Resolver o Simulado Professor (40H) - FUNDATEC

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Pedagogia

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São fatos que ocorreram em 2006 e causaram importantes mudanças na educação do Brasil, EXCETO:

  • A Instituição do Ensino Fundamental de 9 anos, com matrícula obrigatória aos 6 anos de idade.
  • B Iniciação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
  • C Criação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (Proeja).
  • D Normatização das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de Educação Superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
  • E Criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
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O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova propõe um sistema escolar público, gratuito, obrigatório e laico para todos os brasileiros até os 18 anos. O documento foi redigido por Fernando de Azevedo e assinado por 24 renomados educadores e intelectuais, que defendiam a reconstrução do sistema educacional para um sistema menos elitista e aberto à interpenetração das classes sociais com vistas às necessidades de um Brasil que se industrializava. Em que ano o manifesto foi lançado?

  • A 1910.
  • B 1932.
  • C 1947.
  • D 1964.
  • E 1982.
3

Após a redemocratização do Brasil, foi promulgada o(a) _____________________, que universalizou o Ensino Fundamental, visando à erradicação do analfabetismo no país.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • B Base Nacional Comum Curricular
  • C Constituição Brasileira de 1988
  • D Estatuto da Criança e Adolescente
  • E Lei nº 10.172/2001 – Plano Nacional de Educação
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A dificuldade para recordar palavras e solicitar informações da memória está associada a qual transtorno?

  • A Anarritmia.
  • B Afasia anômica (disnomia).
  • C Discalculia.
  • D Dislexia.
  • E Disgrafia.
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Qual é o principal enfoque da competência “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, de acordo com Perrenoud?

  • A Seguir estritamente a Pedagogia por objetivos.
  • B Conhecer profundamente os conteúdos das disciplinas.
  • C Criar situações de aprendizagem que vão além da Pedagogia por objetivos, considerando as representações dos alunos.
  • D Priorizar exclusivamente a memorização dos conteúdos pelos alunos.
  • E Delimitar o lugar do aluno e do professor de forma distinta.
6

O termo _____________ foi cunhado pelo médico psiquiatra americano Robert Neil Butler, em 1969, para nominar a conduta discriminatória em razão da idade das pessoas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A ageísmo
  • B machismo
  • C capacitismo
  • D racismo
  • E xenofobia
7

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Nesse sentido, são tipos de deficiência, EXCETO:

  • A Auditiva.
  • B Visual.
  • C Física.
  • D Intelectual.
  • E Dislexia.
8

Sobre as fases de desenvolvimento psicossexual elaboradas por Freud, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A fase oral desenvolve-se na puberdade, sendo que a zona de obtenção de prazer é a zonal oral (boca e lábios).
  • B A fase anal é o período em que a criança começa a caminhar e a falar e desenvolve gradualmente o controle dos esfíncteres.
  • C A fase fálica acontece dos 4 aos 7 anos, quando a libido é direcionada às áreas genitais.
  • D O período de latência ocorre entre os 5 e 6 anos até o início da puberdade. Com o recalque do Édipo, a libido é canalizada para outras finalidades e atividades, como o desenvolvimento intelectual, escolar e social.
  • E A fase genital ocorre com o início da puberdade e o consequente retorno da energia libidinal aos órgãos genitais, quando o objeto de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo.
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Considerando os transtornos e dificuldades de aprendizagem, analise a sentença abaixo: 


A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem (1ª parte). Já o transtorno específico de aprendizagem é um transtorno comportamental caracterizado pela desatenção (2ª parte). E o transtorno de déficit de atenção é uma condição neurológica (3ª parte).



Quais partes estão corretas? 


  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e 3ª partes.
  • E Todas as partes.
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Considerando os princípios behavioristas de Watson, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Watson acreditava na importância do meio para o desenvolvimento do indivíduo.

( ) Estímulos não são responsáveis por gerar determinadas respostas no organismo.

( ) Watson criou o conceito de comportamento respondente ou reflexo, o qual inclui as respostas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.

( ) A resposta é entendida pelas variáveis ambientais que interagem com o sujeito, e o estímulo define-se por aquilo que o organismo faz, sua ação sobre o meio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F.
  • B F – V – V – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – F – V.
  • E F – F – F – V.

Português

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De acordo com Marcuschi, com o advento da internet, surge um novo tipo de comunicação conhecido como Comunicação Mediada por Computador (CMC) ou comunicação eletrônica, que desenvolve uma espécie de “discurso eletrônico”. A relevância de se tratar desses gêneros textuais reside em pelo menos quatro aspectos:


I. São gêneros em franco desenvolvimento e fase de fixação com uso cada vez mais generalizado.

II. Apresentam peculiaridades formais próprias, não obstante terem contrapartes em gêneros prévios.

III. Oferecem possibilidade de se rever alguns conceitos tradicionais a respeito de textualidade.

IV. Mudam sensivelmente nossa relação com a oralidade e a escrita, o que nos obriga a repensá-la.


Quais estão corretos?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
12

Em relação a domínios discursivos e gêneros textuais na oralidade e na escrita, Marcuschi diz que os textos situam-se em domínios discursivos que produzem contextos e situações para as práticas sociodiscursivas características. Em relação ao Domínio Discursivo Instrucional – científico, acadêmico e educacional –, constituem modalidades de uso da língua oral e escrita:


I. Artigos científicos, verbetes de dicionários, conferências, debates. II. Editoriais, artigos de opinião, entrevista coletiva, discussões. III. Ficha catalográfica, parecer sobre tese, entrevista de seleção de curso.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.
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A vírgula, entre todos os sinais de pontuação, é aquele que desempenha o maior número de funções. Analise as possibilidades de uso da vírgula entre orações, conforme preconizam Abaurre e Pontara: 

I. Separa a oração adverbial que ocorre antes da oração principal. II. Separa a oração subordinada adjetiva restritiva da oração principal. III. Separa todas as orações coordenadas sindéticas. IV. Delimita orações intercaladas. V. Separa a oração subordinada subjetiva da oração principal.

Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas II e V.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III, IV e V.
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Em relação às noções de voz e aspecto verbal, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, à luz do que preconizam Abaurre e Pontara.


( ) A voz verbal indica a relação que se estabelece entre o verbo e o sujeito sintático.
( ) Diz-se que o verbo está na voz ativa quando o processo verbal é visto como ação, atividade ou estado que, no enunciado, origina-se no sujeito sintático.

( ) Diz-se que o verbo está na voz passiva quando o sujeito é o paciente do processo expresso pelo verbo, ou seja, esse sujeito sintático sofre a ação verbal. Apenas os verbos transitivos diretos, que sintaticamente têm como complemento objetos diretos, podem expressar voz passiva.

( ) A voz passiva pronominal é expressa através de uma locução verbal formada pelo verbo “ser” acrescida pelo particípio passado do verbo principal.

( ) A voz reflexiva ocorre quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente do processo expresso pelo verbo. A ação verbal origina-se, portanto, no sujeito do verbo e sobre ele se reflete.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V – V.
  • B F – F – F – V – F.
  • C V – F – V – F – V.
  • D V – V – V – F – V.
  • E F – V – F – F – F.
15

Sobre o emprego e o sentido de tempos verbais do modo subjuntivo, conforme Abaurre e Pontara, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O presente do subjuntivo é utilizado em dois contextos básicos: associado ao tempo presente ou associado ao tempo futuro. Por exemplo, respectivamente: 1. É uma pena que poucos jovens saibam da importância da leitura. 2. Mudarei para um local em que não precise mais de roupas quentes.

( ) O pretérito imperfeito do subjuntivo pode ser associado a ações relacionadas a um momento presente, passado ou futuro. Por exemplo: 1. Se ela tivesse coragem, ligaria para ele. 2. Não havia nada que ele não comprasse. 3. Talvez a estada pudesse ser proveitosa, se ele não abandonasse seus objetivos.

( ) O futuro do subjuntivo é utilizado para indicar uma eventualidade (a possibilidade de realização de um fato) em um momento futuro. Por exemplo: Se eu correr todos os dias, vou ficar em forma.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B F – F – V.
  • C V – F – F.
  • D V – F – V.
  • E F – V – F.
16

Sobre o emprego e o sentido de tempos verbais do modo indicativo, conforme Abaurre e Pontara, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Quando se usa o presente do indicativo (o momento do evento corresponde ao momento da enunciação da fala), se dá a entender que a ação nomeada pelo verbo ocorre exatamente no momento em que é expressa. Por exemplo: “Maria escreve”.

( ) Pode-se usar o presente do indicativo para expressar ação habitual. Por exemplo: “Maria come, dorme, reclama”.

( ) O pretérito imperfeito refere-se a um ato inconcluso, que se prolonga por algum tempo no passado. Por exemplo: “Maria nadava na piscina nas férias”.

( ) O futuro do presente refere-se a um fato futuro, que pode ocorrer ou não, relacionado a um fato passado. Por exemplo: “Eu tinha certeza de que compraria um carro no ano passado, mas não consegui”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C V – V – F – F.
  • D F – F – F – V.
  • E F – F – V – V.
17

A vírgula, entre todos os sinais de pontuação, é aquele que desempenha o maior número de funções. Analise as seguintes possibilidades de uso da vírgula no interior de orações, conforme preconizam Abaurre e Pontara:


I. Separa constituintes sintáticos idênticos em uma enumeração.
II. Indica a elipse de uma palavra (geralmente um verbo).
III. Isola o vocativo.
IV. Sempre separa o aposto.
V. Indica que um adjunto adverbial foi utilizado fora de sua posição habitual.
VI. Indica que complementos nominais ou verbais foram deslocados para o início da oração.
VII. Indica conjunções intercaladas.
VIII. Indica a separação do núcleo do complemento nominal e do adjunto adnominal que o acompanha.

Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas III e VII.
  • C Apenas IV e VIII.
  • D Apenas I, II, V e VII.
  • E Apenas III, V, VII e VIII.
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A respeito de gêneros, analise as afirmações a seguir:

1. Segundo Abaurre e Pontara, os gêneros discursivos correspondem a certos padrões de composição de texto consagrados pelo uso. Esses padrões são determinados pelo contexto em que um texto foi produzido, pelo público a que ele se destina, por sua finalidade, por seu modo de circulação, etc.

2. De acordo com Marcuschi, o estudo de gêneros textuais é algo recente. No Ocidente, há apenas meio século se iniciaram tais estudos, apesar de já se ter notícias de que o filósofo Platão demonstrava interesse pelo assunto. 


Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

  • A Ambas estão corretas.
  • B Ambas estão incorretas.
  • C A primeira está correta, e a segunda, incorreta.
  • D A segunda está correta, e a primeira, incorreta.
  • E A primeira está correta, e a segunda, parcialmente correta.
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De acordo com Platão e Fiorin, o texto dissertativo é ____________. Explica, analisa, classifica, avalia os seres concretos. Por isso, sua referência ao mundo faz-se por conceitos amplos, modelos genéricos, muitas vezes abstraídos do tempo e do espaço. O texto dissertativo é mais __________ do que o descritivo e o narrativo, ele explica os dados concretos da realidade. Por isso, em uma dissertação, as referências a casos concretos e particulares, ou seja, narrações ou descrições que aparecerem em seu interior, ocorrem apenas para ___________ afirmações gerais ou para argumentar a favor delas ou contra elas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A temático – abstrato – ilustrar
  • B genérico – concreto – contestar
  • C amplo – objetivo – confrontar
  • D situacional – enfático – conectar
  • E representativo – concreto – negar
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Conforme Fiorin, “Argumentos são razões contra determinada tese ou a favor dela, com vistas a persuadir o outro de que ela é justa ou injusta, moral ou imoral, benéfica ou prejudicial, etc.”. Em citação, o autor nos diz que os argumentos se classificam em dois tipos: os que se valem dos processos de ligação e os que se servem de processos de dissociação. Os esquemas de ligação estão na base da construção de três tipos de argumentos:

I. Os quase lógicos. II. Os que desconsideram a estrutura do real. III. Os que fundam a estrutura do real.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Noções de Informática

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Considerando o Excel 2013, para criação de uma tabela dinâmica, assinale a alternativa que apresenta de forma mais correta a sequência de ações.

  • A Guia Inserir – Tabela – Tabela Dinâmica – Selecionar Configurações.
  • B Guia Dados – Tabela Dinâmica – Inserir – Selecionar dados.
  • C Guia Fórmulas – Tabela Dinâmica – Selecionar Configurações.
  • D Página Inicial – Tabela – Tabela Dinâmica – Inserir – Selecionar dados – Escolher Local onde o relatório de tabela dinâmica será inserido.
  • E Guia Inserir – Tabela Dinâmica – Selecionar uma tabela ou intervalo – Escolher Local onde o relatório de tabela dinâmica será inserido.
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No Excel 2013, a fórmula =ARRED(13,879;1) foi digitada. Qual valor será retornado?

  • A 14.
  • B 13,8.
  • C 13,9.
  • D 13,88.
  • E 13,880.
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São consideradas pragas virtuais, EXCETO:

  • A Firewall.
  • B Malware.
  • C Spyware.
  • D Worm.
  • E Ransomware.
24

Considerando o Windows 10, qual caractere pode ser utilizado para nomear um arquivo ou pasta?

  • A < (menor que)
  • B : (dois pontos)
  • C " (aspas duplas)
  • D _ (underline)
  • E | (barra vertical ou pipe)
25

São funcionalidades disponíveis no Excel 2013:


I. Caixa de Texto.

II. Cabeçalho e Rodapé.

III. Inserir WordArt.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
26

No Excel 2013, qual é a finalidade da função PROCV?

  • A Encontrar itens em uma tabela ou um intervalo por linha.
  • B Calcular a média dos valores em um intervalo.
  • C Contar o número de células não vazias em um intervalo.
  • D Adicionar todos os valores em um intervalo de células.
  • E Filtrar dados em uma tabela.
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Adriano precisa adicionar uma letra capitular em seu documento do Word 2013. Essa opção está disponível no grupo:

  • A Ilustrações.
  • B Parágrafo.
  • C Fonte.
  • D Texto.
  • E Estilo.
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Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de backup à sua respectiva descrição.

Coluna 1
1. Backup completo.
2. Backup diferencial.
3. Backup incremental.

Coluna 2
( ) Copia apenas os arquivos que foram modificados desde o último backup.
( ) Copia todos os dados, independentemente de alterações.
( ) Copia apenas os arquivos que foram modificados desde o último backup completo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 3 – 1 – 2.
  • B 1 – 2 – 3.
  • C 2 – 3 – 1.
  • D 3 – 2 – 1.
  • E 1 – 3 – 2.
29

No Word 2013, as opções Sumário, Inserir nota de rodapé e Inserir citação estão disponíveis em qual guia?

  • A Inserir.
  • B Página Inicial.
  • C Layout da Página.
  • D Referências.
  • E Exibição.
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Sobre vírus, worms e pragas virtuais, analise as assertivas abaixo:

I. O worm pode espalhar sozinho cópias de si mesmo para computadores não infectados. Worms são capazes de se aproveitar de falhas de segurança nas redes para se propagar em vários dispositivos e servem como porta de entrada para ameaças ainda mais graves.
II. Um vírus de computador é um tipo de programa ou código malicioso criado para alterar a forma como um computador funciona.
III. Os trojans invadem o computador disfarçados de programas reais. Quando um deles entra no sistema, pode executar ações destrutivas antes mesmo de que você perceba.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.