Atualmente é comum a integração de dispositivos físicos, sensores, software e outras tecnologias para criar uma rede de objetos conectados que podem trocar dados e informações entre si, permitindo a coleta, análise e tomada de decisões baseadas em dados.
Tal integração está associada ao conceito de
A dinâmica das redes sociais estabeleceu uma nova forma de recepção de mensagens, de troca de informação. O usuário não tem o controle do que passa pelo seu feed.
Esse trânsito de informação é estabelecido por
Nos últimos meses, o campo da comunicação ganhou um concorrente que pode substituir o ser humano em uma conversa e, até mesmo, produzir respostas em tempo real.
Essa ferramenta chama-se
Uma empresa que busca envolver seus funcionários em seus principais objetivos e compor um time que “veste a camisa” investe em uma comunicação organizacional.
Trata-se de uma comunicação centrada em quatro dimensões, a saber:
Um planejamento estratégico da comunicação de uma marca pode ser descrito a partir da concepção de cinco instâncias. São elas: tratamento processual da comunicação, inserção na cadeia de decisões, gestão de relacionamento, processo planejado e processo monitorado.
Em qual instância a preocupação é evitar ações desarticuladas das subáreas da comunicação?
Na busca por audiência, as empresas de comunicação por vezes trabalham em prol do interesse do público e não do interesse público. Entre os dois tipos de interesses há distinções.
O conceito de interesse do público diz respeito a
As atuais tecnologias e os processos de comunicação estabelecem uma mudança no comportamento tanto das plataformas que produzem informação quanto de seus consumidores.
Esse cenário promove uma inteligência coletiva, que é um dos pilares da cultura
Dentre as subculturas contestadoras do século XXI, chama a atenção aquela que se rebela contra as autoridades e abraça as tecnologias contemporâneas.
Esse fenômeno da comunicação é conhecido como
Uma empresa programou um seminário pago, com a presença de palestrantes internacionais. Mais de cinco mil pessoas se inscreveram no evento, mas, na véspera, os palestrantes informaram que não poderiam estar presentes.
O encontro foi cancelado. Para enfrentar adequadamente o problema, a equipe de comunicação teve de
A comunicação organizacional integrada engloba, além da comunicação interna, a comunicação institucional (Relações Públicas) e a comunicação mercadológica (Marketing).
São exemplos de comunicação institucional a
A prática de mídia training é recomendada não só para melhorar e tornar mais confortável o relacionamento da imprensa com o representante da empresa, mas também como excelente método para prever a ocorrência de crises decorrentes de uma entrevista mal interpretada ou desastrosa.
Trata-se de um treinamento em que, entre outras questões, o assessorado é orientado a
Em respeito ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.
Também consta no documento que cabe ao jornalista
O que ocorre na sociedade, no país ou na cidade, no campo político, econômico, social ou cultural se transforma em notícia quando atende aos critérios de noticiabilidade, próprios do campo do jornalismo.
Isso significa dizer que o fato se adéqua aos(às)
A moderação de comentários postados nos perfis de instituições ou empresas nas redes sociais é um dos mecanismos para prever a iminência de uma crise. Uma boa atuação nesse sentido é capaz até de diluir a crise antes que se estabeleça.
Portanto, o funcionário encarregado de moderar os comentários deve evitar
Dentro das especificidades inerentes ao trabalho do jornalista está a capacidade de identificar quais acontecimentos possuem valor como notícia, ou seja, potencial para serem veiculados na mídia em que o profissional trabalha.
Essa capacidade é chamada de saber de
Inseridos nos cadernos de cultura dos jornais de referência, os formatos resenha, crônica, caricatura e coluna estão catalogados dentro do gênero jornalístico chamado
Os adjuntos adverbiais de tempo, lugar e modo listados a seguir respondem, respectivamente, a três das seis perguntas básicas do lead, a saber:
Durante os áureos tempos em que jornais de referência eram impressos diariamente, circulava nas redações uma piada recorrente para as sugestões de pautas não aceitas, em que o editor dizia: “esta pauta vai para a edição de ‘sexta’”. O som desta última palavra dava a entender que a sugestão de matéria seria publicada em um dia da semana, mas a frase, em sua real intenção, referia-se à palavra “cesta”, ou seja, seria descartada.
Essa brincadeira, que era perfeitamente compreendida pelos jornalistas veteranos, traduz uma das Teorias do Jornalismo, que é a seguinte:
O funcionamento das assessorias de imprensa tem uma lógica e uma rotina próprias, independente da atividade-fim da empresa ou instituição.
É tarefa recorrente da equipe de assessoria de imprensa
Para administrar ou conter uma e-crise, provocada por comentários negativos em redes sociais que abalam a imagem de uma instituição ou empresa, a assessoria de imprensa desenvolve um leque de ações de enfrentamento.
Entre essas ações, é considerado um investimento positivo o uso de
Leia a frase a seguir.
Perde-se o Brasil, Senhor, porque alguns ministros de Sua Majestade não vêm cá buscar o nosso bem, vêm cá buscar nossos bens. (Pe. Antônio Vieira)
As palavras destacadas na frase mostram