Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Nilópolis - Instituto Consulplan

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Raciocínio Lógico

1
Dados os conjuntos A = {1, 3, 4, 6, 7, 9, 11, 12, 14}, B = {0, 3, 5, 7, 9, 11, 15} e C = {2, 4, 6, 8, 10,12}. Assinale, a seguir, a operação correta.
  • A C – A = {2, 8, 10, 12}
  • B A – B = {0, 1, 4, 6, 12, 14}
  • C A – C = {1, 3, 7, 9, 11, 12, 14}
  • D B – C = {0, 3, 5, 7, 9, 11, 15}
2
Uma equipe de jornalismo de esportes a motor buscou saber da preferência de sua audiência, dos campeonatos de Fórmula 1 que cobriam. Fizeram uma pesquisa com um 1.000 pessoas e obtiveram os seguintes dados: 
• 35 não acompanham nenhum tipo; • 740 acompanham as corridas de Fórmula 1; • 250 acompanham as corridas de Fórmula 1 e Fórmula E.
Quantas pessoas da pesquisa assistem, exclusivamente, as corridas de Fórmula E?
  • A 200.
  • B 225.
  • C 250.
  • D 275.
3
Para averiguar como está o seu processo de aposentadoria, Roberto foi até uma repartição pública em um determinado dia. Ao chegar no local, os atendimentos ainda não haviam começado e ele está na 9ª posição da fila. Sabe-se que dois profissionais (A e B) atendem os clientes nessa repartição e os tempos de atendimento de cada cliente pelos profissionais A e B são, respectivamente, 2min15s e 4min10s. Se os atendimentos dos profissionais A e B começaram exatamente às 9 horas da manhã nesse dia, em quanto tempo depois Roberto será atendido e por qual profissional?
  • A 11min15s e profissional A.
  • B 11min15s e profissional B.
  • C 13min30s e profissional A.
  • D 13min30s e profissional B.
4
Reinaldo, Sandro e Túlio são primos e trabalham nas profissões de advogado, enfermeiro e radialista, mas não necessariamente nessa ordem. Sabe-se que os três primos possuem quantidades de filhos distintas. Considere que as seguintes informações são verdadeiras:

• Reinaldo possui mais filhos que o enfermeiro; • Sandro é advogado; e, • Túlio não possui a menor quantidade de filhos.
Se cada primo trabalha em uma única profissão, é correto afirmar que:
  • A Reinaldo é radialista.
  • B Sandro possui mais filhos que Túlio.
  • C Reinaldo possui menos filhos que Sandro.
  • D O enfermeiro possui mais filhos que o radialista.
5
No setor de processos de uma instituição, as audiências públicas ocorrem uma única vez por semana (entre segunda e sexta-feira). O número mínimo de audiências públicas que devem ocorrer, para que seja possível garantir que pelo menos 8 audiências públicas ocorreram em um mesmo dia da semana é: 
  • A 35.
  • B 36.
  • C 40.
  • D 41.
6
No último congresso realizado em uma universidade, participaram 180 estudantes. De acordo com a programação foram ofertados três minicursos (I, II e III) em dias diferentes e cada minicurso contou com a mesma quantidade de estudantes. Sabe-se que nenhum estudante fez simultaneamente os minicursos I e III. O número de estudantes que fizeram simultaneamente os minicursos II e III é 20 e o número de estudantes que fizeram simultaneamente os minicursos I e II é 10. Se todos os estudantes participaram de pelo menos um minicurso, qual a quantidade de estudantes em cada minicurso? 
  • A 60.
  • B 70.
  • C 80.
  • D 90.
7
Ricardo fez um orçamento com dois pintores para pintar sua residência. O primeiro pintor promete finalizar o serviço em 10 dias e o segundo pintor, em 6 dias. Como Ricardo necessita da prestação desse serviço o mais rápido possível, decidiu contratar os dois pintores para que trabalhem juntos. Considere que ambos os pintores trabalham sempre em mesmo ritmo de produção. Assim, em quanto dias os pintores finalizarão o serviço?
  • A 2,25.
  • B 2,75.
  • C 3,50.
  • D 3,75.
8
Para realizar uma limpeza pesada em sua residência, Marcela colocou em um balde vazio a mistura de 30 litros contendo somente água e um solvente, de forma que 60% de qualquer volume desse líquido é composto por água. Ela retirou 10 litros da quantidade presente no balde e substituiu por 3 litros de álcool e 7 litros de solvente. Considerando a nova mistura, a quantidade de solvente representa:
  • A 40%.
  • B 45%.
  • C 50%.
  • D 55%.
9
A síndica de certo condomínio na última reunião com os condôminos propôs duas novas medidas (A e B), que podem ser implantadas nos próximos dias no local. Após as considerações da síndica, os condôminos votaram e 88 deles foram favoráveis a, pelo menos, uma das medidas. Além disso, 25% dos condôminos que são favoráveis à medida A também são favoráveis à medida B e 20% dos condôminos, que são favoráveis à medida B também são favoráveis à medida A. Considerando a situação hipotética, quantos condôminos foram favoráveis às duas medidas?
  • A 11.
  • B 15.
  • C 19.
  • D 24.
10
Sobre as alturas distintas dos irmãos Josemar, Frederico e Leandro são feitas as seguintes afirmações:

