Um malware descreve um código ou aplicativo mal intencionado que danifica ou interrompe o uso normal dos dispositivos computacionais. Um tipo de malware cujo foco é exibir publicidade agressiva, muitas vezes em formato pop-up, para ganhar dinheiro com clique, é o:
No Microsoft Word, aplicativo de edição de textos da suíte de aplicativos de escritório Microsoft Office, um nome de tamanho padrão de papel é:
Nos sistemas operacionais Windows 10 e Windows 11, as extensões dizem ao sistema operacional qual aplicativo criou ou pode abrir o arquivo. As extensões docx, pptx e xlsx referem-se, respectivamente, aos aplicativos:
Para consultar páginas Web, utilizamos normalmente programas navegadores (browsers). Um exemplo de navegador web é o:
O tipo de conector comumente utilizado para a instalação de câmeras analógicas em DVR é o:
No programa Word (da Microsoft Office), a opção “margens espelho”, dentro de configuração de página, define que:
A sequência de informações próprias de um endereço eletrônico se dá, entre pontos, com:
A rede mundial de computadores acessada por meio de conexão de dados é conhecida como:
No que se relaciona à segurança da informação, um termo é usado para se referir aos e-mails não solicitados, que, geralmente, são enviados para um grande número de pessoas. Quando esse tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial, também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail). Essa praga cibernética, em alguns pontos, assemelhase a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação de telemarketing. No entanto, o que o difere é justamente o que o torna tão atraente e motivante para quem o envia, pois, enquanto nas demais formas, o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o hacker necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala muito maior. O termo que define essa praga cibernética é:
No que refere às redes de computadores com acesso à internet, para que a comunicação possa ser feita, é necessário o emprego de uma série de protocolos. No caso específico do correio eletrônico, enquanto um protocolo é empregado no envio de e-mails, outro é utilizado no recebimento e, um terceiro, no gerenciamento de caixas de mensagens diretamente no servidor. Esses protocolos são, respectivamente, conhecidos pelas siglas:
Atualmente, um produto tem sido bastante empregado na internet, representando uma solução do Google que permite aos profissionais fazerem reuniões on-line, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Na prática, a solução conecta quem está no escritório a profissionais de outras unidades, funcionários em home office e clientes, de modo seguro e simples, sem ter a exigência de equipamentos adicionais ou a necessidade de contratar um serviço de videochamadas para a empresa. Assim, a solução facilita a comunicação, otimiza o tempo e reduz os custos. Esse produto é conhecido como Google:
Atualmente, tem crescido o uso das tecnologias de redes de computadores na modalidade wifi. Nesse contexto, os roteadores mais modernos têm operado em conformidade com as especificações de um dos padrões IEEE-802.11/?, onde o sinal de ? pode ser substituído pelas letras:
No uso dos recursos do Windows 10 BR (x64) em um microcomputador Intel, um funcionário da Prefeitura de Primavera do Leste – MT está trabalhando com quatro aplicações diferentes, em regime de concorrência, na modalidade multitarefa preemptiva. Para acessar uma dessas aplicações diretamente, sem o auxílio de uma janela de diálogo, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:
Um documento que está sendo digitado no editor Word 2013 BR (x64) pode ser configurado, a título de orientação, de dois modos. Esses modos são:
Um usuário do MS PowerPoint 2010 deseja utilizar o recurso que possibilita inserir na apresentação uma explicação, como uma espécie de “âncora”, e retornar para o slide após acessar o texto da explicação. Esse recurso é denominado:
Um usuário do MS Excel 2010 criou uma fórmula na célula C8, sendo ela igual a “=C$1+F$5”. A seguir, copiou essa célula e inseriu a cópia na célula E15. Nesse processo, a célula assumiu a seguinte forma:
Para abrir um documento via teclas de atalho no MS Word 2010, as seguintes teclas precisam ser digitadas:
Se um usuário do MS Excel 2010 quiser acessar a funcionalidade de Suplementos, deve seguir o caminho:
No Microsoft Windows 10, o gerenciador de tarefas é um importante programa utilitário padrão do sistema operacional que permite:
O agente administrativo Luiz Claudio, durante a digitação de um documento no Word do pacote MS Office 2019 BR, pressionou Ctrl + Z. Esse comando permite:
No período “O acordo fechado em Dubai, após duas semanas de negociações árduas, tinha como objetivo enviar um sinal poderoso a investidores e formuladores de políticas” (2º parágrafo), o trecho destacado é classificado sintaticamente como:
Em “Vários países comemoraram o acordo por realizar algo indescritível em décadas de negociações climáticas” (5º parágrafo), os termos destacados fazem referência ao discurso de modo vago, impreciso e genérico. Esses elementos são classificados como pronomes:
Em “Devemos tomar as medidas necessárias para transformar este acordo em ações tangíveis” (4º parágrafo), uma possível reescrita do trecho destacado, à luz da norma-padrão, seria:
“Vários países comemoraram o acordo por realizar algo indescritível em décadas de negociações climáticas” (5º parágrafo). O trecho que apresenta outro verbo no mesmo modo e tempo de “comemoraram” é:
No trecho “‘Somos o que fazemos, não o que dizemos’", disse ele ao plenário lotado na cúpula” (4º parágrafo), o pronome destacado faz referência ao/à:
O texto anterior apresenta um assunto por meio de explicações e dados coletados pela imprensa. Trata-se de uma notícia, com texto informativo, elaborado em linguagem clara e objetiva. Diante dessas características, afirma-se que o texto é predominantemente:
Em “Devemos tomar as medidas necessárias para transformar este acordo em ações tangíveis” (4º parágrafo), a palavra destacada poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
Com base na leitura do texto, que noticiou a COP28, é possível afirmar que:
Em “A cidade do Rio de Janeiro ganhará um museu olímpico no ano que vem” (1º parágrafo), a palavra destacada pertence à mesma classe gramatical da palavra grifada em:
No trecho “Cronograma é que ele seja inaugurado no ano que vem”, o verbo destacado está flexionado no:
A Lei nº 13.146/2015 introduz as normas gerais relativas à inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, sendo reservado o Capítulo IV dessa lei para estabelecer diretrizes a respeito da inclusão e da educação. No Capítulo IV, informa-se que incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
No início do ano, a Escola B contratou um profissional cuidador de aluno com deficiência. Dentre suas atribuições, ele exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência, atuando em todas as atividades escolares que se fizerem necessárias. De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, essas características se referem a:
“[...] qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável.” Este significado é encontrado no Decreto nº 6949, de 25 de agosto de 2009, e se refere a:
“[..] aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.” De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), esta definição corresponde a pessoa com:
A educação é um direito da pessoa com deficiência, as segurado por um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Para isso, em seu artigo 27, a Lei nº 13.146, de 2015, institui que, ao poder público, compete assegurar:
O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 2015) descreve o significado de barreira. No que diz respeito aos comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, é correto classificar essas barreiras como:
Dentre as diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764, de 2012), encontrase a:
“Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”. De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), esta definição corresponde à: