Resolver o Simulado Enfermeiro - KLC - Nível Superior

0 / 34

Conhecimentos Gerais

1
ONU celebra 50 anos da lei sobre cinto de segurança nas estradas 
A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nos carros foi introduzida pela primeira vez na Europa na década de 1970. Uso obrigatório do acessório já salvou milhões e vidas; assim como capacetes para bicicletas e motocicletas; atualmente, 105 países têm legislações sobre o tema. A utilização do cinto de segurança no trânsito ajudou a reduzir o número de ferimentos fatais em 45% a 50% dos condutores e veículos e passageiros que se sentam na frente. Em caso de desastres, pessoas que se sentavam no banco de trás, tiveram risco de morte e ferimentos sérios reduzidos em até 25% por estarem usando o cinto. Todos os anos, 1,35 milhão de pessoas perdem a vida nas estradas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que marca os 50 anos da lei de obrigatoriedade do cinto de segurança. 
(Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023. Em: 06/2023.) 

O cinto de segurança é um dos equipamentos mais importantes para a segurança de motoristas e passageiros em um veículo. No Brasil, em relação ao uso do cinto de segurança,
  • A é obrigatório por lei também no banco detrás em todos os veículos em circulação.
  • B o uso de dispositivos de retenção infantil é obrigatório para crianças, mas em hipótese alguma elas são dispensadas do cinto de segurança.
  • C o airbag pode substituir o cinto, pois ambos são dispositivos de segurança projetados para proteger os ocupantes do veículo em caso de colisão.
  • D a infração por não usar o cinto de segurança é considerada leve, e incide em multa, embora não gere perda de pontos na carteira de habilitação.
2
17 anos da Lei Maria da Penha e a luta contra o ciclo da violência doméstica ao feminicídio 
Os 17 anos da Lei Maria da Penha foram lembrados em sessão especial no Plenário do Senado. A Lei nº 11.340/2006 classifica os tipos de violência, desde a física e sexual, passando pelos abusos psicológico, sexual e patrimonial. Em caso de violência doméstica e familiar, o agressor poderá ser afastado do lar e, em caso de prisão, fica sem direito à liberdade provisória. Medidas protetivas descumpridas poderão acarretar pena de até dois anos de prisão.
(Disponível em: https://www12.senado.leg.br/tv/programas/em-discussao. Adaptado. Acesso em: 17/09/2023.) 

Tal legislação que representa o marco do enfrentamento do Brasil à violência contra a mulher. A “Lei Maria da Penha” é o principal instrumento legal de coibição à violência contra as mulheres, sendo sancionada em 2006 e, além de focar em punição à agressores, dá ênfase na prevenção e proteção às vítimas. Em relação a essa normativa e à sua repercussão, podemos afirmar corretamente que: 
  • A A violência de gênero, fato estrutural em nossa sociedade, passa a ser do âmbito e responsabilidade da Lei Maria da Penha.
  • B Excluídos os problemas como álcool, drogas ou vulnerabilidade decorrentes da idade da vítima, o agressor feminino se enquadra na Lei Maria da Penha.
  • C Com algumas mudanças, atualmente a Lei Maria da Penha preconiza a proteção à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial e moral da vítima.
  • D Desde a sua criação, as mulheres vítimas, especificamente de violência física, podem solicitar medidas protetivas de urgência e a prisão imediata do agressor.
3

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto os pretos e pardos representam 56% da nossa população, a proporção deste grupo entre todos os brasileiros abaixo da linha de pobreza é de 71%; já a fração de brancos é de 27%. Quando olhamos os números de extrema pobreza, a discrepância quase triplica: 73% são negros e 25% brancos. Nessa perspectiva, construir uma sociedade mais igualitária requer a compreensão do papel de cada estrutura socioeconômica na reprodução do racismo para elaborar estratégias efetivas de enfrentamento. Na educação, essa desigualdade é evidente e o combate a ela é indispensável para qualquer mudança, de modo que sem uma educação efetivamente antirracista não é possível pensar em uma sociedade igualitária.
(Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br. Adaptado.) 

Na sociedade brasileira, apesar de absurdas, as diferenças sociais entre brancos e negros são nítidas no cotidiano. Além do aspecto econômico, é evidente o desequilíbrio na garantia de direitos, entre outros aspectos. Nesse contexto, algumas medidas visando diminuir tais discrepâncias existem, tais como: 

  • A A extinção da veiculação, em todo território nacional de mensagens nas mais variadas mídias, ligadas à exclusão sistêmica ou racismo, mesmo de forma velada.
  • B O tratamento e atendimento preferencial no âmbito dos sistemas de saúde, aos indivíduos em situação de fragilidade social ou vítimas de práticas discriminatórias.
  • C A disseminação sistemática do ideal da democracia racial, preconizada e reforçada a partir da implantação na educação, das Cotas Raciais Universitárias a nível nacional.
  • D A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que, mesmo com muitos limites, tem contribuído para legitimar as práticas pedagógicas antirracistas já existentes.
4
Escola é condenada a indenizar mãe de criança que foi expulsa por ser autista 
Rompimento repentino do vínculo escolar aconteceu 15 dias após a matrícula da criança. Segundo o juiz, a atitude da escola estaria fomentando uma discriminação velada da menor. Uma escola foi condenada pela Justiça a indenizar em R$ 7 mil a mãe de uma criança que foi expulsa 15 dias após ser matriculada por ser autista. Segundo o juiz, relatos do diretor da escola e de uma professora no processo serviram como uma “confissão” de que, após a matrícula, eles teriam sido “surpreendidos pela gravidade” do quadro da criança para o qual “não tinham preparo técnico e decidiram pelo rompimento do vínculo escolar”.
(Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia. Acesso em: 28/08/2023.) 

Atualmente, no Brasil, de acordo com a legislação vigente: 
  • A A medida de expulsão da escola pode ocorrer perante o comportamento do aluno que perturbe, mesmo que minimamente, de alguma forma, o funcionamento normal das atividades da escola.
  • B A não aceitação na escola pode ser justificada, caso o aluno em questão não apresente laudo psicológico e/ou condições de manter um professor especializado para acompanhá-lo na rotina escolar.
  • C Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado deve ser organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino.
  • D A proibição do acesso ao espaço escolar ou a retenção de um aluno, independente das suas condições intelectuais e de saúde, pode ocorrer se estiverem asseguradas pelo regimento escolar, documento soberano e de poder decisório.
5
Mato Grosso: parque com maior concentração de onças do mundo registra 2ª pior queimada desde 2013 
Incêndios no Parque Estadual Encontro das Águas afetaram mais de 21 mil hectares; bombeiros usam aviões para combater o fogo. Com as queimadas no Pantanal se intensificando no segundo semestre, o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado no Mato Grosso e considerado como a região com maior concentração de onças-pintadas do mundo, registra seu segundo pior ano de queimadas desde 2013. Segundo o Lasa, 20,18% da área do parque foi afetada por queimadas com base nos alertas de incêndio detectados por satélites. No total, são 21.825 hectares – a terceira maior marca desde o início do monitoramento, em 2012. Em 2013, foi registrado o até então segundo pior ano, com 255 mil hectares. Como ainda estamos em outubro, a possibilidade é que o acumulado de 2023 supere o de 2013. 
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional. Adaptado.) 

As queimadas têm sido assunto recorrente de noticiários em várias regiões do Brasil e até do mundo, e sabe-se que: 
  • A A maior parte dos problemas respiratórios recorrentes estão relacionados às toxinas desprendidas pelas queimadas que prejudicam sistematicamente o meio ambiente e a saúde pública.
  • B As queimadas são eventos naturais que podem causar sérios danos às áreas, atingidas embora possam causar graves prejuízos econômicos, sociais e ambientais, não podem ser consideradas como crimes.
  • C No caso das queimadas antrópicas, muito comuns em áreas rurais para a limpeza do pasto ou para a preparação do solo para a próxima colheita, são parte de uma cultura ancestral e, portanto, isentas de culpabilidade criminosa.
  • D São consideradas crime ambiental as queimadas que, causem poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
6

Os caiçaras são habitantes tradicionais das regiões costeiras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Desde o início do período colonial, eles habitam áreas entre a Mata Atlântica e o mar e se utilizam de diferentes ambientes.


Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-natureza-o-caicara Acesso em: 01 nov. 2023. (Adaptado)



Sobre a cultura desse grupo populacional, analise as afirmativas a seguir.



I. É identificada pelos bens de natureza imaterial, como aqueles que dizem respeito às práticas sociais, hábitos, costumes e manifestações de saberes tradicionais.


II. É identificada pelos elementos materiais, relacionados aos bens tangíveis, como moradias, utensílios, objetos artísticos e embarcações.


