Resolver o Simulado ACAFE

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Pedagogia

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Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?

  • A De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre de forma linear e homogênea, o que implica que todos os alunos de uma mesma idade devem receber os mesmos conteúdos e estímulos, independentemente de suas experiências prévias e contextos sociais.
  • B A teoria de Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem informações do ambiente, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento através da descoberta individual.
  • C Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do contexto cultural no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que os professores devem criar oportunidades de aprendizagem colaborativa e utilizar mediadores culturais para facilitar a construção do conhecimento.
  • D Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo ambiente social, enquanto para Vygotsky, a maturação biológica é o principal fator determinante do desenvolvimento cognitivo das crianças.
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Como os direitos de aprendizagem no ensino fundamental, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem ser assegurados de forma efetiva nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras?

  • A Os direitos de aprendizagem devem ser assegurados exclusivamente através da aplicação de avaliações padronizadas, garantindo que todos os alunos atinjam o mesmo nível de desempenho acadêmico.
  • B A efetivação dos direitos de aprendizagem requer uma abordagem pedagógica que considere as especificidades de cada aluno, promovendo a equidade através de estratégias de ensino diferenciadas e adaptadas às necessidades individuais.
  • C Os direitos de aprendizagem são garantidos apenas pela atualização constante dos materiais didáticos e pela introdução de tecnologias educacionais avançadas, sem a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais.
  • D Para assegurar os direitos de aprendizagem, as escolas devem focar exclusivamente no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, deixando de lado os aspectos socioemocionais e culturais do processo educativo.
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Como a gestão financeira eficaz pode contribuir para a qualidade do ensino nas escolas públicas, de acordo com as diretrizes e políticas educacionais brasileiras?

  • A A gestão financeira deve ser centralizada exclusivamente na figura do diretor escolar, que é responsável por todas as decisões financeiras, garantindo assim uma administração mais rápida e eficiente dos recursos.
  • B A gestão financeira deve priorizar exclusivamente o investimento em infraestrutura escolar, como a construção de novos prédios e compra de equipamentos, pois esses são os principais fatores que influenciam a qualidade do ensino.
  • C A gestão financeira das escolas públicas deve focar principalmente na captação de recursos externos, como doações de empresas e ONGs, para suprir as deficiências de financiamento público, sendo esta a principal fonte de recursos para a escola.
  • D A gestão financeira eficaz nas escolas públicas deve envolver a participação de toda a comunidade escolar, incluindo o Conselho Escolar, para garantir transparência, controle social e alocação adequada dos recursos, atendendo às necessidades pedagógicas e estruturais da escola.
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A gestão democrática nas escolas é um princípio fundamental estabelecido pela legislação educacional brasileira, que visa garantir a participação ativa de toda a comunidade escolar na tomada de decisões e na implementação de ações pedagógicas e administrativas. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a gestão democrática é um processo contínuo que requer a colaboração e o envolvimento de diferentes atores. Nesse sentido, complete as lacunas a seguir:

“A gestão democrática nas escolas envolve a participação de diversos atores, incluindo _______ (1) e ________ (2), assegurando a transparência e a corresponsabilidade nas decisões educacionais”.

  • A (1) professores / (2) pais e responsáveis.
  • B (1) alunos / (2) secretarias de educação.
  • C (1) funcionários / (2) órgãos governamentais.
  • D (1) coordenadores pedagógicos / (2) empresas parceiras.
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Qual é o papel das instâncias colegiadas, como o Conselho Escolar, a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e o Conselho de Classe, na gestão democrática e na melhoria da qualidade educacional nas escolas, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação educacional brasileira?

  • A As instâncias colegiadas têm uma função meramente consultiva, sem poder decisório, e sua principal responsabilidade é aprovar o orçamento anual da escola, sem interferir nas questões pedagógicas.
  • B As instâncias colegiadas são responsáveis apenas pela organização de eventos escolares e pela captação de recursos financeiros externos, não influenciando diretamente a gestão pedagógica e administrativa da escola.
  • C O Conselho Escolar, a APMF e o Conselho de Classe são fundamentais para a gestão democrática, permitindo a participação de toda a comunidade escolar nas decisões, na formulação e na implementação do projeto político-pedagógico, além de promover a transparência e a corresponsabilidade.
  • D O papel das instâncias colegiadas é avaliar e punir comportamentos inadequados de alunos e professores, garantindo a disciplina na escola, sem envolvimento em aspectos administrativos ou pedagógicos.
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Como a construção coletiva do regimento escolar pode contribuir para a democratização da gestão escolar e para o fortalecimento do projeto políticopedagógico, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e as políticas educacionais brasileiras?

  • A A construção coletiva do regimento escolar deve ser realizada exclusivamente pelos gestores escolares, para garantir que as regras e normas sejam elaboradas de maneira técnica e profissional.
  • B A construção coletiva do regimento escolar deve focar exclusivamente nos aspectos disciplinares e normativos, deixando de lado os princípios pedagógicos e as metas educativas do projeto político-pedagógico.
  • C A construção coletiva do regimento escolar deve ser baseada principalmente nas normas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos superiores de educação, sem considerar as especificidades e necessidades da comunidade escolar local.
  • D A construção coletiva do regimento escolar deve envolver a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, promovendo a transparência, a corresponsabilidade e o compromisso com a implementação do projeto político-pedagógico.
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Como a proposta pedagógica no ensino fundamental deve ser estruturada para promover uma educação integral e significativa, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental?

  • A A proposta pedagógica deve focar exclusivamente nos conteúdos disciplinares, priorizando a memorização e a reprodução de informações, garantindo que os alunos alcancem altos índices de aprovação nas avaliações padronizadas.
  • B A proposta pedagógica deve ser flexível, permitindo a integração de projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares que envolvam a comunidade escolar, promovendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural dos alunos.
  • C A proposta pedagógica deve seguir um currículo fixo e uniforme, estabelecido pelo Ministério da Educação, sem adaptações regionais ou locais, para assegurar a padronização e a equidade no ensino.
  • D A proposta pedagógica deve priorizar a utilização de tecnologias digitais em todas as atividades de ensino, substituindo os métodos tradicionais e garantindo que os alunos desenvolvam competências tecnológicas avançadas desde cedo.
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Relacione as abordagens de avaliação no ensino fundamental com suas características específicas conforme descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em práticas pedagógicas contemporâneas:

Coluna A - Abordagens de Avaliação:
1 - Avaliação Formativa. 2 - Avaliação Somativa. 3 - Avaliação Diagnóstica. 4 - Autoavaliação.

Coluna B - Características Específicas:
( ) Tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo ou unidade didática. ( ) Envolve os alunos no processo avaliativo, promovendo a reflexão sobre seu próprio aprendizado e identificando áreas de melhoria. ( ) Foca na coleta de dados ao longo do processo de ensino-aprendizagem para ajustar práticas pedagógicas e melhorar o desempenho dos alunos. ( ) É realizada ao final de um período de instrução para determinar o nível de competência adquirido e geralmente resulta em uma nota ou conceito final.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A 3, 4, 1, 2.
  • B 1, 2, 3, 4.
  • C 2, 3, 4, 1.
  • D 4, 1, 2, 3.
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Como a indissociabilidade entre cuidar e educar é contemplada nas práticas pedagógicas e nas políticas educacionais brasileiras, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?

  • A A indissociabilidade entre cuidar e educar sugere que o foco principal deve ser o cuidado físico e emocional das crianças, enquanto os aspectos educativos são considerados secundários e de menor importância.
  • B A abordagem integrada de cuidar e educar, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, promove um desenvolvimento integral da criança, reconhecendo que os cuidados básicos e o aprendizado ocorrem de forma interdependente e simultânea, sendo essenciais para a formação plena do indivíduo.
  • C As políticas educacionais brasileiras tratam o cuidado e a educação como processos separados, onde o cuidado é responsabilidade das famílias e a educação é responsabilidade exclusiva das instituições de ensino.
  • D A indissociabilidade entre cuidar e educar nas práticas pedagógicas implica que os professores devem priorizar o ensino de conteúdos acadêmicos, enquanto os aspectos de cuidado são delegados a outros profissionais, como cuidadores e assistentes.
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Como o desenvolvimento do pensamento algébrico pode contribuir para a resolução de problemas complexos em diferentes áreas do conhecimento, considerando a abordagem proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação matemática?

  • A O pensamento algébrico é restrito à resolução de equações e não possui aplicação prática em outras áreas do conhecimento, sendo pouco relevante fora do contexto matemático.
  • B A BNCC sugere que o pensamento algébrico seja abordado apenas nos anos finais do ensino médio, pois sua complexidade não permite uma introdução precoce sem prejudicar a compreensão dos conceitos básicos da matemática.
  • C O desenvolvimento do pensamento algébrico, conforme a BNCC, permite que os alunos interpretem e representem situaçõesproblema de diferentes áreas do conhecimento, utilizando modelos matemáticos para analisar e resolver problemas complexos de forma sistemática e lógica.
  • D O pensamento algébrico, segundo a BNCC, deve ser ensinado de forma isolada, sem conexão com outras áreas do conhecimento, para garantir a compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos fundamentais.
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Considerando os princípios das Ciências da Natureza, como a abordagem interdisciplinar pode contribuir para a resolução de problemas socioambientais complexos no contexto da educação básica?

  • A A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza limita-se a integrar conteúdos de biologia e química, excluindo outras áreas como a física e a matemática, que são menos relevantes para questões socioambientais.
  • B A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza facilita a compreensão dos problemas socioambientais ao combinar conhecimentos de diferentes disciplinas, promovendo uma visão holística e crítica que capacita os alunos a identificar e propor soluções inovadoras e sustentáveis
  • C A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza é desnecessária para a educação básica, pois os conteúdos específicos de cada disciplina já são suficientes para o entendimento dos problemas socioambientais.
  • D A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza deve focar exclusivamente em aspectos teóricos, deixando de lado as práticas experimentais e as atividades de campo, que não contribuem significativamente para a compreensão dos problemas socioambientais.
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Analise as afirmativas a seguir sobre as múltiplas linguagens e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) A integração de múltiplas linguagens no ambiente escolar visa apenas o desenvolvimento da comunicação verbal dos alunos, não abrangendo outras formas de expressão.
( ) As múltiplas linguagens, como a visual, corporal e musical, são essenciais para a formação integral do aluno, permitindo que ele se comunique e se expresse de diversas formas.
( ) No contexto educativo, considerar as múltiplas linguagens significa reconhecer e valorizar apenas as manifestações culturais e artísticas tradicionais, sem abrir espaço para novas formas de expressão.
( ) O uso de múltiplas linguagens no ensino facilita a aprendizagem e a construção do conhecimento, uma vez que atende às diferentes formas de percepção e entendimento dos alunos.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A F, V, F, V.
  • B F, V, V, F.
  • C V, F, V, F.
  • D V, F, F, V.
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Considerando a estrutura curricular estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como deve ser integrada a parte diversificada do currículo nas escolas brasileiras, de modo a atender às especificidades regionais e locais, bem como às necessidades dos alunos?

  • A A parte diversificada do currículo deve ser elaborada exclusivamente pela Secretaria de Educação de cada estado, sem a participação das escolas, para garantir uniformidade no ensino.
  • B A parte diversificada deve ser integrada ao currículo escolar a partir das diretrizes nacionais, sem considerar as especificidades regionais, focando na padronização dos conteúdos em todo o território nacional.
  • C A parte diversificada do currículo deve ser construída com base na BNCC, considerando as características regionais e locais, as necessidades e interesses dos alunos, e deve ser elaborada com a participação das comunidades escolares.
  • D A parte diversificada do currículo é determinada pelo Conselho Nacional de Educação e deve ser seguida de maneira uniforme por todas as escolas, independentemente das características locais e regionais.
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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quais são as diretrizes fundamentais para assegurar o direito à educação para crianças e adolescentes, considerando as obrigações do poder público e as medidas de proteção especial previstas no estatuto?

  • A O ECA estabelece que a educação é um dever exclusivo da família, e o papel do poder público é apenas complementar, oferecendo escolas e serviços de apoio quando solicitado pelas famílias.
  • B O ECA prevê que o direito à educação deve ser assegurado exclusivamente por meio de instituições particulares, sendo que o Estado deve atuar apenas como regulador, garantindo a qualidade e o cumprimento das normas educacionais.
  • C Segundo o ECA, a educação deve ser garantida pelo poder público através de programas de ensino domiciliar, cabendo às famílias apenas a supervisão e o suporte financeiro para o material didático necessário.
  • D O ECA determina que o poder público deve garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, além de assegurar programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
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Qual é o papel do Estado na promoção da educação segundo a Constituição Federal de 1988, especialmente no que se refere à colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios?

  • A O Estado tem a responsabilidade exclusiva de prover educação gratuita em todos os níveis, desde o ensino fundamental até o superior, sem a necessidade de colaboração entre os entes federativos.
  • B A Constituição de 1988 estabelece que a responsabilidade pela educação é compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a definição de competências específicas e a implementação do regime de colaboração.
  • C A União detém o controle centralizado sobre o sistema educacional, sendo responsável pela gestão e financiamento de todas as instituições públicas de ensino, enquanto Estados e Municípios atuam apenas como executores das políticas federais.
  • D A Constituição delega a responsabilidade total pela educação básica aos Municípios, enquanto Estados e União se concentram no ensino superior e técnicoprofissionalizante.

Biologia

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Os estudantes de uma escola estadual visitaram o laboratório de anatomia da universidade. Após uma dinâmica de jogos sobre os sistemas humanos, os alunos foram encaminhados para o laboratório, onde puderam ver órgãos do corpo humano. Entre os materiais apresentados, havia o órgão reprodutor feminino, como representado na imagem a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sistema-reprodutorfeminino/. Acesso em: 20 dez. 2023.



Com a saída do monitor do laboratório, um aluno perguntou ao técnico qual era a função das partes destacadas com alfinetes, representadas na imagem por números. O técnico, que acompanhava as aulas há muito tempo, respondeu ao aluno que


  • A a parte 1 é o local onde ocorre o encontro do ovócito II com o espermatozoide.
  • B a parte 2 é o local onde ocorre a produção do hormônio folículo estimulante.
  • C a parte 3 é o local onde ocorre o desenvolvimento embrionário.
  • D a parte 4 é o local onde ocorre a produção do hormônio estrógeno.
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A espécie Taenia solium, foco do experimento a ser realizado em um laboratório de pesquisa, é um agente etiológico porque causa teníase e cisticercose.



Esse agente etiológico é um representante do grupo dos

  • A platelmintos, uma vez que apresenta sistema sanguíneo fechado.
  • B nematelmintos, cujo grupo de animais possui sistema nervoso e muscular desenvolvido.
  • C platelmintos, cuja característica do grupo é o corpo achatado e o sistema digestivo incompleto.
  • D nematelmintos, compondo o grupo de animais cujos machos são maiores que as fêmeas.
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Qual é o nome do felino de corpo robusto encontrado em praticamente todos os biomas brasileiros, com exceção do Pampa, e que estampa as notas de R$ 50,00?

  • A Onça-pintada.
  • B Gato persa.
  • C Leão albino.
  • D Tigre-de-bengala.
  • E Jaguatirica.
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É o elemento central da clorofila, por isso, é obrigatório para a realização do processo fotossintético nas plantas, e sua deficiência leva à clorose internerval nas folhas mais velhas. Esse nutriente é conhecido como

  • A cálcio.
  • B magnésio.
  • C enxofre.
  • D potássio.
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Um fiscal observou que um corpo hídrico natural estava coberto por inúmeros indivíduos de macrófitas aquáticas e algas. Verificou, ainda, que o local estava recebendo lançamentos antropogênicos (esgotos domésticos, detergentes, fertilizantes, pesticidas etc). Qual dos fatores presentes na água em questão está, muito provavelmente, associado ao “boom” populacional desses vegetais e algas?
  • A Altos níveis de fósforo.
  • B Baixa saturação de oxigênio dissolvido.
  • C Alta taxa de absorção de metais pesados.
  • D Correlação entre pH baixo e condutividade elétrica alta.
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Considere a descrição a seguir



Trata-se de uma saliência cartilaginosa que tem função essencial para fechar a ligação entre o sistema digestivo e o respiratório. Ela faz com que a deglutição e a respiração ocorram sem complicações, porque impede que alimentos obstruam as vias aéreas e sufoquem a pessoa durante a respiração, não permitindo a passagem de ar no momento da deglutição. 



A estrutura cartilaginosa descrita é nomeada de 

  • A glote.
  • B epiglote.
  • C traqueia.
  • D esôfago.
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Os alunos foram para uma aula de campo sobre a morfologia das plantas com sua professora de Ciências. Um dos estudantes, ao chegar ao local, observou uma planta e informou que era uma angiosperma do tipo dicotiledônea. O aluno teve a certeza de que se tratava de uma angiosperma do tipo dicotiledônea porque ele identificou a presença de

  • A flores tetrâmeras (4 elementos) ou pentâmeras (5 elementos).
  • B semente com apenas um cotilédone, ou seja, uma região única.
  • C flores trímeras, ou seja, apresentam três pétalas ou múltiplas de três.
  • D folhas com nervuras paralelas entre si, também chamadas de paralelinérveas.
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A covid-19 é uma doença que foi identificada em 2020. Iniciou-se na China e, atualmente, é encontrada em todos os continentes, sendo capaz de provocar infecções que afetam o sistema respiratório. A covid19 espalhou-se por vários locais do planeta, levando a Organização Mundial de Saúde a classificar a doença como uma pandemia. Em janeiro de 2020, as autoridades identificaram o agente causador da doença por um tipo de

  • A vírus.
  • B fungos.
  • C bactérias.
  • D protozoários.
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As vitaminas são moléculas orgânicas necessárias em pequena quantidade para o funcionamento adequado do organismo. Sendo assim, a vitamina que é solúvel em lipídios, ajuda na coagulação do sangue e mantém os ossos fortes denomina-se

  • A retinol.
  • B tocoferol.
  • C escorbuto.
  • D filoquinona.
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Nas comemorações de final de ano e durante as férias com familiares em casa ou na praia, o consumo de bebidas alcoólicas costuma ser comum. O órgão responsável por filtrar substâncias tóxicas é o

  • A fígado.
  • B pâncreas.
  • C intestino grosso.
  • D intestino delgado.