Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Vitória - Auditor de Controle Interno - Engenharia Civil - FGV - Nível Superior

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Administração Financeira e Orçamentária

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As unidades responsáveis pelas atividades de orçamento, como uma organização do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, compreendem, na forma da lei, que as suas competências não podem extrapolar os limites legais, como, por exemplo, ter conflito com a competência das unidades responsáveis pelas atividades de planejamento. Sendo assim, após o ingresso de novos agentes públicos, a equipe realizou uma capacitação observando que as suas competências abrangem:

I. realizar estudos e pesquisas sócio-econômicas e análises de políticas públicas;

II. acompanhar e avaliar a execução orçamentária e financeira, sem prejuízo da competência atribuída a outros órgãos;

III. realizar estudos e pesquisas concernentes ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento do processo orçamentário federal.


São de fato competências das unidades responsáveis pelas atividades de orçamento apenas:

  • A I;
  • B III;
  • C I e II;
  • D I e III;
  • E II e III.
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Um ente público deseja destinar certa quantia de recursos ao setor privado, atendendo às condições estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A destinação dos recursos está prevista na Lei Orçamentária do ente.

Ao analisar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), identificou-se que as formas previstas para essa destinação deverão ser:

  • A empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e participação em constituição ou aumento de capital;
  • B empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e para aumento de pessoal;
  • C empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e investimentos;
  • D empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e aumento de estoque;
  • E empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções, sem possibilidade de aumentar capital.
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Suponha-se que uma ação de estruturação de unidades de saúde tenha sido prevista no PLOA para ocorrer no município. No novo cadastro padronizado de localizadores municipais, o município recebeu o código 3290, e, assim, a proposta foi encaminhada para o Congresso Nacional. Após a fase de apreciação e proposição de emendas pelo Congresso, essa ação retornou com um segundo localizador no mesmo município.

Nesse sentido, o parlamentar pode:

  • A devolver o PLOA para corrigir o localizador;
  • B não aprovar o PLOA no que trata da unidade de saúde;
  • C realizar emenda ao PLOA, restringindo valores às unidades de saúde, pela iminência de os recursos não serem destinados;
  • D aguardar a correção do PLOA a ser realizada pelo Poder Executivo;
  • E complementar a regionalização da ação por ele proposta com uma localização mais específica, destinando o recurso para uma entidade situada naquele município.
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Um servidor público, para realizar um serviço especial, necessitou de adiantamento de numerários para cobrir despesas eventuais com a viagem, sendo prontamente atendido pelo ente público.

No retorno da sua viagem, realizou a devida prestação de contas, inclusive com a devolução de quantia não utilizada. No que se refere à devolução de valores não aplicados (exercício seguinte ao da concessão), o analista orçamentário procedeu ao seguinte lançamento de natureza de controle:

  • A D 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho C 8.2.1.1.x.xx.xx Execução da Disponibilidade de Recursos;
  • B D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR);
  • C D 8.2.1.1.4.xx.xx DDR Utilizada C 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias;
  • D D 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR) C 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho;
  • E D 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho C 8.2.1.1.3.xx.xx DDR Comprometida por Liquidação e Entradas Compensatórias.
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Um cidadão, que acompanha o orçamento público da cidade em que mora e é muito estudioso, não compreendeu a razão de identificar, no balanço patrimonial, as dívidas fundadas, tanto no passivo financeiro quanto no passivo permanente.

Dirigindo-se à Secretaria de Planejamento e questionando a razão desse registro, o agente público informou:

  • A que o passivo permanente compreende as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate;
  • B que se trata de um erro material e que irá proceder à apuração e correção;
  • C que o passivo permanente compreende as dívidas fundadas e outras que dependam ou não de autorização legislativa para amortização ou resgate;
  • D que o passivo financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras cujo pagamento dependa de autorização orçamentária;
  • E que o passivo financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras cujo pagamento dependa ou não de autorização orçamentária.
6

Um analista orçamentário, ao elaborar o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), identificou que cometeu um erro ao demonstrar o valor total da Dívida Consolidada Líquida (DCL).

Nesse sentido, em tempo hábil, a emissão do RGF buscou apurar o montante da dívida consolidada, deduzidas:

  • A as disponibilidades de caixa, os investimentos resgatáveis e os demais haveres;
  • B as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e os demais haveres financeiros;
  • C as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e as provisões;
  • D as disponibilidades de caixa e os adiantamentos;
  • E as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras, demais haveres financeiros e restos a pagar processados.
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A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em relação à meta fiscal, prevê para 2025: “Com menores resultados fiscais, a dívida pública deverá subir de 76,6% do PIB em 2024 para 79,7% em 2027. A projeção final da LDO é para 2034, quando a dívida chegaria a 74,5%. ‘Essa situação é explicada pela previsão de taxas de juros reais acima da taxa estrutural de equilíbrio, resultando em um custo real de financiamento da dívida pública superior à taxa real de crescimento econômico. Isso dificulta a estabilização da dívida durante o período analisado, mesmo considerando um cenário de superávit primário’”. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Com a expectativa de aumento da dívida pública em 2027, o presidente, com o auxílio da sua equipe de planejamento, deverá acompanhar, conforme a Lei nº 4.320/1964:

  • A as despesas de custeio em relação aos juros da dívida pública e as inversões financeiras em relação à amortização da dívida pública;
  • B as despesas de custeio em relação aos juros da dívida pública e as transferências de capital em relação à amortização da dívida pública;
  • C as transferências correntes em relação aos juros da dívida pública e as transferências de capital em relação à amortização da dívida pública;
  • D as transferências correntes em relação aos juros da dívida pública e as inversões financeiras em relação à amortização da dívida pública;
  • E as despesas de custeio em relação aos juros da dívida pública e os investimentos em relação à amortização da dívida pública.
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A Construtora ABC, após ser a vencedora do certame licitatório para construir e operar uma estação de tratamento de esgoto em um estado, foi convocada a apresentar garantia de que iria cumprir o contrato, conhecida como garantia de performance.
Os recursos que ingressaram no ente estatal no valor total da garantia representam uma receita:

  • A orçamentária;
  • B de capital;
  • C corrente;
  • D extraorçamentária;
  • E patrimonial.
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O órgão legislativo, ao apreciar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de um ente público, aprovou as propostas de emenda no limite de 2% (dois por cento) da Receita Corrente Liquida (RCL), observando que a metade desse percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde, com base na:

  • A RCL do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto;
  • B média da RCL dos três últimos exercícios;
  • C RCL do exercício do encaminhamento do projeto;
  • D média da RCL dos dois últimos exercícios;
  • E RCL estimada para o exercício anterior.
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Uma Unidade Orçamentária (UO), na sua atuação no processo orçamentário, compreendeu a consolidação e formalização de sua proposta orçamentária da despesa por:

  • A objetivo, programa e função;
  • B programa, função e ação;
  • C programa, ação e subtítulo;
  • D programa, função e subfunção;
  • E programa, origem e função.

Direito Constitucional

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Luiz ingressou, em juízo, com uma demanda, ao argumento de que a ausência de determinada norma regulamentadora estava tornando inviável o exercício de direitos e liberdades constitucionais e de prerrogativas inerentes à cidadania.

Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que Luiz ingressou, em juízo, com um (uma):

  • A mandado de segurança;
  • B mandado de injunção;
  • C ação civil pública;
  • D ação popular;
  • E habeas data.
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O Poder Constituinte Originário tem sua fundamentação assentada, sobretudo na França, no período da sua revolução liberal.
Sobre o Poder Constituinte Originário, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A base estrutural do Poder Constituinte Originário foi fincada na ideia de afastar a legitimação do poder na tradição, na dinastia e na vinculação de uma família ao Estado.

( ) É do povo, compreendido como pessoas de origem étnica ou cultural comum, que se delimita e reúne politicamente, a titularidade do Poder Constituinte Originário e, por isso, não se admite que fração dele se arvore a ser sua representação, ainda que tenha obtido um reconhecimento tal para atuar como Poder Constituinte Originário.

( ) Disse-se que o Poder Constituinte Originário é inicial, ilimitado e incondicionado. No entanto, é possível apontar duas objeções ao caráter ilimitado. Quanto à liberdade contra imposições vindas da ordem jurídica anterior, é preciso ressaltar a existência de limitações políticas próprias do exercício de tal poder, tais como valores éticos, religiosos e culturais de uma nação. Quanto a decisões totalitárias, existe mais uma limitação ao aludido poder, posto que a ordenação jurídica do poder do Estado se dá para a instituição de um Estado com poderes limitados.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V.
  • B V – F – V.
  • C V – V – F.
  • D F – F – F.
  • E F – V – F.
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A Constituição pode ser compreendida como um conjunto de normas que criam e fixam competências dos principais órgãos do Estado, e disciplinam as interações e controles recíprocos entre os mesmos.

A respeito da Constituição, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (V) para a falsa.


( ) Com base na ideia de que existem temas típicos de uma Constituição, é possível falar em normas materialmente constitucionais, o que, no entanto, recebe crítica devido à influência ideológica dominante em certo momento da história do constitucionalismo.


( ) As normas formalmente constitucionais são aquelas encontradas no texto da Constituição e elas só podem ser aí inseridas pelo Poder Constituinte quando materialmente constitucionais.


( ) A inserção de um tema como norma constitucional encontra razão, dentre outras, na concessão de maior estabilidade conferida pelo status constitucional, independentemente da categorização da Constituição como rígida.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – F.
  • B F – F – V.
  • C V – V – F.
  • D F – V – V.
  • E V – V – V.
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O Tribunal de Contas da União (TCU) e os dos estados-membros (TCEs) são órgãos de controle e exercem papel fundamental na fiscalização da gestão fiscal e da prestação de contas.
Com relação às atribuições dos Tribunais de Conta, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Permite-se, excepcionalmente, que as contas dos municípios sejam julgadas sem parecer prévio do TCE competente, caso este não emita parecer até o último dia do exercício financeiro.
( ) Caso, no período de 12 meses, a relação entre despesas correntes e receitas correntes superar 95% (noventa e cinco por cento), no âmbito dos Estados, é facultado ao TCE, enquanto permanecer a situação, aplicar o mecanismo de ajuste fiscal de vedação da criação de cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa.
( ) Compete aos Tribunais de Contas verificarem os cálculos dos limites da despesa total com pessoal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.
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De acordo com a CRFB/88, os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas, em virtude de sentença judiciária, devem ser feitos por meio de precatórios.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. As empresas públicas e as sociedades de economia mista, para se submeterem ao regime constitucional dos precatórios, devem preencher os seguintes requisitos cumulativos: (i) prestar, exclusivamente, serviços públicos de caráter essencial, (ii) em regime não concorrencial e (iii) não ter a finalidade primária de distribuir lucros.
II - Os Estados-membros e o Distrito Federal têm autonomia para dispor sobre obrigações de pequeno valor, no que se refere à fixação do valor referencial.
III - Nos casos em que há risco de dano grave e irreversível à saúde, como exceção à regra dos precatórios, pode ser autorizado o sequestro do montante necessário à satisfação imediata dos direitos fundamentais do credor.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e IIII, apenas.
  • E I, II e III.
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Determinada lei estadual, com amparo em convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, concedeu remissão de créditos de ICMS surgidos em decorrência do gozo de benefícios fiscais anteriormente declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal – STF.
Sobre a hipótese, assinale a afirmativa correta.

  • A A lei estadual foi devidamente precedida de regular autorização concedida por meio de Convênio celebrado no âmbito do CONFAZ, sendo, portanto, constitucional.
  • B Por ter o ICMS potencial lesivo ao pacto federativo, somente o legislador complementar poderia conceder ou revogar benefícios fiscais a ele relacionados, sendo inconstitucional a lei estadual.
  • C A lei estadual, ao convalidar os efeitos pretéritos dos benefícios fiscais de ICMS declarados inconstitucionais, violou a jurisdição constitucional dos tribunais.
  • D A competência estadual para a concessão de remissão de créditos de ICMS é plena, sendo dispensável a autorização via CONFAZ, na hipótese, pois apenas as isenções devem ser autorizadas pelos convênios.
  • E A lei estadual é formalmente inconstitucional, pois não há autorização constitucional para que os Estados legislem, unilateralmente, sobre anistia, remissão, transação, moratória, parcelamento de débitos fiscais e ampliação do prazo de recolhimento do ICMS.
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Após a promulgação da Constituição de 1988, o Estado do Tocantins criou, por meio de lei, o órgão de Assessoria Jurídica Estadual, pela qual cargos de Assessor Jurídico exercem a função de consultoria jurídica da Administração Pública Indireta, em matéria de saúde e esporte. A par disso, existe também a Procuradoria-Geral do Estado.
A norma foi impugnada em controle concentrado junto ao Supremo Tribunal Federal e a Assembleia Legislativa, instada a se manifestar, corretamente expôs que

  • A a autonomia administrativa das autarquias e fundações públicas deve prevalecer, porque o interesse público dessas entidades, como pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela prestação de serviços típicos de Estado, confunde-se com o próprio interesse institucional do ente político do qual fazem parte.
  • B a norma é constitucional na medida em que a Constituição de 1988 não previu privatividade das atividades de representação jurídica e de consultoria jurídica do ente político apenas à Procuradoria-Geral do Estado.
  • C a unicidade orgânica da advocacia pública estadual não permite, como regra, a criação, para além da Procuradoria-Geral do Estado, de órgão com a função de consultoria jurídica da Administração Pública.
  • D a Constituição de 1988 permite ao Estado manter consultoria jurídica separada de sua Procuradoria-Geral, desde que, na data da promulgação da Constituição, existam órgãos distintos para as respectivas funções, podendo isso ser ampliado em respeito a auto-organização e normatização própria do ente político.
  • E as autarquias e as fundações públicas são dotadas de personalidade jurídica própria e seus atos não se confundem com os da Administração Direta, não podendo jamais ser defendidas pela Procuradoria-Geral, a significar a legitimidade da criação da Assessoria Jurídica Estadual.
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A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, após ser procurada por diversas pessoas, instaurou procedimento próprio para perquirir eventual violação ao direito fundamental de reunião de seus assistidos, concernente a estar presente nas galerias do Parlamento estadual, a fim de presenciarem o debate no plenário a respeito de determinado hospital público regional. Para aprofundar sua análise, fez requisições à Assembleia Legislativa do Estado. Endereçado o ofício requisitório, o tema foi ao Procurador da Casa Legislativa.
Assinale a opção que apresenta a orientação para o caso descrito.

  • A A requisição deveria ser negada, pois apenas o Ministério Público possui poder de requisitar informações.
  • B A resposta institucional deveria ser pelo indeferimento, porque a Defensoria Pública estadual não possui autonomia funcional a permitir comando mandatório dirigido à Assembleia Legislativa.
  • C A Defensoria Pública pode expedir requisição ao particular, mas não a órgãos e agentes públicos, sendo, portanto, o caso de não prestação de informação.
  • D A Defensoria Pública pode emitir requisições a órgãos e agentes públicos da estrutura do Poder Executivo, já que inserta no mesmo, mas não a órgãos e agentes públicos situados no Poder Legislativo ou no Poder Judiciário, sob pena de violação à separação de poderes.
  • E A requisição deve ser atendida, porquanto aplicável a teoria dos poderes implícitos e a Defensoria Pública é instituição autônoma e instrumentaliza a tutela dos direitos fundamentais, como acesso à Justiça.
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Na Assembleia Legislativa, tramita uma proposta de emenda à Constituição do Estado do Tocantins para passar a contemplar que o Estado não intervirá no Município, salvo quando for verificada, sem justo motivo, impontualidade no pagamento de empréstimo garantido pelo Estado e quando forem praticados, na administração municipal, atos de corrupção devidamente comprovados. O assunto foi submetido ao Procurador Legislativo da Assembleia para análise.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, sua manifestação.

  • A A aludida proposta para ter higidez constitucional precisa ter sido iniciada privativamente pelo Governador do Estado.
  • B A referida proposta não tem amparo constitucional, pois intervenção é medida excepcional à lógica da autonomia dos entes políticos e assim as hipóteses, que a Carta de 1988 permite de intervenção estadual em Município, constituem rol taxativo.
  • C A proposta, no tocante à impontualidade de pagamento por parte de município, não deve prosseguir, porquanto as dívidas entre entes políticos devem ser solucionadas judicialmente, em especial utilizando-se do sistema de precatórios.
  • D A proposta, em relação ao combate à corrupção, tem respaldo na Constituição da República de 1988, porque ela resguarda a eficiência na administração da coisa pública.
  • E A proposta de emenda, especificamente para a hipótese de corrupção, deveria contemplar a União Federal também como ente apto a intervir, já que de interesse da federação, como um todo, o combate à corrupção.
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A Constituição do Estado do Tocantins foi emendada para permitir, no processo legislativo de modificação dela, quórum de aprovação de dois terços dos votos dos respectivos membros. Depois disso, no texto constitucional estadual, foi incluída a concessão de porte de arma de fogo para o Procurador do Estado.
Por conta do trâmite do processo objetivo inaugurado no Supremo Tribunal Federal, foi ouvida a Casa Legislativa de origem que, acertadamente, explicou que

  • A o assunto versa sobre segurança pública, matéria de competência legislativa concorrente a todos os entes políticos, o que significa a constitucionalidade formal da concessão de porte de arma de fogo para Procurador do Estado.
  • B a modificação da Constituição estadual obedece a critérios próprios específicos de cada ente político, em homenagem a autoadministração e auto-organização e normatização própria, fruto da forma de estado adotada pela Constituição da República de 1988.
  • C a concessão de porte de arma de fogo para Procurador do Estado não importa em tratamento anti-isonômico, se comparado com outras carreiras do sistema de justiça, já que o fator de diferenciação guarda justificação, posto a atividade ter vinculação com matéria penal.
  • D é de competência legislativa privativa dos Estados a edição de normas gerais sobre material bélico e de competência administrativa exclusiva desse ente político a autorização e fiscalização do comércio de material bélico.
  • E as regras e parâmetros do processo legislativo federal são de reprodução obrigatória nas Constituições estaduais, sendo inconstitucional a previsão de quórum diverso de três quintos dos membros do Poder Legislativo para aprovação de emenda constitucional.

Auditoria Governamental

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Uma entidade autárquica federal teve um projeto de grande vulto, financiado por recursos do tesouro e também de organismos internacionais, auditado por uma instância superior de auditoria, e recebeu um relatório após três meses de conclusão do trabalho. Em atenção à relevância do projeto, o gestor da autarquia solicitou à sua equipe de suporte uma avaliação detalhada dos apontamentos e recomendações mais relevantes. Após a análise do relatório, a equipe não conseguiu identificar recomendações relevantes baseadas em evidências, pois a ênfase do relatório situou-se no apontamento, de forma genérica, de deficiências de gestão, que são comuns a muitas entidades com limitações de recursos. O principal conselheiro do gestor avaliou que o relatório não continha um tom de encorajamento ao gestor para agir sobre os achados e propostas encaminhadas pelos auditores.