III. É identificada pelas condições de atraso em relação às demais manifestações culturais, uma vez que apresenta um baixo desenvolvimento tecnológico.



Está correto o que se afirma em 

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
7

A energia e a geopolítica sempre caminharam conjuntamente e certamente nunca houve um momento histórico em que a energia não fosse vista de um ponto de vista estratégico. [...]. É impossível não ver que há uma crise de energia em curso quando se observa o aumento do consumo global de energia, [...] as necessidades de energia de uma população de mais de sete bilhões de pessoas, e as mudanças climáticas. Na verdade, essa crise está relacionada à maneira insustentável que a energia tem sido usada há mais de um século. Alterar a forma como a energia é utilizada pode contribuir para a redefinição da geopolítica mundial, considerando que a promoção de fontes alternativas de energia pode promover o investimento e afetar os investimentos já realizados, os quais são responsáveis por mover as rodas da economia global.

MOUSINHO et al. Geopolítica de mudança de energia: qual é o papel da sustentabilidade na geopolítica global de energia. Austral: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, v. 6, n.12, jul.-dez. 2017.


Considerando-se o texto acima, conclui-se que a questão da energia, em seu contexto global,

  • A é tema caro ao debate sobre sustentabilidade, tanto que a Agenda 2030 prevê reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à pesquisa e a tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas.
  • B sofre forte influência, hoje, das diretrizes de desenvolvimento sustentável, estando diretamente relacionada com a geopolítica da energia, de maneira que uma agenda energética global sustentável deve se apoiar em fontes energéticas menos poluentes, como o carvão mineral.
  • C sempre fez parte do discurso geopolítico, pois o controle dos recursos energéticos está intimamente relacionado à conquista de territórios e de sociedades, ou seja, quando se fala de energia sustentável é preciso que cada país se organize de forma destacada do contexto internacional.
  • D é uma questão tão importante historicamente – desde a Revolução Industrial, no século XVIII, a economia é dependente de fontes de energia renováveis e não renováveis – que sua inclusão no debate atual sobre sustentabilidade é inviável.
  • E deve ser encarada, por governos e empresas, como uma questão estratégica, de maneira que o investimento em fontes de energia não renováveis deve ser prioritário, e a avaliação do impacto ambiental de determinadas matrizes energéticas deve ser desconsiderado.
8

Considere o texto abaixo sobre o papel dos profissionais da comunicação.

Os profissionais da comunicação são os principais meios que promovem mudanças no comportamento da humanidade. Nessa perspectiva, a sociedade exige um profissional cada vez mais informado, qualificado e preparado para atuar com pautas sobre desenvolvimento humano, meio ambiente e sustentabilidade. Os comunicadores deste século têm um papel fundamental a exercer no processo de conscientização e de mobilização para a sustentabilidade.

MONTEIRO, J. O compromisso do jornalismo com a sustentabilidade. In: Observatório da imprensa. ed. 879, 2 dez. 2015. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/mudancas-climaticas/jornalismo-ambiental/o-compromisso-do-jornalismo-com-a-sustentabilidade/. Acesso em: 8 set. 2023. Adaptado.


Levando-se em conta o texto acima, e considerando-se os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), verifica-se que compete ao jornalista

  • A focar as pautas ambientais, referentes à preservação da fauna e da flora, da vida animal terrestre e aquático, entendendo que este tópico se sobrepõe, devido à sua urgência, às questões da justiça social e do trabalho decente.
  • B atuar, em conjunto com os demais profissionais de comunicação, no fortalecimento da conscientização sobre o consumo, informando sobre as vantagens para o meio ambiente do consumismo perdulário, uma vez que este impulsiona o crescimento econômico a curto prazo.
  • C cobrar, de forma ética, prioritariamente dos gestores públicos, políticas alinhadas aos princípios que regem os ODS, entendendo ser dispensável o engajamento e o comprometimento da opinião pública e dos gestores privados na implementação das pautas de sustentabilidade.
  • D fortalecer o chamado greenwashing, enaltecendo empresas, marcas e governos que recorrem a essa prática em sua comunicação com seu público, valorizando, assim, o seu compromisso com a sustentabilidade.
  • E comunicar e informar, de forma ética e integrada, sobre meio ambiente e justiça social, pois o jornalismo deve contribuir para a promoção da conscientização dos indivíduos sobre os riscos do consumo inconsciente, do desperdício das riquezas naturais e da desigualdade socioeconômica.

