganho ao invés da perda ponderal
  • B Sintomas como agressividade, ansiedade e hiperatividade podem coexistir
  • C Comparando os sexos, as meninas costumam ter mais anedonia e sensação de fadiga, enquanto os meninos demonstram mais insatisfação com o corpo e problemas de sono
  • D A falta de concentração pode ser mais evidente que a tristeza
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Assinale a alternativa que apresenta em qual dos seguintes grupos a tricotilomania, o transtorno dismórfico corporal e o skin-picking estão incluídos, segundo o DSM-5. 
  • A Transtornos de ansiedade
  • B Transtornos de humor
  • C Transtornos de personalidade
  • D Transtorno obsessivo-compulsivo
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Sobre o transtorno de ansiedade de separação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Pode se manifestar com pesadelos e queixas somáticas como epigastralgia
  • B É caracterizado por medo ou ansiedade relacionados a separação de figuras de apego, em grau que seja inadequado ao desenvolvimento
  • C Pode causar recusa ao sair de casa e preocupação excessiva sobre a saúde de familiares
  • D Ocorre exclusivamente na infância
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Assinale a alternativa que apresenta por qual dos seguintes sintomas o transtorno dissociativo é caracterizado
  • A Desintegração temporal e lapsos de memória
  • B Dupla personalidade e amnésia recorrente
  • C Entorpecimento emocional e fuga de ideias
  • D Estranhamento do ambiente e bradipsiquismo
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Assinale a alternativa que apresenta qual aspecto básico presente na bulimia nervosa a diferencia do transtorno de compulsão alimentar. 
  • A Uso recorrente de comportamento compensatórios inadequados
  • B A preocupação excessiva em relação ao peso
  • C Presença de culpa excessiva e repulsa de si
  • D Sentimento de falta de controle

Saúde Pública

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No Sistema Único de Saúde brasileiro, o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos é conhecido como: 
  • A Vigilância sanitária
  • B Vigilância epidemiológica
  • C Saúde do trabalhador
  • D Atenção Primária a Saúde
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O grupo, como modalidade de cuidado coletivo à população, tem se tornado frequente nos serviços de saúde, devido ao seu reconhecimento enquanto prática de educação em saúde. Sobre a organização e planejamento de Grupo, assinale a alternativa correta.
  • A O cuidado em grupo envolve, a partir de relações interpessoais, a constituição de subjetividade e do psiquismo, a elaboração do conhecimento e a aprendizagem em saúde
  • B O referencial teórico não é a fundamentação teórica do grupo, na qual os profissionais da saúde se apoiam para conduzir a intervenção
  • C Após o objetivo elaborado, dado que ele é fixo, não se deve ter um guia para o desenvolvimento do grupo
  • D Os temas podem ser identificados apenas após o início do grupo
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De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), o acolhimento no campo da saúde se refere à construção de interações interpessoais baseadas em uma escuta atenta, eticamente comprometida e interessada no reconhecimento do outro. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A humanização defende o restabelecimento da dignidade humana, muitas vezes comprometida nas interações no âmbito da saúde. II. Uma prática reducionista de cuidado pautada exclusivamente pela lógica tecnocientífica e o automatismo resultante de uma certa forma de organização do processo de trabalho seriam fatores a contribuir com a desqualificação das relações entre os sujeitos. III. A arte mostra-se potente para ampliar os horizontes de olhares restritos a uma certa ordem e favorecer a restauração de outros canais de percepção do mundo.

Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • C As afirmativas I, II e III estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
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Como espaços híbridos entre saúde, arte e cultura, os Centros de Convivência e Cultura surgiram no Brasil como dispositivos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para oferecer espaços de sociabilidade, produção cultural e intervenção na cidade. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A mudança do modelo de atenção em saúde mental e o combate ao preconceito, estigma e segregação dispensados historicamente aos transtornos mentais, se opera na construção de novos lugares sociais para o paciente, na sustentação de um paradigma social de protagonismo e cidadania para o usuário e seus familiares. II. Ao nos posicionarmos eticamente recusando a reprodução de práticas excludentes e investirmos na criação de estratégias para a desinstitucionalização no tratamento de transtornos mentais, apontamos para a potência da arte na clínica antimanicomial e na sua contribuição para diversificar a experiência dos encontros dos usuários da RAPS. III. Nesse sentido, experiências recentes têm apontado para um descolamento da arte como dispositivo estritamente terapêutico, e se tornado uma estratégia de produção de projetos de vida e desinstitucionalização do tratamento dos transtornos mentais na vida social em sentido amplo.

Estão corretas as afirmativas: 
  • A I e III apenas
  • B I e II apenas
  • C I, II e III
  • D II e III apenas
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A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político pedagógica que toma como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde, e relaciona o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação do controle social. Sobre o objetivo da EPS, assinale a alternativa correta. 
  • A Tem por objetivo a qualificação e aperfeiçoamento do processo de trabalho em vários níveis do sistema, orientando-se, portanto, para a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços e para o fortalecimento dos processos de gestão político-institucional do SUS no âmbito federal, estadual, municipal e local
  • B Tem por objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento dos educandos da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação
  • C Tem por objetivo promover a ampliação e a resolutividade da atenção primária de forma integrada e planejada
  • D Tem por objetivo complementar o cuidado integral, fortalecer a promoção da saúde e a prevenção de doenças, promover modos de vida saudáveis para a população, principalmente quando articuladas com programas e ações de saúde como a Estratégia Saúde da Família, as equipes multiprofissionais e a Vigilância em Saúde
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O diagnóstico das necessidades educativas em saúde se faz fundamental para implantação do Plano de Educação Permanente em Saúde. O processo de elaboração do Plano de Educação Permanente em Saúde deve contemplar alguns passos preliminares. Sobre tais passos preliminares, assinale a alternativa correta.
  • A Formação da equipe técnica responsável/ Detalhamento do plano de trabalho da equipe com cronograma/ Formalização da Comissão Técnica de coordenação e do Plano de Trabalho 
  • B Estabelecimento dos mecanismos de acompanhamento e avaliação/ Elaboração da proposta de orçamento
  • C Programação das ações, e atividades a serem realizadas, de acordo com os Objetivos definidos
  • D Seleção de problemas prioritários e Elaboração de Objetivos e Metas
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Considerando o trecho “... Dizia o poeta Vinicius de Moraes: a vida é a arte do encontro, apesar de tanto desencanto e desencontro. Diversas redes sociais e movimentos virtuais promovem encontros para dialogar e compartilhar experiências no campo da saúde, construindo estratégias e articulando questões referentes à qualidade de vida. Essa prática potencializa virtudes como a solidariedade humana e supera gradualmente o modelo biomédico assistencialista e privatista, para uma efetiva promoção da saúde coletiva. Dentre estas estratégias, observam-se movimentos de valorização do riso no campo da saúde, tendo como principal referência os palhaços de hospital...” (MATRACA, WIMMER, ARAÚJOJORGE, 2011).

Analise as afirmativas a seguir.

I. Saúde entendida como um recurso para a vida e não como um objetivo de viver. II. Promoção da saúde como uma reação positiva que leva a uma percepção ampliada, integrada, complexa e intersetorial: articula ambiente, educação, pessoas, estilo e qualidade de vida. III. O riso é um fenômeno universal, condicionado a aspectos da cultura, da filosofia, da história e da saúde; é dialógico, porque, através do humor nos deparamos com a comédia e o escárnio que existe por traz de cada riso, um código de comunicação inerente à natureza humana.

Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • C As afirmativas I, II e III estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
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A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc) classifica como Primeira Infância as crianças com faixa etária ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A de um a três anos
  • B de zero a cinco anos
  • C de um a quatro anos
  • D de um a cinco anos
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Assinale a alternativa correta sobre qual é a visão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.
  • A Redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento
  • B Ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, por meio de atendimentos prestados na unidade básica de saúde, no domicílio ou através da mobilização da comunidade
  • C Recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde
  • D Estimular a participação das pessoas, a orientação comunitária das ações de saúde na Atenção Básica e a competência cultural no cuidado, como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território
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Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país. Assinale a alternativa que contenha os elementos que compõem a base cognitiva, ideativa e filosófica do SUS.
  • A Lealdade, igualdade e integralidade
  • B Universalização, equidade e integralidade
  • C Universalização, lealdade e equidade
  • D Equidade, lealdade e integralidade
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 “A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais”.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta qual é o princípio do Sistema Único de Saúde que corresponde ao texto descrito acima.
  • A Igualdade
  • B Equidade
  • C Universalização
  • D Integralidade
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“Processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças”. O trecho descrito é definição de:
  • A Política Nacional de Vigilância em Saúde
  • B Política Nacional de Assistência Farmacêutica
  • C Política Nacional de Atenção Básica
  • D Política Nacional de Humanização
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As décadas de 50 e 60 do século passado foram de grande importância na história da saúde no Brasil, quando ocorreu a 3ª Conferência Nacional de Saúde, que apresentou diversos estudos sobre a criação de um sistema de saúde. Foi na década de 50, mais exatamente no ano de 1953, a primeira vez que foi criado um órgão do governo federal dedicado exclusivamente à criação de políticas de saúde, com foco principal no atendimento em zonas rurais, já que nas cidades a saúde era privilégio de quem tinha Carteira de Trabalho assinada. É correto afirmar que o órgão criado se trata do (a):
  • A Departamento Federal de Atenção à Saúde Primária
  • B Escritório Federal de Saúde
  • C Departamento Nacional de Saúde Coletiva
  • D Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
  • E Ministério da Saúde
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A lei orgânica do Sistema Único de Saúde detalha a competência de cada esfera do governo (federal, estadual e municipal) na sua gestão. Considerando a direção estadual do SUS, assinale a alternativa correta 
  • A Prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde
  • B Promover a descentralização para as Unidades Federadas e para os Municípios, dos serviços e ações de saúde, respectivamente, de abrangência estadual e municipal
  • C Gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros
  • D Elaborar normas para regular as relações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência à saúde
  • E Participar na formulação e na implementação das políticas de controle das agressões ao meio ambiente
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As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, conforme dispõe a Constituição Federal de 1988. Acerca do assunto, assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz do sistema único.
  • A Participação da comunidade
  • B Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais
  • C Descentralização, com direção única em cada esfera de governo
  • D Equidade na forma de participação no custeio
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De acordo com a Lei nº 8.080/1990, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.
II. Aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da direção única, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância.
III. Nos níveis federal, estadual e municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS), poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I, II e III
  • B I e II apenas
  • C II e III apenas
  • D I apenas
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As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta incorretamente um objetivo da atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite.
  • A Definir diretrizes, de âmbito nacional, regional e intermunicipal, a respeito da organização das redes de ações e serviços de saúde, principalmente no tocante à sua governança institucional e à integração das ações e serviços dos entes federados
  • B Fixar diretrizes sobre as regiões de saúde, distrito sanitário, integração de territórios, referência e contrarreferência e demais aspectos vinculados à integração das ações e serviços de saúde entre os entes federados
  • C Definir áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios
  • D Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde
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Considerando o Decreto 7508/2011 que regulamenta a lei 8080/1990, no que diz respeito a hierarquização da atenção no SUS, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os serviços de Atenção Psicossocial terão acesso referenciado, não se incluindo entre as Portas de Entrada do SUS
  • B O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço
  • C A população indígena contará com regramentos diferenciados de acesso, compatíveis com suas especificidades e com a necessidade de assistência integral à sua saúde, de acordo com disposições do Ministério da Saúde
  • D Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região
  • E Mediante justificativa técnica e de acordo com o pactuado nas Comissões Intergestores, os entes federativos poderão criar novas Portas de Entrada, além das previstas no decreto 7508/2011, às ações e serviços de saúde, considerando as características da Região de Saúde
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Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. Atualmente, o conjunto de alterações de saúde causadas pelo vírus Zika é chamado de Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ). Todos os casos suspeitos ou confirmados de SCZ devem ser notificados no sistema _______
  • A e-SUS Notifica - Módulo de Notificação Zika
  • B Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC)
  • C Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)
  • D e-SUS Atenção Primária
  • E RESP-Microcefalia
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“Reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.”
Este texto diz respeito a um dos princípios do Humaniza SUS. Assinale a alternativa, que apresenta esse princípio.
  • A Corresponsabilidade
  • B Autonomia dos sujeitos e coletivos
  • C Indissociabilidade entre atenção e gestão
  • D Transversalidade
  • E Atenção centrada na pessoa

Português

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Texto
IV Telhado quebrado com gente morando dentro (fragmento)
(Jarid Arraes)

