São fatos que ocorreram em 2006 e causaram importantes mudanças na educação do Brasil, EXCETO:
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova propõe um sistema escolar público, gratuito, obrigatório e laico para todos os brasileiros até os 18 anos. O documento foi redigido por Fernando de Azevedo e assinado por 24 renomados educadores e intelectuais, que defendiam a reconstrução do sistema educacional para um sistema menos elitista e aberto à interpenetração das classes sociais com vistas às necessidades de um Brasil que se industrializava. Em que ano o manifesto foi lançado?
Após a redemocratização do Brasil, foi promulgada o(a) _____________________, que universalizou o Ensino Fundamental, visando à erradicação do analfabetismo no país.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
A dificuldade para recordar palavras e solicitar informações da memória está associada a qual transtorno?
Qual é o principal enfoque da competência “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, de acordo com Perrenoud?
O termo _____________ foi cunhado pelo médico psiquiatra americano Robert Neil Butler, em 1969, para nominar a conduta discriminatória em razão da idade das pessoas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Nesse sentido, são tipos de deficiência, EXCETO:
Sobre as fases de desenvolvimento psicossexual elaboradas por Freud, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando os transtornos e dificuldades de aprendizagem, analise a sentença abaixo:
A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem (1ª parte). Já o transtorno específico de aprendizagem é um transtorno comportamental caracterizado pela desatenção (2ª parte). E o transtorno de déficit de atenção é uma condição neurológica (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Considerando os princípios behavioristas de Watson, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Watson acreditava na importância do meio para o desenvolvimento do indivíduo.
( ) Estímulos não são responsáveis por gerar determinadas respostas no organismo.
( ) Watson criou o conceito de comportamento respondente ou reflexo, o qual inclui as respostas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.
( ) A resposta é entendida pelas variáveis ambientais que interagem com o sujeito, e o estímulo define-se por aquilo que o organismo faz, sua ação sobre o meio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Marcuschi, com o advento da internet, surge um novo tipo de comunicação conhecido como Comunicação Mediada por Computador (CMC) ou comunicação eletrônica, que desenvolve uma espécie de “discurso eletrônico”. A relevância de se tratar desses gêneros textuais reside em pelo menos quatro aspectos:
I. São gêneros em franco desenvolvimento e fase de fixação com uso cada vez mais generalizado.
II. Apresentam peculiaridades formais próprias, não obstante terem contrapartes em gêneros prévios.
III. Oferecem possibilidade de se rever alguns conceitos tradicionais a respeito de textualidade.
IV. Mudam sensivelmente nossa relação com a oralidade e a escrita, o que nos obriga a repensá-la.
Quais estão corretos?
Em relação a domínios discursivos e gêneros textuais na oralidade e na escrita, Marcuschi diz que os textos situam-se em domínios discursivos que produzem contextos e situações para as práticas sociodiscursivas características. Em relação ao Domínio Discursivo Instrucional – científico, acadêmico e educacional –, constituem modalidades de uso da língua oral e escrita:
I. Artigos científicos, verbetes de dicionários, conferências, debates. II. Editoriais, artigos de opinião, entrevista coletiva, discussões. III. Ficha catalográfica, parecer sobre tese, entrevista de seleção de curso.
Quais estão corretas?
A vírgula, entre todos os sinais de pontuação, é aquele que desempenha o maior número de funções. Analise as possibilidades de uso da vírgula entre orações, conforme preconizam Abaurre e Pontara:
I. Separa a oração adverbial que ocorre antes da oração principal. II. Separa a oração subordinada adjetiva restritiva da oração principal. III. Separa todas as orações coordenadas sindéticas. IV. Delimita orações intercaladas. V. Separa a oração subordinada subjetiva da oração principal.
Quais estão INCORRETAS?
Em relação às noções de voz e aspecto verbal, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, à luz do que preconizam Abaurre e Pontara.
( ) A voz verbal indica a relação que se estabelece entre o verbo e o sujeito sintático.
( ) Diz-se que o verbo está na voz ativa quando o processo verbal é visto como ação, atividade ou estado que, no enunciado, origina-se no sujeito sintático.
( ) Diz-se que o verbo está na voz passiva quando o sujeito é o paciente do processo expresso pelo verbo, ou seja, esse sujeito sintático sofre a ação verbal. Apenas os verbos transitivos diretos, que sintaticamente têm como complemento objetos diretos, podem expressar voz passiva.
( ) A voz passiva pronominal é expressa através de uma locução verbal formada pelo verbo “ser” acrescida pelo particípio passado do verbo principal.
( ) A voz reflexiva ocorre quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente do processo expresso pelo verbo. A ação verbal origina-se, portanto, no sujeito do verbo e sobre ele se reflete.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o emprego e o sentido de tempos verbais do modo subjuntivo, conforme Abaurre e Pontara, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O presente do subjuntivo é utilizado em dois contextos básicos: associado ao tempo presente ou associado ao tempo futuro. Por exemplo, respectivamente: 1. É uma pena que poucos jovens saibam da importância da leitura. 2. Mudarei para um local em que não precise mais de roupas quentes.
( ) O pretérito imperfeito do subjuntivo pode ser associado a ações relacionadas a um momento presente, passado ou futuro. Por exemplo: 1. Se ela tivesse coragem, ligaria para ele. 2. Não havia nada que ele não comprasse. 3. Talvez a estada pudesse ser proveitosa, se ele não abandonasse seus objetivos.
( ) O futuro do subjuntivo é utilizado para indicar uma eventualidade (a possibilidade de realização de um fato) em um momento futuro. Por exemplo: Se eu correr todos os dias, vou ficar em forma.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o emprego e o sentido de tempos verbais do modo indicativo, conforme Abaurre e Pontara, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Quando se usa o presente do indicativo (o momento do evento corresponde ao momento da enunciação da fala), se dá a entender que a ação nomeada pelo verbo ocorre exatamente no momento em que é expressa. Por exemplo: “Maria escreve”.
( ) Pode-se usar o presente do indicativo para expressar ação habitual. Por exemplo: “Maria come, dorme, reclama”.
( ) O pretérito imperfeito refere-se a um ato inconcluso, que se prolonga por algum tempo no passado. Por exemplo: “Maria nadava na piscina nas férias”.
( ) O futuro do presente refere-se a um fato futuro, que pode ocorrer ou não, relacionado a um fato passado. Por exemplo: “Eu tinha certeza de que compraria um carro no ano passado, mas não consegui”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A vírgula, entre todos os sinais de pontuação, é aquele que desempenha o maior número de funções. Analise as seguintes possibilidades de uso da vírgula no interior de orações, conforme preconizam Abaurre e Pontara:
I. Separa constituintes sintáticos idênticos em uma enumeração.
II. Indica a elipse de uma palavra (geralmente um verbo).
III. Isola o vocativo.
IV. Sempre separa o aposto.
V. Indica que um adjunto adverbial foi utilizado fora de sua posição habitual.
VI. Indica que complementos nominais ou verbais foram deslocados para o início da oração.
VII. Indica conjunções intercaladas.
VIII. Indica a separação do núcleo do complemento nominal e do adjunto adnominal que o acompanha.
Quais estão INCORRETAS?
A respeito de gêneros, analise as afirmações a seguir:
1. Segundo Abaurre e Pontara, os gêneros discursivos correspondem a certos padrões de composição de texto consagrados pelo uso. Esses padrões são determinados pelo contexto em que um texto foi produzido, pelo público a que ele se destina, por sua finalidade, por seu modo de circulação, etc.
2. De acordo com Marcuschi, o estudo de gêneros textuais é algo recente. No Ocidente, há apenas meio século se iniciaram tais estudos, apesar de já se ter notícias de que o filósofo Platão demonstrava interesse pelo assunto.
Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
De acordo com Platão e Fiorin, o texto dissertativo é ____________. Explica, analisa, classifica, avalia os seres concretos. Por isso, sua referência ao mundo faz-se por conceitos amplos, modelos genéricos, muitas vezes abstraídos do tempo e do espaço. O texto dissertativo é mais __________ do que o descritivo e o narrativo, ele explica os dados concretos da realidade. Por isso, em uma dissertação, as referências a casos concretos e particulares, ou seja, narrações ou descrições que aparecerem em seu interior, ocorrem apenas para ___________ afirmações gerais ou para argumentar a favor delas ou contra elas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Conforme Fiorin, “Argumentos são razões contra determinada tese ou a favor dela, com vistas a persuadir o outro de que ela é justa ou injusta, moral ou imoral, benéfica ou prejudicial, etc.”. Em citação, o autor nos diz que os argumentos se classificam em dois tipos: os que se valem dos processos de ligação e os que se servem de processos de dissociação. Os esquemas de ligação estão na base da construção de três tipos de argumentos:
I. Os quase lógicos. II. Os que desconsideram a estrutura do real. III. Os que fundam a estrutura do real.
Quais estão corretos?
Considerando o Excel 2013, para criação de uma tabela dinâmica, assinale a alternativa que apresenta de forma mais correta a sequência de ações.
No Excel 2013, a fórmula =ARRED(13,879;1) foi digitada. Qual valor será retornado?
São consideradas pragas virtuais, EXCETO:
Considerando o Windows 10, qual caractere pode ser utilizado para nomear um arquivo ou pasta?
São funcionalidades disponíveis no Excel 2013:
I. Caixa de Texto.
II. Cabeçalho e Rodapé.
III. Inserir WordArt.
Quais estão corretas?
No Excel 2013, qual é a finalidade da função PROCV?
Adriano precisa adicionar uma letra capitular em seu documento do Word 2013. Essa opção está disponível no grupo:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de backup à sua respectiva descrição.
Coluna 1
1. Backup completo.
2. Backup diferencial.
3. Backup incremental.
Coluna 2
( ) Copia apenas os arquivos que foram modificados desde o último backup.
( ) Copia todos os dados, independentemente de alterações.
( ) Copia apenas os arquivos que foram modificados desde o último backup completo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No Word 2013, as opções Sumário, Inserir nota de rodapé e Inserir citação estão disponíveis em qual guia?
Sobre vírus, worms e pragas virtuais, analise as assertivas abaixo:
I. O worm pode espalhar sozinho cópias de si mesmo para computadores não infectados. Worms são capazes de se aproveitar de falhas de segurança nas redes para se propagar em vários dispositivos e servem como porta de entrada para ameaças ainda mais graves.
II. Um vírus de computador é um tipo de programa ou código malicioso criado para alterar a forma como um computador funciona.
III. Os trojans invadem o computador disfarçados de programas reais. Quando um deles entra no sistema, pode executar ações destrutivas antes mesmo de que você perceba.
Quais estão corretas?