O fim do Estado Novo levou o Brasil a redescobrir a extensão e os limites da democracia. O regime democrático de 1946-1964, em meio a crises e turbulências de toda ordem, viu o país avançar na industrialização, ampliar de maneira crescente o número de eleitores e, acima de tudo, transformar radicalmente sua paisagem humana em que a velha sociedade agrária dava lugar, rápida e caoticamente, a uma sociedade urbana. O nacional desenvolvimentismo se consolidou e só foi se esgotar no final da Ditadura Militar.
Acerca desse período histórico é correto afirmar que:
A ditadura militar no Brasil ocorreu entre os anos de 1964 e 1985 autodenominado “revolução militar” pelo seu Comando Supremo, depois de vitorioso; foi caracterizada pelo regime autoritário, com a restrição de liberdades civis e políticas e pela violência contra a população. Neste período, a sociedade viveu sob uma série de medidas repressivas e limitantes. Sobre a Ditadura Militar é correto afirmar que:
“Quando alguém mencionava, no Brasil dos séculos XVIII e XIX, um africano, o mais provável é que estivesse a falar de um escravo, pois nessa condição amargava a maioria dos homens e mulheres que, vindos da África, aqui viviam. Mas podia também referir-se a um liberto, ou seja, a um ex-escravo. Ou a um emancipado, isto é, um negro retirado de um navio surpreendido no tráfico clandestino. Ou, o que era mais raro, a um homem livre que jamais sofrera o cativeiro. Escravos, libertos, emancipados ou livres, poucos estranhariam as paisagens brasileiras, porque muitas vezes semelhantes às que tinham deixado na África e que se haviam tornado ainda mais parecidas, graças à circulação entre o Índico e o Atlântico de numerosas espécies vegetais, como a mandioca, o milho, o inhame, o quiabo, o coco, a manga, o ananás, o tamarindo, o tabaco, a maconha, o caju e a jaca. Por isso, vir da África para o Brasil era como atravessar um largo rio.”
(SILVA, Alberto da Costa e. Um Rio chamado Atlântico. A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: UFRJ Editora / Nova Fronteira, 2003. p. 157).
Acerca da escravidão negra e do tráfico negreiro é correto afirmar:
O Patrimônio Imaterial é composto pelos bens culturais intangíveis da humanidade, bens que são de grande importância para a preservação da identidade cultural e são transmitidos de geração em geração. São exemplos de Patrimônio Imaterial:
Um dos grandes erros cometidos por muitos historiadores é o anacronismo, que consiste basicamente em uma forma equivocada de tentarmos avaliar um determinado tempo histórico. De modo geral, isso ocorre quando
Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878) foi um importante historiador e diplomata brasileiro. Ele é conhecido por sua vasta produção intelectual e sua atuação política durante o período imperial do Brasil. Varnhagen é considerado uma figura importante na história, sua trajetória encontra-se ligada ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). A principal contribuição de João Varnhagen para a cultura brasileira foi
O populismo enquanto conceito foi largamente utilizado para explicar um amplo período da história Brasileira, latino americana e ainda é utilizado para compreender fenômenos sociais e políticos nos EUA e na Rússia Imperial. Atualmente esse conceito foi revisitado e tem sido utilizado para caracterizar governos de extrema direita no mundo. Há alguns anos seu emprego tem sido criticado por diversos historiadores brasileiros. Acerca dessas críticas é correto afirmar que o populismo:
Caio Prado Júnior foi um importante historiador, sociólogo e escritor brasileiro, que teve uma grande influência na interpretação da história do Brasil e nas discussões sobre o desenvolvimento econômico do país. Ele nasceu em São Paulo em 1907 e faleceu em 1990. O principal legado de Caio Prado Júnior na história do Brasil é:
Sergio Buarque de Holanda é um dos mais importantes historiadores e sociólogos do Brasil. Ele nasceu em 1901 e faleceu em 1982, deixando uma extensa obra que aborda a sociedade brasileira. Uma de suas obras mais conhecidas é "Raízes do Brasil". O principal tema abordado por Sergio Buarque de Holanda em "Raízes do Brasil" é:
Gilberto Freyre é um dos mais importantes intelectuais do pensamento social brasileiro, sendo conhecido por sua obra "Casa-Grande e Senzala". Freyre é considerado o fundador do estudo da sociologia da cultura brasileira e sua obra ainda é estudada e debatida até os dias atuais. A contribuição mais importante de Gilberto Freyre para o pensamento social brasileiro é:
Texto 1
Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'
Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva
Emerson Vicente
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/
educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-
anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.
Texto 2
Línguas que não sabemos que sabíamos
Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Tomando do Texto 1 o ensinamento da professora Maria Helena de Moura Neves de que ... toda e qualquer língua se rege por um sistema, dentro do qual seus falantes constroem linguagem naturalmente... (Linhas 28-30), constata-se que o neologismo caosmologia, extraído do Texto 2, é regido por uma sistemática regra de formação de palavras em que se verifica a presença de
Texto 1
Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'
Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva
Emerson Vicente
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anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
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Texto 2
Línguas que não sabemos que sabíamos
Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Considerando os trechos extraídos dos Textos 1e 2, os termos sublinhados são exemplos de conector com valor temporal, EXCETO:
Texto 1
Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'
Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva
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anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
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Texto 2
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Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Considerando os Textos 1 e 2, o termo destacado em O marido se interroga... (Linha 11 do Texto 2) exerce a mesma função daquele sublinhado em:
Texto 1
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anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.
