Resolver o Simulado Grupo Hospitalar Conceição (GHC-RS) - Nível Médio

0 / 30

Saúde Pública

1

O coeficiente que mede o risco que uma pessoa acometida por determinada doença morrer em consequência dessa doença é

  • A incidência.
  • B morbidade.
  • C mortalidade.
  • D letalidade.
  • E severidade.
2

Dentre os diferentes tipos de estudos epidemiológicos, o tipo de estudo que acompanha grupos em estudo por um determinado tempo e os resultados analisados são obtidos gradativamente, ao longo do período de estudo, muito utilizado para se conhecer a história natural de patologias, é conhecido como

  • A estudo caso-controle.
  • B estudo ecológico.
  • C ensaio clínico.
  • D ensaio de campo.
  • E estudo coorte.
3

“A Câmara dos deputados, em 21 de fevereiro de 2024, aprovou um projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) [...]. O texto aprovado prevê que as listas devem trazer o número do Cartão de Saúde do paciente, data de agendamento, posição do paciente na lista, local onde será realizada a cirurgia ou serviço e especialidade em caso de cirurgia eletiva.”

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/ noticia/2024-02/camara-aprova-projeto-que-obriga-divulgacao-delista-de-espera-do-sus. Acesso em: 04 abr. 2024.



Sobre o SUS, assinale a alternativa correta. 

  • A O SUS tem estrutura para oferecer o atendimento médico para toda a população brasileira.
  • B O SUS foi criado pela Constituição de 1988, que também determinou como dever do estado a garantia do direito à saúde por parte dos brasileiros.
  • C Apesar de realizar alguns transplantes de órgãos, a porcentagem desse atendimento em nível nacional, realizado pelo SUS, é baixa.
  • D Por se tratar de um serviço público, e por isso sujeito ao ordenamento jurídico e às determinações políticas, o SUS não oferece cirurgias e procedimentos ambulatoriais para a resignação sexual, sendo esse serviço exclusivo das redes particulares.
4

O princípio do SUS orientado pelo respeito às necessidades, diversidades e especificidades de cada cidadão ou grupo social e que tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça social é denominado

  • A equidade.
  • B integralidade.
  • C universalidade.
  • D descentralização.
  • E hierarquização.
5
Relacione adequadamente os conceitos com suas respectivas características.
1. Portador convalescente. 2. Vetor biológico. 3. Hospedeiro intercalado. 4. Reservatório. 5. Portador são.

( ) É aquele em que é necessária a multiplicação ou o desenvolvimento do agente etiológico para que possa transmitir a enfermidade. Este encarrega-se de retirar o agente da fonte de infecção, oferece-lhe proteção e geralmente o conduz a outro hospedeiro.
( ) É aquele que não apresenta os sintomas da enfermidade em nenhum momento do processo infeccioso, devido a resistência natural ou imunidade adquirida. O portador são apresenta grande importância do ponto de vista epidemiológico, pois, além de dificultar o diagnóstico, circula livremente entre a população. Ex.: macho bovino com tricomonose.

( ) É um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior. Ex.: caracóis Lymnaea no caso da fasciolose.
( ) É aquele que já não apresenta os sintomas da doença, por ter havido cura clínica, mas continua eliminando o agente etiológico. São exemplos os casos da leptospirose, da febre aftosa.
( ) É um hospedeiro vertebrado, de espécie diferente da considerada, no qual o agente etiológico se instala, multiplica-se e é eliminado para o ambiente. Ex.: Tatu em relação ao Trypanosoma cruzi, a capivara em relação ao T. equinum.

