Resolver o Simulado Telefonista - Nível Fundamental

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Português

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Observe o seguinte texto:

“O menino perguntou ao cozinheiro como é que nasciam os frangos que ele estava preparando para o almoço.
— Plantando, respondeu o cozinheiro, apressado.
Em pouco mais de meia hora o canteiro da casa estava cheio de asas de frango enfiadas na terra.”

Assinale a afirmação certa sobre esse texto:

  • A O menino seguiu as ordens do cozinheiro.
  • B O menino quis prejudicar o trabalho do cozinheiro.
  • C O menino não acreditou nas palavras do cozinheiro.
  • D O cozinheiro respondeu qualquer coisa por causa da pressa.
  • E O cozinheiro quis ensinar algo ao menino.
2

Assinale a frase que mostra uma oposição adequada.

  • A O dia que não está claro está escuro.
  • B O exercício que não é difícil é confuso.
  • C O professor que não é bom é paciente.
  • D O cliente que não está doente está indisposto.
  • E O livro que não é grosso é antigo.
3

Assinale a palavra abaixo que deveria ser escrita com J e não  com G.

  • A Gênio.
  • B Engenho.
  • C Geito.
  • D Gelo.
  • E Gesto.
4

Assinale a frase em que a palavra sublinhada foi trocada por um antônimo adequado.

  • A Jogador de futebol não deve ser gordo / forte.
  • B Jogador de tênis deve ser rápido / simpático.
  • C Jogador de xadrez deve ser calmo / calado.
  • D Jogador de basquete deve ser alto / baixo.
  • E Jogador de volibol deve ser organizado / tranquilo.
5

Entre as palavras abaixo, assinale aquela que tem acentuação errada.

  • A Café.
  • B Cipó.
  • C Cajú.
  • D Pará.
  • E Açaí.
6

O chefe de uma oficina mecânica exclamou: 

— Onde está a bendita chave de fenda?

Ele pode estar fazendo uma crítica

  • A ao descuido na arrumação das peças.
  • B à falta de peças necessárias ao trabalho.
  • C à despreocupação geral com o serviço.
  • D ao excesso de trabalho na oficina.
  • E ao mau estado das ferramentas.
7

Assinale a alternativa que mostra palavras que não possuem o mesmo sentido.

  • A Belo / bonito.
  • B Contente / alegre.
  • C Ligeiro / rápido.
  • D Diminuído / reduzido.
  • E Largo / estreito.
8

Assinale a alternativa que indica a expressão cujos termos não combinam.

  • A Consertar um automóvel.
  • B Reparar um estrago.
  • C Sepultar um morto.
  • D Produzir um defeito.
  • E Preencher um espaço.
9

A campa de um cemitério trazia a seguinte inscrição:

DESCANSE EM PAZ!

Essa frase representa

  • A um aviso da administração do cemitério.
  • B o último desejo do falecido.
  • C o desejo da família para o morto.
  • D a vontade de Deus para quem morre.
  • E um comunicado para quem visita a campa.
10

Assinale a palavra abaixo que não se relaciona à atividade de coveiro.

  • A Cavar.
  • B Pá.
  • C Roupa.
  • D Terra.
  • E Sepultura.
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Lixo nos mares


1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

       Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

      Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

     O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.


OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

No trecho “Todos engajados na luta pela diminuição desse problema” (parágrafo 4), a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por

  • A comprometidos
  • B contratados
  • C admitidos
  • D atraídos
  • E inscritos
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Lixo nos mares


1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

       Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

      Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

     O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.


OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

O emprego da vírgula está plenamente de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

  • A A conscientização sobre reciclagem e reutilização de plástico é muito importante porque o descarte correto desse lixo, é essencial para a saúde do oceano em todas as partes do mundo.
  • B A contribuição da população para manter a limpeza nas praias, é fundamental para que as águas do mar não carreguem sujeira que prejudique a natureza.
  • C O lixo nos mares devido aos imensos transtornos por ele causado, apresenta consequências mortais para os animais que ali vivem e ingerem materiais prejudiciais a sua saúde.
  • D O plástico, em função de sua enorme durabilidade na natureza, é um dos produtos mais poluentes criados pelo homem.
  • E O Brasil signatário da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios, assumiu o compromisso para atingir metas relativas à preservação da vida abaixo d’água.
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Lixo nos mares


1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

       Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

      Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

     O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.


OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

O sinal grave indicativo de crase está empregado de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

  • A As atitudes dos defensores do meio ambiente revelam que eles são favoráveis à projetos que assegurem a defesa de maior qualidade de vida para todos.
  • B As pesquisas relativas ao lixo marinho têm sido incentivadas por meio da realização de estudos destinados à preservar os oceanos.
  • C Os detritos que resistem, por maior período de tempo, à decomposição nas águas dos oceanos são o petróleo e os plásticos.
  • D Os especialistas estão dedicados à realizar pesquisas para elaborar um tipo de plástico que se dissolva ao entrar em contato com a água salgada dos oceanos.
  • E Os maiores obstáculos à serem superados, para evitar que o lixo contamine as águas do mar, são os detritos terrestres carregados pelos rios e pelas chuvas.
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Lixo nos mares


1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

       Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

      Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

     O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.


OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

De acordo com as regras de concordância nominal da norma-padrão da língua portuguesa, a palavra destacada está empregada corretamente em:

  • A O estudo dos problemas ambientais e a mudança de comportamento dos cidadãos com relação aos perigos dos lixos nos mares estão relacionadas à necessidade de transformação de nossa sociedade.
  • B A preocupação com os estragos causados aos oceanos pelo lixo e o descarte correto dos materiais vencidos nas prateleiras de supermercado foram iniciadas em época anterior à atual e já são amplamente conhecidas.
  • C A falta de reprodução de peixes para a sobrevivência da população local e a dificuldade de pescar nos rios e lagos são derivadas da ocupação depredadora dos homens.
  • D O aumento de publicações, na época atual, sobre o lixo nos mares e a reivindicação dos ambientalistas para a solução dos problemas da poluição devem ser interpretadas como sinais de avanço da humanidade.
  • E A ingestão de saquinhos e canudinhos plásticos pelas tartarugas e o sufocamento gerado por essa situação são provocadas pela falta de leis rígidas que impeçam o descarte desses produtos.
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Lixo nos mares


1        Os oceanos sofrem os efeitos das atividades humanas há milênios. Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali. Os oceanos suportam toda essa sobrecarga? A resposta vem de análises que constatam sérios danos aos ecossistemas oceânicos: o lixo marinho, portanto, já é um grave problema ambiental.

2        O lixo de origem humana que entra no mar está presente nas imagens, hoje comuns, de animais emaranhados em materiais de todo tipo ou que ingeriram ou sufocaram com diferentes itens. Também é conhecida a imensa mancha de lixo que se acumula no chamado “giro” do oceano Pacífico Norte – os giros, existentes em todos os oceanos, são áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas. Nas zonas centrais desses giros, as correntes têm baixa intensidade e quase não há ventos. Os resíduos que chegam ali ficam retidos e se acumulam, gerando enormes “lixões” oceânicos.

3      Detritos orgânicos (vegetais, animais, fezes e restos de alimento) não são considerados lixo marinho, porque em geral se decompõem rapidamente e se tornam nutrientes e alimentos para outros organismos. As fontes do lixo oceânico são comumente classificadas como “marinhas” (descartes por embarcações e plataformas de petróleo e gás) e “terrestres” (depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar, onde também chegam carregados pelo vento e até pelo gelo).

       Apesar do sensacionalismo em torno desse tema, o estudo do lixo marinho tem bases científicas e envolve, em todo o mundo, cada vez mais pesquisadores e tomadores de decisão. Todos engajados na luta pela diminuição desse problema social e ambiental.

      Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950, mas somente em 1975 foi definido o termo “lixo marinho”, hoje consagrado. Essa definição, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, diz que é lixo marinho todo material sólido de origem humana descartado nos oceanos ou que os atinge por rios, córregos, esgotos e descargas domésticas e industriais.

     O número de publicações mundiais, científicas e não científicas, sobre lixo marinho começou a aumentar a partir da década de 1980. Esse aumento se deve a três processos: 1) a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo à degradação no ambiente marinho e tendem a se acumular; 2) o baixo custo dos materiais sintéticos, que não incentiva sua reciclagem e favorece o descarte no ambiente e 3) o aumento, na zona costeira, do número de habitantes e embarcações, que podem contribuir para o descarte de lixo no ambiente marinho.

7         Mas como evitar que o “lixo nosso de cada dia” chegue ao mar? E como retirar o que já está lá? É nesse ponto que a conservação marinha e a gestão de resíduos sólidos se encontram e se complementam. Em 2013, realizou-se no Brasil a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que formalizou 60 propostas sobre o meio ambiente. Duas enfocam o lixo marinho: a primeira está ligada à redução de impactos ambientais e a segunda é ligada à educação ambiental, com campanhas educativas de sensibilização sobre as consequências da disposição incorreta do lixo, com ênfase no ambiente marinho e nos danos causados à população humana.


OLIVEIRA, A. et al. Revista Ciência Hoje, n. 313, v. 53. Rio de Janeiro: SBPC. Abril 2014. Adaptado.

No texto, o referente da palavra ou expressão em destaque está corretamente explicitado, entre colchetes, no trecho do

  • A parágrafo 1– “Dejetos e resíduos orgânicos e inorgânicos gerados por essas atividades são levados para o mar por ventos, chuvas e rios, ou despejados diretamente ali.” [mar]
  • B parágrafo 1 – “Os oceanos suportam toda essa sobrecarga?” [atividades humanas]
  • C parágrafo 3 – “depósitos e descartes incorretos feitos em terra e levados para os rios pelas chuvas e daí para o mar” [chuvas]
  • D parágrafo 6 – “Esse aumento se deve a três processos.” [lixo marinho]
  • E parágrafo 6 – “a contínua e crescente substituição, em vários tipos de utensílios, de materiais naturais pelos sintéticos – estes, como o plástico, resistem por mais tempo” [utensílios]

Matemática

16

Um corretor de imóveis informou a um cliente que determinado apartamento tem 52m2 de área útil. Porém, o cliente deseja obter a informação em cm2 (centímetros quadrados).
O valor correto obtido pelo cliente, em cm2, será de

  • A 520 000.
  • B 52 000.
  • C 5 200.
  • D 0,52.
  • E 0,0052.
17

Um capítulo de um livro tem 56 páginas numeradas sequencialmente.
Se a primeira página do capítulo é a de número 221, o número da última página do capítulo é:

  • A 277.
  • B 276.
  • C 220.
  • D 166.
  • E 165.
18

O antecessor do maior número natural de três algarismos distintos é:

  • A 999.
  • B 998.
  • C 988.
  • D 987.
  • E 986.
19

Na divisão de 2744 por 13 o quociente é 211 e o resto é 1.
Assim, 13 x 211 é igual a 

  • A 2745.
  • B 2743.
  • C 2731.
  • D 2533.
  • E 2519.
20

Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

(   ) O número 213 é múltiplo de 3.
(   ) O número 12 é divisor de 108.
(   ) O menor múltiplo comum entre 4 e 6 é o número 24.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – V.
  • D V – V – F.
  • E V – V – V.
21

Retirando-se um algarismo do número 2024, sem mudar a ordem dos que restarem, o maior número de três algarismos que pode ser encontrado é:

  • A 422
  • B 420
  • C 224
  • D 204
  • E 202
22

Lara trocou uma nota de R$ 20,00 por notas de R$ 2,00 e R$ 5,00, recebendo exatamente o mesmo valor de volta.
Nesse caso, é correto afirmar que Lara ficou com

  • A 20 notas.
  • B 10 notas.
  • C 7 notas.
  • D 4 notas.
  • E 2 notas.
23

Para pagar R$ 177,00 que devia na mercearia, Maria deu à dona do estabelecimento duas notas de R$ 100,00. No entanto, observou que tinha R$ 27,00 trocados em sua carteira e os deu para a dona do estabelecimento com o intuito de facilitar o troco. Assinale a sentença matemática que indica o troco, em reais, que deve ser dado à Maria.

  • A 177 – 100 + 27
  • B 177 – 100 – 27
  • C 177 + 100 – 27
  • D 2 x 100 – 177 – 27
  • E 2 x 100 – 177 + 27
24

As opções a seguir são unidades de medidas de comprimento,  à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Centímetro
  • B Jarda
  • C Metro
  • D Polegada
  • E Quilograma
25

Considere o conjunto dos números naturais,
ℕ={1,2,3,4,5,6,…}.
A soma de uma quantidade par de números ímpares:

  • A é sempre maior que 5.
  • B é sempre um múltiplo de 3.
  • C resulta sempre em um número par.
  • D resulta sempre em um número ímpar.
  • E pode resultar em um número par ou em um número ímpar.
26

