Resolver o Simulado Banco do Brasil

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Conhecimentos Bancários

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Determinada Entidade Aberta de Previdência Complementar – EAPC deseja instituir plano de benefício coletivo, mediante demanda de empresa contratante.

No contexto hipotético apontado, é correto afirmar que

  • A caso um participante do novo plano aporte recursos oriundos de plano de entidade fechada de previdência complementar, não poderá efetuar resgate imediato dos valores junto à EAPC.
  • B o plano coletivo a ser criado poderá ser ofertado a toda e qualquer pessoa interessada, independente de vinculação a pessoa jurídica contratante.
  • C caso a empresa contratante tenha, como objetivo principal, ofertar planos de benefícios coletivos, haverá a possibilidade de contratação, haja vista a afinidade de atividades.
  • D ainda que a EAPC não tenha autorização específica para instituir o referido plano, a omissão é suprida por autorização anterior em planos individuais, haja vista a informalidade do setor privado.
  • E é permitido, na hipótese de portabilidade em planos coletivos, a transferência de recursos entre participantes, desde que precedidos da anuência de ambos os interessados e sem prejuízos ao equilíbrio atuarial do plano.
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No bojo da previdência complementar brasileira, é correto afirmar que

  • A a adesão a regime de previdência complementar é, em regra, facultativo, salvo para empregados vinculados a entidades fechadas de previdência complementar.
  • B tanto o segmento aberto como o segmento fechado de previdência complementar submetem-se às mesmas regras e regulamentações do mesmo órgão regulador.
  • C as entidades previdenciárias, tanto no segmento aberto como fechado, são proibidas de estabelecer aplicações compulsórias ou limites mínimos de aplicação dos recursos garantidores.
  • D o patrocínio estatal a planos de previdência complementar é proibido, sendo o aporte autorizado somente ao financiamento dos regimes públicos de previdência, para fins de aposentadorias e pensões.
  • E a ação estatal, no âmbito da previdência complementar, é limitada a formulação de políticas no setor, haja vista a autonomia da vontade das partes envolvidas e a natureza contratual da previdência complementar.
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Determinada sociedade deseja ingressar no segmento aberto de previdência complementar e, para tanto, busca ajuda profissional de forma a compreender como será a constituição e funcionamento de uma Entidade Aberta de Previdência Complementar.

Diante do referido cenário hipotético, é correto afirmar que

  • A as entidades abertas são constituídas unicamente sob a forma de sociedades anônimas, sendo a finalidade lucrativa expressamente determinada pela legislação específica.
  • B os índices de solvência e liquidez, bem como as relações patrimoniais a serem atendidas pelas Entidades Abertas são dimensionadas pelas respectivas entidades, sem interferência estatal.
  • C a fiscalização de uma Entidade Aberta de Previdência Complementar é de competência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, em conjunto com o Ministério da Economia.
  • D caso a referida sociedade já seja seguradora do ramo vida, poderá requerer autorização adicional para atuação no segmento aberto de previdência complementar.
  • E todos os membros da diretoria-executiva são os responsáveis legais pela aplicação dos recursos das reservas técnicas, provisões e fundos.
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Sobre o Instituto de Resseguros do Brasil – IRB Brasil RE, atualmente conhecido como IRB(Re), é correto afirmar que

  • A trata-se de sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério da Economia.
  • B o IRB(Re) pode desempenhar atividades de resseguro, vedada a retrocessão.
  • C o IRB(Re) é a entidade governamental responsável regulação do resseguro no Brasil.
  • D a atividade do IRB(Re) no Brasil se qualifica como ressegurador eventual.
  • E o IRB(Re) fornecerá ao órgão fiscalizador da atividade de seguros informações técnicas, sempre que demandado.
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A Lei Complementar nº 126, de 15 de janeiro de 2007, passou a dispor sobre a política de resseguro no Brasil, além de operações assemelhadas.

Diante do referido marco normativo, assinale a afirmativa correta.

  • A As operações de co-seguro presumem, necessariamente, a solidariedade entre as sociedades seguradas engajadas na relação jurídica.
  • B As operações de resseguro e retrocessão somente poderão ser realizadas por meio de resseguradores locais ou resseguradores eventuais.
  • C Tendo em vista a normativa apontada no enunciado da questão, resseguradores locais não mais se submetem às previsões do Decreto-Lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
  • D A contratação de resseguro poderá ser feita mediante negociação direta entre a cedente e o ressegurador, independente de intermediários.
  • E Desde a adoção do referido marco normativo, as operações de resseguro no Brasil são privativas do Banco do Brasil, mediante contratação direta.
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A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) possui, no bojo de suas competências regulatórias, diversas funções. Em relação a essas competências, é correto afirmar que

  • A entre elas, há a atribuição de supervisão e coordenação do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, mediante fixação de diretrizes e normas da política de seguros privados.
  • B entre as competências da SUSEP, há a prerrogativa de fixar condições de apólices, planos de operações e tarifas a serem utilizadas no mercado segurador nacional.
  • C no bojo de suas competências, a SUSEP também é encarregada de avaliar o funcionamento de entidades fechadas de previdência complementar.
  • D compete à SUSEP, entre outras atribuições, a fiscalização da constituição, organização, funcionamento e operações das sociedades anônimas no Brasil.
  • E entre as competências da SUSEP, há a possibilidade de seleção de pessoal para as atividades internas, em quaisquer funções, independente de concurso público.
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O seguro de pessoas, na atual quadra normativa, possui diversas particularidades e preceitos de grande relevância, com o objetivo de assegurar cobertura adequada aos contratantes.

Quanto às características na referida modalidade de seguro, assinale a afirmativa correta.

  • A No plano vida gerador de benefício livre (VGBL), os aportes ao plano, após desconto da taxa de carregamento e outros encargos legais, serão apropriados à provisão matemática de benefícios a conceder.
  • B Tanto o plano vida gerador de benefício livre (VGBL) como o plano vida gerador de benefício livre programado (VGBL Programado) contam com possibilidade de pagamentos financeiros programados e diferidos.
  • C O plano Vida com Remuneração Garantida e Performance (VRGP) garante remuneração dos recursos da provisão matemática de benefícios a conceder por taxa de juros necessariamente igual à SELIC.
  • D O plano Vida com Remuneração Garantida e Performance (VRGP) que preveja cobertura com pagamento único representará montante proporcional a última remuneração do segurado.
  • E O seguro funeral, com o objetivo de garantir uma indenização relativa à realização de funeral do segurado, não admite reembolso, conforme disciplina da SUSEP.
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No âmbito da regulação estatal dos seguros privados, é natural que haja desafios variados relacionados à inovação tecnológica e que surjam novas demandas derivadas das relações sociais contemporâneas.

Nesse sentido, pode-se afirmar que o sandbox regulatório, entre outras finalidades, permite

  • A a atuação de seguradoras em projetos inovadores por tempo indeterminado, no interesse da Administração Pública e independente de capital-base.
  • B estimular projetos inovadores na área de seguros privados, os quais são regulamentados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
  • C o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e processos, incluindo a adoção de inteligência artificial.
  • D medidas inovadoras no segmento de segurados privados, com exceção de coberturas do grupo patrimonial.
  • E cooperação entre Banco Central e outras entidades financeiras, com exceção da Comissão de Valores Imobiliários, haja vista o caráter experimental da medida.
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As moedas virtuais já são realidade. Como exemplo, o governo brasileiro planeja lançar o DREX, que é o real, a moeda oficial brasileira, em formato digital.

Assinale a opção que indica a característica fundamental das moedas virtuais.

  • A São emitidas e regulamentadas por governos.
  • B Existem apenas se houver lastro no formato físico (notas e moedas).
  • C Dependem de uma autoridade monetária (normalmente os bancos centrais) para existir.
  • D Operam em uma rede descentralizada e utilizam criptografia para segurança.
  • E Podem ser rastreadas por terceiros sem qualquer nível de privacidade.
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A securitização de recebíveis é um processo financeiro comum que desempenha um importante papel nos mercados financeiros.
Assinale a opção relacionada à definição de securitização de recebíveis.

  • A A securitização de recebíveis é o processo de contabilização dos ativos (recebíveis) de uma empresa.
  • B A securitização de recebíveis é o processo de obtenção de empréstimos para aquisição de ativos (recebíveis).
  • C A securitização de recebíveis se refere à venda de estoques de uma empresa por meio de ETFs (Exchange Traded Funds) na bolsa de valores.
  • D A securitização de recebíveis é a prática de emprestar dinheiro a empresas para que elas possam financiar suas operações.
  • E A securitização de recebíveis se refere à conversão de ativos ilíquidos em títulos negociáveis.
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Os mercados a termo e futuro têm bastante negócios no Brasil e no mundo. Assinale a opção que apresenta as diferenças entre o mercado a termo e o mercado futuro.

  • A O mercado futuro é negociado em balcão, o termo em bolsa. O futuro tem ajustes diários, o termo não. O futuro é padronizado, o termo não.
  • B O mercado futuro é negociado em bolsa, o termo em balcão. O futuro tem ajustes diários, o termo não. O futuro é padronizado, o termo não.
  • C O mercado futuro é negociado em balcão, o termo em bolsa. O termo tem ajustes diários, o futuro não. O futuro é padronizado, o termo não.
  • D O mercado futuro é negociado em bolsa, o termo em balcão. O futuro tem ajustes diários, o termo não. O futuro não é padronizado, o termo é.
  • E O mercado futuro é negociado em balcão, o termo em bolsa. O futuro tem ajustes diários, o termo não. O futuro não é padronizado, o termo é.
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As opções de venda são bastante utilizadas para proteção de ativos. Assinale a opção que indica o risco para o investidor que vende uma opção de venda e não possui o ativo-objeto.

  • A O preço do ativo-objeto da opção cair.
  • B O preço da opção de compra do mesmo ativo subir.
  • C Não há risco, pois a opção de venda protege o investidor.
  • D A volatilidade implícita extraída da opção aumentar.
  • E A taxa de juros básica da economia subir.
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A supervisão é fundamental para garantir a estabilidade, a integridade e a confiança no sistema financeiro nacional. Assinale a afirmativa correta sobre os supervisores do sistema financeiro nacional brasileiro.

  • A A CVM supervisiona intermediários, como corretoras e distribuidoras de valores mobiliários.
  • B A SUSEP supervisiona as entidades fechadas de previdência complementar, como fundos de pensão, garantindo que elas cumpram com as regras de investimento e garantam os benefícios aos participantes.
  • C O CMN atua na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, coletando informações sobre transações financeiras suspeitas.
  • D O CMN é o principal órgão regulador e supervisor das instituições financeiras no Brasil.
  • E A PREVIC supervisiona produtos de previdência complementar, como PGBLs e VGBLs, oferecidos por seguradoras e instituições financeiras.
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Sobre LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e CDB (Certificado de Depósito Bancário), analise os itens a seguir:

I. LCA e LCI são títulos de renda fixa emitidos pelo governo para financiar projetos no agronegócio e no setor imobiliário.
II. LCA, LCI e CDB têm isenção de imposto de renda para pessoas físicas.
III. CDI serve de referência para o mercado financeiro, e CDB é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras.

Está correto o que se afirma em

  • A I apenas.
  • B I e II apenas.
  • C II apenas.
  • D I e III apenas.
  • E III apenas.
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Em 2023, foi anunciado que o Drex está previsto para ser lançado no final de 2024 (sem data definida). Sobre o Drex, analise os itens a seguir:

I. O Drex poderá ser emitido pelas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, para transações de varejo com seus clientes.
II. O Drex, por ser uma moeda virtual, terá mais valor do que o real.
III. Para ter acesso à Plataforma Drex, qualquer pessoa precisará de um intermediário financeiro autorizado.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II apenas.
  • C I e III apenas.
  • D II e III apenas.
  • E III apenas.

Noções de Informática

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Um usuário salvou seu arquivo PowerPoint como modelo habilitado para macro. Assim, esse arquivo ficou com a seguinte extensão:

  • A .potx
  • B .ppsx
  • C .pptx
  • D .pptm
  • E .potm
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As opções a seguir apresentam extensões de arquivos compactados, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A .cab
  • B .rar
  • C .tar
  • D .csv
  • E .zip
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Assinale a opção que indica a extensão de arquivo comumente associada a arquivos de backup criados pelo Windows.

  • A .tmp
  • B .res
  • C .old
  • D .bat
  • E .bak
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Assinale a opção que indica a extensão de arquivo padrão dos documentos de texto criados no LibreOffice Writer.

  • A .odp
  • B .ods
  • C .odt
  • D .odb
  • E .odg
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Assinale a opção que indica o atalho de teclado usado para abrir a janela de propriedades de um arquivo ou pasta no Windows Explorer.

  • A Alt + Enter
  • B Ctrl + P
  • C Shift + Enter
  • D Alt + P
  • E Ctrl + Enter

Atendimento ao Público

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Consideram-se ações com vistas a melhoras o atendimento a clientes, EXCETO:

  • A Utilize tecnologias que façam sentido para sua empresa.
  • B Faça atendimento pós-venda.
  • C Valorize cada cliente.
  • D Desenvolva um clima hostil e inflexível durante o atendimento.
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Durante um atendimento a clientes, é necessário sinalizar à pessoa que se está prestando atenção à demanda e demonstrar disponibilidade.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a noções de atendimento a clientes, presencialmente ou por telefone.

( ) Atenda ligações informando seu setor, saudando o interlocutor e informando seu nome.
( ) Depreender e concluir o que o cliente quer dizer pode ajudar a reduzir o tempo de atendimento. Complete suas frases direcionando a conversa conforme seu conhecimento.
( ) Seja eficiente. Preste atenção e não tome notas ao atender ligações, de modo a encaminhar a demanda correta e rapidamente.
( ) Priorize o atendimento pessoal, mas se o telefone tocar, solicite à pessoa que está sendo atendida para aguardar um instante para que possa atender ao telefone; se for breve, resolver a demanda da ligação na hora ou informar que retornará após concluir o atendimento presencial.
( ) Algumas das competências fundamentais a um bom atendimento são: empatia, boa comunicação, atenção, estado de alerta, aplicação de conhecimentos e habilidades técnicas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F • F
  • B V • F • F • V • V
  • C V • F • F • V • F
  • D F • F • V • V • V
  • E F • F • F • V • V
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Um bom atendimento requer utilizar frases como “bom dia”, “boa tarde”, “sente-se, por favor”, “aguarde um instante, por favor” que, ditas com cordialidade, promovem a empatia. Além disso, um bom atendimento requer:

I. Evitar distrações ou realização de atividades pessoais durante o atendimento.
II. Comunicar-se sempre formal e claramente, evitando gírias.
III. Demonstrar empatia com as solicitações dos cidadãos.
IV. Demonstrar concordância com as críticas dos cidadãos, quando se mostrarem pertinentes.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C I, II e III.
  • D II, III e IV.
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A postura do servidor público durante o atendimento é fundamental. Um bom atendimento não é verificado somente pelo que o servidor fala, mas também pelo profissionalismo de sua postura, seu comportamento, seu tom de voz e atitude. É de extrema importância observar alguns cuidados; analise-os.

I. Ter a fisionomia serena.
II. Utilizar trajes formais no ambiente profissional.
III. Dirigir o seu olhar para os olhos do usuário.
IV. Estabelecer o diálogo afetivo durante o atendimento, mantendo a atenção integral ao usuário.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I, II e III.
  • D II, III e IV.
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A qualidade do atendimento está diretamente relacionada com a resposta que será dada ao cliente, público ou consumidor. Considerando que é importante resolver o problema do cliente, bem como é imprescindível ouvi-lo e lhe passar a segurança de que ele terá uma solução, analise as afirmativas a seguir.

I. A tradicional frase “o cliente tem sempre razão” só é válida no momento em que o cliente está falando, explicando, reclamando, ou expondo a sua necessidade de solução.

II. Atendimento ao público se refere a ouvir, observar, entender e dar solução para qualquer pessoa que venha buscar determinado produto ou serviço.

III. Para alcançar a qualidade do atendimento do cliente, público de consumidor, é preciso pensar, entre outros aspectos, na remuneração vinculada ao desempenho de todos os funcionários.

IV. A boa comunicação no atendimento requer entender aquilo que o cliente está desejando e ouvi-lo com educação.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.
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No contexto do CREFITO, é essencial que os servidores desenvolvam habilidades interpessoais sólidas para lidar eficazmente com colegas de trabalho e com uma opinião pública. O comportamento que é mais representativo de uma atitude receptiva e empática no atendimento ao público é: 
  • A Evitar interações com o público para evitar conflitos e críticas.
  • B Ignorar as perguntas e preocupações dos cidadãos, focando apenas nas tarefas atribuídas.
  • C Responder de maneira defensiva e argumentativa sempre que surjam críticas ou questionamentos públicos.
  • D Ouvir atentamente as preocupações dos cidadãos, demonstrar empatia e buscar soluções para suas necessidades.
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Aplicar estratégias de excelência no atendimento ao cliente proporciona uma série de vantagens para as empresas, todas as opções a seguir descrevem as vantagens que podem ser alcançadas, por priorizar a qualidade no atendimento ao público. Assinale a opção que descreve, o que acontece quando a qualidade no atendimento, é insuficiente:

  • A Fidelização e retenção de clientes.
  • B Redução do Custo de Aquisição do Cliente.
  • C Reputação Danificada.
  • D Aumento da confiança e credibilidade.
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Assinale a alternativa que aponta qualidade valorizada no atendimento ao público.

  • A Pressa
  • B Desídia
  • C Cortesia
  • D Rispidez
  • E Displicência
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Sobre a comunicação no atendimento ao telefone na administração pública, é correto afirmar.

1. O uso de linguagem rebuscada é essencial.
2. O uso correto da língua portuguesa é premissa básica.
3. O uso de linguagem tecnicista é fortemente recomendado.
4. A menção excessiva a siglas específicas do setor público dificulta o entendimento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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As empresas são geridas por pessoas. O público interno refere-se a todas as pessoas que trabalham na mesma empresa ou que prestam serviços a ela. O público externo são as pessoas que estão fora da empresa, que consomem os produtos e serviços e que são a razão da existência da empresa. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
  • A É plenamente possível ter um atendimento ao cliente externo eficaz sem que o cliente interno seja satisfeito com as ações que são estabelecidas
  • B Com relação ao cliente externo, é difícil reconhecê-lo, porém, é muito fácil identificá-lo dentro da própria organização
  • C Tanto clientes internos quanto externos devem ter um atendimento de qualidade
  • D A comunicação externa é a imagem que a empresa ou propriedade projeta para o público externo. Uma boa comunicação externa não impacta diretamente na imagem do produto ou serviço

Ética na Administração Pública

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Considerando o disposto no Decreto nº 1.171/94, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e na Lei nº 2.848/40, que institui o Código Penal, analise o caso a seguir. 

Bento, servidor público federal, ao consultar seu extrato bancário, identificou um depósito equivocado no valor de R$5.000,00. Ao comparecer à sua Instituição financeira para comunicar sobre o engano, um funcionário do banco lhe disse, com base nas normas acima e acertadamente, que se caso não devolvesse o dinheiro, Bento estaria infringindo o Código de Ética uma vez que, como servidor público: 

  • A Tem o dever fundamental de ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. Além disso, Bento poderia incorrer no crime de condescendência criminosa.
  • B Não pode jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não tendo que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. Além disso, Bento poderia incorrer no crime de peculato mediante erro de outrem.
  • C A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Além disso, Bento poderia incorrer no crime de peculato culposo.
  • D A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia, em sua vida privada, poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Além disso, Bento poderia incorrer no crime de corrupção passiva.
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Os códigos de conduta, bem como, a missão e os valores de determinada organização, esboçam o que é importante na prestação de serviço, na produção e nas relações entre as pessoas no ambiente de trabalho. Tais questões se relacionam com a ética profissional, já que irão exigir determinada postura e atuação profissional dos contratados. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

  • A Se não concordarmos com a missão da organização devemos atuar de maneira divergente pois cada um tem sua ética e forma de atuar.
  • B Devemos agir no ambiente de trabalho de acordo com a nossa cultura particular pois a autenticidade é elemento importante na prestação de serviço.
  • C O profissional contratado possui sua moral e seu sistema de crenças e deve, ele próprio, adaptar e flexibilizar as regras e normas de conduta estipuladas pela organização com relação ao trabalho e às relações interpessoais.
  • D Uma das formas de ser ético profissionalmente é contribuir com a construção e consolidação da missão e dos valores da organização.
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De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/1992), constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública:

  • A Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.
  • B Descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas
  • C Agir ilicitamente na arrecadação de tributo ou de renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público 
  • D Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente
  • E Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado
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Embora constantemente sejam utilizados como sinônimos, ética e moral não se confundem. Nesse sentido, em relação à ética é correto dizer que:

  • A A palavra ética deriva do grego ethos, possuindo relação com a filosofia e estuda o comportamento dos homens em sociedade.
  • B A palavra ética deriva do latim mores que significa “comportamento”.
  • C A ética é cultural, desse modo depende dos costumes e juízo moral de um indivíduo ou sociedade.
  • D A ética expressa um conjunto de normas que regulam o comportamento individual dos homens.
  • E A ética consiste em uma base que fundamenta a criação de regras que regem a vida em sociedade.
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Os servidores públicos devem obedecer às leis e aos regulamentos que regem suas atividades. Nesse sentido, considere a situação a seguir:
Um funcionário público de um departamento de licenciamento de construção tem o poder de aprovar ou negar licenças para construir edifícios em uma cidade. Ele é responsável por garantir que os projetos de construção estejam em conformidade com as regulamentações locais de zoneamento e segurança. No entanto, esse funcionário, motivado por interesses pessoais, decide favorecer um empresário específico em troca de suborno. Ele aprova projetos de construção que violam claramente as regulamentações, ignorando questões legítimas de segurança e meio ambiente. Além disso, ele nega licenças para concorrentes desonestamente, prejudicando seus negócios.
Com base na situação, é correto afirmar que:

  • A O funcionário público está abusando de seu poder para beneficiar apenas a si mesmo, logo não merece ser punido por tal conduta.
  • B O funcionário público está agindo corretamente de acordo com seus interesses pessoais, que também beneficiam os interesses coletivos.
  • C O funcionário público não está abusando totalmente de seu poder e de sua autoridade, mas apenas de seu poder dentro do departamento.
  • D O funcionário público está abusando de seu poder e autoridade para beneficiar a si mesmo e a terceiros, em vez de cumprir suas obrigações de forma justa e imparcial.
  • E O funcionário público, embora esteja abusando de seu poder, está agindo dentro da legalidade, pois está cumprindo com o seu trabalho.