Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - Professor - História - COSEAC - Nível Superior

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  • A A crise política permanente foi uma característica do período que contrasta violentamente com o desenvolvimento econômico acelerado e ininterrupto do período. Basta lembrarmos da tentativa de deposição de Vargas e seu suicídio em 1954, das tentativas de impedir a posse de JK, da renúncia de Jânio Quadros após poucos meses de governo e a deposição do civil João Goulart pelos militares em 1964.
  • B Os anos JK foram de grandes iniciativas na busca da modernização brasileira, entre elas a construção de Brasília, meta síntese do seu famoso Plano de Metas e que resume a visão do governo cuja meta era “Cinquenta anos em cinco” e que conjugava desenvolvimento econômico acelerado e instabilidade democrática.
  • C No governo de JK (1956-1960), foi adotado o slogan “50 anos em 5”. O objetivo da política econômica de JK era o crescimento rápido da economia brasileira. São características desse processo de desenvolvimento econômico o investimento do Estado em infra-estrutura e ampliação do setor estatal, elaboração de um plano de desenvolvimento, o Plano de Metas e a restrição ao capital estrangeiro no país, valorizando as empresas nacionais.
  • D A inauguração da capital federal, no planalto central, realizava um projeto antigo de transferência da sede do poder político republicano e constituía-se em síntese do Brasil moderno; Brasília representava a interiorização dos valores da civilização moderna, capazes de assegurar a superação do subdesenolvimento secular do país, ampliando a fronteira agrícola e dando novo impulso ao agronegócio, entendido como vanguarda econômica.
  • E O suicídio de Getúlio Vargas ocorreu em meio a uma crise política no país, com pressões para sua renúncia e ameaças a sua vida. Ele tinha perdido o apoio de setores importantes da sociedade, e enfrentava uma forte oposição política. No entanto tentar associar essa crise e o envolvimento político dos militares com os eventos políticos do Golpe de 1964 é um caso claro de anacronismo.
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  • A As principais medidas tomadas pelo regime militar no Brasil durante a ditadura foram ampliação de direitos políticos e sociais, instauração de políticas progressistas, censura à imprensa e restrição de liberdades, fomento à cultura e à educação.
  • B Entre os setores vitoriosos da “revolução militar” estavam aqueles que se agrupavam em torno do IPES (Instituto de Pesquisa e de Estudos Sociais). Eles queriam legitimar o golpe por um expediente jurídico junto ao Parlamento, fazer retornar as Forças Armadas para os quartéis e retomar a vida institucional nos padrões anteriores.
  • C O novo sistema introduzido com a Ditadura preconizava no controle da remessa de lucro, na nacionalização de setores estratégicos e promoção da indústria nacional e numa política externa independente, anti‐imperialista, baseada no direito à autodeterminação dos povos.
  • D Além do legado da financeirização da economia, o golpe de 1964 deixou marcas iniciadas naquele contexto e que permanecem presentes até hoje: a concentração da propriedade e de renda, a lei de anistia, as práticas de violência policial institucionalizadas em todos os estados.
  • E O “Milagre Brasileiro” é identificado ao momento de menor repressão política, uma vez que tendo seduzido os setores médios urbanos da população com o acesso a bens de consumo e um crescente mercado de trabalho, afastou-os da participação política;
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  • A Entre os principais motivos que levaram ao surgimento do tráfico negreiro, podemos considerar a necessidade de mão de obra barata para as colônias; a falta de trabalhadores para os campos de algodão e cana-de-açúcar no Novo Mundo, a procura de mão de obra para a exploração de minérios nas Américas e a necessidade de pessoas para trabalhar nas plantações de café e cacau na América do Sul.
  • B As possibilidades de “ser africano” na América Portuguesa eram muito variadas, e entre elas, a condição de liberto era a mais comum. Esse fenômeno se espalhou tendo em vista que a riqueza gerada pela mineração, ao longo do século XVIII, no Brasil, e desde sempre nas colônias espanholas, por proporcionar aos africanos escravizados maiores chances de adquirirem a alforria.
  • C “Vir da África para o Brasil era como atravessar um largo rio”, pode ser compreendida como uma metáfora essa afirmação de Alberto da Costa e Silva, sobre as intensas relações culturais entre o Brasil e a costa atlântica africana.
  • D Era possível um africano livre em terras brasileiras, sem jamais ter sofrido o cativeiro, mesmo que essa condição fosse extremamente improvável. Essa condição ocorria somente em áreas coloniais onde existiam extensas áreas de monocultura cuja finalidade era a produção de gêneros tropicais para a exportação.
  • E O tráfico negreiro pode ser entendido sob o prisma de uma intensa troca cultural entre Brasil e África, forjadas no bojo do comércio colonial português, e como tal, foi responsável por tornar as respectivas paisagens daquelas duas regiões semelhantes. O entendimento da escravidão como um processo de troca cultural é capaz de mostrar o lado humano e generoso desse processo histórico.
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  • A edifícios históricos e monumentos
  • B objetos de arte e antiguidades
  • C danças, músicas, culinária e rituais
  • D a linguística e a gramática
  • E livros, fotografias e documentos históricos
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  • A se considera a mentalidade da época analisada, explicada em si mesma.
  • B se julga as sociedades do passado à luz dos valores do presente, sem se levar em conta a época estudada e os valores em jogo.
  • C não se consegue compreender as diferenças entre o pensamento da elite e do povo.
  • D não se leva em conta os diferentes projetos de sociedade em disputa numa determinada temporalidade da sociedade estudada.
  • E não se consideram as novas metodologias e fontes históricas, analisando apenas documentos oficiais.
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  • A desvalorizar a colonização portuguesa na história do Brasil e legitimar o Império.
  • B a coleta e preservação de documentos históricos e culturais, assim como, escrever uma história nacional.
  • C a promoção da arte barroca no Brasil como forma de construir a nacionalidade brasileira.
  • D publicar fontes históricas e ressignificar colonização portuguesa.
  • E a tradução de obras clássicas para o português, construindo uma biblioteca brasileira de referência mundial.
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  • A é extremamente eficiente na descrição de fenômenos sociais distantes no espaço e no tempo, o que garante sua credibilidade acadêmica.
  • B enquanto conceito é mutante e se adapta a realidade que quer explicar, podendo por isso servir a qualquer uso político, o que garante grande credibilidade intelectual
  • C enquanto fenômeno social descrito é extremamente permanente na história Ocidental e Oriental, o que permite sua enorme aceitação politica e jornalística.
  • D enquanto conceito é extremamente frágil, por supor uma amplitude explicativa sem limites geográficos e cronológicos, que traveste de análise intelectual preconceitos políticos e interesses de deslegitimação política.
  • E é uma estratégia utilizada para enganar a população e conquistar votos. É uma forma de manipulação que permite aos políticos alcançarem o poder sem apresentar soluções reais para os problemas do país. O populismo engana a população ao fazer promessas vazias e ocultar as verdadeiras intenções de governar.
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  • A a defesa do marxismo como teoria para a compreensão da história do Brasil.
  • B a valorização da história cultural do país e a importância dos movimentos sociais na sua formação.
  • C a descrição do desenvolvimento econômico do Brasil como resultado da colonização portuguesa e da influência da Inglaterra.
  • D a importância da escravidão para a formação da sociedade brasileira e a exploração dos escravos na economia colonial.
  • E a teorização sobre a formação do estado brasileiro e a influência da oligarquia agrária na economia nacional.
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  • A A história da arte brasileira.
  • B A cultura dos índios brasileiros.
  • C As origens históricas da cultura brasileira.
  • D O desenvolvimento da economia brasileira.
  • E A formação da identidade nacional brasileira.
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  • A A compreensão da importância da religiosidade popular na formação da sociedade brasileira.
  • B O estudo dos processos migratórios e suas consequências para a sociedade brasileira.
  • C A compreensão da formação da sociedade brasileira a partir da interação entre diferentes grupos étnicos e raciais.
  • D A teoria da formação social da democracia no Brasil.
  • E O estudo dos conflitos entre diferentes classes sociais no Brasil.
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  • A “caosmo”, como pseudoprefixo, cujo sentido remete à origem.
  • B “caos”, como primeiro elemento da composição, cujo sentido remete a mundo.
  • C “logia”, como segundo elemento da derivação, cujo sentido remete à loucura.
  • D “logia”, como segundo elemento da composição, cujo sentido remete à ciência.
  • E “caos”, como primeiro elemento da derivação, cujo sentido remete à bagunça.
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  • ADesde que pisou em uma sala de aula como professora...” (Linhas 1-2 do Texto 1)
  • BTambém segue atualizada em debates em torno da língua portuguesa...” (Linhas 5-7 do Texto 1)
  • CMal ele inicia a narração...” (Linha 5 do Texto 2)
  • DQuando se detém, repara que a mulher está adormecida...” (Linhas 18-19 do Texto 2)
  • E “...as mudanças (...) fizeram-se a partir do uso natural da língua por uma comunidade.” (Linhas 34-36 do Texto 1)
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  • A “... tratando-se, pois, da proposta de uma ‘linguagem inclusiva’” (Linhas 14-15 do Texto 1)
  • B “E ele já não sabe se fala...” (Linha 17 do Texto 2)
  • C “Quando se detém, repara que a mulher está adormecida...” (Linhas 18-19 do Texto 2)
  • D “... toda e qualquer língua se rege por um sistema...” (Linhas 28-29 do Texto 1)
  • E "Se recuperarmos historicamente as alterações de sistemas linguísticos...” (Linhas 32-33 do Texto 1)
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  • A “Uma língua que não exista. Que eu preciso tanto de não compreender nada!” (Linhas 9- 10)
  • B “Começa por balbuciar umas palavras estranhas e sente-se ridículo...” (Linhas 12- 14)
  • C “... repara que a mulher está adormecida, e mora em seu rosto o mais tranquilo sorriso.” (Linhas 18-20)
  • D “Na nossa infância, todos nós experimentamos este primeiro idioma, o idioma do caos...” (Linhas 25-27)
  • E “... qualquer que seja o continente, qualquer que seja a nação, a língua ou o género literário.” (Linhas 33-34)
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  • A separar as orações.
  • B marcar o sujeito.
  • C destacar o vocativo.
  • D indicar a inversão de termos.
  • E delimitar o aposto.
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  • A a sílaba tônica formada com ditongo em proparoxítona deve ser acentuada.
  • B é proparoxítona e tem, na sílaba tônica, a vogal “i”.
  • C todo ditongo nasal deve ser acentuado.
  • D é paroxítona terminada em –s.
  • E deve ser acentuado o “i” do hiato.
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  • A direto
  • B indireto
  • C indireto livre
  • D direto livre
  • E direto-indireto
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  • A ambas como pronomes indefinidos
  • B ambas como advérbios
  • C ambas como adjetivos
  • D como advérbio e pronome indefinido, respectivamente
  • E como adjetivo e advérbio, respectivamente
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  • A anafórico e recupera o sujeito elíptico da oração de que participa.
  • B conector e une a primeira e a segunda orações do período.
  • C catafórico e antecipa uma oração complexa equivalente a esse termo.
  • D referencial e age na alternância de tema no período.
  • E pragmático e atua na interpelação do leitor.
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  • A ficcional com apoio em estrutura de predominância dialógica.
  • B argumentativo com apoio em argumento de natureza narrativa.
  • C narrativo com apoio em fatos argumentativos.
  • D descritivo com apoio em ditos relatados.
  • E poético com apoio em estrutura em versos.
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  • A Em 1936, por meio da lei nº 378, foi criado o por ordens do então presidente Getúlio Vargas, o Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (SPAN), cujo anteprojeto foi redigido por Mário de Andrade, convidado pelo Ministro Gustavo Capanema.
  • B O primeiro órgão voltado para a preservação do patrimônio no Brasil foi criado em 1933 como uma entidade vinculada ao Museu Histórico Nacional (MHN), a Inspetoria de Monumentos Nacionais (IMN). Sua principal finalidade era impedir que objetos antigos, referentes à história nacional, fossem retirados do país em virtude do comércio de antiguidades, e que as edificações monumentais fossem destruídas por conta das reformas urbanas, a pretexto de modernização das cidades.
  • C Qualquer pessoa poderá solicitar o tombamento de qualquer bem ao Iphan, bastando, para tanto, encaminhar correspondência à Superintendência do Iphan em seu Estado, à Presidência do Iphan, ou ao Ministério da Cultura.
  • D Para ser tombado, o bem passa por um processo administrativo que analisa sua importância em âmbito nacional e, posteriormente, o bem é inscrito em um ou mais Livros do Tombo.
  • E Os bens tombados estão sujeitos à fiscalização realizada pelo Instituto para verificar suas condições de conservação, e qualquer intervenção nesses bens deve ser previamente autorizada. Nesse sentido, a propriedade do bem tombado é imediatamente transferida para o Estado Brasileiro, cabendo indenização ao proprietário.
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  • A O IHGB se tornou o modelo para a formação de todas as faculdades de história no Brasil, inspirando e mais recentemente controlando a qualidade dos cursos oferecidos pelas universidades.
  • B A versão do que seria o elemento central da história nacional foi definido por um estrangeiro Karl Von Martius, naturalista alemão.
  • C No primeiro concurso realizado pelo IHGB, a História do Brasil resultaria da fusão de três raças: branca, negra e índia.
  • D O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro centralizou os debates sobre o “caráter nacional brasileiro” no século XIX.
  • E A sua criação, juntamente com o Arquivo Público do Império, que se somavam à Academia Imperial de Belas Artes, integrou o esforço para a construção de um Estado imperial centralizado e forte.
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  • A é de caráter vinculativo para os signatários.
  • B não especifica qual deve ser o corte das emissões necessárias.
  • C inclui o mercado de carbono para promover incentivos positivos para financiar ações.
  • D detalha o plano de mitigação de emissões em dois anexos.
  • E é de caráter não vinculativo para os signatários.
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  • A se chove, não vou ao trabalho. Se vou ao trabalho fico cansado. Se fico cansado não vou ao cinema.Ocorre que não estou cansado, logo não fui ao trabalho;
  • B o menino é levado ou quieto. Se é quieto não dá trabalho. Se dá trabalho é levado. O menino dá trabalho, logo é quieto;
  • C o carro é verde ou azul .Ocarro não é verde, logo, é azul;
  • D o Botafogo é campeão ou o Flamengo é campeão. O Flamengo é campeão se o Vasco não é campeão. Ocorre que o Botafogo é o campeão, logo o Vasco venceu o Flamengo;
  • E se o trabalhador é bomprofissional, então ele é eficiente.
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  • A tem como objetivo a criação de novos materiais e o desenvolvimento de produtos e processos baseados na manipulação de átomos e moléculas;
  • B os nanomateriais, por serem produzidos átomo a átomo, não trazem riscos à saúde nem ao meio ambiente, ficando seu uso livre de regulamentação;
  • C é um conjunto interdisciplinar de técnicas que envolve conhecimentos de química, física, biologia, biofísica, engenharia de materiais, computação e medicina, entre outros;
  • D uma de suas possíveis aplicações práticas é o aumento da capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores;
  • E a invenção do microscópio de varredura por tunelamento eletrônico originou diversos instrumentos de manipulação e visualização da matéria em escala atômica.
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  • A de cruzamentos interespecíficos;
  • B da indução de mutações por irradiação com raios gama;
  • C da seleção artificial de espécies geneticamente resistentes a pragas;
  • D da cultura in vitro de tecidos meristemáticos;
  • E da introdução de genes de outros organismos em seus genomas.
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  • A uma abreviatura usada no meio médico e científico para se referir ao vírus HIV;
  • B a síndrome decorrente da infecção produzida pelo conhecido vírus HIV;
  • C uma doença respiratória oportunista que atinge pessoas soro-negativas;
  • D a sigla para o vírus que causa uma síndrome conhecida como HIV;
  • E sinônimo de HIV, vírus que causa imunodeficiência em pessoas contaminadas.
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  • A Gretchen é Waldorense;
  • B Pedro é Nardaquense;
  • C Pedro e Gretchen são Nardaquenses;
  • D todo Waldorense é Shultz;
  • E há Shultz que são Waldorenses.
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  • A V V F F;
  • B F F V V;
  • C F V F V;
  • D V F V F;
  • E F F F F.
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  • A gás carbônico;
  • B peróxido de carbono;
  • C gás oxigênio;
  • D néon;
  • E nitrogênio.