Resolver o Simulado Agente Comunitário de Saúde - IBGP - Nível Médio

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Saúde Pública

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Define-se que cada NASF 2 realize suas atividades vinculado a, no mínimo, três equipes de saúde, e no máximo:

  • A 5 equipes de saúde.
  • B 6 equipes de saúde.
  • C 7 equipes de saúde.
  • D 8 equipes de saúde.
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Sobre a doença raiva, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado.
  • B O risco de transmissão do vírus pelo morcego é sempre baixo, independente da espécie e da gravidade do ferimento.
  • C A vacina é indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais, como médicos veterinários.
  • D Os atendimentos por acidente com animal potencialmente transmissor da raiva devem ser notificados pelos serviços de saúde.
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As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, EXCETO:

  • A Universalidade.
  • B Integridade.
  • C Igualdade.
  • D Centralização.
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O número de novos eventos ou casos novos que ocorrem em uma população de indivíduos em risco durante um determinado período, DEFINE a:

  • A Prevalência.
  • B Letalidade.
  • C Incidência.
  • D Proporção.
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O controle químico, mais tradicional, de insetos, onde a adoção desta metodologia pressupõe o conhecimento dos hábitos do vetor, uma vez que, ao frequentar ou descansar sobre determinada superfície tratável, o vetor torna-se vulnerável ao inseticida, o que pode contribuir para sua eliminação, é DENOMINADO de tratamento:

  • A Focal.
  • B Residual.
  • C Espacial.
  • D Vetorial.
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Assinale a alternativa que apresenta uma das competências das Secretarias Estaduais de Saúde e Distrito Federal CORRETAMENTE.

  • A Definir e rever, periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.
  • B Destinar recursos municipais para compor o financiamento tripartite da atenção básica.
  • C Destinar recursos estaduais, para compor o financiamento tripartite da atenção básica, prevendo, entre outras formas de repasse fundo a fundo, para custeio e investimento das ações e serviços.
  • D Inserir a Estratégia Saúde da Família (ESF), em sua rede de serviços como tática prioritária de organização da atenção básica.
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É uma das atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS):

  • A Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.
  • B Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS, em conjunto com os outros membros da equipe.
  • C Trabalhar com adscrição de famílias, em base geográfica definida, a microárea.
  • D Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação, em saúde bucal.
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Caracteriza-se por viabilizar meios para a identificação oportuna e precoce de uma situação de risco real (iminente) relacionada a zoonoses ou de ocorrência de zoonoses na área em questão, possibilitando que a área de vigilância de zoonoses local possa intervir com ações de controle. O trecho apresentado DEFINE a vigilância:

  • A Passiva.
  • B Ativa.
  • C Intuitiva.
  • D Remota.
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Sobre a Lei nº 8.080/1990, é CORRETO afirmar que:

  • A A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
  • B Os níveis de saúde expressam a organização social, cultural e econômica do País.
  • C A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), prestando serviço de forma plena.
  • D O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos privados, instituições estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
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Epidemiologia é o estudo da distribuição da doença nas populações e dos fatores que influenciam ou determinam essa distribuição.
São objetivos específicos da epidemiologia, EXCETO:

  • A Identificar a etiologia de uma doença e os fatores de risco relevantes.
  • B Determinar a extensão de uma doença encontrada na comunidade.
  • C Estudar a história natural e os prognósticos da doença.
  • D Avaliar exclusivamente as medidas terapêuticas e modelos de assistência à saúde novos ou existentes.
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Sobre os objetivos do modelo de Saúde da Família, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Intervir sobre fatores de risco aos quais a população está exposta. ( ) Humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculo entre os profissionais de saúde e a população. ( ) Proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais. ( ) Estimular a desarticulação da comunidade para o não exercício do controle social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A V V V F.
  • B V V F F.
  • C F V V F.
  • D V V V V.
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Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma atribuição das equipes de saúde da família.

  • A Identificar a realidade epidemiológica e sócio demográfica das famílias adscritas.
  • B Atender somente a demanda programada.
  • C Utilizar corretamente o sistema de referência e contra referência.
  • D Promover educação à saúde e melhorar o autocuidado dos indivíduos.
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Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma atribuição incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • A A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.
  • B A formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.
  • C A formulação, sem a execução, da política de sangue e seus derivados.
  • D A vigilância nutricional e a orientação alimentar.
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O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
São também considerados de outras fontes os recursos provenientes de:
I. Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde. II. Ajuda, contribuições, doações e donativos. III. Rendas eventuais, excluindo comerciais e industriais.
Estão CORRETAS as afirmativas.

  • A I, II e III.
  • B I e II apenas.
  • C I e III apenas.
  • D II e III apenas.
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A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196º, faz afirmações acerca da saúde. Sobre essas afirmações assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A saúde é direito de todos e dever do Estado
  • B O direito à saúde é garantido mediante políticas sociais e econômicas.
  • C As políticas referentes à saúde devem visar à redução do risco de doença e de outros agravos apenas aos menos favorecidos na sociedade.
  • D As políticas referentes à saúde devem visar ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação do indivíduo.
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Segundo o artigo 198º da Constituição Federal de 1988, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO:
  • A Descentralização.
  • B Atendimento integral.
  • C Participação da comunidade.
  • D Prioridade para serviços assistenciais, sendo atividades preventivas deixadas a cargo de organizações não governamentais.
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Segundo o artigo 200º da Constituição Federal de 1988, está CORRETO afirmar que compete ao sistema único de saúde, além de outras atribuições:
  • A Executar ações de vigilância sanitária e epidemiológica, sendo as de saúde do trabalhador responsabilidade do sistema privado.
  • B Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
  • C Participar apenas da formulação da política das ações de saneamento básico, sendo a execução responsabilidade de outras esferas governamentais.
  • D Fiscalizar e inspecionar apenas alimentos oriundos da atividade agrícola, não sendo responsabilidade fiscalizar alimentos industrializados.
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De acordo com o artigo 6º da Lei nº 8.080/90, estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
  • A Execução de ações de assistência terapêutica integral, excluindo a farmacêutica.
  • B Execução de ações de vigilância sanitária.
  • C Execução de ações de saúde do trabalhador.
  • D Execução de ações de vigilância epidemiológica.
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Segundo o artigo 199º da Constituição Federal de 1988, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Sobre esse artigo da CF/88, assinale a alternativa INCORRETA

  • A As instituições privadas poderão participar de forma complementar ao sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.
  • B A destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos é vedada.
  • C As empresas ou capitais estrangeiros, como indústrias farmacêuticas, podem participar diretamente e sem limitações na assistência à saúde no País, sendo as principais fontes de financiamento do sistema único de saúde.
  • D A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplantes, pesquisa e tratamento, bem como coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
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Sobre a Lei Federal nº 8.080/90 e seus dispositivos, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A A saúde é um direto fundamental do ser humano, devendo o estado apenas realizar leis e fiscalizar o serviço privado, responsável por prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
  • B Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
  • C O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
  • D O dever do Estado de garantir a saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

Português

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Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

A partir da leitura desse texto, é CORRETO afirmar que:

  • A Os fãs da série The Walking Dead, moradores da costa leste dos EUA, ficaram prejudicados com o spoiler de seu último episódio.
  • B Os espectadores que souberam da morte de um dos personagens da série The Walking Dead processaram o canal de TV AMC.
  • C As redes sociais são responsáveis pelo descuido da emissora AMC em divulgar prematuramente o final da série The Walking Dead. 
  • D A exibição antecipada do último episódio da meia-temporada de The Walking Dead evidenciou diferentes reações dos espectadores.
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Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, é CORRETO afirmar que:

  • A O acento indicador de crase em “Devido à diferença de fuso horário” é facultativo.
  • B As aspas usadas no termo “estragaprazeres” destacam uma citação direta.
  • C A palavra spoiler categoriza-se como “estrangeirismo” e pode ser grafada em itálico.
  • D O hífen na palavra “norte-americano” é indevido, conforme o Novo Acordo Ortográfico.
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Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

Observe o emprego do(s) travessão(ões) nos trechos destacados a seguir e assinale a alternativa em que esse recurso foi utilizado CORRETAMENTE para separar um aposto.

  • A Após exibir o último episódio da meiatemporada de The Walking Deadseriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens.
  • B Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estraga-prazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) – ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
  • C Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas[...].
  • D Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira.
24
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

É CORRETO afirmar que o autor emprega um vocábulo da linguagem informal e conotativa no trecho:

  • A A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande [...] que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas.
  • B Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais.
  • C Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la.
  • D Criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas.
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Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

Assinale a alternativa em que a palavra em destaque pode ser substituída CORRETAMENTE pelo termo entre parênteses sem alterar o sentido do enunciado.

  • A [...] o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. (irrefletidamente)
  • B Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. (abatemos)
  • C Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. (intenta)
  • D [...] criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas. (antagônico)
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Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

Leia o trecho do texto a seguir:

Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado.

É CORRETO afirmar que sem alterar o sentido desse enunciado, o conector “contudo” pode ser substituído por:

  • A Em vista disso.
  • B Apesar disso.
  • C Logo.
  • D Portanto.
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Em relação à tipologia textual, é CORRETO afirmar que os textos narrativos:

  • A Contam com a presença de instrução, ordem ou orientação, e dirigem-se à realização de uma atividade ou ação a ser executada.
  • B Destacam-se pela ocorrência de sequências em que o locutor apresenta comentários e termos de natureza avaliativa e opinativa.
  • C Estruturam-se por meio de sequências indicativas de eventos e ações, com unidade temática e transformação de predicados.
  • D Trazem verbos estáticos, no presente ou no pretérito imperfeito, além de elementos que indicam caracterização de um objeto.
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Existem, na Língua Portuguesa, palavras parônimas (que têm a grafia ou som parecidos). Assinale a alternativa em que as palavras parônimas correspondem CORRETAMENTE ao significado apresentado.

  • A Acético: relativo ao vinagre. Asséptico: sem germes.
  • B Censo: raciocínio. Senso: contagem.
  • C Deferimento: adiamento. Diferimento: aprovação.
  • D Seção: reunião. Sessão: divisão.
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Assinale a alternativa cuja forma verbal grifada foi empregada CORRETAMENTE de acordo com as normas de concordância prescritas pela gramática normativa da Língua Portuguesa.

  • A Fazem dois anos que a Covid-19 se espalhou pelo mundo e instaurou um novo modo de vida.
  • B Haviam muitas pessoas inseguras, durante a pandemia, que mantinham o isolamento social.
  • C Deve haver pesquisas inovadoras sobre outros vírus como o da varíola dos macacos.
  • D Morreu mais de 15 milhões de pessoas no mundo, estima a Organização Mundial da Saúde.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Sobre o texto, é CORRETO afirmar que:

  • A A mídia digital jornalística cristaliza a violência online e a transforma em agressões concretas e reais, offline.
  • B Atribui-se à tipografia como a responsável pelo trânsito de informações distorcidas e pela propagação do medo.
  • C Notícias apócrifas sobre as ameaças reais potencializadas pelos memes são as mais disseminadas no espaço digital.
  • D Uma condição para que os memes sejam eficientes é sua permanência ao longo do tempo na memória das pessoas.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

O termo entre parênteses NÃO é sinônimo do termo destacado no texto em:

  • A [...] um livro que ensinava às pessoas comuns [...] a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. (incrédulos).
  • B Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo. (conectam).
  • C Estas podem Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico. (suprimindo).
  • D Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais [...] (inferências).
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Leia o trecho a seguir:

O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações; o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália; muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia; africanos na China foram discriminados.

Nesse trecho, é CORRETO afirmar que o termo:

  • A “às migrações” é complemento nominal.
  • B “mulçumanos” é adjunto adnominal.
  • C “pelas infecções” é agente da passiva.
  • D “africanos” é sujeito simples.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Leia o trecho a seguir:
Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa.
Considerando o sentido desse trecho no texto, os conectores “além disso” e, “portanto”, NÃO podem ser substituídos, respectivamente, pelos termos:

  • A Ademais - por conseguinte.
  • B Assim sendo - entretanto.
  • C De mais a mais - em vista disso.
  • D Outrossim - logo.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Na construção de seu texto, intitulado “A dispersão da violência e os memes”, o autor emprega os seguintes recursos, EXCETO:

  • A Citação entre aspas para defender sua tese.
  • B Definição de termo para esclarecer seu conceito.
  • C Exemplificação para sustentar um fato apresentado.
  • D Inserção de dados históricos para situar o contexto.
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Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula está CORRETO:

  • A A Bolsa de Valores de São Paulo garantiu, a bancos e corretoras, o pagamento de compra de ações.
  • B A Internet possibilita contatos entre as pessoas mundialmente, e os celulares favorecem a comunicação.
  • C Melhorar a eficácia de automóveis movidos por combustível, teria impacto no meio ambiente mundial.
  • D Os turistas brasileiros que precisem viajar para o exterior, devem ter passaportes vigentes.

Noções de Informática

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Sobre as teclas de atalhos do Microsoft Windows 10, configuração padrão e versão em Português, assinale a alternativa em que a função do comando apresentado está CORRETAMENTE especificada.

  • A “Win” + “O” = abrir central de ações.
  • B “Win” + “D” = exibir e ocultar a área de trabalho.
  • C “Win” + “M” = abrir o explorador de arquivos.
  • D “Win” + “C” = configurações do Windows.
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Correio Eletrônico (do inglês e-mail) é um aplicativo para enviar e receber mensagens por intermédio de uma rede de computadores. Essas mensagens são armazenadas na caixa postal, na qual se pode ler, apagar, escrever, anexar arquivos dentre outras funções.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE dois exemplos desses softwares.

  • A Gmail e Microsoft Exchange.
  • B Microsoft Outlook e Impress.
  • C Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird.
  • D Writer e Impress.
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Um servidor da Guarda Municipal de Betim/MG utilizando o Microsoft Excel 2016, configuração padrão e versão em Português, pretende acionar a função “Classificar”.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE onde o servidor irá localizar essa funcionalidade disponível na Guia.

  • A Exibir.
  • B Inserir.
  • C Fórmulas.
  • D Dados.
39

Considerando-se o Microsoft Word 2016, configuração padrão e versão em Português, analise as afirmativas a seguir:
I- Existe um botão, chamado Substituir, que tem como função localizar todas as ocorrências de uma palavra ou frase e substituí-las por uma nova palavra.
II- Ao teclar “CTRL” + “G” será executado o comando de alinhar à direita.
III- Na aba Design, o usuário encontrará a opção “Painel de Seleção”.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
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Assinale a alternativa que apresenta um termo que NÃO corresponde a um tipo comum de vírus ou malware.

  • A Backdoor.
  • B Bot.
  • C Firewall.
  • D Keylogger.

Matemática

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Durante as festas de carnaval, houve uma ocorrência em que os Bombeiros precisaram se deslocar do quartel até um Shopping Center.
Sabendo-se que para ir do quartel até o ponto de atendimento a equipe percorreu dois trechos retos e perpendiculares Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas sabendo que Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas= 120 metros e BÂC = 30°, é CORRETO afirmar que a distância percorrida pela equipe foi de:

  • A 40(3 + √3)
  • B 20(3 + √3).
  • C 40(√3).
  • D 20(√3).
42

O Capitão Souza, responsável pelo departamento de prevenção e combate a incêndio está desenvolvendo um projeto de uma nova escada a ser utilizada pela corporação. Esta escada terá degraus paralelos fixados em dois perfis metálicos de alumínio. As larguras dos degraus formarão uma sequência decrescente, sendo o primeiro degrau com 60 centímetros e o último degrau com 40 centímetros, e a distância entre dois degraus consecutivos será constante.
Sabendo-se que serão utilizados apenas 450 centímetros de perfil para fabricação dos degraus, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o número de degraus que terá a escada:

  • A 7.
  • B 8.
  • C 9.
  • D 10.
43

Uma caixa d’água com formato de paralelepípedo reto retangular, tem como dimensões respectivamente (comprimento, largura, altura), 3 metros, 200 centímetros, 15 decímetros. Nessa caixa há 1020 litros de água e será alimentada com vazão de 2,1m3 por hora, até ficar totalmente cheia.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o tempo aproximado necessário para encher completamente a caixa d’água.

  • A 1,8 horas.
  • B 2,8 horas.
  • C 3,8 horas.
  • D 4,8 horas.
44

É CORRETO afirmar que um arco de medida 7π/4 radianos tem:

  • A Seno e cosseno positivos.
  • B Seno positivo e cosseno negativo.
  • C Seno negativo e cosseno positivo.
  • D Seno e cosseno negativos.
45

Durante o processo de expansão das instalações do quartel do Corpo de Bombeiros, João foi o responsável por orçar o custo para implantação de um reservatório de água inferior. Observando o orçamento recebido notou que o custo para construir o primeiro metro é de R$ 1.200,00 e para cada novo metro o custo é de R$ 250,00 a mais do que o imediatamente anterior.
Sabendo-se que o custo total do orçamento é de R$ 35.100,00, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a profundidade do reservatório.

  • A 10.
  • B 11.
  • C 12.
  • D 13.