Resolver o Simulado Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia (AparecidaPrev)

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Administração Geral

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Segundo o website da Controladoria Geral da União, a transparência amplia a visibilidade das ações governamentais pela sociedade, por meio da disponibilização de informações públicas ou sob custódia dos órgãos e entidades da Administração Pública, desde que não sejam sigilosas, com qualidade e em espaço temporal adequado. A respeito da transparência pública no governo federal, assinale a afirmativa correta.

  • A A disponibilização de informações pelos órgãos públicos após a solicitação de um cidadão diz respeito ao que se chama de transparência ativa.
  • B A transparência passiva ou voluntária ocorre quando a divulgação de dados e informações se dá de modo espontâneo pelo órgão público.
  • C O Programa Incluir do Governo Federal propõe um modelo de interação político-administrativo que coloca o cidadão como prioridade para as políticas públicas e estabelece valores e princípios específicos das políticas públicas e dos processos de modernização administrativa.
  • D Enquanto o Portal da Transparência do Governo Federal é de responsabilidade da Controladoria-Geral da União, o Portal Brasileiro e Dados Abertos é de responsabilidade do Ministério da Economia.
  • E O Portal da Transparência e o Portal Brasileiro de Dados Abertos permitem o cruzamento de dados fornecidos pelos diferentes órgãos do governo federal para a obtenção de informações secundárias.
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A respeito da estrutura organizacional e o gerenciamento estratégico por projetos, é correto afirmar que:

  • A Organizações departamentais se diferenciam por oferecer uma estrutura organizacional frente à pressão de prazos de execução dos seus serviços.
  • B Organização funcional caracteriza-se pela criação de um grupo dedicado a cada projeto ou missão como um departamento multifuncional de caráter provisório.
  • C O gerenciamento simultâneo possui um gerente de projeto e especialistas vinculados a seus departamentos de origem, mas que dedicam tempo ao projeto sempre que necessário, caracterizando negativamente uma possível duplicidade de chefia.
  • D O gerenciamento simultâneo, anteriormente chamado de engenharia simultânea, assegura a unicidade de esforços e a diversidade de especializações.
  • E Os membros atuam em suas especialidades na estrutura de organização por projeto e constituem um grupo fixo de trabalho.
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Sobre o princípio da Teoria Institucional, assinale a alternativa correta.

  • A Estabelece que a regulação governamental é uma força coercitiva do ambiente.
  • B Divide os fatores de ordem simbólica dos fatores ambientais.
  • C Desconstrói os pressupostos de construtivismo social para compreensão de fenômenos organizacionais.
  • D Analisa populações organizacionais e como levam à melhor adaptação ao ambiente.
  • E Considera as organizações como sistemas abertos em que várias contingências influenciam seu desempenho.
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As teorias em administração, também chamadas de escolas do pensamento administrativo, auxiliam na compreensão das organizações, oferecendo modelos explicativos ou descritivos. Sobre a Escola Clássica (Administração Científica, Gestão Administrativa e Teoria da Burocracia), é correto afirmar que:

  • A a Teoria da Burocracia tem como pressuposto básico ser aplicada por qualquer organização, com o máximo esforço.
  • B a Gestão Administrativa tem como principal autor Frederick Taylor, cuja premissa é servir como uma melhor maneira de administrar e organizar uma empresa.
  • C a Gestão Administrativa considera que existem princípios gerais da administração e que a burocracia é a forma organizacional mais eficiente de se gerir um negócio ou uma instituição.
  • D a Administração Científica desconsidera a análise do ambiente externo e, além de Frederick Taylor, tem Frank Gilbreth como um importante teórico.
  • E a orientação do modelo teórico da Teoria da Burocracia é prescritiva e tem como foco os processos operacionais do trabalho.
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A técnica SWOT, no Brasil também chamada de FOFA ou PFOA, é uma técnica em planejamento estratégico que visa identificar e analisar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. É correto afirmar que a análise SWOT:

  • A atua como um processo de previsão de tecnologia e mercado e identificação das mudanças para determinados negócios.
  • B considera a influência do ambiente interno e do ambiente externo, caracterizando-se como uma ferramenta de autoavaliação da gestão.
  • C compara sistematicamente os processos e desempenhos organizacionais baseados em indicadores predefinidos.
  • D é uma estratégia voltada para a criação de novos mercados a fim de tornar a competição irrelevante pela criação de oportunidades.
  • E divide atividades de valor agregado consideradas genéricas em primárias e secundárias.
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Uma das ferramentas para controle gerencial da melhoria contínua em processos é chamada de Ciclo PDCA, ou apenas de PDCA. Assinale a alternativa que associa corretamente o conceito à respectiva atividade.

  • A A letra “P” se refere a “planejamento”, cuja atividade principal é a coleta de resultados obtidos segundo a métrica estabelecida durante o ciclo.
  • B A letra “D” se vincula à idealização da forma de capacitar as pessoas que atuam no programa ou no sistema planejado.
  • C A letra “C” corresponde à verificação dos parâmetros planejados de acordo com o método de avaliação de desempenho estabelecido.
  • D A letra “A” se traduz na tarefa de identificar um problema a ser resolvido.
  • E A letra “A” está relacionada ao processo de avaliação da gestão do desempenho individual de cada membro da organização.
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Na abordagem de processos, são contemplados aspectos estratégicos, estruturais, comportamentais e tecnológicos. Sobre os conceitos empregados na área, assinale a alternativa correta.

  • A Centralização refere-se à transferência de certo nível de autoridade e responsabilidade de um líder para seu liderado, passando a responsabilidade pela execução de uma tarefa.
  • B Planejamento estratégico refere-se aos processos vinculados a planejamento de necessidades do público-alvo, a insumos e recursos até sua transformação e entrega como produtos ou serviços.
  • C Departamentalização refere-se ao conjunto de cargos com mesmo nível de responsabilidade e autoridade.
  • D Desempenho refere-se à interação de responsabilidade isolada e voluntária com foco na missão, na visão e nos objetivos organizacionais.
  • E Amplitude de controle refere-se ao quantitativo de liderados ou subordinados, a fim de assegurar supervisão adequada.
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“O conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade” se refere ao conceito de:

  • A transparência governamental.
  • B governança pública.
  • C prestação de contas.
  • D gestão estratégica.
  • E processo administrativo.
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Historicamente desenvolvido por Henry Fayol na chamada Escola Clássica da Administração, o processo de administração consiste em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito das funções da administração, assinale a alternativa correta.

  • A Planejar é uma função relacionada à avaliação de estratégias.
  • B Organizar é uma função relacionada à previsão de recursos.
  • C Dirigir é uma função relacionada à posição ocupada por um gestor na estrutura organizacional.
  • D Controlar é uma função relacionada ao monitoramento e à avaliação do desempenho organizacional.
  • E Organizar é uma função associada às funções de comandar e coordenar.
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O movimento da Escola da Administração Científica foi pioneiro em sintetizar princípios para eficiência dos processos operacionais, sugerindo que há uma única maneira certa de desempenhar cada tarefa. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de tempos e movimentos tem como foco:

  • A sistematizar regras e procedimentos escritos e formalizados.
  • B promover eficiência organizacional a partir da motivação de cada indivíduo.
  • C otimizar a divisão do trabalho mesmo com mão de obra desqualificada, mas passível de ser treinada.
  • D analisar o conjunto de tarefas para ampliar a complexidade dos movimentos laborais.
  • E usar técnicas matemáticas para modelos complexos a fim de auxiliar em problemas organizacionais.

Legislação da Defensoria Pública

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Com base na legislação vigente e nas normativas e deliberações do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Paraná, a atuação da Defensoria Pública não depende de considerações prévias sobre a situação econômico-financeira da parte interessada nos seguintes casos:

I. Acusado preso que informou ter advogado, mas deixou de constituir patrono no prazo para resposta à acusação. II. Apenado em regime semiaberto harmonizado que busca a Defensoria para pleitear indulto na execução da pena. III. Adolescente que busca a Defensoria após ser intimado para justificar o descumprimento das medidas impostas pela remissão em processo de cumprimento de medida socioeducativa. IV. Mulher vítima, nos termos da Lei nº 11.340/2006, para ações de família envolvendo divórcio, regulamentação da guarda e pensão, tendo ou não medida protetiva de urgência, sendo a ação judicial indispensável para auxiliá-la a sair do contexto de violência. V. Comunidade caiçara do litoral paranaense que busca a Defensoria para pedir a regularização do fornecimento de iluminação pública em vila isolada.

Quais estão corretos?

  • A Apenas III e IV.
  • B Apenas I, IV e V.
  • C Apenas II, III e V.
  • D Apenas I, II, III e V.
  • E I, II, III, IV e V.
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São órgãos de atuação da Defensoria Pública do Estado do Paraná, conforme a Lei Complementar Estadual nº 136/2011 do Estado do Paraná:

  • A As Defensorias Públicas do Estado do Paraná e os Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado.
  • B As Defensorias Públicas do Estado do Paraná e a Coordenadoria-Geral de Administração.
  • C Os Defensores Públicos do Estado do Paraná e os Núcleos Regionais de Atendimento.
  • D Os Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado e a Coordenadoria-Geral de Administração.
  • E Os Núcleos Regionais de Atendimento e os Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado.
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Com base na Lei Complementar Estadual nº 136/2011 do Estado do Paraná, são prerrogativas dos membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná, EXCETO:

  • A Receber, inclusive quando necessário, mediante entrega dos autos com vista, intimação pessoal em qualquer processo e grau de jurisdição ou instância administrativa, contando-se-lhes em dobro todos os prazos.
  • B Comunicar-se, pessoal e reservadamente, com seus assistidos, ainda quando estes se acharem presos ou detidos, mesmo incomunicáveis, tendo livre ingresso em estabelecimentos policiais, prisionais e de internação coletiva, independentemente de prévio agendamento.
  • C Ter vista pessoal dos processos fora dos cartórios e secretarias, ressalvadas as vedações legais.
  • D Representar a parte, em feito administrativo ou judicial, independentemente de mandato, inclusive os casos para os quais a lei exija poderes especiais.
  • E Deixar de patrocinar ação, quando ela for manifestamente incabível ou inconveniente aos interesses da parte sob seu patrocínio, comunicando o fato ao Defensor Público-Geral, com as razões de seu proceder.
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De acordo com a Constituição da República, a Lei Complementar Federal nº 80/1994, a Lei Complementar Estadual nº 136/2011 e, ainda, com base na jurisprudência do STF, assinale a alternativa INCORRETA acerca do Regime Jurídico da Defensoria Pública e o alcance de sua atuação.

  • A Com base na teoria dos poderes implícitos, o STF entende que o(a) defensor(a) público(a) pode requisitar, de quaisquer autoridades públicas e de seus agentes, certidões, exames, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e demais providências necessárias ao exercício de suas atribuições, dependendo, em qualquer hipótese, de prévia autorização judicial.
  • B A Defensoria Pública não é uma instituição do sistema de justiça equiparada à advocacia, seja ela pública ou privada, estando, com efeito, mais próxima à perspectiva institucional atribuída ao próprio Ministério Público.
  • C A estruturação da Defensoria Pública em cargos de carreira, providos mediante concurso público de provas e títulos, opera como garantia da independência técnica da instituição, a se refletir na boa qualidade da assistência a que fazem jus os estratos mais vulnerabilizados da coletividade.
  • D Segundo o STF, é devido o pagamento de honorários sucumbenciais à Defensoria Pública quando representa parte vencedora em demanda ajuizada contra qualquer ente público, inclusive aquele que integra, vedado o seu rateio entre os membros da instituição.
  • E Os municípios podem instituir a prestação de assistência judiciária à população de baixa renda, o que não se confunde com Defensoria Pública Municipal.
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As penalidades disciplinares são medidas aplicadas aos servidores públicos, incluindo aqueles que atuam na Defensoria Pública, em resposta a infrações disciplinares, violações do código de conduta ou normas internas da instituição. Tendo em vista que essas penalidades visam manter a ordem, a ética e a eficiência no ambiente de trabalho, garantir a responsabilidade dos servidores, e, ainda servem como um meio de responsabilizar os servidores por comportamentos inadequados que possam prejudicar a missão da instituição, analise as afirmativas a seguir.

I. Na aplicação das penalidades poderão ser consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provirem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.
II. Será punido com suspensão de até quinze dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.
III. Durante o cumprimento da pena de suspensão, o servidor perderá todas as vantagens decorrentes do exercício do cargo.
IV. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros suspensos após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver nesse período praticado nova infração disciplinar.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.
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O Estatuto dos Servidores Públicos desempenha um papel fundamental na promoção da boa governança, na proteção dos direitos dos servidores e na melhoria na prestação de serviços públicos. Ele é essencial para garantir que a Administração Pública funcione de forma eficaz, ética e de acordo com os princípios democráticos, beneficiando a sociedade como um todo.  Nos termos da Lei Estadual nº 20.857/2021, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos da Defensoria do Estado do Paraná, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(    ) Relotação é o ato de definição da unidade administrativa em que o servidor exercerá as suas atribuições, cujos critérios poderão ser estabelecidos em regulamento próprio.
(    ) Compete, exclusivamente, ao Defensor Público-Geral estabelecer a lotação e a distribuição dos servidores da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
(   ) Quando a relotação implicar mudança de Comarca, o servidor deverá se apresentar na nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Paraná em até oito dias, a contar da publicação do ato no Diário Oficial, devendo o servidor ser comunicado por correio eletrônico.
(   ) A relotação poderá ser precedida de edital de chamamento de interessados na vaga a ser preenchida, cujo resultado será organizado por antiguidade, sem prejuízo de outras condicionantes impostas a bem do interesse público.

A sequência está correta em 
  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, V.
  • C F, F, V, V.
  • D F, V, V, F.
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O ingresso na carreira da Defensoria Pública do Estado é um processo que exige a aprovação em um concurso público, sendo um dos caminhos para se tornar um defensor público. A Defensoria Pública do Estado do Paraná é integrada pela Carreira de Defensor Público e pelo Quadro Pessoal da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Em relação à carreira da Defensoria Pública do Estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.

I. Os Defensores Públicos Substitutos constituem-se de órgãos de execução da Defensoria Pública vinculada ao primeiro grau de jurisdição, podendo atuar em auxílio ou substituição dos respectivos titulares.
II. No ato de promoção para a classe especial, deverá ser mantida a designação do Defensor na Defensoria atualmente titularizada, enquanto o número de Defensores Públicos em atuação nas Defensorias de primeiro grau for insuficiente, cabendo ao Conselho Superior da Defensoria Pública a regulamentação destas hipóteses.
III. O candidato aprovado poderá renunciar à convocação correspondente à sua classificação antecipadamente ou até o termo final do prazo de posse, caso em que, optando o renunciante, será deslocado para o último lugar da lista de classificados.
IV. O prazo para posse dos membros e servidores da Defensoria Pública do Estado do Paraná é de trinta dias contados da publicação do ato de nomeação em órgão da imprensa oficial. 

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D II e IV.
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A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado desempenha um papel fundamental na manutenção da integridade, qualidade e eficiência dos serviços prestados por essa instituição. Ela contribui para a proteção dos direitos dos cidadãos mais vulneráveis, a transparência das operações e a melhoria contínua, fortalecendo a missão da Defensoria Pública de assegurar o acesso à justiça para todos. Em relação à Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.

I. A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná é exercida pelo Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado indicado dentre os integrantes de categoria mais elevada da carreira, em lista tríplice formada pelo Conselho Superior, e nomeado pelo Defensor Público-Geral do Estado para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
II. O Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado será substituído em suas faltas, ausências, impedimentos, licenças e férias, inclusive para o fim de composição do colegiado do Conselho Superior da Defensoria Pública, pelo Subcorregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado, nomeado pelo Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado dentre os membros da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
III. A posse no cargo de Corregedor-Geral do Estado e o respectivo exercício ocorrerão no primeiro dia útil do mês de março seguinte.
IV. O Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado deverá ser destituído por proposta do Defensor Público-Geral do Estado, pelo voto de dois terços do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, antes do término do mandato.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
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A Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná prevê as garantias e prerrogativas dos membros da carreira, estando entre elas afastamentos e licenças. Tendo em vista as licenças na carreira na DPE-PR, contidas na LC nº 136/2011, analise as afirmativas a seguir.

I. Tício, com três anos de exercício, poderá obter licença para tratar de interesses particulares, com vencimentos e todos os direitos e vantagens de seu cargo efetivo.
II. Mévio, com seis anos ininterruptos de efetivo exercício no serviço público estadual, tem direito à licença-prêmio pelo prazo de três meses, com todos os direitos e vantagens de seu cargo efetivo, podendo convertê-la em pecúnia, caso queira.
III. Fulana, membro da Defensoria Pública do Estado do Paraná, casada, com Sicrana, eleita Senadora pelo Estado do Paraná, tem direito à licença sem vencimento para acompanhar a esposa.
IV. Joana, grávida, tem direito à licença pelo prazo de seis meses, concedida, mediante inspeção médica, sem prejuízo de seus vencimentos e vantagens.

Está correto, de acordo com a LC nº 136/2011, o que se afirma em 
  • A I, II, III e IV.
  • B II e III, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
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Considerando os casos a seguir envolvendo a carreira na DPE-PR, analise as afirmativas a seguir.

I. João, tendo logrado aprovação para o cargo de técnico administrativo da DPE-PR, teve o seu ato de nomeação publicado em órgão da imprensa oficial. Deve, portanto, tomar posse no cargo, no prazo de trinta dias.
II. Maria, tendo logrado aprovação para o cargo de defensora pública, toma posse em seu cargo, iniciando exercício. Seu estágio probatório para apuração do preenchimento ou não dos requisitos necessários à sua confirmação na carreira terá início com o exercício do cargo, e terá a duração de três anos. 
III. José foi aprovado e tomou posse para o cargo de técnico administrativo da DPE-PR. Deve, portanto, entrar em exercício, em regra, no prazo de trinta dias, a contar da posse, sob pena de exoneração.
IV. Josefina, membro da Defensoria Pública, foi posta em disponibilidade, tendo em vista a extinção do cargo que ocupava, retornou à carreira após seis meses. Esse retorno é chamado de aproveitamento, considerado uma das modalidades de reingresso na carreira prevista na Lei Orgânica.

Está correto, de acordo com a LC nº 136/2011, o que se afirma em 
  • A I, II, III e IV.
  • B II e III, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.

Atendimento ao Público

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Assinale a alternativa CORRETA sobre a postura profissional no contexto da administração pública:

  • A Seguir ordens superiores sem questionamento, inclusive as legalmente duvidosas Assistente Administrativo
  • B Ser flexível sobre o que versa as diretrizes estabelecidas por leis e regulamentos
  • C Um servidor público deve sempre atender com presteza
  • D Adotar atitudes que desconsiderem os padrões éticos esperados no serviço público
  • E Demonstrar indiferença em relação ao uso eficiente dos recursos e à preservação do patrimônio público.
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Assinale a alternativa CORRETA sobre a postura profissional no contexto da administração pública:

  • A A informalidade excessiva entre os servidores e os cidadãos contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente.
  • B Um servidor público deve sempre manter uma postura ética, transparente e imparcial no exercício de suas funções.
  • C A rigidez na comunicação interna é essencial para evitar conflitos e garantir a disciplina entre os servidores.
  • D A competição interna intensa entre os servidores é uma prática recomendada para aumentar a produtividade.
  • E Um servidor público não precisa se preocupar com o impacto de sua postura pessoal no ambiente de trabalho.
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Nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, é essencial que os servidores públicos demonstrem:

  • A Isolamento e independência para evitar conflitos.
  • B Rigidez e autoritarismo para manter a ordem e a disciplina.
  • C Empatia e habilidades de comunicação para promover um ambiente colaborativo.
  • D Competitividade intensa para alcançar os objetivos individuais.
  • E Submissão total às ordens sem questionamentos para garantir a hierarquia.
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Um cidadão que frequenta um órgão público percebeu que os funcionários sempre o atendem prontamente e com eficiência. Qual dimensão da qualidade do serviço está sendo destacada nessa situação?

  • A Empatia
  • B Responsividade
  • C Confiabilidade
  • D Tangibilidade
  • E Segurança
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Um cidadão se dirigiu a um serviço público e percebeu que os funcionários tinham um interesse genuíno em servir, fornecendo uma atenção individualizada. Qual dimensão da qualidade do serviço está sendo destacada nessa situação?

  • A Confiabilidade
  • B Prontidão
  • C Empatia
  • D Tangibilidade
  • E Segurança
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Associe CORRETAMENTE cada princípio de atendimento ao público com a sua definição correspondente.
(1) Presteza
(2) Cortesia
(3) Eficiência
(4) Discrição
(5) Objetividade

(a) Capacidade de resolver as demandas do cliente de forma rápida e eficaz.
(b) Tratar o cliente com educação e respeito.
(c) Fornecer informações de forma clara e direta.
(d) Atender prontamente as solicitações dos clientes.
(e) Manter sigilo sobre informações confidenciais do cliente.


A sequência CORRETA é:

  • A 1-e, 2-c, 3-b, 4-d, 5-a
  • B 1-b, 2-a 3-d, 4-c, 5-e
  • C 1-a, 2-e, 3-c, 4-b, 5-d
  • D 1-c, 2-d, 3-e, 4-a, 5-b
  • E 1-d, 2-b, 3-a, 4-e, 5-c
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Atendimento ao público é a prática de interagir e oferecer assistência aos cidadãos ou usuários de serviços em um ambiente profissional. Ao servidor público, cabe prestar o atendimento atuando com:

  • A Presteza.
  • B Imprecisão.
  • C Indulgência.
  • D Apatia.
  • E Negligência.
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Os cidadãos devem ser informados sobre seus direitos, deveres e opções disponíveis para acessar serviços públicos, incentivando sua participação ativa e consciente na gestão pública. Ao ser abordado por um cidadão, o servidor público deve atende-lo de forma:

  • A Relapsa.
  • B Cuidadosa.
  • C Autoritária.
  • D Desleal.
  • E Antiética.
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O atendimento no setor público deve seguir diretrizes específicas para garantir eficiência, qualidade, transparência e igualdade no atendimento aos cidadãos. O servidor público deve prestar o atendimento praticando a todo momento:

  • A A antipatia.
  • B A burocratização.
  • C A restrição e seleção do acesso ao atendimento.
  • D A equidade.
  • E A indiferença ao problema do cidadão.
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Pode-se afirmar que é uma das atribuições dos servidores públicos:

  • A Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.
  • B Tratar com incivilidade os demais servidores públicos.
  • C Ser conivente com transgressões éticas no local de trabalho.
  • D Adotar postura inflexível perante os cidadãos e colegas de trabalho.
  • E Opor resistência a execução de serviços notoriamente legais.