Resolver o Simulado Professor - IBGP - Nível Superior

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Pedagogia

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A inclusão de crianças com deficiência visual (cegas e com baixa visão) na educação infantil pode desempenhar importante papel no processo de desenvolvimento, aprendizagem e participação social dessas crianças.



Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre posturas e atitudes positivas do profissional da educação na interação com crianças com deficiência visual.


(  ) Deve-se evitar a superproteção, pois a criança precisa de liberdade e espaço para agir, explorar o ambiente e desenvolver a espontaneidade e autonomia.


(  ) Em virtude da dificuldade de controle de ambiente, a criança pode desmotivar-se na busca de brinquedos. Encorage-a com pistas sonoras ou táteis para continuar na busca dos objetos e persistir na brincadeira.


(  ) Explorar e vivenciar todos os espaços da escola: corredores, sala, banheiro, bebedouro, pátio, área de lazer, espaços e pessoas a quem possa recorrer quando necessário.


(  ) Nas mudanças de ambiente ou ausência de pessoas que estão com a criança, ela precisa ser avisada com antecedência para poder antecipar a mudança ou separação de pessoas.


(  ) Evite acidentes. Ao dar um copo, alimento ou qualquer objeto, avise-a, tome a sua mão e coloque o objeto na palma em forma de concha.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • V • V
  • B V • V • V • F • V
  • C V • F • F • V • F
  • D F • V • V • F • V
  • E F • F • V • F • F
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Os impedimentos da função motora acarretam a privação de acesso e de participação dos alunos em espaços e atividades, e isto deve ser analisado para que recursos adequados de tecnologia assistiva possam apoiar o desenvolvimento da funcionalidade, ou seja, a possibilidade de deslocar-se, de chegar aos ambientes pretendidos e ali explorar o meio e as atividades nele realizados (GIACOMINI, 2010).

Neste sentido, são exemplos de recursos que auxiliam na mobilidade de alunos com deficiência física:

1. andador.
2. bengala.
3. cadeira de rodas motorizada.
4. corrimão.
5. piso tátil.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3, e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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Dificuldades persistentes na comunicação social e na interação social e também padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (como estereotipias motoras, alinhar brinquedos ou girar objetos, sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, reação contrária a sons ou texturas específicas, fascinação visual por luzes ou movimento, entre outros), são características do Transtorno:

  • A motor.
  • B da linguagem.
  • C do Déficit de Atenção/Hiperatividade.
  • D específico da aprendizagem.
  • E do Espectro Autista.
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Em relação aos dispostos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
2. Direito de ser respeitado por seus educadores.
3. Direito de organização e participação em entidades estudantis.
4. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
5. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), é dever do Estado assegurar atendimento em creche e pré-escola às crianças de:

  • A 0 a 3 anos de idade.
  • B 0 a 5 anos de idade.
  • C 0 a 6 anos de idade.
  • D 4 a 5 anos de idade.
  • E 4 a 6 anos de idade.
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Ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com uso da força física sobre a criança ou o adolescente, que resulte em sofrimento físico ou lesão, é definida, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), como:

  • A Ameaça grave.
  • B Educação.
  • C Correção.
  • D Castigo físico.
  • E Tratamento cruel ou degradante.
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O Plano Municipal de Educação de Brusque (Lei nº 3887/2015) prevê, na meta 4, o seguinte texto:

Garantir a universalização do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com faixa etária de 4 a 17 anos na rede regular de ensino de Brusque.
BRUSQUE, 2015, p. 67.

Ao propor a universalização do atendimento educacional especializado aos alunos público-alvo da educação especial na rede regular de ensino, o texto da meta 4 indica que neste município a educação se pauta numa perspectiva:

  • A Inclusiva.
  • B Excludente.
  • C Integrativa.
  • D Segregatória.
  • E Classificatória.
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De acordo com o texto da meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, todas as crianças devem ser alfabetizadas, no máximo, até ao final do:

  • A 1º ano do ensino fundamental.
  • B 2º ano do ensino fundamental.
  • C 3º ano do ensino fundamental.
  • D 4º ano do ensino fundamental.
  • E 5º ano do ensino fundamental.
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Em relação ao currículo da Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Está organizado por áreas de conhecimentos.
( ) Os componentes curriculares asseguram os seis direitos de aprendizagem.
( ) É composto por cinco campos de experiências.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – V.
  • B F – V – V.
  • C V – V – V.
  • D V – F – F.
  • E V – V – F.
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Uma proposta _______________ torna-se um desafio à prática do professor, pois além de selecionar, preparar, planejar e aplicar os jogos, ele precisa participar no decorrer do jogo, se necessário jogar, brincar com as crianças, mas sempre observando, no desenrolar, as interações e trocas de saberes entre eles.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A seletiva
  • B lúdico-educativa
  • C tradicional
  • D corporativa
  • E sociointeracionista
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Em relação ao movimento e à corporeidade na Educação Infantil, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O trabalho com o movimento não pode ser direcionado apenas para o desenvolvimento físico da criança.

PORQUE

II. A criança precisa nominar o seu movimento conscientemente para que tenha oportunidade de explorar o ambiente, criar novas relações de relacionamento com o seu corpo, de conhecê-lo e aprender a usá-lo de forma errônea.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
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Sobre a musicalidade na Educação Infantil, é INCORRETO afirmar que:

  • A Trabalhar com música não é simplesmente ligar o som e dizer que a escola oferece a disciplina de arte musical.
  • B É preciso ter consciência dos objetivos que se deseja alcançar através da música no ambiente escolar.
  • C Educar musicalmente é propiciar à criança uma compreensão maior de linguagem musical, através de experimentos e convivência orientada.
  • D Com a música, a criança mostra seus sentimentos e se encontra em concepção de si mesma, passando a demostrar e expressar com clareza seus sentimentos e sua forma de agir.
  • E Inibe o desenvolvimento afetivo da criança e afeta a atividade cerebral, implicando no desempenho escolar dos alunos.
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Sobre a síntese de aprendizagem no campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.
II. Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
III. Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.
IV. Coordenar suas habilidades manuais. 

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva I está correta.
  • D Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • E Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
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Conforme Oliveira (1992), os donos das fábricas, procurando diminuir a força dos movimentos operários, foram concedendo certos benefícios sociais e propondo novas formas de disciplinar seus trabalhadores (1ª parte). Eles buscavam o controle do comportamento dos operários, dentro e fora da fábrica. Para tanto, foram sendo criadas vilas operárias, clubes esportivos e também creches e escolas maternais para os filhos dos operários (2ª parte). O fato dos filhos das operárias estarem sendo atendidos em creches, escolas maternais e jardins de infância, montadas pelas fábricas, passou a ser reconhecido por alguns empresários como vantajoso: quanto mais satisfeitas, as mães operárias produziam melhor (3ª parte).
Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.
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A avaliação acaba se tornando um instrumento forte e presente na educação, podendo trazer consequências ______________ às crianças. Não queremos uma avaliação ______________ na Educação Infantil, pelo contrário, almejamos uma avaliação que auxilie o trabalho do professor e que ______________ o crescimento da criança.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A negativas – classificatória – favoreça
  • B negativas – mediadora – favoreça
  • C positivas – mediadora – atravanque
  • D positivas – mediadora – favoreça
  • E positivas – classificatória – atravanque

Português

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AO ENCONTRO DE / DE ENCONTRO A são expressões semelhantes, mas muito diferentes no significado. A frase abaixo em que uma dessas expressões está empregada em lugar da outra, é:

  • A O acidente causado pelo motoqueiro fez com que o caminhão se desgovernasse e fosse ao encontro do poste;
  • B Todo o mercado ficou excitado com as notícias de alívio econômico que iam ao encontro de suas expectativas otimistas;
  • C O novo carro, por seu desempenho e conforto magníficos, ia ao encontro dos desejos do casal, que acabava de adquiri-lo;
  • D O horóscopo da semana previa muitas dificuldades, o que ia de encontro às notícias agradáveis que estavam surgindo;
  • E Os resultados obtidos pelo time em campo iam de encontro aos sonhos dos torcedores, que já estavam preocupados com a queda da equipe para a série B.
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A frase abaixo em que há a possibilidade de dupla concordância nominal na palavra sublinhada, é:

  • A O que têm essas mulheres de estranhas?;
  • B Os alto-falantes estavam colocados no fundo do palco;
  • C Veja os nomes abaixo assinados;
  • D Era um crime de leso-patriotismo;
  • E É proibida a entrada de bebida alcoólica na festa.
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Observe a pequena narrativa a seguir.

“João estava sentado no degrau do portão de casa, enrolando a linha da pipa, quando Lila se aproximou e lhe disse que estava fugindo de casa, porque já estava cheia de tudo e perguntou se ela podia ficar escondida na casa dele até ver o que acontecia. João ficou atrapalhado, pois tinha que falar com a mãe, mas ia ver se dava um jeito. De repente surge a mãe de Lila, com um chinelo na mão e gritando com a filha para que ela voltasse imediatamente para casa. Amedrontada, Lila obedeceu e João voltou a enrolar o carretel de linha.”

Considerando as fases do enredo dessa narrativa, a única afirmativa que está em desacordo com o texto é:

  • A o estado inicial da narrativa mostra João enrolando um carretel de linha de pipa na porta de casa;
  • B o fato que vai perturbar o fato inicial é a chegada de Lila, que estava fugindo de casa;
  • C o fato culminante da narrativa é o pedido de Lila para ser abrigada na casa de João;
  • D o estado final da narrativa mostra o estado inicial melhorado, pois João ficou livre do problema apresentado por Lila;
  • E um novo fato narrativo é a chegada da mãe de Lila, que obriga a que ela volte para casa.
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A pontuação foi criada para que os textos se tornassem mais claros. Uma das regras do emprego da vírgula é sua utilização para marcar uma oração adverbial antecipada, como na seguinte frase:

  • A Como seriam venturosos os agricultores, se conhecessem a sua fortuna;
  • B A natureza é grande nas grandes coisas, mas é grandiosa nas pequenas coisas;
  • C O trabalho do lavrador é o trabalho natural do homem, o único que acalma as paixões e vigoriza o corpo;
  • D Sentar-se à sombra, num belo dia, e repousar o olhar sobre a verdura é o repouso mais perfeito;
  • E Quando a última árvore morrer e o último rio for envenenado, você vai perceber que o dinheiro não alimenta.
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Todas as frases abaixo mostram a estrutura de uma definição, mas a única que corresponde, de fato, a uma definição, é:

  • A A História é uma destilação de intrigas;
  • B O presente é a viva soma total do passado; 
  • C História é a ciência que estuda eventos passados;
  • D A história é a filosofia em exemplos;
  • E Tempo é o suspiro de adeus do sol à terra.

Atualidades

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Uma das maiores preocupações da Saúde Pública no ano de 2024 é a disseminação da dengue, uma doença cujo vírus é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os riscos são muitos e a taxa de letalidade é preocupante, caracterizando-a como uma doença endêmica definida:
  • A por um aumento no número de casos em várias regiões em relação ao que seria esperado normalmente.  
  • B pela disseminação mundial de uma doença quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo.  
  • C pela recorrência em uma região, seguindo um padrão relativamente estável que prevalece com base na média histórica de ocorrência.
  • D por um aumento repentino e inesperado de casos em uma determinada região ou comunidade. 
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Uma das redes sociais de maior popularidade no Brasil completa duas décadas de criação em 2024. Que rede social é essa?

  • A Facebook.
  • B Instagram.
  • C Tinder.
  • D Twitter.
  • E WhatsApp.
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Em 2024, a Indonésia ganhará uma nova capital. Jacarta é considerada “muito 1945” (ano da independência) para os gostos estéticos e as necessidades de segurança do século XXI. ____________ substituirá, então, em agosto, o tradicional centro político e econômico indonésio.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A Sidney
  • B Nusantara
  • C Nepal
  • D Bangkok
  • E Marrocos
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Os desastres naturais são fenômenos naturais que impactam diretamente a sociedade humana de maneira negativa. Esses fenômenos naturais representam o ciclo natural da Terra. No entanto, atualmente, essas ocorrências têm aumentado de maneira significativa. Um desses desastres naturais são os terremotos,

  • A fenômenos intensificados pelas massas de ar e, dependendo da força que atingem, podem arrasar cidades inteiras.
  • B tempestades de chuvas, neve, granizo, areia e raios as quais podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam.
  • C erupções vulcânicas perigosas visto que a alta temperatura da lava expelida pelos vulcões pode destruir comunidades, vegetais e animais, dependendo do local que eles atuam.
  • D fenômenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como, da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra.
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Na mais recente conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre alterações climáticas, oficialmente conhecida COP 21, ocorrida em Paris, 195 países se comprometeram com a redução de gases do efeito estufa no contexto de um desenvolvimento sustentável. O Brasil apresentou metas ambiciosas: reduzir, até 2025, 37% das emissões de carbono e 43% até 2030. Para que seja possível alcançar as metas acordadas, o Brasil se comprometeu a

  • A investir no aumento da produtividade econômica por hectare com uso de insumos e sementes transgênicas.
  • B aumentar o investimento em produção de energia eólica nas cidades litorâneas como substituição de outras fontes.
  • C incentivar a gestão e produção doméstica de resíduos sólidos orgânicos por fermentação natural com o auxílio de micro-organismos.
  • D reduzir o desmatamento e as emissões de metano na atmosfera, além de aplicar as técnicas de agricultura de baixo carbono.