Conclui-se, portanto, que o relatório de auditoria foi considerado deficiente quanto ao seguinte requisito de qualidade:

  • A completude;
  • B exatidão;
  • C imparcialidade;
  • D objetividade;
  • E relevância.
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Os procedimentos previstos em uma matriz de planejamento de auditoria devem ser executados pela equipe de auditoria em busca de achados, que serão desenvolvidos na matriz de achados. O desenvolvimento dos achados é o processo mais importante de uma auditoria, pois são eles que fundamentam as conclusões.
Por isso, ao atuar na elaboração de uma matriz de achados, um auditor deve considerar que:

  • A achados podem envolver tanto impropriedades como irregularidades, e ambas devem ser tratadas;
  • B é recomendável evitar desenvolver achados com base em evidências testemunhais;
  • C há dois aspectos mínimos a serem contemplados: causa e efeitos reais e potenciais;
  • D os critérios adotados devem ser consistentes, independentemente do escopo da auditoria;
  • E somente efeitos reais da situação encontrada devem ser tratados nas recomendações.
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Em um trabalho de auditoria iniciado a partir de indícios apontados pelo superintendente de contratos, um auditor está em busca de evidências de fraudes na medição mensal de um contrato de manutenção de aparelhos de ar condicionado, com fornecimento de mão de obra e materiais. Os indícios de fraudes apontam possível envolvimento dos fiscais do contrato com a empresa contratada. As medições referem-se aos últimos dois anos.

O auditor considera viável a obtenção de evidências analíticas, que podem ser levantadas a partir de técnicas como:

  • A conciliação e análise de contas;
  • B revisão analítica e observação direta;
  • C conferência de cálculos e circularização;
  • D mapa de processo e extração eletrônica de dados;
  • E cruzamento eletrônico de dados e indagação escrita.
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Um auditor está fazendo um trabalho de auditoria em uma entidade que administra 81 contratos de prestação de serviços continuados, para os quais foram realizadas 972 medições ao longo do exercício financeiro objeto da auditoria. Uma parte desses contratos estava no primeiro ano e outra parte era de contratos que já tinham sido renovados pelo menos uma vez. O auditor precisava selecionar amostras aleatórias em cada um desses grupos de contratos e, para isso, deveria aplicar uma amostragem:

  • A por quotas;
  • B aleatória simples;
  • C aleatória sistemática;
  • D aleatória estratificada;
  • E por unidades monetárias.
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Em um trabalho de auditoria, ao analisar a conta de despesas com pessoal para fins de controle e acompanhamento dos limites fiscais impostos a esse tipo de despesa, um auditor verificou que despesas com contratação de serviços terceirizados com mão de obra em regime de dedicação exclusiva foram indevidamente consideradas como despesa de pessoal.

Nesse caso, a conta de despesas com pessoal deve:

  • A passar pelos testes principal e secundário de avaliação de saldos;
  • B passar por procedimentos de revisão analítica a cada quadrimestre;
  • C ser analisada em testes secundários para verificação do cumprimento do respectivo limite;
  • D ser submetida a teste principal para superavaliação;
  • E ter seu saldo registrado como evidência de fraude fiscal.
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Um auditor júnior foi designado para compor a equipe de auditoria para atuar em uma empresa estatal da área de saneamento. Esse auditor ficou responsável pela organização da documentação de auditoria e foi orientado a considerar as normas do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na organização da documentação de auditoria, o auditor júnior deve levar em conta que:

  • A a primeira revisão dos papéis de trabalho deve ser realizada pelo próprio auditor que os elaborou;
  • B todos os papéis de trabalho devem ser classificados em sigilosos ou não ao final da auditoria;
  • C documentos preparados pela entidade auditada não devem ser incluídos na documentação de auditoria;
  • D os documentos precisam ser reunidos apenas quando do início dos procedimentos substantivos;
  • E entrevistas gravadas precisam ser transcritas para serem consideradas documentos de auditoria.
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Os princípios fundamentais de auditoria do setor público (ISSAI 100) orientam que, durante todas as etapas de um trabalho de auditoria, os auditores gerenciem o risco da auditoria, com planejamento e execução de procedimentos capazes de gerar evidências suficientes, adequadas, relevantes e em bases razoáveis para fundamentar as suas conclusões.

Em se tratando de risco de auditoria, o que deve ser efetivamente gerenciado é o risco de:

  • A não alcançar um nível de asseguração razoável;
  • B não conseguir bases para formar a opinião de auditor;
  • C não detectar as falhas dos controles internos;
  • D que a independência do auditor seja comprometida;
  • E que o relatório de auditoria seja inapropriado.
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O planejamento de um trabalho de auditoria previa a avaliação dos controles internos relativos aos processos de recebimento e distribuição de materiais do almoxarifado de uma entidade. Trata-se de processos informatizados que envolvem pessoas e controles de acesso, mas que não estão plenamente integrados a todos os sistemas de suporte à gestão da entidade.

Nesse caso o auditor deve realizar:

  • A procedimentos analíticos;
  • B técnicas de conciliação;
  • C testes de detalhes;
  • D testes de observância;
  • E testes substantivos.
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Uma entidade pública da esfera federal, dotada de autonomia administrativa, teve um dos seus projetos estratégicos em desenvolvimento auditado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com trabalhos iniciados em março de 2022 e relatório final com análise e recomendações emitido em dezembro de 2022. Em março de 2023 houve mudança da gestão da entidade, que iniciou um plano de diagnóstico e reestruturação de macroprocessos e projetos, incluindo o projeto estratégico auditado pelo TCU no ano anterior.

Considerando esse cenário, o instrumento de fiscalização a ser adotado pelo TCU em relação ao projeto estratégico auditado é o(a):

  • A acompanhamento;
  • B auditoria de desempenho;
  • C levantamento;
  • D monitoramento;
  • E observação.
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A gestão de uma organização pública com atuação em cinco regiões de um mesmo estado da Federação implantou um sistema centralizado para compras e contratações, inclusive de serviços de natureza continuada. A organização investiu no aperfeiçoamento dos processos de logística de recebimento e distribuição de materiais e também nos processos de fiscalização dos serviços prestados em cada polo de atuação. Nos primeiros meses foram registradas diversas falhas nos processos, inicialmente atribuídas ao estágio inicial do sistema. Após dois anos, outras falhas surgiram, inclusive relativas à inexecução contratual. O gestor solicitou a realização de auditoria, com emissão de relatório diagnóstico sobre a medida, tendo em vista avaliar a necessidade de ajustes no sistema ou até mesmo a sua continuidade.

Pela natureza do trabalho a ser feito, um critério passível de adoção para o trabalho de auditoria solicitado é o da:

  • A economicidade;
  • B efetividade;
  • C fidelidade funcional;
  • D legalidade;
  • E legitimidade.

Direito Administrativo

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Pedro, analista da Comissão de Valores Mobiliários, no exercício da função, praticou ato ilícito que, com o comprovado nexo causal, resultou em danos morais e materiais ao administrado Antônio, sem a incidência de quaisquer causas de excludente de responsabilidade civil.

No caso em tela, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores, Pedro deve direcionar ação indenizatória em face de(a):

  • A Antônio, agente público responsável pelo ato ilícito, diretamente, com base em sua responsabilidade civil objetiva, em que não há necessidade de se comprovar culpa ou dolo do agente;
  • B Comissão de Valores Mobiliários, com base na teoria da dupla garantia, incidindo a responsabilidade civil objetiva, em que não há necessidade de se comprovar culpa ou dolo do agente;
  • C União, com base na teoria da garantia, incidindo a responsabilidade civil objetiva, em que não há necessidade de se comprovar culpa ou dolo do agente;
  • D Comissão de Valores Mobiliários, com base na responsabilidade civil objetiva, em que não há necessidade de se comprovar culpa ou dolo do agente, sendo inviável qualquer responsabilidade civil da União por ato lícito de seus agentes;
  • E União, com base na responsabilidade civil subjetiva, em que há necessidade de se comprovar culpa ou dolo do agente, sendo inviável qualquer responsabilidade civil da União por ato lícito de seus agentes.
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O município Alfa e a organização social Beta firmaram parceria para fomento e execução de atividades relacionadas à proteção e preservação do meio ambiente, nos termos da legislação de regência.

Observadas as cautelas legais, o instrumento firmado é denominado:

  • A termo de parceria, em cuja elaboração deve ser observada a estipulação dos valores exatos de despesa com remuneração e vantagens de qualquer natureza a serem percebidas pelos dirigentes e empregados da organização social, no exercício de suas funções;
  • B convênio, que deve ser submetido, após aprovação pelo conselho de administração da entidade, à autoridade supervisora da área correspondente à atividade fomentada, qual seja, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bem como aos demais órgãos do sistema nacional de meio ambiente;
  • C termo de cooperação técnica, e os resultados atingidos com sua execução devem ser analisados, mensalmente, por comissão de avaliação, indicada pela autoridade supervisora da área correspondente, composta por especialistas de notória capacidade e adequada qualificação;
  • D contrato de concessão, que assegura, à organização social, direito aos créditos previstos no orçamento e às respectivas liberações financeiras, de acordo com o cronograma de desembolso previsto no contrato, com a posterior análise pelo Tribunal de Contas e Procuradoria local, em matéria de controle externo;
  • E contrato de gestão, em cuja elaboração deve ser observada a especificação do programa de trabalho proposto pela organização social, a estipulação das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execução, bem como previsão expressa dos critérios objetivos de avaliação de desempenho a serem utilizados, mediante indicadores de qualidade e produtividade.
33

Maria, no ano de 2022, foi condenada judicialmente em definitivo pela prática de determinado crime. Durante o período em que cumpria pena, ela foi aprovada no concurso público para cargo efetivo na autarquia federal Alfa. Maria obteve o livramento condicional e, logo em seguida, foi convocada para nomeação e posse no cargo para o qual foi aprovada, mas a autarquia Alfa, ao receber seus documentos, a eliminou do concurso, alegando que Maria não preenchia um dos requisitos legais para investidura no cargo, qual seja, o gozo dos direitos políticos. Inconformada, Maria impetrou mandado de segurança, pretendendo sua nomeação e posse.

No caso em tela, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, a suspensão dos direitos políticos por condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos:

  • A impede a nomeação e posse de candidato aprovado em concurso público, em observância aos princípios da legalidade e moralidade, uma vez que o estatuto dos servidores públicos civis da União dispõe que, entre os requisitos básicos para investidura em cargo público, estão o gozo dos direitos políticos e a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  • B impede a nomeação e posse de candidato aprovado em concurso público, em observância ao texto da Carta Magna que estabelece que é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará em alguns casos, como na hipótese de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;
  • C impede a nomeação e posse de candidato aprovado em concurso público, em observância aos princípios da eficiência e razoabilidade, observado o prazo máximo de até cinco anos após a extinção da pena por seu cumprimento, pois a Constituição da República veda pena perpétua;
  • D não impede a nomeação e posse de candidato aprovado em concurso público, por violação ao princípio da proibição de pena perpétua, aplicável na esfera administrativa, e o início do efetivo exercício do cargo ficará condicionado à reabilitação do condenado, com o devido processo legal tanto na esfera criminal, como na administrativa;
  • E não impede a nomeação e posse de candidato aprovado em concurso público, desde que não incompatível com a infração penal praticada, em respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho e ao dever do Estado em proporcionar as condições necessárias para a harmônica integração social do condenado, e o início do efetivo exercício do cargo ficará condicionado ao regime da pena ou à decisão judicial do juízo de execuções, que analisará a compatibilidade de horários.
34

No ano passado, o servidor João, de forma culposa, inobservou o sigilo legal de determinado processo administrativo que tramitava na Comissão de Valores Mobiliários, durante operação realizada no sistema eletrônico de informações – SEI.
Com a finalidade de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados da bolsa e de balcão e de evitar novos vazamentos ilegais de informações sigilosas, atualmente está em curso na CVM um processo administrativo em que se estuda a possibilidade de edição de ato normativo estabelecendo que todas as informações e documentos que tramitem no SEI da CVM devam ser classificados como restritos ou sigilosos, não havendo mais acesso público a tal sistema.
Instada a lançar manifestação sobre essa proposta, Maria, analista da CVM que assessora a Presidência, deve indicar, na esteira do entendimento do Supremo Tribunal Federal, que o mencionado ato normativo:

  • A não deve ser editado, pois são consideradas sigilosas informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam pôr em risco a defesa e a soberania nacionais, limitados a um ano os casos de sigilo daquelas que possam oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do país, desde que haja motivação específica e expressa;
  • B não deve ser editado, pois o ato restritivo de publicidade deve ser motivado objetiva, específica e formalmente, sendo nulos os atos públicos que imponham, genericamente e sem fundamentação válida e específica, impeditivo do direito fundamental à informação;
  • C pode ser editado, pois as informações tratadas pela CVM, por sua natureza, são classificadas como reservadas, diante da competência legal da autarquia para estimular a formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários, devendo o sigilo ser automaticamente levantado após três anos do lançamento da informação;
  • D pode ser editado, pois as informações tratadas pela CVM, por sua natureza, são classificadas como secretas, diante da competência legal da autarquia para promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações, devendo o sigilo ser levantado, de forma motivada, após cinco anos do lançamento da informação;
  • E pode ser editado, pois as informações tratadas pela CVM, por sua natureza, são classificadas como ultrassecretas, diante da competência legal da autarquia para assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários, devendo o sigilo ser automaticamente levantado após quinze anos.
35

João tomou ciência de que o Ministério Público deflagrou um inquérito civil para apurar suposto ato doloso de improbidade administrativa por ele perpetrado. Dessa forma, o agente público procurou o auxílio de um advogado, que lhe prestou os devidos esclarecimentos sobre o inquérito civil e as consequências dele decorrentes.

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), é correto afirmar que o(a):

  • A inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de trezentos e sessenta e cinco dias corridos, prorrogável uma única vez por igual período, mediante ato fundamentado, submetido à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica;
  • B instauração de inquérito civil para apuração de atos de improbidade administrativa suspende o curso do prazo prescricional por, no máximo, trezentos e sessenta e cinco dias, recomeçando a correr após a sua conclusão ou, caso não concluído, após esgotado o prazo de suspensão;
  • C inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de cento e oitenta dias corridos, prorrogável uma única vez por igual período, mediante ato fundamentado submetido à apreciação do juízo competente;
  • D instauração de inquérito civil para apuração de atos de improbidade administrativa não impede o transcurso do prazo prescricional, que será interrompido pelo recebimento da petição inicial na ação de improbidade administrativa;
  • E instauração de inquérito civil para apuração de atos de improbidade administrativa não impede o transcurso do prazo prescricional, que será suspenso pelo ajuizamento da ação de improbidade administrativa.
36

O diretor-executivo da sociedade empresária ABC, ao verificar que o estado Alfa publicou edital de licitação pública, determinou que a sua assessoria jurídica lhe apresentasse um parecer sobre a alocação de riscos no contexto dos contratos administrativos, visando a uma tomada de decisão informada sobre a participação ou não no processo licitatório.

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos), é correto afirmar que:

  • A o equilíbrio econômico-financeiro, atendidas as condições do contrato e da matriz de alocação de riscos, será considerado mantido, renunciando as partes aos pedidos de restabelecimento do equilíbrio relacionados aos riscos assumidos, inclusive no que se refere ao aumento ou à redução, por legislação superveniente, dos tributos diretamente pagos pelo contratado em decorrência do contrato;
  • B o contrato poderá identificar os riscos contratuais previstos e presumíveis e prever matriz de alocação de riscos, alocando-os entre contratante e contratado, mediante indicação daqueles a serem assumidos pelo setor público ou pelo setor privado, vedando-se o compartilhamento de riscos;
  • C a matriz de alocação de riscos definirá o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato, devendo ser observada na solução de eventuais pleitos das partes, salvo em relação a eventos supervenientes;
  • D a alocação dos riscos contratuais será quantificada para fins de projeção dos reflexos de seus custos no valor estimado da contratação;
  • E os riscos que tenham cobertura oferecida por seguradoras serão preferencialmente assumidos pelo setor público.
37

De acordo com a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, os órgãos e entidades da Administração Pública deverão utilizar o sistema de registro cadastral unificado, disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), para efeito de cadastro unificado de licitantes.

Considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021 sobre o registro cadastral, procedimento auxiliar das licitações e contratações, é correto afirmar que:

  • A o sistema de registro cadastral unificado será público e deverá ser amplamente divulgado e estar permanentemente aberto aos interessados, e será obrigatória a realização de chamamento público pela Internet, no mínimo semestralmente, para atualização dos registros existentes e para ingresso de novos interessados;
  • B a administração não poderá, como regra, realizar licitação restrita a fornecedores cadastrados, salvo em casos excepcionais, devidamente fundamentados, desde que atendidos os critérios, as condições e os limites estabelecidos em regulamento;
  • C o registro de inscrito que deixar de satisfazer exigências determinadas na Lei nº 14.133/2021 (nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos) ou por regulamento a qualquer tempo poderá ser alterado, suspenso ou cancelado;
  • D certificado, renovável automática e anualmente, será fornecido ao inscrito no cadastro, salvo manifestação em sentido contrário do interessado;
  • E o órgão ou entidade licitante poderá exigir registro cadastral complementar para acesso a edital e anexos.
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João, em observância às formalidades legais, deflagrou um processo administrativo junto à União. Após dois meses, ele se dirigiu à repartição pública competente, sendo informado de que o referido feito se encontrava na fase de instrução. Dessa forma, João, formado em Direito, resolveu analisar as normas aplicáveis à referida fase processual, até mesmo para adotar todas as medidas que pudessem auxiliar no deferimento do seu pedido.

Considerando esse cenário e as disposições da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar que:

  • A quando, por disposição de ato normativo, devam ser previamente obtidos laudos técnicos de órgãos administrativos e estes não cumprirem o encargo no prazo assinalado, o órgão responsável pela instrução deverá solicitar laudo técnico de outro órgão dotado de qualificação e capacidade técnica equivalentes;
  • B quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela administração para a respectiva apresentação implicará a aplicação de multa;
  • C quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de dez dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo;
  • D os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de cinco dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização;
  • E o interessado, encerrada a instrução, terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de quinze dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.
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Lucas, analista da Comissão de Valores Mobiliários, recebeu um convite para palestrar na universidade pública XYZ sobre a medida de indisponibilidade no contexto de ações de improbidade administrativa, considerando as mudanças legislativas recentes, que alteraram sobremaneira a matéria.

Considerando esse cenário e as disposições da Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), é correto afirmar que:

  • A o pedido de indisponibilidade de bens será deferido mediante a demonstração, no caso concreto, de perigo de dano irreparável ou de risco ao resultado útil do processo, desde que o juiz se convença da probabilidade da ocorrência dos atos descritos na petição inicial com fundamento nos respectivos elementos de instrução, após a oitiva do réu em dez dias;
  • B a ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar contas bancárias e, apenas na inexistência dessas, o bloqueio de veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios, aeronaves, ações e quotas de sociedades e pedras e metais preciosos;
  • C o juiz, ao apreciar o pedido de indisponibilidade de bens do réu, observará os efeitos práticos da decisão, vedada a adoção de medida capaz de acarretar prejuízo à prestação de serviços públicos;
  • D a quantia de até sessenta salários mínimos depositada em caderneta de poupança, em outras aplicações financeiras ou em conta corrente, não pode ser decretada indisponível;
  • E a indisponibilidade recairá sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano ao erário e os valores a serem eventualmente aplicados a título de multa civil.
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Um servidor federal sofreu um acidente rodoviário e teve perda de mobilidade dos membros inferiores, não caracterizada como invalidez permanente. Após o restabelecimento de sua saúde, em comum acordo, foi negociado com esse servidor que ele exerceria atividades condizentes com a limitação sofrida e com nível de escolaridade e vencimento equivalentes, considerando-se que estava inapto para o cargo anterior.

Em termos de provimento de cargos no serviço público federal, a situação descrita refere-se a:

  • A aproveitamento;
  • B nomeação;
  • C promoção;
  • D readaptação;
  • E reversão.

Engenharia Civil

41

Pretende-se realizar a cubação dos materiais compactados em um serviço de terraplenagem que seguiu a metodologia descrita na norma DNIT 108/2009 – ES (Terraplenagem – Aterros – Especificação de Serviço).
A equipe de topografia realizou a medição das seguintes seções transversais:

• Estaca 100: 200 m2 ;
• Estaca 101: 300 m2 ;
• Estaca 102: 500 m2 ; e
• Estaca 103: 50 m2 .

Seguindo a mesma norma, o volume de aterro a ser medido é de:

  • A 10500 m3 ;
  • B 18500 m3 ;
  • C 21000 m3 ;
  • D 25500 m3 ;
  • E 42000 m3 .
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Com relação ao item 13.2 da ABNT NBR 6118:2023, “Dimensões-limites”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) A seção transversal das vigas não pode apresentar largura menor que 15 cm e a das vigas-parede, menor que 20 cm.

( ) A espessura mínima das lajes maciças que suportem veículos de peso total maior que 30 kN deve ser de 12 cm.

( ) A espessura da mesa de lajes nervuradas, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/10 da distância entre as faces das nervuras e não menor que 5 cm.

A sequência correta é:

  • A V, F e V;
  • B F, V e F;
  • C V, V e F;
  • D F, F e V;
  • E F, V e V.
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De acordo com as definições da ABNT NBR 6122:2022, “Projeto e execução de fundações”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Estaca Strauss é uma estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento.

( ) Solos colapsíveis são solos que apresentam deformações elevadas quando solicitados por sobrecargas pouco significativas ou mesmo por efeito de carregamento devido ao seu peso próprio.

( ) Nega é a medida de penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação.

A sequência correta é:

  • A V, F e V;
  • B F, V e F;
  • C V, V e F;
  • D F, F e V;
  • E F, V e V.
44

Uma viga de concreto protendido de 8 m é submetida a uma carga concentrada no meio do vão de 10 kN. Sabe-se que a seção transversal dessa viga é uma seção retangular constante de 12 cm de largura e 20 cm de altura e que na seção do meio do vão o cabo de protensão está na horizontal e sua altura em relação à base é de 5 cm.

Se desconsiderarmos todas as perdas previstas para o dimensionamento de uma estrutura protendida, a força mínima de protensão que deve ser aplicada para que a seção no meio do vão NÃO possua tensão normal positiva será de:

  • A 140 kN;
  • B 190 kN;
  • C 240 kN;
  • D 290 kN;
  • E 340 kN.
45

Se um ponto de uma estrutura está submetido ao estado plano de tensões σx = –52 MPa, σy = 12 MPa e τxy = –24 MPa, então as tensões principais σI e σII são, respectivamente:

  • A 20 MPa e –60 MPa
  • B 60 MPa e –20 MPa
  • C 12 MPa e –52 MPa
  • D –20 MPa e 60 MPa
  • E –60 MPa e 20 MPa
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Os momentos fletores máximos positivos e negativos da estrutura acima são, respectivamente: 

  • A 80 kN.m e –80 kN.m;
  • B 40 kN.m e –80 kN.m;
  • C 20 kN.m e –80 kN.m;
  • D 40 kN.m e –160 kN.m;
  • E 20 kN.m e –160 kN.m.
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As estruturas metálicas desempenham um papel crucial nas obras de edificação, oferecendo resistência, leveza e rapidez na execução das construções.
Caracteriza corretamente um material componente e sua aplicação em um sistema estrutural de aço:

  • A MR 250 (ou ASTM-36) é um tipo de chapa fina de açocarbono para uso estrutural, com limite de escoamento mínimo de 36 MPa;
  • B CF-26 é um tipo de aço-carbono para uso estrutural em perfis laminados ou soldados, com limite de resistência à tração mínimo de 260 MPa;
  • C o perfil laminado de abas paralelas W 310 x 23,80 possui altura aproximada de 23,80 cm e peso linear de 31,0 kg por metro;
  • D E70XX são eletrodos revestidos na forma de vareta com classe de resistência 70 (70 ksi) utilizados para soldagem por arco-elétrico (SMAW);
  • E parafusos comuns (ASTM A307) são elementos de ligação de aço de alto teor de carbono utilizados em ligações por atrito.
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De acordo com a Norma Brasileira NBR 14653-1, a avaliação de bens, frutos e direitos envolve uma análise técnica destinada a identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica com vistas a um objetivo específico, data determinada, pressupostos destacados e condições limitantes claramente definidas. Considerando os conceitos e procedimentos gerais da engenharia de avaliações, analise as afirmativas a seguir.

I. Valor de mercado é o valor de um bem, na hipótese de uma venda compulsória ou em espaço de tempo menor do que o normalmente observado no mercado.

II. Quando não for possível realizar a vistoria do bem avaliado, admite-se a adoção de uma situação-paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo.

III. O método evolutivo de avaliação é aquele que identifica o valor do bem alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica de seu melhor uso.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.
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Um bloco de fundação com dimensões de 3,0 x 2,0 x 1,5 metros será executado em concreto de traço 1:2:2,5 em massa seca de cimento, areia e brita, consumo de cimento de 400,0 kg/m³ e fator água cimento de 0,5.

A partir do levantamento dos insumos necessários para a realização dessa dosagem, desconsiderando-se eventuais perdas, para a concretagem, será(serão) necessário(s):

  • A 4.000 kg de areia;
  • B 8.000 kg de brita;
  • C 3.000 kg de cimento;
  • D 1.200 litros de água;
  • E 1,80 m³ de água.
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Analise o orçamento abaixo para a reforma de uma cozinha, que envolve colocação de 20 m2 de pisos.



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Considerando a curva ABC da obra, é correto afirmar que:

  • A rejunte está contido na faixa A da curva ABC dessa obra;
  • B 20% do valor da obra se presta a pagar a mão de obra dessa reforma;
  • C pisos de cerâmica estão contidos na faixa A da curva ABC dessa obra;
  • D argamassa possui a menor participação percentual no preço total do orçamento desse serviço;
  • E pedreiros e azulejistas estarão contidos na faixa A da curva ABC desse serviço.
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Uma obra com custo global de R$ 200 mil foi planejada para ser executada conforme cronograma físico-financeiro sumarizado a seguir, que apresenta os percentuais de execução financeira de cada atividade segundo cada mês da obra.


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Admitindo que a distribuição do custo global da obra entre as atividades A, B, C e D é dada, respectivamente, por 20%, 20%, 50% e 10%, é correto afirmar que:

  • A o custo da obra para o mês de janeiro será de R$ 15.000,00;
  • B o custo da execução da atividade B no mês de fevereiro será de R$ 20.000,00;
  • C o custo da obra para a execução no mês de fevereiro será de R$ 90.000,00;
  • D o custo da execução da atividade C no mês de março será de R$ 60.000,00;
  • E o desembolso acumulado previsto para a obra ao final do mês de março será de R$ 165.000,00.
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A metodologia do Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro) define o custo horário produtivo de um veículo ou equipamento (R$/h) pela soma das parcelas relacionadas aos custos de propriedade, de manutenção e de operação, conforme expressão apresentada a seguir:

Chp = Dh + Jh + Mh + Cc + Cmo + Ih

onde Chp é o custo horário produtivo, Dh representa a depreciação horária, Jh representa o custo horário dos juros da oportunidade de capital, Mh corresponde ao custo horário da manutenção, Cc representa o custo horário de combustíveis, lubrificantes, filtros e graxas, Cmo é o custo horário com mão de obra de operação, e Ih representa o custo horário com seguros e impostos.
Utilizando-se a equação acima e adotando-se os dados disponibilizados abaixo, obtém-se o custo horário produtivo de R$ 475,00/h para um trator de esteiras.

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A partir da aplicação da metodologia Sicro para o cálculo dos custos horários do trator citado, é correto afirmar que:

  • A o custo horário improdutivo do trator vale R$ 175,00/h;
  • B o custo horário com mão de obra de operação (Cmo) vale R$ 35,00/h;
  • C a depreciação horária (Dh) e o custo horário da manutenção (Mh) somam juntos R$ 100,00/h;
  • D a depreciação horária (Dh) e o custo horário dos juros da oportunidade de capital (Jh) somam juntos R$ 100,00/h;
  • E o custo horário dos juros de oportunidade de capital (Jh) e o custo horário da manutenção (Mh) somam juntos R$ 100,00/h.
53

A fase de construção de uma rodovia gera impactos que comumente são objetos de medidas mitigadoras e cuja implementação deve ser fiscalizada.
Associe as medidas mitigadoras numeradas ao tipo de serviço correspondente.

1. Executar alargamento de aterros.
2. Executar alargamento de cortes.
3. Controle da velocidade dos equipamentos em trechos com movimento de público.
4. Recuperar as áreas utilizadas nas instalações provisórias para seu uso original (pastagens, mata etc.).
5. Execução manual em uma faixa que acompanhe as demarcações implantadas dos offsets.

( ) Terraplenagem
( ) Excesso de desmatamento
( ) Excesso de bota-fora
( ) Necessidade de Empréstimo
( ) Instalação do canteiro de obra


Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

  • A 3 – 5 – 1 – 2 – 4.
  • B 1 – 4 – 2 – 5 – 3.
  • C 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
  • D 2 – 5 – 4 – 1 – 3.
  • E 2 – 4 – 1 – 5 – 3.
54

No desenvolvimento do planejamento da etapa de uma obra, chegou-se ao diagrama de flechas apresentado a seguir, onde estão assinaladas as atividades a serem desenvolvidas e os respectivos tempos de execução, em dias.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nesse diagrama, considere as afirmativas:
I. A folga da atividade E é de 2 dias.
II. O caminho crítico é A – B – D – F.
III. Admitindo-se que se possa contratar mão-de-obra suficiente para que a atividade C tenha duração de 4 dias, o prazo total da obra passa a 17 dias.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E II e III, apenas.
55

Com relação à execução de concreto asfáltico usinado a quente, indique as afirmativas a seguir que estão corretas.

I. O cimento asfáltico deve estar, no momento da mistura com os agregados, com uma viscosidade, preferencialmente, entre 75 e 95 SSF.

II. Os agregados, no momento da mistura com o cimento asfáltico, devem estar com uma temperatura de 10oC a 15oc abaixo da temperatura do ligante betuminoso.

III. Após a distribuição do concreto asfáltico na pista, a temperatura de rolagem é a maior que a mistura asfáltica possa suportar.

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
56

A distância, em centímetros, em que um corpo de prova de ligante de asfalto se rompe quando submetido à tração a uma temperatura padronizada é determinada pelo ensaio de

  • A Viscosidade Saybolt-Furol.
  • B Ductilidade.
  • C Ponto de Amolecimento.
  • D Penetração.
  • E Ponto de Fulgor.
57

No projeto de uma ponte, o termo Articulação Freyssinet corresponde a um tipo de

  • A fundação profunda.
  • B sistema estrutural.
  • C junta de dilatação.
  • D emenda de armaduras.
  • E aparelho de apoio.
58

Os bueiros são obras que têm por objetivo permitir a passagem livre das águas, de um lado para outro dos aterros, por baixo destes.

Chama-se bueiro esconso aquele que

  • A ficou deformado pela carga do aterro.
  • B tem o seu eixo longitudinal fazendo um ângulo diferente de zero com a normal ao eixo da rodovia.
  • C tem o seu eixo longitudinal fazendo um ângulo igual a 90° com o eixo da rodovia.
  • D está assoreado.
  • E tem suas paredes em aço corrugado.
59

Em um projeto de fundações profundas para pontes, é indispensável a existência de uma peça estrutural denominada bloco de coroamento, que tem como função

  • A absorver as vibrações do bate-estacas.
  • B transferir as cargas para a superestrutura.
  • C servir de forma para a concretagem dos pilares.
  • D transferir a carga do pilar para as estacas ou tubulões.
  • E proteger a cabeça das estacas.
60

A estrutura das pontes pode ser subdividida em quatro partes: superestrutura, mesoestrutura, infraestrutura e encontros.
Um elemento da mesoestrutura é

  • A a longarina.
  • B a transversina.
  • C a travessa.
  • D o guarda-corpo.
  • E a laje.