Sabendo que 40 x 29 = 1160, os resultados de 41 x 29 e de  39 x 29 são, respectivamente,

  • A 1189 e 1131.
  • B 1189 e 1149.
  • C 1199 e 1120.
  • D 1200 e 1131.
  • E 1200 e 1120.
27

O conjunto vazio é corretamente representado pelo seguinte símbolo:

  • A {∅}
  • B
  • C {0}
  • D 0
  • E
28
A Prefeitura de Nova Friburgo está planejando construir um ginásio poliesportivo para atender às demandas da Secretaria Municipal de Esportes e este ginásio conterá uma piscina, cuja borda terá formato de hexágono regular com 250 centímetros de lado e profundidade uniforme de 150 centímetros. Considerando-se √3 = 1, 7 a quantidade de água necessária para encher a piscina completamente está compreendida entre: 
  • A 23.000 e 23.500 litros.
  • B 23.500 e 24.000 litros.
  • C 24.000 e 24.500 litros.
  • D 24.500 e 25000 litros.
29
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, para cada real investido em saneamento básico gera uma economia de R$ 9,00 em saúde. Considere um município X que possui um gasto anual com saneamento básico de R$ 5 milhões e em saúde de R$ 12 milhões. Se este município, ao tomar conhecimento dessa informação da OMS, decidir aumentar seu investimento em saneamento básico para R$ 6 milhões, qual será o novo valor a ser investido com saúde levando-se em conta apenas a estimativa da OMS?
  • A R$ 3 milhões.
  • B R$ 6 milhões.
  • C R$ 8 milhões.
  • D R$ 10 milhões.
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Uma escola que possui um total de 480 alunos ofereceu duas atividades extracurriculares a seus alunos: natação e música. Sabendo-se que 300 alunos se inscreveram na natação e que 250 se inscreveram em música, pode-se concluir que o percentual de alunos que NÃO se inscreveram em música está compreendido entre:
  • A 45,0% e 48,0%.
  • B 48,1% e 51,0%.
  • C 51,1% e 55,0%.
  • D 55,1% e 100,0%.

Atendimento ao Público

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Sobre as técnicas de atendimento ao telefone e quanto à maneira padrão de se identificar ao telefone, assinalar a alternativa que apresenta um exemplo da maneira correta de se identificar ao telefone:

  • A Escola Recanto Infantil, boa tarde, é Liciane.
  • B Alô!
  • C Alô, da onde é?
  • D Boa tarde, quem é?
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O atendimento ao público refere-se ao serviço prestado por uma empresa, instituição ou órgão governamental para atender às necessidades e demandas do público em geral. No que se refere a qualidade do atendimento ao público, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: https://www.udesc.br

  • A É importante que fique claro que o público é a principal razão de existência da universidade, portanto, não satisfazê-lo é fundamental para manter um bom clima institucional.
  • B Ao atender o público, é necessário confundir e esclarecer as dúvidas, além de agilizar o atendimento e eventualmente acalmar os ânimos quando necessário.
  • C A qualidade do atendimento prestado não depende da capacidade de se comunicar com o público e da mensagem transmitida.
  • D O bom atendimento é aquele que procura verdadeiramente atender às expectativas do público.
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A comunicação eficaz no ambiente de trabalho inclui:

  • A Falar o mínimo possível para evitar mal-entendidos.
  • B Ouvir atentamente e responder de maneira clara e concisa.
  • C Evitar fazer perguntas para não parecer ignorante.
  • D Manter o tom de voz alto para se fazer ouvir.
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Durante uma reunião corporativa, você é responsável por prestar serviços como copeiro, atendendo às necessidades dos participantes. Qual das seguintes ações é mais apropriada para garantir um bom atendimento ao público nesse contexto?

