Resolver o Simulado Telefonista - RBO - Nível Fundamental

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Português

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Observe o seguinte texto:

“O menino perguntou ao cozinheiro como é que nasciam os frangos que ele estava preparando para o almoço.
— Plantando, respondeu o cozinheiro, apressado.
Em pouco mais de meia hora o canteiro da casa estava cheio de asas de frango enfiadas na terra.”

Assinale a afirmação certa sobre esse texto:

  • A O menino seguiu as ordens do cozinheiro.
  • B O menino quis prejudicar o trabalho do cozinheiro.
  • C O menino não acreditou nas palavras do cozinheiro.
  • D O cozinheiro respondeu qualquer coisa por causa da pressa.
  • E O cozinheiro quis ensinar algo ao menino.
2

Assinale a frase que mostra uma oposição adequada.

  • A O dia que não está claro está escuro.
  • B O exercício que não é difícil é confuso.
  • C O professor que não é bom é paciente.
  • D O cliente que não está doente está indisposto.
  • E O livro que não é grosso é antigo.
3

Assinale a palavra abaixo que deveria ser escrita com J e não  com G.

  • A Gênio.
  • B Engenho.
  • C Geito.
  • D Gelo.
  • E Gesto.
4

Assinale a frase em que a palavra sublinhada foi trocada por um antônimo adequado.

  • A Jogador de futebol não deve ser gordo / forte.
  • B Jogador de tênis deve ser rápido / simpático.
  • C Jogador de xadrez deve ser calmo / calado.
  • D Jogador de basquete deve ser alto / baixo.
  • E Jogador de volibol deve ser organizado / tranquilo.
5

Entre as palavras abaixo, assinale aquela que tem acentuação errada.

  • A Café.
  • B Cipó.
  • C Cajú.
  • D Pará.
  • E Açaí.
6

O chefe de uma oficina mecânica exclamou: 

— Onde está a bendita chave de fenda?

Ele pode estar fazendo uma crítica

  • A ao descuido na arrumação das peças.
  • B à falta de peças necessárias ao trabalho.
  • C à despreocupação geral com o serviço.
  • D ao excesso de trabalho na oficina.
  • E ao mau estado das ferramentas.
7

Assinale a alternativa que mostra palavras que não possuem o mesmo sentido.

  • A Belo / bonito.
  • B Contente / alegre.
  • C Ligeiro / rápido.
  • D Diminuído / reduzido.
  • E Largo / estreito.
8

Assinale a alternativa que indica a expressão cujos termos não combinam.

  • A Consertar um automóvel.
  • B Reparar um estrago.
  • C Sepultar um morto.
  • D Produzir um defeito.
  • E Preencher um espaço.
9

A campa de um cemitério trazia a seguinte inscrição:

DESCANSE EM PAZ!

Essa frase representa

  • A um aviso da administração do cemitério.
  • B o último desejo do falecido.
  • C o desejo da família para o morto.
  • D a vontade de Deus para quem morre.
  • E um comunicado para quem visita a campa.
10

Assinale a palavra abaixo que não se relaciona à atividade de coveiro.

  • A Cavar.
  • B Pá.
  • C Roupa.
  • D Terra.
  • E Sepultura.

Matemática

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Um corretor de imóveis informou a um cliente que determinado apartamento tem 52m2 de área útil. Porém, o cliente deseja obter a informação em cm2 (centímetros quadrados).
O valor correto obtido pelo cliente, em cm2, será de

  • A 520 000.
  • B 52 000.
  • C 5 200.
  • D 0,52.
  • E 0,0052.
12

Um capítulo de um livro tem 56 páginas numeradas sequencialmente.
Se a primeira página do capítulo é a de número 221, o número da última página do capítulo é:

  • A 277.
  • B 276.
  • C 220.
  • D 166.
  • E 165.
13

O antecessor do maior número natural de três algarismos distintos é:

  • A 999.
  • B 998.
  • C 988.
  • D 987.
  • E 986.
14

Na divisão de 2744 por 13 o quociente é 211 e o resto é 1.
Assim, 13 x 211 é igual a 

  • A 2745.
  • B 2743.
  • C 2731.
  • D 2533.
  • E 2519.
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Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

(   ) O número 213 é múltiplo de 3.
(   ) O número 12 é divisor de 108.
(   ) O menor múltiplo comum entre 4 e 6 é o número 24.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – V.
  • D V – V – F.
  • E V – V – V.
16

Retirando-se um algarismo do número 2024, sem mudar a ordem dos que restarem, o maior número de três algarismos que pode ser encontrado é:

  • A 422
  • B 420
  • C 224
  • D 204
  • E 202
17

Lara trocou uma nota de R$ 20,00 por notas de R$ 2,00 e R$ 5,00, recebendo exatamente o mesmo valor de volta.
Nesse caso, é correto afirmar que Lara ficou com

  • A 20 notas.
  • B 10 notas.
  • C 7 notas.
  • D 4 notas.
  • E 2 notas.
18

Para pagar R$ 177,00 que devia na mercearia, Maria deu à dona do estabelecimento duas notas de R$ 100,00. No entanto, observou que tinha R$ 27,00 trocados em sua carteira e os deu para a dona do estabelecimento com o intuito de facilitar o troco. Assinale a sentença matemática que indica o troco, em reais, que deve ser dado à Maria.

  • A 177 – 100 + 27
  • B 177 – 100 – 27
  • C 177 + 100 – 27
  • D 2 x 100 – 177 – 27
  • E 2 x 100 – 177 + 27
19

As opções a seguir são unidades de medidas de comprimento,  à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Centímetro
  • B Jarda
  • C Metro
  • D Polegada
  • E Quilograma
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Considere o conjunto dos números naturais,
ℕ={1,2,3,4,5,6,…}.
A soma de uma quantidade par de números ímpares:

  • A é sempre maior que 5.
  • B é sempre um múltiplo de 3.
  • C resulta sempre em um número par.
  • D resulta sempre em um número ímpar.
  • E pode resultar em um número par ou em um número ímpar.

Telecomunicações

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Segundo os termos técnicos em telecomunicação, assinale a alternativa incorreta:

  • A Caixa postal de voz: O mesmo que voice mail ou correio de voz. É uma espécie de secretária eletrônica: recados para um usuário são gravados para posterior recuperação. É um sistema muito usado em telefonia celular; chamadas destinadas a um celular ocupado ou fora de serviço são desviadas para uma caixa postal de voz.
  • B Viva-voz: Também conhecido como "Hands-Free", permite o uso do telefone celular sem precisar pegar o monofone.
  • C Interferência: Qualquer emissão, irradiação, indução e ruído eletromagnético que interrompa, perturbe ou degrade a recepção de sinais de telecomunicações.
  • D Serviço móvel celular: Sistema de telefonia convencional constituído por telefones fixos, interligados à central telefônica por meio de um par de fios de cobre.
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Quanto ao seu âmbito, os serviços de telecomunicações se classificam em:

I. Serviço limitado, executado por estações não abertas à correspondência pública e destinado ao uso de pessoas físicas ou jurídicas nacionais;

II. Serviço público restrito, facultado ao uso dos passageiros dos navios, aeronaves, veículos em movimento ou ao uso do público em localidades ainda não atendidas por serviço público de telecomunicação;

III. Serviço público, destinado ao uso do público em geral.

Dos itens acima:

  • A Todos os itens estão corretos.
  • B Apenas os itens I e II estão corretos.
  • C Apenas os itens I e III estão corretos.
  • D Apenas os itens II e III estão corretos.
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Os serviços de telecomunicações em todo o território do País, inclusive águas territoriais e espaço aéreo, assim como nos lugares em que princípios e convenções internacionais lhes reconheçam extraterritorialidade obedecerão aos preceitos do:

  • A Instituto de Pesquisa e Comunicações Aplicadas.
  • B Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
  • C Departamento Nacional de Infraestrutura.
  • D Código Brasileiro de Telecomunicações.
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O código “Q” é uma coleção padronizada de três letras, sempre começando com a letra “Q”. Foi criado por volta de 1909 pelo governo britânico, consolidando-se numa lista de abreviações, adotada internacionalmente, que facilita a comunicação entre operadores de rádios.
Assinale a alternativa que contempla corretamente o Código “Q” que se refere ao Nome do Operador.

  • A QRM.
  • B QRT.
  • C QRX.
  • D QRA.
  • E QSM.
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A sigla DDI tem o seguinte significado:

  • A Departamento de Discagem Indireta.
  • B Discagem Direta Internacional.
  • C Direcionamento de Discagem Interna.
  • D Divisão de Discagem Internacional.
  • E Discagem Direta Interurbana.
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É responsabilidade do profissional da área de telefonia

  • A zelar e utilizar o equipamento telefônico adequadamente.
  • B falar outro idioma de forma fluente.
  • C identificar imediatamente o interlocutor.
  • D decorar a lista de ramais internos da instituição.
  • E fornecer qualquer informação solicitada pelos interlocutores.
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Como a voz é o elemento sonoro mais importante da comunicação, o(a) telefonista deve portar uma voz

  • A baixa, suave e serena.
  • B alta, ritmica e rápida.
  • C potente, alegre e entusiástica.
  • D clara, bem articulada e segura.
  • E introspectiva, pausada e doce.
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Quando não souber responder a uma determinada solicitação do interlocutor, o Agente Operacional deve

  • A usar de honestidade e dizer logo que não sabe.
  • B mostrar com delicadeza que nem sempre sabe tudo.
  • C transferir o cliente para quem possa resolver o problema imediatamente.
  • D dar uma desculpa e pedir para o cliente ligar mais tarde.
  • E desligar imediatamente, dando a impressão de que a linha caiu.
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Ao transferir uma ligação externa para um ramal que está ocupado, o Agente Operacional deve

  • A deixar o interlocutor em espera até o ramal ficar com a linha desocupada.
  • B informar o cliente, transferir a ligação e deixá-lo aguardando na linha até que o ramal seja liberado.
  • C pedir paciência ao cliente, informando que aquele ramal vive ocupado.
  • D travar uma boa conversa com o interlocutor para distraí-lo até que o ramal esteja livre.
  • E comunicar o fato ao interlocutor e perguntar gentilmente se pretende aguardar ou se prefere ligar mais tarde.
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Ao atender uma ligação, o Agente Operacional deve dizer prontamente

  • A o seu nome e um cumprimento.
  • B apenas o seu nome acompanhado da expressão "Alô".
  • C "Pois não, com quem quer falar?"
  • D seu nome e "Em que posso ajudar?"
  • E o nome da instituição e um cumprimento.
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Receber e efetuar ligações é uma das tarefas do Agente Operacional Judiciário. Para realizar chamadas interurbanas é necessário

  • A discar o código da cidade e da operadora.
  • B entrar em contato com a Embratel.
  • C consultar a lista telefônica de Assinantes.
  • D discar o código da operadora e da cidade.
  • E utilizar apenas o código da cidade.
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A qualidade no atendimento faz toda a diferença, assim sendo, é fundamental que o Agente Operacional Judiciário

  • A atenda, de qualquer forma, ao maior número de telefonemas possível.
  • B demonstre, por meio de muita simpatia, que é competente e especial.
  • C aplique-se em prestar muita atenção ao que o interlocutor tem a dizer.
  • D chame a atenção do interlocutor caso ele não tenha muita paciência.
  • E seja rigoroso e seletivo com relação às solicitações recebidas.
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Todo profissional que trabalha em atendimento, seja pessoal ou telefônico, sabe que ao atender ao cliente ele está

  • A representando a instituição para a qual trabalha.
  • B trabalhando para satisfazer sua gerência.
  • C realizando um bem ao próximo.
  • D sendo julgado por seus colegas.
  • E garantindo o seu salário no final do mês.
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O Agente Operacional Judiciário (Telefonista), aplicado em suas tarefas, segue à risca os três princípios básicos do atendimento telefônico, que são:

  • A calma, introspecção e suavidade na voz.
  • B cortesia, atenção e modulação da voz.
  • C alegria, inovação e melodia na voz.
  • D jovialidade, informalidade e impostação da voz.
  • E rigidez, seriedade e gravidade na voz.