Resolver o Simulado ACAFE - Nível Superior

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Pedagogia

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Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?

  • A De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre de forma linear e homogênea, o que implica que todos os alunos de uma mesma idade devem receber os mesmos conteúdos e estímulos, independentemente de suas experiências prévias e contextos sociais.
  • B A teoria de Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem informações do ambiente, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento através da descoberta individual.
  • C Vygotsky destaca a importância das interações sociais e do contexto cultural no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que os professores devem criar oportunidades de aprendizagem colaborativa e utilizar mediadores culturais para facilitar a construção do conhecimento.
  • D Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pelo ambiente social, enquanto para Vygotsky, a maturação biológica é o principal fator determinante do desenvolvimento cognitivo das crianças.
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Como os direitos de aprendizagem no ensino fundamental, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem ser assegurados de forma efetiva nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras?

  • A Os direitos de aprendizagem devem ser assegurados exclusivamente através da aplicação de avaliações padronizadas, garantindo que todos os alunos atinjam o mesmo nível de desempenho acadêmico.
  • B A efetivação dos direitos de aprendizagem requer uma abordagem pedagógica que considere as especificidades de cada aluno, promovendo a equidade através de estratégias de ensino diferenciadas e adaptadas às necessidades individuais.
  • C Os direitos de aprendizagem são garantidos apenas pela atualização constante dos materiais didáticos e pela introdução de tecnologias educacionais avançadas, sem a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais.
  • D Para assegurar os direitos de aprendizagem, as escolas devem focar exclusivamente no desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos, deixando de lado os aspectos socioemocionais e culturais do processo educativo.
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Como a gestão financeira eficaz pode contribuir para a qualidade do ensino nas escolas públicas, de acordo com as diretrizes e políticas educacionais brasileiras?

  • A A gestão financeira deve ser centralizada exclusivamente na figura do diretor escolar, que é responsável por todas as decisões financeiras, garantindo assim uma administração mais rápida e eficiente dos recursos.
  • B A gestão financeira deve priorizar exclusivamente o investimento em infraestrutura escolar, como a construção de novos prédios e compra de equipamentos, pois esses são os principais fatores que influenciam a qualidade do ensino.
  • C A gestão financeira das escolas públicas deve focar principalmente na captação de recursos externos, como doações de empresas e ONGs, para suprir as deficiências de financiamento público, sendo esta a principal fonte de recursos para a escola.
  • D A gestão financeira eficaz nas escolas públicas deve envolver a participação de toda a comunidade escolar, incluindo o Conselho Escolar, para garantir transparência, controle social e alocação adequada dos recursos, atendendo às necessidades pedagógicas e estruturais da escola.
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A gestão democrática nas escolas é um princípio fundamental estabelecido pela legislação educacional brasileira, que visa garantir a participação ativa de toda a comunidade escolar na tomada de decisões e na implementação de ações pedagógicas e administrativas. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a gestão democrática é um processo contínuo que requer a colaboração e o envolvimento de diferentes atores. Nesse sentido, complete as lacunas a seguir:

“A gestão democrática nas escolas envolve a participação de diversos atores, incluindo _______ (1) e ________ (2), assegurando a transparência e a corresponsabilidade nas decisões educacionais”.

  • A (1) professores / (2) pais e responsáveis.
  • B (1) alunos / (2) secretarias de educação.
  • C (1) funcionários / (2) órgãos governamentais.
  • D (1) coordenadores pedagógicos / (2) empresas parceiras.
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Qual é o papel das instâncias colegiadas, como o Conselho Escolar, a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e o Conselho de Classe, na gestão democrática e na melhoria da qualidade educacional nas escolas, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação educacional brasileira?

  • A As instâncias colegiadas têm uma função meramente consultiva, sem poder decisório, e sua principal responsabilidade é aprovar o orçamento anual da escola, sem interferir nas questões pedagógicas.
  • B As instâncias colegiadas são responsáveis apenas pela organização de eventos escolares e pela captação de recursos financeiros externos, não influenciando diretamente a gestão pedagógica e administrativa da escola.
  • C O Conselho Escolar, a APMF e o Conselho de Classe são fundamentais para a gestão democrática, permitindo a participação de toda a comunidade escolar nas decisões, na formulação e na implementação do projeto político-pedagógico, além de promover a transparência e a corresponsabilidade.
  • D O papel das instâncias colegiadas é avaliar e punir comportamentos inadequados de alunos e professores, garantindo a disciplina na escola, sem envolvimento em aspectos administrativos ou pedagógicos.
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Como a construção coletiva do regimento escolar pode contribuir para a democratização da gestão escolar e para o fortalecimento do projeto políticopedagógico, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e as políticas educacionais brasileiras?

  • A A construção coletiva do regimento escolar deve ser realizada exclusivamente pelos gestores escolares, para garantir que as regras e normas sejam elaboradas de maneira técnica e profissional.
  • B A construção coletiva do regimento escolar deve focar exclusivamente nos aspectos disciplinares e normativos, deixando de lado os princípios pedagógicos e as metas educativas do projeto político-pedagógico.
  • C A construção coletiva do regimento escolar deve ser baseada principalmente nas normas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos superiores de educação, sem considerar as especificidades e necessidades da comunidade escolar local.
  • D A construção coletiva do regimento escolar deve envolver a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, promovendo a transparência, a corresponsabilidade e o compromisso com a implementação do projeto político-pedagógico.
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Como a proposta pedagógica no ensino fundamental deve ser estruturada para promover uma educação integral e significativa, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental?

  • A A proposta pedagógica deve focar exclusivamente nos conteúdos disciplinares, priorizando a memorização e a reprodução de informações, garantindo que os alunos alcancem altos índices de aprovação nas avaliações padronizadas.
  • B A proposta pedagógica deve ser flexível, permitindo a integração de projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares que envolvam a comunidade escolar, promovendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural dos alunos.
  • C A proposta pedagógica deve seguir um currículo fixo e uniforme, estabelecido pelo Ministério da Educação, sem adaptações regionais ou locais, para assegurar a padronização e a equidade no ensino.
  • D A proposta pedagógica deve priorizar a utilização de tecnologias digitais em todas as atividades de ensino, substituindo os métodos tradicionais e garantindo que os alunos desenvolvam competências tecnológicas avançadas desde cedo.
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Relacione as abordagens de avaliação no ensino fundamental com suas características específicas conforme descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em práticas pedagógicas contemporâneas:

Coluna A - Abordagens de Avaliação:
1 - Avaliação Formativa. 2 - Avaliação Somativa. 3 - Avaliação Diagnóstica. 4 - Autoavaliação.

Coluna B - Características Específicas:
( ) Tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de iniciar um novo conteúdo ou unidade didática. ( ) Envolve os alunos no processo avaliativo, promovendo a reflexão sobre seu próprio aprendizado e identificando áreas de melhoria. ( ) Foca na coleta de dados ao longo do processo de ensino-aprendizagem para ajustar práticas pedagógicas e melhorar o desempenho dos alunos. ( ) É realizada ao final de um período de instrução para determinar o nível de competência adquirido e geralmente resulta em uma nota ou conceito final.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A 3, 4, 1, 2.
  • B 1, 2, 3, 4.
  • C 2, 3, 4, 1.
  • D 4, 1, 2, 3.
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Como a indissociabilidade entre cuidar e educar é contemplada nas práticas pedagógicas e nas políticas educacionais brasileiras, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?

  • A A indissociabilidade entre cuidar e educar sugere que o foco principal deve ser o cuidado físico e emocional das crianças, enquanto os aspectos educativos são considerados secundários e de menor importância.
  • B A abordagem integrada de cuidar e educar, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, promove um desenvolvimento integral da criança, reconhecendo que os cuidados básicos e o aprendizado ocorrem de forma interdependente e simultânea, sendo essenciais para a formação plena do indivíduo.
  • C As políticas educacionais brasileiras tratam o cuidado e a educação como processos separados, onde o cuidado é responsabilidade das famílias e a educação é responsabilidade exclusiva das instituições de ensino.
  • D A indissociabilidade entre cuidar e educar nas práticas pedagógicas implica que os professores devem priorizar o ensino de conteúdos acadêmicos, enquanto os aspectos de cuidado são delegados a outros profissionais, como cuidadores e assistentes.
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Como o desenvolvimento do pensamento algébrico pode contribuir para a resolução de problemas complexos em diferentes áreas do conhecimento, considerando a abordagem proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação matemática?

  • A O pensamento algébrico é restrito à resolução de equações e não possui aplicação prática em outras áreas do conhecimento, sendo pouco relevante fora do contexto matemático.
  • B A BNCC sugere que o pensamento algébrico seja abordado apenas nos anos finais do ensino médio, pois sua complexidade não permite uma introdução precoce sem prejudicar a compreensão dos conceitos básicos da matemática.
  • C O desenvolvimento do pensamento algébrico, conforme a BNCC, permite que os alunos interpretem e representem situaçõesproblema de diferentes áreas do conhecimento, utilizando modelos matemáticos para analisar e resolver problemas complexos de forma sistemática e lógica.
  • D O pensamento algébrico, segundo a BNCC, deve ser ensinado de forma isolada, sem conexão com outras áreas do conhecimento, para garantir a compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos fundamentais.
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Considerando os princípios das Ciências da Natureza, como a abordagem interdisciplinar pode contribuir para a resolução de problemas socioambientais complexos no contexto da educação básica?

  • A A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza limita-se a integrar conteúdos de biologia e química, excluindo outras áreas como a física e a matemática, que são menos relevantes para questões socioambientais.
  • B A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza facilita a compreensão dos problemas socioambientais ao combinar conhecimentos de diferentes disciplinas, promovendo uma visão holística e crítica que capacita os alunos a identificar e propor soluções inovadoras e sustentáveis
  • C A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza é desnecessária para a educação básica, pois os conteúdos específicos de cada disciplina já são suficientes para o entendimento dos problemas socioambientais.
  • D A abordagem interdisciplinar nas Ciências da Natureza deve focar exclusivamente em aspectos teóricos, deixando de lado as práticas experimentais e as atividades de campo, que não contribuem significativamente para a compreensão dos problemas socioambientais.
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Analise as afirmativas a seguir sobre as múltiplas linguagens e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) A integração de múltiplas linguagens no ambiente escolar visa apenas o desenvolvimento da comunicação verbal dos alunos, não abrangendo outras formas de expressão.
( ) As múltiplas linguagens, como a visual, corporal e musical, são essenciais para a formação integral do aluno, permitindo que ele se comunique e se expresse de diversas formas.
( ) No contexto educativo, considerar as múltiplas linguagens significa reconhecer e valorizar apenas as manifestações culturais e artísticas tradicionais, sem abrir espaço para novas formas de expressão.
( ) O uso de múltiplas linguagens no ensino facilita a aprendizagem e a construção do conhecimento, uma vez que atende às diferentes formas de percepção e entendimento dos alunos.

A sequência correta de cima para baixo é:

  • A F, V, F, V.
  • B F, V, V, F.
  • C V, F, V, F.
  • D V, F, F, V.
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Considerando a estrutura curricular estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como deve ser integrada a parte diversificada do currículo nas escolas brasileiras, de modo a atender às especificidades regionais e locais, bem como às necessidades dos alunos?

