Resolver o Simulado FUNDATEC

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Pedagogia

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Considerando a história da Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:

1. A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.

2. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a três anos de idade torna-se dever do Estado.

3. Com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

4. A obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil é incluída na LDB com a implementação da BNCC em 2020.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 04.
  • B 06.
  • C 08.
  • D 10.
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Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.

  • A Ministério da Educação.
  • B Sistema Educacional Brasileiro.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
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Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, tendo por referência a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

I. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

PORQUE

II. Todos os sistemas de ensino estão vinculados ao que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sem que haja liberdade para alteração na sua organização.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
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A respeito das ideias apresentadas por Demerval Saviani no texto “Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O texto traz, exclusivamente, a perspectiva do autor, não levando em consideração as análises feitas por outros pensadores sobre o tema.
II. Conforme o autor, trabalho e educação sempre tiveram caminhos apartados ao longo da história, sendo desprovidos, portanto, de qualquer relação.
III. O enfoque dado no texto é na falta de investimento público na formação dos estudantes das escolas primárias no Nordeste brasileiro.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva I está correta.
  • D Apenas a assertiva II está correta.
  • E Apenas as assertivas I e III estão corretas.
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De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, é INCORRETO afirmar que o ensino será ministrado com base no princípio da:

  • A Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • B Singularidade de ideias e de concepções pedagógicas.
  • C Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • D Consideração com a diversidade étnico-racial.
  • E Valorização da experiência extraescolar.
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Considerando as práticas de leitura de textos em língua inglesa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os objetos do conhecimento às suas respectivas habilidades.
Coluna 1
1. Hipóteses sobre a finalidade de um texto. 2. Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning). 3. Construção de repertório lexical e autonomia leitora. 4. Partilha de leitura, com mediação do professor.
Coluna 1
( ) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line).
( ) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
( ) Com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas, supor os objetivos comunicativos do texto em língua inglesa.
( ) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 3 – 4 – 2 – 1.
  • B 4 – 3 – 2 – 1.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 1 – 2 – 4 – 3.
  • E 2 – 1 – 3 – 4.
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A BNCC prevê, para o eixo da Dimensão Intercultural do trabalho com a Língua Inglesa, o seguinte: “Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de língua inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos”. Sobre o assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma habilidade que se relacione com o desenvolvimento desse eixo.

  • A Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.
  • B Utilizar, de modo preciso, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades, de modo a conseguir dominar essa forma gramatical de maneira aproximada ao falante nativo.
  • C Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.
  • D Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
  • E Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
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Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do conceito de multiletramentos.

  • A O conceito de letramentos (múltiplos), que não faz senão apontar para a multiplicidade e variedade das práticas letradas, valorizadas ou não nas sociedades em geral, é diferente do de multiletramentos.
  • B O conceito de multiletramentos aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossa sociedade, principalmente urbana, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica.
  • C O que hoje vemos à nossa volta são produções letradas em efetiva circulação social, como um conjunto de textos híbridos de diferentes letramentos (vernaculares e dominantes), de diferentes campos (ditos “popular/de massa/erudito”), desde sempre híbridos, caracterizados por um processo de escolha pessoal e política.
  • D A visão dessencializada de cultura(s) proposta pelos multiletramentos permite que ela seja escrita com letra maiúscula, “A Cultura”, pois não se supõe, aqui, simplesmente, a divisão entre culto/inculto ou civilização/barbárie, tão cara à escola da modernidade. O que se supõe é o pensamento com base em pares antitéticos de cultura que garanta que não haja esse mecanicismo dicotômico.
  • E Para descolecionar os “monumentos” patrimoniais escolares, pela introdução de novos e outros gêneros de discurso, são requeridas uma nova ética e novas estéticas. Uma nova ética que não se baseie tanto na propriedade (de direitos de autor, de rendimentos que se dissolveram na navegação livre na web), mas no diálogo entre novos interpretantes.
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Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da pedagogia dos multiletramentos e dos textos multimodais.

  • A Uma simples transposição do modelo de educação do livro-texto para uma nova mídia de demonstração já caracteriza textos multimodais aos quais se aplicam multiletramentos.
  • B No espaço digital, a autoria confronta diariamente com a apropriação: leitor e autor nunca interagiram de maneira tão intensa, e os espaços de produção são cada vez mais interativos e colaborativos.
  • C Os ambientes colaborativos de aprendizagem parecem se restringir ao universo virtual, com a escola ficando à parte. Mesmo assim, as salas de aula seriam excelentes espaços para a construção de múltiplos textos e linguagens, com múltiplos significados e modos de significar.
  • D A presença das tecnologias digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades de expressão e comunicação. Cada vez mais, elas fazem parte do nosso cotidiano e, assim como a tecnologia da escrita, também devem ser adquiridas.
  • E O trabalho escolar pode ter início no conceito ou no texto conhecido: ele será desconstruído e reconstruído; a reconstrução será hipermodal, na medida em que as conexões forem feitas e os conhecimentos se interligarem.
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Os professores de matemática têm buscado novas formas e maneiras de ensinar matemática. As tendências acompanham o desenvolvimento e necessidades da geração que está atualmente em sala de aula. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Cabe ao professor o saber absoluto.
  • B O diálogo e o respeito entre professor e aluno são essenciais para o aprendizado.
  • C Cabe ao professor incentivar a pesquisa e dar sentido ao que está ensinando.
  • D O aluno deve ser incentivado a buscar respostas de maneira a ser protagonista no seu processo de aprendizagem.
  • E O ensino da matemática deve estar conectado com a realidade do aluno e seu contexto cultural.
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Segundo D'Ambrósio (2013), são dimensões da etnomatemática, EXCETO:

  • A Conceitual.
  • B Histórica.
  • C Política.
  • D Educacional.
  • E Econômica.
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Sobre o exercício feito por D'Ambrósio (2001) a fim de definir etnomatemática, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Caracteriza a etnomatemática como uma “metadefinição etimológica”.
  • B Determina que a história da matemática é um processo natural.
  • C Faz elaborações sobre as etnos, os matemas e as ticas na tentativa de entender o ciclo do conhecimento.
  • D Considera que nessa dinâmica cultural não existe uma história da matemática como um processo, mas como um registro seletivo dos fatos e das práticas que serviram para essa apropriação.
  • E Faz um estudo etimológico da palavra etnomatemática.
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A aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Física é uma prática prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC (2018), é importante que os estudantes compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e ética, visando se comunicar, acessar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva. Nesse contexto, o professor desempenha o papel de mediador, auxiliando os alunos nos melhores usos possíveis das TICs, mesmo sem necessariamente possuir conhecimento técnico específico sobre as ferramentas disponíveis. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os recursos tecnológicos às suas respectivas descrições.
Coluna 1
1. Chatbots como ferramentas de interação. 2. Realidade virtual e aumentada. 3. Microlearning e mobile learning. 4. Gamificação.
Coluna 2
( ) Recursos que utilizam tecnologias imersivas para criar ambientes virtuais que ampliam a percepção sensorial e permitem uma experiência mais realista e interativa.
( ) Abordagem que transforma o processo educacional em uma jornada lúdica e desafiadora, incorporando elementos de jogos, como pontuação, desafios e recompensas, para engajar e motivar os estudantes.
( ) Estratégias de aprendizado que dividem o conteúdo em pequenas unidades, facilitando o acesso rápido e objetivo por meio de pílulas de conhecimento de curta duração e adaptadas ao uso em dispositivos móveis.
( ) Robôs virtuais que utilizam inteligência artificial para interagir com os alunos, respondendo a dúvidas, oferecendo suporte e fornecendo informações relevantes de forma automatizada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 4 – 1 – 3.
  • B 1 – 3 – 2 – 4.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 3 – 1 – 4 – 2.
  • E 2 – 4 – 3 – 1.
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Carl Ransom Rogers, um psicólogo norte-americano, desenvolveu uma terapia centrada no cliente, enfatizando a importância da relação de confiança para que o paciente alcance autonomia em seu processo de cura. Para Rogers, o que é ensinado difere do que é aprendido, devido à complexidade das necessidades dos alunos e à evolução da sociedade. Para ele, as relações interpessoais são mais relevantes do que materiais ou domínio de conteúdo, e o professor deve ser autêntico e acolhedor, aceitando cada aluno como único. Analise as seguintes assertivas a respeito dos princípios na teoria de Rogers, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A aprendizagem significante (modificações no comportamento, na orientação da ação, nas atitudes ou na personalidade) ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como relevante para seus próprios objetivos.

( ) A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu e na percepção de si mesmo é libertadora e tende a gerar aceitação.

( ) As aprendizagens que ameaçam o eu são mais facilmente percebidas e assimiladas quanto maiores forem as ameaças externas.

( ) A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – F – V – F.
  • D F – V – F – V.
  • E V – V – F – V.
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A BNCC é um documento normativo que estabelece as aprendizagens essenciais para a Educação Básica, buscando garantir a qualidade da educação no país. Na área de Ciências da Natureza, no ensino médio, a BNCC promove o letramento científico, envolvendo Biologia, Física e Química, com competências que vão além dos conteúdos conceituais. Ela valoriza a contextualização social, cultural e ambiental dos conhecimentos, bem como a contextualização histórica da ciência e tecnologia. O objetivo é desenvolver o pensamento científico dos estudantes, estimulando o protagonismo, a abordagem investigativa e a apropriação de linguagens próprias da área para que se tornem cidadãos críticos e responsáveis em relação a questões científicas e tecnológicas. Sobre a BNCC para a etapa do Ensino Médio, analise as assertivas abaixo:
I. A competência específica 1 trata da análise de fenômenos naturais e processos tecnológicos com base nas interações entre matéria e energia, buscando propor ações que aprimorem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
II. A competência específica 2 trata da construção de argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis visando negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
III. A competência específica 3 trata da investigação de situações-problema e avaliação de aplicações do conhecimento científico e tecnológico no mundo, propondo soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicando suas descobertas e conclusões a públicos variados, utilizando procedimentos e linguagens próprias das Ciências da Natureza.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
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Nos estudos de Piaget, na obra Seis estudos de psicologia (1999), encontram-se quatro fases do desenvolvimento, com suas respectivas características. Considerando esse tema de pesquisa do autor, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada fase do desenvolvimento às suas características.
Coluna 1
1. Sensório motor. 2. Pré-operacional. 3. Operacional concreto. 4. Operacional formal.
Coluna 2
( ) Formulação de hipóteses, pensamento lógico e abstrato.
( ) Capacidade de empatia, compreensão matemática, foco no presente, estabelecimento de relações entre conceitos aprendidos.
( ) Aprendizado explorando e administrando reflexos, movimentos e sensações.
( ) Domínio da linguagem, egocentrismo, confusão entre realidade e fantasia, pensamento intuitivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3 – 4.
  • B 2 – 3 – 4 – 1.
  • C 3 – 1 – 2 – 4.
  • D 4 – 3 – 1 – 2.
  • E 4 – 1 – 2 – 3.
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Na realização do trabalho docente em âmbito escolar, se faz necessária a produção de documentos que esclareçam para a gestão escolar os objetivos do docente para as turmas em que irá trabalhar, os conteúdos, a metodologia e os procedimentos e instrumentos avaliativos. Entre esses documentos, encontram-se o plano de ensino e os planos de aula. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada plano às suas características.
Coluna 1
1. Plano de ensino. 2. Plano de aula.
Coluna 2
( ) Objetivo geral da disciplina.
( ) Conteúdos gerais a serem ministrados ao longo do período planejado.
( ) Objetivo para uma aula específica.
( ) Metodologia de exposição de um conteúdo específico, contendo as atividades a serem realizadas em caráter progressivo de complexidade.
( ) Conteúdo a ser ministrado em uma aula.
( ) Exposição do processo avaliativo da disciplina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • B 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1.
  • C 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2.
  • D 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 1.
  • E 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1.
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Conforme preceitua a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais devem concorrer para assegurar aos discentes o desenvolvimento de um conjunto de dez competências gerais. Considerando o exposto no documento, a definição de competência é:

  • A A mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
  • B A mobilização de atitudes, ações (práticas, cognitivas e socioemocionais) e conceitos para resolver demandas simples da vida cotidiana e do pleno exercício do mundo do trabalho.
  • C A articulação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas simples da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
  • D A articulação de conhecimentos (práticos, cognitivos e socioemocionais), habilidades (conceitos e procedimentos) e ações para resolver demandas complexas no mundo do trabalho.
  • E A mobilização de habilidades (definições e atitudes), ações (práticas, cognitivas e socioemocionais) e valores para resolver situações complexas do exercício da cidadania e do campo profissional.
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Conforme exposto no Artigo 35 da Lei nº 9.394/1996, o Ensino Médio, como etapa final da Educação Básica, terá duração mínima de três anos. São finalidades dessa etapa da Educação Básica, em conformidade com o que consta na referida lei, EXCETO:

  • A A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • B A inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional.
  • C O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • D A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
  • E A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
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Na BNCC, para a estruturação do esporte como um conteúdo a ser trabalhado nas aulas de educação física, é utilizado um modelo de classificação com base na lógica interna, assumindo como referência os critérios de interação com o adversário, a cooperação, o desempenho motor e os objetivos táticos da ação. Nesse documento, é apresentado um conjunto de categorias de esportes a fim de contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos em âmbito escolar. Assinale a alternativa que apresenta as sete categorias esportivas conforme listadas na BNCC.

  • A Marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial, combate.
  • B Marca, ritmo, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial, combate.
  • C Marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, gestualidade, invasão ou territorial, combate.
  • D Marca, precisão, tiro, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial, combate.
  • E Marca, precisão, técnico-combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, alvo, invasão ou territorial, combate.

Matemática

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Qual é o valor de x que satisfaz a equação log( x/2 −2) 16 = 2 ?

  • A x = −4.
  • B x = 0.
  • C x = 4 .
  • D x = 8.
  • E x = 12.
22

Uma caixa em formato de paralelepípedo, com comprimento igual a 35 cm, altura de 0,50 m e profundidade de 0,25 m, será preenchida com o equivalente a 80% do seu volume. Qual o volume da caixa que não será preenchido?

  • A 0,875 cm3 .
  • B 8.750 cm3 .
  • C 35.000 cm3 .
  • D 43.750 cm3 .
  • E 87.500 cm3 .
23

Considerando o sistema de equação a seguir, determine o valor de Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A -5.
  • B 1.
  • C 5.
  • D 17.
  • E 61.
24

Um capital é aplicado a juros simples de 2% ao mês durante 1 semestre, rendendo juros de R$ 23.400,00. O valor referente a 35% do montante dessa aplicação após 6 meses será de:

  • A R$ 68.250,00.
  • B R$ 76.440,00.
  • C R$ 79.000,00.
  • D R$ 126.750,00.
  • E R$ 682.500,00.
25

A solução geral da equação diferencial ordinária y " + y ' − 6y = −28e 4x + 12x é igual a:

  • A y(x) = C1e −2x + C2e 3x + 2e 4x − 2x.
  • B y(x) = C1e −2x + C2e 3x − 2e 4x − 2x − 1/3 .
  • C y(x) = C1e 2x + C2e −3x − e 4x + 2x + 1/3 .
  • D y(x) = C1e 2x + C2e −3x + 2e 4x − 2x.
  • E y(x) = C1e 2x + C2e −3x − 2e 4x − 2x − 1/3 .
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Sobre a função quadrática, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O gráfico da função g(x) = x 2 − 4x + 5 pode ser obtido transladando o gráfico da função f(x) = x 2 em duas unidades para a direita e 1 unidade para cima.
II. O gráfico da função h(x) = x 2 + 4x + 7 é obtido transladando o gráfico da função f(x) = x 2 em duas unidades para a direita e 3 unidades para cima.
III. O gráfico da função i(x) = −x 2 + 2 é obtido ao refletir o gráfico da função f(x) = x 2 em torno do eixo das abscissas e transladando em 2 unidades para cima.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • D Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • E Apenas as assertivas II e III estão corretas.
27

O período da função f(x) = 1/3 cos ( 2x−6/3 ) é igual a:

  • A 3π.
  • B π 6 .
  • C 2π.
  • D π 3 .
  • E π.
28

Em relação à função f(x)= 4x/x 2+1 ,  analise as seguintes assertivas:


I. f tem um ponto de máximo absoluto no ponto (1, 2).

II. f possui uma assíntota vertical, a reta x = 0. 

III. No ponto no qual x = −1, f é côncava para cima. 


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.
29

Sabendo que a equação 7x2 + 13y2 = 91 é a equação de uma cônica, é correto afirmar que a equação dada é a equação de uma:

  • A Elipse, cujo eixo maior está sobre o eixo das ordenadas.
  • B Hipérbole, e um dos focos é o ponto F(0,√6).
  • C Elipse de excentricidade e = √ 6/13 .
  • D Hipérbole, cujo eixo real está sobre o eixo das abscissas.
  • E Elipse, e um dos focos da elipse é o ponto F(0, −√6).
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Uma esfera está inscrita em um cone circular reto de altura h e geratriz 5h/4 . Com base nessas informações, o volume do cone e da esfera são, respectivamente, iguais a:

  • A πh3 /8 e 9πh3 /64 .
  • B 9πh3/8 e πh3/64 .
  • C 9πh3/2 e 9πh3/8 .
  • D πh3/8 e πh3/64 .
  • E 9πh3/16 e 9πh3/128.
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Considere a transformação linear T: R3 → R3 , definida por T(x, y, z) = (2z, x − y, −z). Qual das alternativas abaixo é correta?

  • A A dimensão do conjunto imagem de T é igual a 1.
  • B O núcleo da transformação linear possui dimensão igual a 1.
  • C A transformação linear é injetora.
  • D A transformação linear é sobrejetora.
  • E O vetor (0,0,1) pertence ao núcleo da transformação.
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Considere as funções quadrática e afim abaixo apresentadas:
f(x) = ax2 + bx + c e g(x) = ax + (b + c)
Sabendo que o vértice da parábola é o ponto V ( 3/2 , 39/4 ) e o ponto (3,3) é um dos pontos de intersecção das curvas, pode-se dizer que o valor de a, b e c está indicado na alternativa:

  • A a=1, b=-3, c=4.
  • B a=-2, b=6, c=3.
  • C a=-2, b=6, c=-2.
  • D a=-3, b=9, c=12.
  • E a=-3, b=9, c=3.
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Dada a função f: (0, +∞) → ℝ, definida por f(x) = ln ( 1/x ) + ln(2x3 ), para qual valor de x temos que f(x) = ln 4?

  • A x = √2/2 .
  • B x = 2.
  • C x = √2.
  • D x = 1/2 .
  • E x = 2√2.
34

Sendo o polinômio P(x) = 2x3 – 4x2 + x + k e Q (x) = x + 2, qual deve ser o valor de k para que P(x) seja divisível por Q(x), ou seja, para que essa divisão não tenha resto?

  • A –34.
  • B –17.
  • C 0.
  • D 17.
  • E 34.
35

Carla aplicou um capital de R$ 37.500,00 a juros simples de 2% a.m. durante 10 meses. Ao final desse período, ela utilizou 23,5% do montante resultante da aplicação e realizou uma viagem. Qual foi o valor que Carla utilizou na viagem?

  • A R$ 1.762,50.
  • B R$ 10.575,00.
  • C R$ 10.742,38.
  • D R$ 15.750,00.
  • E R$ 17.625,00.
36

Qual é o montante de uma aplicação cujo capital é de R$ 45.000,00 a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, a uma taxa de 3% a.m.? Utilize três casas decimais para arredondamento.

  • A R$ 4.918,50.
  • B R$ 48.000,00.
  • C R$ 49.000,00.
  • D R$ 49.050,00.
  • E R$ 49.185,00.
37

Analise as assertivas abaixo referentes à função polinomial de 2º grau f(x) = 2x2 + 3x + 1.   
I. O gráfico da função f(x) é uma parábola com concavidade voltada para baixo.  II. São raízes da função f(x) V = {–0,75 ; –1/8}. III. O ponto de mínimo da função f(x) tem coordenadas Xv = –0,75 e Yv = –0,125.  IV. Os valores de x para f(x) = 0 são x1 = –0,5 e x2= –1. 
Quais estão corretas?

  • A Apenas IV.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III e IV.
  • E Apenas I, III e IV.
38

Uma escola tem observado um crescimento exponencial no número de matrículas, representado pela fórmula M(t) = K. 40,125n, matrículas em função do tempo, onde K é o número de matrículas em 2019 e n é o tempo. Qual deverá ser o número de matrículas em 2023, considerando que em 2019 foram realizadas 900 matrículas?

  • A 1.200.
  • B 1.800.
  • C 1.850.
  • D 2.000.
  • E 3.600.
39

Um recipiente no formato de um cilindro circular reto com diâmetro de 16 cm e altura medindo 20 cm deve ter 80% do seu volume preenchido com determinado líquido para ser efetuada uma experiência no laboratório. Considerando o volume total do cilindro, quantos cm3 foram preenchidos com o líquido? Utilize  π = 3,14

  • A 401,92 cm3.
  • B 803,84 cm3.
  • C 3.215,36 cm3.
  • D 4.019,20 cm3.
  • E 12.861,44 cm3.
40

Assinale a alternativa que apresenta o determinante da matriz A [ aij ] 2x2, sendo: 
Aij = i + j, se i ≥ j
Aij = i2 – j, se i < j

  • A –11.
  • B –5.
  • C 5.
  • D 11.
  • E 24.

Direito Administrativo

41

Segundo Meirelles (2018), são classificados como órgãos públicos independentes:
I. A Presidência da República, as Governadorias dos Estados e do Distrito Federal e as Prefeituras Municipais.
II. O Ministério Público Federal e Estadual, as defensorias públicas e os Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios.
III. Os Ministérios e as Secretarias de Estado e de Município.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
42

Sobre os atos administrativos, considerando a legislação federal vigente e a jurisprudência sumulada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), analise as assertivas abaixo:
I. Não é possível que haja delegação de parte da competência de órgão colegiado ao respectivo presidente.
II. Pode-se avocar em caráter temporário competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior, desde que haja motivo relevante devidamente justificado e que se dê em caráter excepcional.
III. Desde que não exista norma local e específica a regular a matéria, pode-se aplicar o prazo de decadência estabelecido na Lei de Processo Administrativo Federal subsidiariamente aos estados e municípios.
IV. Tratando-se de ato administrativo com efeitos patrimoniais contínuos e favoráveis ao destinatário, o prazo decadencial do direito da Administração de anulação do ato é contado a partir da data em que o ato é praticado.
V. A motivação do ato administrativo poderá consistir na declaração de concordância com fundamentos de propostas anteriores.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I, III e IV.
  • C Apenas II, III e V.
  • D Apenas II, IV e V.
  • E Apenas III, IV e V.
43

Pedro tem um estabelecimento comercial e, durante uma fiscalização, recebeu uma multa por não cumprir a legislação. Apesar da multa, manteve o local funcionando. Esta multa foi aplicada por um agente público. Tendo em vista a situação relatada e o ato da aplicação da multa, assinale a alternativa que apresenta o atributo do ato administrativo que legitima o ato praticado pelo agente público.

  • A Exigibilidade.
  • B Moralidade.
  • C Tipicidade.
  • D Legalidade.
  • E Irretroatividade.
44

Com fundamento nos termos da Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
  • B Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.
  • C O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.
  • D É vedado aos estrangeiros o acesso a cargos, empregos e funções públicas.
  • E Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
45

Sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, das autarquias e das fundações públicas federais previsto na Lei nº 8.112/1990, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas celetistas.
( ) A inspeção médica oficial para posse em cargo público é necessária apenas para os cargos técnicos.
( ) Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D F – F – F.
  • E F – F – V.
46

A Lei Federal nº 8.112/1990 dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações pública federais. Assim, de acordo com a referida Lei, a ________________ dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei. O(A) ______________ é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A posse – remuneração
  • B nomeação – salário
  • C estabilidade – promoção
  • D posse – soldo
  • E promoção – vencimento
47

Os atos de improbidade administrativa e as sanções aplicáveis em razão de práticas deles decorrentes estão previstos na Lei nº 8.429/1992. Nesse sentido, nos termos da Lei de Improbidade Administrativa, tem-se que: o mero exercício da função ou desempenho de competências _________, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a _________ por ato de improbidade administrativa.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A privadas – punição
  • B particulares – reprimenda
  • C públicas – responsabilidade
  • D escusas – acusação
  • E impróprias – promoção
48

A Lei de Improbidade Administrativa apresenta, em seu texto, diversas condutas que, se praticadas, configuram atos de improbidade. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa depende da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, em qualquer caso.
  • B A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
  • C As sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa podem ser aplicadas independentemente da aprovação ou rejeição das contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.
  • D Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.
  • E As sentenças civis e penais produzirão efeitos em relação à ação de improbidade quando concluírem pela inexistência da conduta ou pela negativa da autoria.
49

Tendo por base a Lei nº 9.784/1999, são direitos dos administrados perante a administração:
  I. Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.  II. Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. III. Fazer-se assistir, obrigatoriamente, por curador, salvo quando facultativa a representação. IV. Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.
Quais estão corretos?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas II e IV.
  • E Apenas III e IV.
50

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, às pessoas portadoras de deficiência serão reservadas até ________ das vagas oferecidas em concursos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A 5% (cinco por cento)
  • B 7% (sete por cento)
  • C 10% (dez por cento)
  • D 20% (vinte por cento)
  • E 30% (trinta por cento)
51

Com base na Lei de Improbidade Administrativa, Lei nº 8.429/1992, analise as assertivas abaixo:
I. As disposições da Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.
II. Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias.
III. Na responsabilização da pessoa jurídica, deverão ser considerados os efeitos econômicos e sociais das sanções, de modo a viabilizar a manutenção de suas atividades.

Quais estão corretas?

  • A Apenas II.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
52

De acordo com Meirelles (2018), a licitação, como todo ato administrativo, é suscetível de ___________, que é a invalidação da licitação ou do julgamento por motivo de ilegalidade, e de _______________, que é a invalidação da licitação por interesse público.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A anulação – revogação
  • B homologação – adjudicação
  • C reprovação – renovação
  • D adjudicação – homologação
  • E revogação – anulação
53

Vaz (2022) define que aqueles que atuam diretamente com licitações e contratos devem ter ciência da necessária observância dos princípios previstos na Constituição e na Nova Lei de Licitações. Segundo o autor, a Nova Lei de Licitações previu expressamente diversos princípios para sua aplicação e entre esses princípios está o da transparência, que:

  • A Também consta na Constituição Federal e prevê que toda a atuação administrativa deve se abstrair de interesses subjetivos de agentes públicos ou de terceiros, uma vez que visa, tão somente, à satisfação do interesse público, e não de interesses particulares.
  • B Se revela nas condutas exigidas pelo ordenamento jurídico a serem praticadas pelos agentes públicos em sua atuação cotidiana, devendo respeito a padrões de honestidade, profissionalismo, seriedade e espírito público.
  • C Se traduz como a promoção da celeridade e flexibilidade de atuação de suas atividades-meio, empregando as melhores alternativas técnicas, econômicas e de pessoal, além de outras, para melhor atingir seus objetivos, em tempo oportuno e com qualidade necessária para a satisfação dos anseios da sociedade.
  • D Se refere à necessidade de oferta de informações a respeito dos atos praticados pela Administração Pública, visando informar à sociedade a respeito da gestão do patrimônio público, necessários, inclusive, para a sua fiscalização e controle, além de permitir a defesa dos mais variados direitos perante medidas administrativas concretas ou abstratas.
  • E Não visa, tão somente, tratar de modo igualitário os semelhantes, mas também dar tratamento diferenciado aos desiguais, a fim de possibilitar que atinjam uma igualdade material frente aos demais no caso concreto.
54

Bittencourt (2020), segundo o Decreto nº 10.024/2019, define que a utilização do pregão eletrônico é obrigatória para os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e os fundos especiais. Sendo assim, analise assertivas abaixo, relativas ao pregão eletrônico:
I. O pregão, na forma eletrônica, será realizado quando a disputa pelo fornecimento de bens ou pela contratação de serviços comuns ocorrer à distância e em sessão pública.
II. O pregão, na forma eletrônica, não se aplica, entre outras, à contratação dos serviços comuns de engenharia.
III. O valor estimado ou o valor máximo aceitável para a contratação, se não constar expressamente do edital, possuirá caráter sigiloso e será disponibilizado, exclusiva e permanentemente, aos órgãos de controle externo e interno.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
55

Acerca da responsabilidade civil objetiva do Estado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Eventual dano sofrido por particular em decorrência da má conservação de rodovia que se encontra sob responsabilidade pública, gera ao Estado o dever de reparação na esfera cível.
II. As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. Tal premissa caracteriza a responsabilidade civil objetiva do Estado nessas hipóteses.
III. A responsabilização civil do Estado depende da comprovação da culpa do agente e da demonstração da ilicitude da conduta.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva II está correta.
  • D Apenas a assertiva III está correta.
  • E Apenas as assertivas I e II estão corretas.