Resolver o Simulado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Fisioterapeuta - VUNESP - Nível Superior

0 / 24

Fisioterapia

1

É definido como um conjunto de atividades que visam a aquisição de competências para a deambulação, que incluem exercícios específicos em superfícies planas, instáveis ou escadas. Esse treino inclui atividades relacionadas ao treino de equilíbrio, que tem como objetivo ajudar o corpo a manter o equilíbrio, numa posição estática ou dinâmica; ao treino da postura, intervenção concebida para melhorar o alinhamento e posição do corpo em relação à gravidade, centro de massa e base de suporte; e a uma aprendizagem motora, intervenção que proporciona práticas ou experiências capazes de mudar a capacidade de executar ações qualificadas.

A qual técnica de treinamento em locomoção se refere a descrição acima?

  • A Treino de marcha;
  • B Treino de descida do degrau ou Step down test;
  • C Treino de alongamento;
  • D Treino de coordenação e equilíbrio;
  • E Treinamento da musculatura respiratória (TMR).
2

A cinesioterapia respiratória ou ginástica respiratória tem como objetivos principais:

• eliminar secreções em excesso nas vias respiratórias;
• contribuir para a redução de alguma sintomatologia associada à compressão brônquica, por exemplo a sibilância e a tosse, que são as mais comuns na infância.

Assim sendo, a Fisioterapia Respiratória visa essencialmente a libertação de secreções que causam obstrução das vias aéreas centrais e periféricas, promovendo a função respiratória normal e eficaz.

Indique a alternativa que apresenta a ordem correta do processo de desobstrução das vias aéreas?

a. Fluidificação de secreções;
b. Mobilização e progressão de secreções;
c. Desobstrução nasal;
d. Mobilização do tórax;
e. Expulsão.

  • A a – c – b – d – e;
  • B a – c – d – b – e;
  • C b – e – a – d – c;
  • D c – a – b – d – e;
  • E c – b – a – d – e.
3

A mecanoterapia pode ser definida como todo processo terapêutico no qual os exercícios são realizados de maneira ativo-resistida, com o uso de forças externas mecânicas, como halteres, polias, elásticos, molas e outros. Esses exercícios buscam restaurar, promover ou desenvolver a manutenção da força muscular, a flexibilidade, a coordenação e a mobilidade dos pacientes. Além disso, pode ser usada como técnica para promover um maior ganho de massa e de potência muscular, quando essas estão diminuídas devido a lesões.

Com base nas informações apresentadas, para quais pacientes essa abordagem é indicada?

  • A Pacientes com processos inflamatórios, seja na musculatura ou na articulação, ou com áreas edemaciadas (já que os exercícios provocam aumento desse edema, do calor e, claro, uma piora da lesão);
  • B Pacientes bastante debilitados ou que apresentem algum tipo de intolerância à carga ou à atividade física ativa, como nos casos de doenças cardiopulmonares graves;
  • C Pacientes com patologias que podem ter o efeito contrário ao solicitado, como imediatamente após uma cirurgia;
  • D Pacientes de todas as idades, sejam eles sedentários, atletas, esportistas ou ainda em período pré e pós-operatório e que precisam aumentar: a resistência muscular à fadiga; a força; a potência muscular;
  • E Pacientes com dor durante ou após 24 horas das atividades (nesses casos, a mecanoterapia deverá ser reavaliada, porque a dor é um indicativo negativo para a realização do processo terapêutico).
4

A hidroterapia é conhecida também como fisioterapia aquática ou aquaterapia, e é uma técnica terapêutica que utiliza as propriedades da água para a reabilitação física, por meio de medidas, profundidades, temperaturas e pressões diferentes. A atividade é realizada em uma piscina preparada especificamente para esse fim. Sobre esse tipo de terapia, são feitas as seguintes afirmações:

I. visa a recuperação funcional do paciente, usando, para isso, a realização de movimentos ativos e passivos, sendo que os passivos se dividem em assistidos e não assistidos;

II. podem ser realizados em piscinas de água quente ou fria, de acordo com as condições que serão tratadas pela técnica.

III. a água quente leva à dilatação dos vasos sanguíneos mais superficiais, de forma a facilitar a circulação sanguínea em algumas áreas do corpo, o que acelera a recuperação. Em oposição, a água fria causa a constrição dos vasos periféricos e facilita a circulação sanguínea nos órgãos.


Estão corretas:

  • A I e II;
  • B I, II e III;
  • C II e III;
  • D I, apenas;
  • E III, apenas.
5

Em posição ortostática, durante a realização de um exame físico, foi solicitado que um paciente fizesse um apoio do corpo sobre os membros superiores contra a parede, com a finalidade de observar o posicionamento das escápulas, que se encontravam aladas (discinesia da escápula). Uma Lesão do nervo torácico longo causa:

  • A perda da função do músculo serrátil anterior;
  • B perda da função do músculo trapézio;
  • C desequilíbrio muscular;
  • D hérnia de disco da coluna cervical;
  • E lesões do manguito rotador.
6

A origem do termo órtese vem da palavra grega “Orthos” que significa direito, reto, normal. A órtese, de forma generalista, pode ser definida como um dispositivo exoesquelético que, aplicado a um ou vários segmentos do corpo, tem a finalidade de proporcionar o melhor alinhamento possível, buscando sempre a posição funcional, ou seja, a mais adequada.

A respeito desses dispositivos, assinale V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas e em seguida marque a opção correspondente.


( ) São dispositivos aplicados externamente ao segmento corpóreo, com finalidade de proporcionar melhora funcional devido a algum tipo de disfunção ou necessidade de suporte, auxiliando em uma recuperação mais segura, rápida e eficaz junto a indivíduos com comprometimento neuro músculo esqueléticos com alterações funcionais temporárias ou permanentes.


( ) As órteses de membros inferiores são comumente indicadas para facilitar/auxiliar o ortostatismo, imobilizar segmentos articulares durante processos inflamatórios ou após intervenções cirúrgicas, prevenir/evitar/ corrigir a instalação de deformidades, evitar ou minimizar a dor e, principalmente, para permitir/facilitar/garantir uma marcha funcional e segura para a pessoa com deficiência de natureza transitória ou definitiva.


( ) A prescrição deste dispositivo precisa considerar os objetivos definidos pela equipe após um processo qualificado de avaliação que inclua a natureza da patologia, finalidade de uso da órtese, tempo previsto e condições de utilização, estado cognitivo e motivação do paciente, além da probabilidade do paciente e dos familiares aderirem ao tratamento e seguirem as recomendações de uso, higiene e segurança.


( ) As principais indicações para o uso de órteses plantares são o alívio de zonas de pressão dolorosas, úlceras, calosidades e o suporte dos arcos longitudinal e transversal do pé.


( ) As órteses pélvico podálicas são aquelas de joelhotornozelo-pé, conhecidas como Knee-ankle-foot-orthosis (KAFO) e também podem ser denominadas de tutores longos. São usualmente utilizadas por pessoas com paralisia de membro inferior, proveniente de lesões de coluna ao nível lombar, poliomielite e outras doenças neuro-musculares.

  • A V – F – V – V – F;
  • B V – V – V – V – F;
  • C F – V – V – V – V;
  • D V – V – V – F – F;
  • E V – V – V – V – V.
7

A Portaria GM/MS nº 793, de 24 de abril de 201212, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS, hoje incluída no Anexo VI da Portaria de Consolidação n°03/2017, estabelece que as ações de cuidado devem ocorrer em diversos pontos da rede com um propósito único, o cuidado integral à saúde. Nesse âmbito, Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção são indicadas ou escolhidas pautando-se nas necessidades individuais do usuário e em um processo sistemático de avaliação e acompanhamento, provido por uma equipe multiprofissional especializada.

Além disso, há uma série de etapas da prestação de serviços de concessão de OPM, proposto pela OMS14 e adaptadas de acordo com a realidade do SUS.

A qual etapa se refere a descrição a seguir?

“Cada usuário precisa de uma avaliação individual que leve em consideração suas condições físicas e de saúde, estilo de vida e ambiente físico e social em que está inserido. É fundamental que esta etapa seja realizada, preferencialmente, por uma equipe multiprofissional especializada em reabilitação, através de formulários padronizados para a avaliação dos usuários, assegurando que todas as variáveis mais importantes sejam coletadas e possam alimentar sistemas de informação que facilitam a coleta e análise de dados do serviço e orientam a tomada de decisões clínicas e administrativas. A prescrição é então preparada com base nas informações coletadas pela avaliação multiprofissional sobre as necessidades do usuário e de seu ambiente, contando com a participação do usuário e de sua família. A prescrição descreve os produtos detalhadamente (tipo, modelo, classificação, características especiais e eventuais modificações)”.

  • A Treinamento do usuário;
  • B Manutenção, reparos e acompanhamento;
  • C Identificação da demanda e referência;
  • D Preparação e adequação do produto;
  • E Avaliação e prescrição.
8

Sobre o Teste Y para membros superiores (YMS) indique a opção correta:

  • A esse teste consiste na execução de um exercício multiarticular que induz instabilidade ao sujeito e que pode depender dos níveis de força muscular, equilíbrio, coordenação e, consequentemente, da atividade física do indivíduo;
  • B nesse teste, o paciente senta-se com as costas contra a parede, os joelhos dobrados em ângulo reto e os pés apoiados no chão. Segura a bola na altura do ombro e a empurra (sem jogar) o mais para a frente possível, mantendo a cabeça e a escápula do lado oposto em contato com a parede e o braço sem encostar no colo. São realizadas três tentativas de esforço máximo, com um descanso entre cada lançamento. A distância é medida a partir da parede até o local de contato da bola com o chão, e é calculada a média dos resultados dos três testes de esforço máximo;
  • C trata-se de um questionário específico para articulação do ombro e apresenta todas as propriedades psicométricas avaliadas em formato de resposta em escala numérica e questões curtas;
  • D através desse teste verifica-se possíveis assimetrias musculoesqueléticas nos diferentes planos (sagital, frontal e transversal), sendo realizado através de uma análise visual e consequente observação qualitativa das curvaturas da coluna vertebral;
  • E avalia a função dos membros superiores em cadeia cinética fechada, portanto, nesse teste são avaliadas a mobilidade e estabilidade dos membros superiores além da estabilidade da musculatura do tronco e dos membros inferiores.
9

Para reabilitar pacientes que sofreram AVE e recuperar ou melhorar sua capacidade deambulatória, é comum que o fisioterapeuta aplique diferentes técnicas de fortalecimento muscular, dentre elas:

  • A inspiração fracionada;
  • B exercícios isocinéticos;
  • C exercícios de respiração com sopro;
  • D cinesioterapia postural;
  • E exercícios passivos.
10

Um paciente de 66 anos, sexo masculino, sofreu um AVE hemorrágico em 01/11/2023. Apresentando Ashworth grau 2 nos músculos Solear, Gastrocnêmios Medial, Lateral e Adutores e 1+ nos Ílio Psoas e Reto Femoral.

Que distúrbio é frequente e característico no quadro apresentado?

  • A Aumento da temperatura nas pernas;
  • B Espasticidade;
  • C Respiração curta, rápida e ofegante;
  • D Náusea;
  • E Hipertensão.
11

É utilizada para avaliação do tônus muscular em pacientes que apresentam disfunção do sistema nervoso central - SNC, sendo uma escala qualitativa do grau de espasticidade, que é medida de acordo com a resistência oferecida em resposta ao reflexo de estiramento.

De qual instrumento de avaliação de fisioterapia refere-se a descrição?

  • A Escala de mobilidade de UTI- MEU;
  • B Escala de avaliação de Fuge - Meyer – EFM;
  • C Escala modificada de ashworth;
  • D Escala expandida do estado de incapacidade – EDSS;
  • E Escala de Frankel.
12

A avaliação fisioterapêutica representa uma das ações mais importantes do profissional da fisioterapia. De maneira clássica, pode ser subdivida em anamnese e exame físico, sendo através dela que o profissional se torna apto a prescrever e delinear objetivos intervencionistas. Em uma situação complexa e delicada que envolve os métodos e técnicas de avaliação no paciente, a doença apresentada, embora relevante para definição da conduta a ser desenvolvida pelo profissional, consiste em apenas um dos dados registrados durante a anamnese e não deve ser utilizada de forma exclusiva. Para nortear a assistência, é de grande relevância a realização de uma avaliação completa e detalhada.

Sobre a assistência neurofuncional, considere a seguinte sistematização:

( ) planejamento da alta;
( ) orientação para a manutenção das condições adquiridas;
( ) elaboração e aplicação do programa terapêutico;
( ) avaliação fisioterapêutica;
( ) construção do diagnóstico e do prognóstico fisioterapêutico;


Assinale a alternativa que apresenta as etapas na ordem correta:

  • A 1 – 3 – 2 – 5 – 4;
  • B 4 – 5 – 1 – 3 – 2;
  • C 5 – 1 – 2 – 3 – 4;
  • D 5 – 4– 2 – 1 – 3;
  • E 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
13

A Resolução nº 424, de 08 de julho de 2013 – (D.O.U. nº 147, Seção 1 de 01/08/2013) estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia.

Sobre as Responsabilidades Fundamentais do exercício profissional da Fisioterapia analise as afirmativas a seguir:

I. O fisioterapeuta presta assistência ao ser humano, tanto no plano individual, quanto coletivo, participando da promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e recuperação da sua saúde e cuidados paliativos, sempre tendo em vista a qualidade de vida, sem discriminação de qualquer forma ou pretexto, segundo os princípios do sistema de saúde vigente no Brasil.

II. O fisioterapeuta avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos.

III. O fisioterapeuta deve se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.

Estão corretas:

  • A I, II e III;
  • B II e III;
  • C I e II;
  • D I e III;
  • E III, apenas.
14

Conforme o Conselho Federal de Fisioterapia, a Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas, cinesioterápicas, além das disciplinas sociais e comportamentais”.

Nesse sentido, nota-se ainda que a formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de diferentes competências e habilidades gerais.

Assinale a alternativa que descreve a habilidade de ‘Atenção à saúde’:

  • A o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas;
  • B os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral, envolvendo comunicação verbal, não- verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
  • C os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
  • D os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética, tendo em conta que a não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual, como coletivo de acordo com as necessidades individuais e coletivas;
  • E os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.
15

A observação do nistgamo desencadeado pela manobra de Dix-Hallpike faz parte dos critérios usados para o diagnóstico da Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB). A alternativa CORRETA que descreve esta manobra é a que o paciente é colocado na posição

  • A sentada e sua cabeça é rodada em 25º para o lado comprometido. Em seguida, ele é rapidamente colocado em decúbito ventral, e a cabeça fica levemente flexionada e rodada para o lado examinado.
  • B sentada e sua cabeça é rodada em 45º para o lado comprometido. Em seguida, ele é rapidamente colocado em decúbito ventral, e a cabeça fica levemente flexionada e rodada para o lado examinado.
  • C sentada e sua cabeça é rodada em 45º para o lado sadio. Em seguida, ele é rapidamente colocado em decúbito ventral, e a cabeça fica levemente pendurada e rodada para o lado examinado.
  • D sentada e sua cabeça é rodada em 25º para o lado sadio. Em seguida, ele é rapidamente colocado em decúbito dorsal, e a cabeça fica levemente pendurada e rodada para o lado examinado.
  • E sentada e sua cabeça é rodada em 45º para o lado comprometido. Em seguida, ele é rapidamente colocado em decúbito dorsal, e a cabeça fica levemente pendurada e rodada para o lado examinado.
16

A Resolução Nº 562, de 09 dezembro de 2022 disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Neurofuncional e dá outras providências, e no seu Capítulo II, dispõe sobre as competências, as quais se seguem:
I- O Fisioterapeuta Neurofuncional adota a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), segundo recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), no âmbito de sua competência. II- No domínio da estrutura e função do sistema nervoso, o Fisioterapeuta Neurofuncional atua nas disfunções sensório-motoras e cognitivo-comportamentais relacionadas às desordens progressivas ou não progressivas do sistema nervoso central e periférico, incluindo também as disfunções neuromusculares. III- O Fisioterapeuta Neurofuncional trata seus clientes/pacientes/usuários individualmente, visto que em condições de origem neurológica, não é possível prestar assistência fisioterapêutica neurofuncional a grupos de indivíduos.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A II e III apenas.
  • B I e II apenas.
  • C II apenas.
  • D I e III apenas.
  • E I, II e III.
17

Um paciente com asma é aquele indivíduo que apresenta episódios recorrentes de dispneia, opressão torácica e sibilância. A entrada deste paciente em crise asmática no pronto-socorro inspira atenção multidisciplinar e o fisioterapeuta, em especial, deve ter em mente que o aumento do tônus dos músculos lisos brônquicos e a piora do processo inflamatório contribuem para o aumento da resistência ao fluxo aéreo, hiperinsuflação pulmonar e declínio na relação ventilação perfusão (V/Q). Os objetivos da intervenção fisioterapêutica no paciente em crise asmática incluem:
I- Aplicação de técnicas que ofereçam aumento da resistência das vias aéreas pelo acúmulo de secreção. II- Avaliar mecânica pulmonar e posicionar o paciente de maneira a aumentar o trabalho respiratório. III- Aplicar ventilação mecânica não invasiva (VNI) e ajustar parâmetros adequados; caso seja indicado ventilação mecânica invasiva (VMI), participar e auxiliar no procedimento, acoplar ventilador mecânico e ajustar parâmetros a fim de promover melhor interação do paciente ao ventilador.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A III apenas.
  • B I e III apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I, II e III.
  • E II e III apenas.
18

A espirometria é um teste de função pulmonar importante e fundamental no processo de avaliação pulmonar. Sobre a espirometria é CORRETO afirmar que:

  • A uma espirometria adequada apresenta a demonstração gráfica de apenas um tipo de curva: a curva volume-tempo.
  • B a capacidade residual funcional (CRF) e, consequentemente, o volume residual (VR) e a capacidade pulmonar total (CPT) podem ser medidos pela espirometria simples.
  • C as principais variáveis medidas pela espirometria importantes para a interpretação do teste são CVF (capacidade vital forçada), VEF (volume expiratório forçado no primeiro segundo), relação VEF /CVF e pico de fluxo expiratório (PFE).
  • D a curva volume-tempo representa diretamente o enchimento pulmonar na unidade de tempo.
  • E a espirometria não é indicada na avaliação de risco pré-operatório.
19

A lombalgia é definida como dor, sensação de tensão muscular ou rigidez que ocorre abaixo da margem costal, mas acima da região glútea. A lombalgia pode apresentar diferentes etiologias. Sobre as etiologias mecânicas, é CORRETO afirmar que:
I- As mais comuns envolvem estruturas musculares por trauma direto ou esforços desta musculatura, com sobrecarga e desenvolvimento da síndrome miofascial e as lesões de estiramento. II- As patologias degenerativas discais e articulares, a exemplo da espondilose fazem parte deste grupo etiológico. III- A espondilólise refere-se ao deslizamento do corpo vertebral para frente da vértebra inferior e espondilolistese corresponde à fratura da parte interarticular da articulação intervertebral e podem causar lombalgia, também fazendo parte desse grupo.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I e II apenas.
  • E I, II e III.
20

Apesar do suporte ventilatório de escolha no atendimento de emergência da exacerbação da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ser a VNI (Ventilação Não Invasiva), alguns pacientes possuem quadro mais grave necessitando de intubação orotraqueal com VMI (Ventilação Mecânica Invasiva). Muitas vezes, essa intervenção pode salvar a vida do paciente e não deve ser adiada quando indicada. A indicação para uso da VMI na exacerbação da DPOC está CORRETA em qual alternativa?

  • A Dispneia grave, com uso de musculatura acessória e movimento abdominal paradoxal.
  • B Dispneia leve, com uso de musculatura acessória e sem movimento abdominal paradoxal.
  • C Dispneia moderada, com uso de musculatura acessória e sem movimento abdominal paradoxal.
  • D Taquipneia (frequência respiratória < 25 rpm).
  • E Hipoxemia ameaçadora à vida (PaO2 < 90 mmHg).

Noções de Primeiros Socorros

21

O que é a "Manobra de Heimlich" utilizada nos primeiros socorros?

  • A Uma técnica para limpar ferimentos superficiais.
  • B Um método para controlar hemorragias externas.
  • C Uma técnica de reanimação cardiopulmonar.
  • D Um procedimento para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgamento.
  • E As primeiras aferições na vítima.
22
No verão, dependendo da região do pais são registradas temperaturas muito elevadas, acima do 40ºC. E não é diferente nas escolas e ginásios, onde os estudantes do ensino infantil, fundamental e médio realizam são atividades físicas nas aulas de educação física. Em condições de insolação induzidas por ambiente quente e úmido, qual a recomendação para um estudante com quadro de insolação que esteja consciente e lúcido?
  • A Ingerir água gelada ou bebida isotônica, colocar o estudante em um ambiente fresco e com sombra, acionar a assistência médica, não retornará a atividade física até liberação médica.
  • B Realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar de maneira preventiva, já que, ele ainda está consciente.
  • C Colocar mais roupas para manter a temperatura corporal na pele e central.
  • D Verificar os níveis de glicose e insulina. Após este procedimento o estudante poderá voltar a atividade de aula normal.
23

Para socorrer uma vítima com fratura ou suspeita de fratura, o mais aconselhável é:

  • A Tentar colocar o osso da vítima no lugar para aliviar as dores.
  • B Realizar a imobilização provisória até que ela seja atendida por um médico.
  • C Limpar os ferimentos mesmo que seja necessário mover o membro algumas vezes.
  • D Aplicar gelo diretamente sobre a pele, para cessar a hemorragia.
  • E Aplicar compressas quentes no local, para amenizar a dor e facilitar o transporte.
24

not valid statement found

  • A Se houver exposição óssea (fratura exposta), tentar colocar o osso no lugar.
  • B Imobilizar as fraturas, incluindo a articulação proximal e distal.
  • C Em fraturas abertas, não controlar o sangramento e cobrir a ferida com curativo limpo.
  • D Mover o acidentado mesmo que as fraturas não estejam imobilizadas.