Resolver o Simulado Professor (40H) - OBJETIVA - Nível Superior

0 / 30

Matemática

1

Qual é a probabilidade de escolher aleatoriamente um smartphone da marca Motorola, sendo que estão disponíveis 18 da Apple, 5 da Huawei, 7 da Xiaomi e 20 da Motorola?

  • A 25%
  • B 30%
  • C 35%
  • D 40%
2

Sabe-se que a média salarial mensal de cinco amigos é igual a R$ 3.300,00. Um deles, Pedro, se ausentou do grupo, passando a ser R$ 2.500,00 a média salarial dos amigos restantes. Desse modo, assinalar a alternativa que indica o valor do salário de Pedro:

  • A R$ 6.500,00
  • B R$ 6.300,00
  • C R$ 6.000,00
  • D R$ 5.800,00
3

Considerando-se que a razão entre as idades de Bruno e de Tiago é igual a 3/4 e que a soma de suas idades é igual a 42, assinalar a alternativa que apresenta a idade do mais novo: 

  • A 24 anos. 
  • B 22 anos. 
  • C 20 anos. 
  • D 18 anos. 
  • E 16 anos.
4

Uma pessoa deseja acumular R$ 1.000.000,00 ao final de 30 anos para sua aposentadoria. Considerando-se um investimento com taxa de juros simples de 1% ao mês, qual deve ser aproximadamente o valor inicial investido para que essa pessoa obtenha exatamente o valor desejado ao final de 30 anos?

  • A R$ 226.381,20
  • B R$ 217.391,30
  • C R$ 207.391,40
  • D R$ 198.381,20
5

Considerando-se os conjuntos A e B abaixo, assinalar a alternativa que apresenta o resultado de sua união:
A = {x : x é um número primo menor do que 10} B = {x : x é um número par maior do que 4 e menor do que 10}

  • A {2, 3, 4, 6, 8}
  • B {2, 3, 4, 5, 6, 8}
  • C {2, 3, 5, 6, 7, 8}
  • D {2, 3, 5, 7, 9}
6

Considerando-se o sistema monetário brasileiro, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) 1 real equivale a 10 centavos. ( ) 20 centavos é o mesmo que R$ 20,00. ( ) 95 reais e 45 centavos é o mesmo que R$ 95,45.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - C.
  • D E - C - E.
7

O dobro de um número natural, acrescido de sessenta e três, é igual a 101. Assinalar a alternativa que indica esse número natural:

  • A 38
  • B 27
  • C 19
  • D 15
8

Considerando-se uma progressão geométrica em que o primeiro termo é igual a 10 e a razão é igual a -1/3, assinalar a alternativa que apresenta o resultado da soma dos infinitos termos da progressão:

  • A 22,5
  • B 15
  • C 7,5
  • D 5,5
9

Um estudo médico apontou que a probabilidade de uma criança desenvolver um tipo de doença é de 25% no decorrer de cada ano. Considerando-se um período de dois anos, qual a probabilidade de uma criança saudável desenvolver essa doença apenas no segundo ano?

  • A 1/16
  • B 3/16
  • C 3/8
  • D 9/16
10

Mantendo uma velocidade constante, um carro percorre 150km e consome 18 litros de gasolina. Nesse mesmo ritmo, quantos litros de gasolina o carro consumirá para percorrer 1.200km?

  • A 90L
  • B 120L
  • C 130L
  • D 144L

Pedagogia

11

Em relação ao transtorno do espectro autista (TEA), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) É uma inadequação no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave apenas no início da idade escolar.

( ) Engloba diferentes síndromes, marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais: dificuldade de comunicação por deficiência ou de domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

( ) Existe um padrão de tratamento que pode ser aplicado a todas as pessoas com o distúrbio, que engloba principalmente o uso de medicamentos e terapias alternativas.

  • A C - C - C.
  • B E - C - E.
  • C E - E - C.
  • D C - E - E.
12

Segundo Wallon, o desenvolvimento não é homogêneo e divide-se em etapas que, mesmo sendo subsequentes, podem apresentar oposição. A partir dessa perspectiva, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Para a psicogenética Walloniana, os fatores ___________ são responsáveis pela sequência e pela regularidade dos estágios, mas a duração de cada um será determinada pelos fatores ______________.

  • A impulsivos | emocionais
  • B externos | internos
  • C materiais | mentais
  • D biológicos | sociais
13

Em relação à inteligência humana, segundo a ótica piagetiana, é possível afirmar que:

I. Concretiza-se na adaptação do homem ao mundo exterior, adaptação esta que tem na sua perspectiva dois componentes: a adequação e a sistematização.

II. É a resultante e o resultado da experiência do indivíduo. É por meio da experiência como ação e, portanto, como motricidade, que o indivíduo simultaneamente integra e incorpora o mundo exterior e vai transformando-o.

III. É um conceito utilizado para descrever mudanças sistemáticas que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos, sendo essas mudanças ocasionadas por variáveis congênitas.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item II.
  • B Somente o item III.
  • C Somente os itens I e II.
  • D Somente os itens I e III.
14

Sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), assinalar a alternativa CORRETA:

  • A A criança com TDAH tem grande dificuldade de ajustamento na escola, visto que o transtorno afeta o comprometimento da capacidade intelectual e causa déficits cognitivos.
  • B É facilmente detectado e pode ser realizado por professores e cuidadores, por meio de testes e atividades simples do dia a dia.
  • C A psicofarmacoterapia é a única forma de tratamento autorizada pelo Ministério da Saúde.
  • D O diagnóstico é fundamentalmente clínico e pode ser baseado em critérios pelos DSM — V e CID-11.
15

Em relação à dislalia, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Trata-se da dificuldade para utilizar sons da fala próprios da idade e do idioma do sujeito.
  • B Caracteriza-se por um transtorno na articulação dos sons, fundamentalmente devido a dificuldades na discriminação auditiva e/ou nas praxias bucofonatórias.
  • C São dificuldades na produção oral devido a alterações anatômicas e/ou fisiológicas dos órgãos articulatórios.
  • D Ocorre em crianças muito tímidas, que apresentam condutas de isolamento e negativismo.
16

A respeito da concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado, analisar a sentença abaixo:

Na escola, o aprendizado é o único resultado desejável, é o próprio objetivo do processo escolar; sendo assim, o único bom ensino é aquele que está junto com o desenvolvimento. O professor tem o papel de observador, não interferindo na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, pois ela tem a função explícita de acompanhar os avanços que ocorrem espontaneamente (1ª parte). As atividades pedagógicas regulares que ocorrem na escola — demonstração, assistência, instruções — são fundamentais na promoção do bom ensino e, por si só, contribuem para o avanço da compreensão do mundo, por parte da criança. Isto é, a criança tem condições de percorrer sozinha o caminho do aprendizado. A intervenção de outras pessoas — que, no caso específico da escola, são o professor e as demais crianças — torna-se secundária para a promoção do desenvolvimento do indivíduo (2ª parte).

A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.
17

Embora o crescimento e o desenvolvimento configurem um processo global, dinâmico e contínuo, a decisão de separar, do ponto de vista didático, a avaliação do crescimento da avaliação do desenvolvimento deve-se ao fato de sua abordagem apresentar sistemáticas e metodologias diferenciadas e específicas. Faz-se necessário, dessa forma, diferenciar alguns termos muitas vezes utilizados como sinônimos. Sendo assim, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Crescimento. (2) Desenvolvimento. (3) Maturação.
( ) É a organização progressiva das estruturas morfológicas, já que seu potencial está geneticamente determinado.

( ) É um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui aprendizagem, aspectos psíquicos e sociais e outros.

( ) Significa aumento físico do corpo, como um todo ou em suas partes, e pode ser medido em termos de centímetros ou de gramas.

  • A 2 - 3 - 1.
  • B 2 - 1 - 3.
  • C 3 - 2 - 1.
  • D 3 - 1 - 2.
18

Sobre os alunos com altas habilidades, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A Apresentam grande facilidade de aprendizagem, o que os leva a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
  • B Formam um grupo homogêneo, com características e habilidades iguais, e apresentam os mesmos interesses e as mesmas necessidades educacionais.
  • C Há duas características marcantes: a rapidez de aprendizagem e a facilidade com que se engajam em sua área de interesse.
  • D Não identificar corretamente esses alunos para atender às suas necessidades pode colocá-los em risco de fracasso escolar e comprometer seriamente seus desenvolvimentos socioemocionais, impedindo-os de realizar plenamente seus potenciais.
19

M. é uma menina de 12 anos que usa cadeiras de rodas e é cega. Para atender às necessidades de M., sua escola deverá:

I. Ter rampas de acesso e banheiros adaptados para cadeirantes.
II. Disponibilizar material didático em Braille para que M. possa realizar as atividades.

  • A Os itens I e II estão corretos.
  • B Somente o item I está correto.
  • C Somente o item II está correto.
  • D Os itens I e II estão incorretos.
20

Conforme a BNCC — Ensino Fundamental: Educação Física, em relação às unidades temáticas que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental no componente curricular Educação Física, analisar a sentença abaixo:

A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. Diferentes de outras práticas corporais rítmico-expressivas, elas se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas (1ª parte). A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário (2ª parte).

A sentença está:

  • A Correta somente em sua 1ª parte.
  • B Correta somente em sua 2ª parte.
  • C Totalmente correta.
  • D Totalmente incorreta.

Linguística

21

Há lições fundamentais sobre o funcionamento da linguagem das quais a escola esquece. Sobre elas, analisar os itens abaixo:

I. A cada instância de utilização da língua se ativa a gramática e, portanto, a gramática (como organização da fala) se explicita a partir do uso linguístico.

II. A gramática que o falante aciona para organizar sua linguagem não se esgota em estruturas menores, nem mesmo no período (para usar o termo de nossa Nomenclatura Gramatical Brasileira), o qual é limite, apenas, de uma determinada organização estrutural.

III. É real e funcional qualquer amoldamento absoluto de entidades gramaticais discretamente isoladas e a priori resolvidas; a gramática de uma língua em funcionamento se faz de regras absolutas, com condições autônomas de aplicação.

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.

Português

22

Sobre o gênero textual notícia, analisar os itens abaixo:

I. Trata-se de um gênero textual do domínio discursivo jornalístico.

II. Tem como propósito comunicativo relatar fatos recentes.

III. A fim de privilegiar a impessoalidade, é característico desse gênero o emprego da 3ª pessoa do singular. Outra característica linguística é a prevalência de verbos de ação, com predomínio do tempo presente.

IV. Em se tratando da construção composicional, a notícia geralmente é composta por título, subtítulo ou título auxiliar, lead e corpo da matéria. Quanto ao lead, trata-se, geralmente, do primeiro ou dos dois primeiros parágrafos, respondendo às questões básicas da notícia: quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens II e III.
  • C Somente os itens I, II e IV.
  • D Somente os itens III e IV.
23
Ouço-as, dentro do meu corpo, ouço-as, vozerio distante, multidão agrupada numa praça, não como se eu na praça estivesse, e sim como se fosse a praça, o murmúrio das palavras ecoa em minhas coxas, nos meus peitos, no ventre, flui e reflui, continuado, não sei se alegre, não sei se feroz, flui, como se os limites do meu corpo fossem os limites da praça, e meus ombros e axilas fossem abóbadas onde chegassem os últimos ecos das vozes, e os meus braços — que estendo — fossem extensões da praça, avenidas também cheias de vozes.
(Fonte: LINS, Osman. Avalovara. Adaptado.)

A respeito da função sintática de palavras ou locuções contidas no trecho do romance osmaniano sublinhados, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Complemento nominal. (2) Adjunto adnominal.
( ) extensões da praça. ( ) murmúrio das palavras. ( ) multidão agrupada.
  • A 2 - 2 - 1.
  • B 1 - 2 - 1.
  • C 2 - 1 - 2.
  • D 1 - 1 - 2.
24

Considerando-se a etimologia das palavras sublinhadas abaixo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O vocábulo açafrão é de origem europeia. ( ) O vocábulo bracelete é de origem inglesa. ( ) O vocábulo alcorão é de origem árabe. ( ) O vocábulo judeu é de origem hebraica.

  • A C - C - E - E.
  • B E - E - C - C.
  • C C - E - E - C.
  • D E - C - C - E.

Linguística

25

Junto à leitura e à produção de textos, apresenta-se a análise linguística. Acerca dessa prática no ensino da língua materna, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A Inclui não só o trabalho sobre questões tradicionais da gramática, mas também questões mais amplas, referentes à textualidade, como coesão e coerência.
  • B Não deve se limitar à “higienização” do texto do estudante, simplesmente corrigindo os aspectos gramaticais e ortográficos.
  • C Exerce papel fundamental no processo de produção de textos, de modo que o estudante atinja seus propósitos junto aos leitores a que seu texto se destina.
  • D Envolve a exploração de aspectos sistemáticos da língua por meio da terminologia gramatical, com o propósito de que o estudante domine essa terminologia.
26

A respeito das diferenças entre língua e fala, desde o ponto de vista da linguística estruturalista, analisar os itens abaixo:

I. O estudo da língua é também o estudo da linguagem, excluindo-se, porém, a fala.
II. A língua é o conjunto dos hábitos linguísticos que nos permitem compreender e ser compreendidos.
III. Embora exclua-se a análise da fala, entende-se que a língua não existe fora da realidade social.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.

Português

27

Sobre os gêneros literários, em especial o gênero lírico, analisar os itens abaixo:

I. É marcado pela expressão de um “eu”. Predomina o não distanciamento entre sujeito e objeto, os quais se fundem, de modo que a essência lírica é a recordação (“de volta ao coração”).

II. Originariamente, o termo lírico se associa a uma composição poética que os gregos cantavam ao som da lira. Mantendo esse aspecto, uma característica estilística típica do gênero é a musicalidade, obtida por meio de um arranjo especial de recursos como ritmo, rima, assonância e aliteração.

III. Tem como traço estilístico básico a autonomia das partes, fruto do desenrolar progressivo da ação.


Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
28

Sobre as estratégias de referenciação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Introdução (construção): um “objeto” até então não mencionado é introduzido no texto, de modo que a expressão linguística que o representa é posta em foco, ficando esse “objeto” saliente no modelo textual.

( ) Retomada (manutenção): quando um novo objeto de discurso é introduzido, passando a ocupar a posição focal.

( ) Desfocalização: um “objeto” já presente no texto é reativado por meio de uma forma referencial, de modo que o objeto de discurso permaneça em foco.

  • A C - E - E.
  • B E - C - E.
  • C E - C - C.
  • D C - E - C.

Pedagogia

29

O componente Língua Portuguesa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, prioriza a ampliação dos letramentos viabilizando aos estudantes experiências que contribuam para a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens, incluindo os chamados gêneros digitais e impressos. Sobre a cultura digital, analisar os itens abaixo:

I. À medida que a escola for incluindo e contemplando os novos letramentos, essencialmente digitais, deverá gradativamente deixar de privilegiar o texto escrito/impresso, assim como desconsiderar gêneros e práticas consagrados pela escola, tais como notícia, reportagem, entrevista, verbete de enciclopédia, artigo de divulgação científica etc., próprios do letramento da letra e do impresso.

II. Ser familiarizado e usar os ambientes digitais não significa necessariamente levar em conta as dimensões ética, estética e política desse uso, nem tampouco lidar de forma crítica com os conteúdos que circulam na Web. Assim, compete à escola garantir o trato, cada vez mais necessário, com a diversidade, com a diferença.

III. A BNCC procura contemplar a cultura digital, valorizando o texto que envolve hipermídia e prescindindo os textos lineares, com baixo nível de hipertextualidade que envolvem habilidades essencialmente superficiais, como ser capaz de atribuir diferentes sentidos a um gif ou meme.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Todos os itens.
30

Sobre a teoria de aprendizagem sociocultural de Vygotsky, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação.
  • B Trata da transferência do conhecimento e das habilidades. É especialmente formulada para dar suporte ao uso da tecnologia interativa.
  • C O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade.
  • D No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.