Com respeito a utilização de amostras em pesquisas qualitativas, faça a associação e em seguida assinale a sequência CORRETA.
(1)Amostra aleatória. (2)Amostra de conveniência. (3)Amostra intencional. (4)Amostra em bola de neve.
(__) A seleção de participantes ou fontes de dados a serem usados em um estudo com base em sua mera disponibilidade ou acessibilidade. Somente aceita como modo preferencial de fazer pesquisa em circunstâncias incomuns, tais como estudar os sobreviventes de uma catástrofe.
(__) A seleção de participantes ou fontes de dados a serem usados em um estudo, com base em sua prevista riqueza e relevância de informações em relação às questões de pesquisa do estudo. Riqueza e relevância incluem fontes cujos dados presumivelmente contestam, e não apenas confirmam, o pensamento de um pesquisador sobre as questões de pesquisa, e, portanto, devem fazer parte da amostra.
(__) A seleção de participantes ou fontes de dados a serem usados em um estudo com base em uma relação estatística conhecida entre os selecionados (uma amostra) e todos os que poderiam ter sido selecionados (um universo), para que a amostra represente uma amostra de um universo. Ao fim do estudo, os resultados da amostra podem ser extrapolados para o universo.
(__) A seleção de participantes ou fontes de dados a serem usados em um estudo com base em indicações de uma fonte para outra.
A respeito dos estudos etnográficos, inseridos no contexto da pesquisa qualitativa, julgue os itens a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) Etnografia é um estudo de campo das pessoas em seu ambiente da vida real, geralmente executado durante um período suficientemente prolongado de tempo para revelar as rotinas cotidianas das pessoas.
(__) Para a etnografia, não é importante entender as normas, rituais e interações sociais aceitáveis – nem mesmo a singularidade de sua cultura.
(__) Etnografia da performance é uma variante de pesquisa qualitativa focada em analisar o significado do teatro, arte e outras formas de atuação em termos de sua expressão de temas culturais e relacionados.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
“Uma variante da pesquisa qualitativa que enfatiza a importância das interações sociais das pessoas e seus ambientes como a base para derivar o significado dos objetos e do ambiente social. Os significados geralmente são expressos na linguagem ou em outros termos simbólicos.”
FONTE: Yin, Robert K. - Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim.
A definição acima faz referência ao conceito de:
Uma guia usada por um pesquisador como um roteiro mental para conduzir uma investigação. Aponta para as questões que o pesquisador está tentando responder e difere de um questionário ou outro instrumento de pesquisa, cujas perguntas são propostas a um respondente, entrevistado ou sujeito de pesquisa.
O texto acima faz referência ao conceito de:
A respeito das escolhas no delineamento de estudos de pesquisas qualitativas, julgue os itens a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) Todo estudo investigativo tem um delineamento, implícito ou explícito.
(__) Os pesquisadores procuram usar delineamentos robustos para reforçar a validade de seus estudos.
(__) A pesquisa qualitativa também tem delineamentos, que são tipos ou categorias fixas de delineamentos.
(__) Um delineamento ponderado não significa adotar automaticamente diversos procedimentos de delineamento rígidos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Para todos os tipos de pesquisa, incluindo pesquisa qualitativa, possivelmente a questão fundamental do controle de qualidade trata da validade de um estudo e seus resultados. Um estudo válido é aquele que coletou e interpretou seus dados adequadamente, de modo que as conclusões reflitam com precisão e representem a vida real (ou o laboratório) que foi estudado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito da reflexividade em pesquisa qualitativa, assinale a alternativa CORRETA.
Interpretar, no contexto de pesquisas qualitativas, pode ser considerada a arte de dar seu próprio significado a seus dados recompostos e arranjos de dados. O que constitui uma interpretação abrangente ou boa não tem definição fixa. É possível considerar alguns atributos para tanto.
O atributo que diz respeito ao fato de a interpretação ter um começo, meio e fim é o(a):
Os experimentos de campo com um grande número de entidades coletivas (por exemplo, vizinhanças, escolas ou organizações) também provocam inúmeros desafios práticos. A respeito desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito das definições de um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA.
A palavra ‘surto’ pode ser empregada não somente como substantivo, referente à doença local que se dissemina rapidamente, mas também como verbo no presente do indicativo na primeira pessoa do singular do verbo ‘surtar’.
A esse fenômeno linguístico dá-se o nome de:
Das seguintes orações: “Segundo a OMS, há várias investigações em andamento”, “Existem equipes nos distritos afetados” e “O vírus é altamente infeccioso”, o sujeito se classifica, respectivamente, como:
De acordo com o texto:
Considerando apenas as informações presentes no texto, pode-se afirmar que:
De acordo com o texto, a cobra-de-vibro, embora se assemelhe a uma serpente, é na verdade:
Considerando as informações presentes no texto, assinale a alternativa CORRETA sobre a jararaca.
Considerando as marcas linguísticas presentes nos enunciados acima, pode-se dizer que o texto Serpentes é predominantemente:
Uma característica muito importante deste grupo são as modificações no crânio.
Considerando as formas linguísticas presentes na sentença acima, pode-se afirmar que:
“Constrição” é um vocábulo derivado:
“Vale ressaltar que logo após o nascimento – ao sair do ovo ou do corpo da mãe – uma serpente peçonhenta já é capaz de inocular o veneno da mesma forma que um adulto.”
Assinale a alternativa cujos elementos linguísticos constituem a oração subordinada que completa o sentido da oração sublinhada no trecho acima (desconsidere, neste caso, a conjunção integrante).
O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional do País. Para tanto, deverá observar o seguinte princípio:
A respeito dos conceitos elencados pela Lei n.º 13.243/2016, faça a CORRETA associação dos itens numerados com os parênteses.
1. Órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário, a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.
2. Estrutura instituída por uma ou mais ICTS, com ou sem personalidade jurídica própria, que tenha por finalidade a gestão de política institucional de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas nesta Lei.
3. Introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.
4. Organização ou estrutura que objetiva estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.
(__) Incubadora de empresas. (__) Inovação. (__) ICT. (__) NIT.
Assinale a alternativa com a CORRETA associação, respectivamente.
Ambiente industrial e tecnológico caracterizado pela presença dominante de micro, pequenas e médias empresas com áreas correlatas de atuação em determinado espaço geográfico, com vínculos operacionais com ICT, recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre os entes envolvidos para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias.
O texto acima, de acordo com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, faz referência ao conceito de:
A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e as respectivas agências de fomento poderão estimular e apoiar a constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas, ICTs e entidades privadas sem fins lucrativos voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento, que objetivem a geração de produtos, processos e serviços inovadores e a transferência e a difusão de tecnologia.
A respeito desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
A ICT pública poderá, mediante contrapartida financeira ou não financeira e por prazo determinado, nos termos de contrato ou convênio, estabelecer algumas ações e práticas legais. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA.
São a União e os demais entes federativos e suas entidades autorizadas a participar, minoritariamente do capital social de empresas, com o propósito de desenvolver produtos ou processos inovadores que estejam de acordo com as diretrizes e prioridades definidas nas políticas de ciência, tecnologia, inovação e de desenvolvimento industrial de cada esfera de governo. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito dos contratos de transferência de tecnologia, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica, assinale a alternativa INCORRETA.
O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro será regido por alguns princípios. Assinale a alternativa que aponta CORRETAMENTE um desses princípios estabelecidos em lei.
“Complexos organizacionais de caráter científico e tecnológico, estruturados de forma planejada, concentrada e cooperativa, promotor da cultura de inovação, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, agregando empresas, instituições de pesquisa e desenvolvimento, e uma ou mais ICTs, com ou sem vínculo entre si.”
O texto acima é um conceito da lei 9.809 de 2022, do Estado de Rio de Janeiro. O texto faz referência ao conceito de: