Resolver o Simulado IGECS - Nível Médio

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Português

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Assinale o segmento que exemplifica o modo narrativo de organização discursiva.

  • A Todos os carros estavam parados no sinal, um menino vendia pacotes de balas enquanto um grupo de estudantes atravessava calmamente a rua.
  • B A paciência é uma virtude. A maturidade nos faz tolerantes e experientes. A vida é bela.
  • C O objetivo maior é que tudo o que toca o seu coração faça diferença para você.
  • D O temporal havia caído há mais de uma hora quando o Serviço de Meteorologia anunciou o mau tempo.
  • E A vida é como uma escada rolante: você pode se mover para a frente ou para trás, mas não pode permanecer parado.
2

Assinale a frase em que o termo sublinhado mostra uma classe gramatical diferente das demais.

  • A O inútil, aqui, é o mais necessário.
  • B Percorra os parques da cidade com mais tempo e você encontrará belas estátuas históricas.
  • C Seja sempre mais esperta que as pessoas que a contrataram.
  • D Pensar é o trabalho mais duro que há.
  • E Se você quer ficar mais rico, acorde cedo, trabalhe muito e ache petróleo.
3

Em todas as frases a seguir está presente o vocábulo “maior”.
Assinale a frase em que ele é um adjetivo de qualificação e não uma caracterização.

  • A Os estrangeiros terão de comer muito feijão para chegar à posição de maior banco do mundo.
  • B Não se acomode com a maré mansa, uma onda maior pode estar se preparando.
  • C A indiferença é a melhor aliada da burocracia. E a burocracia é a maior fábrica de indiferença, uma doença incurável.
  • D A forma como se fazem as coisas é igual ao zero na matemática, não vale muito em si mesmo, mas é capaz de dar maior valor a tudo.
  • E Quanto mais e mais pessoas são despedidas do trabalho, maior é a taxa de desemprego.
4

Nas opções a seguir, ocorrem comparações entre dois elementos.
Assinale a opção em que esses dois elementos estão corretamente identificados.

  • A Uma casa sem gato é como um aquário sem peixe / gato e peixe.
  • B As aves constituem, talvez, com sua vida, os melhores educadores dos homens / aves e homens.
  • C O limão é uma laranja de mau-humor / limão e mau-humor.
  • D A parte mais sensível do corpo humano é o bolso / parte e corpo humano.
  • E O salário-mínimo é como menstruação: vem todos os meses e acaba em quatro dias /salário-mínimo e menstruação.
5

Nas opções abaixo há exemplos de metáforas; assinale a opção em que essa metáfora se encontra explicitada.

  • A O moço que não chorou é um selvagem, e o velho que não quer rir é um tolo.
  • B O suicídio é um roubo ao gênero humano.
  • C Nossa morte é nossa boda com a eternidade.
  • D O povo é como uma cera mole, tudo depende da mão que o modele.
  • E A verdadeira pátria do homem é a infância.
6

Observe os versos de Vinicius de Moraes:
“Para que vieste na minha janela meter o nariz? / Se foi por um verso, não sou mais poeta. / Ando tão feliz!”
Assinale a afirmação correta sobre a estruturação ou a significação desse pequeno texto.

  • A A utilização da linguagem popular nesses versos mostra o desprezo que os autores modernistas tinham pela própria poesia.
  • B Os versos de Vinicius mostram o cuidado com a norma culta, que os poetas sempre preservaram.
  • C Segundo o texto, a infelicidade é indispensável à produção poética.
  • D A preposição “por” no segmento “Se foi por um verso” tem o valor de causa.
  • E O verbo “andar”, no último verso do poema, indica um movimento lento e progressivo.
7

Nossa grande romancista Rachel de Queiroz escreveu:

“Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como gravidez: aquilo fica dentro de você, crescendo, crescendo, incomodando, até sair.”

Sobre a estruturação ou a significação desse pequeno texto, é correto afirmar que

  • A o primeiro período do texto afirma algo cuja explicação é dada no período seguinte.
  • B a comparação entre um romance e a gravidez se fundamenta na surpresa do que é produzido.
  • C a repetição da forma verbal “crescendo, crescendo” mostra uma ação progressivamente mais lenta.
  • D a forma verbal “incomodando” se refere a sacrifícios físicos na gestação de um filho ou de uma obra literária.
  • E a semelhança entre a produção de uma obra e de um bebê também se fundamenta no prazo fixo de produção.
8

Pensamento de um ganhador do Prêmio Nobel da Paz:
“Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza, antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo”.
Assinale a afirmação adequada em relação ao significado e à estruturação desse pequeno texto.

  • A O segundo período do texto traz uma explicação da afirmação dada no primeiro período.
  • B A forma verbal “Vivemos” se justifica pelo fato de referir-se exclusivamente ao leitor e ao enunciador.
  • C O perigo anunciado no primeiro período se refere à possibilidade de desastres naturais.
  • D O segmento “dominar a si mesmo” poderia ser adequadamente substituído por um só verbo: altodominar.
  • E As duas ocorrências do verbo “dominar” mostram diferentes sentidos.
9

Observe os dois primeiros parágrafos do romance Uma Lágrima de Mulher, de Aluísio Azevedo:

“Numa das formosas ilhas de Lípari branquejava solitária uma casinha térrea, meio encravada nos rochedos, que as águas do mar da Sicília batem constantemente.
Ao lado esquerdo da modesta habitação corria uma farta alameda de oliveiras, que, juntamente com os resultados da pesca do coral, constituía os meios escassos de vida de Maffei e sua família”.
Assinale a afirmação adequada em relação ao significado e à estruturação dessa frase.

  • A Como faz parte de um romance, o segmento acima está inserido entre os textos narrativos.
  • B As observações do enunciador mostram sua preocupação de não emitir opiniões pessoais sobre o que vê.
  • C O texto é exclusivamente descritivo, tendo por objeto uma pequena casa e a família que a habita.
  • D A casa presente na descrição do texto é vista somente externamente, com poucos detalhes de sua localização e arredores.
  • E O fragmento textual destacado mistura descrição e narração.
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O célebre orador Padre Antônio Vieira escreveu em um dos seus fantásticos sermões:

“Os dias, soma-os a vida, diminui-os a morte, multiplica-os a ressurreição”.

Assinale a afirmação inadequada em relação ao significado e à estruturação dessa frase.

  • A O enunciador da frase preferiu a forma pleonástica, antecipando o substantivo “os dias” e repetindo-o nos pronomes pessoais oblíquos “os”.
  • B As frases que compõem esse pequeno texto obedecem a rigoroso paralelismo sintático.
  • C A temática que envolve a frase está ligada ao campo semântico da religião.
  • D A sequência dos termos “vida”, “morte” e “ressurreição” recria o caminho do homem na visão cristã.
  • E A sequência dos termos “soma”, “diminui” e “multiplica” indica uma visão materialista da existência humana.
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As perguntas a seguir apresentam o pronome pessoal oblíquo em ênclise (após o verbo); assinale a que mostra formulação incorreta, porque só admite próclise.

  • A Os dois bandidos evadiram-se do presídio em Mossoró?
  • B Onde podemos vê-los?
  • C Eles dedicar-se-iam às tarefas com prazer.
  • D Numa entrevista como esta, isto pergunta-se?
  • E Quem dir-me-á tantas barbaridades, senão ele?
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Assinale a opção que apresenta a frase em que houve erro de concordância da palavra sublinhada.

  • A O presidente fez questão de deixar bem claras as suas intenções.
  • B O STF qualificou de antidemocrático aqueles atos.
  • C O governo chinês torna visíveis os erros das ditaduras.
  • D Os enfermeiros tiveram reconhecidos os direitos de greve.
  • E Tomei emprestados à biblioteca vários livros.
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As frases a seguir mostram termos repetidos; assinale a opção que apresenta a frase em que o significado dos dois termos não é o mesmo.

  • A Morrer é mudar de corpo como o ator muda de roupa.
  • B Janeiro é o mês que se fazem bons votos aos amigos; os outros são os meses em que esses votos não se concretizam.
  • C Quem tempo espera, muito tempo consome.
  • D A falsidade da História é tão velha como a própria História.
  • E Viva todos os dias como se fosse o último. Um dia você acerta.
14

As citações a seguir são compostas por dois segmentos; assinale a opção em que a relação lógica indicada pelo segundo segmento está correta.

  • A Dize-me o que crês ser / e te direi o que não és. – relação de oposição.
  • B Quem crê é forte / quem duvida é fraco. – relação de conclusão.
  • C Seja lá por que um homem reza, / ele reza por um milagre. – relação de explicação.
  • D Não adianta esperar que o navio chegue / se você não o mandou para lugar nenhum. – relação de causa.
  • E Pense como um homem de ação / e aja como um pensador. – relação de conclusão.
15

Leia o seguinte texto de um jornal de outros tempos:
“Mudança nas moedas. A partir de junho começam a entrar em circulação as moedas de Cr$100 e Cr$500 substituindo as cédulas que trazem estampadas a poetisa Cecília Meireles e o naturalista Augusto Ruschi, respectivamente. O lançamento das moedas foi aprovado na reunião de ontem do Conselho Monetário Nacional, colocando fim à família de notas criadas no governo Sarney, sob a égide dos cruzados novos.”
Sobre esse fragmento textual, analise as observações a seguir, feitas por um estudioso de nossa Língua, e assinale a correta.

  • A “Começam a entrar em circulação” é bastante estranho, porque as moedas, pequenas que são e de pequeno valor, “entram” logo.
  • B “trazem estampadas a poetisa Cecília Meireles e o naturalista Augusto Ruschi”, mas eu pensava que as moedas trazem estampadas as efígies de Fulano ou Beltrano.
  • C “colocando fim à família” mostra o emprego inadequado de “colocar” em lugar de “pôr”.
  • D “criadas”, por questão de clareza e precisão, devia ser substituído por “lançadas” ou “emitidas”.
  • E “sob”, por questão de correção gramatical, deve ser substituído por “sobre”.

Acessibilidade

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A Lei no 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência) destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Com base na Lei, assinale a afirmativa correta.

  • A É dever exclusivo do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência.
  • B Incumbe ao poder público assegurar oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua exclusivamente em escolas e classes bilíngues.
  • C Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica não há obrigatoriedade de adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência.
  • D O profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares.
  • E Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula da educação básica e dos cursos de graduação e pós-graduação deverá ter formação em nível superior e certificado de proficiência em Libras.