Resolver o Simulado RBO - Nível Fundamental

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Português

1

Observe o seguinte texto:

“O menino perguntou ao cozinheiro como é que nasciam os frangos que ele estava preparando para o almoço.
— Plantando, respondeu o cozinheiro, apressado.
Em pouco mais de meia hora o canteiro da casa estava cheio de asas de frango enfiadas na terra.”

Assinale a afirmação certa sobre esse texto:

  • A O menino seguiu as ordens do cozinheiro.
  • B O menino quis prejudicar o trabalho do cozinheiro.
  • C O menino não acreditou nas palavras do cozinheiro.
  • D O cozinheiro respondeu qualquer coisa por causa da pressa.
  • E O cozinheiro quis ensinar algo ao menino.
2

Assinale a frase que mostra uma oposição adequada.

  • A O dia que não está claro está escuro.
  • B O exercício que não é difícil é confuso.
  • C O professor que não é bom é paciente.
  • D O cliente que não está doente está indisposto.
  • E O livro que não é grosso é antigo.
3

Assinale a palavra abaixo que deveria ser escrita com J e não  com G.

  • A Gênio.
  • B Engenho.
  • C Geito.
  • D Gelo.
  • E Gesto.
4

Assinale a frase em que a palavra sublinhada foi trocada por um antônimo adequado.

  • A Jogador de futebol não deve ser gordo / forte.
  • B Jogador de tênis deve ser rápido / simpático.
  • C Jogador de xadrez deve ser calmo / calado.
  • D Jogador de basquete deve ser alto / baixo.
  • E Jogador de volibol deve ser organizado / tranquilo.
5

Entre as palavras abaixo, assinale aquela que tem acentuação errada.

  • A Café.
  • B Cipó.
  • C Cajú.
  • D Pará.
  • E Açaí.
6

O chefe de uma oficina mecânica exclamou: 

— Onde está a bendita chave de fenda?

Ele pode estar fazendo uma crítica

  • A ao descuido na arrumação das peças.
  • B à falta de peças necessárias ao trabalho.
  • C à despreocupação geral com o serviço.
  • D ao excesso de trabalho na oficina.
  • E ao mau estado das ferramentas.
7

Assinale a alternativa que mostra palavras que não possuem o mesmo sentido.

  • A Belo / bonito.
  • B Contente / alegre.
  • C Ligeiro / rápido.
  • D Diminuído / reduzido.
  • E Largo / estreito.
8

Assinale a alternativa que indica a expressão cujos termos não combinam.

  • A Consertar um automóvel.
  • B Reparar um estrago.
  • C Sepultar um morto.
  • D Produzir um defeito.
  • E Preencher um espaço.
9

A campa de um cemitério trazia a seguinte inscrição:

DESCANSE EM PAZ!

Essa frase representa

  • A um aviso da administração do cemitério.
  • B o último desejo do falecido.
  • C o desejo da família para o morto.
  • D a vontade de Deus para quem morre.
  • E um comunicado para quem visita a campa.
10

Assinale a palavra abaixo que não se relaciona à atividade de coveiro.

  • A Cavar.
  • B Pá.
  • C Roupa.
  • D Terra.
  • E Sepultura.

Matemática

11

Um corretor de imóveis informou a um cliente que determinado apartamento tem 52m2 de área útil. Porém, o cliente deseja obter a informação em cm2 (centímetros quadrados).
O valor correto obtido pelo cliente, em cm2, será de

  • A 520 000.
  • B 52 000.
  • C 5 200.
  • D 0,52.
  • E 0,0052.
12

Um capítulo de um livro tem 56 páginas numeradas sequencialmente.
Se a primeira página do capítulo é a de número 221, o número da última página do capítulo é:

  • A 277.
  • B 276.
  • C 220.
  • D 166.
  • E 165.
13

O antecessor do maior número natural de três algarismos distintos é:

  • A 999.
  • B 998.
  • C 988.
  • D 987.
  • E 986.
14

Na divisão de 2744 por 13 o quociente é 211 e o resto é 1.
Assim, 13 x 211 é igual a 

  • A 2745.
  • B 2743.
  • C 2731.
  • D 2533.
  • E 2519.
15

Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

(   ) O número 213 é múltiplo de 3.
(   ) O número 12 é divisor de 108.
(   ) O menor múltiplo comum entre 4 e 6 é o número 24.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – V.
  • D V – V – F.
  • E V – V – V.
16

Retirando-se um algarismo do número 2024, sem mudar a ordem dos que restarem, o maior número de três algarismos que pode ser encontrado é:

  • A 422
  • B 420
  • C 224
  • D 204
  • E 202
17

Lara trocou uma nota de R$ 20,00 por notas de R$ 2,00 e R$ 5,00, recebendo exatamente o mesmo valor de volta.
Nesse caso, é correto afirmar que Lara ficou com

  • A 20 notas.
  • B 10 notas.
  • C 7 notas.
  • D 4 notas.
  • E 2 notas.
18

Para pagar R$ 177,00 que devia na mercearia, Maria deu à dona do estabelecimento duas notas de R$ 100,00. No entanto, observou que tinha R$ 27,00 trocados em sua carteira e os deu para a dona do estabelecimento com o intuito de facilitar o troco. Assinale a sentença matemática que indica o troco, em reais, que deve ser dado à Maria.

  • A 177 – 100 + 27
  • B 177 – 100 – 27
  • C 177 + 100 – 27
  • D 2 x 100 – 177 – 27
  • E 2 x 100 – 177 + 27
19

As opções a seguir são unidades de medidas de comprimento,  à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Centímetro
  • B Jarda
  • C Metro
  • D Polegada
  • E Quilograma
20

Considere o conjunto dos números naturais,
ℕ={1,2,3,4,5,6,…}.
A soma de uma quantidade par de números ímpares:

  • A é sempre maior que 5.
  • B é sempre um múltiplo de 3.
  • C resulta sempre em um número par.
  • D resulta sempre em um número ímpar.
  • E pode resultar em um número par ou em um número ímpar.

Atendimento ao Público

21

Sobre as técnicas de atendimento ao telefone e quanto à maneira padrão de se identificar ao telefone, assinalar a alternativa que apresenta um exemplo da maneira correta de se identificar ao telefone:

  • A Escola Recanto Infantil, boa tarde, é Liciane.
  • B Alô!
  • C Alô, da onde é?
  • D Boa tarde, quem é?
22

O atendimento ao público refere-se ao serviço prestado por uma empresa, instituição ou órgão governamental para atender às necessidades e demandas do público em geral. No que se refere a qualidade do atendimento ao público, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: https://www.udesc.br

  • A É importante que fique claro que o público é a principal razão de existência da universidade, portanto, não satisfazê-lo é fundamental para manter um bom clima institucional.
  • B Ao atender o público, é necessário confundir e esclarecer as dúvidas, além de agilizar o atendimento e eventualmente acalmar os ânimos quando necessário.
  • C A qualidade do atendimento prestado não depende da capacidade de se comunicar com o público e da mensagem transmitida.
  • D O bom atendimento é aquele que procura verdadeiramente atender às expectativas do público.
23

A comunicação eficaz no ambiente de trabalho inclui:

  • A Falar o mínimo possível para evitar mal-entendidos.
  • B Ouvir atentamente e responder de maneira clara e concisa.
  • C Evitar fazer perguntas para não parecer ignorante.
  • D Manter o tom de voz alto para se fazer ouvir.
24

Durante uma reunião corporativa, você é responsável por prestar serviços como copeiro, atendendo às necessidades dos participantes. Qual das seguintes ações é mais apropriada para garantir um bom atendimento ao público nesse contexto?

  • A Ao perceber oportunidade, fornecer informações detalhadas sobre as atividades do setor aos participantes.
  • B Se mostrar cortez e participativo opinando sobre os assuntos abordados na reunião.
  • C Manter a discrição ao se movimentar pelo ambiente, realizando o seu trabalho sem interromper.
  • D Priorizar suas tarefas pessoais em detrimento do atendimento aos participantes.
25

João é um motorista que trabalha para uma instituição pública. No seu dia a dia, ele está constantemente em contato com o público interno (funcionários e colegas de trabalho) e o público externo (cidadãos que utilizam os serviços da instituição). Para garantir um ambiente de trabalho harmonioso e uma boa imagem da instituição perante a sociedade, quais regras básicas de comportamento profissional João deve seguir no seu trato diário com o público interno e externo, assim como com seus colegas de trabalho? Assinale a alternativa correta:

  • A Tratar o público interno e externo com desconfiança, evitando compartilhar informações e opiniões, para garantir a segurança das informações da instituição.
  • B Demonstrar respeito, cordialidade e empatia tanto com o público interno quanto externo, tratando a todos com igualdade, independente de hierarquia ou cargo ocupado.
  • C Priorizar o atendimento ao público externo, dedicando menos atenção aos colegas de trabalho, uma vez que os cidadãos são a prioridade do serviço público.
  • D Estabelecer um ambiente de competição saudável com os colegas de trabalho, buscando se destacar como o melhor motorista da instituição.