Resolver o Simulado Jornalista - Nível Superior

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Jornalismo

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A proposta de comunicação organizacional integrada engloba a Comunicação Mercadológica, a Comunicação Institucional e a Comunicação Interna da organização. As comunicações administrativas, formais e informais,e os fluxos de comunicação, que determinam o caminho percorrido pelas mensagens, desde o momento que saem do emissor até chegarem ao receptor, seguindo a direção vertical ou horizontal dentro das organizações são gerenciadas pela comunicação interna. Sobre os fluxos da comunicação, é correto afirmar:

  • A As mensagens circulam entre os funcionários ou grupos de um mesmo nível hierárquico, no fluxo circular. Quanto melhor a dinâmica e a organização desse fluxo, melhor a coordenação dos processos.
  • B O fluxo transversal está mais presente nas empresas de pequeno porte, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional.
  • C As pessoas interagem mais nas organizações descentralizadas e flexíveis nas quais a gestão é mais participativa e integrada, o que permite o fluxo e a comunicação em todas as direções, sem a distinção de níveis hierárquicos, configurando o fluxo horizontal.
  • D Existem, na direção vertical, dois fluxos: ascendente e descendente. No primeiro, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos inferiores para os superiores. No segundo, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos mais altos para os de níveis mais baixos.
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Embora Assessoria de Comunicação seja frequentemente confundida com a Assessoria de Imprensa, que é precursora do modelo, não é viável compreendê-las como sinônimas. A assessoria de imprensa é um braço da assessoria de comunicação que abriga os jornalistas e tem demandas inerentes às produções de notícias e conteúdos informativos. Nas atividades da assessoria de imprensa, recorre-se ao

  • A Media training que consiste em treinar os porta-vozes da instituição, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões.
  • B Clipping que é uma estratégia utilizada como canal de comunicação com jornalistas de redação. A atividade é realizada, principalmente, na hora de acompanhar o andamento dos releases enviados à imprensa.
  • C Gerenciamento de crise que consiste em realizar um processo contínuo de monitoramento, organização e análise de menções ou citações feitas na mídia as quais geram algum tipo de impacto na imagem de uma marca.
  • D Follow up que é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise, com objetivo de minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação em uma empresa ou instituição.
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A comunicação institucional é o tipo de comunicação que tem como intuito informar os públicos interessados das decisões da organização, seus conceitos e suas filosofias. Sobre a comunicação institucional, sabe-se que

  • A é dispensável para as organizações públicas, uma vez que elas objetivam promover o bem comum e o desenvolvimento sustentável do País, atendendo às necessidades e demandas da sociedade de forma eficiente, transparente e democrática.
  • B é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e imagem de uma organização, por meio de ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, imprensa e sociedade em geral).
  • C representa um campo muito específico de atuação que precisa alcançar apenas algumas poucas formas de comunicação, por isso, não tem relação com marketing, publicidade, imprensa e relações públicas, uma vez que busca transmitir a personalidade da instituição, sua imagem e seus valores.
  • D tem como foco melhorar a comunicação administrativa da instituição com seus públicos externos e também auxilia na disseminação eficiente de informações, decisões e fatos de uma determinada instituição junto aos seus stakeholders (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e patrocinadores).
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As métricas de comunicação são sistemas de mensuração que permitem tangibilizar quantitativamente os resultados obtidos pela área. Para o trabalho de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, algumas métricas são importantes para entender o alcance da estratégia e os resultados obtidos. Sobre as métricas é correto afirmar:

  • A O engajamento serve para identificar quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
  • B As menções dizem respeito ao trabalho de qualificação para aprofundar o entendimento do contexto, realizando a classificação das interações em positivo, negativo ou neutro.
  • C A taxa de rejeição relaciona-se com os usuários que estão recusando o conteúdo ou quantos usuários únicos entraram no site e saíram sem interagir com nenhum link ou formulário.
  • D A sentimetria refere-se à quantidade de vezes em que a marca ou os principais representantes dela são citados e apresenta os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.
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A comunicação pública é aquela voltada para o cidadão, com o intuito de informar e cumprir sua função social. Todos os entes federativos devem preconizar o estabelecimento desse tipo de comunicação. A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu 12 “Princípios da Comunicação Pública”. Entre os princípios, estão:

  • A ouvir a classe política, ser inclusiva e específica e se pautar pela ética.
  • B tratar a comunicação como política de governo e combater a desinformação.
  • C promover os direitos e a democracia, focar no governo e garantir a pessoalidade.
  • D garantir o acesso amplo à informação, fomentar o diálogo e estimular a participação.
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Contar com uma boa estratégia de gestão de conteúdo é relevante para qualquer instituição, já que um bom conteúdo aumenta a percepção de valor da marca, a autoridade, a confiança da audiência e o nível de conversões. Sobre o tema, é correto afirmar:

  • A A gestão de conteúdo consiste no processo de planejar, produzir, revisar, publicar, promover, mensurar resultados e atualizar informações de materiais produzidos para uma audiência específica.
  • B Métricas, como tráfego, engajamento e compartilhamentos, precisam ser analisadas, para que se evidencie que não existe diferença em disponibilizar um conteúdo em formato de texto, foto ou vídeo nas redes sociais. 
  • C O calendário editorial consiste na programação de todo conteúdo produzido por uma empresa ou organização pública, que deve ser replicado com a mesma abordagem nas redes sociais e nos canais de comunicação internos.
  • D A criação de conteúdo relevante para a audiência depende da realização de um planejamento anual detalhado, que não necessita passar por revisões ou ajustes ao longo do tempo. Além disso, exige dedicação e consistência para trazer resultados.
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Em produtos audiovisuais, as imagens são uma parte fundamental, e a forma como essas imagens são apresentadas ajuda a levar ao telespectador uma melhor dimensão dos acontecimentos. Para isso, é importante que os planos de captação de imagens sejam variados e mostrem tanto detalhes quanto a amplitude dos acontecimentos. As orientações sobre os planos de imagens, geralmente, integram as pautas jornalísticas de produtos audiovisuais. Sobre os planos de enquadramento e angulação da câmera para a captação das imagens,

  • A no plano Médio, a figura humana é enquadrada do joelho para cima, mostrando também a paisagem de fundo, que domina a tela.
  • B no plano Americano, o foco principal está na pessoa, com enquadramento da cintura para cima, e mostra apenas uma pequena porção do fundo.
  • C No Close médio o enquadramento é na cabeça e nos ombros da pessoa. Este é um dos planos de enquadramento da imagem mais usados em telejornal. 
  • D no plano Close-up Extremo, o enquadramento se restringe à cabeça e ao pescoço da pessoa, que preenche praticamente toda a tela, mostrando apenas uma pequena porção da paisagem de fundo.
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Sobre a composição de câmeras fotográficas SLR, muito utilizadas no fotojornalismo, é correto afirmar:

  • A objetiva é parte do sistema que controla o tempo de exposição à luz.
  • B sensor é o sistema que permite a regulação do foco das imagens no conjunto de lentes.
  • C diafragma é o sistema que controla a quantidade de luz que entra pelo conjunto de lentes.
  • D obturador é o sistema que permite ampliar ou diminuir o zoom capturado pelo conjunto de lentes.
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Sobre as normas de redação jornalística, é correto afirmar:

  • A O uso de pleonasmos, nos textos jornalísticos, é um recurso que ajuda a aumentar a precisão, a clareza e a exatidão, ajudando o público a entender as informações expostas de maneira mais rápida.
  • B As perguntas que fazem parte do lide das notícias, para dar mais clareza, precisão e exatidão ao texto, devem ser respondidas necessariamente nesta ordem: O quê? Quem? Quando? Como? Onde? e Por quê?.
  • C Os chavões são um recurso importante para aproximar os textos jornalísticos das vivências do público e devem ser utilizados para aumentar a simplicidade e a clareza, além de estabelecer um nível mais alto de identificação.
  • D As normas de redação possuem variações e especificidades conforme o tipo de mídia, entretanto, qualquer que seja a plataforma utilizada, o texto deve conter características, como clareza, concisão, brevidade, simplicidade, precisão, exatidão e ritmo.
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Com o desenvolvimento das plataformas digitais, tem se tornado, cada vez mais, importante a convergência midiática para atingir públicos diferentes. Sobre esse tema,

  • A uma importante estratégia para atingir diferentes públicos é o uso da crossmedia, que consiste em utilizar diferentes plataformas para a publicação das narrativas. Para o bom uso dessa estratégia, convém realizar a adequação dos conteúdos às características específicas de cada plataforma.
  • B o termo crossmedia, que em tradução literal significa “cruzamento de mídias”, é uma estratégia para ampliar a narrativa com o uso de diferentes plataformas, trazendo aprofundamento ao tema. Assim, o público só terá acesso à narrativa completa e aprofundada ao acessar todas as plataformas utilizadas.
  • C a narrativa transmidiática consiste em realizar transições no uso das mídias, abandonando as mais tradicionais e focando nas que surgem mais recentemente, em busca de manter a atualidade tecnológica. A primeira vez em que essa estratégia foi utilizada foi no campo jornalístico, nos Estados Unidos da América.
  • D o uso da narrativa transmidiática é uma estratégia para a publicação de informações em diferentes plataformas, replicando o mesmo conteúdo em diferentes mídias. Dessa forma, amplia-se a abrangência de público, pois quem tiver acesso a qualquer uma das mídias utilizadas terá contato com a narrativa completa.
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A reportagem é um gênero jornalístico em que o repórter faz um relato ampliado de um acontecimento, trazendo informações mais detalhadas sobre algum fato e, eventualmente, interpretando esses fatos. Considerando os modelos tradicionais e seus elementos predominantes, a reportagem

  • A literária é caracterizada pela emissão de opinião referente a obras de literatura, levando ao público aprofundamento sobre o autor e a obra analisada.
  • B de ação é caracterizada pelo desenrolar dos acontecimentos e, por esse motivo, o repórter não deve participar da ação, mantendo-se distanciado da narrativa.
  • C de fatos é constituída por acontecimentos narrados de modo objetivo, seguindo o modelo da pirâmide invertida, segundo a ordem de importância.
  • D documental é constituída por documentos oficiais que se tornam as principais fontes para a produção da reportagem, dispensando depoimentos para esclarecer o assunto.
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O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros estabelece uma série de princípios que devem orientar a atividade da categoria. No que diz respeito ao Capítulo IV - Das relações profissionais, esse código determina que

  • A o jornalista pode se omitir de prestar solidariedade aos colegas que sofrem perseguição ou agressão em consequência de sua atividade profissional, se isso colocar em risco a sua permanência na empresa.
  • B o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele pode, sempre que julgar necessário, recorrer ao uso de câmeras escondidas ou microfones ocultos na apuração das informações.
  • C a cláusula de consciência é um direito do jornalista e se considera um argumento válido para que o profissional se recuse a executar tarefas que agridam as suas convicções e deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes da sua.
  • D O jornalista não deve acumular funções jornalísticas ou obrigar outro profissional a fazê-lo, quando isso implicar substituição ou supressão de cargos na mesma empresa. Quando, por razões justificadas, vier a exercer mais de uma função na mesma empresa, o jornalista deve receber a remuneração correspondente ao trabalho extra.
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Considerando a Teoria dos Efeitos Limitados, também chamada de Teoria Empírica de Campo, é correto afirmar:

  • A Aborda apenas influências quantitativas, sem levar em consideração efeitos qualitativamente diferentes.
  • B A existência de uma rede de comunicações interpessoais não consegue limitar os efeitos de persuasão da mídia.
  • C A mídia consiste em um instrumento de persuasão que pode influenciar o público, mas isso acontece de modo associado a outros fatores.
  • D Surge a partir da Sociologia Instrumentalista e tem como foco identificar que os meios de comunicação possuem maior influência sobre o público.
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Analise as informações a seguir:
I. Sobre os gêneros jornalísticos, é correto afirmar que são considerados gêneros prestadores de serviços: obituário, indicadores, campanhas, “ombudsman”, educacional.
II. gêneros visuais: gráficos, tabelas, quadros, demonstrativos, ilustrações, caricatura e fotografia.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. Sobre os gêneros jornalísticos, é correto afirmar que são considerados gêneros informativos: nota, notícia, reportagem, resenha, entrevista e carta.
II. Sobre os gêneros jornalísticos, é correto afirmar que são considerados gêneros opinativos: editorial, título, comentário, artigo, crítica, coluna, chamada e crônica.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que, com o avanço das novas tecnologias, o jornalismo passou a ser uma ferramenta de marketing para que grandes marcas produzam conteúdos e utilizem a credibilidade do jornalismo na construção de uma boa imagem para as organizações.
II A publicidade institucional se destina a divulgar atos, ações, programas, obras, serviços, campanhas, metas e resultados exclusivamente dos órgãos públicos.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. A comunicação digital memoriza, trata, distribui e permite a consulta de muitas informações em pouco tempo em razão de três fatores: fator tempo (mais velocidade na transmissão da informação), fator espaço (o digital ocupa menos espaço que o papel) e fator transparência (a informação pode ser checada em tempo real).
II A comunicação pode ser tanto dirigida ao público interno à instituição, quanto ao público externo, sendo o público interno aquele que deve receber a comunicação das novidades por primeiro, para ajudar o público externo a compreender e aderir à novidade que lhe for comunicada.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. Considerando que a comunicação dirigida é um tipo de comunicação direta e segmentada com os grupos específicos que se quer atingir, as atividades de relações públicas divergem completamente deste tipo de comunicação, já que fazer relações públicas é manter contato com diferentes interlocutores.
II. Considerando que uma organização precisa conversar de forma direta com grupos diferentes, ela precisa assumir estrategicamente identidades diferentes. Ela não pode ser a mesma o tempo todo, logo não deve nunca adotar uma comunicação dirigida.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que a comunicação dirigida é o envio de mensagem a públicos heterogêneos, com os quais uma determinada empresa busca se aproximar, interagir e se identificar com aquela audiência.
II. É correto afirmar que são usuários da comunicação dirigida apenas os veículos escritos (ex: correspondência, mala direta, relatórios, press-release, periódicos) e os veículos orais (ex: telefones, rádios).
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. É certo afirmar que os fotógrafos denominados pelo senso comum de paparazzi também podem ser considerados fotojornalistas, pois registram acontecimentos sociais de interesse do público.
II. É certo afirmar que o fotodocumentário é constituído por uma série de fotos que buscam registrar eventos e acontecimentos diversos, capturando-os com a máxima precisão.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Português

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Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

No último parágrafo, a locução adverbial “Não à toa” pode ser substituída, sem prejuízos para a construção de sentido do texto, por:

  • A “Não sem motivo”.
  • B “Gratuitamente”.
  • C “Desnecessariamente”.
  • D “Ao acaso”.
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Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

Em “A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido”, em relação à primeira, a segunda oração é classificada, pela gramática normativa, como subordinada substantiva

  • A completiva nominal.
  • B apositiva.
  • C predicativa.
  • D objetiva direta.
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Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

No trecho “Os smartphones devem ficar na mochila ou bolsa, desligados ou em modo silencioso”, o termo “desligados” é classificado morfologicamente e sintaticamente, respectivamente, como:

  • A adjetivo e predicativo do sujeito.
  • B advérbio e objeto indireto.
  • C adjetivo e complemento nominal.
  • D advérbio e objeto direto.
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Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

Da leitura do texto, infere-se que:

  • A o uso de celular durante todo o período de permanência na escola já estava proibido desde agosto do ano anterior.
  • B os pais e/ou responsáveis por alunos da rede municipal discordam do decreto do prefeito por não terem sido consultados.
  • C a proibição do celular se restringe aos momentos de explanação do professor e realização de trabalhos pelos alunos.
  • D o lema da prefeitura sugere que os estudantes estavam mais conectados ao celular do que ao ambiente escolar.
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Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

No trecho “Geração alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025”, o pronome “quem” é retomado pelo mecanismo denominado de

  • A repetição.
  • B elipse.
  • C substituição.
  • D coesão lexical.
26
Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

No primeiro parágrafo, o trecho “Enquanto boa parte da geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero”, é um argumento:

  • A histórico.
  • B de autoridade.
  • C de exemplificação.
  • D por comparação.
27
Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

De acordo com o texto, a divisão humana em “safras” ou gerações, iniciada no período pós-guerra,

  • A é considerada fruto de estudos realizados na área de ciências exatas.
  • B causa dúvidas por não haver consenso sobre o ano de início de cada geração.
  • C contribui para compreender fenômenos sociais em faixas etárias distintas.
  • D expõe de modo equivocado características de quem nasceu em certo ano.
28
Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

Na situação comunicativa em que se insere, o texto tem a função social de:

  • A descrever de modo detalhado um episódio particular.
  • B contar uma história por meio do uso de técnicas literárias.
  • C impor regras e princípios para o uso de rótulos específicos.
  • D expor informações e opiniões sobre um determinado tema.
29
Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2


Geração TikTok: nova geração não consegue ouvir músicas com mais de 3 minutos

Geração TikTok e a audição ansiosa: o que mudou no mundo da música?

       De acordo com as principais plataformas de streaming de música (Amazon Music, Deezer e Spotify), a Geração TikTok, ou seja, a Geração Z, considera músicas com mais de 3 minutos muito longas. No geral, as canções com até 2 minutos e 30 segundos são as mais consumidas por esse público.
          Esse fenômeno já ganhou um nome, “audição ansiosa”, e está mudando a forma como os artistas produzem suas músicas. Agora, quem não cria uma canção que vai direto ao ponto perde ouvintes nos primeiros segundos — algo que pode parecer muito estranho para o público da época de Faroeste Caboclo, November Rain e Stairway to Heaven.
      O motivo dessa preferência por músicas menores parece ser um reflexo das redes sociais, especialmente o TikTok. Há tempos, os conteúdos nas redes sociais são apresentados de forma extremamente rápida.
        Por exemplo, o Twitter aceita pouco texto, o TikTok aceita vídeos de no máximo 3 minutos, o WhatsApp e as plataformas de streaming de vídeo e música possuem a opção de reprodução acelerada. Por isso, os tutoriais de 15 minutos do YouTube estão perdendo espaço para conteúdo de 15 segundos no TikTok. Como resultado, a Geração Z está mais ansiosa e não tem paciência para apreciar músicas mais longas.


PONTES, Márcio Miranda. Geração TikTok e a audição ansiosa: o que
mudou no mundo da música? Disponível em:
<https://www.sabra.org.br/site/geracao-tiktok>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado]. 

No segundo parágrafo, as aspas servem para:

  • A marcar um discurso direto.
  • B indicar o emprego de um arcaísmo.
  • C destacar uma expressão de uso recente na língua.
  • D fazer a transcrição do trecho de um outro texto.
30
Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2


Geração TikTok: nova geração não consegue ouvir músicas com mais de 3 minutos

Geração TikTok e a audição ansiosa: o que mudou no mundo da música?

       De acordo com as principais plataformas de streaming de música (Amazon Music, Deezer e Spotify), a Geração TikTok, ou seja, a Geração Z, considera músicas com mais de 3 minutos muito longas. No geral, as canções com até 2 minutos e 30 segundos são as mais consumidas por esse público.
          Esse fenômeno já ganhou um nome, “audição ansiosa”, e está mudando a forma como os artistas produzem suas músicas. Agora, quem não cria uma canção que vai direto ao ponto perde ouvintes nos primeiros segundos — algo que pode parecer muito estranho para o público da época de Faroeste Caboclo, November Rain e Stairway to Heaven.
      O motivo dessa preferência por músicas menores parece ser um reflexo das redes sociais, especialmente o TikTok. Há tempos, os conteúdos nas redes sociais são apresentados de forma extremamente rápida.
        Por exemplo, o Twitter aceita pouco texto, o TikTok aceita vídeos de no máximo 3 minutos, o WhatsApp e as plataformas de streaming de vídeo e música possuem a opção de reprodução acelerada. Por isso, os tutoriais de 15 minutos do YouTube estão perdendo espaço para conteúdo de 15 segundos no TikTok. Como resultado, a Geração Z está mais ansiosa e não tem paciência para apreciar músicas mais longas.


PONTES, Márcio Miranda. Geração TikTok e a audição ansiosa: o que
mudou no mundo da música? Disponível em:
<https://www.sabra.org.br/site/geracao-tiktok>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado]. 

No último parágrafo, o primeiro período sintático compõe-se da coordenação assindética de orações justapostas e relacionadas, semântica e discursivamente, pelas noções de:

  • A oposição e quebra de expectativa.
  • B adição e sequencialidade.
  • C escolha ou alternância.
  • D conclusão e consequência.

Direito Administrativo

31

A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Nela, salvo disposição legal em contrário,

  • A o recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas.
  • B o prazo para interposição de recurso administrativo é de trinta dias, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
  • C o recurso não tem efeito suspensivo.
  • D o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de dez dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.
32

De acordo com a Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), constitui um ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito

  • A permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.
  • B agir ilicitamente na arrecadação de tributo ou de renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público.
  • C agir para a configuração de ilícito na celebração, na fiscalização e na análise das prestações de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.
  • D aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica, que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.
33

Segundo a Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações), o contrato relativo a imóvel do patrimônio da União ou de suas autarquias e fundações é regido

  • A pela legislação civil, com aplicação subsidiária na lei de licitações.
  • B pela lei de licitações, com aplicação subsidiaria da legislação civil.
  • C pela constituição federal, com regulação pela lei de licitações.
  • D pelo contrato administrativo, com regulação pela legislação civil.
34

Agente público é “o agente político, o servidor público e todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função”.
Seguindo essa definição, um mesário eleitoral é:

  • A um empregado público.
  • B um agente delegado.
  • C um agente honorífico.
  • D um empregado administrativo.
35

Leia o trecho a seguir.

“Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular, é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza.’’

MEIRELLES, Hely L. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002. p. 82.

Nesse trecho, o autor: 

  • A ofende o princípio da liberdade, que foi eleito pela Constituição Federal de 1988 como postulado basilar da República.
  • B ofende o princípio da motivação, posto que restringe qualquer arbítrio do administrador público.
  • C apresenta uma forma de consagração do princípio da moralidade pública, pois exorta do administrador público a eticidade.
  • D apresenta uma forma de consagração do princípio da legalidade, pois a finalidade pública está acima de interesses pessoais.

Direito Constitucional

36

De acordo com o art. 5º da Constituição Federal de 1988, constitui crime inafiançável e imprescritível a prática:

  • A da ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
  • B da tortura.
  • C do tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
  • D do terrorismo.
37

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a reintegração de um Território Federal ao estado de origem depende de:

  • A lei ordinária, votada na Assembleia Legislativa estadual.
  • B emenda constitucional, votada no Congresso Nacional.
  • C lei complementar, votada no Congresso Nacional.
  • D lei complementar, votada na Assembleia Legislativa estadual.
38

De acordo com a Constituição Federal de 1988, construir uma sociedade livre, justa e solidária é

  • A uma norma dirigente de aplicabilidade mediata elencada como um princípio fundamental do Estado Brasileiro.
  • B uma norma programática de aplicabilidade imediata elencada como um objetivo fundamental do Estado Brasileiro.
  • C um postulado sem aplicabilidade concreta, elencado como resquício de um dirigismo estatal superado.
  • D um postulado que rege a República brasileira, apesar de elencado no preâmbulo do texto constitucional.
39

A respeito das imunidades de Deputados e Senadores, com base na Constituição Federal, é correto afirmar que

  • A as imunidades de Deputados e Senadores não subsistirão durante o estado de sítio.
  • B os Deputados e Senadores podem ser obrigados a testemunhar sobre informações recebidas em razão do exercício do Mandato.
  • C os Deputados e Senadores militares, em tempo de guerra, serão incorporados às Forças Armadas, independentemente de deliberação da respectiva Casa.
  • D a sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.
  • E os Deputados e Senadores, a partir da posse, serão submetidos cível e penalmente a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
40

Considere que o Presidente da República, por meio de medida provisória, estendeu de cinco para dez anos o prazo de prescrição para a cobrança de créditos tributários decorrentes de taxas de polícia. A justificativa é a de que a mudança de posicionamento dos Tribunais Superiores com relação ao modo de contagem da prescrição intercorrente estaria gerando graves prejuízos ao patrimônio público, pois uma quantia expressiva de créditos tributários dessa natureza estaria sendo extinta dessa forma. Inconformado com o ato legislativo, um partido político com representação no Congresso Nacional propôs ação direta de inconstitucionalidade em face da medida provisória.

Com base na situação hipotética e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que

  • A a medida provisória revogou a lei anterior que disciplinava o assunto. Caso o congresso nacional reprove a inovação legislativa, a lei anterior passará a ter eficácia após a rejeição tática ou expressa.
  • B a medida provisória pode ser objeto de questionamento em controle abstrato de constitucionalidade, e a sua conversão em lei não torna prejudicado, de acordo com todos os precedentes do STF, o debate sobre o atendimento dos pressupostos de admissibilidade do seu uso (relevância e urgência).
  • C em julgado recente, o Supremo Tribunal Federal entendeu que os requisitos da relevância e urgência não estão sujeitos a controle jurisdicional, bem como que a rejeição tácita ou expressa da medida provisória faz com que a ação direta de inconstitucionalidade perca o seu objeto.
  • D o Supremo Tribunal Federal não dispõe de competência para suspender, em caráter liminar, medida provisória em sede de ADI, pois não essa espécie normativa não tem a capacidade de inovar de maneira definitiva no ordenamento jurídico, motivo pelo qual não se sujeita ao controle abstrato constitucionalidade.
  • E embora o Supremo Tribunal Federal tenha reconhecido a desnecessidade de lei complementar tratar dos marcos temporais da prescrição intercorrente, a definição do prazo de prescrição em si é reservada à lei complementar, motivo pelo qual a medida provisória em questão é inconstitucional. 

Comunicação Social

41

Certa marca desenvolveu uma campanha nas redes sociais optando por uma estratégia de marketing que envolve a colaboração com influenciadores digitais.
Qual métrica seria mais indicada para avaliar o impacto da parceria na construção da reputação da marca?

  • A Número de seguidores do influenciador
  • B Número de postagens patrocinadas
  • C Taxa de engajamento nas redes sociais da marca
  • D Alcance total das postagens do influenciador
  • E Sentimento da marca nas redes sociais
42

O papel fundamental dos Key Performance Indicators (KPI), em estratégias de marketing digital em mídias sociais, é a sua utilização para a

  • A quantificação do alcance da campanha, principalmente, sem influenciar as decisões estratégicas.
  • B comparação do desempenho da empresa com outras do mesmo setor, proporcionando uma visão relativa do sucesso nas mídias sociais.
  • C mensuração do desempenho em relação aos objetivos específicos da campanha, servindo como indicadores chave, orientando ações corretivas e otimizações.
  • D mensuração do desempenho em grandes empresas, principalmente, visto que os pequenos negócios não utilizam essa abordagem.
  • E elaboração dos relatórios finais, sem impacto real no desenvolvimento das campanhas.
43

Em uma estratégia de publicidade digital focada na geração de leads de alta qualidade, qual métrica é mais relevante para avaliar o envolvimento do público-alvo com os conteúdos promocionais?

  • A Alcance orgânico
  • B Fontes de tráfego
  • C Taxa de conversão
  • D Taxa de impressões
  • E Taxa de rejeição
44

Redes sociais são espaços virtuais utilizados por grupos de pessoas que compartilham dos mesmos interesses. No contexto digital, esse compartilhamento de interesses é mediado por aplicativos de mídias sociais que proporcionam o relacionamento entre as pessoas e também entre pessoas e marcas. Segundo Maria Carolina Avis, “De acordo com a pesquisa Social Media Trends, de 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais, tendo como principal objetivo (70,5%) a visibilidade on-line”.
A partir dessas informações, verifica-se, então, que o foco principal de uma marca nas mídias sociais deve ser

  • A o relacionamento entre seus seguidores/consumidores e não somente a divulgação de produtos ou serviços ou a efetivação de vendas.
  • B o aumento de sua base de seguidores/consumidores e o volume de vendas de seus produtos ou serviços, gerando um ticket médio mais alto.
  • C o aumento do volume de vendas de seus produtos/ serviços off-line e não apenas o fortalecimento da visibilidade da marca.
  • D a união de esforços para se comunicar com a maior quantidade de pessoas possível, já que definição do público-alvo é mais difícil nas mídias sociais.
  • E busca pelo aumento das vendas e não o monitoramento de respostas às conversas dos clientes para melhorar a experiência do usuário.
45

Considere as seguintes reflexões de Jorge Duarte:

Por parte do mercado, as empresas, preocupadas com sua imagem pública, sentiram-se compelidas a tomar atitudes socialmente responsáveis e tanto as instituições privadas quanto as públicas ficaram atentas às reivindicações dos cidadãos. [...] A comunicação é hoje um ator político proeminente e é parte constituinte da formação do novo espaço público.

DUARTE, J. Conceitos de Comunicação Pública. In. DUARTE, J. (org.). Comunicação pública. Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 9-10.


Qual seria a definição mais adequada para o conceito de comunicação pública?

  • A A transmissão de mensagens promocionais por meio de canais de mídia tradicionais.
  • B O processo de compartilhar informações apenas entre instituições governamentais.
  • C A prática de difundir notícias e eventos apenas para o público interno de uma organização.
  • D A gestão estratégica da comunicação, envolvendo a interação entre instituições públicas e privadas, visando ao interesse coletivo.
  • E A divulgação seletiva de informações para influenciar a opinião pública a favor de determinadas organizações.
46

Além de conhecer o público, é preciso saber em qual etapa da jornada de compra ele se encontra, afinal, nem todo mundo está pronto para comprar, muito menos nas redes sociais, que são plataformas voltadas para interação, nas quais lidamos com públicos frios e quentes, ou seja, tanto com pessoas que nunca viram determinada marca quanto com aquelas que já estão no estágio de se transformarem em defensores dela, última etapa da jornada de compra.

AVIS, M.C. Social Media de Verdade. Paraná: Intersaberes, 2022, p.63-67.


Nesse contexto, a estratégia de Inbound Marketing se diferencia das abordagens tradicionais de marketing porque

  • A visa apenas à venda direta de produtos, não envolvendo estratégias de construção de relacionamento com o público.
  • B é uma abordagem exclusiva para empresas off-line, não sendo aplicável a negócios que tenham seu foco no ambiente on-line.
  • C se concentra em atrair e engajar por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, evitando as abordagens tradicionais que interrompem os consumidores.
  • D é sinônimo de publicidade paga em plataformas on-line, não envolvendo esforços orgânicos para atrair o público.
  • E são mais eficazes, pois são diretas e não dependem da criação contínua de conteúdo.
47

Na escolha entre diferentes processos de impressão para um projeto gráfico complexo, como um livro de arte, qual dos seguintes critérios é mais relevante quanto à reprodução de imagens detalhadas e cores vibrantes?

  • A Utilização da impressão flexográfica, para garantir uma reprodução precisa.
  • B Escolha da impressão digital, para uma produção mais rápida.
  • C Seleção da serigrafia, para acentuar detalhes e cores.
  • D Opção por impressão offset, devido ao seu custo mais baixo.
  • E Opção pela impressão litográfica, devido à sua capacidade de reprodução.
48

Ao ser desenvolvido um plano de marketing para o lançamento de um novo produto, qual das seguintes estratégias é mais alinhada com a abordagem centrada no cliente e na criação de valor?

  • A Focar, exclusivamente, estratégias de preço para ganhar competitividade no mercado.
  • B Utilizar apenas publicidade tradicional em vez de explorar a variedade de canais on-line.
  • C Conduzir pesquisas de mercado para entender as necessidades e as preferências dos clientes.
  • D Depender unicamente de promoções de curto prazo para impulsionar as vendas.
  • E Ignorar a segmentação de mercado e adotar uma abordagem única para todos os consumidores.
49

Considere a seguinte reflexão acerca da comunicação nas organizações.

A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing e cada um agindo de forma desarticulada.

ANGELONI, M.T. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas. 2010, p. 62-64.

Na perspectiva da comunicação integrada, qual é o principal benefício de uma abordagem que busca unificar todas as mensagens e canais de comunicação de uma organização?

  • A Redução dos custos de comunicação, uma vez que as mensagens são padronizadas e podem ser replicadas em todos os canais.
  • B Maior controle sobre a narrativa da marca, permitindo que a organização direcione a percepção do público de maneira consistente.
  • C Ênfase na diferenciação de mensagens, adaptando-as para cada canal, de forma a atingir públicos específicos de maneira personalizada.
  • D Concentração do alcance da marca, a partir do foco apenas em alguns canais, para evitar dispersão de esforços.
  • E Desenvolvimento de uma complexidade operacional, já que as diferentes áreas deverão trabalhar de forma dependente uma da outra.
50

Na comunicação interna das organizações, os fluxos de comunicação são frequentemente categorizados em quatro tipos principais.
Qual é a característica do fluxo horizontal?

  • A Envolve a troca de informações entre membros do mesmo nível hierárquico, promovendo a coesão e a colaboração entre colegas.
  • B Apresenta a comunicação entre diferentes níveis hierárquicos, facilitando a transmissão eficiente de informações.
  • C Ocorre quando as informações fluem verticalmente, indo de níveis mais baixos para níveis mais altos na hierarquia organizacional.
  • D É exclusivamente voltado para a disseminação de políticas e diretrizes da alta administração para os níveis inferiores da organização.
  • E É um fluxo que ocorre lateralmente, entre unidades ou departamentos distintos, facilitando a coordenação e a resolução de problemas interdepartamentais.

Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais

51

O Art. 5º da Lei Federal nº 12.846/2013 dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública e estabelece um rol de atos considerados lesivos à Administração Pública. 
No âmbito do município de Belo Horizonte essa norma de índole nacional é regulamentada pelo Decreto nº 16.954/2018.


Quanto a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos à Administração Pública Municipal, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A apuração dos atos lesivos será efetuada por meio de Processo Administrativo de Responsabilização – PAR.
  • B Cabe à autoridade máxima de cada órgão cientificar a Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção sobre a possível ocorrência de ato lesivo por meio de comunicação formal.
  • C A investigação preliminar constitui procedimento de caráter sigiloso e punitivo, destinado à apuração de indícios de autoria e materialidade de ato lesivo à Administração Pública.
  • D Cabe somente ao Controlador-Geral do Município celebrar acordos de leniência com pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos lesivos.
52

Quanto à Política Municipal de Integridade Pública, estabelecida pelo Decreto Municipal nº 18.337/2023, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública é considerada conflito de interesses.
  • B A Política Municipal de Integridade Pública tem, como  objetivo, fortalecer a imagem e a reputação da Administração Pública, promovendo a confiança e o respeito da população pelas instituições municipais
  • C A Controladoria-Geral do Município, como órgão central, e as comissões de ética e instâncias de integridade dos órgãos e entidades compõem o Sistema Municipal de Integridade Pública.
  • D É responsabilidade da Controladoria-Geral do Município, como órgão central, promover, no mínimo anualmente, a revisão dos planos de integridade dos órgãos e das entidades da Administração Pública Municipal.
53

Leia o trecho a seguir.

O registro dos benefícios do controle é fundamental para evidenciar a importância do órgão de controle na Administração Pública, à medida que demonstra o quanto a atuação integrada das funções de controle, em especial, da atividade de auditoria interna, contribui para o aperfeiçoamento da Gestão Pública. Esse registro possibilita ainda uma prestação de contas à sociedade dos resultados alcançados e, consequentemente, dos recursos empregados na atividade de controle e, não menos importante, serve como ferramenta motivacional para os auditores de controle interno, que têm a oportunidade de ver o impacto positivo de sua atuação no aprimoramento da Gestão Pública.
Manual de Contabilização de Benefícios da Controladoria-Geral do  Município de Belo Horizonte.

Com base no trecho acima e na Portaria CTGM 022/2018, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Benefício financeiro é aquele passível de representação monetária e demonstrado por documentação comprobatória, podendo ser classificado como rendimento, ágio ou ganho de capital.
  • B Benefício qualitativo é aquele não passível de representação monetária, que resulta do impacto positivo na gestão de forma estruturante, tal como melhoria gerencial, melhoria nos procedimentos de controle interno, aprimoramento de normativos e processos.
  • C Benefício potencial é aquele decorrente de orientação e/ou recomendação cujo cumprimento, pela unidade auditada, ainda não foi verificado.
  • D Benefício efetivo é aquele concretizado em decorrência das ações de controle interno, com real impacto na gestão pública.
54

Integra a Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte a Subcontroladoria de Auditoria (SUADI), que tem como competência auditar e fiscalizar internamente os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo.
Para exercício de sua atribuição, esta estabeleceu e publicou manual relativo a trilhas de auditoria, tendo, por objetivo, definir um modelo conceitual e operacional para a padronização do processo de concepção, desenvolvimento, monitoramento e encerramento de trilhas de auditoria produzidas pela (SUADI).

Com base no Manual de Trilhas de Auditoria, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Considera-se como Trilha de Auditoria o método que permite a produção de informação estratégica, a partir da análise, de maneira integral, célere e objetiva, de dados oriundos de fontes diversas, de volumes variados, objetivando em última instância a melhoria do planejamento e a execução de auditorias, o monitoramento de riscos e indícios de inconformidades e o auxílio à tomada de decisão pelas áreas gerenciais e estratégicas da CTGM e de outros órgãos e entidades da Prefeitura de Belo Horizonte.
  • B As Trilhas Gerenciais contextualizam informações ou apresentam um panorama do tema estudado e da distribuição de recursos, fornecendo indicadores para a gestão, além de propiciar suporte ao planejamento e execução de auditorias ou inspeções.
  • C As Trilhas Operacionais apresentam possíveis indícios de vulnerabilidades, indicando alertas de plausíveis situações irregulares ou incongruentes por desviarem de padrões estabelecidos ou estarem em desacordo com instrumentos normativos.
  • D As informações geradas por meio de Trilhas de Auditoria devem ser utilizadas de maneira específica, em contexto padronizado e relativas a atividades correlatas. Assim, as trilhas de auditoria podem atender finalidades semelhantes, gerando sinergia.
55

A Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte é composta de subcontroladorias e diretorias, previstas no Decreto Municipal nº 16.738, de 06 de outubro de 2017. 

Conforme este diploma, assinale a opção que indica atribuições comuns às subcontroladorias.

  • A Coordenar a elaboração do plano anual de trabalho da unidade em consonância com o planejamento estratégico da CTGM.
  • B Gerir e controlar a expedição de cartas citatórias, de intimações, de ofícios e de outros expedientes necessários ao regular trâmite processual.
  • C Orientar e coordenar o planejamento e o desenvolvimento de ações voltadas para qualidade, produtividade e aprimoramento da gestão.
  • D Promover a articulação e a integração, interna e externamente, para a implementação de programas e projetos de interesse da CTGM.

Raciocínio Lógico

56

Joaquim foi a uma feira que oferece potes de geleias artesanais de três sabores diferentes, todos com mesmo peso de 250 g.
Ele pretende comprar 5 potes de geleias para montar um kit para presentear a namorada.
De quantas formas diferentes Joaquim pode escolher os 5 potes de geleias a fim de montar o kit?

  • A 15
  • B 17
  • C 21
  • D 25
  • E 50
57

Analise a seguinte situação:

Patrícia, Janaína, Cláudia e Bruna são as únicas nadadoras que participam de uma competição profissional de natação.
Durante o evento, tem-se que:
■ Patrícia não foi a última colocada;
■ Se Bruna ultrapassasse duas posições, seria a primeira colocada;
■ Cláudia não podia ultrapassar nenhuma das outras competidoras.

Como o pódio acomoda o primeiro, segundo e terceiro lugares, pode-se concluir que:

  • A Cláudia não subiu ao pódio.
  • B No pódio, Janaína ficou em segundo lugar e Bruna em terceiro.
  • C No pódio, Patrícia ficou em primeiro lugar e Bruna em terceiro.
  • D No pódio, Cláudia ficou em primeiro lugar, Patrícia em segundo e Bruna em terceiro.
  • E No pódio, Janaína ficou em primeiro lugar, Cláudia em segundo e Bruna em terceiro.
58

Uma escola de Ensino Médio oferece para seus 100 alunos duas opções de aprendizagem em língua estrangeira: Inglês e Espanhol.
Todos os alunos foram orientados a se matricularem em pelo menos uma das opções, sendo que 70 escolheram as aulas de Inglês e 50 escolheram as aulas de Espanhol.

Assinale a alternativa que apresenta o percentual de alunos que optou apenas pelas aulas de Inglês.

  • A 20%
  • B 40%
  • C 50%
  • D 70%
  • E 90%
59

Analise as sentenças a seguir:

1. x² + 3 = 9
2. Jonas é médico.
3. Ela não é médica.
4. Júlio da Silva nunca foi a Paris.

Assinale a alternativa que indica apenas sentenças abertas.

  • A São abertas apenas as sentenças 1 e 2.
  • B São abertas apenas as sentenças 1 e 3.
  • C São abertas apenas as sentenças 2 e 3.
  • D São abertas apenas as sentenças 2 e 4.
  • E São abertas apenas as sentenças 3 e 4.
60

Analise o seguinte trecho:

– Todos os cachorros que eu conheci são bravos. 
Portanto, todos os cachorros devem ser bravos.

Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de raciocínio lógico utilizado nesse trecho.

  • A Crítica
  • B Abdução
  • C Contradição
  • D Dedução
  • E Indução
61

Em um bairro foi realizada uma pesquisa com 2000 pessoas para saber quantos já haviam tido dengue e quantos já tinham tido covid. Sabe-se que 500 já tiveram dengue e covid, 1000 já haviam tido dengue e 900 já tiveram covid.
O total de pessoas pesquisadas que não tiverem nem dengue nem covid é igual a

  • A 300.
  • B 400.
  • C 500.
  • D 600.
62

Renato está se preparando para uma corrida de atletismo. Ele treina de segunda-feira a sábado, percorrendo 3,4 quilômetros na segunda-feira; 3,6 quilômetros na terça-feira; 3,8 quilômetros na quarta-feira; 4 quilômetros na quinta-feira; 4,2 quilômetros na sexta-feira e 4,5 quilômetros no sábado. Sabe-se ainda que ele começou seu treinamento numa segunda e que vai repetir por 5 semanas, finalizando num sábado.
O total de quilômetros que Renato vai percorrer em seu treinamento ao final das 5 semanas é igual a

  • A 23,5.
  • B 75,0.
  • C 117,5.
  • D 120,0.
63

Em um mundo imaginário, em cada mês há 8 semanas e cada semana tem 10 dias. O total de dias que corresponde à quinta parte de um mês nesse mundo é igual a

  • A 8.
  • B 12.
  • C 16.
  • D 20.
64

Bruno, Cláudio e Geovane são irmãos e praticam esportes. Um faz natação, outro prática atletismo, e o outro, basquete. Sabe-se que: Bruno é mais velho que o irmão que prática atletismo;
Cláudio prática natação;
Geovane não é o mais novo dos três.
Sendo verdadeiras as afirmações, é correto dizer que

  • A Bruno é mais novo que Cláudio.
  • B Geovane prática basquete.
  • C Geovane é o mais velho dos três.
  • D Cláudio é a mais novo dos três.
65

A palavra CATAGUASES está para SESAUGATAC assim como a palavra PREFEITURA está para

  • A AURTIFEPRE.
  • B ARUTIEFERP.
  • C ATUFEIPRE.
  • D RAUTIFEPRE.

Publicidade e Propaganda

66

O planejamento de mídia é uma etapa estratégica do processo de marketing e publicidade que visa maximizar o impacto da mensagem publicitária, garantindo que ela alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Dessa forma, ao definir a alocação de investimentos nos diferentes canais de comunicação, o profissional de mídia deve levar em consideração algumas estratégias, dentre as quais figura a seguinte:

  • A Escolher exclusivamente canais de mídia tradicionais, desconsiderando as variadas plataformas de mídias digitais.
  • B Alocar todo o orçamento em um único canal para maximizar a visibilidade da mensagem pelos diferentes públicos-alvo.
  • C Analisar o perfil demográfico e comportamental do público-alvo para direcionar os investimentos de forma estratégica.
  • D Depender exclusivamente de canais de mídia social, ignorando os meios tradicionais de comunicação para maximizar o alcance da mensagem.
  • E Selecionar os canais de mídia, levando em consideração apenas a sua utilização pelos seus concorrentes diretos.
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Considere o texto a seguir, que aborda a questão do processo de criação.

O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz – o que dizer. Em seguida saber como apresentar o tema – como dizer – e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, mais rápida e vantajosamente, ao conhecimento do grupo consumidor visado.
SANT’ANNA, A.; ROCHA JUNIOR, I; GARCIA L.E.D. Propaganda: Teoria, técnica e prática, São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 147.

Para se achar a ideia, ou o que dizer, a que o parágrafo acima se refere, existem alguns métodos que auxiliam na geração de alternativas. Um exemplo é o método de livre associação, chamado brainstorm.
Esse método auxilia no processo de criação de uma campanha publicitária por possibilitar a(o)

  • A procura, de forma individual, da melhor ideia.
  • B busca de soluções, por meio da interação humana e da multidisciplinaridade.
  • C geração de uma grande quantidade de opções para serem analisadas.
  • D consideração detalhada de cada ideia gerada na etapa inicial.
  • E desenvolvimento de um esquema visual simplificado das ideias.
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Recorrendo a uma estrutura aristotélica da retórica, constatam-se três aspectos considerados fundamentais para a criação de roteiros no campo audiovisual: Logos, Pathos e Ethos.
Seguindo esse pensamento e aplicando correspondências entre os temas, descreve-se o Pathos como

  • A a estrutura geral de um roteiro.
  • B a razão pela qual se escreve.
  • C as implicações sociais de um enredo.
  • D o significado último de uma história.
  • E o conflito gerador de acontecimentos.
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A passagem do século XX ao XXI consolidou a emergência de um novo espaço de relações de comunicação entre pares. Cunhado para um romance literário com temática na ficção científica ainda na década de 1980, o termo ciberespaço foi retomado pelos criadores e pelos usuários das redes digitais e, hoje, abriga uma série de comportamentos sociopolíticos identificados como parte de uma cibercultura.
Com base nas características desse espaço virtual de relações, constata-se que a(o)

  • A dispersão de uma comunidade virtual limita o compartilhamento de memória coletiva.
  • B proximidade geográfica fundamenta a construção de afinidades virtuais.
  • C constituição do ciberespaço se dá por um conjunto mais amplo que a internet.
  • D ciberespaço é uma infraestrutura técnica particular de telecomunicações.
  • E desenvolvimento das comunidades virtuais independe da interconexão.
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É possível resumir da seguinte maneira a história de Hamlet, de Shakespeare:

Após a morte de seu pai, o príncipe busca vingança contra seu tio, o novo rei, suspeitando de seu envolvimento no episódio, o que desencadeou uma tragédia de enganos e mortes incluindo a sua, na família real.

Esse exercício de escrita explicita o que se conhece como story line, uma condensação daquilo que é mais básico para o desenvolvimento de uma história, e, nesse sentido, ela representa

  • A o tempo dramático
  • B o conflito
  • C a ação dramática
  • D a ideia
  • E as personagens