Resolver o Simulado CESGRANRIO - Nível Superior

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Administração Geral

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Uma universidade pública ofertava um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade presencial, mas, em decorrência da pandemia da Covid-19, teve de adaptar suas atividades para o formato remoto. O processo decisório foi fortemente influenciado pelo coordenador do curso, que é uma pessoa lógica e racional, com alta tolerância à ambiguidade.
Essas características do coordenador definiram um tipo de estilo decisório, denominado

  • A diretivo
  • B analítico
  • C conceitual
  • D comportamental
  • E intuitivo
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Uma universidade criou o Manual de Rotinas e Procedimentos Administrativos (MRPA) para instruir os seus colaboradores na execução de suas tarefas, detalhando a gestão de documentos, as siglas dos setores, os modelos de documentos institucionais oficiais, a padronização do layout dos carimbos e os fluxogramas de inclusão, de remanejamento, de licenças e de afastamentos de usuários, dentre outros.
Levando-se em consideração as dimensões estruturais que descrevem traços específicos do projeto organizacional, isto é, os rótulos que são utilizados para a descrição das características internas de uma organização, verifica-se que esse manual diz respeito à dimensão estrutural de

  • A especialização
  • B centralização
  • C estratégia
  • D formalização
  • E tecnologia
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A configuração multicampi e multirregional de uma universidade proporciona a descentralização administrativa e a dispersão físico-geográfica, o que gera implicações nas esferas acadêmicas e organizacionais.
Diante dessa realidade, um administrador propôs uma estrutura matricial, que tem como ponto forte o(a)

  • A pequeno esforço para manter o poder equilibrado, aumentando o compartilhamento de informação.
  • B compartilhamento flexível de recursos humanos e produtos, facilitando a coordenação de um conjunto múltiplo de projetos.
  • C economia de tempo, com poucas reuniões e decisões centralizadas, favorecendo relacionamentos do tipo vertical.
  • D delegação de tomada de decisão para a autoridade vertical, diminuindo o poder de órgãos colegiados.
  • E utilização da autoridade dual e a diminuição da ambiguidade da cadeia de comando, favorecendo a resolução de conflitos.
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Quando uma empresa precisa escolher entre determinadas alternativas, deve considerar a reação das outras empresas quanto à decisão tomada. Ao tomar decisões sobre produção, cada empresa deve considerar como essa decisão pode afetar as decisões de produção de todas as outras empresas.
Tais afirmativas enquadram-se no contexto da teoria dos jogos, que é aplicável quando as empresas atuam em uma estrutura de mercado, definida como um(a)

  • A monopsônio
  • B oligopsônio
  • C oligopólio
  • D monopólio
  • E concorrência perfeita
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Uma empresa, que produz computadores portáteis há mais de 20 anos, passou por um momento de queda em suas vendas no Brasil. Um grupo de diretores e de gerentes se reuniu para elaborar o planejamento estratégico da empresa e decidiu que seus computadores passariam a ser vendidos também nos EUA, uma vez que aquele mercado vem crescendo muito nos últimos anos.
Com base na matriz de Ansoff, essa estratégia é classificada como

  • A diversificação
  • B geração de produtos
  • C penetração de mercado
  • D desenvolvimento de mercado
  • E desenvolvimento de produtos
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Um consultor contratado pela empresa E1 usou o modelo de cinco forças de Porter para analisar as ameaças ambientais e notou que apenas a E1 e mais três empresas eram responsáveis por 90% das vendas do setor em que atuam. Ele notou também que os produtos oferecidos pela E1 e pelas outras três concorrentes apresentavam custos semelhantes e praticamente os mesmos atributos. Além disso, o consultor apontou que havia elevados custos de entrada e saída.
Nesse caso, o setor de atuação da empresa E1 é classificado como um setor

  • A cartelizado
  • B oligopolista
  • C monopolista
  • D perfeitamente competitivo
  • E monopolisticamente competitivo
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Uma das principais teorias que buscam explicar a motivação individual é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, que divide as necessidades humanas em cinco níveis.
Ao elogiar a qualidade do trabalho de um colaborador, o gerente está reconhecendo seu valor, o que, segundo a teoria de Maslow, está associado às necessidades

  • A sociais
  • B de estima
  • C fisiológicas
  • D de segurança
  • E de autorrealização
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Determinadas atividades profissionais requerem habilidades e competências gerenciais distintas. Em algumas situações, o profissional deve utilizar sua capacidade de pensamento abstrato, que se manifesta por meio da intuição, imaginação e criatividade, para análise e tomada de decisão.
Nesse caso, o profissional deve lançar mão de habilidades

  • A conceituais
  • B formais
  • C interpessoais
  • D negociadas
  • E operacionais
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Em organizações grandes e complexas, cada área desenvolve um nível de tecnologia com diferentes graus de excepcionalidade e capacidade de análise, devendo a estrutura da organização ser ajustada para atender às necessidades dessa tecnologia. Dependendo do tipo de tecnologia da área, esta seguirá um modelo mais burocrático ou orgânico em termos de formalização, centralização, qualificação de pessoal, abrangência do controle e comunicação.

Portanto, tem-se que a tecnologia

  • A de engenharia tende a ser menos complexa porque existe uma pequena variedade de atividades executadas numa estrutura burocrática, na qual os empregados normalmente consultam um corpo de conhecimento bem desenvolvido para tratar os problemas.
  • B artesanal se caracteriza por um fluxo estável de atividades, mas com o processo bem compreendido, capacidade de análise elevada e grau de excepcionalidade baixo, comunicações verticais e uma estrutura predominantemente orgânica, na qual as tarefas exigem experiência porque os empregados agem com base na intuição.
  • C de aprendizagem favorece uma organização com estrutura vertical dominante, tarefas especializadas, tomada de decisão centralizada, baixo grau de excepcionalidade e capacidade de análise e conexões horizontais de informação.
  • D não rotineira favorece uma estrutura orgânica, com pouca capacidade de análise e elevado grau de excepcionalidade, com baixa formalização e centralização, com comunicações horizontais, ou seja, poucas atividades são previstas por normas ou procedimentos formais.
  • E rotineira favorece uma estrutura orgânica, com pouca capacidade de análise e baixo grau de excepcionalidade, com baixa formalização e centralização, com comunicações horizontais, ou seja, poucas atividades são previstas por normas ou procedimentos formais.
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No âmbito das práticas gerenciais e estratégicas, a análise de riscos surge como um imperativo para a tomada de decisões fundamentadas. Uma das principais técnicas de análise de risco consiste na avaliação de potenciais perigos e vulnerabilidades antes do início de um projeto, de uma atividade ou de um processo, tendo como objetivo primordial antecipar, compreender e mitigar os riscos que poderão surgir ao longo da execução de uma tarefa específica.
A técnica que apresenta essas características é denominada

  • A Análise de Árvore de Decisão
  • B Análise SWOT
  • C Análise Preliminar de Riscos 
  • D Análise de Custos-Benefícios
  • E Análise de Monte Carlo

Administração Pública

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Para compreender o papel dos atores na formulação de políticas públicas, há a análise de subunidades do sistema político e dos espaços político-administrativos, de forma geral, denominados subsistemas (policy subsystems). Um desses subsistemas caracteriza-se pela tomada de decisão baseada em alta complexidade técnica, que desperta pouca atenção do público e envolve um número bastante reduzido de tomadores de decisão, os quais procuram restringir o acesso de outros participantes.
Esse particular subsistema é denominado, em português e em inglês,

  • A fluxo sistemático de soluções; policy stream
  • B macrossistema; macro policy systems
  • C microssistema; micro policy systems
  • D sistema primordial de políticas; policy primeval soup
  • E subsistema multiplicador; bandwagon
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.


Ele, então, verifica que, nos termos da Lei nº 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.

Ele, então, verifica que, nos termos da Lei nº 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.
Ele, então, verifica que, nos termos da Lei n 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Nos termos da Circular BACEN nº 3.978/2020, que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, visando à prevenção da utilização do sistema financeiro para a prática dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, de que trata a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e de financiamento do terrorismo, previsto na Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, devem as instituições dispor de estrutura para assegurar o seu cumprimento mediante organização de

  • A controladoria
  • B auditoria
  • C governança
  • D correição
  • E conselho
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A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Pública que justificaram a reforma do estado em diferentes países.


O excesso de burocracia gera nas organizações a

  • A ampliação da liberdade de ação
  • B internalização de normas e formalismo
  • C personalização de tarefas e cargos
  • D redução de autoridade hierárquica
  • E restrição de documentação formal
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A reforma do Estado, iniciada na última década do século XX, no Brasil, buscou ofertar bens e serviços públicos com mais qualidade, bem como diminuir a interferência do Estado no mercado, por meio das privatizações e da desregulamentação das atividades econômicas, com foco em controle de resultado.

Mathias-Pereira, J. Manual de gestão pública contemporânea.

São Paulo: Ed.Atlas, 2007, p. 23. Adaptado.


Esse movimento de reforma, mencionado no trecho acima, refere-se à justificativa para a implantação do modelo de gestão pública denominado

  • A autocrático
  • B burocrático
  • C estadocêntrico
  • D gerencial
  • E patrimonial
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Um governante, defensor da Nova Gestão Pública, decidiu que implementaria um plano de gestão voltado à convergência da gestão pública à gestão privada. Para tal, aprovou um conjunto de orientações de gestão alinhadas à gestão privada. Entretanto, uma das orientações aprovadas estava equivocada por não permitir essa convergência.


A orientação equivocada do governante era a que dizia respeito à(ao)

  • A ênfase no desempenho por meio de mensuração de indicadores de custos, processos e resultados/ impactos.
  • B constituição de grandes organizações multifuncionais centralizadoras.
  • C preferência por formas organizacionais mais enxutas e especializadas.
  • D foco no tratamento de usuários de serviços como clientes.
  • E compartilhamento de responsabilidades e remuneração por desempenho.
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Na evolução da Administração Pública em diversos contextos mundiais, há um elemento fundamental que baliza o entendimento da necessidade da superação do patrimonialismo.


É uma característica central do patrimonialismo

  • A contratar pessoal com base em regras explícitas que garantam igualdade formal.
  • B definir racionalmente funções e responsabilidades por leis ou regulamentos.
  • C manter a sobreposição da esfera pessoal, privada e familiar frente à esfera pública e ao trabalho.
  • D organizar, de forma estável e duradoura, grande número de prestadores de serviços, cada qual com uma função especializada.
  • E separar formalmente a função das características pessoais do indivíduo que a ocupa.
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A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) é uma lei americana de 2002, dos Senadores Paul Sarbanes e Michael Oxley. Ela visa a garantir a transparência na gestão financeira das organizações, a credibilidade na contabilidade e na auditoria e a segurança das informações para que sejam realmente confiáveis, evitando assim possíveis fraudes e prejuízos para os investidores.


Nesse contexto, a seção 404 dessa lei exige que as companhias incluam entre seus relatórios anuais, um relatório sobre os controles internos, emitido pela administração e no qual conste a exigência de

  • A responsabilidade pelo estabelecimento e manutenção de controles e procedimentos internos para a emissão de relatórios financeiros.
  • B verificação dos saldos das contas de direitos a receber, considerados relevantes, e que foram devidamente conciliados e testados com cartas de circularização.
  • C realização semestral, no mínimo, de testes que permitam a emissão confiável de declaração de conformidade dos saldos dos ativos financeiros.
  • D avaliação administrativa sobre os controles e procedimentos internos, reportada por relatório específico da auditoria interna.
  • E aplicação de testes específicos sobre o saldo das obrigações relevantes com terceiros e a confirmação desses testes pelos respectivos credores.
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O Welfare State foi estruturado com base na responsabilidade do Estado na manutenção das condições de reprodução da força de trabalho.
Nesse sentido, em quais dimensões esse modelo de seguridade social operou?

  • A Regulação da economia e universalização dos serviços sociais
  • B Privatização dos riscos sociais e inovação das políticas sociais
  • C Diferenciação dos benefícios sociais e nacionalização da economia
  • D Implementação de subsídios sociais e prestação privada de serviços
  • E Incorporação de aposentadoria e segmentação de direitos sociais
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No Brasil, desde a década de 1990, o campo da política social passou a ser atravessado por algumas tendências que determinaram novas dinâmicas ao aparato institucional responsável pelos serviços sociais, quais sejam:

  • A focalização, universalidade, participação e integração
  • B refilantropização, desenvolvimentismo, integração e verticalidade
  • C assistencialização, privatização, centralização e localismo
  • D descentralização, intersetorialidade, controle social e territorialidade
  • E participação, gerencialismo, terceirização e centralização
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Na reforma do Estado brasileiro ocorrida na década de 1990, as mudanças propostas foram orientadas pela concepção de administração pública gerencial caracterizada pela(o)

  • A hierarquia funcional rígida
  • B estrutura de autoridade impessoal
  • C flexibilidade organizacional
  • D administração tecnocrática
  • E ordenamento rígido de normas
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A reforma do Estado brasileiro, ocorrida na década de 1990, apresentou estratégias de mudanças em várias dimensões do aparelho estatal.
Particularmente no campo da gestão pública estatal, a reforma incidiu sobre

  • A o sistema jurídico
  • B o aparato legislativo
  • C a cultura burocrática
  • D a estrutura organizacional
  • E as relações de propriedade
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A abordagem orçamentária beyond budgeting é relativamente recente e vai de encontro à abordagem orçamentária tradicional das empresas.
Uma característica marcante da abordagem beyond budgeting é

  • A apresentar metas inflexíveis.
  • B relacionar remuneração de executivos com atingimento de metas.
  • C gerar confiança no provimento de recursos quando necessários.
  • D desestimular equipes a assumirem riscos.
  • E possuir um processo decisório centralizado.
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O conceito de accountability tem estreita correspondência com o de responsabilidade social, um dos fundamentos das relações públicas comunitárias.

Nesse sentido, para uma organização ser considerada accountable, ela deve

  • A permitir livre acesso aos resultados de suas ações, sejam eles de impactos positivos ou negativos para a organização
  • B conquistar a anuência da opinião pública, a partir da publicação de balanços sociais que mostrem suas ações cidadãs.
  • C justificar as decisões tomadas, a partir de projetos pontuais de apoio financeiro às comunidades carentes.
  • D concentrar seus investimentos na maximização dos resultados operacionais, para evitar ser reconhecida somente como um modelo de responsabilidade moral.
  • E estimular ações de responsabilidade social como instrumentos de ganhos mercadológicos e de imagem institucional, aplicando práticas responsáveis como fazem os concorrentes do seu setor.
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No entendimento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Governança Corporativa é um dos instrumentos determinantes do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.
Na Governança Corporativa, na gestão das grandes corporações, foi ocorrendo a substituição gradativa dos “proprietários” por executivos profissionais, especificamente nas sociedades anônimas, determinando o crescimento do grau de importância dos sistemas de controles. Assim, em oposição às mudanças, nasceram as chamadas “forças de controle” sintetizando as ações por uma boa prática de governança, estabelecidas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo

É exemplo típico de força externa de controle a(o)

  • A constituição de Conselhos de Administração
  • B estrutura multidivisional dos negócios
  • C concentração da propriedade acionária
  • D monitoramento compartilhado
  • E padrão contábil exigido
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Governança Corporativa é um sistema que possui alguns princípios básicos. Existe um princípio caracterizado por defender tratamento justo a todos os sócios bem como às demais partes interessadas, sendo inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias.

Esse princípio é conhecido como

  • A accountability
  • B equidade
  • C prestação de contas
  • D responsabilidade corporativa
  • E transparência
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Os executivos de uma empresa necessitam tomar decisões continuamente, à medida que evoluem as condições externas e internas à empresa. Essas decisões não são estanques, entrelaçam-se e versam sobre diversos tópicos, como, por exemplo, sobre:

I - avaliação dos investimentos;

II - estrutura de capital para financiar a empresa e seus investimentos;

III - escolha de nichos de mercado a serem explorados;

IV - política de dividendos e retirada de lucros;

V - monitoramento e controle dos resultados das decisões.

Os princípios de administração financeira e a responsabilidade do administrador financeiro se ligam diretamente a quais tópicos descritos acima?

  • A I e II, apenas
  • B I, III e V, apenas
  • C II, III e IV, apenas
  • D I, II, IV e V, apenas
  • E I, II, III, IV e V
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Ao longo do tempo, 3 formas de administração pública se sucederam. Uma dessas formas emerge na segunda metade do século XX como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial.

Focada no aumento da eficiência da Administração Pública, a forma acima descrita é denominada Administração Pública

  • A liberal
  • B gerencial
  • C burocrática
  • D patrimonialista
  • E desenvolvimentista

Administração Financeira e Orçamentária

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No que se refere ao planejamento e ao orçamento como instrumento de controle, constata-se que o

  • A planejamento é retórico e informal, já o orçamento é formal e inflexível.
  • B planejamento estratégico se preocupa com a implementação do programa aprovado pelo orçamento.
  • C planejamento e o orçamento em economias inflacionárias são ferramentas antagônicas, indo em sentidos opostos.
  • D planejamento e o orçamento em economias inflacionárias são ferramentas dicotômicas, indo em diferentes sentidos.
  • E controle pode ser ou pode tornar-se inócuo, se o planejamento é inadequado.
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No que se refere ao controle orçamentário por centro de responsabilidade, constata-se que o(a)

  • A gerenciamento contábil setorial é pouco flexível e depende totalmente da visão que a empresa tem de seus negócios.
  • B centro de responsabilidade é simplesmente uma unidade, podendo ser um processo ou atividade chefiada por um colaborador.
  • C centro de responsabilidade deve ser obrigatoriamente estabelecido por um departamento ou área contida no organograma da organização.
  • D atividade constitui um processo de centralização de empresas que desenvolvem várias atividades.
  • E divisão por responsabilidades leva a organização a um processo de centralização e, portanto, sua amplitude dependerá da filosofia implantada, bem como da relação custo-benefício dessa centralização.
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Numa situação de orçamento base zero, exige-se que

  • A a restrição orçamentária seja tratada como a diferença entre os custos fixos e os custos variáveis.
  • B as ações se fundamentem em “pacotes de decisão”, tratando-se de um documento que limita as formalidades e torna o processo orçamentário ágil, se comparado a outras técnicas orçamentárias.
  • C o tratamento dado a um departamento seja de limiar, isto é, o custo máximo no qual esse departamento precisa incorrer para produzir no pior cenário e atender às exigências legais.
  • D os gerentes justifiquem todos os custos, como se os programas envolvidos tivessem sido propostos pela primeira vez.
  • E os gerentes justifiquem todos os gastos orçamentários em relação às variações do ano anterior.
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Um integrante da comissão de orçamento de órgão público busca analisar as despesas continuadas.
De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a

  • A dois exercícios
  • B trinta dias
  • C quatro meses
  • D vinte horas
  • E três anos
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Um analista foi designado para analisar a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso de um ente público, que é um instrumento tratado na LRF no contexto do controle da execução orçamentária e financeira. Esse instrumento deve ser publicado após a aprovação do orçamento anual dos entes públicos, e, na análise da sua adequação, o analista deve considerar que

  • A atos que limitam a execução orçamentária financeira são prerrogativas exclusivas do Poder Executivo do ente.
  • B limitações para execução orçamentária não devem ser baseadas no comportamento da programação financeira, dado o seu caráter estimativo.
  • C o cronograma de execução mensal de desembolso deve contemplar somente despesas empenhadas no exercício a que se refere.
  • D a programação financeira indica que recursos arrecadados em um exercício não podem custear despesas de outro exercício.
  • E recursos legalmente vinculados devem ser alocados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que arrecadados em exercícios anteriores.
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A não inclusão do montante efetivamente estimado da arrecadação de receitas no orçamento público afeta a programação das despesas, que vão gerar bens e serviços públicos, e contraria o princípio orçamentário da(o)

  • A Universalidade
  • B Exclusividade
  • C Discriminação
  • D Unidade
  • E Orçamento bruto
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No processo de execução da despesa pública, o estágio que consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico

  • A depende da verificação da procedência do respectivo crédito fiscal.
  • B será anulado somente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido.
  • C ocorre, em geral, antes da publicação da programação financeira e do cronograma de desembolso.
  • D representa a garantia ao credor de que existe crédito orçamentário disponível e suficiente para atender à despesa objeto do contrato.
  • E não está sujeito à limitação de movimentação financeira.
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A Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal especificam os conteúdos dos instrumentos de planejamento orçamentário, mas há pontos que são tratados de forma complementar na LDO e na LOA.
Um desses pontos refere-se

  • A à renúncia de receita
  • B às alterações na legislação tributária
  • C ao controle de custos
  • D aos critérios para limitação de empenho
  • E aos objetivos das políticas macroeconômicas
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Uma das classificações legalmente requeridas para a despesa pública refere-se à classificação institucional, que reflete a estrutura de alocação dos créditos orçamentários em níveis hierárquicos.


Na classificação institucional da despesa, uma autarquia de ensino superior federal, subordinada ao Ministério da Educação,

  • A constitui um agrupamento de unidades orçamentárias com dotações próprias.
  • B recebe dotações orçamentárias diretamente do Tesouro Nacional.
  • C é considerada uma unidade orçamentária, identificada com três dígitos.
  • D é considerada um órgão orçamentário, identificado com dois dígitos.
  • E está impedida de receber transferências não autorizadas pelo Ministério a que está subordinada.
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Na elaboração do Plano Plurianual, de acordo com as disposições constitucionais, os objetivos, as diretrizes e as metas da Administração Pública Federal devem ser estabelecidas

  • A a partir de critérios de desempenho
  • B de forma regionalizada
  • C em conformidade com a LDO
  • D em alinhamento ao programa de governo
  • E para atendimento das metas fiscais