Resolver o Simulado Engenheiro Civil - CESGRANRIO - Nível Superior

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Administração Pública

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Para compreender o papel dos atores na formulação de políticas públicas, há a análise de subunidades do sistema político e dos espaços político-administrativos, de forma geral, denominados subsistemas (policy subsystems). Um desses subsistemas caracteriza-se pela tomada de decisão baseada em alta complexidade técnica, que desperta pouca atenção do público e envolve um número bastante reduzido de tomadores de decisão, os quais procuram restringir o acesso de outros participantes.
Esse particular subsistema é denominado, em português e em inglês,

  • A fluxo sistemático de soluções; policy stream
  • B macrossistema; macro policy systems
  • C microssistema; micro policy systems
  • D sistema primordial de políticas; policy primeval soup
  • E subsistema multiplicador; bandwagon
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.


Ele, então, verifica que, nos termos da Lei nº 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.

Ele, então, verifica que, nos termos da Lei nº 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.
Ele, então, verifica que, nos termos da Lei n 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Nos termos da Circular BACEN nº 3.978/2020, que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, visando à prevenção da utilização do sistema financeiro para a prática dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, de que trata a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e de financiamento do terrorismo, previsto na Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, devem as instituições dispor de estrutura para assegurar o seu cumprimento mediante organização de

  • A controladoria
  • B auditoria
  • C governança
  • D correição
  • E conselho
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A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Pública que justificaram a reforma do estado em diferentes países.


O excesso de burocracia gera nas organizações a

  • A ampliação da liberdade de ação
  • B internalização de normas e formalismo
  • C personalização de tarefas e cargos
  • D redução de autoridade hierárquica
  • E restrição de documentação formal
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A reforma do Estado, iniciada na última década do século XX, no Brasil, buscou ofertar bens e serviços públicos com mais qualidade, bem como diminuir a interferência do Estado no mercado, por meio das privatizações e da desregulamentação das atividades econômicas, com foco em controle de resultado.

Mathias-Pereira, J. Manual de gestão pública contemporânea.

São Paulo: Ed.Atlas, 2007, p. 23. Adaptado.


Esse movimento de reforma, mencionado no trecho acima, refere-se à justificativa para a implantação do modelo de gestão pública denominado

  • A autocrático
  • B burocrático
  • C estadocêntrico
  • D gerencial
  • E patrimonial
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Um governante, defensor da Nova Gestão Pública, decidiu que implementaria um plano de gestão voltado à convergência da gestão pública à gestão privada. Para tal, aprovou um conjunto de orientações de gestão alinhadas à gestão privada. Entretanto, uma das orientações aprovadas estava equivocada por não permitir essa convergência.


A orientação equivocada do governante era a que dizia respeito à(ao)

  • A ênfase no desempenho por meio de mensuração de indicadores de custos, processos e resultados/ impactos.
  • B constituição de grandes organizações multifuncionais centralizadoras.
  • C preferência por formas organizacionais mais enxutas e especializadas.
  • D foco no tratamento de usuários de serviços como clientes.
  • E compartilhamento de responsabilidades e remuneração por desempenho.
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Na evolução da Administração Pública em diversos contextos mundiais, há um elemento fundamental que baliza o entendimento da necessidade da superação do patrimonialismo.


É uma característica central do patrimonialismo

  • A contratar pessoal com base em regras explícitas que garantam igualdade formal.
  • B definir racionalmente funções e responsabilidades por leis ou regulamentos.
  • C manter a sobreposição da esfera pessoal, privada e familiar frente à esfera pública e ao trabalho.
  • D organizar, de forma estável e duradoura, grande número de prestadores de serviços, cada qual com uma função especializada.
  • E separar formalmente a função das características pessoais do indivíduo que a ocupa.
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A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) é uma lei americana de 2002, dos Senadores Paul Sarbanes e Michael Oxley. Ela visa a garantir a transparência na gestão financeira das organizações, a credibilidade na contabilidade e na auditoria e a segurança das informações para que sejam realmente confiáveis, evitando assim possíveis fraudes e prejuízos para os investidores.


Nesse contexto, a seção 404 dessa lei exige que as companhias incluam entre seus relatórios anuais, um relatório sobre os controles internos, emitido pela administração e no qual conste a exigência de

  • A responsabilidade pelo estabelecimento e manutenção de controles e procedimentos internos para a emissão de relatórios financeiros.
  • B verificação dos saldos das contas de direitos a receber, considerados relevantes, e que foram devidamente conciliados e testados com cartas de circularização.
  • C realização semestral, no mínimo, de testes que permitam a emissão confiável de declaração de conformidade dos saldos dos ativos financeiros.
  • D avaliação administrativa sobre os controles e procedimentos internos, reportada por relatório específico da auditoria interna.
  • E aplicação de testes específicos sobre o saldo das obrigações relevantes com terceiros e a confirmação desses testes pelos respectivos credores.
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O Welfare State foi estruturado com base na responsabilidade do Estado na manutenção das condições de reprodução da força de trabalho.
Nesse sentido, em quais dimensões esse modelo de seguridade social operou?

  • A Regulação da economia e universalização dos serviços sociais
  • B Privatização dos riscos sociais e inovação das políticas sociais
  • C Diferenciação dos benefícios sociais e nacionalização da economia
  • D Implementação de subsídios sociais e prestação privada de serviços
  • E Incorporação de aposentadoria e segmentação de direitos sociais
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No Brasil, desde a década de 1990, o campo da política social passou a ser atravessado por algumas tendências que determinaram novas dinâmicas ao aparato institucional responsável pelos serviços sociais, quais sejam:

  • A focalização, universalidade, participação e integração
  • B refilantropização, desenvolvimentismo, integração e verticalidade
  • C assistencialização, privatização, centralização e localismo
  • D descentralização, intersetorialidade, controle social e territorialidade
  • E participação, gerencialismo, terceirização e centralização
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Na reforma do Estado brasileiro ocorrida na década de 1990, as mudanças propostas foram orientadas pela concepção de administração pública gerencial caracterizada pela(o)

  • A hierarquia funcional rígida
  • B estrutura de autoridade impessoal
  • C flexibilidade organizacional
  • D administração tecnocrática
  • E ordenamento rígido de normas
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A reforma do Estado brasileiro, ocorrida na década de 1990, apresentou estratégias de mudanças em várias dimensões do aparelho estatal.
Particularmente no campo da gestão pública estatal, a reforma incidiu sobre

  • A o sistema jurídico
  • B o aparato legislativo
  • C a cultura burocrática
  • D a estrutura organizacional
  • E as relações de propriedade
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A abordagem orçamentária beyond budgeting é relativamente recente e vai de encontro à abordagem orçamentária tradicional das empresas.
Uma característica marcante da abordagem beyond budgeting é

  • A apresentar metas inflexíveis.
  • B relacionar remuneração de executivos com atingimento de metas.
  • C gerar confiança no provimento de recursos quando necessários.
  • D desestimular equipes a assumirem riscos.
  • E possuir um processo decisório centralizado.
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O conceito de accountability tem estreita correspondência com o de responsabilidade social, um dos fundamentos das relações públicas comunitárias.

Nesse sentido, para uma organização ser considerada accountable, ela deve

  • A permitir livre acesso aos resultados de suas ações, sejam eles de impactos positivos ou negativos para a organização
  • B conquistar a anuência da opinião pública, a partir da publicação de balanços sociais que mostrem suas ações cidadãs.
  • C justificar as decisões tomadas, a partir de projetos pontuais de apoio financeiro às comunidades carentes.
  • D concentrar seus investimentos na maximização dos resultados operacionais, para evitar ser reconhecida somente como um modelo de responsabilidade moral.
  • E estimular ações de responsabilidade social como instrumentos de ganhos mercadológicos e de imagem institucional, aplicando práticas responsáveis como fazem os concorrentes do seu setor.
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No entendimento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Governança Corporativa é um dos instrumentos determinantes do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.
Na Governança Corporativa, na gestão das grandes corporações, foi ocorrendo a substituição gradativa dos “proprietários” por executivos profissionais, especificamente nas sociedades anônimas, determinando o crescimento do grau de importância dos sistemas de controles. Assim, em oposição às mudanças, nasceram as chamadas “forças de controle” sintetizando as ações por uma boa prática de governança, estabelecidas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo

É exemplo típico de força externa de controle a(o)

  • A constituição de Conselhos de Administração
  • B estrutura multidivisional dos negócios
  • C concentração da propriedade acionária
  • D monitoramento compartilhado
  • E padrão contábil exigido
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Governança Corporativa é um sistema que possui alguns princípios básicos. Existe um princípio caracterizado por defender tratamento justo a todos os sócios bem como às demais partes interessadas, sendo inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias.

Esse princípio é conhecido como

  • A accountability
  • B equidade
  • C prestação de contas
  • D responsabilidade corporativa
  • E transparência
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Os executivos de uma empresa necessitam tomar decisões continuamente, à medida que evoluem as condições externas e internas à empresa. Essas decisões não são estanques, entrelaçam-se e versam sobre diversos tópicos, como, por exemplo, sobre:

I - avaliação dos investimentos;

II - estrutura de capital para financiar a empresa e seus investimentos;

III - escolha de nichos de mercado a serem explorados;

IV - política de dividendos e retirada de lucros;

V - monitoramento e controle dos resultados das decisões.

Os princípios de administração financeira e a responsabilidade do administrador financeiro se ligam diretamente a quais tópicos descritos acima?

  • A I e II, apenas
  • B I, III e V, apenas
  • C II, III e IV, apenas
  • D I, II, IV e V, apenas
  • E I, II, III, IV e V
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Ao longo do tempo, 3 formas de administração pública se sucederam. Uma dessas formas emerge na segunda metade do século XX como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial.

Focada no aumento da eficiência da Administração Pública, a forma acima descrita é denominada Administração Pública

  • A liberal
  • B gerencial
  • C burocrática
  • D patrimonialista
  • E desenvolvimentista

Ética na Administração Pública

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K, cidadão no pleno exercício dos seus direitos políticos, requereu a um certo órgão público o reconhecimento de determinado benefício a que, no seu entender, faria jus. Ao procurar informações no órgão competente, recebeu a noticia de que seu requerimento tinha grande probabilidade de ser deferido, embora o agente público que havia fornecido tal informação já tivesse ciência de que houvera o seu indeferimento.

Nesse caso, consoante as normas do Decreto n° 1.171/1994, o tal agente público que prestou essa informação a K violou o direito à

  • A capacidade
  • B existência
  • C verdade
  • D fraternidade
  • E ambiência
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Preocupado com desvios de conduta de gestores e com a deterioração do ambiente de trabalho, o diretor de uma empresa elaborou uma declaração formal em que estavam apresentados todos os parâmetros de comportamento profissional considerado adequado para as atividades naquela empresa.

O tipo de documento elaborado denomina-se:

  • A Arbitragem
  • B Estatuto Social
  • C Código de Ética
  • D Comissão de Inquérito
  • E Processo Administrativo
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De acordo com as regras deontológicas constantes do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de

  • A atitude individual sem ressonância coletiva
  • B desconforto momentâneo para o administrado
  • C desmoralização do serviço público
  • D reparação justa por parte do cidadão
  • E desinformação do servidor faltoso
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O gerente de relações com o mercado do Banco I divulga comunicado interno aos colaboradores da Instituição sobre a necessidade de divulgação aos novos acionistas dos relatórios apresentados à Comissão de Valores Mobiliários. Nesse comunicado, dá a orientação de que os relatórios devem ser enviados, preferencialmente, por meio eletrônico, ou em papel. Um dos colaboradores mostra-se contrário a essa ideia, aduzindo que, em mensagem eletrônica, os relatórios seriam extensos e que, em papel, a impressão de mais de duzentas folhas por acionista e os custos de postagem gerariam enorme despesa.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o envio dos relatórios

  • A traduz um ato de burocracia que deve ser evitado.
  • B induz a custos exagerados que devem sofrer corte.
  • C realiza o dever de transparência e informação aos acionistas.
  • D revela-se inadequado diante das modernas tecnologias.
  • E concretiza um ideal de prevalência da forma sobre o conteúdo.
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Uma assistente administrativa de um banco que atua na área de câmbio, em épocas de muita procura, por vezes, tem necessidade de postular autorização do seu gerente para procurar numerário em outras Instituições financeiras, prometendo reciprocidade no caso de situações similares ocorreram nas outras empresas. Em determinado dia, diante de procura excepcional, um dos funcionários de uma das Instituições que auxiliara a funcionária postulou reforço do seu numerário em moeda estrangeira. Sabedora da existência de reservas polpudas no seu banco, a assistente solicitou o apoio do gerente que, em altos brados, chamou-a de mendaz e oportunista, acrescentando que não autorizaria a remessa postulada.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o gerente estaria

  • A exercendo naturalmente o seu poder de decisão gerencial com autonomia
  • B impedindo que a Instituição financeira tivesse prejuízos diante da possibilidade de falta de espécie para outros atos
  • C estabelecendo um ambiente não saudável de relacionamento, contrariando a normativa preconizada.
  • D atuando de acordo com o estresse provocado pelo trabalho desempenhado.
  • E defendendo a Instituição de um mau negócio em época de crises, o que lhe permitiria o uso de um palavreado mais rude.
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Um casal possui contas separadas em uma mesma agência bancária. A mulher, curiosa quanto aos gastos do marido, segundo ela, excessivos, procura o gerente do Banco para pedir informações sobre a movimentação financeira do cônjuge. O gerente, no entanto, aduz que somente pode permitir-lhe o acesso aos dados bancários mediante autorização do correntista titular. Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o gerente estaria.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o gerente estaria

  • A protegendo o direito de imagem do correntista diante da curiosidade da esposa.
  • B burlando o dever de cortesia que permite o acesso preconizado pela cliente.
  • C violando a lei que permite o acesso de familiares às contas de todos os membros da família
  • D perdendo uma oportunidade de negócios, deixando de agradar à cliente.
  • E assegurando o sigilo da operação bancária, que deve ser protegido no caso.
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Um gerente de pesquisa vinculado ao superintendente de propaganda, ambos subordinados à Diretoria de Marketing do Banco I, verifica, através de um dos projetos que gerencia, a necessidade da divulgação dos serviços bancários prestados pela internet aos clientes dessa Instituição. Para vencer eventual resistência dos usuários em aderir à inclusão digital, em conjunto com a área de Informática, o gerente apresenta-lhes um mecanismo de acesso à rede com proteção avançada.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, em relação aos clientes, do modo como foi elaborado, tal projeto de inclusão realiza o primado da

  • A cortesia
  • B segurança
  • C competividade
  • D precaução
  • E promoção
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A Comissão de Ética Pública (CEP) e suas atribuições foram explicitadas no Decreto no 6.029/2007, tendo como uma das suas competências

  • A ser uma comissão ética relativa ao Código de Conduta da Alta Administração Federal, valendo-se de preceitos éticos diferentes dos que são apresentados no Código do Servidor Federal, do Decreto no 1.171/1994.
  • B tratar das questões disciplinares que não envolvem o Código de Ética do Servidor Público Federal.
  • C servir como conselho consultivo ao Senado e ao Congresso em relação às questões éticas dos servidores públicos.
  • D coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão de Ética Pública do Poder Executivo Federal.
  • E oferecer caráter propriamente punitivo às demais Comissões de Ética das entidades e órgãos federais.
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Roberto Da Matta, em Considerações sócio-antropológicas sobre a ética na sociedade brasileira (Informe de consultoria apresentado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento), declara que :

Quando falamos de ética como instrumento de gestão, não podemos deixar de convidar a sociedade como um todo, para o programa de reformas.

Roberto Da Matta teceu o comentário acima em 2001, após entrevistar os membros da Comissão de Ética Pública instalada em Brasília como parte de modernização do Estado brasileiro.

Em relação à implementação de programas de ética na gestão pública, essa declaração significa que a(s).

  • A ética diz respeito apenas à esfera federal
  • B ética envolve a participação de todas as esferas sociais
  • C Verdadeira mudança no comportamento ético é impossível
  • D verdadeira mudança no comportamento ético tem de envolver o estado
  • E mudanças comportamentais dependem de incentivos.
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Determinados funcionários da agência W realizam campanha para discriminar o recolhimento de lixo, observada a sua espécie, para programa de reciclagem.

Nos termos do Código de Ética da CEF, tal projeto é

  • A irrelevante, uma vez que o ambiente não tem ligação com o programa de ética da empresa.
  • B relevante para a sociedade, no entanto, fora dos parâ- metros gerenciais adotados por instituições financei- ras, incluída a CEF.
  • C realização de um dos valores perseguidos pelo Código de Ética empresarial adotado pela empresa.
  • D plano a ser adotado no futuro após ampla discussão sobre o tema em assembleias de funcionários.
  • E considerado iniciativa individual, sem qualquer vínculo com a empresa, mas admitida como bom empreendimento.
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Determinados funcionários da agência W realizam campanha para discriminar o recolhimento de lixo, observada a sua espécie, para programa de reciclagem.
Nos termos do Código de Ética da CEF, tal projeto é
  • A irrelevante, uma vez que o ambiente não tem ligação com o programa de ética da empresa.
  • B relevante para a sociedade, no entanto, fora dos parâmetros gerenciais adotados por instituições financeiras, incluída a CEF.
  • C realização de um dos valores perseguidos pelo Código de Ética empresarial adotado pela empresa.
  • D plano a ser adotado no futuro após ampla discussão sobre o tema em assembleias de funcionários.
  • E considerado iniciativa individual, sem qualquer vínculo com a empresa, mas admitida como bom empreendimento.
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O advogado W, pertencente aos quadros de uma instituição financeira pública, após priorizar atendimento e solver questão intrincada para um cliente frequente da instituição, é surpreendido com a entrega, a mando do referido cliente, em sua residência, de um automóvel popular, com zero de quilometragem, com as chaves e a documentação em seu nome.

À luz das normas do Código de Ética da CEF,

  • A a situação é condenável, devendo ser preservado o padrão de relacionamento equânime, a fim de não causar diferenciações entre os clientes e induzir a facilitações.
  • B a oferta de presentes aos funcionários é considerada atitude normal de clientes satisfeitos com o alto padrão de atendimento.
  • C a oferta voluntária ou mediante solicitação tem respaldo no sistema de ética da CEF.
  • D os presentes ofertados aos funcionários, além de caracterizar satisfação dos clientes, aproximam a instituição da sociedade, em razão dos serviços especializados.
  • E os presentes de valor condenável devem ser rateados pelos funcionários do setor como forma de política de incentivo
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Determinados funcionários da agência W realizam campanha para discriminar o recolhimento de lixo, observada a sua espécie, para programa de reciclagem.

Nos temos do Código de Ética da CEF, tal projeto é

  • A irrelevante, uma vez que o ambiente não tem ligação com o programa de ética da empresa.
  • B relevante para a sociedade, no entanto, fora dos parâmetros gerenciais adotados por instituições financeiras, incluída a CEF.
  • C realização de um dos valores perseguidos pelo Código de Ética empresarial adotado pela empresa.
  • D plano a ser adotado no futuro após ampla discussão sobre o tema em assembleias de funcionários.
  • E considerado iniciativa individual, sem qualquer vínculo com a empresa, mas admitida como bom empreendimento.
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Suponha que um funcionário de uma empresa financeira pública pretenda que os clientes vinculados à sua carteira contribuam para a empresa de um parente em dificuldades financeiras, afirmando que tal prática é permitida pela empresa na qual trabalha.
Sob a perspectiva do Código de Ética da CEF, sabe-se que
  • A a CEF, em ocasiões especiais, admite que os parceiros comerciais sejam instados a auxiliar financeiramente seus empregados.
  • B as empresas vinculadas a empregados da CEF têm preferência nos serviços prestados às agências.
  • C as solicitações de auxílio financeiro são vedadas aos trabalhadores da CEF.
  • D os parentes dos empregados da CEF devem ter preferência nos empréstimos gerados pela instituição financeira.
  • E os parentes e empregados têm preferência nos empréstimos, no caso de os recursos serem próprios.
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Um dirigente de organismo financeiro internacional privilegiou, em promoção na carreira, pessoa com quem manteve relacionamento afetivo por determinado período.
À luz das normas de conduta ética, tal atitude
  • A é corriqueira e depende da cultura de cada instituição, que define os comportamentos dos indivíduos segundo as relações de poder.
  • B é inaceitável nas empresas que editam códigos de ética, uma vez que discriminam sem utilizar critérios objetivos, mas pessoais.
  • C é aceitável, mesmo quando existe código de ética, porque os dirigentes das instituições financeiras são livres para promover quem queiram.
  • D seria aceitável se o comitê de promoção adotasse os mesmos critérios para todas as relações afetivas dos dirigentes.
  • E realiza o principio da pessoalidade que deve ser aplicado nas relações empresariais.

Direito Constitucional

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Cidadão mato-grossense é surpreendido com impugnação a serviços de aplicativos realizados perante órgãos legislativos e de fiscalização estadual que pretendem sua extinção.
Nos termos da Constituição Federal de 1988 e da interpretação acolhida pelo Supremo Tribunal Federal, essas atividades econômicas estão protegidas pelo direito fundamental à

  • A soberania individual
  • B participação popular
  • C livre iniciativa
  • D associação lícita
  • E negociação coletiva
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Um profissional da educação realiza pesquisa normativa sobre direitos e deveres na sua área de atuação.
Nos termos da Constituição Federal de 1988, um dos princípios aplicáveis ao ensino consiste na valorização dos profissionais da educação escolar, tendo garantido(s), na forma da lei,

  • A bolsas de estudo
  • B aposentadoria precoce
  • C saúde integral
  • D empréstimos a juros baixos
  • E planos de carreira
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O estado de Mato Grosso pretende destinar verbas para a educação, notadamente a pesquisa científica.
Nos termos da Constituição Federal de 1988, poderão os estados federados vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades

  • A privadas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
  • B associativas de professores pesquisadores, sem fins lucrativos.
  • C públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.
  • D coletivas defensoras da liberdade de comércio.
  • E sociais, escolhidas dentre projetos modernizadores em concurso.
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EV atua na área empresarial e tem dúvidas quanto aos seus registros fiscais diante da perda de documentos causada por enchentes que invadiram seu imóvel. Diante disso, formula requerimento à Receita Federal para ter acesso ao sistema que organiza a sua conta relacionada aos tributos recolhidos pela União Federal.
Nos termos da jurisprudência assente do Supremo Tribunal Federal, em caso de negativa de acesso, caberia a impetração de:

  • A mandado de segurança
  • B mandado de injunção
  • C ação civil pública
  • D ação popular
  • E habeas data
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Du é dirigente de entidade de assistência social, sem fins lucrativos, reconhecida por documentos emitidos pelos órgãos competentes nos três níveis federativos. Sabedora do cumprimento dos requisitos legais a entidade formula requerimentos para ser liberada do pagamento dos tributos incidentes sobre suas atividades.
Nos termos da Constituição Federal, no caso haveria

  • A imunidade quanto a patrimônio, renda ou serviços
  • B não incidência em relação a serviços
  • C correção dos valores cobrados
  • D pagamento regular dos tributos
  • E isenção quanto a patrimônio e renda
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T é advogado e pretende impugnar ato legislativo que foi editado antes de 1988, perante o Supremo Tribunal Federal.
Nos termos da interpretação adotada pelos Ministros da Suprema Corte nacional, nos casos de conflito entre norma anterior a 1988 com o texto constitucional, seria o caso de:

  • A inconstitucionalidade superveniente
  • B modulação dos efeitos
  • C Lei não recepcionada
  • D declaração sem redução de texto
  • E ausência de decisão
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Um empresário pretende abrir uma filial de uma rede nacional de farmácias em uma rua de grande movimentação em um determinado município. Sob a alegação de que a via pública escolhida já contava com três estabelecimentos que exploravam a mesma atividade comercial, o empresário teve seu pedido de autorização para a instalação da loja indeferido pela autoridade municipal competente. A negativa foi justificada com base em lei local que vedava a instalação de drogarias a menos de 100 metros de distância entre elas.
A norma municipal que proíbe a instalação do estabelecimento comercial é

  • A constitucional, pois está materialmente de acordo com a competência legislativa atribuída aos Municípios ao tratar de assunto de interesse local.
  • B inconstitucional, pois trata de Direito Comercial, matéria de competência legislativa privativa da União.
  • C inconstitucional, pois trata de matéria que diz respeito ao direito do consumidor, assunto de competência legislativa concorrente entre União, Estados e Distrito Federal.
  • D inconstitucional, pois o impedimento da instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área ofende o princípio da livre concorrência.
  • E constitucional, pois observa a competência legislativa suplementar a legislação federal e a estadual em matéria de Direito Civil.
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Constatada irregularidade em virtude de dispensa irregular de licitação que causou grave prejuízo aos cofres públicos, o prefeito e o vice-prefeito do município Sigma tiveram seus direitos políticos suspensos e os mandatos cassados.
O comando do Poder Executivo municipal deverá observar o regramento disposto pela(o)

  • A Constituição Federal para o caso de vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República.
  • B Constituição Estadual para o caso de vacância dos cargos de Governador e Vice-Governador do Estado onde o município está localizado.
  • C Lei Orgânica municipal de Sigma para o caso de dupla vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito.
  • D Constituição Estadual para o caso de dupla vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito dos municípios situados em seu território.
  • E legislador ordinário federal, visto na lei que estabelece normas sobre as eleições para o caso de dupla vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito dos municípios brasileiros.
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A ação popular, conforme estabelecido na Constituição brasileira de 1988 e na legislação infraconstitucional, poderá ser movida por

  • A qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, desde que maior de 18 anos, domiciliada no Brasil e residente no local do juízo competente para julgar a causa, visando a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
  • B qualquer cidadão, visando a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, sendo que, se houver abandono da ação, fica assegurado a outro cidadão interessado ou ao Ministério Público assumir o polo ativo para dar continuidade à demanda.
  • C qualquer cidadão na defesa de direitos difusos, devendo ser acompanhada pelo Ministério Público, que atuará na qualidade de fiscal da ordem jurídica, cabendo-lhe apressar a produção da prova e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem, sendo-lhe facultado, por questões de ordem pública, assumir a defesa do ato impugnado.
  • D qualquer cidadão e pelo Ministério Público contra as pessoas públicas ou privadas, contra as autoridades, funcionários ou administradores que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissas, tiverem dado oportunidade à lesão, e contra os beneficiários diretos do mesmo, estando a pessoa jurídica de direito público, cujo ato seja objeto de impugnação, obrigada a contestar o pedido.
  • E qualquer cidadão, que estará isento das despesas processuais; porém, se a lide for julgada manifestamente temerária, a sentença condenará o autor ao pagamento das custas em dobro.
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A iniciativa, no âmbito do processo legislativo, para a criação de uma autarquia federal, que é ente da administração pública indireta, compreendida como o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada, é atribuída

  • A exclusivamente aos membros do Congresso Nacional
  • B concorrentemente aos membros do Congresso Nacional e ao Presidente da República
  • C privativamente aos senadores
  • D privativamente ao Presidente da República
  • E privativamente aos deputados federais
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Existem instrumentos capazes de resguardar a supremacia da Constituição e confirmar a constitucionalidade ou não de uma lei.


A ação direta de inconstitucionalidade objetiva a declaração de inconstitucionalidade

  • A de lei ou ato normativo federal, ou estadual ou municipal, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como ao Legislativo.
  • B de lei ou ato normativo federal, ou estadual, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como ao Legislativo.
  • C de lei ou ato normativo federal ou estadual, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
  • D de lei ou ato normativo federal, ou estadual ou municipal, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
  • E apenas de lei ou ato normativo federal ou estadual, tendo a decisão eficácia inter partes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como ao Legislativo.
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De acordo com o Sistema Tributário Nacional, conforme previsto na Constituição de 1988, com base na partilha de competências e observando-se as limitações ao poder de tributar, há tributos de competência da União, dos estados-membros e dos municípios,

  • A podendo o Legislativo Nacional, com base na hierarquia federativa, estabelecer isenções para impostos federais, estaduais e municipais.
  • B podendo a União legislar supletivamente e estabelecer as normas gerais quando o estado-membro não o tenha feito.
  • C sendo concorrente a competência para legislar sobre Direito Tributário, cabendo à União elaborar as normas gerais.
  • D sendo que a União legisla privativamente sobre Direito Tributário, estabelecendo normas que serão observadas pelos estados-membros e municípios.
  • E sendo que estados-membros e municípios legislam estabelecendo as normas gerais, cabendo ao Legislativo Nacional atuar subsidiariamente.
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O processo legislativo brasileiro obedece a regras próprias determinadas pela Constituição Federal.


Quanto ao processo legislativo brasileiro, nos termos da Constituição de 1988, o(a)

  • A Presidente da República, se considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, podendo o veto parcial abranger palavra, expressão ou o texto integral do artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea.
  • B veto poderá ser derrubado, para tanto terá que ser discutido e votado em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se rejeitado se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
  • C veto pode ser derrubado pela maioria simples dos membros do Congresso Nacional e, no caso de este ser derrubado, caberá ao Presidente da Câmara dos Deputados promulgar a lei.
  • D veto tem que ser motivado, havendo duas situações que podem dar ensejo a ele: a inconstitucionalidade total ou parcial de um projeto de lei ou por ser o projeto contrário ao interesse público.
  • E sanção supre o vício de iniciativa, não precisando ser expressa nem motivada.
49

Nos termos da legislação brasileira, a proteção do meio ambiente e o exercício do poder de polícia administrativo, em matéria ambiental, é de competência

  • A exclusiva da União, que realiza o controle ambiental, a fim de manter a ordem pública, com base nos princípios do Direito Ambiental, tais como o da prevenção, o da defesa do meio ambiente e o da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente.
  • B concorrente da União e dos estados-membros, excluindo-se os municípios, tendo por base os princípios do Direito Ambiental, tais como o do desenvolvimento sustentável, o da precaução, o da prevenção, o da função socioambiental da propriedade, o da responsabilidade e o do usuário-pagador.
  • C privativa da União, que pode delegá-lo aos estados-membros e municípios, com base na hierarquia constitucional e nos princípios do Direito Ambiental, dentre eles os da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente, da prevenção e da precaução.
  • D comum da União, dos estados-membros e municípios, que realizam o controle ambiental, considerando os princípios do Direito Ambiental, dentre eles o da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente e o da prevenção.
  • E privativa dos municípios que exercem o controle ambiental, com base nos princípios do Direito Ambiental, dentre eles o da prevenção e o da intervenção estatal obrigatória na defesa do meio ambiente.
50

Em 2005, F, cidadão brasileiro, e K, com dupla cidadania brasileira e estadunidense, contraem casamento em regime parcial de bens no Brasil, onde residem ao longo de quinze anos em imóvel próprio. Na vigência do casamento, nascem duas filhas. K recebe oportunidade de emprego dos Estados Unidos e para lá se muda com marido e filhas. Após um ano residindo no país estrangeiro, o casal se divorcia. F resolve retornar ao Brasil. Para fins de promover a divisão dos bens contraídos em território nacional, F necessita homologar a sentença que decretou seu divórcio.


O reconhecimento da sentença estrangeira, na situação descrita, é da competência de qual órgão?

  • A Justiça Comum
  • B Cartório de Registro Civil
  • C Tribunal Regional Federal
  • D Supremo Tribunal Federal
  • E Superior Tribunal de Justiça
51

Em momento de reforma no sistema previdenciário nacional, entre as opções apresentadas, constam a que propõe majorar as alíquotas devidas pelos trabalhadores em geral e a que propõe aumentar a contribuição das empresas.
Nos termos da Constituição Federal, essa contribuição das empresas se dá por intermédio da contribuição social sobre o

  • A lucro
  • B serviço
  • C rendimento
  • D excedente
  • E prejuízo
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Em momento de reforma no sistema previdenciário nacional, entre as opções apresentadas, constam a que propõe majorar as alíquotas devidas pelos trabalhadores em geral e a que propõe aumentar a contribuição das empresas.
Nos termos da Constituição Federal, essa contribuição das empresas se dá por intermédio da contribuição social sobre o

  • A lucro
  • B serviço
  • C rendimento
  • D excedente
  • E prejuízo
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Em momento de reforma no sistema previdenciário nacional, entre as opções apresentadas, constam a que propõe majorar as alíquotas devidas pelos trabalhadores em geral e a que propõe aumentar a contribuição das empresas. Nos termos da Constituição Federal, essa contribuição das empresas se dá por intermédio da contribuição social sobre o

  • A lucro
  • B serviço
  • C rendimento
  • D excedente
  • E prejuízo
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Um vereador tem sua base eleitoral em um certo distrito. Interessado na criação de novos municípios, ele verifica as exigências para tal e formula consulta à assessoria jurídica da Câmara, que assenta, nos termos da Constituição Federal, a exigência de

  • A lei municipal
  • B lei estadual
  • C Medida Provisória
  • D Decreto Legislativo
  • E Resolução
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O Supremo Tribunal Federal, ao julgar extradição, exerce, observados os direitos e as garantias fundamentais expressos na Constituição Federal, o papel de

  • A trabalhador voluntário
  • B autoridade central
  • C órgão de execução
  • D agente especial
  • E juiz natural