Acho injusto que entre nós duas, Juliana e eu, a necessidade constante de salvação tenha encontrado meu coração e não o dela. Acho injusto porque, ao contrário do que se fala por aí sobre duas irmãs com idades próximas, nunca fomos rivais, nunca disputamos a atenção dos nossos pais, nunca tivemos inveja uma da outra. Sempre fomos parceiras, amigas, cúmplices do crime que era ser menina num mundo todo feito para nos dobrar, dobrar e dobrar até que a coluna não aguentasse.
De todas as meninas que eu conheci, desde que me lembro, Juliana sempre foi a mais forte. Fazia o tipo mãe de todas. Era a que separava as brigas, a que dizia para os meninos irem tomar banho quando estavam fedendo demais, a que parava a brincadeira quando alguma coisa saía do controle. Minha irmã era chamada quando alguém caía e se machucava. O nome simplesmente saía da boca, porque sim, porque era fácil, porque era isso mesmo. “Juliana”, com o último “a” durando um tempo sem fim. [...]
O texto IV é um fragmento de um conto. A despeito do que caracteriza, tradicionalmente, a estrutura dessa forma literária, assinale a alternativa que apresenta qual o predomínio da tipologia o segundo parágrafo revela.
  • A Dissertativa.
  • B Narrativa.
  • C Injuntiva. 
  • D Descritiva. 
  • E Expositiva. 
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Luto da família Silva
(Rubem Braga)

    A Assistência foi chamada. Veio tinindo. Um homem estava deitado na calçada. Uma poça de sangue. A Assistência voltou vazia. O homem estava morto. O cadáver foi removido para o necrotério. Na seção dos “Fatos Diversos” do Diário de Pernambuco, leio o nome do sujeito: João da Silva. Morava na Rua da Alegria. Morreu de hemoptise.
     João da Silva – Neste momento em que seu corpo vai baixar à vala comum, nós, seus amigos e seus irmãos, vimos lhe prestar esta homenagem. Nós somos os joões da silva. Nós somos os populares joões da silva. Moramos em várias casas e em várias cidades. Moramos principalmente na rua. Nós pertencemos, como você, à família Silva. Não é uma família ilustre; nós não temos avós na história. Muitos de nós usamos outros nomes, para disfarce. No fundo, somos os Silva. Quando o Brasil foi colonizado, nós éramos os degredados. Depois fomos os índios. Depois fomos os negros. Depois fomos imigrantes, mestiços. Somos os Silva. Algumas pessoas importantes usaram e usam nosso nome. É por engano. Os Silva somos nós. Não temos a mínima importância. Trabalhamos, andamos pelas ruas e morremos. Saímos da vala comum da vida para o mesmo local da morte. Às vezes, por modéstia, não usamos nosso nome de família. Usamos o sobrenome “de Tal”. A família Silva e a família “de Tal” são a mesma família. E, para falar a verdade, uma família que não pode ser considerada boa família. Até as mulheres que não são consideradas de família pertencem à família Silva.
      João da Silva – Nunca nenhum de nós esquecerá seu nome. Você não possuía sangue azul. O sangue que saía de sua boca era vermelho – vermelhinho da silva. Sangue de nossa família. Nossa família, João, vai mal em política. Sempre por baixo. Nossa família, entretanto, é que trabalha para os homens importantes. A família Crespi, a família Matarazzo, a família Guinle, a família Rocha Miranda, a família Pereira Carneiro, todas essas famílias assim são sustentadas pela nossa família. Nós auxiliamos várias famílias importantes na América do Norte, na Inglaterra, na França, no Japão. A gente de nossa família trabalha nas plantações de mate, nos pastos, nas fazendas, nas usinas, nas praias, nas fábricas, nas minas, nos balcões, no mato, nas cozinhas, em todo lugar onde se trabalha, levanta os prédios, conduz os bondes, enrola o tapete do circo, enche os porões dos navios, conta o dinheiro dos Bancos, faz os jornais, serve no Exército e na Marinha. Nossa família é feito Maria Polaca: faz tudo.
     Apesar disso, João da Silva, nós temos de enterrar você é mesmo na vala comum. Na vala comum da miséria. Na vala comum da glória, João da Silva. Porque nossa família um dia há de subir na política... 
Ao comparar a estrutura sintática dos períodos “A assistência foi chamada.” e “A assistência voltou vazia.”, é correto afirmar que:
  • A no primeiro, o agente da ação corresponde ao sujeito simples.
  • B no segundo, o predicado classifica-se como nominal.
  • C no primeiro, o vocábulo “chamada” cumpre papel adverbial.
  • D no segundo, “vazia” classifica-se como predicativo do sujeito.
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TEXTO 1

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO RURAL
(O texto a seguir foi modificado para este concurso. O texto original consta do Currículo de Referência Único do Acre
 
    O Currículo de Referência Único do Acre, apoiado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), nº 9394 (1996), dispõe sobre princípios e objetivos, estrutura e organização dos níveis e modalidades da Educação e do ensino. Este Currículo destaca, inclusive, a Educação Básica escolar realizada no campo. Ele apresenta a obrigatoriedade da oferta da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio para todos. Pode-se ler na íntegra: “Em 2006 o Sistema de Ensino foi reformulado e tornou obrigatória a oferta de ensino fundamental completo para as clientelas urbana e rural, de seis a quatorze anos. Nessa perspectiva, atualmente temos em uma única rede, distintas realidades de atendimento de escolas, organizadas de acordo com a localização do perímetro rural, 18 escolas com: Classes Seriadas, que atende o Ensino Fundamental e Ensino Médio; Classes Multisseriadas, que reúne em um único espaço crianças do 1º ao 5º ano, com um único professor; programas – ensino infantil – Asas da Florestania Infantil – oferta domiciliar, Asas Fundamental II e Médio – oferta abrangendo as grandes áreas do conhecimento – modular, para atender as comunidades das áreas de mais difícil acesso”.

(Currículo de Referência Único do Acre, Texto Introdutório, Seção 5.3 Ensino Rural, p.27)

     A Modalidade de Oferta da Educação Básica do Ensino Rural possui “(...) identidade própria e deve considerar as diversas situações, o perfil e a faixa etária dos estudantes, o tempo e espaço de seus sujeitos, podendo ainda ter organização curricular diferenciada.
    Em meio aos desafios da Educação Rural, todas as ofertas de Ensino estão organizadas e baseadas nas Diretrizes Curriculares do Estado, além de estarem amparadas na LDB, 9394/1996, e na Resolução CEE/AC Nº 160/2013, Capítulo I, Da Organização Escolar – Art. 2º e Art. 12 que descreve sobre a legalidade da realidade brasileira e acreana no sentido de flexibilizar a organização a fim de que a oferta atenda a diversidade regional, metodologias diversificadas sem, contudo, descuidar da qualidade nem, sobretudo, se distanciar da filosofia da Educação Nacional”.

(Currículo de Referência Único do Acre, Texto Introdutório, Seção 5.3 Ensino Rural, p.27 e p.28). A partir dessas bases legais, há o desenvolvimento de currículos para as modalidades e anos com as respectivas diferenças e considerando as diversidades já comentadas.
Leia: “Em 2006 o Sistema de Ensino foi reformulado e tornou obrigatória a oferta de ensino fundamental completo para as clientelas urbana e rural, de seis a quatorze anos”, observe as alternativas a seguir e assinale a que contenha uma palavra primitiva advinda do fragmento apresentado.
  • A Reformulado
  • B Sistema
  • C Fundamental
  • D Obrigatória
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Hora de investir

    Ultimamente, a maioria dos bancos e corretoras têm disponibilizado uma gama de investimentos aos seus clientes. As letras de crédito imobiliário e do agronegócio conquistaram uma fatia considerável do mercado de investidores. Talvez, você não reconheça os nomes, mas com toda a certeza, já ouviu as siglas: LCI e LCA.
    Além da possibilidade de diversificar as suas carteiras de investimentos, as letras de crédito oferecem um grande diferencial dentre as outras aplicações, um benefício fiscal importante, a isenção de Imposto de Renda.
     Tanto a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) quanto a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos em renda fixa, elas costumam assegurar retornos superiores aos da poupança. Ambas são muito semelhantes aos CDBs emitidos pelos bancos, importa lembrar que quem compra esses papéis “empresta” dinheiro para uma instituição financeira.
       Ao contratar letras de crédito imobiliário, você empresta recursos ao setor imobiliário, já ao aplicar em letras de crédito do agronegócio, você disponibiliza recursos para produtores rurais e/ou cooperativas.
       Importa ressaltar que, embora as letras de crédito rendam mais que a poupança, existe um prazo de carência, ou seja, você não poderá movimentar nem quantia aplicada e nem o rendimento. Portanto, antes de investir verifique o prazo de contratação e rendimentos, caso seja necessário, contrate uma consultoria especializada.
(Texto baseado de: https://www.infomoney.com.br/guias/lci-lca/ acesso em 08/dez/2022. Texto desenvolvido especificamente para este concurso).
Bezerra (2015 p. 251) afirma que um numeral é uma “(...) palavra variável que, acompanhando ou substituindo o substantivo, transmite uma noção de quantidade ou de ordem numérica.” Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  • A Apenas um terço dos investidores pesquisados, ainda investem na poupança - o numeral em destaque transmite a ideia de um todo.
  • B A LCI da corretora em questão ficou em terceiro lugar entre as mais rentáveis - o numeral sublinhado transmite a ideia de ordem em uma sequência.
  • C Devido à alta dos juros, cinquenta por cento das aplicações desse mês foram em LCI ou LCA - o numeral expressa um percentual.
  • D Uma LCI chega a render o quadruplo comparada à rentabilidade da poupança - o numeral remete a multiplicidade.
  • E 52% das Letras de Crédito renderam muito neste ano – o numeral em destaque indica que mais da metade das Letras de Crédito teve um bom rendimento neste ano.
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“onça-pintada” é um substantivo composto ligado por hífen. A partir do Novo Acordo Ortográfico, algumas palavras, porém, sofreram alteração na grafia. Dentre as palavras abaixo, assinale a alternativa que não sofreu alteração após esse Acordo.
  • A ultrassonografia.
  • B contrarregra.
  • C minissaia.
  • D suprassumo.
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Na oração “Todas elas têm manchas diferentes umas das outras” (5º§), percebe-se a correta concordância do verbo com o sujeito. Dentre as frases abaixo, assinale a que também apresenta correção de concordância e de ortografia.
  • A Eles, normalmente, vêm o filme juntos.
  • B A velha planilha mantêm os dados anteriores.
  • C As páginas contém material diversificado.
  • D No trabalho, o técnico detém o cronograma.
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Vênus
(Caio Fernando Abreu)

    Há seis anos, ele estava apaixonado por ela. Perdidamente. O problema – um dos problemas, porque havia outros, bem mais graves -, o problema inicial, pelo menos, é que era cedo demais. Quando se tem vinte ou trinta anos, seis anos de paixão pode ser muito (ou pouco, vai saber) tempo. Mas acontece que ele só tinha doze anos. Ela, um a mais. Estavam ambos naquela faixa intermediária em que ficou cedo demais para algumas coisas, e demasiado tarde para a maioria das outras.
    Ela chamava-se Beatriz. Ele chamava-se – não vem ao caso. Mas não era Dante, ainda não. Anos mais tarde, tentaria lembrar-se de Como Tudo Começou. E não conseguia. Não conseguiria, claramente. Voltavam sempre cenas confusas na memória. Misturavam-se, sem cronologia, sem que ele conseguisse determinar o que teria vindo antes ou depois daquele momento em que, tão perdidamente, apaixonou-se por Beatriz.
    Voltavam principalmente duas cenas. A primeira, num aniversário, não saberia dizer de quem. Dessas festas de verão, janelas da casa todas abertas, deixando entrar uma luz bem clara que depois empalideceria aos poucos, tingindo o céu de vermelho, porque entardecia. Ele lembrava de um copo de guaraná, da saia de veludo da mãe – sempre ficava enroscado na mãe, nas festas, espiando de longe os outros, os da idade dele. Lembrava do copo de guaraná, da saia de veludo (seria verde musgo?) e do balão de gás que segurava. Então a mãe perguntou, de repente, qual a menina da festa que ele achava mais bonita. Sem precisar pensar, respondeu:
    - Beatriz.
    A mãe riu, jogou para trás os cabelos – uns cabelos dourados, que nem o guaraná e a luz de verão – e disse assim:
    - Credo, aquele estrelete?
    Anos mais tarde, não encontraria no dicionário o significado da palavra estrelete. Mas naquele momento, ali com o balão em uma das mãos, o guaraná na outra, cotovelos fincados no veludo (seria azulmarinho?) da saia da mãe, pensou primeiro em estrela. Talvez por causa do movimento dos cabelos da mãe, quando tudo brilhou, ele pensou em estrela. Uma pequena estrela. Uma estrela magrinha, meio nervosa. Beatriz tinha um pescoço longo de bailarina que a fazia mais alta que as outras meninas, e um jeito lindo de brilhar quando movia as costas muito retas, olhando adulta em volta.
    Estrelete estrelete estrelete estrelete – repetiu e repetiu até que a palavra perdesse o sentido e, reduzida a faíscas, saísse voando junto com o balão que ele soltou, escondido atrás do taquareiro. Bem na hora que o sol sumia e uma primeira estrela apareceu. Estrela-d’Alva, Vésper, Vênus, diziam. Diziam muitas coisas que ele ainda não entendia. 
A presença da vírgula na passagem “Mas acontece que ele só tinha doze anos. Ela, um a mais.” (1º§) justifica-se:
  • A pela possibilidade de separar sujeito e predicado.
  • B por indicar a omissão de um termo citado antes.
  • C por apontar um sentido de continuidade sintática.
  • D pelo isolamento de um termo de valor adverbial.
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Leia o excerto: “fui convidado para a cerimônia de casamento de um casal de amigos” e analise as afirmativas a seguir.

I. O sujeito pode ser classificado como: oculto, elíptico, implícito ou desinencial e é recuperado na conjugação do verbo: ‘fui’, portanto, sujeito: ‘eu’.

II. “a cerimônia de casamento” é um advérbio de modo.

III. “um casal de amigos” é um advérbio próprio.
Estão corretas as afirmativas:

  • A I apenas.
  • B II apenas.
  • C III apenas.
  • D I e III apenas.
  • E II e III apenas.
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A Era da Exploração e os alimentos


(Texto desenvolvido especificamente para este concurso. Os textos
originais estão disponíveis em Impactos da Era da Exploração
(https://www.historycrunch.com/impacts-of-exploration.html#/) e Quando
se trata de alimentos frescos, o Peru se destaca no cenário mundial
(https://nowthatslogistics.com/quando-se-trata-de-alimentos-frescos-operu-se-destaca-no-cenario-mundial/?lang=pt-br)



      A Era dos Descobrimentos, conhecida como Era da Exploração, é a definida como uma das mais relevantes épocas de exploração geográfica da história humana. Iniciada no século XV, perdurou até o século XVII.
    As descobertas feitas pelos exploradores europeus permitiram uma maior compreensão dos continentes americanos e dos povos que neles habitavam.
  Um resultado importante desse período, ______ (I. às – as) vezes esquecido, é a disseminação de novos tipos de alimentos advindo do continente americano para todo o mundo. Muitos historiadores tendem a se concentrar na descoberta de ouro e prata, bem como em novos povos. No entanto, a globalização da alimentação também foi um aspecto importante. Alguns alimentos comuns no cotidiano, padrão em muitos países modernos, originaram-se no Novo Mundo. Milho, tomate, aspargo, pimenta malagueta e batata são alguns dos exemplos mais conhecidos. Esses alimentos desempenham um papel importante tanto na alimentação quanto nas economias modernas.
    O amendoim, por exemplo, é um alimento muito conhecido no mundo todo. Grande parte dos arqueólogos acreditam que o amendoim seja um alimento básico para algumas culturas ______ (II. à – há), pelo menos, 3.500 anos. Descobriu-se que esse alimento é nativo do Peru e de outro país da América do Sul, o Brasil.
   O fato é que os marinheiros europeus levaram o amendoim para Espanha e de lá foi introduzido em outros países europeus. Hoje, ele se tornou um alimento básico da alimentação cotidiana na Europa, América do Norte, África e Ásia. Também é uma cultura comercial importante para muitos países africanos e para parte dos EUA. De fato, sem o amendoim, as economias dessas áreas seriam fortemente afetadas.
   Além do amendoim, o Peru é citado como o país de origem de outros alimentos atualmente populares. A alcachofra foi outro alimento que os exploradores trouxeram do Novo Mundo para a Europa e, atualmente, ela é um dos vegetais mais conhecidos em diversas partes do mundo. Relatórios confirmam que o Peru continua a exportar cerca de US$ 20 milhões em alcachofras por ano! A maior exportação peruana, no entanto, é a do aspargo.
    As exportações de uvas frescas, mirtilos, abacates, café e aspargos do Peru aumentaram 18% em 2021, graças à significativa demanda global por seus produtos frescos.
  Pode-se constatar que da Era da Exploração à Era da Globalização, o acesso aos alimentos ampliou-se e se espalhou pelo mundo, garantindo o desenvolvimento no país que produz os alimentos, enriquecendo sobremaneira a alimentação cotidiana e a balança comercial nos países citados e diversos outros. 
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta em referência aos alimentos mencionados.
  • A Todos são originários do Brasil.
  • B Eles são originários da África.
  • C O amendoim se originou na América do Sul.
  • D Eles perfazem as culturas mais importantes para a Espanha.
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A Era da Exploração e os alimentos


(Texto desenvolvido especificamente para este concurso. Os textos
originais estão disponíveis em Impactos da Era da Exploração
(https://www.historycrunch.com/impacts-of-exploration.html#/) e Quando
se trata de alimentos frescos, o Peru se destaca no cenário mundial
(https://nowthatslogistics.com/quando-se-trata-de-alimentos-frescos-operu-se-destaca-no-cenario-mundial/?lang=pt-br)



      A Era dos Descobrimentos, conhecida como Era da Exploração, é a definida como uma das mais relevantes épocas de exploração geográfica da história humana. Iniciada no século XV, perdurou até o século XVII.
    As descobertas feitas pelos exploradores europeus permitiram uma maior compreensão dos continentes americanos e dos povos que neles habitavam.
  Um resultado importante desse período, ______ (I. às – as) vezes esquecido, é a disseminação de novos tipos de alimentos advindo do continente americano para todo o mundo. Muitos historiadores tendem a se concentrar na descoberta de ouro e prata, bem como em novos povos. No entanto, a globalização da alimentação também foi um aspecto importante. Alguns alimentos comuns no cotidiano, padrão em muitos países modernos, originaram-se no Novo Mundo. Milho, tomate, aspargo, pimenta malagueta e batata são alguns dos exemplos mais conhecidos. Esses alimentos desempenham um papel importante tanto na alimentação quanto nas economias modernas.
    O amendoim, por exemplo, é um alimento muito conhecido no mundo todo. Grande parte dos arqueólogos acreditam que o amendoim seja um alimento básico para algumas culturas ______ (II. à – há), pelo menos, 3.500 anos. Descobriu-se que esse alimento é nativo do Peru e de outro país da América do Sul, o Brasil.
   O fato é que os marinheiros europeus levaram o amendoim para Espanha e de lá foi introduzido em outros países europeus. Hoje, ele se tornou um alimento básico da alimentação cotidiana na Europa, América do Norte, África e Ásia. Também é uma cultura comercial importante para muitos países africanos e para parte dos EUA. De fato, sem o amendoim, as economias dessas áreas seriam fortemente afetadas.
   Além do amendoim, o Peru é citado como o país de origem de outros alimentos atualmente populares. A alcachofra foi outro alimento que os exploradores trouxeram do Novo Mundo para a Europa e, atualmente, ela é um dos vegetais mais conhecidos em diversas partes do mundo. Relatórios confirmam que o Peru continua a exportar cerca de US$ 20 milhões em alcachofras por ano! A maior exportação peruana, no entanto, é a do aspargo.
    As exportações de uvas frescas, mirtilos, abacates, café e aspargos do Peru aumentaram 18% em 2021, graças à significativa demanda global por seus produtos frescos.
  Pode-se constatar que da Era da Exploração à Era da Globalização, o acesso aos alimentos ampliou-se e se espalhou pelo mundo, garantindo o desenvolvimento no país que produz os alimentos, enriquecendo sobremaneira a alimentação cotidiana e a balança comercial nos países citados e diversos outros. 
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os exploradores europeus auxiliaram a compreender, de maneira ínfima, especificamente os povos do continente norteamericano.
( ) Os marinheiros europeus trouxeram o amendoim da Espanha para o mundo.
( ) Os povos do Mundo Novo também contribuíram com outros alimentos para a Europa, a exemplo da alcachofra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - F - F.
  • B V - V - V.
  • C F - F - F.
  • D F - F - V.