A sequência está correta em 
  • A 1, 3, 4, 2, 5.
  • B 2, 3, 1, 4, 5.
  • C 2, 5, 3, 1, 4.
  • D 3, 2, 1, 4, 5.
6
Foi observado por Hipócrates que, a enfermidade pode estar relacionada ao ambiente. Em 1662, John Graunt, introduziu os métodos quantitativos no estudo dos problemas de saúde nas populações. Em meados do século XX, com a mudança do perfil epidemiológico de grande parte das populações, os estudos epidemiológicos passaram a enfocar outros tipos de doenças, agravos e eventos, como as doenças não infecciosas, os agravos e lesões resultantes de causas externas, os desvios nutricionais e fatores de risco para ocorrência de doenças ou mortes. Salienta-se que, a Epidemiologia dentro do contexto acadêmico é relativamente nova. Para o desencadeamento do processo epidêmico, é necessária uma associação entre fatores do agente, do hospedeiro e do ambiente. Desta forma, assinale a afirmativa correta.
  • A Virulência: é a capacidade do agente de sobreviver fora do hospedeiro, ou seja, no meio exterior. Reveste-se de grande importância porque a sobrevivência no exterior, por longo tempo, proporciona ao agente maiores oportunidades de atingir outro hospedeiro.
  • B Patogenicidade: é a capacidade do agente de produzir lesões específicas no organismo do hospedeiro. A patogenicidade é identificada pela frequência da manifestação clínica da doença na população. Agentes dotados de elevada patogenicidade, como o vírus da peste suína, determinam elevada proporção de casos clínicos da doença.
  • C Infecciosidade ou infectividade: é a capacidade do agente de induzir uma resposta imune específica por parte do hospedeiro. Essa resposta resulta na formação de anticorpos circulantes, anticorpos locais e imunidade celular. Determinados agentes são capazes de induzir no hospedeiro uma resposta imunitária intensa e duradoura, enquanto outros determinam uma imunidade de curta duração.
  • D Imunogenicidade: Reflete a capacidade de um agente de permanecer em uma população de hospedeiros por tempo prolongado, ou indefinidamente. É uma característica estreitamente associada às demais propriedades do agente. Esses agentes são dotados de elevada capacidade de conferi sólida imunidade, apresentam curto período de transmissibilidade e baixa resistência às condições ambientais assim há uma limitada ou quase nula condição de manutenção na natureza.
7
O planejamento em saúde tem lugar de destaque na agenda da gestão do sistema de saúde de forma ascensionária, contínua e articulada, dentre todas as esferas de governo – Federal, Estadual e Municipal. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento, o ODS 3 – Saúde e bem-estar visam assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Dessa forma, é possível ter como ferramenta para auxiliar o perfil epidemiológico que estuda o quantitativo dos casos e às causas das doenças. Considerando os sistemas operacionais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Planejamento Operacional de Produtos (POP): estabelece a programação anual de produtos, atividades e tarefas da Rede, com as correspondentes responsabilidades institucionais pelo seu desenvolvimento. É o instrumento principal de trabalho conjunto da Secretaria Técnica da Ripsa.
  • B Base comum de dados e indicadores:sediada no Departamento de Informática do SUS (Datasus), órgão incumbido de sistematizar, consolidar e veicular a informação produzida coletivamente na Rede, mediante a transferência eletrônica de dados. O caráter oficial dessa base assegura a sua legitimidade perante as instituições produtoras.
  • C Comitês de Gestão de Indicadores (CGI): fórum colegiado incumbido do planejamento participativo e da condução técnica do processo. É coordenado pelo Ministério da Saúde e integrado por representantes das instituições que compõem a Rede, em função de sua responsabilidade nacional na produção, análise e disseminação de dados e informações de interesse para a saúde.
  • D Matriz de Indicadores: organiza o conjunto de indicadores e define as suas características essenciais. Esse instrumento constitui a base comum de trabalho das instituições integradas na Rede, nele se expressando a contribuição específica de cada instituição representada. Pressupõe revisão periódica e aperfeiçoamento continuado, mediante esforços institucionalmente articulados.
8
São consideradas as prioridades na atuação da vigilância ambiental conforme estabelecido no Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde (Sinvas), EXCETO:
  • A Aumentar a capacidade de detecção precoce de situações de risco à saúde humana, envolvendo fatores físicos químicos e biológicos presentes na água, ar e solo.
  • B Estabelecer ações de vigilância entomológica para monitorar e orientar as ações de controle nas doenças transmitidas por vetores; prevenir e controlar as zoonoses em geral.
  • C Realizar modelos matemáticos baseados em levantamentos estatísticos pretéritos ao século XIX com o intuito de predizer a taxa de retorno das doenças tropicais e catástrofes naturais.
  • D Analisar o impacto de mudanças ambientais e situações de catástrofes, acidentes com produtos perigosos e desastres naturais sobre a saúde das populações, visando ao desencadeamento de ações preventivas.
9
Acidentes com produtos perigosos são eventos ou situações perigosas provocadas por descargas acidentais de substâncias que envolvam riscos para o meio ambiente e/ou para a saúde humana. As atividades de vigilância e prevenção são articuladas com as instituições que atuam com a prevenção, preparação para emergências e respostas aos acidentes químicos, além da interação com a rede de laboratórios de saúde pública e a inter-relação com as ações de saneamento em situações de emergência, visando ao controle ou a eliminação dos riscos. São consideradas atribuições inerentes à área de vigilância e prevenção de desastres naturais e tecnológicos, EXCETO: 
  • A Capacitação de pessoal do setor de saúde.
  • B Definição de normas de limites de tolerância.
  • C Identificação das áreas de risco; identificação das atividades de alerta.
  • D Enquadramento na Lei de Crimes Ambientais e Lei Orgânica da Saúde.
10

Um dos fatores essenciais para a organização da atenção básica é o mapeamento e divisão do território correspondente à área de abrangência das equipes de saúde da família. Portanto, o espaço geográfico delimitado onde residem até 750 pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde corresponde a uma

  • A área.
  • B localidade.
  • C macroárea.
  • D microárea.

Conhecimentos Gerais

11

Programa brasileiro caracterizado como linha de transferência de renda às famílias com vulnerabilidade social:

  • A Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar.
  • B Programa Nacional de Alimentação Escolar.
  • C Bolsa Família.
  • D Minha Casa, Minha Vida.
12

A data celebrada em 20 de novembro e que se tornou feriado nacional, comemora-se:

  • A Valorização da cultura nacional.
  • B Liberdade de expressão.
  • C Convivência com o Autismo.
  • D Consciência Negra.
13

Em 2024, o Bar e Museu Clube da Esquina, localizado em Belo Horizonte, comemorou oito anos de funcionamento com um grande evento nas ruas do tradicional bairro de Santa Tereza. Esse bar, como o nome diz, homenageia o Clube da Esquina.
Assinale a alternativa que explica o que é o Clube da Esquina.

  • A Movimento literário modernista do qual participaram Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Gustavo Capanema.
  • B Restaurante localizado na esquina da Avenida Afonso Pena com Amazonas, em Belo Horizonte, de onde saíram os principais pratos típicos da culinária mineira, como o feijão tropeiro e o kaol.
  • C Encontro de amigos que se reuniam na esquina da Rua da Bahia com Timbiras, em Belo Horizonte, e, desse encontro, foi fundado o América Futebol Clube.
  • D Movimento musical mineiro do qual participaram Milton Nascimento, Toninho Horta, Beto Guedes, Lô Borges, dentre outros.
14

A reciclagem reduz, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.


Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/comoe-porque-separar-o-lixo#:~:text=Como%20separar%20o%20 lixo%20dom%C3%A9stico,frascos%20de%20vidro%20e%20 pl%C3%A1stico. Acesso em: 16 abr. 2024.


Sobre a reciclagem doméstica, analise as afirmativas a seguir.

I. Papéis devem ser amassados e umedecidos para que a reciclagem seja mais efetiva, dispensando assim um maior consumo de energia na reciclagem desses materiais.
II. Na separação do lixo doméstico, não devem ser misturados recicláveis com orgânicos, como sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes.
III. Nem todos os materiais podem ser recicláveis na coleta doméstica. Pilhas e baterias de celular, por exemplo, devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
15

Qual é a principal doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti?

  • A Dengue.
  • B Malária.
  • C Covid-19.
  • D Gripe.
16

Assinale a alternativa que apresenta somente pratos típicos da culinária mineira.

  • A Feijão tropeiro, frango com quiabo, pão de queijo.
  • B Pão de queijo, arroz com pequi, acarajé.
  • C Costelinha com ora-pro-nóbis, churrasco, feijão tropeiro.
  • D Broa de fubá com queijo, tacacá, frango ao molho pardo.
17

A pessoa nascida em Minas Gerais atende pelo gentílico de

  • A minasgeirista.
  • B minasgeraizeiro.
  • C mineiro.
  • D mineiriano.
18

Analise o mapa do Brasil a seguir.




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas




Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/

mapa-do-brasil/. Acesso em: 16 abr. 2024.



Assinale a alternativa que apresenta os estados que fazem divisa com Minas Gerais.


  • A Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Tocantins.
  • B Bahia, São Paulo, Paraná e Pernambuco.
  • C Bahia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Guarapari.
  • D Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
19

A dengue é uma doença muito perigosa, e a população deve tomar algumas providências para evitar que essa doença se espalhe.

Assinale a alternativa que apresenta medidas de prevenção contra a dengue.

  • A Separar os materiais recicláveis para a coleta seletiva de lixo.
  • B Eliminar o armazenamento de água em recipientes como vasos de plantas e pneus.
  • C Alimentar-se com comidas leves e realizar atividade física regular.
  • D Usar protetor solar e evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas.
20

No período do carnaval, o governo de Minas Gerais intensificou as medidas de prevenção às ISTs.

Assinale a alternativa que apresenta uma medida de prevenção contra as ISTs.

  • A Distribuição de preservativos.
  • B Distribuição de álcool em gel.
  • C Distribuição de máscara N95.
  • D Distribuição de Equipamento de Proteção Individual.

Raciocínio Lógico

21

Em uma lanchonete, Anaxágoras consumiu um suco e um salgado. Ele pagou com uma nota de R$ 20,00 e recebeu R$ 7,20 de troco. Se tivesse comido um salgado a mais, teria recebido R$ 2,30 de troco.
Pode-se afirmar que o suco custou

  • A R$ 4,90.
  • B R$ 5,90.
  • C R$ 6,90.
  • D R$ 7,90.
  • E R$ 8,90.
22

Agnaldo faz aniversário 2 dias antes de Berenice e 3 dias depois de Cilene. Diógenes faz aniversário 3 dias antes de Eliodoro e 1 dia depois de Cilene.
Se o aniversário de Diógenes é 16 de agosto, pode-se afirmar que

  • A em 19 de agosto, Agnaldo faz aniversário.
  • B em 18 de agosto, Berenice faz aniversário.
  • C em 17 de agosto, nenhum deles faz aniversário.
  • D em 15 de agosto, Eliodoro faz aniversário.
  • E em 14 de agosto, Cilene faz aniversário.
23

Um cubo tem 4 de suas faces pintadas de branco e as demais pintadas de preto. Esse cubo será lançado 2 vezes seguidas e, em cada uma das ocasiões, será registrada a cor da face voltada para cima.

Considerando-se que todas as faces do cubo têm igual chance de ficar para cima após um lançamento, a probabilidade de que se obtenha, ao menos uma vez, uma face preta como resultado é igual a

  • A 4/9.
  • B 5/9.
  • C 4/12.
  • D 5/12.
  • E 8/12.
24

Considere verdadeira a seguinte proposição:

“Todo matemático brasileiro conhece fractais”

Por consequência lógica, se Richard

  • A é brasileiro mas não é matemático, então não conhece fractais.
  • B é matemático mas não é brasileiro, então não conhece fractais.
  • C não é brasileiro e nem matemático, então não conhece fractais.
  • D não conhece fractais, então não é matemático e nem brasileiro.
  • E não conhece fractais, então não é matemático ou não é brasileiro.
25

A seguir, são apresentados os 14 primeiros termos de uma sequência infinita de números inteiros positivos, construída de acordo com um padrão lógico.

4 5 5 6 6 7 7 8 8 9 9 10 10 11 ...

Se esse padrão é mantido ao longo de toda a sequência, o 91º termo vale

  • A 47.
  • B 48.
  • C 49.
  • D 50.
  • E 51.
26

Os ponteiros de um relógio de parede tradicional quebraram e ficaram parados “caídos” por um tempo, ambos apontando para baixo, na direção do número 6. Quando um técnico consertou o motor do relógio, eram exatamente 6 horas da tarde; entretanto, esse profissional esqueceu de ajustar o relógio, mantendo os ponteiros caídos. Ou seja, os dois ponteiros passaram a se movimentar na velocidade correta, porém partindo de um horário incorreto. Sendo assim, o ponto de partida dos dois ponteiros, às 6 da tarde, foi a posição em que eles estavam anteriormente parados. A partir dessa inconsistência na posição inicial dos ponteiros, à meia-noite daquele dia (horário real), esse relógio registrava um horário incorreto.

Em relação a esse horário incorreto, marcado no relógio, qual passou a ser o menor ângulo (com centro na junção dos ponteiros) formado entre o ponteiro dos minutos e o ponteiro das horas à meia-noite (horário real), em graus?

  • A 0°.
  • B 45°.
  • C 90°.
  • D 180°.
27

Um participante de um programa de TV deve mergulhar vendado em uma piscina de bolinhas, na qual há bolas de 10 cores diferentes, sendo 100 bolas de cada uma dessas cores. Ele retira da piscina uma bola de cada vez e a coloca em uma urna fora da piscina de bolinhas, guiado por seu parceiro. Ao retornar para a piscina, ele retira outra bola e a coloca na urna, repetindo esse processo por diversas vezes. O processo de entrar na piscina, retirar uma bola e colocá-la na urna leva sempre 2 minutos. O objetivo do jogador é que, na urna, sejam colocadas três bolas de uma mesma cor, mesmo que não sucessivamente.

Na velocidade descrita, quantos minutos o participante gastará para cumprir o objetivo da prova, no máximo?

  • A 30.
  • B 42.
  • C 58.
  • D 60.
28

Em uma Instituição de Ensino, o corpo docente é formado por professores com diferentes níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado – em ordem crescente de hierarquia) e que atuam em várias áreas do conhecimento (Exatas, Humanas e Ciências da Natureza).

Sabe-se que:

• Se um professor possui doutorado, então ele possui mestrado;
• Há professores da área de Exatas que não possuem mestrado;
• Todos os professores com doutorado são da área de Humanas;
• Há professores com mestrado na área de Ciências da Natureza.

Dessas informações, infere-se que

  • A nenhum professor da área de Ciências da Natureza possui mestrado.
  • B nenhum professor que não possui mestrado atua na área de Exatas.
  • C todos os professores da área de Exatas possuem, no máximo, mestrado.
  • D todos os professores da área de Humanas possuem doutorado.
29

Cinco amigos universitários dividem um apartamento, uma forma de moradia conhecida como “república”. Certo dia, Alisson chegou em casa e constatou que um de seus quatro companheiros de república havia comido a pizza que ele deixou na geladeira. Alisson convocou todos para uma conversa e perguntou quem foi. Ele ouviu as respostas:

• Rodrigo: Não fui eu. • Célio: Foi o Gilberto. • Gilberto: Célio ou Rodrigo estão mentindo. • André: Gilberto está mentindo.

Quantos dos quatro colegas de Alisson podem estar mentindo simultaneamente, no máximo?

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
30

Um professor afirmou para seus alunos que, em sua próxima prova, apenas obteriam boas notas aqueles que estudassem todos os dias até a prova ou se participassem da aula de revisão na véspera da prova.


Ana Beatriz estudou todos os dias, participou da aula de revisão, mas obteve uma nota ruim na prova; Bernardo estudou todos os dias, mas não participou da aula de revisão, e obteve uma nota boa na prova; César não estudou todos os dias, mas participou da aula de revisão, e obteve uma nota boa na prova; Dara não estudou todos os dias, não participou da aula de revisão, mas obteve uma boa nota na prova.

Dos quatro alunos citados, quantos servem como contraexemplo para refutar a afirmação feita pelo professor?

  • A 0.
  • B 1.
  • C 2.
  • D 3.