  • A A parte diversificada do currículo deve ser elaborada exclusivamente pela Secretaria de Educação de cada estado, sem a participação das escolas, para garantir uniformidade no ensino.
  • B A parte diversificada deve ser integrada ao currículo escolar a partir das diretrizes nacionais, sem considerar as especificidades regionais, focando na padronização dos conteúdos em todo o território nacional.
  • C A parte diversificada do currículo deve ser construída com base na BNCC, considerando as características regionais e locais, as necessidades e interesses dos alunos, e deve ser elaborada com a participação das comunidades escolares.
  • D A parte diversificada do currículo é determinada pelo Conselho Nacional de Educação e deve ser seguida de maneira uniforme por todas as escolas, independentemente das características locais e regionais.
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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quais são as diretrizes fundamentais para assegurar o direito à educação para crianças e adolescentes, considerando as obrigações do poder público e as medidas de proteção especial previstas no estatuto?

  • A O ECA estabelece que a educação é um dever exclusivo da família, e o papel do poder público é apenas complementar, oferecendo escolas e serviços de apoio quando solicitado pelas famílias.
  • B O ECA prevê que o direito à educação deve ser assegurado exclusivamente por meio de instituições particulares, sendo que o Estado deve atuar apenas como regulador, garantindo a qualidade e o cumprimento das normas educacionais.
  • C Segundo o ECA, a educação deve ser garantida pelo poder público através de programas de ensino domiciliar, cabendo às famílias apenas a supervisão e o suporte financeiro para o material didático necessário.
  • D O ECA determina que o poder público deve garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, além de assegurar programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
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Qual é o papel do Estado na promoção da educação segundo a Constituição Federal de 1988, especialmente no que se refere à colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios?

  • A O Estado tem a responsabilidade exclusiva de prover educação gratuita em todos os níveis, desde o ensino fundamental até o superior, sem a necessidade de colaboração entre os entes federativos.
  • B A Constituição de 1988 estabelece que a responsabilidade pela educação é compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a definição de competências específicas e a implementação do regime de colaboração.
  • C A União detém o controle centralizado sobre o sistema educacional, sendo responsável pela gestão e financiamento de todas as instituições públicas de ensino, enquanto Estados e Municípios atuam apenas como executores das políticas federais.
  • D A Constituição delega a responsabilidade total pela educação básica aos Municípios, enquanto Estados e União se concentram no ensino superior e técnicoprofissionalizante.
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Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a transversalidade possibilita que as disciplinas de área curriculares e os temas transversais sejam trabalhados de forma integrada.

A respeito dessa dimensão transversal, são apresentados a seguir, critérios para definição dos temas transversais dos PCNs, à exceção um. Assinale-o.

  • A Urgência social.
  • B Diversidade cultural.
  • C Abrangência nacional.
  • D Favorecimento da compreensão da realidade e participação social.
  • E Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
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Na Lei nº 13.005/2014, a execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas devem ser objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizadas por diversas instâncias, entre as quais se incluem

  • A o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais de Educação.
  • B o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Fórum Nacional de Educação.
  • C o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Fórum Nacional de Educação.
  • D as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e o Instituto Nacional de pesquisas Educacionais (Inep).
  • E Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
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Com relação às metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, assinale a opção que caracteriza corretamente o conteúdo da meta assinalada.

  • A Quanto à educação profissional técnica de nível médio, a meta é transferir essa modalidade educativa para o ensino à distância, garantindo a expansão da oferta de matrículas.
  • B Quanto à erradicação do analfabetismo absoluto, a meta prevê reduzir o analfabetismo de jovens e adultos em cinquenta por cento e eliminar o analfabetismo funcional.
  • C Quanto à formação, em nível de pós-graduação, dos professores da educação básica, a meta é formar a totalidade dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE.
  • D Quanto ao investimento público em educação pública, a meta é ampliar o investimento para atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência da lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.
  • E Quanto à gestão democrática da educação, a meta é assegurar condições, no prazo de dez anos, para a efetivação da cogestão, pautada em experiências de cooperativas educacionais, com forte participação da comunidade.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) foi recentemente modificada para incluir a educação digital.

Em relação ao texto atualizado da LDB, é correto afirmar que

  • A estabelece o dever do Estado de garantir condições para que a educação digital ocorra nas escolas públicas de todo o país, na forma de componente curricular do ensino básico.
  • B prevê o ensino profissionalizante dos recursos tecnológicos para aquisição de competências digitais relativas a privacidade de dados, inteligência artificial e bigdata.
  • C assegura condições para a pesquisa digital, para viabilizar a participação ativa de pesquisadores brasileiros em redes e programas internacionais de pesquisa e desenvolvimento.
  • D inclui o estímulo e o reforço ao letramento digital a partir do ensino médio, como parte dos itinerários formativos oferecidos obrigatoriamente pelas unidades escolares.
  • E garante o ensino de programação, computação e robótica para a população brasileira economicamente ativa, fornecendo-lhes a capacitação para competir no mercado de trabalho.
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As trilhas são caminhos alternativos e flexíveis de desenvolvimento profissional, focadas em competências específicas para o trabalho e, também, para a vida. Nas trilhas de aprendizagem as pessoas aprendem trabalhando e trabalham treinando, permitindo conexão entre teoria e prática, entre conhecimento e ação.

Adaptado de CARBONE, P. P. “Trilhas de aprendizagem”. Texto baseado no fascículo “Trilhas de Aprendizagem” do Banco do Brasil, ano V, nº 24, 2001.


As opções a seguir interpretam corretamente a noção de trilhas de aprendizagem apresentada pelo autor, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Esta noção está de acordo com a ideia de que a educação ocorre durante a vida inteira, no decorrer da qual a formação dos indivíduos é dinâmica e conta com várias oportunidades.
  • B As trilhas pressupõem o uso de diferentes recursos para a aprendizagem: de livros a filmes, de documentos a treinos de procedimentos operacionais, por exemplo.
  • C Esta concepção aponta para uma curadoria do conhecimento que habilita o indivíduo a atuar com desenvoltura no trabalho diante dos desafios.
  • D Uma trilha de aprendizagem é qualificada como positiva se possibilitar que o indivíduo se aproprie de conhecimentos úteis e os aplique em sua atividade profissional.
  • E As trilhas são oferecidas pela corporação que gerencia o processo formativo visando programas de qualificação de seus profissionais, para que estejam atualizados em relação à complexidade do mundo contemporâneo.

Português

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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O procurador que foi Uber por 4 meses: 'Não tive sensação de ser meu próprio chefe'.


O procurador do Ministério Público do Trabalho Ilan Fonseca tirou uma licença de quatro meses para ser motorista de Uber nas ruas de Salvador

Fonseca diz que a Uber tem um "contrato em pedaços" com os motoristas: além dos documentos iniciais, há também mensagens por e-mail ou pelo aplicativo enviados frequentemente aos motoristas, relata o procurador.

"Esse 'contrato em pedaços' contempla normas obrigatórias que surgem aos poucos para os motoristas", diz.

Fonseca fala em "doses homeopáticas" de informações relacionadas ao contrato e diz que isso "fragiliza, ainda mais, o conhecimento dos empregados sobre as informações necessárias acerca de suas condições de trabalho".

Ele dá como exemplo as mensagens com atualizações de condutas proibidas.

Depois da experiência, a conclusão do pesquisador é de que existe uma subordinação do motorista em relação à plataforma e que ela é "muito mais intensa do que a gente imagina".

"Além de todas as obrigações que um motorista de aplicativo deve seguir, os deveres dos trabalhadores da plataforma vêm também expressos em mensagens individualizadas diárias enviadas através do aplicativo, explicitando-se que o descumprimento dessas regras implica desativação e desligamento, diz.

Ele aponta, por exemplo, que os motoristas seguem regras indicadas pela Uber inclusive sobre conversar ou não com o passageiro (na categoria Comfort, o passageiro pode escolher a opção "prefiro viajar em silêncio").

O pesquisador diz que a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma evidencia a ausência de autonomia dos motoristas, já que esse poder, segundo ele, não seria esperado em um suposto cenário de trabalho autônomo.

Nesse contexto, o procurador defende que a relação entre plataforma e motorista deveria ser enquadrada nas leis trabalhistas já existentes no Brasil.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxwz24r3 p8yo.adaptado.

Além de todas as obrigações que um motorista de aplicativo deve seguir, os deveres dos trabalhadores da plataforma vêm também expressos em mensagens individualizadas diárias enviadas através do aplicativo, explicitando-se que o descumprimento dessas regras implica desativação e desligamento.

De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que:

  • A 'diárias' recebe acento por duas regras distintas: paroxítona terminada em ditongo e por ser proparoxítona.
  • B 'através' e 'desativação' recebem acento por serem vocábulos oxítonos terminados em 'e(s)' e 'o', respectivamente.
  • C 'além − vêm − também' são vocábulos acentuados pela mesma regra gramatical.
  • D o verbo 'vêm' recebe acento diferencial por ser plural, em contraposição à sua conjugação na terceira pessoa do singular.
  • E há dois vocábulos acentuados por pertencerem à regra das proparoxítonas.
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O procurador que foi Uber por 4 meses: 'Não tive sensação de ser meu próprio chefe'.


O procurador do Ministério Público do Trabalho Ilan Fonseca tirou uma licença de quatro meses para ser motorista de Uber nas ruas de Salvador

Fonseca diz que a Uber tem um "contrato em pedaços" com os motoristas: além dos documentos iniciais, há também mensagens por e-mail ou pelo aplicativo enviados frequentemente aos motoristas, relata o procurador.

"Esse 'contrato em pedaços' contempla normas obrigatórias que surgem aos poucos para os motoristas", diz.

Fonseca fala em "doses homeopáticas" de informações relacionadas ao contrato e diz que isso "fragiliza, ainda mais, o conhecimento dos empregados sobre as informações necessárias acerca de suas condições de trabalho".

Ele dá como exemplo as mensagens com atualizações de condutas proibidas.

Depois da experiência, a conclusão do pesquisador é de que existe uma subordinação do motorista em relação à plataforma e que ela é "muito mais intensa do que a gente imagina".

"Além de todas as obrigações que um motorista de aplicativo deve seguir, os deveres dos trabalhadores da plataforma vêm também expressos em mensagens individualizadas diárias enviadas através do aplicativo, explicitando-se que o descumprimento dessas regras implica desativação e desligamento, diz.

Ele aponta, por exemplo, que os motoristas seguem regras indicadas pela Uber inclusive sobre conversar ou não com o passageiro (na categoria Comfort, o passageiro pode escolher a opção "prefiro viajar em silêncio").

O pesquisador diz que a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma evidencia a ausência de autonomia dos motoristas, já que esse poder, segundo ele, não seria esperado em um suposto cenário de trabalho autônomo.

Nesse contexto, o procurador defende que a relação entre plataforma e motorista deveria ser enquadrada nas leis trabalhistas já existentes no Brasil.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxwz24r3 p8yo.adaptado.

O pesquisador diz que 'a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma evidencia a ausência de autonomia dos motoristas'.

Sintaticamente, é correto afirmar que, na expressão destacada:

  • A 'a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma' representa um termo essencial da oração.
  • B trata-se de um predicado verbo-nominal, existindo, assim, dois núcleos.
  • C 'evidencia a ausência de autonomia dos motoristas' trata-se de um termo acessório da oração.
  • D o sujeito é representado pela expressão 'a possibilidade de aplicação'.
  • E 'evidencia', na expressão destacada, comporta-se como um verbo transitivo indireto.
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O procurador que foi Uber por 4 meses: 'Não tive sensação de ser meu próprio chefe'.


O procurador do Ministério Público do Trabalho Ilan Fonseca tirou uma licença de quatro meses para ser motorista de Uber nas ruas de Salvador

Fonseca diz que a Uber tem um "contrato em pedaços" com os motoristas: além dos documentos iniciais, há também mensagens por e-mail ou pelo aplicativo enviados frequentemente aos motoristas, relata o procurador.

"Esse 'contrato em pedaços' contempla normas obrigatórias que surgem aos poucos para os motoristas", diz.

Fonseca fala em "doses homeopáticas" de informações relacionadas ao contrato e diz que isso "fragiliza, ainda mais, o conhecimento dos empregados sobre as informações necessárias acerca de suas condições de trabalho".

Ele dá como exemplo as mensagens com atualizações de condutas proibidas.

Depois da experiência, a conclusão do pesquisador é de que existe uma subordinação do motorista em relação à plataforma e que ela é "muito mais intensa do que a gente imagina".

"Além de todas as obrigações que um motorista de aplicativo deve seguir, os deveres dos trabalhadores da plataforma vêm também expressos em mensagens individualizadas diárias enviadas através do aplicativo, explicitando-se que o descumprimento dessas regras implica desativação e desligamento, diz.

Ele aponta, por exemplo, que os motoristas seguem regras indicadas pela Uber inclusive sobre conversar ou não com o passageiro (na categoria Comfort, o passageiro pode escolher a opção "prefiro viajar em silêncio").

O pesquisador diz que a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma evidencia a ausência de autonomia dos motoristas, já que esse poder, segundo ele, não seria esperado em um suposto cenário de trabalho autônomo.

Nesse contexto, o procurador defende que a relação entre plataforma e motorista deveria ser enquadrada nas leis trabalhistas já existentes no Brasil.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxwz24r3 p8yo.adaptado.

Ele aponta, por exemplo, que os motoristas seguem regras indicadas pela Uber inclusive sobre conversar ou não com o passageiro (na categoria Comfort, o passageiro pode escolher a opção "prefiro viajar em silêncio").

Assinale a opção correta quanto às classes de palavras dos termos mencionados.

  • A 'aponta' = verbo defectivo conjugado na terceira pessoa
  • B 'que' = pronome relativo
  • C 'indicadas' = adjetivo feminino biforme
  • D 'a' (opção) = preposição
  • E 'em silêncio' = locução adjetiva
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O procurador que foi Uber por 4 meses: 'Não tive sensação de ser meu próprio chefe'.


O procurador do Ministério Público do Trabalho Ilan Fonseca tirou uma licença de quatro meses para ser motorista de Uber nas ruas de Salvador

Fonseca diz que a Uber tem um "contrato em pedaços" com os motoristas: além dos documentos iniciais, há também mensagens por e-mail ou pelo aplicativo enviados frequentemente aos motoristas, relata o procurador.

"Esse 'contrato em pedaços' contempla normas obrigatórias que surgem aos poucos para os motoristas", diz.

Fonseca fala em "doses homeopáticas" de informações relacionadas ao contrato e diz que isso "fragiliza, ainda mais, o conhecimento dos empregados sobre as informações necessárias acerca de suas condições de trabalho".

Ele dá como exemplo as mensagens com atualizações de condutas proibidas.

Depois da experiência, a conclusão do pesquisador é de que existe uma subordinação do motorista em relação à plataforma e que ela é "muito mais intensa do que a gente imagina".

"Além de todas as obrigações que um motorista de aplicativo deve seguir, os deveres dos trabalhadores da plataforma vêm também expressos em mensagens individualizadas diárias enviadas através do aplicativo, explicitando-se que o descumprimento dessas regras implica desativação e desligamento, diz.

Ele aponta, por exemplo, que os motoristas seguem regras indicadas pela Uber inclusive sobre conversar ou não com o passageiro (na categoria Comfort, o passageiro pode escolher a opção "prefiro viajar em silêncio").

O pesquisador diz que a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma evidencia a ausência de autonomia dos motoristas, já que esse poder, segundo ele, não seria esperado em um suposto cenário de trabalho autônomo.

Nesse contexto, o procurador defende que a relação entre plataforma e motorista deveria ser enquadrada nas leis trabalhistas já existentes no Brasil.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxwz24r3 p8yo.adaptado.

Esse contrato em pedaços 'contempla' normas obrigatórias que 'surgem' aos poucos.

Os verbos destacados, nesta frase, comportam-se, respectivamente, como verbos:

  • A Bitransitivo − bitransitivo.
  • B Transitivo direto − intransitivo.
  • C Intransitivo − transitivo indireto.
  • D Transitivo direto − transitivo indireto.
  • E Bitransitivo − transitivo indireto.
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O procurador que foi Uber por 4 meses: 'Não tive sensação de ser meu próprio chefe'.


O procurador do Ministério Público do Trabalho Ilan Fonseca tirou uma licença de quatro meses para ser motorista de Uber nas ruas de Salvador

Fonseca diz que a Uber tem um "contrato em pedaços" com os motoristas: além dos documentos iniciais, há também mensagens por e-mail ou pelo aplicativo enviados frequentemente aos motoristas, relata o procurador.

"Esse 'contrato em pedaços' contempla normas obrigatórias que surgem aos poucos para os motoristas", diz.

Fonseca fala em "doses homeopáticas" de informações relacionadas ao contrato e diz que isso "fragiliza, ainda mais, o conhecimento dos empregados sobre as informações necessárias acerca de suas condições de trabalho".

Ele dá como exemplo as mensagens com atualizações de condutas proibidas.

Depois da experiência, a conclusão do pesquisador é de que existe uma subordinação do motorista em relação à plataforma e que ela é "muito mais intensa do que a gente imagina".

"Além de todas as obrigações que um motorista de aplicativo deve seguir, os deveres dos trabalhadores da plataforma vêm também expressos em mensagens individualizadas diárias enviadas através do aplicativo, explicitando-se que o descumprimento dessas regras implica desativação e desligamento, diz.

Ele aponta, por exemplo, que os motoristas seguem regras indicadas pela Uber inclusive sobre conversar ou não com o passageiro (na categoria Comfort, o passageiro pode escolher a opção "prefiro viajar em silêncio").

O pesquisador diz que a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma evidencia a ausência de autonomia dos motoristas, já que esse poder, segundo ele, não seria esperado em um suposto cenário de trabalho autônomo.

Nesse contexto, o procurador defende que a relação entre plataforma e motorista deveria ser enquadrada nas leis trabalhistas já existentes no Brasil.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cxwz24r3 p8yo.adaptado.

Ilan Fonseca é procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) desde 2012; antes, foi auditor-fiscal do trabalho.

De acordo com o texto base, durante sua experiência como motorista de Uber, o procurador Ilan Fonseca:

  • A constatou que as mensagens com atualizações de condutas proibidas são uma prática comum entre as plataformas de transporte, o que não afeta significativamente o conhecimento dos motoristas sobre suas condições de trabalho.
  • B observou que a plataforma tem um contrato em pedaços com os motoristas, incluindo normas obrigatórias informadas aos poucos por meio de mensagens por e-mail ou pelo aplicativo, fragilizando o conhecimento sobre condições de trabalho.
  • C concluiu que as atualizações de condutas proibidas enviadas aos motoristas fragilizam ainda mais o conhecimento dos empregados sobre as informações necessárias acerca de suas condições de trabalho.
  • D não encontrou evidências de subordinação do motorista em relação à plataforma, pois a Uber oferece total autonomia aos motoristas em suas atividades profissionais.
  • E afirmou que a subordinação do motorista em relação à plataforma é mínima, e que a autonomia dos motoristas é plenamente respeitada pela Uber.
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A dúvida que ficou

Vladimir Souza Carvalho | Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras | 24/05/2024


    Minha caneca era de alumínio, cor branca, já com pontos pretos, marcas das pancadas recebidas. Nela mamãe colocava café com leite que eu esperava esfriar para tomar. Inocentemente, dizia que, quando crescesse, compraria uma geladeira para tomar o café gelado, bem gelado. Não sei quanto tempo levei assim procedendo. De certeza, quando a geladeira chegou lá em casa, saudada com vivas de todos nós, só faltando foguetes, atração de nossa adoração por alguns dias, o projeto do café gelado com leite não era nem lembrado, quanto mais tornado realidade.


    Então, apareceram outros costumes, ou manias, de preferir da galinha o pé – gosto estranho que minha cegueira não me permitia perceber que pé de galinha só serve para roer, e eu não era nenhum rato. Mas, é dessa época, talvez, talvez, que o ovo da galinha morta, em penca, a exibir vários, de todos os tamanhos, ao que me lembro, só a gema, ovos interligados, começaram a me atrair a atenção e a GULOSEIMA/GULOZEIMA, eu na espera de que ninguém o colhesse na vasilha colocada à mesa antes de mim. Penso que foi uma espetacular ASCENSÃO/ASSENÇÃO pular do pé da galinha para o ovo, relegado o primeiro ao ostracismo na vasilha, porque, depois de mim, ninguém mais por ele ESTERNOU/EXTERNOU interesse, nem acredito que os gatos e os cães manifestassem preferência. O mau gosto era só meu, trazendo a minha marca registrada.


    O pé de galinha ficou a me perseguir a vida inteira, bastava ver um na vasilha para me lembrar, no que doía a péssima escolha, eu procurando uma justificativa para legitimar minha experiência, sem ter até agora obtido qualquer explicação digna de um almirante batavo, a supor hoje que fui induzido e caí na conversa, quem pode me ajudar a desenterrar o passado a fim de cavar o motivo real, quem?, papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre, infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem, mamãe não corta mais nosso pedaço de CUSCUZ/CUSCUS, papai não toca com a colher quente que mexeu o café na minha mão, nem come sarapatel no sábado à noite, depois que chega da loja, nem sabe o que é pressão alta. Ah, sim, o tempo passou, lá fora, dentro de casa e dentro da gente.



CARVALHO, Vladimir Souza. A dúvida que ficou. Diário de Pernambuco, 25 de maio de 2024. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/ 2024/05/a-duvida-que-ficou.html. Acesso em: 26 mai. 2024. Adaptado. 

Leia o excerto a seguir:

“papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre, infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem” (3º parágrafo)

Caso esse excerto tivesse de ser reescrito de modo a adequar sua pontuação à norma padrão (sem, contudo, alterar o sentido original do enunciado), o novo trecho poderia ser corrigido da seguinte maneira:

  • A Papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram: Bosco quiçá nem se lembre. Infactível sentarmos hoje os cinco. Em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta. Com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.
  • B Papai, mamãe, Alba, Bosco... Os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre! Infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa. Galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos. Diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.
  • C Papai, mamãe, Alba, Bosco: os três primeiros se foram; Bosco quiçá nem se lembre. Infactível sentarmos. Hoje os cinco em torno da mesa, galgamos. Nós, os remanescentes, a casa dos setenta. Com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.
  • D Papai, mamãe, Alba, Bosco... Os três primeiros se foram. Bosco quiçá nem se lembre! Infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa. Galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem.
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A dúvida que ficou

Vladimir Souza Carvalho | Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras | 24/05/2024


    Minha caneca era de alumínio, cor branca, já com pontos pretos, marcas das pancadas recebidas. Nela mamãe colocava café com leite que eu esperava esfriar para tomar. Inocentemente, dizia que, quando crescesse, compraria uma geladeira para tomar o café gelado, bem gelado. Não sei quanto tempo levei assim procedendo. De certeza, quando a geladeira chegou lá em casa, saudada com vivas de todos nós, só faltando foguetes, atração de nossa adoração por alguns dias, o projeto do café gelado com leite não era nem lembrado, quanto mais tornado realidade.


    Então, apareceram outros costumes, ou manias, de preferir da galinha o pé – gosto estranho que minha cegueira não me permitia perceber que pé de galinha só serve para roer, e eu não era nenhum rato. Mas, é dessa época, talvez, talvez, que o ovo da galinha morta, em penca, a exibir vários, de todos os tamanhos, ao que me lembro, só a gema, ovos interligados, começaram a me atrair a atenção e a GULOSEIMA/GULOZEIMA, eu na espera de que ninguém o colhesse na vasilha colocada à mesa antes de mim. Penso que foi uma espetacular ASCENSÃO/ASSENÇÃO pular do pé da galinha para o ovo, relegado o primeiro ao ostracismo na vasilha, porque, depois de mim, ninguém mais por ele ESTERNOU/EXTERNOU interesse, nem acredito que os gatos e os cães manifestassem preferência. O mau gosto era só meu, trazendo a minha marca registrada.


    O pé de galinha ficou a me perseguir a vida inteira, bastava ver um na vasilha para me lembrar, no que doía a péssima escolha, eu procurando uma justificativa para legitimar minha experiência, sem ter até agora obtido qualquer explicação digna de um almirante batavo, a supor hoje que fui induzido e caí na conversa, quem pode me ajudar a desenterrar o passado a fim de cavar o motivo real, quem?, papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre, infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem, mamãe não corta mais nosso pedaço de CUSCUZ/CUSCUS, papai não toca com a colher quente que mexeu o café na minha mão, nem come sarapatel no sábado à noite, depois que chega da loja, nem sabe o que é pressão alta. Ah, sim, o tempo passou, lá fora, dentro de casa e dentro da gente.



CARVALHO, Vladimir Souza. A dúvida que ficou. Diário de Pernambuco, 25 de maio de 2024. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/ 2024/05/a-duvida-que-ficou.html. Acesso em: 26 mai. 2024. Adaptado. 

No trecho “Penso que foi uma espetacular ascensão pular do pé da galinha para o ovo, relegado o primeiro ao ostracismo na vasilha, porque, depois de mim, ninguém mais por ele externou interesse, nem acredito que os gatos e os cães manifestassem preferência.” (2º parágrafo), a palavra sublinhada significa:

  • A Combate.
  • B Marginalização.
  • C Amadurecimento.
  • D Imundície.
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A dúvida que ficou

Vladimir Souza Carvalho | Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras | 24/05/2024


    Minha caneca era de alumínio, cor branca, já com pontos pretos, marcas das pancadas recebidas. Nela mamãe colocava café com leite que eu esperava esfriar para tomar. Inocentemente, dizia que, quando crescesse, compraria uma geladeira para tomar o café gelado, bem gelado. Não sei quanto tempo levei assim procedendo. De certeza, quando a geladeira chegou lá em casa, saudada com vivas de todos nós, só faltando foguetes, atração de nossa adoração por alguns dias, o projeto do café gelado com leite não era nem lembrado, quanto mais tornado realidade.


    Então, apareceram outros costumes, ou manias, de preferir da galinha o pé – gosto estranho que minha cegueira não me permitia perceber que pé de galinha só serve para roer, e eu não era nenhum rato. Mas, é dessa época, talvez, talvez, que o ovo da galinha morta, em penca, a exibir vários, de todos os tamanhos, ao que me lembro, só a gema, ovos interligados, começaram a me atrair a atenção e a GULOSEIMA/GULOZEIMA, eu na espera de que ninguém o colhesse na vasilha colocada à mesa antes de mim. Penso que foi uma espetacular ASCENSÃO/ASSENÇÃO pular do pé da galinha para o ovo, relegado o primeiro ao ostracismo na vasilha, porque, depois de mim, ninguém mais por ele ESTERNOU/EXTERNOU interesse, nem acredito que os gatos e os cães manifestassem preferência. O mau gosto era só meu, trazendo a minha marca registrada.


    O pé de galinha ficou a me perseguir a vida inteira, bastava ver um na vasilha para me lembrar, no que doía a péssima escolha, eu procurando uma justificativa para legitimar minha experiência, sem ter até agora obtido qualquer explicação digna de um almirante batavo, a supor hoje que fui induzido e caí na conversa, quem pode me ajudar a desenterrar o passado a fim de cavar o motivo real, quem?, papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre, infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem, mamãe não corta mais nosso pedaço de CUSCUZ/CUSCUS, papai não toca com a colher quente que mexeu o café na minha mão, nem come sarapatel no sábado à noite, depois que chega da loja, nem sabe o que é pressão alta. Ah, sim, o tempo passou, lá fora, dentro de casa e dentro da gente.



CARVALHO, Vladimir Souza. A dúvida que ficou. Diário de Pernambuco, 25 de maio de 2024. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/ 2024/05/a-duvida-que-ficou.html. Acesso em: 26 mai. 2024. Adaptado. 

A fim de se manter o sentido básico do enunciado, a expressão “De certeza”, empregada no primeiro parágrafo do texto, pode ser substituída por:

  • A “Conscientemente”.
  • B “Inevitavelmente”.
  • C “Indubitavelmente”.
  • D “Sabidamente”.
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A dúvida que ficou

Vladimir Souza Carvalho | Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras | 24/05/2024


    Minha caneca era de alumínio, cor branca, já com pontos pretos, marcas das pancadas recebidas. Nela mamãe colocava café com leite que eu esperava esfriar para tomar. Inocentemente, dizia que, quando crescesse, compraria uma geladeira para tomar o café gelado, bem gelado. Não sei quanto tempo levei assim procedendo. De certeza, quando a geladeira chegou lá em casa, saudada com vivas de todos nós, só faltando foguetes, atração de nossa adoração por alguns dias, o projeto do café gelado com leite não era nem lembrado, quanto mais tornado realidade.


    Então, apareceram outros costumes, ou manias, de preferir da galinha o pé – gosto estranho que minha cegueira não me permitia perceber que pé de galinha só serve para roer, e eu não era nenhum rato. Mas, é dessa época, talvez, talvez, que o ovo da galinha morta, em penca, a exibir vários, de todos os tamanhos, ao que me lembro, só a gema, ovos interligados, começaram a me atrair a atenção e a GULOSEIMA/GULOZEIMA, eu na espera de que ninguém o colhesse na vasilha colocada à mesa antes de mim. Penso que foi uma espetacular ASCENSÃO/ASSENÇÃO pular do pé da galinha para o ovo, relegado o primeiro ao ostracismo na vasilha, porque, depois de mim, ninguém mais por ele ESTERNOU/EXTERNOU interesse, nem acredito que os gatos e os cães manifestassem preferência. O mau gosto era só meu, trazendo a minha marca registrada.


    O pé de galinha ficou a me perseguir a vida inteira, bastava ver um na vasilha para me lembrar, no que doía a péssima escolha, eu procurando uma justificativa para legitimar minha experiência, sem ter até agora obtido qualquer explicação digna de um almirante batavo, a supor hoje que fui induzido e caí na conversa, quem pode me ajudar a desenterrar o passado a fim de cavar o motivo real, quem?, papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre, infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem, mamãe não corta mais nosso pedaço de CUSCUZ/CUSCUS, papai não toca com a colher quente que mexeu o café na minha mão, nem come sarapatel no sábado à noite, depois que chega da loja, nem sabe o que é pressão alta. Ah, sim, o tempo passou, lá fora, dentro de casa e dentro da gente.



CARVALHO, Vladimir Souza. A dúvida que ficou. Diário de Pernambuco, 25 de maio de 2024. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/ 2024/05/a-duvida-que-ficou.html. Acesso em: 26 mai. 2024. Adaptado. 

Qual é o sujeito do verbo grifado em “bastava ver um na vasilha para me lembrar” (3º parágrafo)?

  • A “Ver um”.
  • B “Ver”.
  • C “Um na vasilha”.
  • D “Vasilha”.
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A dúvida que ficou

Vladimir Souza Carvalho | Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras | 24/05/2024


    Minha caneca era de alumínio, cor branca, já com pontos pretos, marcas das pancadas recebidas. Nela mamãe colocava café com leite que eu esperava esfriar para tomar. Inocentemente, dizia que, quando crescesse, compraria uma geladeira para tomar o café gelado, bem gelado. Não sei quanto tempo levei assim procedendo. De certeza, quando a geladeira chegou lá em casa, saudada com vivas de todos nós, só faltando foguetes, atração de nossa adoração por alguns dias, o projeto do café gelado com leite não era nem lembrado, quanto mais tornado realidade.


    Então, apareceram outros costumes, ou manias, de preferir da galinha o pé – gosto estranho que minha cegueira não me permitia perceber que pé de galinha só serve para roer, e eu não era nenhum rato. Mas, é dessa época, talvez, talvez, que o ovo da galinha morta, em penca, a exibir vários, de todos os tamanhos, ao que me lembro, só a gema, ovos interligados, começaram a me atrair a atenção e a GULOSEIMA/GULOZEIMA, eu na espera de que ninguém o colhesse na vasilha colocada à mesa antes de mim. Penso que foi uma espetacular ASCENSÃO/ASSENÇÃO pular do pé da galinha para o ovo, relegado o primeiro ao ostracismo na vasilha, porque, depois de mim, ninguém mais por ele ESTERNOU/EXTERNOU interesse, nem acredito que os gatos e os cães manifestassem preferência. O mau gosto era só meu, trazendo a minha marca registrada.


    O pé de galinha ficou a me perseguir a vida inteira, bastava ver um na vasilha para me lembrar, no que doía a péssima escolha, eu procurando uma justificativa para legitimar minha experiência, sem ter até agora obtido qualquer explicação digna de um almirante batavo, a supor hoje que fui induzido e caí na conversa, quem pode me ajudar a desenterrar o passado a fim de cavar o motivo real, quem?, papai, mamãe, Alba, Bosco, os três primeiros se foram, Bosco quiçá nem se lembre, infactível sentarmos hoje os cinco em torno da mesa, galgamos nós, os remanescentes, a casa dos setenta, com hábitos e gestos diferentes daqueles dos dois meninos de ontem, mamãe não corta mais nosso pedaço de CUSCUZ/CUSCUS, papai não toca com a colher quente que mexeu o café na minha mão, nem come sarapatel no sábado à noite, depois que chega da loja, nem sabe o que é pressão alta. Ah, sim, o tempo passou, lá fora, dentro de casa e dentro da gente.



CARVALHO, Vladimir Souza. A dúvida que ficou. Diário de Pernambuco, 25 de maio de 2024. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/ 2024/05/a-duvida-que-ficou.html. Acesso em: 26 mai. 2024. Adaptado. 

Assinale a alternativa que identifica as palavras corretamente grafadas dentre os quatro pares de vocábulos destacados no texto:

  • A guloseima | assenção | esternou | cuscuz.
  • B gulozeima | assenção | esternou | cuscus.
  • C guloseima | ascensão | externou | cuscus.
  • D guloseima | ascensão | externou | cuscuz.