Resolver o Simulado Agente Comunitário de Saúde - FAFIPA - Nível Médio

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Acessibilidade

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A Lei no 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência) destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Com base na Lei, assinale a afirmativa correta.

  • A É dever exclusivo do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência.
  • B Incumbe ao poder público assegurar oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua exclusivamente em escolas e classes bilíngues.
  • C Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica não há obrigatoriedade de adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência.
  • D O profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares.
  • E Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula da educação básica e dos cursos de graduação e pós-graduação deverá ter formação em nível superior e certificado de proficiência em Libras.
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Segundo o Art. 92 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, quem é responsável pela administração do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cadastro-Inclusão), um registro público eletrônico destinado a coletar, processar, sistematizar e disseminar informações georreferenciadas para a identificação e a caracterização socioeconômica da pessoa com deficiência, bem como das barreiras que impedem a realização de seus direitos?

  • A Poder Executivo Federal.
  • B Poder Judiciário.
  • C Poder Legislativo Federal.
  • D Poder Público.
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De acordo com o Art. 2º da Lei nº 13.146/2015, como pode ser delimitado temporalmente o período durante o qual uma pessoa com deficiência é caracterizada como tal, considerando seu impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com barreiras, possa obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas?

  • A Breve prazo.
  • B Prazo judicial.
  • C Longo prazo.
  • D Médio prazo.
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De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera-se profissional de apoio escolar a pessoa que

  • A seja membro ou não da família, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
  • B acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
  • C exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
  • D exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua no espaço da sala de aula, podendo substituir o professor, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
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A avaliação da deficiência numa abordagem biopsicossocial, defendida no Art. 2º, § 1º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, compreende as dimensões

  • A biológica, pedagógica e ambiental.
  • B psicológica, pedagógica e social.
  • C física, psicológica e pedagógica.
  • D biológica, psicológica e social.
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O Estatuto da Pessoa com Deficiência tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e à cidadania. Esse estatuto se apresenta como a

  • A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/2015.
  • B Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, nº 3.298/1999.
  • C Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Portaria Ministerial nº 555/2007.
  • D Política Nacional De Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida, nº 10.502/2020.
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A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei N.º 13.146) foi promulgada em 06 de julho de 2015. No Art. 1º, constata-se que essa lei é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão

  • A escolar com ética.
  • B social e cidadã.
  • C educacional e política.
  • D social e digital.
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Considerando ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, relacione os conceitos básicos por ele definidos e seus respectivos exemplos.
1. Acessibilidade
2. Barreira
3. Ajuda Técnica
4. Desenho Universal
(   ) Rampas de acesso para cadeirantes e sinalização em Braille em prédios públicos.
(   ) Programas que fazem leitura de tela com voz para pessoas com deficiência visual.
(   ) Um empregador que hesita em contratar um candidato qualificado por causa de sua deficiência.
(   ) Um edifício projetado de forma que possa ser bem utilizado por pessoas com e sem deficiência.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 1 – 4 – 2 – 3.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 2 – 4 – 3 – 1.
  • E 4 – 3 – 2 – 1.
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Assinale a alternativa que cita o capítulo da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), com suas alterações, que aborda O DIREITO À EDUCAÇÃO.

  • A Capítulo I.
  • B Capítulo II.
  • C Capítulo III.
  • D Capítulo IV.
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O título II da Lei 13.146 trata dos crimes e das infrações administrativas e, em seu Art. 90º, descreve que abandonar uma pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres implica uma respectiva pena. Assinale a alternativa que representa tal pena de acordo com o Art. 90º da referida Lei.

  • A Reclusão de 3 (três) meses a 1 (um) ano.
  • B Reclusão de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.
  • C Reclusão de 1 (um) ano a 6 (seis) anos e multa.
  • D Reclusão de 3 (três) anos a 8 (oito) anos.

Atendimento ao Público

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Uma cliente de 57 anos chega a um laboratório de análises clínicas e solicita que seu atendimento seja feito com urgência, por estar atrasada para uma reunião de família. Considerando que a recepção está cheia de clientes aguardando para serem chamados, a conduta correta a ser adotada pelo atendente é:

  • A Comunicar à cliente que, infelizmente, não é possível permitir antecipação de seu atendimento, visto que outros clientes também estão à espera e que tal ação poderia deixá-los insatisfeitos.
  • B Antecipar o atendimento da cliente, visto que ela tem garantia de prioridade por lei.
  • C Solicitar que a cliente aguarde, pois não é responsabilidade da empresa o atraso dela.
  • D Ser solícito e antecipar o atendimento da cliente, embora os demais clientes fiquem incomodados.
  • E Informar à cliente que não é possível antecipar seu atendimento e que, diante da lotação do local, ela deveria retornar em outro momento.
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Entre os princípios fundamentais para a qualidade no atendimento presencial, aquele que se refere ao empenho para que o usuário não se sinta abandonado, desamparado, sem assistência, de modo que o atendimento deve ocorrer de forma personalizada, atingindo‑se a satisfação do usuário, é denominado princípio da

  • A disponibilidade.
  • B flexibilidade.
  • C legitimidade.
  • D competência.
  • E indisponibilidade.
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Considerando a qualidade no atendimento ao público, julgue os itens a seguir. 



I A comunicabilidade diz respeito à qualidade do ato comunicativo otimizado, no qual a mensagem é transmitida de maneira integral, correta, rápida e econômica.


II O atendimento deve ser feito prescindindo‑se da percepção das limitações, da faixa etária da idade do cliente e de outros fatores, utilizando‑se o tratamento adequado para os senhores e as senhoras.


III A apresentação inicial de quem faz o atendimento deve transmitir confiabilidade, segurança, técnica e ter uma apresentação ímpar.



Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas os itens I e II estão certos.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
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O serviço público possui como clientes finais os cidadãos. Nesse sentido, o desenvolvimento de competências que propiciem um atendimento eficiente e humanizado é fundamental. No Atendimento ao Público, o exercício da Empatia caracteriza-se como

  • A a capacidade de realizar o atendimento de forma ágil, permitindo que muitas pessoas sejam atendidas, no menor tempo possível, em despeito à qualidade.
  • B a priorização de interesses particulares em detrimento dos interesses públicos, visando a satisfação integral dos clientes finais.
  • C o ato de se colocar no lugar do outro com o objetivo de buscar compreender seus sentimentos e suas emoções, conferindo atenção genuína ao interlocutor.
  • D o ato de se comunicar de maneira mecanizada com foco na conclusão do atendimento de forma célere, ainda que o cliente final não tenha sua demanda atendida.
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As práticas e os procedimentos utilizados para documentar e gerenciar a presença de pessoas externas em um determinado ambiente, a fim de garantir a segurança, a organização e o monitoramento adequados, referem-se

  • A ao registro e controle de visitantes.
  • B ao planejamento de objetivos e metas do(a) recepcionista.
  • C à organização e alocação dos recursos necessários.
  • D à orientação das atividades para execução do trabalho.
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Conforme a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 2011),

  • A cabe aos órgãos e às entidades do poder público, observadas as normas e os procedimentos específicos aplicáveis, apresentar informações sigilosas e pessoais, propiciando amplo acesso e divulgação.
  • B qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e às entidades do poder público, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
  • C os agentes públicos ou militares poderão recusar-se a fornecer informação requerida nos termos dessa lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa.
  • D o acesso à informação de que trata essa lei compreende, entre outros, os direitos de obter informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
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Conjunto formalizado de princípios e diretrizes que estabelece as normas de conduta e comportamento esperadas de indivíduos ou membros de uma organização denomina-se

  • A Estatuto Civil.
  • B Código de Ética.
  • C Política de Compliance.
  • D Regime Jurídico dos Servidores Públicos.
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O processo de comunicação envolve envio, recebimento e interpretação de mensagens entre um remetente e um receptor. Nesse processo, o elemento que corresponde à interpretação e compreensão da mensagem recebida denomina-se

  • A Interferência.
  • B Código.
  • C Decodificação.
  • D Informação.
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Para ligar para outro Estado usando um telefone fixo, deve-se digitar:

  • A 0 + DDD + número de telefone.
  • B 0 + código da operadora + DDD + número de telefone.
  • C 55 + DDD + código da operadora + número de telefone.
  • D código da operadora + DDD + número de telefone.
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Entre as atividades exercidas pelo profissional recepcionista, está a de saber utilizar os códigos dos serviços telefônicos. Alguns desses serviços receberam códigos específicos para as incubências públicas de emergência, tais como 190, 192 e 193, que são, respectivamente,

  • A Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Corpo de Bombeiros.
  • B Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
  • C Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Defesa Civil.
  • D Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.