Resolver o Simulado Nível Médio

0 / 30

Português

1
Restos de Carnaval


          Não, não deste último Carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete. Uma ou outra beata com um véu cobrindo a cabeça ia à igreja, atravessando a rua tão extremamente vazia que se segue ao Carnaval. Até que viesse o outro ano.
          E quando a festa ia se aproximando, como explicar a agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate. Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas. Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Carnaval era meu, meu.
          No entanto, na realidade, eu dele pouco participava. Nunca tinha ido a um baile infantil, nunca me haviam fantasiado. Em compensação deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se divertirem.
          E as máscaras? Eu tinha medo, mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara. À porta do meu pé de escada, se um mascarado falava comigo, eu de súbito entrava no contato indispensável com o meu mundo interior, que não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério. Até meu susto com os mascarados, pois, era essencial para mim.
          Não me fantasiavam: no meio das preocupações com minha mãe doente, ninguém em casa tinha cabeça para Carnaval de criança. Mas eu pedia a uma de minhas irmãs para enrolar aqueles meus cabelos lisos que me causavam tanto desgosto e tinha então a vaidade de possuir cabelos frisados pelo menos durante três dias por ano. Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça – eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável – e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice.
           Mas houve um Carnaval diferente dos outros. Tão milagroso que eu não conseguia acreditar que tanto me fosse dado, eu, que já aprendera a pedir pouco. É que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da fantasia era no figurino rosa. Para isso comprara folhas e folhas de papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as pétalas de uma flor. Boquiaberta, eu assistia pouco a pouco à fantasia tomando forma e se criando. Embora de pétalas o papel crepom nem de longe lembrasse, eu pensava seriamente que era uma das fantasias mais belas que jamais vira.
           Foi quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel crepom, e muito. E a mãe de minha amiga – talvez atendendo a meu apelo mudo, ao meu mudo desespero de inveja, ou talvez por pura bondade, já que sobrara papel – resolveu fazer para mim também uma fantasia de rosa com o que restara de material. Naquele Carnaval, pois, pela primeira vez na vida, eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma.
           Mas por que exatamente aquele Carnaval, o único de fantasia, teve que ser tão melancólico? De manhã cedo no domingo eu já estava de cabelos enrolados para que até de tarde o frisado pegasse bem. Mas os minutos não passavam, de tanta ansiedade. Enfim, enfim! Chegaram três horas da tarde: com cuidado para não rasgar o papel, eu me vesti de rosa.
          Quando eu estava vestida de papel crepom todo armado, ainda com os cabelos enrolados e ainda sem batom e ruge – minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na farmácia. Fui correndo vestida de rosa – mas o rosto ainda nu não tinha a máscara de moça que cobriria minha tão exposta vida infantil – fui correndo, correndo, perplexa, atônita, entre serpentinas, confetes e gritos de Carnaval. A alegria dos outros me espantava.
             Quando horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim. E, como nas histórias que eu havia lido sobre fadas que encantavam e desencantavam pessoas, eu fora desencantada; não era mais uma rosa, era de novo uma simples menina. Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de lábios encarnados. Na minha fome de sentir êxtase, às vezes começava a ficar alegre mas com remorso lembrava-me do estado grave de minha mãe e de novo eu morria.
           Só horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e sensualidade, cobriu meus cabelos, já lisos, de confete: por um instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa.

(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro. Rocco. 1999. Jornal do Brasil. Em: 16/03/1968.)
No trecho “Eu tinha medo, mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara.” (4º§), as orações iniciadas pelas conjunções “mas” e “porque” especificam, respectivamente, ideias de:
  • A Contraste e causa.
  • B Condição e conclusão.
  • C Oposição e consequência.
  • D Acrescentamento e explicação.
2

Com relação à regência verbal, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A O professor, o qual sempre desobedecemos, ficou bastante doente.
  • B Maria, com a qual namoro há anos, é uma exímia bióloga.
  • C Laura, à qual quero no coração, é uma mulher fantástica.
  • D Paulo, o qual paguei a conta, é dono de muitas empresas.
3

Assinale a frase correta quanto à ortografia.

  • A Acomodou-se no acento que havia ali enquanto aguardava resposta para a sua reinvindicação.
  • B O tráfego de entorpecentes somente será reduzido se as forças de segurança intervierem.
  • C Há homens que, mesmo sendo intelectualmente privilegiados, nada sabem acerca da verdade divina.
  • D Ter comprido seis mandados seguidos como deputado não foi suficiente para evitar que ele fosse caçado.
  • E Embora a prefeitura tenha proposto baixar a tacha dos juros dos empréstimos consignados, os servidores municipais continuam com a paralização.
4
Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafo.
  • A gaveta – chita – saudade
  • B descesse – viril – olhavam
  • C sombras – tinha – tesoura
  • D mulher – passagem – bainha
5
Leia o texto para responder à questão.


                                    Prece

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
O prefeito Henriquinho
Vai derrubar o teu templo da Rua Uruguaiana
Para abrir uma avenida!

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
O prefeito Henriquinho
Para abrir uma avenida
Vai demolir o templo do santo
Pedra da fé
Sobre a qual edificaste a tua Igreja!

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
Quando o prefeito morrer
Não o mandes para o Inferno:
Ele não sabe o que faz.
Mas um seculozinho a mais de Purgatório
Não seria mau. Amém.

                                (Manuel Bandeira. As cidades e as musas)

Assinale a alternativa em que a colocação pronominal e a flexão verbal estão de acordo com a norma-padrão.

  • A Quem vir conhecer o lugar verá que criou-se uma avenida onde antes tinha-se um templo.
  • B Se tudo se manter como o planejado, a avenida que se abrirá ficará no lugar do templo.
  • C Quando se vir o lugar onde passa a avenida, certamente se sentirá a falta do templo ali.
  • D Ninguém interviu e, no lugar em que se estabeleceu o templo, construirá-se uma avenida.
  • E Se abrirá uma avenida se as pessoas não se disporem a combater a demolição do templo.
6

Leia o texto a seguir e responda a questão.




MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO




OFÍCIO CIRCULAR Nº 01/2023/GABINETE/PROGRAD/UFES


Vitória, 23 de janeiro de 2023.


Às(Aos) Diretoras(es) dos Centros de Ensino

Às(Aos) Coordenadoras(es) de Curso de Graduação


Assunto: reposição de aula.



Prezadas(os) diretoras(es) e coordenadoras(es),


Por ocasião da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas na data de hoje, 23/01/2023, em função da interrupção no fornecimento de energia e no abastecimento de água, informamos que os docentes deverão, em comum acordo com os discentes, organizar a reposição da carga horária letiva anteriormente prevista para a data.

Solicitamos às(aos) diretoras(es) de centro e coordenadoras(es) de curso que repassem essas informações aos docentes.




Atenciosamente,

Profa. Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo

Pró-Reitora de Graduação





UFES. Pró-Reitoria de Graduação – Prograd. Ofício Circular nº01/2023/Gabinete/Prograd/Ufes.. Disponível em :<https://prograd.ufes.br/sites/prograd.ufes.br/files/field/anexo/oficio_circular_001_23_diretores_e_coord_reposicao_de_aula_assinado.pdf>,acesso em 30 maio 2023.

A respeito do fecho da comunicação oficial (“Atenciosamente”), o Texto I está em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, porque está destinado a autoridades 

  • A de mesma hierarquia, apenas. 
  • B de hierarquia inferior, apenas.
  • C de hierarquia superior, apenas. 
  • D de mesma hierarquia e de hierarquia inferior, apenas. 
  • E de mesma hierarquia e de hierarquia superior, apenas. 
7

Dos seguintes, assinalar o único vocábulo que NÃO apresenta dígrafo:

  • A Iglu.
  • B Exceder.
  • C Lhama.
  • D Guidão.
8

Assinale a alternativa que tem a concordância correta.

  • A Fazem meses que não a vejo!
  • B Há muitos modelos novos em oferta.
  • C Haviam duas lojas de eletrodomésticos no complexo.
  • D Existe muitas opções de sabores naquela sorveteria.
  • E Maurício tinha deixado São Paulo haviam vários anos.
9
Em todas as frases abaixo aparece a conjunção e sublinhada. 
Assinale a frase em que ela é empregada cm valor adversativo.
  • A Vida: um espaço de tempo cujo primeira metade é arruinada por nossos pais e a segunda metade, por nossos filhos.
  • B Uma casa é feita de tijolo e pedra. Um lar é feito apenas de amor.
  • C Esculpir: eu escolho um bloco de mármore e retiro tudo que não preciso.
  • D Arte é fazer alguma coisa do nada e vendê-la.
  • E Nada tenho a dizer e estou dizendo-o. Tal é a poesia.
10

Observe a seguinte frase: 


"Consta que o mundo muda constantemente e, na Natureza, ser constante seria uma inconstância". 


Nessa frase foram sublinhadas quatro palavras da mesma família, mas de classes gramaticais diferentes. 


Assinale a opção em que foram indicadas, na mesma ordem de classes, quatro palavras da mesma família. 

  • A estudar/ estudantemente / estudado / estudo.
  • B entreter / entretidamente / entretido / entretenimento.
  • C convir / convenientemente / convencido / convenção.
  • D prever / previamente / provisto / prevenção.
  • E divertir / divertidamente / divertido / diversificação.

Matemática

11

Uma sala tem área igual a 36 m2, e seu Paulo, um azulejista, previu que precisa de exatamente 400 cerâmicas iguais na forma de um quadrado para cobrir o piso da sala. Qual é (em cm2) a área de cada cerâmica?

  • A 0,09.
  • B 0,9.
  • C 9.
  • D 90.
  • E 900.
12

Uma clínica comprou materiais hospitalares no valor total de R$ 9.600,00. Foram ofertadas duas formas de pagamento:
i. à vista, no ato da compra, com desconto de 7%. ii. pagamento para o final do quarto mês; ou seja, carência de 4 meses para a quitação da compra, sem juros. 
Suponha que a clínica possui a importância para o pagamento à vista (com o desconto de 7%), mas tem a possibilidade de deixar esse valor investido por 4 meses a uma taxa de 5% ao mês rendendo a juros compostos. Diante dessa possibilidade, assinale a alternativa que descreve corretamente a melhor forma de pagamento para o cliente. Considere (1,05)≅ 1,2.

  • A Pagamento à vista, pois os juros do investimento foram de apenas R$ 336,60.
  • B Pagamento à vista, pois os juros do investimento foram de apenas R$ 446,40.
  • C Pagamento ao final do 4º mês, pois o investimento renderá juros no valor de R$ 1.785,60.
  • D Pagamento ao final do 4º mês, pois o investimento renderá juros no valor de R$ 1.920,00. 
13

Considerando-se que a razão entre as idades de Bruno e de Tiago é igual a 3/4 e que a soma de suas idades é igual a 42, assinalar a alternativa que apresenta a idade do mais novo: 

  • A 24 anos. 
  • B 22 anos. 
  • C 20 anos. 
  • D 18 anos. 
  • E 16 anos.
14
Em uma pesquisa com pessoas que já foram casadas, uma das questões era o tempo que durou a relação e estes dados foram: 1; 3; 3; 6; 7; 2; 4; 8; 3 e 2 anos. Com base nestas informações, o valor da média de duração da relação destes casais foi de:
  • A 2,75 anos.
  • B 3,90 anos.
  • C 3,20 anos.
  • D 4,25 anos.
  • E 4,80 anos.
15

Em uma urna, foram depositadas 6 bolas azuis numeradas de 7 a 12 e 5 bolas verdes numeradas de 8 a 12. Ao sortear-se uma bola ao acaso, qual a probabilidade de essa bola ser numerada com um número par ou um número maior que 9?

  • A 6/11
  • B 7/11
  • C 8/11
  • D 9/11
16

Uma empresa é contratada para asfaltar uma rodovia de 90 km. Para asfaltar os primeiros 15 km, a empresa leva 8 dias.
Mantendo-se esta proporção, em quanto tempo a empresa terminará de asfaltar o restante da rodovia? 

  • A Menos de 26 dias
  • B Mais de 26 e menos de 31 dias
  • C Mais de 31 e menos de 35 dias
  • D Mais de 35 e menos de 39 dias
  • E Mais de 39 dias
17
A área comum de um condomínio é utilizada por 4 pessoas: João, Maria, Carla e Ana. Ana e Carla utilizam a área comum durante 5 horas no mês, cada uma, e João a utiliza durante 3 horas. As despesas com manutenção somam R$ 5.000,00 mensais e são divididas de forma proporcional ao tempo de uso. Sabendo-se que João paga R$ 1.000,00, quantas horas mensais Maria utiliza a área comum?
  • A 8
  • B 5
  • C 3
  • D 2
  • E 1
18

A razão entre livros de literatura e livros de matemática numa determinada biblioteca é 4/5. Sabe-se que há 200 livros de matemática atualmente. Se a biblioteca ganhar mais 60 livros de literatura, qual será a nova razão entre livros de literatura e matemática?

  • A 31/20.
  • B 10/11.
  • C 11/10.
  • D 20/31.
  • E 5/4.
19

Qual o próximo elemento da sequência 1, 5, 17, 53, ... :

  • A 160.
  • B 162.
  • C 157.
  • D 159.
  • E 161.
20

Em um jogo de RPG (Role Playing Game) que significa “Jogo de Interpretação de Papéis” são distribuídos pontos de características pessoais. Em um RPG para 3 ou mais participantes, excluindo o narrador, há 24 pontos de força e 40 pontos de inteligência para serem distribuídos igualmente entre os jogadores e nenhum ponto pode sobrar. Qual é o número máximo de pessoas que poderão participar desse RPG?

  • A 4.
  • B 5.
  • C 6.
  • D 7.
  • E 8.

Atualidades

21

Trabalhadores com direito à cota do PIS/Pasep puderam fazer o saque dos valores até o dia 05/08/23, conforme determinação aprovada em dezembro de 2022 na Emenda Constitucional nº 126, derivada da PEC da Transição. As cotas que não foram sacadas serão destinadas a/ao: 

  • A Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. 
  • B Fundo Nacional de Assistência Social. 
  • C Tesouro Nacional. 
  • D Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 
  • E Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação.
22

Em fevereiro de 2023, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu a fronteira entre dois países, causando grandes estragos e a morte de cerca de 50.000 pessoas.

Assinale a alternativa que indica corretamente esses dois países.

  • A Áustria e Romênia
  • B Turquia e Egito
  • C Turquia e Síria
  • D Síria e Jordânia
  • E Marrocos e Tunísia
23

Em setembro deste ano, um casal de famosos anunciou a separação após 15 anos de casados e 24 anos juntos no total. Ela, que é artista, afirmou em rede nacional que a decisão não foi fácil, e ele, que tem banda com a família e é natural do Rio Grande do Sul, afirmou que não houve brigas, mágoas ou traumas; os dois apenas perceberam que esse era o melhor caminho para ambos. Com base nessas informações, qual casal dissolveu sua união, pegando de surpresa fãs e jornalistas especializados em personalidades e entretenimento?

  • A Tatá Werneck e Rafael Vitti.
  • B Sandy e Lucas Lima.
  • C Gloria Pires e Orlando Moraes.
  • D Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.
  • E Vera Viel e Rodrigo Faro.
24

A alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PAR). O decreto que institui o programa foi assinado em setembro de 2022 e reafirma o compromisso do estado no apoio aos 497 municípios gaúchos para a alfabetização. Como esse programa foi batizado?

  • A Alfabetiza Tchê.
  • B Alfabetiza Minha Gente.
  • C Alfabetiza Rio Grande do Sul.
  • D Analfabetismo Zero.
  • E Analfabetismo Nunca Mais.
25

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual garantindo a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. O desenvolvimento sustentável só é possível se cada indivíduo estiver consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas. Entre as alternativas abaixo, qual NÃO é uma prática sustentável?

  • A Separar corretamente o lixo.
  • B Plantar árvores.
  • C Reduzir o consumo de energia.
  • D Racionalizar o uso de pilhas.
  • E Intensificar o consumo de água para melhor higienizar os objetos.
26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endossou a decisão do Congresso Nacional e sancionou, nesta segunda-feira (7), uma lei que autoriza todos os profissionais da saúde com Ensino Superior a aplicarem a (          ) como tratamento complementar. O aval foi recebido com alarde: importantes entidades médicas se manifestaram contra a autorização e alertaram para os riscos do tratamento, alegando que não há estudos suficientes comprovando sua eficácia."
Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades

Qual é a terapia a que o trecho acima se refere? 

  • A hidroterapia
  • B ozonioterapia
  • C cromoterapia
  • D termoterapia
27

Leia o texto a seguir.
Um destino que pode deixar de ser um potencial para tornar-se um produto geoturístico é o Parque Estadual Terra Ronca (GO) – PETeR –, situado no nordeste goiano, na divisa com o estado da Bahia, com 91,78% da sua área no município de São Domingos e 7,53% em Guarani de Goiás, criado em 07/07/1989. O PETeR é o maior complexo de cavernas da América Sul. A Unidade de Conservação possui cinco cavernas abertas à visitação, tendo outras dezenas ainda por serem exploradas e abertas a atividades turísticas.
   JUNIOR, P. Barros. Geoturismo e ecoturismo: uma compreensão dos segmentos turísticos para melhor elaborar um produto turístico – caso do Parque Estadual Terra Ronca (GO). J. Rev. Geogr. Acadêmica, v. 16, n. 2 (xii.2022). p. 40. [Adaptado].
O parque citado no texto tem potencial turístico por qual motivo?

  • A Diversidade de fauna e flora.
  • B Ausência de habitação humana.
  • C Riqueza de recursos geológicos.
  • D Preservação de nativos e natureza.
28

Uma das reformas mais debatidas nos últimos tempos, por defensor e por opositores, foi aprovada no dia 07/07/23, na Câmara dos Deputados, trazendo mudanças para estados, municípios e a própria federação. Qual foi essa reforma?

  • A A Reforma Tributária.
  • B A Reforma Trabalhista.
  • C A Reforma Previdenciária.
  • D A Reforma Governamental.
29

No ano de 2016, um trágico acidente com o time de futebol da Chapecoense vitimou 71 pessoas dentre jogadores, dirigentes, equipe técnica e tripulação.
De que forma aconteceu esse acidente?

  • A Naufrágio de navio
  • B Queda da arquibancada
  • C Descarrilhamento de trem
  • D Capotamento de ônibus
  • E Queda de avião
30

As duas maiores economias mundiais contemporâneas disputam mercados e um maior protagonismo no atual cenário global. Esses países são

  • A Inglaterra e França. 
  • B Holanda e Dinamarca. 
  • C Brasil e Argentina.
  • D Alemanha e Noruega. 
  • E Estados Unidos e China.