Resolver o Simulado Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) - Agente Técnico - Segurança do Trabalho - ACAFE - Nível Médio

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Conhecimentos Gerais

1

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas”. O trecho se refere à famosa obra O Pequeno Príncipe. Quem foi o autor dessa obra?

  • A Rubem Alves.
  • B Machado de Assis.
  • C Luís Fernando Veríssimo.
  • D Jean-Jacques Rousseau.
  • E Antoine de Saint-Exupéry.
2

A plataforma foi instituída pela Portaria Setec nº 491/2021, a fim de ofertar cursos on-line, abertos e massivos para a sociedade em geral, desenvolvidos pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O ambiente virtual fortalece uma importante missão assumida pela Setec: contribuir efetivamente para ampliar o acesso da população brasileira à educação profissional. O trecho se refere a qual plataforma de ensino do Ministério da Educação?

  • A Aprenda Mais.
  • B Brasil Ponto Com.
  • C Na Telinha.
  • D Brasil Conectado.
  • E Estudos Digitais.
3

Qual acontecimento histórico que contribuiu decisivamente para a reunificação da Alemanha completa 35 anos no dia 9 de novembro de 2024?

  • A Queda do Muro de Berlim.
  • B Ataque às Torres Gêmeas.
  • C Queda da Bastilha.
  • D Revolução Constitucionalista.
  • E Fim da Guerra Civil da Inglaterra.

Legislação Estadual

4

De acordo com a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, a quem compete privativamente exercer, com o auxílio dos Secretários de Estado, a direção superior da administração estadual?

  • A Prefeito.
  • B Governador.
  • C Senador Federal.
  • D Deputado Federal.
  • E Presidente da República.
5

Levando em conta a estrutura administrativa da Assembleia Legislativa de Tocantins e dos órgãos de assistência à Presidência da Assembleia, de acordo com a Lei nº 4.209/2023, a competência para encaminhar as denúncias recebidas ao Tribunal de Contas do Estado, à Polícia Civil, ao Ministério Público, ou a outro órgão competente, é da

  • A Procuradoria-Geral.
  • B Controladoria Interna.
  • C Diretoria de Polícia Legislativa.
  • D Assessoria Jurídica da Presidência.
  • E Ouvidoria Geral da Assembleia Legislativa.
6

Luiz, servidor público efetivo, encontra-se em estágio probatório e, nesse período, tem sido submetido a Avaliações Especiais de Desempenho.
Nos termos da Lei nº 4.208/2023, que cuida do plano de cargos, carreiras e remuneração dos Servidores da Assembleia Legislativa de Tocantins, assinale a afirmativa correta.

  • A A Avaliação Especial de Desempenho dá-se em três etapas, que tem por base o acompanhamento trimestral do servidor.
  • B O resultado da avaliação será levado ao conhecimento do avaliado e arquivado em caráter público.
  • C O servidor, para ser aprovado, deverá obter média igual ou superior a 60% (sessenta por cento) dos pontos possíveis nas Avaliações Especiais de Desempenho.
  • D O servidor, caso aprovado no estágio probatório, será imediatamente elevado para a classe seguinte do padrão inicial do seu cargo.
  • E O servidor deve ser avaliado pelo chefe imediato.
7

João, eleito Deputado Estadual, foi diplomado, mas ainda não tomou posse.
À luz da Constituição do Estado do Tocantins, João não poderá

  • A exercer cargo em uma empresa concessionária de serviço público.
  • B ser diretor de uma empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público.
  • C patrocinar uma causa em que seja interessada uma autarquia.
  • D manter contrato com uma pessoa jurídica de direito privado.
  • E ser titular de mais de um cargo ou de mandato público eletivo.
8

Joaquim é servidor estadual estável, detentor de cargo efetivo e aposentado voluntariamente. Depois de dois anos de sua aposentadoria, Joaquim manifestou interesse, perante a Administração, de retornar à atividade em que era estável.
Caso haja cargo vago disponível, conforme a Lei nº 1818/2017, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins, assinale a modalidade de provimento adequada ao caso.

  • A Aproveitamento.
  • B Reversão.
  • C Readaptação.
  • D Reintegração.
  • E Recondução.
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O Art. 100 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Tocantins define e diz respeito às proposições legislativas.
Em relação às tais proposições, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Proposição é toda matéria sujeita à deliberação da Assembleia.
( ) As proposições podem consistir, entre outras, em emendas à Constituição do Estado, projetos de lei e projetos de resolução.
( ) Nenhuma proposição poderá conter matéria estranha ao enunciado objetivamente declarado na ementa ou dele decorrente.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V.
  • B V – V – F.
  • C F – V – F.
  • D V – F – V.
  • E V – F – F.
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Maria, Deputada Estadual no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, observou uma grande pulverização de leis afetas a determinada temática, que sucederam umas às outras, editadas tanto em momento anterior como em momento posterior à promulgação da Constituição da República. Por tal razão, iniciou a realização de estudos com o objetivo de realizar a integração dessas leis em uma consolidação.

À luz da Lei Complementar Estadual nº 176/2014, Maria concluiu corretamente que

  • A a integração que pretende realizar não afetará a vigência das leis a que se refere, tendo a funcionalidade de facilitar a sua consulta.
  • B a consolidação, pelas suas características e forma de aprovação, não pode introduzir modificações no texto das referidas leis.
  • C os dispositivos declarados inconstitucionais devem ser indicados, declinando-se a respectiva fonte de informação.
  • D caso as referidas leis contenham termos antiquados, deve ser inserida nota explicativa com o sentido atual.
  • E devem ser eliminadas as ambiguidades decorrentes do mau uso da língua portuguesa.
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João, Deputado Estadual, ao elaborar uma proposição legislativa que pretendia apresentar no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, percebeu a existência de uma estrita correlação entre os conteúdos de alguns artigos, de modo que a regra contida em um preceito deveria ser aplicada a outros.


Ao verificar a melhor forma de estruturar a proposição legislativa, considerando a constatação que realizara, João concluiu corretamente, à luz da Lei Complementar Estadual nº 176/2014, que

  • A para a obtenção de objetividade na leitura, deve ser evitada a técnica da remissão, reproduzindo-se, literalmente, em quantos artigos forem necessários, a regra que se repete.
  • B visando à obtenção de precisão, na remissão a outra parte da proposição legislativa, deve ser apenas transcrito o número da unidade textual em que se encontra a respectiva regra a ser aplicada.
  • C a regra a ser aplicada deve ser integrada a cada artigo a que se refere, mas, para a precisão da linguagem, deve se ajustar à estrutura e à redação de cada preceito, evitando-se a repetição literal.
  • D na construção do referencial de clareza normativa, deve ser evitada a estruturação da proposição com a utilização de regras que sejam aplicadas a uma pluralidade de situações pulverizadas em seu texto.
  • E deve ser empregada a técnica de remissão, privilegiando-se, sempre que possível, a proximidade textual, com a utilização, para indicar o preceito em que a regra se encontra, dos significantes “anterior” e posterior”.
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Pedro, Deputado Estadual junto à Assembleia Legislativa do Estado Sigma, rascunhou os termos de uma proposição legislativa e solicitou que sua assessoria a estruturasse em harmonia com balizamentos oferecidos pela Lei Complementar nº 95/1998, tendo especial atenção com a parte preliminar, que não fazia parte do seu rascunho, e a parte normativa, que fora por ele absorvida.

A assessoria de Pedro observou corretamente, à luz das suas considerações, que

  • A o objeto da lei deve ser explicitado na epígrafe.
  • B o preâmbulo deve conter o título designativo da espécie normativa.
  • C a parte preliminar não é uma parte essencial da proposição legislativa.
  • D o âmbito de aplicação das disposições normativas deve ser integrado à parte preliminar.
  • E a parte normativa deve indicar as medidas necessárias à implementação das normas de conteúdo substantivo.
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Maria, Deputada Estadual junto à Assembleia Legislativa do Estado Alfa, ao elaborar um projeto de lei complementar, que dispunha em sentido diametralmente oposto a diversos artigos da Lei Complementar nº X, solicitou que sua assessoria analisasse a obrigatoriedade, ou não, de ser inserida cláusula de revogação expressa na referida proposição, isto à luz dos balizamentos estabelecidos pela Lei Complementar nº 95/1998.


A assessoria respondeu corretamente que

  • A é obrigatória a inserção, na proposição legislativa, da cláusula “ficam revogadas as disposições em contrário”.
  • B é necessária a inserção da cláusula de revogação, que deve enumerar os artigos da Lei Complementar nº X revogados.
  • C a revogação pode ser expressa ou tácita, cabendo a Maria decidir a qual desses padrões irá aderir ao redigir sua proposição.
  • D a cláusula de revogação expressa somente é necessária se a Casa Legislativa avaliar que a sua ausência dificultará a identificação dos dispositivos da Lei Complementar nº X que serão revogados.
  • E em razão do princípio da unicidade normativa, somente é obrigatória a revogação expressa quando for afastada a integralidade da eficácia do diploma normativo preexistente, o que não é o caso.
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João, Deputado Estadual, ao elaborar uma proposição legislativa que pretendia apresentar no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, percebeu a existência de uma estrita correlação entre os conteúdos de alguns artigos, de modo que a regra contida em um preceito deveria ser aplicada a outros.

Ao verificar a melhor forma de estruturar a proposição legislativa, considerando a constatação que realizara, João concluiu corretamente, à luz da Lei Complementar Estadual nº 176/2014, que

  • A para a obtenção de objetividade na leitura, deve ser evitada a técnica da remissão, reproduzindo-se, literalmente, em quantos artigos forem necessários, a regra que se repete.
  • B visando à obtenção de precisão, na remissão a outra parte da proposição legislativa, deve ser apenas transcrito o número da unidade textual em que se encontra a respectiva regra a ser aplicada.
  • C a regra a ser aplicada deve ser integrada a cada artigo a que se refere, mas, para a precisão da linguagem, deve se ajustar à estrutura e à redação de cada preceito, evitando-se a repetição literal.
  • D na construção do referencial de clareza normativa, deve ser evitada a estruturação da proposição com a utilização de regras que sejam aplicadas a uma pluralidade de situações pulverizadas em seu texto.
  • E deve ser empregada a técnica de remissão, privilegiando-se, sempre que possível, a proximidade textual, com a utilização, para indicar o preceito em que a regra se encontra, dos significantes “anterior” e posterior”.
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Maria, Deputada Estadual no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, observou uma grande pulverização de leis afetas a determinada temática, que sucederam umas às outras, editadas tanto em momento anterior como em momento posterior à promulgação da Constituição da República. Por tal razão, iniciou a realização de estudos com o objetivo de realizar a integração dessas leis em uma consolidação.

À luz da Lei Complementar Estadual nº 176/2014, Maria concluiu corretamente que

  • A a integração que pretende realizar não afetará a vigência das leis a que se refere, tendo a funcionalidade de facilitar a sua consulta.
  • B a consolidação, pelas suas características e forma de aprovação, não pode introduzir modificações no texto das referidas leis.
  • C os dispositivos declarados inconstitucionais devem ser indicados, declinando-se a respectiva fonte de informação.
  • D caso as referidas leis contenham termos antiquados, deve ser inserida nota explicativa com o sentido atual.
  • E devem ser eliminadas as ambiguidades decorrentes do mau uso da língua portuguesa.
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Ana, servidora ocupante de cargo de provimento efetivo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e especialista em legística formal, foi questionada por uma colega em relação à possibilidade de uma proposição legislativa contar com “itens”.


Com os olhos voltados à Lei Complementar estadual nº 176/2014, Ana respondeu corretamente, em relação à utilização da referida divisão estrutural, que

  • A pode ser inserida no âmbito de um parágrafo.
  • B não é prevista enquanto técnica de legística.
  • C abrange todas as subdivisões de um artigo.
  • D pode ser inserida no âmbito de uma alínea.
  • E pode ser inserida no âmbito de um inciso.
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De acordo com a Constituição do Estado do Paraná, a lei orçamentária anual compreenderá, entre outros, o orçamento de investimento das empresas públicas e

  • A das autarquias e fundações.
  • B das que não possuem autonomia financeira e administrativa.
  • C dos fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta.
  • D das que o Estado detém a maioria do capital social com direito a voto.
  • E das que o Estado detém alguma participação, direta ou indireta, no capital social.
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De acordo com a Constituição do Estado do Paraná, a lei de diretrizes orçamentárias, de caráter anual, compreenderá o que se afirma nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A As disposições sobre as alterações na legislação tributária.
  • B as diretrizes relativas à política individual de arrecadação dos Municípios.
  • C Os critérios para a distribuição setorial e regional dos recursos para os órgãos dos poderes do Estado.
  • D As políticas de aplicação dos agentes financeiros oficiais de fomento, apresentando o plano de prioridades das aplicações financeiras e destacando os projetos de maior relevância.
  • E Os demonstrativos dos efeitos sobre as receitas e despesas públicas decorrentes da concessão de quaisquer benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia pela administração pública estadual.
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Foram realizados estudos, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, com o objetivo de instituir uma região metropolitana em determinada região do Estado, abrangendo os Municípios Alfa, Beta, Gama e Sigma, todos limítrofes entre si. Ao fim desses estudos, concluiu-se que:


I. a instituição da região metropolitana exigiria a edição de diploma normativo a ser aprovado pela maioria absoluta dos Deputados Estaduais.

II. pode ser atribuída à região metropolitana, a ser obrigatoriamente integrada pelos referidos Municípios, a execução do serviço público de fornecimento de água

III. a sociedade civil organizada, embora não pudesse participar da gestão regional, teria assegurado de maneira plena o seu direito de petição.


À luz dos balizamentos estabelecidos pela Constituição do Estado do Paraná, é correto afirmar, em relação às conclusões I, II e III, que

  • A todas estão certas.
  • B somente a conclusão I está certa.
  • C somente a conclusão III está certa.
  • D somente as conclusões I e II estão certas.
  • E somente as conclusões I e III estão certas.
20

Em determinada legislatura, após dois anos de vigência do plano plurianual, foi identificada a necessidade de serem promovidos ajustes no plano plurianual, o que decorria da avaliação de determinada política pública de viés prestacional, daí decorrendo alterações na projeção dos gastos a serem realizados.

Ao analisar os balizamentos adotados pela Constituição do Estado do Paraná em relação a essa temática, o Governador do Estado concluiu corretamente que

  • A os ajustes devem ser inseridos no projeto de lei orçamentária anual.
  • B os ajustes devem ser inseridos no projeto de lei de diretrizes orçamentárias.
  • C o ajuste deve ser promovido por meio de projeto direcionado especificamente a esse fim, o que decorre do princípio da segmentação das leis orçamentárias.
  • D como a vigência do plano plurianual é quadrienal, o que decorre da exigência de previsibilidade orçamentária, os ajustes devem ser promovidos no projeto do próximo plano plurianual.
  • E em razão do caráter essencialmente administrativo do plano plurianual, que tem a natureza de norma-quadro, os ajustes podem ser promovidos por meio de decreto do Governador do Estado.
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Em razão da reconhecida defasagem dos subsídios (I) dos Deputados Estaduais e (II) do Governador e Vice-Governador do Estado, um grupo de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná iniciou discussões com o objetivo de reajustá-los.

Ao analisar a Constituição do Estado do Paraná, o grupo concluiu corretamente, em relação aos subsídios dos agentes referidos em I e II, que

  • A devem ser fixados em lei.
  • B o reajuste somente se tornará eficaz na legislatura seguinte.
  • C enquanto o subsídio dos agentes referidos em I deve ser fixado em decreto legislativo, aquele referido em II o será em lei.
  • D somente estão limitados pela disponibilidade financeira do Estado do Paraná, o que decorre de sua total autonomia política.
  • E o valor do subsídio dos agentes referidos em I deve ser fixado com observância de limitação percentual em relação ao subsídio de outros agentes públicos.
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Uma organização da sociedade civil, com grande penetração junto à população do Estado do Paraná, almejava mobilizar a coletividade com o objetivo de que fosse apresentado um projeto de lei direcionado a aperfeiçoar os mecanismos de transparência existentes no âmbito da administração pública estadual direta e indireta.

Ao consultar um especialista, foi-lhe corretamente informado que, à luz da Constituição do Paraná,

  • A a iniciativa popular exige que o projeto seja subscrito por, no mínimo, cinco por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinquenta Municípios, com um por cento dos eleitores de cada um deles.
  • B é possível a iniciativa popular, devendo o projeto ser subscrito por, no mínimo, cinco por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos trinta Municípios, com dez por cento dos eleitores em cada um deles
  • C não é reconhecida a iniciativa popular em projetos de lei, mas isto não obsta a apresentação de uma proposição via comissão de legislação participativa, que pode vir a ser subscrita por algum Deputado Estadual.
  • D é possível a iniciativa popular, devendo o projeto ser subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinquenta Municípios, com um por cento dos eleitores em cada um deles.
  • E a admissão da iniciativa popular pressupõe que a proposição legislativa seja subscrita por, no mínimo, três por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinquenta Municípios, com dois por cento dos eleitores em cada um deles.
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Joana, servidora da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, foi incumbida, por seu superior hierárquico, de encaminhar determinado expediente à estrutura orgânica responsável por julgar todos os tipos de licitação.

À luz do Regimento Interno dessa Casa Legislativa, a referida estrutura orgânica é a

  • A Mesa Diretora.
  • B Comissão Executiva.
  • C Secretaria-Geral.
  • D Comissão de Constituição e Justiça.
  • E Presidência da Assembleia Legislativa.