Resolver o Simulado IBGP - Nível Médio

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Português

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Nas alternativas a seguir estão analisados pares de enunciados, focalizando-se a relação estabelecida entre as orações em cada período.
Assinale a alternativa em que a análise apresentada está INCORRETA:

  • A No enunciado (I) há uma oração consecutiva e no enunciado (II) há uma oração conclusiva; e ambas apresentam uma consequência:
    I- Ele estava tão nervoso que não se submeteu aos exames médicos.

    II- Ele estava nervoso, logo não se submeteu aos exames médicos.
  • B No enunciado (I) há uma oração explicativa e no enunciado (II) há uma oração causal, sendo que apenas em (II) apresenta-se razão ou motivo:
    I- Ele não se submeteu aos exames médicos porque estava nervoso.
    II- Não te submetas aos exames médicos, pois estás nervoso.
  • C Nos enunciados (I) e (II) há uma relação de causa e consequência explicitada em termos de condição:
    I- Se ele está nervoso, não se submete aos exames médicos.
    II- Se ele estiver nervoso, não submeterá aos exames médicos.
  • D Nos enunciados (I) e (II) há uma relação de oposição ou adversativa entre as orações dos períodos (I) e (II).
    I- Apesar de estar muito nervoso, ele se submeteu aos exames médicos.
    II- Embora não estivesse muito nervoso, ele não se submeteria aos exames médicos.
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Considerando-se as normas estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico, estão grafadas CORRETAMENTE as palavras:

  • A Hiperrequintado, inter-resistente e superrevista.
  • B Anti-religioso, contra-regra e infra-som.
  • C Aeroespacial, autoaprendizagem e hidroelétrica.
  • D Co-ordenação, co-operação e des-humano.
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Leia o texto a seguir:
Fora de si
Eu fico louco Eu fico fora de si Eu fica assim Eu fica fora de mim
Eu fico um pouco Depois eu saio daqui Eu vai embora Eu fico fora de si
Eu fico oco Eu fica bem assim Eu fico sem ninguém em mim
Fonte: ANTUNES, Arnaldo. Fora de Si. Disponível em: . Acesso em: 22 de outubro de 2022.

Nessa canção, é CORRETO afirmar que Arnaldo Antunes:

  • A Apresenta mudanças e adaptações à concordância verbal, sem desrespeitar os preceitos da norma padrão escrita da Língua Portuguesa.
  • B Emprega os verbos “ir” e “ficar” na terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo, concordando com o nome a que se refere.
  • C Revela uma escrita caótica; uma construção textual descontextualizada, produzindo um texto sem progressão e desorganizado.
  • D Usa o verbo “sair” e, em alguns trechos, o verbo "ficar" concordando com o pronome “eu”, em conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa.
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Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula está CORRETO:

  • A A Bolsa de Valores de São Paulo garantiu, a bancos e corretoras, o pagamento de compra de ações.
  • B A Internet possibilita contatos entre as pessoas mundialmente, e os celulares favorecem a comunicação.
  • C Melhorar a eficácia de automóveis movidos por combustível, teria impacto no meio ambiente mundial.
  • D Os turistas brasileiros que precisem viajar para o exterior, devem ter passaportes vigentes.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Na construção de seu texto, intitulado “A dispersão da violência e os memes”, o autor emprega os seguintes recursos, EXCETO:

  • A Citação entre aspas para defender sua tese.
  • B Definição de termo para esclarecer seu conceito.
  • C Exemplificação para sustentar um fato apresentado.
  • D Inserção de dados históricos para situar o contexto.
6
INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Leia o trecho a seguir:
Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa.
Considerando o sentido desse trecho no texto, os conectores “além disso” e, “portanto”, NÃO podem ser substituídos, respectivamente, pelos termos:

  • A Ademais - por conseguinte.
  • B Assim sendo - entretanto.
  • C De mais a mais - em vista disso.
  • D Outrossim - logo.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Leia o trecho a seguir:

O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações; o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália; muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia; africanos na China foram discriminados.

Nesse trecho, é CORRETO afirmar que o termo:

  • A “às migrações” é complemento nominal.
  • B “mulçumanos” é adjunto adnominal.
  • C “pelas infecções” é agente da passiva.
  • D “africanos” é sujeito simples.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

O termo entre parênteses NÃO é sinônimo do termo destacado no texto em:

  • A [...] um livro que ensinava às pessoas comuns [...] a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. (incrédulos).
  • B Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo. (conectam).
  • C Estas podem Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico. (suprimindo).
  • D Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais [...] (inferências).
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INSTRUÇÃO: Leia o texto 1 para responder à questão.

A dispersão da violência e os memes

Em 1487 foi lançado o "Martelo das Bruxas", um livro que ensinava às pessoas comuns a identificarem feiticeiros, a utilizarem a tortura para conseguirem confissões e a prepararem os rituais para matar os hereges na fogueira. A obra assassina foi um sucesso editorial e influente nos primórdios da imprensa. Enquanto a tipografia firmava-se como instrumento de combate ao analfabetismo, aquele livro difundia desinformação, ódio e medo. Suas mensagens tornaram-se memes dispersados, além da tipografia.
Meme é um termo criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, para descrever ideias que se espalham por repetição. O meme é eficaz se for difundido indefinidamente e facilmente recordado, resistindo quase que imutável por gerações. Este significado é mais abrangente do que a nossa intuição dá a esses pedaços de informação, massivamente presente nas mídias sociais.
O espaço digital concede mais uma via de difusão de memes. Códigos digitados compartilhados repetidamente criam e consolidam hábitos, linguagem e senso de grupo; as bases necessárias para a elaboração das teorias conspiratórias. Estas podem cristalizar a violência online para agressões de fato, offline. A época da pandemia da COVID-19, traz seus exemplos. O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orban associou a pandemia às migrações, o ex-ministro italiano Matteo Salvini culpou os refugiados pelas infecções na Itália, muçulmanos foram responsabilizados pelo dispersar do vírus na Índia, africanos na China foram discriminados. Nesses cantos do mundo ocorreram violência física contra vulneráveis. Memes viajam e são aceitos passivamente, obliterando a inteligência e o pensamento crítico.
As ameaças abstratas, como a da destruição da "cultura" e da "perda da identidade local" por hábitos de imigrantes, se espalham mais do que as notícias sobre perigos concretos.
Pedaços de informações distorcidas trafegam mais rapidamente do que estudos completos sobre incômodos problemas. Suposições, ilações fortalecem as bases emocionais que inflamam preconceito e racismo. Além disso, transmitem angústia, horror e medo, portanto, incitam a lógica da autodefesa. [...]


Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/luciano-melo/2022/10/a-dispersao-da-violencia-e-os-memes.shtml. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

Sobre o texto, é CORRETO afirmar que:

  • A A mídia digital jornalística cristaliza a violência online e a transforma em agressões concretas e reais, offline.
  • B Atribui-se à tipografia como a responsável pelo trânsito de informações distorcidas e pela propagação do medo.
  • C Notícias apócrifas sobre as ameaças reais potencializadas pelos memes são as mais disseminadas no espaço digital.
  • D Uma condição para que os memes sejam eficientes é sua permanência ao longo do tempo na memória das pessoas.
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Assinale a alternativa cuja forma verbal grifada foi empregada CORRETAMENTE de acordo com as normas de concordância prescritas pela gramática normativa da Língua Portuguesa.

  • A Fazem dois anos que a Covid-19 se espalhou pelo mundo e instaurou um novo modo de vida.
  • B Haviam muitas pessoas inseguras, durante a pandemia, que mantinham o isolamento social.
  • C Deve haver pesquisas inovadoras sobre outros vírus como o da varíola dos macacos.
  • D Morreu mais de 15 milhões de pessoas no mundo, estima a Organização Mundial da Saúde.
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Existem, na Língua Portuguesa, palavras parônimas (que têm a grafia ou som parecidos). Assinale a alternativa em que as palavras parônimas correspondem CORRETAMENTE ao significado apresentado.

  • A Acético: relativo ao vinagre. Asséptico: sem germes.
  • B Censo: raciocínio. Senso: contagem.
  • C Deferimento: adiamento. Diferimento: aprovação.
  • D Seção: reunião. Sessão: divisão.
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Em relação à tipologia textual, é CORRETO afirmar que os textos narrativos:

  • A Contam com a presença de instrução, ordem ou orientação, e dirigem-se à realização de uma atividade ou ação a ser executada.
  • B Destacam-se pela ocorrência de sequências em que o locutor apresenta comentários e termos de natureza avaliativa e opinativa.
  • C Estruturam-se por meio de sequências indicativas de eventos e ações, com unidade temática e transformação de predicados.
  • D Trazem verbos estáticos, no presente ou no pretérito imperfeito, além de elementos que indicam caracterização de um objeto.
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Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

Leia o trecho do texto a seguir:

Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado.

É CORRETO afirmar que sem alterar o sentido desse enunciado, o conector “contudo” pode ser substituído por:

  • A Em vista disso.
  • B Apesar disso.
  • C Logo.
  • D Portanto.
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Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

Assinale a alternativa em que a palavra em destaque pode ser substituída CORRETAMENTE pelo termo entre parênteses sem alterar o sentido do enunciado.

  • A [...] o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. (irrefletidamente)
  • B Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. (abatemos)
  • C Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. (intenta)
  • D [...] criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas. (antagônico)
15
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A arte de revelar sem matar a graça

Após exibir o último episódio da meia-temporada de The Walking Dead — seriado de zumbis de maior audiência dos EUA — o canal de TV AMC divulgou inadvertidamente em sua página do Facebook a morte violenta de um de seus principais personagens. Devido à diferença de fuso horário entre as costas leste e oeste do continente norte-americano, milhares de fãs do seriado que ainda não haviam assistido ao episódio ficaram furiosos ao descobrir com antecedência o final bombástico.
A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande, e tantas as reclamações, que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas: “Ouvimos a reação de vocês ao post da noite passada, e pedimos desculpas. Sem nenhuma intenção negativa, nos precipitamos e soltamos um spoiler. Por favor saibam que estamos trabalhando para garantir que, no futuro, possíveis spoilers nas redes sociais da AMC sejam exterminados antes que possam infectar a transmissão na costa oeste dos EUA”. Essa falta de timing da AMC, ao divulgar prematuramente informações sobre um de seus programas mais vistos, está longe de ser um caso isolado. Os chamados spoilers têm se mostrado verdadeiros “estragaprazeres” para uma parcela do público consumidor de narrativas (o termo vem do verbo to spoil, “estragar”) — ocorrendo principalmente no ambiente virtual, onde as informações circulam com maior velocidade.
Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais. [...]
Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la. Seja como for, com a abundância — e a concomitância — de tramas serializadas e narrativas em geral, criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas, com avisos de spoilers tão restritivos na abertura dos textos quanto cercas de arame farpado com placas de “não ultrapasse”. Contudo, em se tratando de redes sociais, ficar imune a revelações inconvenientes pode ser uma tarefa quase impossível, tão arriscada como passear por um campo minado. Para se manter desinformado só há dois modos: filtrar as redes sociais com aplicativos que bloqueiem referências a assuntos específicos ou basicamente manter-se off-line e, ainda assim, ter de proibir os amigos de comentar sobre — recomenda o crítico Fernando Oliveira, autor do blog Mundo da TV.


Fonte: MURANO, Edgard. A arte de revelar sem matar a graça. Revista LÍNGUA. São Paulo: Editora Segmento. Ano 9. n.112. Fev. 2015. p.16- 17. [Fragmento]. 

É CORRETO afirmar que o autor emprega um vocábulo da linguagem informal e conotativa no trecho:

  • A A frustração dos espectadores que seguiam a série foi tão grande [...] que o canal se viu obrigado a deletar a postagem e publicar um pedido de desculpas.
  • B Em alguns casos mais extremos, spoilers também têm sido fonte de prejuízo para estúdios, interferindo na audiência de programas e melando a surpresa de projetos confidenciais.
  • C Há quem diga que conhecer de antemão os rumos de uma estória não interfere em nada na experiência de desfrutá-la.
  • D Criou-se um ambiente propício ao surgimento de uma etiqueta para poupar o público de informações não solicitadas.

Raciocínio Lógico

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Durante o processo de contratação de serviços, Severino, o zelador do condomínio Verde das Acácias, precisa contratar quatro empresas para realizar cinco trabalhos distintos. Cada trabalho deverá ser executado por uma única empresa e todas elas devem ser contratadas.
A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a quantidade de maneiras distintas que podem ser distribuídos os trabalhos.

  • A 20.
  • B 60.
  • C 120.
  • D 240.
17

Na última turma de formandos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi apontado que dos 75 formandos, 45 falavam inglês, 35 falavam espanhol e 10 não falavam nem inglês e nem espanhol.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a quantidade de formandos que falam duas línguas estrangeiras, inglês e espanhol:

  • A 10.
  • B 15.
  • C 20.
  • D 25.
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Analise as afirmativas a seguir:
I- Todo agente municipal é concursado.
II- Nenhum segurança privado é concursado.
III- Todos os agentes municipais são homens.
IV- Pelo menos um homem não é agente municipal.
V- Todos os homens são agentes municipais.
A NEGAÇÃO da proposição é:

  • A Afirmativa I apenas.
  • B Afirmativa II apenas.
  • C Afirmativa III apenas.
  • D Afirmativa IV apenas.
19

Tendo-se como premissa que a proposição simples “agentes municipais são públicos” tenha valor falso, é CORRETO deduzir que o valor lógico da proposição “agentes municipais são públicos, logo devem ser concursados” é:

  • A Falso.
  • B Verdadeiro.
  • C Inconclusivo.
  • D Não se trata de uma proposição.
20

É CORRETO afirmar que a negação da proposição “Todas as flores são brancas” é:

  • A As flores são brancas.
  • B Não existem flores brancas.
  • C Todas as flores podem não ser brancas.
  • D Ao menos uma flor não é branca.
21

A figura a seguir representa os três primeiros passos de um total de 29 de uma sequência que será composta apenas por palitos de fósforo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


É CORRETO afirmar que o total de palitos de fósforo do 29° passo será:

  • A 87.
  • B 91.
  • C 94.
  • D 97.
22

Assinale a alternativa em que a frase NÃO apresenta a mesma característica lógica das demais.

  • A Que alegria!
  • B Quem pagou a conta?
  • C Redija um memorando.
  • D Existem muitos médicos no Brasil.
23

Para negar logicamente a afirmação: “Hoje eu nado 6km ou faço 100 abdominais”, é CORRETO afirmar que:

  • A Hoje eu não nado 6km ou não faço 100 abdominais.
  • B Hoje eu não nado 36km e não faço 100 abdominais.
  • C Hoje eu não nado 6km e faço 100 abdominais.
  • D Hoje eu nado 6km e não faço 100 abdominais.
24

Leia o trecho a seguir:


“___________são operação na lógica matemática, que pode ser ligada à operação de interseção de conjuntos.”


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna:

  • A Proposições
  • B Permutações
  • C Conjunções
  • D Afirmações
25

Se todo brasileiro é inteligente e Carlos é brasileiro, é CORRETO afirmar que:

  • A Carlos é inteligente.
  • B Carlos não é inteligente.
  • C O Brasil não é inteligente.
  • D Carlos não é brasileiro.
26

Se o segundo dia depois de amanhã será sexta-feira, é CORRETO afirmar que hoje é:

  • A Segunda-feira.
  • B Terça-feira.
  • C Quarta-feira.
  • D Quinta-feira.
27

Um agente de trânsito da Prefeitura de São João Del-Rei/MG ao observar o tráfego na BR-494 reparou em um padrão. Na rodovia passavam 15 carros por minuto, enquanto as motos eram menos frequentes, passando à taxa de 10 motos por minuto.

Se em um determinado momento os dois (carros e motos) passarem simultaneamente, é CORRETO afirmar que a simultaneidade ocorrerá novamente em:

  • A 10 segundos.
  • B 11 segundos.
  • C 12 segundos.
  • D 14 segundos.
28

Bruno, Denise, Fernando e Ricardo fizeram uma mesma prova.


Sobre esse fato considere as seguintes afirmações:


Denise acertou mais questões do que Ricardo.

→ Bruno acertou menos questões do que Ricardo.

→ Fernando acertou mais questões do que Denise.


Logo, é CORRETO afirmar que Denise acertou: 

  • A Mais questões do que Bruno e Fernando.
  • B Mais questões do que Ricardo e Bruno.
  • C Menos questões do que Bruno.
  • D Menos questões do que Ricardo.
29

Quatro motoristas envolvidos em um acidente fazem as seguintes declarações:
→ João: Carlos foi o culpado.
→ Pedro: eu não fui o culpado.
Carlos: Paulo foi o culpado.
Paulo: Carlos está mentindo.
Sabendo-se que apenas um dos motoristas mente, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quem foi o culpado pelo acidente.

  • A João
  • B Pedro
  • C Carlos
  • D Paulo
30

Cada pessoa que pratica o esporte Alfa também pratica o esporte Beta. Alguns praticantes do esporte Gama, também são praticantes do esporte Beta. Maria pratica dois esportes.
Assinale a alternativa que está DE ACORDO com as informações apresentadas.

  • A Se Maria é praticante do esporte Alfa, ela não pratica o esporte Gama.
  • B Se Maria é praticante do esporte Beta, ela não pratica o esporte Gama
  • C Se Maria é praticante do esporte Beta, ela pratica o esporte Alfa.
  • D Todos os praticantes do esporte Beta, praticam no mínimo, dois esportes.

Noções de Informática

31

Assinale a alternativa que apresenta um termo que NÃO corresponde a um tipo comum de vírus ou malware.

  • A Backdoor.
  • B Bot.
  • C Firewall.
  • D Keylogger.
32

Considerando-se o Microsoft Word 2016, configuração padrão e versão em Português, analise as afirmativas a seguir:
I- Existe um botão, chamado Substituir, que tem como função localizar todas as ocorrências de uma palavra ou frase e substituí-las por uma nova palavra.
II- Ao teclar “CTRL” + “G” será executado o comando de alinhar à direita.
III- Na aba Design, o usuário encontrará a opção “Painel de Seleção”.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.
33

Um servidor da Guarda Municipal de Betim/MG utilizando o Microsoft Excel 2016, configuração padrão e versão em Português, pretende acionar a função “Classificar”.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE onde o servidor irá localizar essa funcionalidade disponível na Guia.

  • A Exibir.
  • B Inserir.
  • C Fórmulas.
  • D Dados.
34

Correio Eletrônico (do inglês e-mail) é um aplicativo para enviar e receber mensagens por intermédio de uma rede de computadores. Essas mensagens são armazenadas na caixa postal, na qual se pode ler, apagar, escrever, anexar arquivos dentre outras funções.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE dois exemplos desses softwares.

  • A Gmail e Microsoft Exchange.
  • B Microsoft Outlook e Impress.
  • C Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird.
  • D Writer e Impress.
35

Sobre as teclas de atalhos do Microsoft Windows 10, configuração padrão e versão em Português, assinale a alternativa em que a função do comando apresentado está CORRETAMENTE especificada.

  • A “Win” + “O” = abrir central de ações.
  • B “Win” + “D” = exibir e ocultar a área de trabalho.
  • C “Win” + “M” = abrir o explorador de arquivos.
  • D “Win” + “C” = configurações do Windows.
36

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um exemplo de correio eletrônico:

  • A contato.saojoadelrei.mg.gov.br
  • B contato# saojoadelrei.mg.gov.br
  • C [email protected] saojoadelrei.mg.gov.br
  • D www.saojoadelrei.mg.gov.br
37

Um usuário utilizando o buscador do Google deseja saber sobre a palavra “FUTEBOL” sem que apareça a palavra “AMERICANO”.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o comando que irá trazer o resultado esperado por esse usuário:

  • A Futebol –americano.
  • B Futebol: excluir americano.
  • C Defina: futebol sem americano.
  • D Pesquisa: futebol excluir “americano”.
38

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o exemplo de um software.

  • A Microprocessador.
  • B Sistema operacional.
  • C Memória RAM.
  • D Gabinete.
39

Quando se acessa uma página na internet que inicia com “HTTPS”, significa que a página é de origem:

  • A Segura.
  • B Suspeita.
  • C Insegura.
  • D Perigosa.
40

Heitor, é um funcionário da Prefeitura de São João Del Rei/MG, e deseja criar uma planilha que será apresentada em uma reunião com o prefeito. Para isso, Heitor quer utilizar o editor de planilhas.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o tipo de extensão desse arquivo.

  • A .xls
  • B .ppt
  • C .ofi
  • D .doc