Resolver o Simulado CONSESP - Nível Médio

0 / 30

Português

1
Restos de Carnaval


          Não, não deste último Carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete. Uma ou outra beata com um véu cobrindo a cabeça ia à igreja, atravessando a rua tão extremamente vazia que se segue ao Carnaval. Até que viesse o outro ano.
          E quando a festa ia se aproximando, como explicar a agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate. Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas. Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Carnaval era meu, meu.
          No entanto, na realidade, eu dele pouco participava. Nunca tinha ido a um baile infantil, nunca me haviam fantasiado. Em compensação deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se divertirem.
          E as máscaras? Eu tinha medo, mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara. À porta do meu pé de escada, se um mascarado falava comigo, eu de súbito entrava no contato indispensável com o meu mundo interior, que não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério. Até meu susto com os mascarados, pois, era essencial para mim.
          Não me fantasiavam: no meio das preocupações com minha mãe doente, ninguém em casa tinha cabeça para Carnaval de criança. Mas eu pedia a uma de minhas irmãs para enrolar aqueles meus cabelos lisos que me causavam tanto desgosto e tinha então a vaidade de possuir cabelos frisados pelo menos durante três dias por ano. Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça – eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável – e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice.
           Mas houve um Carnaval diferente dos outros. Tão milagroso que eu não conseguia acreditar que tanto me fosse dado, eu, que já aprendera a pedir pouco. É que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da fantasia era no figurino rosa. Para isso comprara folhas e folhas de papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as pétalas de uma flor. Boquiaberta, eu assistia pouco a pouco à fantasia tomando forma e se criando. Embora de pétalas o papel crepom nem de longe lembrasse, eu pensava seriamente que era uma das fantasias mais belas que jamais vira.
           Foi quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel crepom, e muito. E a mãe de minha amiga – talvez atendendo a meu apelo mudo, ao meu mudo desespero de inveja, ou talvez por pura bondade, já que sobrara papel – resolveu fazer para mim também uma fantasia de rosa com o que restara de material. Naquele Carnaval, pois, pela primeira vez na vida, eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma.
           Mas por que exatamente aquele Carnaval, o único de fantasia, teve que ser tão melancólico? De manhã cedo no domingo eu já estava de cabelos enrolados para que até de tarde o frisado pegasse bem. Mas os minutos não passavam, de tanta ansiedade. Enfim, enfim! Chegaram três horas da tarde: com cuidado para não rasgar o papel, eu me vesti de rosa.
          Quando eu estava vestida de papel crepom todo armado, ainda com os cabelos enrolados e ainda sem batom e ruge – minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na farmácia. Fui correndo vestida de rosa – mas o rosto ainda nu não tinha a máscara de moça que cobriria minha tão exposta vida infantil – fui correndo, correndo, perplexa, atônita, entre serpentinas, confetes e gritos de Carnaval. A alegria dos outros me espantava.
             Quando horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim. E, como nas histórias que eu havia lido sobre fadas que encantavam e desencantavam pessoas, eu fora desencantada; não era mais uma rosa, era de novo uma simples menina. Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de lábios encarnados. Na minha fome de sentir êxtase, às vezes começava a ficar alegre mas com remorso lembrava-me do estado grave de minha mãe e de novo eu morria.
           Só horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e sensualidade, cobriu meus cabelos, já lisos, de confete: por um instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa.

(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro. Rocco. 1999. Jornal do Brasil. Em: 16/03/1968.)
No trecho “Eu tinha medo, mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara.” (4º§), as orações iniciadas pelas conjunções “mas” e “porque” especificam, respectivamente, ideias de:
  • A Contraste e causa.
  • B Condição e conclusão.
  • C Oposição e consequência.
  • D Acrescentamento e explicação.
2

Com relação à regência verbal, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A O professor, o qual sempre desobedecemos, ficou bastante doente.
  • B Maria, com a qual namoro há anos, é uma exímia bióloga.
  • C Laura, à qual quero no coração, é uma mulher fantástica.
  • D Paulo, o qual paguei a conta, é dono de muitas empresas.
3

Assinale a frase correta quanto à ortografia.