• Josemar é o mais alto ou Frederico é o mais baixo.

• Ou Frederico é o mais alto ou Leandro é o mais alto.

Tendo em vista que essas duas afirmações são verdadeiras, o mais alto e mais baixo dos irmãos são, respectivamente:
  • A Leandro e Josemar.
  • B Josemar e Leandro.
  • C Leandro e Frederico.
  • D Frederico e Josemar.

Legislação Municipal

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Joca, servidor municipal, praticou crime contra a Administração Pública. Quanto ao regime disciplinar, nos termos do Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, considerando a situação hipotética, é correto afirmar que:
  • A Se causar prejuízo a terceiros, após ação de regresso, responderá objetivamente pelos danos causados.
  • B Se absolvido no processo penal por falta de provas, não restará afastada a responsabilidade administrativa.
  • C Se causar prejuízo ao erário, na hipótese de falecimento, o dever de ressarcimento não alcança os herdeiros.
  • D Se o crime contra a Administração for praticado por conduta omissiva, não haverá responsabilidade administrativa.
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Sobre o Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, assinale a afirmativa correta.
  • A Não haverá posse no caso de provimento de cargo público pelo critério de promoção.
  • B Um servidor em férias, convocado para investidura em outro cargo, deve tomar posse em 20 (vinte) dias.
  • C O prazo para entrar em efetivo exercício do cargo público é de 15 (quinze) dias, contados da posse.
  • D A cada 10 (dez) cargos comissionados municipais, 3 (três) devem ser ocupados por servidores efetivos.
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Sobre o Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, assinale a afirmativa correta
  • A O período em que o servidor participou, devidamente autorizado, de programa de treinamento ,será contado como tempo de serviço.
  • B Os dias de repouso do servidor municipal deverão recair, facultativamente, em feriados civis e religiosos e, necessariamente, nos domingos
  • C Considerando que determinado servidor tenha sido exonerado a pedido, a vacância do cargo ocorrerá após o período de desistência, que é de 10 (dez) dias.
  • D No aproveitamento de servidores municipais colocados em disponibilidade, a preferência para o provimento da vaga será do servidor de maior idade.
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Juca, servidor municipal, tem contra si um processo administrativo disciplinar. Nos termos do Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, considerando a situação hipotética, é correto afirmar que: 
  • A Mesmo antes da condenação final, poderá ser afastado do exercício do cargo.
  • B A comissão processante será composta por servidores de nível superior de formação.
  • C Havendo mais de uma infração, a aplicação da penalidade caberá ao prefeito municipal.
  • D O advogado de Juca poderá assistir aos interrogatórios, vedado inquirir as testemunhas.
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Jonas, servidor efetivo municipal, encontra-se em estágio probatório. Nos termos do Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, considerando a situação hipotética, é correto afirmar que o servidor:
  • A Não poderá se afastar para exercer cargo em comissão, salvo de no âmbito estadual.
  • B Pode gozar de licença para o serviço militar, ficando com o estágio probatório suspenso.
  • C Após gozo de licença, deverá retornar ao exercício do cargo na primeira segunda-feira seguinte.
  • D Afastado para exercício de mandato eletivo federal, contará o período como estágio probatório.
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Conforme disposições da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e o estabelecimento na Resolução nº 002/2015 e Resolução nº 005/2016 da Câmara Municipal de Parauapebas (PA), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O Analista de Controle Interno, em viagem com o presidente da Câmara Municipal e demais Vereadores, no intuito de auxiliá-los, tecnicamente, em reunião com o Governador do Estado, a ser realizada na Capital, terá direito a 60% do valor da diária devida ao presidente da casa legislativa, apesar de estar definido que o mesmo irá pernoitar todos os dias na casa de sua mãe, residente próximo ao Palácio do Governador, local da reunião.

( ) A gestão de suprimento de fundos, atribuição não passível de delegação, é de competência, única e exclusiva, da Presidência da Câmara Municipal do município.

( ) Compete privativamente aos municípios instituir contribuições sociais de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias de profissionais atuantes nos limites de sua circunscrição.

( ) Os municípios instituirão, por meio de lei, contribuições para custeio de regime próprio de previdência social, cobradas dos servidores ativos, dos aposentados e dos pensionistas, que poderão ter alíquotas progressivas de acordo com o valor da base de contribuição ou dos proventos de aposentadoria e de pensões.


A sequência está correta em

  • A F, F, F, V.
  • B F, V, F, V.
  • C V, F, V, F.
  • D V, V, F, F.
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Em determinado município o Prefeito fez afixar, por todo o centro administrativo, outdoors nos quais aparece sua imagem, com o símbolo de seu partido, a foto da praça recém-inaugurada e os seguintes dizeres: “Um Prefeito que faz o que prometeu: Praça das Flores, obrigado Sr. Prefeito!” Observando a situação hipotética, bem como o enunciado, é possível entender que: 
  • A Pelo princípio da publicidade, o Prefeito é obrigado a divulgar de que forma gasta o dinheiro público.
  • B O Prefeito descumpriu a norma que veda a realização de promoção pessoal em publicidade institucional.
  • C O Prefeito nada mais fez que dar publicidade de uma realização de sua Administração, obedecendo ao princípio da transparência.
  • D A divulgação da realização da obra pública obedece ao disposto na Lei Orgânica Municipal, ante o caráter informativo da divulgação.
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Lei, de iniciativa do Legislativo Municipal, determina o uso de “torneiras econômicas nas escolas municipais”. O Prefeito ingressa com ação de inconstitucionalidade em face da lei, uma vez que afirma ser privativa do Chefe do Executivo a administração dos bens municipais, incluindo-se nestes as escolas municipais. Analisando a situação hipotética descrita, é possível considerar que:
  • A Inexiste inconstitucionalidade, pois a norma não trata da organização e funcionamento da Administração.
  • B Há inconstitucionalidade por estar o Poder Legislativo usurpando o poder regulamentar do Chefe do Executivo.
  • C Há inconstitucionalidade por estar o Poder Legislativo criando despesa pública, o que só pode ser feito pelo Executivo.
  • D Inexiste o vício apontado, uma vez que a Constituição Federal estabelece ser concorrente a competência vinculada à educação.
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Em determinado final de semana, o Prefeito de um pequeno município do interior do país emprestou um ônibus escolar da municipalidade, dirigido por servidor público, também ele fiel da Igreja, para transporte dos religiosos da coletividade ao local do culto. Neste caso, considerando a situação hipotética, o Prefeito: 
  • A Agiu de acordo com o seu poder discricionário, já que o ônibus não seria usado em final de semana.
  • B Agiu de forma ilícita, eis que não há interesse público na disponibilização dos ônibus para transporte de fiéis a determinado culto.
  • C Agiu de forma lícita, uma vez que existe interesse público no incentivo à prática de cultos religiosos por parte dos munícipes.
  • D Por se tratar de pequeno município, sendo grande parte dos habitantes frequentadoras do culto, agiu conforme o interesse público, da maioria da população.
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As ações de treinamento são aquelas que promovem, de forma sistemática, por metodologia presencial ou a distância, o desenvolvimento de competências para o cumprimento da missão institucional, promovidas ou não pela Administração. Estas ações geram o pagamento de adicional de qualificação. Dessa forma, enquadra-se como ação de tal natureza:
  • A Conclusão de curso de MBA.
  • B Curso preparatório para concursos.
  • C Nomeação para participar de comissão.
  • D Participação do servidor como mesário.

Pedagogia

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Dificuldades de aprendizagem são comumente expostas no ambiente escolar, o que vem preocupando pesquisadores como e de que forma são feitos os diagnósticos nas crianças. Os professores, ao depararem com crianças que não satisfazem os planejamentos e seus instrumentos de controle, acabam rotulando e, até às vezes, menosprezando essa criança sob o argumento de ser uma criança problemática ou hiperativa. Ao passar os seus conflitos para os gestores acabam recebendo orientações divergentes com a situação. Esse jogo de falta de conhecimento provoca nos professores e gestores um ambiente de incompetência e alienação. Ficando a cargo de psicólogos e psicopedagogos tomar devidas incumbências de solucionar as dificuldades de aprendizagem.

(Disponível em https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10170/17/16.pdf.)


Sobre as dificuldades de aprendizagens comuns apresentadas nas escolas, analise as afirmativas a seguir.

I. “A _______________ é um termo que se refere às crianças que apresentam sérias dificuldades de leitura e, consequentemente, de escrita, apesar de seu nível de inteligência ser normal ou estar acima da média.”
II. “A ______________ é uma alteração na capacidade para realização de operações matemáticas. A dificuldade da criança se encontra nos processos de cálculos iniciais envolvendo estratégias de contagem para resolução de problemas aritméticos de adição e subtração.”
III. “A ______________ é uma deficiência na qualidade do traçado gráfico, sendo que essa deficiência não deve ter como causa um deficit intelectual e/ou neurológico. A criança tem dificuldades para escrever a linguagem falada; tem a chamada “letra feia”; no entanto, seu nível de inteligência está na média ou acima da média e, por vários motivos, apresenta uma escrita ilegível ou muito lenta.”

Assinale a sequência que completa correta e respectivamente as afirmativas anteriores. 

  • A I. discalculia II. dislalia III. dislexia
  • B I. dislalia II. discalculia III. disgrafia
  • C I. discalculia II. dislexia III. disgrafia
  • D I. dislexia II. discalculia III. disgrafia
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A ética possui várias concepções, dependendo da abordagem pela qual é apresentada. Tradicionalmente, é compreendida como um estudo ou reflexão, científica ou filosófica, podendo ser até mesmo teológica, sobre as ações e costumes do ser humano. A própria vida de acordo com os costumes e ações que consideramos corretos. É, então, o estudo das ações e dos costumes, podendo ser a realização de um tipo de comportamento. Ainda,segundo Valls, através de uma reflexão teórico-científica, tratando-se de normas de comportamento, é uma ciência normativa; tratando-se de costumes seria uma ciência descritiva, ou uma ciência mais especulativa que tratasse de questões como a liberdade.

(Valls, 2008.)


O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia tem por finalidade orientar condutas esperadas dos profissionais da psicopedagogia; serve como base à prática profissional, institui e regulamenta normas às quais se devem ajustar as relações entre os membros envolvidos nas ações psicopedagógicas, possibilitando o exercício do livre arbítrio. Sobre o sigilo profissional do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O psicopedagogo não revelará como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exercício de seu trabalho, a menos que seja intimado a depor perante autoridade judicial.
( ) Os resultados de avaliações psicopedagógicas somente serão fornecidos a terceiros interessados, mediante concordância do próprio avaliado ou de seu representante legal.
( ) O psicopedagogo deve preservar a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade não podendo informar sobre o cliente nem mesmo a especialistas e/ou instituições de onde está matriculado o aluno atendido.
( ) Os registros psicopedagógicos, em suporte de papel ou eletrônico, deverão permanecer arquivados por um período de cinco anos após o encerramento do atendimento. Após esse período, a divulgação púbica dos registros, imagens ou áudios dos atendimentos é permitida independente da autorização do cliente/aluno ou representante legal.

A sequência está correta em

  • A V, V, F, F.
  • B V, F, F, F.
  • C F, F, V, V.
  • D V, V, F, V.
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Jean Piaget (1896-1990), epistemólogo suíço, dedicou boa parte de sua vasta produção científica ao estudo dos processos inerentes à construção do conhecimento. Dessa maneira, buscou explicar como a inteligência evoluía na criança, passando dos processos simples de pensamento até os raciocínios complexos de jovens e adultos. Para o estudo da construção gradativa da inteligência na criança, o autor utilizou-se de um método por ele elaborado, denominado de método clínico.

(Volume 9. Número 2 – Ago-Dez/2017 39. Disponível em: www.marilia.unesp.br/scheme.)

“Para aplicar o método clínico, Piaget utilizou entrevistas puramente verbais e também apresentou situações-problema com materiais concretos, a fim de possibilitar ao sujeito a antecipação e a explicação, após determinada demonstração. A isso Piaget denominou provas ___________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 

  • A projetivas
  • B específicas
  • C operatórias
  • D psicométricas
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Na concepção sócio-histórica de educação, o brincar é contemplado como atividade fundamental, uma vez que representa um espaço privilegiado de interação infantil e de constituição do sujeito criança como sujeito humano, produto e produtor de história e de cultura. A brincadeira é tida como um dos meios de constituição da subjetividade, porque é através dela que as crianças se apropriam da realidade, bem como a assimilam e recriam. Vygotsky (1991), no seu livro “A formação social da mente”, faz uma análise da brincadeira como atividade não apenas social, mas também de natureza e origem específicas, enquanto elementos fundamentais para a construção da personalidade infantil.

(Wajskop, 1995.)

Tendo em vista o exposto, para que a escola forneça condições que garantam o aparecimento da brincadeira, é necessário que, EXCETO:

  • A O adulto seja sempre um elemento observador e organizador da brincadeira, e nunca um elemento integrante das brincadeiras nem mesmo um personagem que explicita, questiona e enriquece o desenrolar da trama.
  • B Haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram.
  • C Existam materiais variados, organizados de maneira clara e acessível de acordo com a idade das crianças, de tal forma que possam deflagrar e facilitar o aparecimento das brincadeiras entre as mesmas, tendo em vista o uso coordenado pelo adulto responsável pelo grupo.
  • D A brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura.
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De acordo com Piaget (2013), o aprendizado possui ligação entre adaptação, acomodação e assimilação, através de informações adquiridas no meio em que se está inserido. Esses são processos de internalização de conteúdos externos, passando por etapas para que seja possível ocorrer uma compreensão, ora assimilando assim os objetos; a ação e o pensamento são compelidos a se acomodarem a estes, isto é, a se reajustarem por ocasião de cada variação exterior. Pode-se chamar “adaptação” ao equilíbrio destas assimilações e acomodações (Piaget, 1999, p. 17). O equilíbrio entre assimilação e acomodação é o que rege a passagem de um estágio para o outro, pois ocorre uma progressão no conhecimento gerando adaptação de determinados conceitos (Piaget, 1964). Piaget elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório-motor (1º mês a 2 anos); pré- -operacional (2 a 7 anos); operatório concreto (7 a 12 anos); e, operações formais (após 12 anos).


(Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu. Adaptado.)


Considerando os estágios de desenvolvimento da teoria de piagetiana citados, analise as afirmativas a seguir.

I. “No estágio ________________ ocorre uma modificação nas capacidades cognitivas, no que se refere às estruturas e às operações lógicas, que passam a ser quantitativas e não mais qualitativas; o raciocínio se torna independente das experiências estritamente presentes. É nesse estágio, por sua vez, que se inicia a capacidade de empregar teorias e hipótese em soluções de problemas.”
II. “No estágio ______________ configura-se pelos aspectos psicomotores, evolução da percepção e da motricidade. É neste estágio que o conhecimento prático é desenvolvido, constituindo-se a subestrutura do conhecimento representativo ulterior. Será construída uma série de estruturas que serão indispensáveis para o pensamento representativo do próximo estágio.”
III. “No estágio ______________ ocorrem operações sobre os objetos concretos e não sobre hipóteses expressadas verbalmente. Por exemplo, há as operações de classificação, ordenamento, a construção da ideia de número, operações espaciais e temporais e todas as operações fundamentais da lógica elementar de classes e relações, da matemática elementar, da geometria elementar e até da física elementar. Do ponto de vista do ego, a criança já não é mais tão egocêntrica.”
IV. “No estágio ___________________ a criança entra em contato com o mundo simbólico, não passando a depender simplesmente de suas sensações. Ocorre um grande aumento nas habilidades sensórias motoras, adaptando o sujeito a melhor exploração do ambiente. O egocentrismo é primordial neste período, a criança não consegue colocar-se no lugar do outro, uns dos eventos muito decorrente nesta fase são os monólogos coletivos. Por conta desse aspecto egocêntrico gera-se uma forma de pensar o mundo: animalista, artificialista, finalista e mágico.”

Assinale a sequência que completa correta e respectivamente as afirmativas anteriores.

  • A I. pré-operacional II. operações formais III. operatório concreto IV. sensório-motor
  • B I. sensório-motor II. operatório concreto III. pré-operacional IV. operações formais
  • C I. operatório concreto II. sensório-motor III. pré-operacional IV. operações formais
  • D I. operações formais II. sensório-motor III. operatório concreto IV. pré-operacional
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A finalidade da Psicopedagogia contemporânea continua sendo a aprendizagem e a relação do sujeito com a aprendizagem. Isto não significa deixar de lado a compreensão do fenômeno dificuldade de aprendizagem. Para definir o que seja dificuldade de aprendizagem, é preciso considerar o contexto e o referencial teórico usado para fazer sua leitura. O que é considerado dificuldade em um contexto pode não ser considerado em outro, podendo ser entendido como pertinente ao processo de ensino-aprendizagem. Divergências teóricas, portanto, são dissonâncias pertinentes em nossa realidade e seria impossível pretender uniformizar a leitura do que seja uma dificuldade de aprendizagem. Provavelmente, uma visão que leve em consideração a complexidade enquanto paradigma poderá assimilar as contribuições das diferentes disciplinas de modo a compreender o sujeito da aprendizagem em suas múltiplas dimensões. Isto é, não apenas pelos aspectos relacionados com a subjetividade ou considerando apenas os aspectos orgânicos, ou somente o cenário sociocultural para explicar as dificuldades ou distúrbios como se queira nomear esse sofrimento humano. Os instrumentos utilizados no diagnóstico e na intervenção dependem dos conceitos de aprendizagem e de dificuldade de aprendizagem e, portanto, dos referenciais teóricos, e apesar dessas dissonâncias, é possível destacar alguns pontos comuns presentes no discurso psicopedagógico que expressam a práxis psicopedagógica.

(Rubinstein, Castanho e Noffs, 2004.)

Acerca do exposto, são pontos comuns e presentes no discurso e práxis psicopedagógica, EXCETO: 

  • A Aprendizagem como processo: implica analisar as respostas a partir da compreensão do processo de produção e na intervenção sobre ele, ao invés de considerar somente a produção.
  • B Aprendizagem como apropriação do conhecimento: implica não só na consideração das possibilidades cognitivas, mas também nas possibilidades psíquicas, mais especificamente nas possibilidades de simbolização daquele que aprende.
  • C Aprendizagem como transmissão do conhecimento através do outro: implica considerar aquele que ensina como parte integrante da relação entre o que aprende e o conhecimento. O termo transmissão convoca-o a ocupar um lugar, que não se resume ao de facilitador do processo de aprendizagem, mas cujo sentido põe em jogo a sua própria subjetividade.
  • D Aprendizagem como articulação entre saberes prévios e novos conhecimentos: implica considerar as experiências de vida e os interesses daquele que aprende como fundamento para a aquisição de novos conhecimentos, dispensando uma análise das funções e operações cognitivas em jogo para a aquisição dos conhecimentos e conteúdos escolares, e a consideração sobre as possibilidades cognitivas que o sujeito tem para responder a novas exigências.
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Ferreira e Teberosky (1985) argumentam: “a criança procura ativamente compreender a natureza da linguagem que se fala à sua volta, e (...) tratando de compreendê-la, formula hipóteses, busca regularidades, coloca à prova suas antecipações e cria sua própria gramática. (...) ao tomar contato com os sistemas de escrita, a criança, através de processos mentais, praticamente reinventa esses sistemas, realizando um trabalho concomitante de compreensão da construção e de suas regras de produção/decodificação”. Em conformidade com as autoras citadas, as crianças ordenam conhecimentos sobre a leitura e a escrita, proveniente de distintas hipóteses – espontâneas e provisórias – inclusive,se adequar de todo o enredamento da língua escrita

(Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/Adaptado.) 


Considerando as hipóteses, segundo as autoras, relacione adequadamente as colunas a seguir. 
1. Pré-silábica. 2. Silábica. 3. Silábico-alfabética. 4. Alfabética.

( ) O aprendiz compreende o princípio alfabético, percebendo unidades menores do que as sílabas, os fonemas e, gradualmente, domina suas correspondências com os grafemas.
( ) O aprendiz se encontra em transição entre níveis psicogenéticos e tanto pode representar sílabas completas quanto representações parciais da sílaba por uma só letra. Por exemplo, para elefante: ELEFT.
( ) O aprendiz faz experimentações diversas, utilizando, simultaneamente, desenhos e outros sinais gráficos, a grafia da palavra pode ser vista como representação fiel das características do objeto que representa, inclusive, pela extensão da escrita.
( ) O aprendiz percebe os sons das sílabas como segmentos da palavra a ser escrita, mas supõe que apenas uma letra pode representá-las graficamente, podendo ou não ter o valor sonoro convencional. Por exemplo: BNDA ou ELFT são quatro letras que podem representar a palavra ELEFANTE.

A sequência está correta em

  • A 4, 3, 1, 2.
  • B 3, 2, 1, 4.
  • C 3, 4, 2, 1.
  • D 2, 1, 4, 3.
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A educação está na pauta da sociedade que compreende as mazelas que as instituições educacionais passam frente ao enorme desafio de ensinar as competências e habilidades do ser humano do século XXI. No que tange à Psicopedagogia Escolar deve- -se ponderar que sua atuação é eminentemente institucional; em outros termos, sua práxis não visa a tratar os problemas de aprendizagem de forma individual; antes quer ter um olhar coletivo sobre a prática de ensino-aprendizado. Dentre os inúmeros aspectos de sua atuação na escola, o psicopedagogo age de forma a prevenir e identificar a diversidade do público atendido. O psicopedagogo, atento às particularidades dos alunos, atua de forma a proporcionar preventivamente, junto aos docentes da escola e à coordenação pedagógica, ações didáticas que favoreçam o aprendizado dos alunos. No fundo, a dimensão preventiva busca de antemão minimizar as dificuldades de aprendizado e os possíveis fracassos escolares.

(Silva, 2019.)

Sobre as ações do psicopedagogo, dentre outras junto às instituições de ensino, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Abordar os aspectos pedagógicos e psicológicos do desenvolvimento da criança e do adolescente, considerando as várias teorias do desenvolvimento psicomotor, linguístico, emocional e cognitivo dos alunos com vistas a diagnosticar possíveis distúrbios.
  • B Diagnosticar, orientar atender em tratamento e investigar os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarecer os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados.
  • C Dar visibilidade às diversidades no espaço escolar favorecendo a convivência dos atores escolares com as múltiplas diferenças que compõem a vida humana. Assim, os alunos com NEE serão acolhidos pelos corpos discente e docente e poderão desenvolver melhor suas ações pedagógicas.
  • D Planejar, implementar e avaliar as ações pedagógicas em conjunto com o docente, principalmente no que se refere às adaptações, ou mesmo estratégias de acesso do currículo escolar às necessidades especiais dos alunos. As adaptações devem ser organizativas, espaciais, avaliativas, curriculares e na temporalidade.
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A Psicopedagogia como campo de conhecimento possui uma história própria que deve ser perscrutada com o objetivo de propiciar um melhor conhecimento de seu campo de atuação e as nuances de sua constituição epistemológica como ciência. “O termo Psicopedagogia assinala de forma simples e direta uma das mais profundas e importantes razões da produção de um conhecimento científico: o de ser meio, o de ser instrumento para um outro, tanto em uma perspectiva teórica ou aplicada.” Nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem. 

(Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/. Adaptado.)


Sobre o exposto e considerando o histórico da psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.

I. A preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, no século XIX, por volta de 1970. Inicialmente, pensaram sobre o problema os filósofos, os médicos e os educadores.
II. Em fins do século XIX foi formada uma equipe médico-pedagógica e, a partir daí, a neuropsiquiatria infantil passou a se ocupar dos problemas neurológicos que afetam a aprendizagem.
III. Foi trazida para o Brasil na década de 70, do século XX, e tem sua trajetória histórica influenciada por autores estrangeiros, como Sara Paín, Jorge Visca, Alicia Fernández, dentre outros; e, em 1979, foi criado o primeiro curso regular de Psicopedagogia, no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
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O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e de desenvolvimento de habilidades. Qualquer tarefa, seja complexa ou simples, envolve esses três aspectos. 
(Chiavenato, 2002, p. 497.)

Donald Kirkpatrick (2011) diz que é importante avaliar a reação dos participantes de um programa da mesma maneira que se analisa a satisfação dos clientes. Para que o treinamento seja realmente efetivo, é importante que os participantes reajam favoravelmente. Esse autor desenvolveu sua perspectiva de avaliação de programas de desenvolvimento em quatro níveis de avaliação: de reação, de aprendizagem, de comportamento e de resultados. Sobre a avaliação de aprendizagem do treinamento, assinale a afirmativa correta.

  • A Aborda o que os participantes pensaram e sentiram sobre o treinamento. Avalia o sentimento dos alunos ou colaboradores em relação à ação educacional que realizaram.
  • B É um modo de mensurar a retenção do conhecimento adquirido no treinamento. Trata-se de medir o conhecimento que foi absorvido ao término de uma ação educacional. 
  • C Tenta mensurar os ganhos reais para a instituição que investiu no programa de treinamento. Deve considerar se os objetivos foram alcançados, como a instituição se beneficiou da ação educacional.
  • D Tem como objetivo definir se houve mudança real na rotina de trabalho dos colaboradores, ou, ainda, verificar se os alunos ou colaboradores conseguem desempenhar as atividades para as quais foram treinados e se os valores transmitidos pela ação educacional foram incorporados no dia a dia.