Resolver o Simulado Educador de Creche - FAFIPA

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Pedagogia

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O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. Nessa atividade, o planejamento se faz presente. Contudo, no ambiente escolar, para que o planejamento seja efetivamente instrumento para ação, deve ser como um guia de orientação e deve apresentar:
  • A Ordem paralela, facciosismo, incoerência, cisma.
  • B Ordem cronológica, arbitrariedade, divergência, rispidez.
  • C Ordem sequencial, objetividade, coerência, flexibilidade.
  • D Ordem randômica, parcialidade, inconformidade, sutiliza.
  • E Ordem serial, subjetividade, contraste, obstinação.
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O planejamento é um instrumento de ação educativa, sendo um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Existem três modalidades de planejamento no ambiente escolar articuladas entre si, sendo elas:

I. Plano da escola: é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo, e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
II. Plano de ensino: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico.
III. Plano de aulas: é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. Este é um documento mais elaborado, divido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

Estão CORRETAS:
  • A Apenas I e III.
  • B Apenas I.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III.
  • E Todas as assertivas.
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O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade, assumindo assim, um compromisso social e ético. Nesse contexto, a profissão docente:
  • A Prepara os alunos para se tornarem cidadãos passivos e diferentes na família, no trabalho, na vida cultural e política.
  • B Exerce uma atividade fundamentalmente antissocial, haja vista que, contribui para a formação cultural e cientifica do povo, tarefa dispensável para outras conquistas democráticas.
  • C Realiza a continuidade entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e sua destinação antissocial na sociedade, papel que cumpre provendo as condições e os meios que desabona o encontro do aluno com as matérias de estudo.
  • D É exercida no âmbito da vida social e política.
  • E É um ato simplório porque se realiza no contexto das relações individuais, no qual não manifestam os interesses das classes sociais.
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A aprendizagem escolar é um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino. Os resultados da aprendizagem se manifestam em modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social. Isto significa que podemos aprender:

I. Conhecimentos sistematizados. II. Habilidades e hábitos intelectuais e sensorimotores. III. Atitudes e valores.

Estão CORRETAS:
  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I e III.
  • E Todas as assertivas.
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O processo de ensino pode ser entendido como o conjunto de atividades organizadas, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades cognitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos. Consideremos algumas características desse processo:

I. O ensino é um processo, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação.
II. O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e de desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos.
III. O ensino tem um caráter bilateral em virtude de que combina a atividade do professor (ensinar) com a atividade do aluno (aprender). O processo de ensino faz interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e a assimilação passiva de conhecimentos e habilidades.

Estão CORRETAS:
  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I e III.
  • E Todas as assertivas.
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A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Nessa perspectiva, sobre a didática e a formação profissional do professor, assinale (C) para alternativa CORRETA e (I) para alternativa INCORRETA:

( ) O processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.
( ) A didática pode constituir-se em teoria da educação.
( ) A didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre ensino e a aprendizagem; investiga os fatores codeterminantes desses processos; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem, que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos específicos.
( ) A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  • A C, I, C, C.
  • B C, C, I, C.
  • C C, C, C, C.
  • D C, C, C, I.
  • E I, I, C, C.
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A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor e aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados sociais que se constituem na dinâmica das relações entre classes, entre raças, entre grupos religiosos, entre homens e mulheres, jovens e adultos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A Para quem lida com a educação, tendo em vista a formação humana dos indivíduos vivendo em contextos sociais determinados, é imprescindível que desenvolva a capacidade de descobrir as relações sociais reais implicadas em cada acontecimento, em cada situação real da sua vida e da sua profissão, em cada matéria que ensina como também nos discursos, nos meios de comunicação de massa, nas relações cotidianas na família e no trabalho.
  • B O campo específico de atuação profissional e política do professor é a escola, à qual cabem tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo.
  • C Quanto mais se diversificam as formas de educação extraescolar e quanto mais à minoria dominante refina os meios de difusão da ideologia burguesa, tanto mais a educação escolar perde importância, principalmente para as classes trabalhadoras.
  • D A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e à atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.
  • E A escola cumpre objetivos e exigências da sociedade conforme interesses de grupos e classes sociais que a constituem, sendo que, o ensino cria condições metodológicas e organizativas para o processo de transmissão e assimilação de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades intelectuais e processos mentais dos alunos tendo em vista o entendimento crítico dos problemas sócias.
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A educação é um fenômeno social. Consequentemente, ela é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Dessa forma, configura-se como um processo de mudança da sociedade, atrelada às relações sociais existentes na sociedade. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A A prática educativa, e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
  • B As finalidades e os meios da educação insubordinam-se à estrutura e dinâmica das relações entre as classes sociais, ou seja, são socialmente determinados.
  • C A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada.
  • D A estrutura social e as formas sociais pelas quais a sociedade se organiza são uma decorrência do fato de que, desde o início da sua existência, os homens vivem em grupos; sua vida está na dependência da vida de outros membros do grupo social, ou seja, a história humana, a história da sua vida e a história da sociedade se constituem e se desenvolvem na dinâmica das relações sociais.
  • E A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens.
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Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:
  • A Sensório-motor; pré-operatório; operatório formal e operatório concreto.
  • B Pré-operatório; sensório-motor; operatório formal e operatório concreto.
  • C Operatório formal; sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
  • D Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.
  • E Pré-operatório; operatório formal; operatório concreto e sensório-motor.
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Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?
  • A Mecanismo de organização de estruturas cognitivas, que visa levar o indivíduo de uma forma de adaptação à realidade, obrigando o indivíduo a resolver os conflitos cognitivos constantes.
  • B O equilíbrio é o norte que o organismo almeja e sempre conquista graças à acomodação cognitiva.
  • C O processo de equilibração é o ápice da aprendizagem cognitiva, haja visto que são poucos momentos que o indivíduo é colocado em situações de aprendizado.
  • D Mecanismo obtido após anos de interações com relação ao objeto e o seu próprio organismo.
  • E Processo de maturação do organismo através de ações intra pessoal.
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De acordo com os PCNEM, a educação física é organizada em três eixos. Quais são os conceitos que são abordados no eixo “Contextualização Sociocultural”?
  • A Cultura; Análise e síntese; Linguagem corporal.
  • B Signo e símbolo; Globalização versus localização; Ginástica.
  • C Cultura; Globalização versus localização; Negociação de sentidos.
  • D Cultura; Interlocução, significação, dialogismo; Signo e símbolo.
  • E Análise e síntese; Correlação, identidade e integração; Negociação de sentidos.
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Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas- professores, alunos e escola- contribuindo para análises das etapas vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação. Do ponto de vista do estudante, qual a utilidade da avaliação?
  • A Instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
  • B Mecanismo exclusivo para obtenção de nota para aprovação.
  • C Utensílio utilizado para equiparar os conteúdos das aulas.
  • D Dispositivo elaborado pelo professor para cumprir planejamento.
  • E Instrumento de comparação de evolução no decorrer das aulas.
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De acordo com os PCNEM, a UNESCO propõe quatro saberes que funcionam como pilares da educação nas sociedades contemporâneas. São saberes cuja conquista ultrapassa a mera aquisição de informação, uma vez que abarcam a formação humana e social do indivíduo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes saberes:
  • A Aprender a produzir.
  • B Aprender a conhecer.
  • C Aprender a fazer.
  • D Aprender a viver com os outros.
  • E Aprender a ser.
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Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem com critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes pontos:
  • A Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.
  • B A proposta da transversalidade traz necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.
  • C Os temas transversais dividem aleatoriamente toda prática educativa que exceptua relações entre os alunos, entre os professores, entre os professores e alunos e entre alguns grupos específicos da comunidade escolar.
  • D A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores as atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos.
  • E A inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais profundo das questões eleitas.
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A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo:
  • A Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas sociais.
  • B Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde.
  • C Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas culturais.
  • D Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas financeiros.
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A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental anos iniciais, assinale (C) para afirmativa Correta e (I) para afirmativa Incorreta e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Fornece subsídios suficientes para elevar o nível de qualidade da educação escolar.

( ) São uma referência, um ponto de partida, para que se possa articular objetivos e conteúdos com a cultura das escolas e das salas de aula.

( ) São parâmetros, fornecendo orientações pedagógicas e curriculares gerais, como subsídios aos professores para refletirem e tomarem decisões.

( ) Foram elaborados para fornecer uma orientação geral e coerente do currículo, em âmbito internacional, de caráter obrigatório, visando à melhoria da qualidade de ensino.
  • A I, I, C, C.
  • B I, C, C, I.
  • C C, I, C, C.
  • D C, I, I, C.
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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil, descreve que, as escolas deverão estabelecer, como norteadores de suas ações pedagógicas, os seguintes princípios:
  • A Éticos, políticos e estéticos.
  • B De incorreção, sociais e inestéticos.
  • C De convivência, políticos e ímpios.
  • D De responsabilidade, governamentais e estéticos.
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O processo de organização escolar dispõe de funções, que são as propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição, a partir das quais se definem ações e operações necessárias ao funcionamento da escola. As funções da organização e gestão escolar são as seguintes:
  • A Planejamento, organização, direção e coordenação, e avaliação.
  • B Diagnóstico, organização, desenvolvimento, e avaliação.
  • C Seleção, tomada de decisão, direção e coordenação, e avaliação.
  • D Tema, objetivos, justificativa, e desenvolvimento.
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A relação entre a didática e a prática de ensino decorre do fato de a didática:
  • A Ser um estudo sistemático da educação.
  • B Refletir as doutrinas e os sistemas de educação.
  • C Investigar os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
  • D Investigar a natureza das finalidades da educação em uma determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida social.
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O Projeto Político-pedagógico da escola retrata a sua identidade, que deve ser construída a partir de um processo dialógico, incluindo a participação de todos. Sobre o Projeto Político-pedagógico, é CORRETO afirmar que:
  • A O Projeto Político-pedagógico visa simplesmente a proporcionar um rearranjo formal na escola.
  • B O Projeto Político-pedagógico busca organizar o trabalho pedagógico da escola de forma fragmentada.
  • C O Projeto Político-pedagógico é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
  • D O Projeto Político-pedagógico é marcado pela dissociação do político e do pedagógico, já que trata de uma relação oposta no ambiente escolar.

Conhecimentos Gerais

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Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos - exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural - e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Esta Lei também é conhecida como:
  • A Lei Cultura do Brasil.
  • B Lei Cultural.
  • C Lei da Arte e Cultura.
  • D Lei Aurea.
  • E Lei Rouanet.
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O sono possui extrema importância para a saúde, tal como respirar, se alimentar, beber água. Sabe-se que ele permite a restauração física de todo o corpo, particularmente do cérebro, ajudando a consolidar memórias e processos de informação. Quando dormimos, nosso cérebro não está apenas fortalecendo nossas memórias, mas também as está organizando, selecionando os detalhes emocionais e possibilitando que sejamos criativos. É o sono que nos permite funcionar de maneira efetiva durante o dia. Devido a toda esta importância, pode-se concluir que os problemas do sono: 
  • A Estão diretamente ligados a bolsa de valores de Nova York.
  • B Não influenciam no desenvolvimento das atividades diárias.
  • C Afetam todo o nosso funcionamento - físico, mental e emocional.
  • D Não tem nenhuma relação com o aumento dos sintomas de depressão, ansiedade ou stress.
  • E Beneficiam na disposição diária e na produtividade individual e coletiva.
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Os desastres humanos são aqueles gerados pelas ações ou omissões humanas, como acidentes de trânsito, incêndios industriais, contaminação de rios, entre outros. Os desastres naturais são causados pelo impacto de um fenômeno natural de grande intensidade sobre uma área ou região povoada, podendo ou não ser agravado pelas atividades antrópicas. Na natureza ocorrem diversos tipos de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, responsáveis pela estruturação da paisagem. Mas, se ocorrerem ou se deslocarem sobre um sistema social, gera uma situação potencial de perigo a pessoas e bens. Caso haja o impacto, só será considerado como desastre quando: 
  • A O fenômeno seguir sua trajetória por áreas não ocupadas.
  • B Ocorrem surtos intensificados de doenças transmissíveis.
  • C Os danos e prejuízos foram extensivos e de difícil superação pelas comunidades afetadas.
  • D Dependem exclusivamente da intervenção do homem.
  • E Não há perdas de vidas humanas e bens materiais.
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A ampliação da proteção social dos idosos e dos trabalhadores ativos tem sido uma das principais metas da condução das políticas públicas na área da Seguridade Social no Brasil, nos últimos anos. A geração de mais e melhores empregos, em especial, de postos de trabalho com proteção social, reflete, em parte, o melhor desempenho da economia em termos de crescimento econômico sustentado, mas, também, é resultado de um conjunto de políticas de desenvolvimento econômico e social que vem sendo implementado nos últimos anos. A cobertura previdenciária, tanto dos trabalhadores economicamente ativos quanto dos idosos inativos, é de fundamental importância para garantir proteção aos trabalhadores e seus dependentes. Especificamente no campo da Previdência Social, foram tomadas várias medidas visando estimular o aumento da cobertura dos trabalhadores como: a instituição do Plano Simplificado de Previdência Social e do microempreendedor individual (MEI); o desconto da contribuição patronal dos empregadores domésticos na declaração de Imposto de Renda, dentre outros. Para ser registrado como Microempreendedor Individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que o MEI foi criado com o objetivo de:
  • A Regularizar o direito a auxílio-maternidade.
  • B Renegociar e obter preços e condições nas compras de mercadorias para revenda.
  • C Registrar vários empregados terceirizados.
  • D Regularizar a situação de profissionais informais.
  • E Desonerar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas.
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O terrorismo tem sua origem com os sicários. Estes eram grupos de judeus que lutavam contra a dominação romana da Palestina, fazendo uso de violência contra pessoas que estivessem supostamente ligadas aos romanos. Sicário significa "homem de punhal". Sobre o terrorismo, é CORRETO afirmar que: 
  • A Al Qaeda é um grupo terrorista afegão. Foi fundado em 1788, no contexto da Segundo Guerra Mundial, por Osama Bin Laden, sendo parceiro dos Estados Unidos no combate às tropas soviéticas que invadiram o país.
  • B Os movimentos de libertação nacional dos anos 50 a 70 na África e sudeste asiático, e o terrorismo dos anos 90 e 2001 foram ações contra um inimigo invasor e opressor.
  • C Após os ataques contra os Estados Unidos em 2001, a classificação de terrorismo foi dividida em 4: Terrorismo revolucionário, Terrorismo nacionalista, Terrorismo de Estado e Terrorismo de organizações criminosas.
  • D Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947, aprovada pela ONU.
  • E Os conflitos entre os norte-americanos e os islâmicos fundamentalistas têm suas raízes na pretensão da ONU de organizar, no Islão, um Estado centralizado, nos moldes do Estado de Israel.
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O seu surgimento na sociedade como um todo tem provocado intensas discussões e muita polêmica. Essa denominação se dá ao procedimento de se reconhecer como verdadeira uma situação que apenas parece real. Estamos nos reportando a:
  • A Modelos Invertidos.
  • B Bullyng.
  • C Teoria da Aparência.
  • D Ação e Reação.
  • E Dimensão Ilusória.
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Pela sua importância científica e ambiental, são tombados como bens patrimoniais da União. São mais de 10 mil sítios tombados espalhados por todo o Brasil, principalmente nos Estados do Piauí, Minas Gerais e Santa Catarina. As primeiras descobertas, que datam de 1879, na Espanha, passaram a chamar esse ramo da arte de: 
  • A Museu de História Natural ao Ar Livre.
  • B Arte Rupestre.
  • C Hieroglifos.
  • D Desenhos Paleolíticos.
  • E Arte de Boquique Latino Americana.
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Embora saibamos que a língua é um sistema padronizado regido por um conjunto normativo chamado gramática, que ordena a linguagem verbal, é preciso ter em mente que toda e qualquer língua não se apresenta uniforme. Isso ocorre não só em diversos países que a utilizam, mas também o próprio território brasileiro. A título de exemplo, pode ser citado no Brasil, como no interior de São Paulo, regiões do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, um falar típico, mas que não perde sua configuração. A esse sistema chamamos:
  • A Vício de linguagem localizada.
  • B Dialeto.
  • C Poliglota na própria língua.
  • D Expectativa de aprendizagem localizada.
  • E Modalidade de uso.
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Arquiteto com obras conhecidas como O Conjunto da Pampulha, Edifícios de Brasília, O Pavilhão Brasileiro da feira Internacional de Nova York. A consagração de seu talento veio com a exposição montada no Musée des Arts Décoratifs, no Louvre em 1964 (a primeira que a instituição dedicava a um arquiteto). A quem estamos nos referindo?
  • A Di Cavalcanti.
  • B Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu acervo.
  • C Oscar Niemeyer.
  • D Cândido Portinari.
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Segundo o artigo 225 da Constituição Federal de 1988: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
  • A Uma vez que a Floresta Amazônica é enorme, é possível derrubar suas árvores sem maiores preocupações e autorizações.
  • B O meio ambiente é um direito fundamental, e todos devem defendê-lo e preservá-lo.
  • C A educação ambiental não deve ser promovida em todos os níveis de ensino.
  • D É possível queimar livremente o Pantanal, porque ele não é importante para manter o ambiente ecologicamente equilibrado.

Raciocínio Lógico

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Considere os pontos A e B e suas respectivas coordenadas dadas da seguinte forma: A (m+2n;- 4) e B (8;2 n). Sabe-se que A e B representam o mesmo ponto do plano cartesiano. Baseando-se nessas informações, assinale a alternativa que corresponde ao produto de m por n: 
  • A - 8.
  • B 8.
  • C 10.
  • D - 24.
  • E 24.
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Maria comprou um celular e para realizar o pagamento, que foi à vista, utilizou apenas cédulas de R$ 50,00 e de R$ 100,00. O valor do celular foi de R$ 1400,00, e Maria usou um total de 15 cédulas para o pagamento.


Com base nessas informações, observe as alternativas e marque aquela que representa a quantidade de cédulas de cada valor utilizada por Maria para o pagamento:

  • A 14 cédulas de R$50,00 e 1 cédula de R$ 100,00.
  • B 13 cédulas de R$50,00 e 2 cédulas de R$ 100,00.
  • C 11 cédulas de R$50,00 e 4 cédulas de R$ 100,00.
  • D 4 cédulas de R$50,00 e 11 cédulas de R$ 100,00.
  • E 13 cédulas de R$100,00 e 2 cédulas de R$ 50,00.
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Dada a sequência composta por números inteiros: -10, -5, -1, 0, 2, 3, 7, 10, se dividirmos cada número desta sequência por -1, quais serão os números da nova sequência?
  • A 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, -10.
  • B 10, 5, 1, 0, -2, -3, -7, -10.
  • C 10, 5, 1, 0, 2, -3, 7, -10.
  • D 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, 10.
  • E 10, 5, 1, 0, -2, -3, 7, 10.
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O conjunto dos números reais (ℝ) é formado pela união de outros conjuntos numéricos: naturais (ℕ), inteiros (ℤ), racionais (ℚ) e irracionais. Das alternativas a seguir, qual representa um conjunto de múltiplos de um número real e, ao mesmo tempo, um subconjunto dos números naturais?
  • A {1, 5, 7, 9, 11, 13}.
  • B {−1, 5, −7, 9, −11, 13}.
  • C {1, −5, 7, −9, 11, −13}.
  • D {⋯ , 27 , 36, 45, 54, 63, 72, ⋯ }.
  • E {1, 5, 7, −9, −11, −13}.
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Dada a sequência composta por números inteiros: -10, -5, -1, 0, 2, 3, 7, 10, se dividirmos cada número desta sequência por -1, quais serão os números da nova sequência?
  • A 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, -10.
  • B 10, 5, 1, 0, -2, -3, -7, -10.
  • C 10, 5, 1, 0, 2, -3, 7, -10.
  • D 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, 10.
  • E 10, 5, 1, 0, -2, -3, 7, 10.
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Considerando os conjuntos D = {17,19,21,24,29}, E = {16,18,22,23,26,27,30} e F = {16,18,20,22,23,26,27,30}, assinale a alternativa CORRETA sobre esses conjuntos após analisar os itens a seguir:
I. O conjunto {17,19,21,24,29}, pode ser obtido através da operação (F - E ) ∪ (D - F). II. O conjunto {16,18,20,22,23,26,27,30} pode ser obtido através da operação (F ∩ E) ∪ (F - E). III. Efetuando a operação (F ∩ E)∪ D obtemos um conjunto com 13 elementos e que contém o conjunto E.
  • A Somente o item I está correto.
  • B Somente os itens I e II estão corretos.
  • C Somente os itens II e III estão corretos.
  • D Nenhum item está correto.
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Considerando os conjunto A={1,4,5,7,8,9,10,13,15,17} e B={ 3,4,5,8,10,11,12,14}, assinale a alternativa CORRETA:
  • A A diferença entre o conjunto A e o conjunto B é o conjunto {1,4,5,6,7}.
  • B A diferença entre o conjunto B e o conjunto A é o conjunto {3,11,12,14}.
  • C O conjunto A é igual ao conjunto B.
  • D A interseção entre o conjunto A e o conjunto B é o conjunto {4,5,8,10,13}.
38
Analise a sequência a seguir: 3, 3, 6, 9, 15, 24, 39,... . Qual é a soma dos dois próximos termos dessa sequência?
  • A 63.
  • B 107.
  • C 165.
  • D 178.
  • E 182.
39
Em uma fábrica com 500 funcionários, sabemos que 200 funcionários gostam de comer uva, 150 funcionários gostam de comer maça e 100 funcionários gostam de comer uva e maçã. Qual é o nnúmero de funcionários que não come nem uva e nem maçã?
  • A 250.
  • B 300.
  • C 350.
  • D 450.
  • E 525.
40
Considerando os seguintes conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5} ,B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} e C = {1, 3, 5, 8, 9, 10} e as seguintes afirmações:
I. O conjunto A está contido no conjunto B. II. A interseção do conjunto A com o conjunto B é o conjunto {1, 3, 5}. III. A diferença entre o conjunto C com o A é o conjunto {2, 8, 9, 10}.
Está(ão) CORRETO(S):
  • A Somente a assertiva I.
  • B Somente a assertiva II.
  • C Somente as assertivas I e II
  • D Somente as assertivas III e I.
  • E Somente a assertiva III.