Direito Constitucional

9
Com base na Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
( ) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
( ) irredutibilidade do valor dos benefícios.
( ) seletividade da cobertura e do atendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V
  • B V - V - F
  • C V - F - V
  • D F - F - V
  • E F - F - F

Direito Sanitário

10
De acordo com a Lei Federal nº 8.142/1990 e suas alterações, assinale a alternativa incorreta
  • A O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde
  • B A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos
  • C As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho
  • D O Conselho de Saúde, em caráter transitório e consultivo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo
  • E A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde
11
Ante o que dispõe a Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/90) e suas alterações, analise as afirmativas abaixo.

I. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à eliminação de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso regional e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
III. O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

Assinale a alternativa correta. 

  • A Apenas a afirmativa I é verdadeira
  • B Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
  • C As afirmativas I, II e III são falsas
  • D Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
  • E Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras

Direito Constitucional

12
De acordo com a Constituição Federal de 1988, analise o texto abaixo.

“São de relevância pública as ______ e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e ______, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito ______”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as seguintes lacunas.
  • A medidas / sanção / público
  • B ações / controle / público
  • C medidas / sanção / privado
  • D medidas / controle / público
  • E ações / controle / privado

Enfermagem

13

Conforme disposto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução Cofen no 564/2017, no artigo 51, a enfermeira, em suas atividades laborais, pode ser responsabilizada por imperícia, negligência ou imprudência, por falta cometida de forma individual ou em equipe.

Nesse contexto, imprudência consiste na(o)

  • A ausência de culpa na realização de uma ação errada no exercício de uma profissão que exige um conhecimento específico.
  • B ignorância e incompetência para a prática de atos no exercício profissional que exigem um conhecimento específico.
  • C prática de ação irrefletida ou precipitada, quando o profissional age com excesso de confiança, desprezando as regras básicas de cautela e as precauções necessárias.
  • D falta de diligência, desatenção, desídia e falta de observação aos deveres que as circunstâncias exigem no exercício profissional.
  • E descuido, desleixo, na falta de cuidado, deixando de observar os deveres durante o exercício profissional, ações capazes de determinar a responsabilidade por culpa.
14

Um dos objetivos da Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador. Para tanto, é necessário realizar a vigilância das doenças e dos agravos à saúde dos trabalhadores, investigando e notificando os casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho.
Nesse sentido, considere as afirmativas abaixo:

I - O processo de investigação da relação entre a doença ou o agravo relacionado ao trabalho só pode ser realizado pelo médico, devendo ser notificado e ser realizada a investigação epidemiológica.

II - Acidentes com exposição a material biológico devem ser notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação somente após a confirmação da relação com o trabalho, por meio da investigação epidemiológica.

III - Em qualquer situação, mesmo que a exposição ocupacional seja evidente, as ações de controle devem ser instituídas após a realização da investigação epidemiológica.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e II
  • E II e III
15

A aposentadoria especial é um benefício concedido ao trabalhador que possibilita a redução nas exigências de tempo de contribuição à Previdência Social.

Atualmente, o direito de acesso a esse benefício é concedido ao trabalhador segurado que

  • A tenha registrado a ocorrência de algum acidente do trabalho ao longo de sua vida laboral.
  • B apresente declaração com o levantamento dos fatores de riscos presentes no ambiente de trabalho.
  • C comprove o exercício de atividades com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.
  • D tenha desenvolvido alguma atividade de trabalho que pudesse envolver exposição ocupacional a algum agente químico no ambiente de trabalho.
  • E comprove a exposição a agentes prejudiciais à saúde, de forma intermitente, por meio de laudo técnico.
16

O trabalho na indústria do setor de petróleo e gás envolve potencial exposição ocupacional a agentes químicos, capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores. Os fundamentos da Toxicologia e as Normas Regulamentadoras fornecem os requisitos técnicos e legais para o desenvolvimento das ações de saúde e segurança no trabalho.

As medidas de avaliação, prevenção e controle das exposições ocupacionais aos agentes químicos compreendem o(a)

  • A uso de indicadores biológicos de exposição (IBEx), que são utilizados para medir diretamente a quantidade efetiva de agente químico presente no ambiente de trabalho.
  • B limite de tolerância, que é a concentração que causará dano à saúde do trabalhador.
  • C monitoramento do ambiente, que consiste na medição dos metabólitos de agentes químicos presentes em tecidos, secreções, excreções ou no ar exalado.
  • D adoção do nível de ação, que é o valor acima do qual devem ser implementadas ações de controle sistemático para minimizar a probabilidade de que as exposições ocupacionais ultrapassem os limites de exposição.
  • E avaliação quantitativa dos agentes químicos, que é realizada durante a etapa de identificação dos perigos existentes no ambiente de trabalho.
17

O desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) nas organizações tem o objetivo de proteger e preservar a saúde dos trabalhadores, em relação aos riscos ocupacionais, atendendo às diretrizes e aos requisitos legais estabelecidos.

De acordo com a Norma Regulamentadora que dispõe sobre esse Programa, o PCMSO

  • A prevê que, nos casos de afastamento do trabalho por tempo superior a trinta dias, por motivo de doença de natureza não ocupacional, no exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado em até dez dias após o empregado reassumir suas funções.
  • B prevê que o exame de mudança de risco ocupacional deve, obrigatoriamente, ser realizado em até dez dias após a data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.
  • C deve ter caráter de seleção, devendo a avaliação clínica do exame médico admissional preceder o processo de seleção de pessoal.
  • D deve incluir ações de vigilância passiva da saúde ocupacional, a partir de informações sobre a demanda espontânea de empregados que procurem serviços médicos.
  • E determina que se realize, a cada dois anos, o exame clínico de empregados portadores de doenças crônicas que aumentem a sua suscetibilidade aos riscos ocupacionais.
18

A Norma Regulamentadora que dispõe sobre o gerenciamento de riscos ocupacionais fornece as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento desses riscos, bem como as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho - SST.

No gerenciamento de riscos ocupacionais, a(o)

  • A determinação do nível de risco ocupacional é baseada na combinação da severidade das possíveis lesões com a probabilidade de sua ocorrência.
  • B etapa de identificação de perigos compreende a avaliação do grau de risco da atividade.
  • C avaliação dos riscos ocupacionais deve ser revista anualmente ou quando houver inovações e modificações nas tecnologias, nos ambientes e nos processos.
  • D inventário de riscos ocupacionais é considerado completo, com as informações relativas às atividades, aos ambientes de trabalho e à descrição dos perigos identificados.
  • E fornecimento de equipamento de proteção individual é a medida de prevenção prioritária a ser implementada.

Atualidades

19

Considere o texto abaixo, que aborda a relação entre ética empresarial e sustentabilidade.

Muitas empresas trataram inicialmente o tema da ética estritamente em termos de mercado: investir mercadologicamente na ética. [...] Fizeram da Responsabilidade Social e do Código de Ética uma peça publicitária. [...] Outras empresas foram apercebendo-se de que havia um outro desafio. Levantou-se a hipótese de que o mercado (assim como a política) estivesse esbarrando num limite de sustentabilidade que requereria um outro tipo de atitude diante das questões ambientais, sociais, éticas. [...] Isso significaria apostar num novo padrão de relação com todos os stakeholders, num compromisso efetivo com a sociedade, a cultura, a comunidade local, o meio ambiente, a vida dos colaboradores da empresa, sem inviabilizarem seus negócios. Essas empresas são as que olham mais à frente, para uma necessária, ainda que precária, reconciliação entre economia e sociedade, produtividade e desenvolvimento, lucro e justiça social, empreendedorismo e ética. [...] Mobilizam suas Relações Públicas nesse sentido de comunicação e de compromisso público.

CASALI, A. Ética e sustentabilidade nas Relações Públicas. In. Organicom, ano 5, n.8, 2008.


Levando-se em conta a fundamental importância da função do profissional de Relações Públicas na gestão das relações organizacionais e na comunicação entre as empresas e seu público, verifica-se que

  • A a estratégia mais viável para empresas é reduzir aspectos éticos e de responsabilidade social à propaganda publicitária, pois esse é o único meio eficiente de comunicação entre a marca e seus consumidores e, consequentemente, de viabilização financeira dos negócios.
  • B o profissional de relações públicas pode contribuir na transmissão dos valores da empresa associados a um compromisso ético efetivo com a sociedade, apresentando, por exemplo, suas iniciativas alinhadas às diretrizes desenhadas pelos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • C a aposta a ser feita, em nossos dias, é em um novo padrão de relação entre os negócios e as partes interessadas (stakeholders), desassociando lucro e justiça social, empreendedorismo e ética, sustentabilidade e redução de desigualdades, subordinando, assim, à lógica do capital e do lucro a curto prazo as ações sociais e de impacto ambiental das empresas.
  • D a função da empresa é formular um código de Ética Empresarial que dê conta de suas iniciativas de responsabilidade social, apostando que este seja o único e principal instrumento de comunicação de valores, avaliação e mensuração de riscos e impactos ambientais.
  • E os valores sociais são sempre individualizáveis — o que é bom para um pode ser mau para o outro —; portanto, recomenda-se reconhecer que as iniciativas sustentáveis de cada empresa, bem como os impactos socioambientais de seus negócios, devem ser pautados pelo sigilo e raramente comunicados ao público.

Noções de Informática

20

Um usuário salvou seu arquivo PowerPoint como modelo habilitado para macro. Assim, esse arquivo ficou com a seguinte extensão:

  • A .potx
  • B .ppsx
  • C .pptx
  • D .pptm
  • E .potm
21

As opções a seguir apresentam extensões de arquivos compactados, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A .cab
  • B .rar
  • C .tar
  • D .csv
  • E .zip
22

Assinale a opção que indica a extensão de arquivo comumente associada a arquivos de backup criados pelo Windows.

  • A .tmp
  • B .res
  • C .old
  • D .bat
  • E .bak
23

Assinale a opção que indica a extensão de arquivo padrão dos documentos de texto criados no LibreOffice Writer.

  • A .odp
  • B .ods
  • C .odt
  • D .odb
  • E .odg
24

Assinale a opção que indica o atalho de teclado usado para abrir a janela de propriedades de um arquivo ou pasta no Windows Explorer.

  • A Alt + Enter
  • B Ctrl + P
  • C Shift + Enter
  • D Alt + P
  • E Ctrl + Enter

Português

25

Leia a frase a seguir.


Perde-se o Brasil, Senhor, porque alguns ministros de Sua Majestade não vêm cá buscar o nosso bem, vêm cá buscar nossos bens. (Pe. Antônio Vieira)



As palavras destacadas na frase mostram 

  • A um substantivo abstrato que passa a concreto, quando colocado no plural.
  • B vocábulos que possuem sentidos variados conforme a função sintática que desempenham na frase.
  • C exemplos de palavras empregadas sucessivamente em sentido lógico e figurado.
  • D casos de palavras que mudam de significado conforme o gênero e o número em que são utilizadas.
  • E palavras repetidas a fim de dar um tom irônico ao seu emprego na frase.
26
Dois amigos estavam conversando e, durante a conversa, ocorreram as seguintes falas:

Amigo 1: Eu sou contra o mecanismo da assistência jurídica gratuita no país. Ela faz com que os impostos sejam ampliados e alguém deve pagar essa conta.
Amigo 2: Discordo de você. Não defendo essa ideia de que os pobres devem ser proibidos de acessar a justiça em nosso país.

A argumentação apresentada pelo amigo 2 apresenta uma incoerência denominada falácia
  • A do acidente.
  • B ad hominem. 
  • C do espantalho.
  • D do apelo à emoção.

Raciocínio Lógico

27
Considere a seguinte proposição: 
P: Todos os defensores públicos tiram férias na praia ou descansam na região serrana. 
Qual das alternativas apresenta a negação da proposição P
  • A Algum defensor público não tira férias nem descansa na região serrana.
  • B Nenhum defensor público tira férias na praia ou descansa na região serrana.
  • C Algum defensor público não tira férias na praia ou não descansa na região serrana.
  • D Todos os defensores públicos não tiram férias na praia nem descansam na região serrana.

Matemática

28
Uma família é composta por três membros: pai, mãe e filho. Todos os três trabalham e possuem salários distintos, tais que:

• O triplo do salário do pai menos o salário do filho é igual a R$ 8.000,00;
• O salário da mãe mais o dobro do salário do pai vale R$ 16.000,00; e,
• A mãe recebe R$ 1.000,00 a menos que o filho.

Com base nesses dados, pode-se afirmar que a soma dos salários dos três membros dessa família é: 
  • A R$ 16.000,00.
  • B R$ 17.000,00.
  • C R$ 18.000,00.
  • D R$ 19.000,00.

Raciocínio Lógico

29
Após ser nomeado na DPE-PR, Rogério chegou ao órgão para trabalhar em sua estação de trabalho, onde há um computador à sua disposição. A fim de manter a segurança da informação no local, o supervisor de Rogério o explica que é necessário criar uma senha de quatro dígitos para seu usuário, sendo esta senha composta, necessariamente, por 4 algarismos. Após receber as instruções do supervisor, Rogério decidiu que irá criar uma senha, cujo número formado seja par e contenha o algarismo 7. De acordo com essas regras, o número de possibilidades que Rogério dispõe para a criação dessa senha pertence a qual dos intervalos a seguir? 
  • A 1 a 1.500.
  • B 1.501 a 3.500.
  • C 3.501 a 5.000.
  • D 5.001 a 10.000.

Matemática

30
Considere as premissas a seguir:

• Se hoje é feriado, então Júlia vai viajar e Gabriel terá folga.
• Se Júlia vai viajar ou Marcelo vai trabalhar, então Daniel vai ao show.
• Hoje, Gabriel está de folga e Daniel não foi ao show.

Sabendo-se que as premissas apresentadas são verdadeiras, é possível concluir que hoje 
  • A é feriado e Júlia vai viajar.
  • B não é feriado e Júlia vai viajar.
  • C é feriado ou Marcelo vai trabalhar.
  • D não é feriado e Marcelo não vai trabalhar.

Português

31
O direito humano ao meio ambiente equilibrado 

Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio 
ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. 

    É recente a preocupação com o meio ambiente, que era visto como fonte inesgotável de recursos. O primeiro alerta para a questão coube à bióloga Rachel Carson, no livro “A primavera silenciosa”, em 1962, denunciando os danos da poluição por produtos químicos.
    O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 junho, remete à abertura da Conferência da ONU em Estocolmo (1972), que inseriu a preocupação ambiental na pauta dos líderes mundiais, lançando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
    Seguiram-se encontros e tratados. Na Cúpula de 2015, foram definidos os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. A ação humana é a preocupação central das discussões, com a meta de preservar a vida e o planeta.
    O conceito: desenvolvimento sustentável, incorporado ao discurso público da ONU em 1987 – relatório Nosso Futuro Comum – sintetiza o compromisso com o futuro: “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender as próprias necessidades”, apontando o flagelo da desigualdade. O desenvolvimento sustentável requer o atendimento das necessidades humanas pelo potencial produtivo, garantindo oportunidades iguais para todos.
    No Brasil, a Lei 6.938/1981 definiu o meio ambiente como “conjunto de bens, influências e interações de ordem físicas, químicas e biológicas, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O conceito incorpora a compreensão da ONU acerca dos múltiplos fatores que afetam os seres vivos e as atividades humanas. Institucionalizou a Política Nacional do Meio Ambiente, marco histórico-humanístico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a segurança nacional e a proteção da dignidade da pessoa humana.
    Nesse contexto, as organizações públicas, com grande peso no consumo de bens, são essenciais na implementação de políticas de sustentabilidade, preservando os bens naturais às gerações futuras.

(*Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho. *Cynthia Maria Simões Lopes, Procuradora Regional do Trabalho. Correio braziliense, junho de 2023 – Fragmento.) 
A primeira afirmativa do texto é justificada por meio de uma estratégia frequente em textos pertencentes ao gênero textual apresentado, tratando-se de: 
  • A Citação por meio da utilização de voz de autoridade acerca do assunto referido inicialmente.
  • B Inserção de uma sequência textual descritiva acerca do livro de Rachel Carson “A primavera silenciosa, 1962”.
  • C Expressão explícita do ponto de vista acerca da relevância do meio ambiente e sua relação com o ser humano.
  • D Esquema comparativo entre a preocupação com o meio ambiente e o fato de ser considerado como fonte de recursos não perenes.
32
O direito humano ao meio ambiente equilibrado 

Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio 
ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. 

    É recente a preocupação com o meio ambiente, que era visto como fonte inesgotável de recursos. O primeiro alerta para a questão coube à bióloga Rachel Carson, no livro “A primavera silenciosa”, em 1962, denunciando os danos da poluição por produtos químicos.
    O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 junho, remete à abertura da Conferência da ONU em Estocolmo (1972), que inseriu a preocupação ambiental na pauta dos líderes mundiais, lançando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
    Seguiram-se encontros e tratados. Na Cúpula de 2015, foram definidos os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. A ação humana é a preocupação central das discussões, com a meta de preservar a vida e o planeta.
    O conceito: desenvolvimento sustentável, incorporado ao discurso público da ONU em 1987 – relatório Nosso Futuro Comum – sintetiza o compromisso com o futuro: “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender as próprias necessidades”, apontando o flagelo da desigualdade. O desenvolvimento sustentável requer o atendimento das necessidades humanas pelo potencial produtivo, garantindo oportunidades iguais para todos.
    No Brasil, a Lei 6.938/1981 definiu o meio ambiente como “conjunto de bens, influências e interações de ordem físicas, químicas e biológicas, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O conceito incorpora a compreensão da ONU acerca dos múltiplos fatores que afetam os seres vivos e as atividades humanas. Institucionalizou a Política Nacional do Meio Ambiente, marco histórico-humanístico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a segurança nacional e a proteção da dignidade da pessoa humana.
    Nesse contexto, as organizações públicas, com grande peso no consumo de bens, são essenciais na implementação de políticas de sustentabilidade, preservando os bens naturais às gerações futuras.

(*Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho. *Cynthia Maria Simões Lopes, Procuradora Regional do Trabalho. Correio braziliense, junho de 2023 – Fragmento.) 
Na relação estabelecida na estrutura utilizada no título do texto pela preposição empregada pode ser observado o emprego da norma padrão assim como em: 
  • A O depoente respondeu objetivamente às questões propostas.
  • B Aquelas palavras ceifaram à esperança de que houvesse alguma solução.
  • C Em seguida, foi proposto que todos os presentes assistissem o vídeo referido.
  • D Em decorrência da situação apresentada, o presidente exonerou-lhe do cargo.
33
O direito humano ao meio ambiente equilibrado 

Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio 
ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. 

    É recente a preocupação com o meio ambiente, que era visto como fonte inesgotável de recursos. O primeiro alerta para a questão coube à bióloga Rachel Carson, no livro “A primavera silenciosa”, em 1962, denunciando os danos da poluição por produtos químicos.
    O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 junho, remete à abertura da Conferência da ONU em Estocolmo (1972), que inseriu a preocupação ambiental na pauta dos líderes mundiais, lançando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
    Seguiram-se encontros e tratados. Na Cúpula de 2015, foram definidos os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. A ação humana é a preocupação central das discussões, com a meta de preservar a vida e o planeta.
    O conceito: desenvolvimento sustentável, incorporado ao discurso público da ONU em 1987 – relatório Nosso Futuro Comum – sintetiza o compromisso com o futuro: “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender as próprias necessidades”, apontando o flagelo da desigualdade. O desenvolvimento sustentável requer o atendimento das necessidades humanas pelo potencial produtivo, garantindo oportunidades iguais para todos.
    No Brasil, a Lei 6.938/1981 definiu o meio ambiente como “conjunto de bens, influências e interações de ordem físicas, químicas e biológicas, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O conceito incorpora a compreensão da ONU acerca dos múltiplos fatores que afetam os seres vivos e as atividades humanas. Institucionalizou a Política Nacional do Meio Ambiente, marco histórico-humanístico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a segurança nacional e a proteção da dignidade da pessoa humana.
    Nesse contexto, as organizações públicas, com grande peso no consumo de bens, são essenciais na implementação de políticas de sustentabilidade, preservando os bens naturais às gerações futuras.

(*Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho. *Cynthia Maria Simões Lopes, Procuradora Regional do Trabalho. Correio braziliense, junho de 2023 – Fragmento.) 
O enfoque dado ao tema a partir do desenvolvimento das ideias e informações apresentadas no texto está indicado em: 
  • A Ênfase à popularidade do conceito de sustentabilidade e sua alta disseminação por meios diversos.
  • B Comprometimento de organizações públicas e instituições afins com os fatores sociais estabelecidos no século XXI.
  • C Necessidade do rompimento com estratégias estáticas de desenvolvimento que contribuem com aumento da desigualdade.
  • D Aplicação de políticas e ações de sustentabilidade que proporcionem o atendimento a necessidades humanas em uma associação de equilíbrio.
34

Leia o texto a seguir.



A ignorância não pode servir de álibi a ninguém para violar a gramática, a Constituição de nossa língua. Entretanto, as transgressões da norma culta são recursos às vezes indispensáveis a romancistas, contistas e poetas.



Sobre a estruturação ou conteúdo do texto lido, assinale a afirmativa correta. 

  • A A língua literária tem momentos aceitáveis de transgressão à norma culta.
  • B A expressão servir de álibi mostra a permissão jurídica de desrespeitar a norma culta.
  • C O termo entretanto mostra a oposição entre a gramática e a Constituição.
  • D A comparação entre a gramática e a Constituição mostra o valor ditatorial da linguagem correta.
  • E A ignorância torna aceitáveis alguns erros no uso da linguagem.