Resolver o Simulado Prefeitura de Itapoá - SC - Agente comunitário de saúde - Médio - FAFIPA - Nível Médio

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Português

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Para que haja concordância, todos os elementos que compõem a oração precisam estar em harmonia. A partir disso, assinale a alternativa em que NÃO há erro de concordância nominal:
  • A Sempre educada e prestativa, a menina olhou para todos os convidados e disse: “Muito obrigado!”
  • B As taxas inclusa no pacote de viagem são muito altas.
  • C Os diretores mesmo realizaram a campanha na escola.
  • D Bebi meia garrafa de vinho e fiquei meia tonta.
  • E Gosto muito de ler Clarice Lispector. Na biblioteca há bastantes livros de sua autoria.
2

Leia o poema a seguir:


Livros e flores


Teus olhos são meus livros.

Que livro há aí melhor,

Em que melhor se leia

A página do amor?


Flores me são teus lábios.

Onde há mais bela flor,

Em que melhor se beba

O bálsamo do amor?


A partir do sentido em que as palavras foram empregadas nos versos, avalie as asserções a seguir:


I. As duas estrofes do poema contêm versos com palavras que foram empregadas no sentido conotativo,

PORQUE


II. A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido próprio, real, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
3

O que são os mercados chineses de animais silvestres?


Eles surgiram de uma necessidade, a higiene deixa a desejar e, hoje, a maioria dos chineses não os frequenta. Entenda o que envolve o comércio que culminou na propagação do coronavírus.


Por Carolina Fioratti

31 jan 2020

No texto, a palavra “Culminou” é um verbo que tem o mesmo significado que:
  • A Alcançar o auge.
  • B Revelar o mistério.
  • C Controlar a disseminação.
  • D Participar das pesquisas.
  • E Ajudar na divulgação.
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O que são os mercados chineses de animais silvestres?


Eles surgiram de uma necessidade, a higiene deixa a desejar e, hoje, a maioria dos chineses não os frequenta. Entenda o que envolve o comércio que culminou na propagação do coronavírus.


Por Carolina Fioratti

31 jan 2020

O pronome “os”, em destaque:
  • A É uma preposição usada para substituir a expressão “Animais silvestres”.
  • B É um elemento de coesão textual, e retoma a expressão “Mercados chineses”.
  • C É uma conjunção e serve para destacar a palavras “Chineses”.
  • D É um artigo que serve para definir o termo “Coronavírus”.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.
5

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

As palavras: avental, mochila, livros, estojo, maçã e vontade são classificadas como:
  • A Adjetivos.
  • B Pronomes.
  • C Advérbios.
  • D Substantivos.
  • E Interjeições.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Analise as proposições abaixo sobre o texto:


I. Nos quadrinhos, é possível perceber que Gaturro está se preparando, ansiosamente, para a aula.

II. A tirinha mostra que uma das funções que as palavras têm: a de nomear coisas.

III. Gaturro faz uma lista de todas as coisas que precisa levar à escola, principalmente a vontade de estudar.


Está CORRETO o que se afirma em:



  • A II e III, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
7
O sistema de acentuação gráfica foi levemente alterado no último Acordo Ortográfico, que passou a ser obrigatório, em todo território nacional, em 2016. Com base nisso, assinale a alternativa em que todas as palavras NÃO são mais acentuadas:
  • A Frequencia – balaustre – torax.
  • B Album – heroi – chapeu.
  • C Magico – revolver – polemica.
  • D Japones – armazem – biceps.
  • E Ideia – enjoo – heroico.
8

Analise os períodos abaixo:


I. As praias por que passamos eram de uma beleza encantadora.

II. Os diretores não compareceram à reunião por quê?

III. Não diga o que você não sabe porque pode causar confusão.

IV. Eu gostaria de saber o porquê você não vai à festa hoje.


O uso dos “porquês” foi empregado CORRETAMENTE em:

  • A Todas as assertivas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.
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Leia a tirinha:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:




  • A A tirinha aponta que não podemos confiar nas palavras das pessoas.
  • B A tirinha ironiza o uso de palavras desconhecidas da língua portuguesa.
  • C A tirinha ilustra que a escolha equivocada de uma palavra pode causar um desastre.
  • D A tirinha estabelece divergências entre palavras de origem holandesa e portuguesa.
  • E A tirinha mostra o significado de uma palavra de origem estrangeira, incorporada à língua portuguesa.
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Em cada período a seguir, as orações se articulam por meio de uma conjunção. Relacione as colunas indicando o valor que cada conjunção em destaque tem no seu contexto:
1. Em toda reunião, Antônia não comparece nem justifica sua ausência. 2. Fique em silêncio, que elas estão estudando. 3. Não foram aprovados, todavia apresentaram boas notas. 4. Guardarei um bom dinheiro esse ano, logo poderei viajar para a Europa.
( ) Contraste. ( ) Adição. ( ) Conclusão. ( ) Explicação.
A sequência CORRETA é:
  • A 1 – 3 – 4 – 2.
  • B 2 – 1 – 3 – 4.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 2 – 4 – 3 – 1
  • E 3 – 1 – 4 – 2.

Conhecimentos Gerais

11
Em 31 de dezembro de 2020, encerra-se a validade de um importante fundo, que se constitui um mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica. Assinale a alternativa que contém a sigla correspondente a esse fundo:
  • A Fundef.
  • B Fundeb.
  • C Funrural.
  • D FNDE.
  • E Funart
12
Assinale a alternativa que contém a problemática abordada pela campanha Janeiro Branco:
  • A Cultura da Paz.
  • B Câncer de Mama.
  • C Câncer de Próstata.
  • D Acidentes de Trânsito.
  • E Saúde Mental.
13
Submetidos ao Ministério do Meio Ambiente, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) são atores fundamentais na estrutura do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). Ambos são responsáveis pela execução, na escala federal, das políticas e diretrizes governamentais para a proteção do meio ambiente. As áreas de atuação dos institutos são, no entanto, diferentes, sendo o ICMBio responsável por executar as políticas e diretrizes ambientais SOMENTE no âmbito das:
  • A Unidades de Conservação.
  • B Ferrovias.
  • C Rodovias.
  • D Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
  • E Estações Ecológicas Municipais.
14

A água pode veicular um elevado número de enfermidades e essa transmissão pode se dar por diferentes mecanismos. O mecanismo de transmissão de doenças mais comumente lembrado e diretamente relacionado à qualidade da água é o da ingestão, por meio do qual um indivíduo sadio ingere água que contenha componente nocivo à saúde e a presença desse componente no organismo humano provoca o aparecimento de doença. É importante destacar que tanto a qualidade da água quanto a sua quantidade e regularidade de fornecimento são fatores determinantes para o acometimento de doenças no homem (Ministério da Saúde, 2006). Conforme mostram os mecanismos de transmissão, a insuficiente quantidade de água pode resultar em:


I. Deficiências na higiene.

II. Acondicionamento da água em vasilhames, para fins de reservação, podendo esses recipientes tornarem-se ambientes para procriação de vetores e vulneráveis à deterioração da qualidade.

III. Procura por fontes alternativas de abastecimento, que constituem potenciais riscos à saúde, seja pelo contato das pessoas com tais fontes (risco para esquistossomose, por exemplo), seja pelo uso de águas de baixa qualidade microbiológica (risco de adoecer pela ingestão).


Analise as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA:

  • A Apenas a assertiva I está correta.
  • B Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • D Apenas a assertiva II está correta.
  • E Todas as assertivas estão corretas.
15
“O _____________________ do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza a família de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica desta população.” Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, a lacuna acima:
  • A S.U.S.
  • B Minha casa, minha vida.
  • C Baixa renda.
  • D Cadastro único.
  • E ProUni.
16
Qual o nome do movimento, que também é um projeto de lei, formado sobretudo por pais e estudantes que buscam estabelecer os deveres e direitos do professor em sala de aula?
  • A Escola Ideológica.
  • B Escola Partidária.
  • C Escola Política.
  • D Escola sem Doutrina.
  • E Escola sem Partido.
17
Foi um Plano de ações das Nações Unidas criado e aprovado ao longo da Rio -92 com intuito de garantir o desenvolvimento sustentável pleno no planeta ao longo do Século XXI. Trata-se da:
  • A Agenda 19.
  • B Agenda 20.
  • C Agenda 21.
  • D Agenda 22.
18

Acerca das atitudes que uma pessoa que reside próximo a uma encosta deve tomar durante tempestades intensas, analise as sentenças:


I. Fique dormindo. Muitas mortes por fluxos de sedimentos podem ser evitadas quando as pessoas estão dormindo.
II. Ouça a rádio para avisos de chuva intensa. Esteja ciente de que intensas rajadas de chuva podem ser particularmente perigosas, especialmente após longos períodos de chuvas e tempo úmido.
III. Se você estiver em uma área susceptível a deslizamentos de terra e detritos, considere deixá-la se for seguro fazê-lo. Lembre-se que viajar durante uma intensa tempestade é perigoso.
IV. Perceba qualquer som que possa indicar deslocamento de sedimentos, como árvores rachando ou pedras batendo juntas. Um fluxo menor de lama ou queda de fragmentos pode preceder os fluxos maiores. Se você estiver perto de um rio ou canal, esteja alerta para qualquer aumento súbito ou diminuição do fluxo de água e para uma mudança de cor ou transparência da água, de clara a lamacenta. Tais alterações podem indicar atividade de fluxo de sedimentos a montante, portanto, esteja preparado para agir rapidamente. Não demore. Salve-se, não os seus pertences. V. Tenha atenção especial ao dirigir. Diques ao longo das rodovias são particularmente suscetíveis a deslizamentos de terra. Observe se a estrada de asfaIto ruiu, se há lama, rochas caídas e outras indicações de possíveis fluxos de sedimentos.


Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as principais ações que as pessoas devem tomar durante tempestades intensas:

  • A Somente I e III.
  • B Somente II, IV e V.
  • C Somente III, IV e V.
  • D Somente II, III, IV e V.
19
Dentro de campo, quantos jogadores compõem um time de futebol?
  • A 11.
  • B 12.
  • C 10.
  • D 09.
20
O famoso quadro “Monalisa”, que fica em exposição no museu do Louvre em Paris, na França, foi pintado por qual desses grandes artistas?
  • A Leonardo da Vinci.
  • B Pablo Picasso.
  • C Romero Britto.
  • D Michelangelo.

Raciocínio Lógico

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Dada a sequência composta por números inteiros: -10, -5, -1, 0, 2, 3, 7, 10, se dividirmos cada número desta sequência por -1, quais serão os números da nova sequência?
  • A 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, -10.
  • B 10, 5, 1, 0, -2, -3, -7, -10.
  • C 10, 5, 1, 0, 2, -3, 7, -10.
  • D 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, 10.
  • E 10, 5, 1, 0, -2, -3, 7, 10.
22
O conjunto dos números reais (ℝ) é formado pela união de outros conjuntos numéricos: naturais (ℕ), inteiros (ℤ), racionais (ℚ) e irracionais. Das alternativas a seguir, qual representa um conjunto de múltiplos de um número real e, ao mesmo tempo, um subconjunto dos números naturais?
  • A {1, 5, 7, 9, 11, 13}.
  • B {−1, 5, −7, 9, −11, 13}.
  • C {1, −5, 7, −9, 11, −13}.
  • D {⋯ , 27 , 36, 45, 54, 63, 72, ⋯ }.
  • E {1, 5, 7, −9, −11, −13}.
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Considerando os conjuntos D = {17,19,21,24,29}, E = {16,18,22,23,26,27,30} e F = {16,18,20,22,23,26,27,30}, assinale a alternativa CORRETA sobre esses conjuntos após analisar os itens a seguir:
I. O conjunto {17,19,21,24,29}, pode ser obtido através da operação (F - E ) ∪ (D - F). II. O conjunto {16,18,20,22,23,26,27,30} pode ser obtido através da operação (F ∩ E) ∪ (F - E). III. Efetuando a operação (F ∩ E)∪ D obtemos um conjunto com 13 elementos e que contém o conjunto E.
  • A Somente o item I está correto.
  • B Somente os itens I e II estão corretos.
  • C Somente os itens II e III estão corretos.
  • D Nenhum item está correto.
24
Analise a sequência a seguir: 3, 3, 6, 9, 15, 24, 39,... . Qual é a soma dos dois próximos termos dessa sequência?
  • A 63.
  • B 107.
  • C 165.
  • D 178.
  • E 182.
25
Segundo Platão (outras fontes afirmam que foi Pitágoras) “Os números governam o mundo”. Considerando seus conhecimentos sobre os conjuntos numéricos, assinale a alternativa CORRETA.
  • A A diferença entre dois números naturais é sempre um número natural.
  • B O produto entre dois números irracionais é sempre um número irracional.
  • C O quociente entre dois números inteiros é sempre um número inteiro.
  • D O produto entre dois números irracionais nem sempre é um número irracional.
26
Assinale a alternativa em que a figura abaixo não pertence ao grupo:
  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
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Érico, Marlon, Rogério e Márcio são amigos e estão escalando uma montanha. Eles estão enfileirados e cada um está a uma altura diferente do solo. Márcio não é o mais próximo do solo, Érico está acima de todos, Rogério está abaixo de Marlon e Marlon está acima de Márcio. Qual dos amigos está mais próximo do solo?
  • A Érico.
  • B Marlon.
  • C Rogério.
  • D Marcio.
  • E Não é possível saber.
28

A sequência de palavras abaixo relacionadas segue uma lógica que é, para Inês, diferente da lógica adotada por Luis.

POLÍCIA
AÇOITE
APRENDI
JALECO

Uma quinta palavra que daria continuidade lógica a esta sequência, de modo a atender à lógica adotada por Inês e, também, à lógica adotada por Luis, é:

  • A BRUCUTU
  • B FALANGE.
  • C FALANGE
  • D URUBU
  • E BOMBEIRO.