Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Duque de Caxias - Professor - História - COSEAC - Nível Superior

0 / 30

História

1

O fim do Estado Novo levou o Brasil a redescobrir a extensão e os limites da democracia. O regime democrático de 1946-1964, em meio a crises e turbulências de toda ordem, viu o país avançar na industrialização, ampliar de maneira crescente o número de eleitores e, acima de tudo, transformar radicalmente sua paisagem humana em que a velha sociedade agrária dava lugar, rápida e caoticamente, a uma sociedade urbana. O nacional desenvolvimentismo se consolidou e só foi se esgotar no final da Ditadura Militar.
Acerca desse período histórico é correto afirmar que:

  • A A crise política permanente foi uma característica do período que contrasta violentamente com o desenvolvimento econômico acelerado e ininterrupto do período. Basta lembrarmos da tentativa de deposição de Vargas e seu suicídio em 1954, das tentativas de impedir a posse de JK, da renúncia de Jânio Quadros após poucos meses de governo e a deposição do civil João Goulart pelos militares em 1964.
  • B Os anos JK foram de grandes iniciativas na busca da modernização brasileira, entre elas a construção de Brasília, meta síntese do seu famoso Plano de Metas e que resume a visão do governo cuja meta era “Cinquenta anos em cinco” e que conjugava desenvolvimento econômico acelerado e instabilidade democrática.
  • C No governo de JK (1956-1960), foi adotado o slogan “50 anos em 5”. O objetivo da política econômica de JK era o crescimento rápido da economia brasileira. São características desse processo de desenvolvimento econômico o investimento do Estado em infra-estrutura e ampliação do setor estatal, elaboração de um plano de desenvolvimento, o Plano de Metas e a restrição ao capital estrangeiro no país, valorizando as empresas nacionais.
  • D A inauguração da capital federal, no planalto central, realizava um projeto antigo de transferência da sede do poder político republicano e constituía-se em síntese do Brasil moderno; Brasília representava a interiorização dos valores da civilização moderna, capazes de assegurar a superação do subdesenolvimento secular do país, ampliando a fronteira agrícola e dando novo impulso ao agronegócio, entendido como vanguarda econômica.
  • E O suicídio de Getúlio Vargas ocorreu em meio a uma crise política no país, com pressões para sua renúncia e ameaças a sua vida. Ele tinha perdido o apoio de setores importantes da sociedade, e enfrentava uma forte oposição política. No entanto tentar associar essa crise e o envolvimento político dos militares com os eventos políticos do Golpe de 1964 é um caso claro de anacronismo.
2

A ditadura militar no Brasil ocorreu entre os anos de 1964 e 1985 autodenominado “revolução militar” pelo seu Comando Supremo, depois de vitorioso; foi caracterizada pelo regime autoritário, com a restrição de liberdades civis e políticas e pela violência contra a população. Neste período, a sociedade viveu sob uma série de medidas repressivas e limitantes. Sobre a Ditadura Militar é correto afirmar que:

  • A As principais medidas tomadas pelo regime militar no Brasil durante a ditadura foram ampliação de direitos políticos e sociais, instauração de políticas progressistas, censura à imprensa e restrição de liberdades, fomento à cultura e à educação.
  • B Entre os setores vitoriosos da “revolução militar” estavam aqueles que se agrupavam em torno do IPES (Instituto de Pesquisa e de Estudos Sociais). Eles queriam legitimar o golpe por um expediente jurídico junto ao Parlamento, fazer retornar as Forças Armadas para os quartéis e retomar a vida institucional nos padrões anteriores.
  • C O novo sistema introduzido com a Ditadura preconizava no controle da remessa de lucro, na nacionalização de setores estratégicos e promoção da indústria nacional e numa política externa independente, anti‐imperialista, baseada no direito à autodeterminação dos povos.
  • D Além do legado da financeirização da economia, o golpe de 1964 deixou marcas iniciadas naquele contexto e que permanecem presentes até hoje: a concentração da propriedade e de renda, a lei de anistia, as práticas de violência policial institucionalizadas em todos os estados.
  • E O “Milagre Brasileiro” é identificado ao momento de menor repressão política, uma vez que tendo seduzido os setores médios urbanos da população com o acesso a bens de consumo e um crescente mercado de trabalho, afastou-os da participação política;
3

“Quando alguém mencionava, no Brasil dos séculos XVIII e XIX, um africano, o mais provável é que estivesse a falar de um escravo, pois nessa condição amargava a maioria dos homens e mulheres que, vindos da África, aqui viviam. Mas podia também referir-se a um liberto, ou seja, a um ex-escravo. Ou a um emancipado, isto é, um negro retirado de um navio surpreendido no tráfico clandestino. Ou, o que era mais raro, a um homem livre que jamais sofrera o cativeiro. Escravos, libertos, emancipados ou livres, poucos estranhariam as paisagens brasileiras, porque muitas vezes semelhantes às que tinham deixado na África e que se haviam tornado ainda mais parecidas, graças à circulação entre o Índico e o Atlântico de numerosas espécies vegetais, como a mandioca, o milho, o inhame, o quiabo, o coco, a manga, o ananás, o tamarindo, o tabaco, a maconha, o caju e a jaca. Por isso, vir da África para o Brasil era como atravessar um largo rio.”
(SILVA, Alberto da Costa e. Um Rio chamado Atlântico. A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: UFRJ Editora / Nova Fronteira, 2003. p. 157).
Acerca da escravidão negra e do tráfico negreiro é correto afirmar:

  • A Entre os principais motivos que levaram ao surgimento do tráfico negreiro, podemos considerar a necessidade de mão de obra barata para as colônias; a falta de trabalhadores para os campos de algodão e cana-de-açúcar no Novo Mundo, a procura de mão de obra para a exploração de minérios nas Américas e a necessidade de pessoas para trabalhar nas plantações de café e cacau na América do Sul.
  • B As possibilidades de “ser africano” na América Portuguesa eram muito variadas, e entre elas, a condição de liberto era a mais comum. Esse fenômeno se espalhou tendo em vista que a riqueza gerada pela mineração, ao longo do século XVIII, no Brasil, e desde sempre nas colônias espanholas, por proporcionar aos africanos escravizados maiores chances de adquirirem a alforria.
  • C “Vir da África para o Brasil era como atravessar um largo rio”, pode ser compreendida como uma metáfora essa afirmação de Alberto da Costa e Silva, sobre as intensas relações culturais entre o Brasil e a costa atlântica africana.
  • D Era possível um africano livre em terras brasileiras, sem jamais ter sofrido o cativeiro, mesmo que essa condição fosse extremamente improvável. Essa condição ocorria somente em áreas coloniais onde existiam extensas áreas de monocultura cuja finalidade era a produção de gêneros tropicais para a exportação.
  • E O tráfico negreiro pode ser entendido sob o prisma de uma intensa troca cultural entre Brasil e África, forjadas no bojo do comércio colonial português, e como tal, foi responsável por tornar as respectivas paisagens daquelas duas regiões semelhantes. O entendimento da escravidão como um processo de troca cultural é capaz de mostrar o lado humano e generoso desse processo histórico.
4

O Patrimônio Imaterial é composto pelos bens culturais intangíveis da humanidade, bens que são de grande importância para a preservação da identidade cultural e são transmitidos de geração em geração. São exemplos de Patrimônio Imaterial:

  • A edifícios históricos e monumentos
  • B objetos de arte e antiguidades
  • C danças, músicas, culinária e rituais
  • D a linguística e a gramática
  • E livros, fotografias e documentos históricos
5

Um dos grandes erros cometidos por muitos historiadores é o anacronismo, que consiste basicamente em uma forma equivocada de tentarmos avaliar um determinado tempo histórico. De modo geral, isso ocorre quando

  • A se considera a mentalidade da época analisada, explicada em si mesma.
  • B se julga as sociedades do passado à luz dos valores do presente, sem se levar em conta a época estudada e os valores em jogo.
  • C não se consegue compreender as diferenças entre o pensamento da elite e do povo.
  • D não se leva em conta os diferentes projetos de sociedade em disputa numa determinada temporalidade da sociedade estudada.
  • E não se consideram as novas metodologias e fontes históricas, analisando apenas documentos oficiais.
6

Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878) foi um importante historiador e diplomata brasileiro. Ele é conhecido por sua vasta produção intelectual e sua atuação política durante o período imperial do Brasil. Varnhagen é considerado uma figura importante na história, sua trajetória encontra-se ligada ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). A principal contribuição de João Varnhagen para a cultura brasileira foi

  • A desvalorizar a colonização portuguesa na história do Brasil e legitimar o Império.
  • B a coleta e preservação de documentos históricos e culturais, assim como, escrever uma história nacional.
  • C a promoção da arte barroca no Brasil como forma de construir a nacionalidade brasileira.
  • D publicar fontes históricas e ressignificar colonização portuguesa.
  • E a tradução de obras clássicas para o português, construindo uma biblioteca brasileira de referência mundial.
7

O populismo enquanto conceito foi largamente utilizado para explicar um amplo período da história Brasileira, latino americana e ainda é utilizado para compreender fenômenos sociais e políticos nos EUA e na Rússia Imperial. Atualmente esse conceito foi revisitado e tem sido utilizado para caracterizar governos de extrema direita no mundo. Há alguns anos seu emprego tem sido criticado por diversos historiadores brasileiros. Acerca dessas críticas é correto afirmar que o populismo:

  • A é extremamente eficiente na descrição de fenômenos sociais distantes no espaço e no tempo, o que garante sua credibilidade acadêmica.
  • B enquanto conceito é mutante e se adapta a realidade que quer explicar, podendo por isso servir a qualquer uso político, o que garante grande credibilidade intelectual
  • C enquanto fenômeno social descrito é extremamente permanente na história Ocidental e Oriental, o que permite sua enorme aceitação politica e jornalística.
  • D enquanto conceito é extremamente frágil, por supor uma amplitude explicativa sem limites geográficos e cronológicos, que traveste de análise intelectual preconceitos políticos e interesses de deslegitimação política.
  • E é uma estratégia utilizada para enganar a população e conquistar votos. É uma forma de manipulação que permite aos políticos alcançarem o poder sem apresentar soluções reais para os problemas do país. O populismo engana a população ao fazer promessas vazias e ocultar as verdadeiras intenções de governar.
8

Caio Prado Júnior foi um importante historiador, sociólogo e escritor brasileiro, que teve uma grande influência na interpretação da história do Brasil e nas discussões sobre o desenvolvimento econômico do país. Ele nasceu em São Paulo em 1907 e faleceu em 1990. O principal legado de Caio Prado Júnior na história do Brasil é:

  • A a defesa do marxismo como teoria para a compreensão da história do Brasil.
  • B a valorização da história cultural do país e a importância dos movimentos sociais na sua formação.
  • C a descrição do desenvolvimento econômico do Brasil como resultado da colonização portuguesa e da influência da Inglaterra.
  • D a importância da escravidão para a formação da sociedade brasileira e a exploração dos escravos na economia colonial.
  • E a teorização sobre a formação do estado brasileiro e a influência da oligarquia agrária na economia nacional.
9

Sergio Buarque de Holanda é um dos mais importantes historiadores e sociólogos do Brasil. Ele nasceu em 1901 e faleceu em 1982, deixando uma extensa obra que aborda a sociedade brasileira. Uma de suas obras mais conhecidas é "Raízes do Brasil". O principal tema abordado por Sergio Buarque de Holanda em "Raízes do Brasil" é:

  • A A história da arte brasileira.
  • B A cultura dos índios brasileiros.
  • C As origens históricas da cultura brasileira.
  • D O desenvolvimento da economia brasileira.
  • E A formação da identidade nacional brasileira.
10

Gilberto Freyre é um dos mais importantes intelectuais do pensamento social brasileiro, sendo conhecido por sua obra "Casa-Grande e Senzala". Freyre é considerado o fundador do estudo da sociologia da cultura brasileira e sua obra ainda é estudada e debatida até os dias atuais. A contribuição mais importante de Gilberto Freyre para o pensamento social brasileiro é:

  • A A compreensão da importância da religiosidade popular na formação da sociedade brasileira.
  • B O estudo dos processos migratórios e suas consequências para a sociedade brasileira.
  • C A compreensão da formação da sociedade brasileira a partir da interação entre diferentes grupos étnicos e raciais.
  • D A teoria da formação social da democracia no Brasil.
  • E O estudo dos conflitos entre diferentes classes sociais no Brasil.

Português

11

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Tomando do Texto 1 o ensinamento da professora Maria Helena de Moura Neves de que ... toda e qualquer língua se rege por um sistema, dentro do qual seus falantes constroem linguagem naturalmente... (Linhas 28-30), constata-se que o neologismo caosmologia, extraído do Texto 2, é regido por uma sistemática regra de formação de palavras em que se verifica a presença de

  • A “caosmo”, como pseudoprefixo, cujo sentido remete à origem.
  • B “caos”, como primeiro elemento da composição, cujo sentido remete a mundo.
  • C “logia”, como segundo elemento da derivação, cujo sentido remete à loucura.
  • D “logia”, como segundo elemento da composição, cujo sentido remete à ciência.
  • E “caos”, como primeiro elemento da derivação, cujo sentido remete à bagunça.
12

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Considerando os trechos extraídos dos Textos 1e 2, os termos sublinhados são exemplos de conector com valor temporal, EXCETO:

  • ADesde que pisou em uma sala de aula como professora...” (Linhas 1-2 do Texto 1)
  • BTambém segue atualizada em debates em torno da língua portuguesa...” (Linhas 5-7 do Texto 1)
  • CMal ele inicia a narração...” (Linha 5 do Texto 2)
  • DQuando se detém, repara que a mulher está adormecida...” (Linhas 18-19 do Texto 2)
  • E “...as mudanças (...) fizeram-se a partir do uso natural da língua por uma comunidade.” (Linhas 34-36 do Texto 1)
13

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Considerando os Textos 1 e 2, o termo destacado em O marido se interroga... (Linha 11 do Texto 2) exerce a mesma função daquele sublinhado em:  

  • A “... tratando-se, pois, da proposta de uma ‘linguagem inclusiva’” (Linhas 14-15 do Texto 1)
  • B “E ele já não sabe se fala...” (Linha 17 do Texto 2)
  • C “Quando se detém, repara que a mulher está adormecida...” (Linhas 18-19 do Texto 2)
  • D “... toda e qualquer língua se rege por um sistema...” (Linhas 28-29 do Texto 1)
  • E "Se recuperarmos historicamente as alterações de sistemas linguísticos...” (Linhas 32-33 do Texto 1)
14

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Tomando a gradação como a reunião de palavras ou expressões que se sucedem, paulatinamente, segundo uma lógica semântica, reconhece-se o emprego desse recurso para garantir o encadeamento das ideias em:

  • A “Uma língua que não exista. Que eu preciso tanto de não compreender nada!” (Linhas 9- 10)
  • B “Começa por balbuciar umas palavras estranhas e sente-se ridículo...” (Linhas 12- 14)
  • C “... repara que a mulher está adormecida, e mora em seu rosto o mais tranquilo sorriso.” (Linhas 18-20)
  • D “Na nossa infância, todos nós experimentamos este primeiro idioma, o idioma do caos...” (Linhas 25-27)
  • E “... qualquer que seja o continente, qualquer que seja a nação, a língua ou o género literário.” (Linhas 33-34)
15

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Foram usadas vírgulas em Essa relação, meus amigos, é aquilo que faz mover a escrita (Linhas 31-32) para

  • A separar as orações.
  • B marcar o sujeito.
  • C destacar o vocativo.
  • D indicar a inversão de termos.
  • E delimitar o aposto.
16

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


“...não sabemos que sabíamos” (Título). A palavra “sabíamos” recebe acento gráfico porque
  • A a sílaba tônica formada com ditongo em proparoxítona deve ser acentuada.
  • B é proparoxítona e tem, na sílaba tônica, a vogal “i”.
  • C todo ditongo nasal deve ser acentuado.
  • D é paroxítona terminada em –s.
  • E deve ser acentuado o “i” do hiato.
17

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Desconhecida? – pergunta ele. (Linha 8) Esse trecho é exemplo de discurso
  • A direto
  • B indireto
  • C indireto livre
  • D direto livre
  • E direto-indireto
18

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


As palavras sublinhadas em Que eu preciso tanto de não compreender nada! (Linhas 9-10), morfologicamente, devem ser classificadas

  • A ambas como pronomes indefinidos
  • B ambas como advérbios
  • C ambas como adjetivos
  • D como advérbio e pronome indefinido, respectivamente
  • E como adjetivo e advérbio, respectivamente
19

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Num conto que nunca cheguei a publicar acontece o seguinte: uma mulher, em fase terminal de doença, pede ao marido que lhe conte uma história para apaziguar as insuportáveis dores. (Linhas 1-5) A expressão “o seguinte”, no trecho destacado, é um elemento
  • A anafórico e recupera o sujeito elíptico da oração de que participa.
  • B conector e une a primeira e a segunda orações do período.
  • C catafórico e antecipa uma oração complexa equivalente a esse termo.
  • D referencial e age na alternância de tema no período.
  • E pragmático e atua na interpelação do leitor.
20

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.


Mia Couto é um dos escritores mais renomados da atualidade, tanto por seus contos e romances, quanto por seus textos de opinião. Em relação a “Línguas que não sabemos que sabíamos”, é correto afirmar que se trata de texto

  • A ficcional com apoio em estrutura de predominância dialógica.
  • B argumentativo com apoio em argumento de natureza narrativa.
  • C narrativo com apoio em fatos argumentativos.
  • D descritivo com apoio em ditos relatados.
  • E poético com apoio em estrutura em versos.

Conhecimentos Gerais

21

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal do Governo do Brasil, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país. Acerca do IPHAN é INCORRETO afirmar que: 

  • A Em 1936, por meio da lei nº 378, foi criado o por ordens do então presidente Getúlio Vargas, o Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (SPAN), cujo anteprojeto foi redigido por Mário de Andrade, convidado pelo Ministro Gustavo Capanema.
  • B O primeiro órgão voltado para a preservação do patrimônio no Brasil foi criado em 1933 como uma entidade vinculada ao Museu Histórico Nacional (MHN), a Inspetoria de Monumentos Nacionais (IMN). Sua principal finalidade era impedir que objetos antigos, referentes à história nacional, fossem retirados do país em virtude do comércio de antiguidades, e que as edificações monumentais fossem destruídas por conta das reformas urbanas, a pretexto de modernização das cidades.
  • C Qualquer pessoa poderá solicitar o tombamento de qualquer bem ao Iphan, bastando, para tanto, encaminhar correspondência à Superintendência do Iphan em seu Estado, à Presidência do Iphan, ou ao Ministério da Cultura.
  • D Para ser tombado, o bem passa por um processo administrativo que analisa sua importância em âmbito nacional e, posteriormente, o bem é inscrito em um ou mais Livros do Tombo.
  • E Os bens tombados estão sujeitos à fiscalização realizada pelo Instituto para verificar suas condições de conservação, e qualquer intervenção nesses bens deve ser previamente autorizada. Nesse sentido, a propriedade do bem tombado é imediatamente transferida para o Estado Brasileiro, cabendo indenização ao proprietário.
22

O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) é uma instituição brasileira fundada em 1838 com o objetivo de preservar e divulgar a história e a cultura do país. O IHGB tem uma importância relevante na história do Brasil e tem contribuído para a pesquisa e o conhecimento da sociedade sobre o passado do país. Acerca do IHGB é INCORRETO afirmar que:

  • A O IHGB se tornou o modelo para a formação de todas as faculdades de história no Brasil, inspirando e mais recentemente controlando a qualidade dos cursos oferecidos pelas universidades.
  • B A versão do que seria o elemento central da história nacional foi definido por um estrangeiro Karl Von Martius, naturalista alemão.
  • C No primeiro concurso realizado pelo IHGB, a História do Brasil resultaria da fusão de três raças: branca, negra e índia.
  • D O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro centralizou os debates sobre o “caráter nacional brasileiro” no século XIX.
  • E A sua criação, juntamente com o Arquivo Público do Império, que se somavam à Academia Imperial de Belas Artes, integrou o esforço para a construção de um Estado imperial centralizado e forte.
23

Um dos acordos mais importantes celebrados sobre mudanças climáticas foi a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças do clima COP 15, e o seu resultado foi o chamado “acordo de Copenhague”, em dezembro de 2009. Os principais pontos desse acordo são citados abaixo, EXCETO que:

  • A é de caráter vinculativo para os signatários.
  • B não especifica qual deve ser o corte das emissões necessárias.
  • C inclui o mercado de carbono para promover incentivos positivos para financiar ações.
  • D detalha o plano de mitigação de emissões em dois anexos.
  • E é de caráter não vinculativo para os signatários.
24

Dentre os argumentos lógicos apresentados abaixo, o único que é um silogismo é:

  • A se chove, não vou ao trabalho. Se vou ao trabalho fico cansado. Se fico cansado não vou ao cinema.Ocorre que não estou cansado, logo não fui ao trabalho;
  • B o menino é levado ou quieto. Se é quieto não dá trabalho. Se dá trabalho é levado. O menino dá trabalho, logo é quieto;
  • C o carro é verde ou azul .Ocarro não é verde, logo, é azul;
  • D o Botafogo é campeão ou o Flamengo é campeão. O Flamengo é campeão se o Vasco não é campeão. Ocorre que o Botafogo é o campeão, logo o Vasco venceu o Flamengo;
  • E se o trabalhador é bomprofissional, então ele é eficiente.
25

“Em1959, durante uma palestra no Instituto deTecnologia da Califórnia, o físico Richard Feynman sugeriu que, em um futuro não muito distante, os engenheiros poderiam pegar átomos e colocá-los onde bem entendessem, desde que, é claro, não fossem violadas as leis da natureza. Com isso, materiais com propriedades inteiramente novas, poderiam ser criados. Esta palestra, intitulada "Há muito espaço lá embaixo" é, hoje, tomada como o ponto inicial da nanotecnologia.”

(Disponível em: ) http://www.mct.gov.br/html/template/ frameSet.php?urlFrame=http://www.comciencia.br/reportagens/ nanotecnologia/nano10.htm&objMct=No%20Brasil


Sobre a nanotecnologia NÃOé correto afirmar que:


  • A tem como objetivo a criação de novos materiais e o desenvolvimento de produtos e processos baseados na manipulação de átomos e moléculas;
  • B os nanomateriais, por serem produzidos átomo a átomo, não trazem riscos à saúde nem ao meio ambiente, ficando seu uso livre de regulamentação;
  • C é um conjunto interdisciplinar de técnicas que envolve conhecimentos de química, física, biologia, biofísica, engenharia de materiais, computação e medicina, entre outros;
  • D uma de suas possíveis aplicações práticas é o aumento da capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores;
  • E a invenção do microscópio de varredura por tunelamento eletrônico originou diversos instrumentos de manipulação e visualização da matéria em escala atômica.
26

“Os alimentos transgênicos chegaram. E parece que vieram para ficar. Apesar da polêmica em torno de sua segurança para a saúde humana e do impacto dessas safras sobre o meio ambiente, plantações transgênicas já são feitas em16 países, cobrindo 60milhões de hectares, área cerca de seis vezesmaior que a de Portugal.”

( disponível em: Ciência hoje on-line http://ich.unito.com.br/878)

Plantas transgênicas são obtidas através:

  • A de cruzamentos interespecíficos;
  • B da indução de mutações por irradiação com raios gama;
  • C da seleção artificial de espécies geneticamente resistentes a pragas;
  • D da cultura in vitro de tecidos meristemáticos;
  • E da introdução de genes de outros organismos em seus genomas.
27

“A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou ontem a conclusão do processo de nacionalização de um teste que permite detectar a presença do HIV em apenas 15 minutos.(...)
Com o teste agora nacionalizado, uma gota de sangue é suficiente para um diagnóstico 99% eficaz, revelado no local da coleta em um período de 10 a 15 minutos. No Brasil, o método já é difundido em maternidades, para evitar a transmissão de mãe para filho nos partos em que a gestante não foi submetida ao teste de HIV no pré-natal.”

(Jornal da Ciência, 02 de dezembro de 2008. Disponível em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=60287)

A Aids é:

  • A uma abreviatura usada no meio médico e científico para se referir ao vírus HIV;
  • B a síndrome decorrente da infecção produzida pelo conhecido vírus HIV;
  • C uma doença respiratória oportunista que atinge pessoas soro-negativas;
  • D a sigla para o vírus que causa uma síndrome conhecida como HIV;
  • E sinônimo de HIV, vírus que causa imunodeficiência em pessoas contaminadas.
28

Considere verdadeiras as afirmações:

* Todo Nardaquense é Waldorense.

* Todo Nardaquense é Shultz.

* Pedro é Waldorense.

* Gretchen é Shultz.

Dessa forma, pode-se garantir que:

  • A Gretchen é Waldorense;
  • B Pedro é Nardaquense;
  • C Pedro e Gretchen são Nardaquenses;
  • D todo Waldorense é Shultz;
  • E há Shultz que são Waldorenses.
29

Sejam V (verdadeiro) e F (falso) os valores lógicos associados às proposições compostas a seguir:
I. 3 ≤ 3 e -3 > -2 ()

II. Se 2 é primo, então 3 é par. ( )

III. Se 4 é primo, então 5 é par. ( )

IV. 5 é ímpar ou 7 é par. ( )

A seqüência ordenada dos valores lógicos obtidos, de cima para baixo, é:

  • A V V F F;
  • B F F V V;
  • C F V F V;
  • D V F V F;
  • E F F F F.
30

“O assunto mais comentado da conferência do clima em Poznan atende pela sigla REDD.ARedução de Emissões por Desmatamento e Degradação é tema constante tanto nas negociações oficiais como nos eventos paralelos. Como proteger as florestas é a vertente que mais avançou nos últimos meses no debate internacional sobre mudanças climáticas.
A idéia dos países ricos e mais emissores é que é mais fácil e mais barato evitar o desmatamento nas nações comflorestas do que mudar o padrão energético, de transporte e consumo emseu próprio território. O desmatamento responde por 15% a 20%das emissões globais de gases-estufa.”

(Disponível em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=60397)

Um gás que contribui para o aquecimento global, já que desempenha importante papel no efeito estufa, é o:

  • A gás carbônico;
  • B peróxido de carbono;
  • C gás oxigênio;
  • D néon;
  • E nitrogênio.