  • A Acomodou-se no acento que havia ali enquanto aguardava resposta para a sua reinvindicação.
  • B O tráfego de entorpecentes somente será reduzido se as forças de segurança intervierem.
  • C Há homens que, mesmo sendo intelectualmente privilegiados, nada sabem acerca da verdade divina.
  • D Ter comprido seis mandados seguidos como deputado não foi suficiente para evitar que ele fosse caçado.
  • E Embora a prefeitura tenha proposto baixar a tacha dos juros dos empréstimos consignados, os servidores municipais continuam com a paralização.
4
Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafo.
  • A gaveta – chita – saudade
  • B descesse – viril – olhavam
  • C sombras – tinha – tesoura
  • D mulher – passagem – bainha
5
Leia o texto para responder à questão.


                                    Prece

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
O prefeito Henriquinho
Vai derrubar o teu templo da Rua Uruguaiana
Para abrir uma avenida!

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
O prefeito Henriquinho
Para abrir uma avenida
Vai demolir o templo do santo
Pedra da fé
Sobre a qual edificaste a tua Igreja!

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
Quando o prefeito morrer
Não o mandes para o Inferno:
Ele não sabe o que faz.
Mas um seculozinho a mais de Purgatório
Não seria mau. Amém.

                                (Manuel Bandeira. As cidades e as musas)

Assinale a alternativa em que a colocação pronominal e a flexão verbal estão de acordo com a norma-padrão.

  • A Quem vir conhecer o lugar verá que criou-se uma avenida onde antes tinha-se um templo.
  • B Se tudo se manter como o planejado, a avenida que se abrirá ficará no lugar do templo.
  • C Quando se vir o lugar onde passa a avenida, certamente se sentirá a falta do templo ali.
  • D Ninguém interviu e, no lugar em que se estabeleceu o templo, construirá-se uma avenida.
  • E Se abrirá uma avenida se as pessoas não se disporem a combater a demolição do templo.
6

Leia o texto a seguir e responda a questão.




MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO




OFÍCIO CIRCULAR Nº 01/2023/GABINETE/PROGRAD/UFES


Vitória, 23 de janeiro de 2023.


Às(Aos) Diretoras(es) dos Centros de Ensino

Às(Aos) Coordenadoras(es) de Curso de Graduação


Assunto: reposição de aula.



Prezadas(os) diretoras(es) e coordenadoras(es),


Por ocasião da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas na data de hoje, 23/01/2023, em função da interrupção no fornecimento de energia e no abastecimento de água, informamos que os docentes deverão, em comum acordo com os discentes, organizar a reposição da carga horária letiva anteriormente prevista para a data.

Solicitamos às(aos) diretoras(es) de centro e coordenadoras(es) de curso que repassem essas informações aos docentes.




Atenciosamente,

Profa. Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo

Pró-Reitora de Graduação





UFES. Pró-Reitoria de Graduação – Prograd. Ofício Circular nº01/2023/Gabinete/Prograd/Ufes.. Disponível em :<https://prograd.ufes.br/sites/prograd.ufes.br/files/field/anexo/oficio_circular_001_23_diretores_e_coord_reposicao_de_aula_assinado.pdf>,acesso em 30 maio 2023.

A respeito do fecho da comunicação oficial (“Atenciosamente”), o Texto I está em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, porque está destinado a autoridades 

  • A de mesma hierarquia, apenas. 
  • B de hierarquia inferior, apenas.
  • C de hierarquia superior, apenas. 
  • D de mesma hierarquia e de hierarquia inferior, apenas. 
  • E de mesma hierarquia e de hierarquia superior, apenas. 
7

Dos seguintes, assinalar o único vocábulo que NÃO apresenta dígrafo:

  • A Iglu.
  • B Exceder.
  • C Lhama.
  • D Guidão.
8

Assinale a alternativa que tem a concordância correta.

  • A Fazem meses que não a vejo!
  • B Há muitos modelos novos em oferta.
  • C Haviam duas lojas de eletrodomésticos no complexo.
  • D Existe muitas opções de sabores naquela sorveteria.
  • E Maurício tinha deixado São Paulo haviam vários anos.
9
Em todas as frases abaixo aparece a conjunção e sublinhada. 
Assinale a frase em que ela é empregada cm valor adversativo.
  • A Vida: um espaço de tempo cujo primeira metade é arruinada por nossos pais e a segunda metade, por nossos filhos.
  • B Uma casa é feita de tijolo e pedra. Um lar é feito apenas de amor.
  • C Esculpir: eu escolho um bloco de mármore e retiro tudo que não preciso.
  • D Arte é fazer alguma coisa do nada e vendê-la.
  • E Nada tenho a dizer e estou dizendo-o. Tal é a poesia.
10

Observe a seguinte frase: 


"Consta que o mundo muda constantemente e, na Natureza, ser constante seria uma inconstância". 


Nessa frase foram sublinhadas quatro palavras da mesma família, mas de classes gramaticais diferentes. 


Assinale a opção em que foram indicadas, na mesma ordem de classes, quatro palavras da mesma família. 

  • A estudar/ estudantemente / estudado / estudo.
  • B entreter / entretidamente / entretido / entretenimento.
  • C convir / convenientemente / convencido / convenção.
  • D prever / previamente / provisto / prevenção.
  • E divertir / divertidamente / divertido / diversificação.

Matemática

11

Uma sala tem área igual a 36 m2, e seu Paulo, um azulejista, previu que precisa de exatamente 400 cerâmicas iguais na forma de um quadrado para cobrir o piso da sala. Qual é (em cm2) a área de cada cerâmica?

  • A 0,09.
  • B 0,9.
  • C 9.
  • D 90.
  • E 900.
12

Uma clínica comprou materiais hospitalares no valor total de R$ 9.600,00. Foram ofertadas duas formas de pagamento:
i. à vista, no ato da compra, com desconto de 7%. ii. pagamento para o final do quarto mês; ou seja, carência de 4 meses para a quitação da compra, sem juros. 
Suponha que a clínica possui a importância para o pagamento à vista (com o desconto de 7%), mas tem a possibilidade de deixar esse valor investido por 4 meses a uma taxa de 5% ao mês rendendo a juros compostos. Diante dessa possibilidade, assinale a alternativa que descreve corretamente a melhor forma de pagamento para o cliente. Considere (1,05)≅ 1,2.

  • A Pagamento à vista, pois os juros do investimento foram de apenas R$ 336,60.
  • B Pagamento à vista, pois os juros do investimento foram de apenas R$ 446,40.
  • C Pagamento ao final do 4º mês, pois o investimento renderá juros no valor de R$ 1.785,60.
  • D Pagamento ao final do 4º mês, pois o investimento renderá juros no valor de R$ 1.920,00. 
13

Considerando-se que a razão entre as idades de Bruno e de Tiago é igual a 3/4 e que a soma de suas idades é igual a 42, assinalar a alternativa que apresenta a idade do mais novo: 

  • A 24 anos. 
  • B 22 anos. 
  • C 20 anos. 
  • D 18 anos. 
  • E 16 anos.
14
Em uma pesquisa com pessoas que já foram casadas, uma das questões era o tempo que durou a relação e estes dados foram: 1; 3; 3; 6; 7; 2; 4; 8; 3 e 2 anos. Com base nestas informações, o valor da média de duração da relação destes casais foi de:
  • A 2,75 anos.
  • B 3,90 anos.
  • C 3,20 anos.
  • D 4,25 anos.
  • E 4,80 anos.
15

Em uma urna, foram depositadas 6 bolas azuis numeradas de 7 a 12 e 5 bolas verdes numeradas de 8 a 12. Ao sortear-se uma bola ao acaso, qual a probabilidade de essa bola ser numerada com um número par ou um número maior que 9?

  • A 6/11
  • B 7/11
  • C 8/11
  • D 9/11
16

Uma empresa é contratada para asfaltar uma rodovia de 90 km. Para asfaltar os primeiros 15 km, a empresa leva 8 dias.
Mantendo-se esta proporção, em quanto tempo a empresa terminará de asfaltar o restante da rodovia? 

  • A Menos de 26 dias
  • B Mais de 26 e menos de 31 dias
  • C Mais de 31 e menos de 35 dias
  • D Mais de 35 e menos de 39 dias
  • E Mais de 39 dias
17
A área comum de um condomínio é utilizada por 4 pessoas: João, Maria, Carla e Ana. Ana e Carla utilizam a área comum durante 5 horas no mês, cada uma, e João a utiliza durante 3 horas. As despesas com manutenção somam R$ 5.000,00 mensais e são divididas de forma proporcional ao tempo de uso. Sabendo-se que João paga R$ 1.000,00, quantas horas mensais Maria utiliza a área comum?
  • A 8
  • B 5
  • C 3
  • D 2
  • E 1
18

A razão entre livros de literatura e livros de matemática numa determinada biblioteca é 4/5. Sabe-se que há 200 livros de matemática atualmente. Se a biblioteca ganhar mais 60 livros de literatura, qual será a nova razão entre livros de literatura e matemática?