  • A Ao perceber oportunidade, fornecer informações detalhadas sobre as atividades do setor aos participantes.
  • B Se mostrar cortez e participativo opinando sobre os assuntos abordados na reunião.
  • C Manter a discrição ao se movimentar pelo ambiente, realizando o seu trabalho sem interromper.
  • D Priorizar suas tarefas pessoais em detrimento do atendimento aos participantes.
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João é um motorista que trabalha para uma instituição pública. No seu dia a dia, ele está constantemente em contato com o público interno (funcionários e colegas de trabalho) e o público externo (cidadãos que utilizam os serviços da instituição). Para garantir um ambiente de trabalho harmonioso e uma boa imagem da instituição perante a sociedade, quais regras básicas de comportamento profissional João deve seguir no seu trato diário com o público interno e externo, assim como com seus colegas de trabalho? Assinale a alternativa correta:

  • A Tratar o público interno e externo com desconfiança, evitando compartilhar informações e opiniões, para garantir a segurança das informações da instituição.
  • B Demonstrar respeito, cordialidade e empatia tanto com o público interno quanto externo, tratando a todos com igualdade, independente de hierarquia ou cargo ocupado.
  • C Priorizar o atendimento ao público externo, dedicando menos atenção aos colegas de trabalho, uma vez que os cidadãos são a prioridade do serviço público.
  • D Estabelecer um ambiente de competição saudável com os colegas de trabalho, buscando se destacar como o melhor motorista da instituição.
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A respeito das atitudes corretas durante e após prestar atendimento ao público em órgão público, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O atendente, entre outras qualidades, precisa ser proativo e ter a capacidade de realizar atividades que sejam necessárias. ( ) O servidor público deve ser transparente, no sentido de transmitir confiança, honestidade e segurança ao prestar informações e orientações ao usuário. ( ) O servidor público deve sempre prestar os atendimentos com apatia para com o cidadão.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
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A integridade está além da ética e da lei. Sem uma conduta íntegra, não se alcança a finalidade principal que é ser um servidor público. A característica do servidor público que se dirige ao cidadão com tom de superioridade, pois acredita que por ser servidor público está acima dos outros, é:

  • A Ingenuidade.
  • B Integridade.
  • C Prepotência.
  • D Presteza.
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Ao realizar ligações telefônicas, o atendente deve:

  • A Desprezar o posicionamento do telefone, orelha e boca.
  • B Cuidar para que o tom de voz seja fechado e a dicção seja incorreta.
  • C Atentar-se para transmitir tristeza no tom de voz.
  • D Ter muito cuidado com o uso da língua portuguesa.
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O serviço público é uma vocação profissional. É uma vocação pelo caráter nobre da atividade que tem missões honradas e dignificantes. Sobre as missões do serviço público, analisar os itens abaixo:


I. Servir uma comunidade.

II. Enriquecer com o serviço público.

III. Promover o bem comum.


Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Todos os itens.
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Há alguns princípios para o bom atendimento no serviço público para deixar o cidadão satisfeito. Sobre esses princípios, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Foco no cidadão.

(2) Atender a real necessidade do usuário.

(3) Manutenção da qualidade dos serviços.


(_) Propõe que é imprescindível a satisfação do usuário e que ele fique exultante com a qualidade dos serviços prestados.

(_) O padrão de qualidade mantido ao longo do tempo é que leva à conquista da confiabilidade.

(_) É relacionado à dimensão da validade, isto é, o serviço (produto, informação) deve ser exatamente como o usuário espera, deseja ou necessita que ele seja. 

  • A 3 - 2 - 1.
  • B 3 - 1 - 2.
  • C 1 - 3 - 2.
  • D 2 - 1 - 3.
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Uma das características básicas que o atendente telefônico deve possuir, que permitirá acompanhar o interlocutor e suas ponderações e necessidades com atenção, possibilitando identificar o tipo de solicitação e atendê-las da forma mais conveniente possível, é: 

  • A Ser frívolo. 
  • B Ser distraído.
  • C Ser comodista. 
  • D Ser bom ouvinte.
42

A comunicação no ambiente de trabalho é toda a troca de informações que ocorre dentro de um departamento ou empresa. A respeito das práticas adequadas para uma comunicação eficaz, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Saber ouvir e não só falar é importante para uma comunicação mais clara. (_) Ao se comunicar, é importante transmitir a informação de forma segura, clara e objetiva. (_) Levar em consideração o perfil do interlocutor é irrelevante ao definir a melhor forma de transmitir a informação

  • A C-C-E
  • B E-E-C
  • C C-E-E
  • D E-C-C
  • E C-E-C
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São boas práticas para garantir a qualidade no atendimento telefônico:
I. Falar o mínimo possível, de modo subjetivo. II. Pedir ao cliente para ligar novamente mais tarde. III. Ser educado, atencioso e resolver o problema do cliente.
Está(ão) CORRETA(S): 
  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I.
  • D I, II e III.
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Considere que um Auxiliar Administrativo esteja atuando na identificação e registro de pacientes, para fins de atendimento médico e hospitalar. Nesse sentido, o usuário NÃO quer ser atendido? 
  • A Com desinteresse – sem vontade de ajudar.
  • B Com rapidez – que suas necessidades devem ser atendidas sem demora.
  • C Com cortesia – que em todas as situações devem prevalecer o respeito e a educação.
  • D Com honestidade – todas as promessas são verdadeiras e serão cumpridas.
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Em manuais de atendimento ao público divulgados por diversas instituições, constam as boas práticas no atendimento aos usuários de um determinado serviço, seja presencial, telefônico ou virtual. O público espera um atendimento com qualidade, com boa vontade, profissionalismo e, acima de tudo, respeito. Para tanto, é importante conhecer a estrutura organizacional e as atividades realizadas pelos funcionários. Nesse contexto, assinale alternativa que NÃO corresponde a uma prática adequada no atendimento ao público.

  • A Trate a todos com igualdade e cordialidade.
  • B Tenha paciência ao ouvir a pessoa, não a interrompa bruscamente.
  • C Para se liberar de um atendimento com mais rapidez, distraia-se com seu celular, converse paralelamente com seus colegas, realize telefonemas, demore para dar retorno, etc., demostrando, assim, ao interlocutor que você está com outras demandas.
  • D Não fale baixo nem gritando, use um tom moderado, e procure transmitir as informações de maneira rápida e correta.
  • E Cumprimente. Use frases como “Bom dia” ou “Como vai?”, que demonstram acolhimento e educação.
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Considerando o ambiente de trabalho, assinale a alternativa que aborda o tratamento do público interno e externo de forma CORRETA.

  • A De forma agressiva e desrespeitosa.
  • B Com desorganização e falta de profissionalismo.
  • C Com cortesia, respeito e eficiência.
  • D De forma indiferente.
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O bom atendimento é aquele que procura verdadeiramente atender às expectativas do público. A respeito do atendimento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Um atendimento de qualidade envolve boa vontade, profissionalismo e respeito ao público, buscando sempre ouvir o que as pessoas têm a dizer. (_) Cumprimentar usando frases como “Bom dia” ou “Como vai?” demonstra dissimulação com o público. (_) Jogar a responsabilidade para os outros é recomendável para evitar discussões. 

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
  • E E - E - E.
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Para que a escola possa definir seu projeto educacional, todos os sujeitos precisam assumi-la e desenvolver sua parcela de contribuição de forma consciente e não pormenorizada. Sendo assim, os pais e responsáveis esperam informações claras sobre a proposta pedagógica das instituições e normalmente são atendidos pela equipe pedagógica para sanar tais dúvidas. Mas também precisam de informações frequentes sobre documentação dos filhos e outros assuntos de rotina e também esperam ter suas dúvidas esclarecidas. Os princípios de atendimento estão relacionados à (X) , com as suas atitudes e o seu modo de agir com os alunos, pais, professores, outros funcionários e comunidade.
Fonte: Atendimento ao público. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação e Trabalho.
Substitua corretamente o (X) da frase acima pela alternativa adequada no que se refere à qualidade no atendimento ao público.

  • A postura do funcionário
  • B rapidez do funcionário
  • C sinonímia do funcionário
  • D lubricidade do funcionário
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Assinalar a alternativa que NÃO representa uma boa postura durante o atendimento:

  • A Ter um posicionamento de humildade, mostrando-se sempre disponível para atender o cliente.
  • B Olhar nos olhos e demonstrar clareza.
  • C Mascar chiclete e atender o celular.
  • D Ser confiante e apertar a mão calorosamente.
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No atendimento ao cliente, o copeiro deve ser gentil e agradável, mas deve manter a distância social recomendada pela boa educação em relação ao cliente.


Assim, é uma medida recomendável no tratamento ao cliente

  • A utilizar “você”, ao invés de “senhor” ou “senhora” para criar mais intimidade na relação.
  • B ouvir a conversa entre clientes para lhes prestar um melhor serviço.
  • C aguardar o melhor momento para falar com o cliente, não o interrompendo caso esteja em uma conversa.
  • D mesmo que haja demora em um pedido, dizer ao cliente que esse pedido está a caminho.
  • E em caso de atrito ou desavença, discutir com o cliente tentando impor seu ponto de vista.