Resolver o Simulado Professor com Licenciatura em Ciências Biológicas - FURB - Nível Superior

0 / 26

Ciências

1

Imagine-se em um skate, fazendo força contra uma parede. Acaba acontecendo de você se mover para trás.
Qual a explicação física para esse acontecimento?

  • A A parede exerce uma força com mesma intensidade e no mesmo sentido sobre você, assim, você é projetado para frente.
  • B Você exerce uma força com diferente intensidade, mas no mesmo sentido sobre a parede, por esse motivo ocorre o seu deslocamento para frente.
  • C A parede exerce uma força que apresenta a mesma intensidade e sentido oposto sobre você, por esse motivo, você é empurrado para trás.
  • D Você exerce uma força com a mesma intensidade e no mesmo sentido sobre a parede, por esse motivo, você se move.
  • E A parede exerce uma força com diferente intensidade e no mesmo sentido sobre você, assim, você é empurrado para trás.
2

Segundo um ditado popular, um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar, entretanto, essa informação está incorreta. Existe um exemplo: a estátua do Cristo Redentor localizada no topo do morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) atrai cerca de dois milhões de turistas a cada ano e é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Devido ao seu tamanho e ao fato de estar no topo de uma montanha de 710 metros, o Cristo Redentor é frequentemente atingido por raios. Os para-raios auxiliam na prevenção para que a maioria dos raios não caia diretamente sobre a sua superfície, apesar dessas medidas de segurança, em média, a estátua é atingida cerca de seis vezes por ano.
Fonte: Medeiros, D.S.F.; Souza, P.V.S.; Saba, M.M.F. A física dos relâmpagos - uma sequência didática refenciada na aprendizagem significativa de Ausubel. Lat. Am. J. Phys. Educ. Vol. 13, N°. 1, 2019.
Os raios são fenômenos naturais que despertam o interesse humano, portanto, sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:

  • A A corrente elétrica produzida pelo relâmpago gera um aquecimento brusco e expansão supersônica do ar, produzindo uma forte pressão que dá origem a uma onda de choque que gera um som: o trovão.
  • B Durante as tempestades com raios, ocorre uma diminuição do campo elétrico, mantendo a rigidez dielétrica do ar, havendo, portanto, uma manutenção da capacidade de isolamento do ar.
  • C Existe apenas um tipo de relâmpago, aquele que toca o solo, também chamado de raio.
  • D Os raios podem ser classificados segundo a sua polaridade, entretanto, eles apresentam uma singularidade, pois os raios negativos transferem cargas positivas para o solo, ao passo que os raios positivos transferem cargas negativas ao solo.
  • E Os raios sempre e somente seguem uma trajetória linear e descendente no sentido nuvem-solo.
3

A termologia é a área da física que tem entre seus conceitos fundamentais a temperatura e o calor, não obstante, é frequente que os dois sejam utilizados de maneira indiscriminada na vida cotidiana. Com relação aos conceitos mencionados, afirma-se:
I- A temperatura corresponde à medida da energia cinética das moléculas da matéria. II- O calor é a energia transferida entre sistemas ou corpos devido a uma diferença de temperatura entre eles. III- A unidade de medida mais utilizada para o calor é a caloria (cal), porém a do sistema internacional é o Joule (J). IV- Os graus Kelvin (K) correspondem à unidade de medida no Sistema Internacional para a temperatura. V- A medição do calor se faz com os termômetros.
Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • E Apenas a afirmativa V está correta.
4

Tendo em conta que a densidade depende do volume e que o volume é uma grandeza física que varia de maneira direta com a temperatura e de maneira inversa com a pressão, é correto afirmar que:

  • A Um mergulhador na praia é menos denso que submerso a 20m de profundidade.
  • B Uma vaca em Ouro Preto (MG) produz menos leite que uma vaca em Santa Maria (RS).
  • C O álcool é mais volátil nos dias quentes que nos dias frios.
  • D A densidade é uma propriedade dos corpos difícil de medir.
  • E O densímetro é um aparelho que permite medir a densidade dos corpos.
5

A matéria é formada por átomos de diferentes elementos químicos, os quais se caracterizam por um número atômico. Associe os termos da primeira coluna com as suas definições ou características, na segunda coluna:
Primeira coluna: Segunda coluna: 1- Átomos ( ) Movem-se na eletrosfera 2- Elétrons ( ) Caracterizam-se por ter brilho e a tendência a formar cátions. 3- Isótopos ( ) São quimicamente neutros. 4- Períodos ( ) Estão constituídos por prótons, nêutrons e elétrons. 5- Elementos químicos ( ) Correspondem a átomos carregados. 6- Gases nobres ( ) Indicam a quantidade de níveis que os átomos de um elemento apresentam. 7- Íons ( ) São identificados pelo número de massa (A). 8- Metais ( ) Podem ser metais ou não metais.
Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 2 – 8 – 6 – 1 – 7 – 4 – 3 – 5.
  • B 1 – 4 – 2 – 3 – 8 – 6 – 5 – 7.
  • C 1 – 8 – 6 – 4 – 7 – 2 – 3 – 5.
  • D 2 – 3 – 7 – 8 – 5 – 6 – 1 – 4.
  • E 2 – 8 – 1 – 6 – 3 – 4 – 7 – 5.
6

Considere as afirmativas relacionadas às substâncias químicas e misturas e registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
( ) A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas que faz uso das densidades diferentes de seus componentes. ( ) A água destilada se obtém mediante um processo de destilação de água não pura. ( ) O petróleo é um mistura de milhares de materiais que precisa passar por um processo de destilação fracionada para poder ser utilizado. ( ) A tinta acrílica corresponde a um tipo de mistura homogênea chamada coloide. ( ) A substância destilada corresponde a uma substância simples.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F – V – F – V – F.
  • B V – V – V – F – F.
  • C V – V – V– V – F.
  • D F – V – F – V – V.
  • E V – F – V – F – V.

Conhecimentos Gerais

7

Em 19/07/2023, foi apresentado um documento pela ministra Rosa Weber, que proferiu as seguintes palavras: "Estamos aqui para vivenciar um momento de restauração, de promover escuta e debate intercultural, porque a Constituição não é meramente um texto escrito, mas, sim, um sentimento, enquanto alicerce da nossa democracia constitucional" (Agência Brasil e STF, 2023). O documento apresentado foi a tradução da Constituição brasileira. Isso posto, assinale a alternativa que indique corretamente a língua para a qual a Constituição foi traduzida e a explicação sobre a iniciativa:

  • A Língua indígena Tuparí. A iniciativa faz parte das atividades da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), marco criado pelo Ministério dos Povos Indígenas.
  • B Língua indígena Nheengatu. A iniciativa faz parte das atividades da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), marco criado pela Organização das Nações Unidas.
  • C Língua indígena Wayampí. A iniciativa faz parte das atividades da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), marco criado pela Associação Nacional de Ação Indigenista.
  • D Língua indígena Xetá. A iniciativa faz parte das atividades da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), marco criado pelo Instituto de Formação e Pesquisa em Educação Indígena.
  • E Língua indígena Kuruáya. A iniciativa faz parte das atividades da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), marco criado pela Organização dos Estados Americanos.
8

Analise os dois episódios que Jokura (2023) descreve a seguir:
2015 − Rompimento de barragem da Samarco em Mariana (MG)
84,5% das vítimas imediatas do acidente eram negras; Povo indígena krenak teve sua subsistência comprometida pela poluição do Rio Doce decorrente do acidente.
2019 − Rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG)
58,8% dos mortos não se declaravam como brancos e tinham renda média abaixo de dois salários mínimos;
70,3% dos desaparecidos também não se declaravam como brancos e tinham renda média abaixo de dois salários mínimos.
Povo indígena pataxó foi prejudicado pelo acidente.
Ao encontro dos episódios descritos, Carvalho apud Fuentes (2021) elucida que a história do termo está intrinsecamente ligada ao movimento dos direitos civis americanos, que ocorreram entre as décadas de 50 e 60. A sua criação foi atribuída ao ativista afro-americano Benjamin Franklin Chavis Jr, que chegou a atuar como secretário de Martin Luther King Jr., um dos líderes do movimento dos direitos civis.
Isso posto, Jokura (2021) e Carvalho (2021) usaram o seguinte termo para explicar o ocorrido:

  • A Racismo estrutural
  • B Racismo ambiental
  • C Racismo arquitetônico
  • D Racismo infraestrutural
  • E Racismo civil
9

Uma empresa cresceu rapidamente e virou referência no ramo das madeireiras. Foi uma das primeiras companhias desse tipo no Brasil a ser certificada por uma ONG mundialmente conhecida, que atesta a exploração responsável de produtos florestais. O certificado funciona como uma garantia de que a madeira da empresa não foi desmatada ilegalmente, tampouco, extraída por trabalhadores em condições degradantes. Por trás dessa roupagem ecológica, no entanto, há uma série de infrações ambientais cometidas ao longo de décadas. Ainda no final dos anos 1980, a Funai flagrou funcionários da empresa extraindo mogno em áreas públicas griladas no meio da Terra Indígena Apyterewa, onde vivem indígenas da etnia parakanã. Segundo o Ministério Público Federal, a empresa devastou 5 mil hectares de floresta e construiu mais de 100 km de estradas para escoar a madeira ilegal. As infrações não pararam depois da certificação emitida pela ONG. De 2000 a 2017, a empresa foi multada 12 vezes pelo Ibama por destruir a floresta sem autorização do poder público e transportar madeira sem documentação. Ao todo, as multas somaram R$ 1,6 milhão em valores nominais (texto adaptado de Poder 360 (2023), com nomes intencionalmente excluídos).

O texto apresentado evidencia a prática de algumas empresas e governos de se mostrarem comprometidos com a causa ambiental quando, na verdade, agem no sentido oposto. Essa prática é conhecida como:

  • A Greenlighting.
  • B Greenshifting.
  • C Greenwashing.
  • D Greenlabelling.
  • E Greencrowding.
10

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Organização Pan-Americana da Saúde, do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), na América Latina e no Caribe, a má nutrição infantil é um problema que, em suas diversas formas, continua afetando crianças e adolescentes. A desnutrição e o sobrepeso infantil são duas faces da mesma moeda e requerem uma abordagem abrangente. O excesso de peso infantil aumentou de forma alarmante nas últimas duas décadas, ameaçando a saúde e o bem-estar das crianças. Isso posto, analise as asserções a seguir:

I.É necessário manter as pessoas no centro do conjunto de soluções contra a insegurança alimentar e a má nutrição, particularmente no atual contexto de emergência climática.

II.Ainda não se conseguiu melhorar de modo significativo os números anteriores à crise desencadeada pela pandemia de COVID-19. Com isso, se está, cada vez mais, distanciando-se do cumprimento da agenda 2050.

III.É preciso promover ações que protejam as pessoas mais vulneráveis e transformem os sistemas alimentares por meio de políticas públicas holísticas para promover alimentação saudável e acessível.

É correto o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I, apenas.
  • E I, II e III.
11

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Organização Pan-Americana da Saúde, do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), na América Latina e no Caribe, a má nutrição infantil é um problema que, em suas diversas formas, continua afetando crianças e adolescentes. A desnutrição e o sobrepeso infantil são duas faces da mesma moeda e requerem uma abordagem abrangente. O excesso de peso infantil aumentou de forma alarmante nas últimas duas décadas, ameaçando a saúde e o bem-estar das crianças. Isso posto, analise as asserções a seguir:


I.É necessário manter as pessoas no centro do conjunto de soluções contra a insegurança alimentar e a má nutrição, particularmente no atual contexto de emergência climática.

II.Ainda não se conseguiu melhorar de modo significativo os números anteriores à crise desencadeada pela pandemia de COVID-19. Com isso, se está, cada vez mais, distanciando-se do cumprimento da agenda 2050.

III.É preciso promover ações que protejam as pessoas mais vulneráveis e transformem os sistemas alimentares por meio de políticas públicas holísticas para promover alimentação saudável e acessível.


É correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II, apenas.
  • E III, apenas.

Pedagogia

12

No contexto pedagógico, tanto a interdisciplinaridade quanto a transdisciplinaridade representam abordagens educacionais inovadoras que visam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Sobre as diferenças entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, assinale a alternativa correta:

  • A A interdisciplinaridade limita-se às áreas do conhecimento, enquanto a transdisciplinaridade abrange também os aspectos emocionais dos alunos.
  • B A interdisciplinaridade é mais teórica, enquanto a transdisciplinaridade é mais prática e voltada para a solução de problemas reais.
  • C A transdisciplinaridade se concentra exclusivamente em disciplinas específicas, enquanto a interdisciplinaridade explora uma ampla variedade de campos do conhecimento.
  • D A transdisciplinaridade busca integrar diferentes áreas do conhecimento e vai além delas, buscando uma compreensão mais global, enquanto a interdisciplinaridade refere-se à colaboração entre diferentes disciplinas para abordar um tema ou problema comum.
  • E A interdisciplinaridade enfoca a colaboração entre diferentes disciplinas, enquanto a transdisciplinaridade vai além das disciplinas, envolvendo também elementos da cultura local.
13

No campo da Educação Especial, as adaptações curriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. Nesse sentido, as adaptações curriculares consistem em:

  • A Mudanças no conteúdo do currículo, para torná-lo mais fácil para os alunos.
  • B Mudanças no calendário escolar, para permitir mais tempo de estudo para os alunos com deficiência.
  • C Estratégias que modificam o processo de ensino para atender às necessidades dos alunos com deficiência.
  • D Medidas tomadas apenas em escolas especializadas para alunos com deficiência.
  • E Alterações na forma de avaliação para beneficiar os alunos com dificuldades.
14

onsidere a aula descrita a seguir:
Título da Aula: Aprendendo adição de números inteiros.
Objetivo: Ensinar os alunos a realizar operações de adição com números inteiros.
Introdução: O professor começa a aula apresentando o conceito de números inteiros e sua representação na reta numérica.
Ele faz uma rápida revisão sobre números positivos e negativos.
Desenvolvimento: O professor explica o processo passo a passo da adição de números inteiros, começando com a adição de números positivos. Ele realiza vários exemplos no quadro-negro, como 3+5 e -2+7, explicando cada etapa do cálculo. O professor pede aos alunos para praticarem a adição de números inteiros em seus cadernos, fornecendo vários exercícios com diferentes níveis de dificuldade. À medida que os alunos concluem os exercícios, o professor circula pela sala e fornece feedback individual, corrigindo erros e elogiando o trabalho bem-feito.
Consolidação: O professor realiza alguns exercícios no quadro-negro e pede aos alunos que levantem as mãos para responder. Elogia as respostas corretas e fornece correções construtivas para as respostas incorretas. Ele encoraja a participação ativa dos alunos, reforçando a importância de praticar a adição de números inteiros para melhorar o desempenho.
Atividade prática: Os alunos trabalham em pares ou grupos para resolver uma série de problemas de adição de números inteiros. O professor observa atentamente o comportamento dos alunos durante a atividade, dando ênfase às interações entre eles e à forma como aplicam os conceitos ensinados.
Encerramento: O professor revisita os principais pontos da aula, resumindo os conceitos-chave da adição de números inteiros. Ele atribui uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem o que aprenderam na aula.
Considerando o modelo de aula apresentada, qual teoria da aprendizagem foi colocada em prática pelo professor?

  • A Teoria do Behaviorismo.
  • B Teoria Humanista.
  • C Teoria Sociocultural.
  • D Teoria Construtivista.
  • E Teoria Cognitiva.
15

Acerca do processo de avaliação da aprendizagem, analise as afirmações a seguir:
I- A avaliação diagnóstica ocorre no início de um curso ou unidade de ensino para entender o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Seu objetivo é identificar lacunas de conhecimento, habilidades ou competências que os alunos possam ter antes de começar o novo material. II- A avaliação somativa acontece durante o processo de ensino e aprendizagem. Seu objetivo é fornecer feedback contínuo aos alunos para melhorar seu desempenho. III- A avaliação ipsativa avalia o progresso individual de cada aluno ao longo do tempo, comparando seu desempenho atual com suas realizações anteriores. Esse método é comumente empregado em avaliações formativas, nas quais o foco está no desenvolvimento pessoal do aluno.
É correto o que se afirma em:

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.
  • E I, apenas.
16

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) revolucionaram a educação, tornando o aprendizado mais acessível, interativo e personalizado. Professores e alunos podem aproveitar programas e aplicativos educacionais para melhorar a experiência de ensino e aprendizado. Sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) O Kahoot! é um aplicativo de aprendizado baseado em jogos que permite aos professores criar questionários interativos para envolver os alunos. (__) O Microsoft Teams é uma ferramenta de videoconferência usadas para aulas online e colaboração entre estudantes e professores. (__) O Google Classroom é uma plataforma de ensino online que oferece uma ampla variedade de cursos, desde programação até literatura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  • A V - V - F.
  • B V - F - F.
  • C F - V - F.
  • D V - V - V.
  • E F - F - V.
17

De acordo com a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Brusque, a rede municipal de educação reconhece o período de alfabetização como sendo de grande importância para a caminhada do estudante durante seu percurso formativo. Desse modo, durante o processo de mediação, é necessário que o(a) professor(a):

  • A Realize uma prática pedagógica que valorize a objetividade, ou seja, é necessário que conheça métodos com que os alunos possam aprender de forma mais rápida e efetiva.
  • B Entenda os fundamentos psicológicos, fonológicos, linguísticos e sociolinguísticos para intervir sobre a Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) do aluno, levando-o a explorar seus conhecimentos.
  • C Planeje atividades que promovam o desenvolvimento de apenas uma habilidade por vez, para que os alunos não se sintam sobrecarregados.
  • D Avalie as habilidades de leitura e escrita de todos os alunos de forma coletiva, para que todos possam aprender no mesmo momento e da mesma forma.
  • E Ensine fonética e promova a consciência fonológica, ajudando os alunos a entender como as palavras são construídas para que eles possam criar sua própria linguagem e forma de se comunicar.
18

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a organização curricular da Educação Infantil está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentido, é correto afirmar sobre os campos de experiência:

  • A No campo 'Eu, o Outro e o Nós', o foco é o desenvolvimento motor e sensorial das crianças, promovendo o conhecimento do próprio corpo, das habilidades motoras e das experiências físicas.
  • B Os campos de experiência constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças.
  • C A Educação Infantil é dividida em quatro Campos de Experiência, que são áreas temáticas que abrangem as mesmas dimensões do desenvolvimento da criança.
  • D Dentro dos cinco campos de experiência, não há um campo em que as crianças exploram e desenvolvem habilidades artísticas.
  • E No campo 'Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações', aborda-se o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a capacidade de expressar ideias.
19

No documento Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, foi elaborada uma carta aos professores das redes pública estadual e municipal da educação básica de Santa Catarina por líderes indígenas em que foi solicitado para que os professores não pintem os rostos dos alunos ou façam cocares para adorná-los no dia 19 de abril. Diante disso, assinale a alternativa que indica o porquê de não se dever pintar os rostos dos alunos no dia 19 de abril:

  • A No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Indígena, contudo, os povos indígenas acreditam que apenas eles sabem realizar as pinturas de forma correta, assim como elaborar os cocares, por isso não concordam com o uso fora das comunidades.
  • B No dia 19 de abril é celebrado o Dia da Pintura, contudo, os povos indígenas acreditam que apenas os artistas indígenas podem realizar as pinturas corporais.
  • C No dia 19 de abril é celebrado o Dia da Cultura, contudo, os povos indígenas não concordam em celebrar uma data que não pertence a uma tradição indígena com pinturas corporais.
  • D No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Indígena, contudo, os povos indígenas entendem que pintar os rostos e usar cocares são formas de expressão cultural exclusivas dos indígenas que vivem em aldeias.
  • E No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Indígena, contudo, pintar os rostos e usar cocares como fantasia é uma forma desrespeitosa de ensinar a cultura dos povos indígenas.
20

Considere a situação a seguir:
Em uma escola, uma professora foi recém contratada para lecionar Geografia. Sempre que a nova professora está na sala dos professores, no momento de intervalo, um professor veterano na escola começa a fazer comentários sarcásticos e humilhantes direcionados a ela. Incomodada com a situação, a professora procurou a diretora escolar para relatar a situação.
Com base no caso narrado, a professora recém contratada deve relatar à diretora escolar que está sofrendo:

  • A Xenofobia.
  • B Assédio moral.
  • C Assédio sexual.
  • D Discriminação de gênero.
  • E Preconceito racial.
21

A Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu art. 71, afirma que não constituirão, entre outras, despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

  • A subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural.
  • B levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino.
  • C aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.
  • D uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino.
  • E concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas.

Raciocínio Lógico

22

Dos 26 funcionários de uma empresa, 10 têm gatos de estimação, 16 têm cachorros e 4 têm gato e cachorro. Pode-se afirmar que a quantidade de funcionários que não têm gato e nem cachorro é de:

  • A 3.
  • B 4.
  • C 0.
  • D 5.
  • E 2.
23

Mariana comprou um pacote com 30 pirulitos e resolveu distribuí-los entre seus 3 filhos, de modo proporcional ao tempo dedicado por cada um na limpeza e organização da casa. Bruna limpou seu quarto por 50 min, Luana limpou a cozinha por 1h e 20min e Bia organizou a sala em 20 min. Pode-se afirmar que a quantidade de pirulitos recebida por Bruna foi de:

  • A 10.
  • B 4.
  • C 12.
  • D 16.
  • E 8.
24

Para produzir um suco, são diluídas 2 colheres de suco em pó em 150 ml de água. Usando essa mesma proporção, numa jarra de 2,4 litros de água, a quantidade de colheres de suco em pó necessária é de:

  • A 32.
  • B 33.
  • C 34.
  • D 31.
  • E 35.
25

Um restaurante oferece almoço, podendo o cliente optar pela categoria "livre", pagando o valor total de R$ 42,00 e comendo o quanto desejar, ou optar pela categoria "consumo", em que paga apenas pelo que consumir, no valor de R$ 69,00 por quilograma. Lucas foi a esse restaurante e optou por pagar apenas pelo consumo, que foi de 350 gramas. Pode-se afirmar que o valor que Lucas economizou em relação à categoria livre foi, em reais, de:

  • A 9,45.
  • B 17,85.
  • C 21,30.
  • D 14,70.
  • E 24,15.
26

Pedro visitou 8 clientes na segunda-feira, 6 clientes na terça-feira, 8 clientes na quarta-feira e 4 clientes na quinta-feira. Sabendo que ele trabalha cinco dias na semana e que tem como meta atender uma média de 7 clientes por dia, pode-se afirmar que, para atingir essa meta, a quantidade de clientes que ele deve visitar na sexta-feira é de:

  • A 7.
  • B 8.
  • C 10.
  • D 6.
  • E 9.