  • A 31/20.
  • B 10/11.
  • C 11/10.
  • D 20/31.
  • E 5/4.
19

Qual o próximo elemento da sequência 1, 5, 17, 53, ... :

  • A 160.
  • B 162.
  • C 157.
  • D 159.
  • E 161.
20

Em um jogo de RPG (Role Playing Game) que significa “Jogo de Interpretação de Papéis” são distribuídos pontos de características pessoais. Em um RPG para 3 ou mais participantes, excluindo o narrador, há 24 pontos de força e 40 pontos de inteligência para serem distribuídos igualmente entre os jogadores e nenhum ponto pode sobrar. Qual é o número máximo de pessoas que poderão participar desse RPG?

  • A 4.
  • B 5.
  • C 6.
  • D 7.
  • E 8.

Noções de Informática

21
Você está editando um longo documento no Microsoft Word 2016 e deseja encontrar todas as ocorrências de uma palavra que se repete pelo menos cinco vezes ou mais no texto. Qual padrão de caracteres “curingas” você usaria para realizar essa busca eficientemente?
  • A {n,}.
  • B {n-}
  • C {n!}
  • D {n?}
22

Foi solicitado a um Assistente Administrativo que ajustasse uma planilha do Microsoft Excel para as seguintes medidas:

27,94 cm x 43,18 cm

Qual alternativa apresenta o nome do formato de um documento com estas dimensões?

  • A Carta.
  • B Tabloide.
  • C Ofício.
  • D A3.
23
Assinale a alternativa que apresenta qual programa de navegação é desenvolvido pela empresa Mozilla.
  • A Edge
  • B Internet Explorer
  • C Firefox
  • D Google Chrome
  • E Safari
24

No aplicativo Explorador de Arquivos, que integra o MS-Windows 10 em sua configuração padrão, para se exibir as “Propriedades” de um arquivo previamente selecionado, é possível utilizar os recursos disponibilizados por meio do botão secundário do mouse ou acionar, simultaneamente, as teclas

  • A ALT e ENTER.
  • B ALT e TAB.
  • C CTRL e ENTER.
  • D CTRL e SHIFT.
  • E HOME e SHIFT.
25

Um escrevente está utilizando o programa MS-Word, que integra o Microsoft 365 em sua configuração padrão, para elaborar um documento de quatro páginas, cuja orientação inicial está em modo “retrato”. Desejando melhorar a visualização da tabela que ocupa a quarta página do documento, ele decide ajustar a orientação dessa página para modo “paisagem”. Com esse objetivo, a primeira ação a ser executada pelo escrevente deverá ser inserir no final da terceira página do documento a adequada quebra de

  • A bloco.
  • B coluna.
  • C linha.
  • D margem.
  • E seção.
26

Assinale a alternativa que indica corretamente a tecla de atalho do MS Excel do Microsoft 365 em português que ativa o modo de extensão de seleção de células, isto é, expande a seleção mediante cliques do mouse em células fora da seleção sem a necessidade de manter pressionada a tecla Shift.

  • A F2
  • B F4
  • C F6
  • D F8
  • E F9
27

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do recurso ou ferramenta do MS PowerPoint do Microsoft 365 em português que possibilita ao usuário ver e editar a linha do tempo das animações em um slide.

  • A Opções de Efeito
  • B Painel de Animação
  • C Visualizar Animações
  • D Editor de Animações
  • E Painel de Transição
28

Assinale a alternativa que indica corretamente a função das teclas de atalho Ctrl + PageDown do MS Excel do Microsoft 365 em português.

  • A Ativar a planilha à direita da atual.
  • B Mover a seleção para o fim da planilha.
  • C Selecionar todos os dados na planilha.
  • D Mover a seleção para a última célula com valor do conjunto de dados atual abaixo.
  • E Mover a seleção para a última célula com valor do conjunto de dados atual à direita.
29

Assinale a alternativa que descreve corretamente o nome de um software especializado na elaboração de apresentações.

  • A Microsoft Excel
  • B Microsoft Word
  • C Adobe Acrobat Reader
  • D Google Chrome
  • E Prezi
30

No Windows 10, qual ferramenta permite ao usuário visualizar, copiar, mover e excluir arquivos e pastas? 

  • A Internet Explorer 
  • B Configurações 
  • C Windows Explorer 
  • D Gerenciador de Tarefas
  • E Painel de Controle