Texto 2
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Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Tomando a gradação como a reunião de palavras ou expressões que se sucedem, paulatinamente, segundo uma lógica semântica, reconhece-se o emprego desse recurso para garantir o encadeamento das ideias em:
Texto 1
Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'
Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva
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educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-
anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.
Texto 2
Línguas que não sabemos que sabíamos
Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Foram usadas vírgulas em Essa relação, meus amigos, é aquilo que faz mover a escrita (Linhas 31-32) para
Texto 1
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anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.
Texto 2
Línguas que não sabemos que sabíamos
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São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Texto 1
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Línguas que não sabemos que sabíamos
Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
As palavras sublinhadas em Que eu preciso tanto de não compreender nada! (Linhas 9-10), morfologicamente, devem ser classificadas
Texto 1
Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'
Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva
Emerson Vicente
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anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
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Texto 2
Línguas que não sabemos que sabíamos
Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Texto 1
Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'
Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva
Emerson Vicente
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/
educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-
anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem
neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.
Texto 2
Línguas que não sabemos que sabíamos
Mia Couto
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.
São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.
Mia Couto é um dos escritores mais renomados da atualidade, tanto por seus contos e romances, quanto por seus textos de opinião. Em relação a “Línguas que não sabemos que sabíamos”, é correto afirmar que se trata de texto
A Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, constitui-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e tem por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática. Em relação à consecução desses pressupostos, considere os itens:
I as coordenações pedagógicas das escolas devem promover o aprofundamento de estudos, desta temática, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares. II o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, deve constar, em especial, dos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. III os sistemas de ensino e as entidades mantenedoras incentivarão e criarão condições materiais e financeiras, assim como proverão as escolas, professores e alunos, de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários para o atendimento à esta temática. IV adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.
Estão corretos, apenas:
A Resolução CNE/CP nº 1/2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, determina como objetivo central a formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário; portanto, a Educação em Direitos Humanos deverá estar:
I contemplada na formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, como componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais. II presente na formação inicial e continuada de todos os profissionais das diferentes áreas do conhecimento. III contemplada na formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, como componente curricular optativo nos cursos destinados a esses profissionais. IV presente na formação inicial e continuada apenas dos profissionais das áreas da saúde e das ciências exatas, como disciplina obrigatória. V inserida na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, define barreiras como sendo qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos. De acordo com a lei citada, as barreiras podem ser classificadas em:
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental é a META 5 contida no PNE (2014 - 2024). Para o seu alcance são necessárias estratégias que estão contidas no referido PNE a saber:
I fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos alunos, consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade. II ampliar programas e aprofundar ações voltadas para a alfabetização junto aos alunos, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares. III apoiar a alfabetização de crianças do campo, indígenas, quilombolas e de populações itinerantes, com a produção de materiais didáticos específicos, e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas e a identidade cultural das comunidades quilombolas. IV promover e estimular a formação inicial e continuada de professores para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores para a alfabetização. V apoiar a alfabetização das pessoas com deficiência, considerando as suas especificidades, inclusive a alfabetização bilíngue de pessoas surdas, sem estabelecimento de terminalidade temporal.
Das estratégias acima, estão contidas no PNE (2014-2024) apenas:
O art.32 da LDBEN/1996, atualizado, determina que o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, e terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante dentre outros:
I o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. II a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV a exigência para que os sistemas de ensino desdobrem o ensino fundamental em ciclos. V a obrigatoriedade da língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas acima.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), considere os itens:
I define os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil. II é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. III determina que os currículos de todas as redes públicas e particulares devem ter a BNCC como referencial. IV integra a Política Nacional da Educação Básica, sendo um documento caráter deliberativo. V indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
Estão corretos, apenas:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/1996) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/1990) determinam que alunos com deficiência têm direito ao atendimento educacional especializado, preferencialmente:
Os princípios determinados no artigo 206 da Constituição Federal de 1988 já apontavam para a perspectiva da educação inclusiva, quando propõe:
Pedro Demo (2001) defende que a melhor maneira de aprender não é escutar aula, mas pesquisar e elaborar com mão própria, sob orientação do professor. Para ele, a pesquisa é um princípio educativo. A aula tem apenas a função de promover a pesquisa e, consequentemente, favorecer que aluno elabore o próprio conhecimento. Nesta perspectiva, a pesquisa é
Historicamente, o conceito de Educação Inclusiva invade o cenário mundial como um paradigma educacional, a partir dos anos 90, com a Declaração de Salamanca (1994), que surge em detrimento de uma educação de caráter segregacionista ou integrativo adaptador. A expressão educação inclusiva foi interpretada no Brasil com mais ênfase na sua relação com a Educação especial e seu alunado, entretanto ela é mais abrangente e abarca outros grupos como afro-brasileiros, deficientes, povos ciganos, entre tantos outros. Assim, para viabilizar a concepção de inclusão no sistema educacional brasileiro dos alunos com necessidades educacionais especiais é necessário que se tenha clareza sobre alguns aspectos, tais como:
I auxiliar tecnicamente professores envolvidos com a educação desses alunos. II proporcionar e ampliar o acesso e permanência desses alunos nas classes especiais. III conscientizar os demais alunos da importância do aprendizado em conjunto, embora com objetivos diferentes. IV estimular a criatividade da comunidade escolar para envolvê-los no processo educativo e não apenas colocá-los no espaço escolar. V possibilitar sua adaptação à escola e à sociedade.
Dos itens acima relacionados, estão corretos, apenas: