Resolver o Simulado Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC (FURB) - Professor - FURB - Nível Médio

0 / 14

Biologia

1

Todo manejo de animais necessita de conhecimento, controle e monitoramento. Manejo de fauna em cativeiro é a intervenção humana de forma sistemática, visando manter e recuperar populações silvestres em cativeiro para diminuir a pressão de retirada de espécies da natureza. Pode-se resumir os objetivos do manejo em três diferentes alvos:

I.Aumento de uma população em declínio e/ou que esteja ameaçada de extinção.
II.Exploração de uma população para a obtenção de uma produção sustentável.
III.Aumento da densidade de uma população-problema cujo tamanho encontra-se acima do desejável.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, II e III.
2

Assinale o item correto que demonstra quais microrganismos fazem parte do grupo dos eucarióticos:

  • A Protozóarios, fungos e algas.
  • B Algas, bactérias e fungos.
  • C Vírus, fungos e protozoários.
  • D Fungos, vírus e bactérias.
  • E Bactérias, algas e protozoários.
3

Com base nas noções de microbiologia, assinale a alternativa correta relacionadas às bactérias Gram-positivas e Gram-negativas:

  • A Dois tipos de vírus que afetam animais diferentes.
  • B Dois tipos de microrganismos que realizam a fotossíntese.
  • C Dois tipos de microrganismos que vivem em simbiose com plantas.
  • D Duas espécies diferentes de bactérias que causam doenças em humanos.
  • E Duas categorias de bactérias com diferentes características de parede celular, identificadas por meio da coloração de Gram.

Pedagogia

4

A rotina profissional é baseada nas relações estabelecidas entre as pessoas e, por isso, depende que elas se entendam e não criem conflitos entre si. Para que tais conflitos não aconteçam, é importante que os trabalhadores se preocupem em:

  • A Fazer seu trabalho individualmente, sem ajudar ou contar com a ajuda de ninguém.
  • B Manter-se distantes e indiferentes à realidade de seus colegas.
  • C Evitar qualquer tipo de conversa com os colegas durante o trabalho.
  • D Relacionar-se apenas com seus superiores.
  • E Estabelecer relações humanas harmoniosas.
5

A Lei n.º 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. De acordo com o descrito em seu art. 3º, o ensino será ministrado com base em alguns princípios, dentre eles, está o respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas:
I.Com deficiência auditiva. II.Surdo-cegas. III.Com doenças genéticas raras. IV.Surdas.
É correto o que se afirma em:

  • A II e IV, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.
  • E I e III, apenas.
6

De acordo com o estabelecido na Lei n.° 8.069/1990 dispondo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conforme o art. 14, o Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos. Considere as afirmativas relacionadas ao ECA apresentadas a seguir. Registre V, para Verdadeiras, e F, para Falsas:
(__)A criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais deverá ser encaminhada ao Serviço Especial Privado de Saúde Bucal. (__)Não é obrigatória a vacinação das crianças, mesmo nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. (__)É obrigatória a aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou outro instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V - F - F.
  • B V - V - F.
  • C F - F - V.
  • D F - V - F
  • E V - F - V.
7

A escola deve se abrir para uma ação educativa total para poder incluir a todos e todas. Sobre a inclusão e a diversidade, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna: 1- Identidade. 2- Individualidade. 3- Ideais democráticos.
Segunda coluna: (__)Significa a busca pela equidade, ou seja, uma equiparação de oportunidades, oferecendo-se, de direito e de fato o que todos e cada um necessita para o exercício da cidadania. (__)Significa não perder no todo a satisfação das necessidades e interesses de cada um. (__)Significa reconhecer-se, aceitando que suas próprias características são distintas das demais pessoas, possibilitando, ainda, o desenvolvimento da personalidade dos alunos, conferindo-lhes autonomia e autoestima positiva.
Fonte: Reis, Z. S. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: justiça social, inclusão e direitos humanos. Estudos IAT, Salvador, v.4, n.2, p. 102-108, set., 2019 (modificado).
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 3 - 1 - 2.
  • B 2 - 3 - 1.
  • C 1 - 2 - 3.
  • D 3 - 2 - 1.
  • E 2 - 1 - 3.
8

Está relacionado a um lado onde há mais predominância do seu corpo do que o outro direcionado em três níveis: mão, olho e pé. Onde existe um domínio motor maior ou menor de um dos lados do corpo, dando uma dominância de um dos lados. O lado com a dominância é onde apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez. Ele que inicia e executa a ação principal. Já o outro lado atua como um auxiliar dessa ação, sendo igualmente importante. Ou seja, os dois lados não trabalham isoladamente, mas sim de forma complementar.
Fonte: OLIVEIRA, 2011 apud ROVERSSI, Tabata Tatiane Ramalho; FIER, José Rubens,2020.
O texto se relaciona a qual dos conceitos descritos nas alternativas? Marque a opção correta:

  • A Equilíbrio - Inércia.
  • B Cuidar - Educar.
  • C Desenvolvimento da linguagem oral - Desenvolvimento da linguagem escrita.
  • D Psicomotricidade - Lateralidade.
  • E Organização do tempo - Organização do espaço.
9

A _______________ consiste em um termo adotado que se refere à capacidade que um indivíduo tem de ser afetado de forma positiva tanto por sensações internas como externas. A importância que o acolhimento e a empatia trazem para o processo de desenvolvimento da criança se expressa por meio de afetos, cuidados e proteção no ambiente educacional, envolvendo professoras e familiares, pois é a partir do momento em que a criança se sente acolhida que ela desenvolve sua autonomia e socialização. Para se alcançar o êxito no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil inúmeras são as dificuldades, mas o bom acolhimento das crianças nas creches e pré-escolas resulta em atitudes que lhes dê segurança e trará de maneira significativa resultados positivos. A _______________ em si auxilia na formação humana da criança de agir em seu meio social. É por meio disso que as relações afetivas na escola, entre as professoras e as crianças, têm papel fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Fonte: ALVES, K.M., 2023.
Assinale a alternativa que corretamente completa as lacunas no excerto:

  • A Procrastinação.
  • B Avaliação.
  • C Inibição.
  • D Segurança.
  • E Afetividade.
10

Um elemento importante quando se fala em relações humanas no trabalho é a inteligência emocional. O conceito de inteligência, muito ligado ao desenvolvimento cognitivo, relaciona-se às habilidades que o sujeito desenvolve para resolver problemas relacionados à vida e ao trabalho.
Essa competência se refere, principalmente, à capacidade que uma pessoa tem de identificar e controlar as próprias emoções, mesmo em situações adversas, representando, também, o potencial para identificar as emoções pessoais ao redor e ser empático.
Dessa forma, quando os servidores têm uma inteligência emocional bem desenvolvida, são capazes de controlar as próprias emoções diante de altos níveis de estresse e sobrecarga ou em conflitos com gestores e colegas.
A inteligência emocional permite que essas pessoas desenvolvam a capacidade de ajudar outras ao redor a trabalhar as próprias emoções, emitindo comportamentos adequados ao ambiente laboral, mesmo diante de sentimentos negativos.
Em suma, pode-se dizer que inteligência emocional é a capacidade que a pessoa tem de se relacionar consigo e com suas emoções, por meio de suas habilidades pessoais, ao mesmo tempo em que administra sua relação com o outro, por meio de suas habilidades sociais.
Disponível em: https://curtlink.com/KDtuNgW. Adaptado.
De acordo com o texto, é correto afirmar que a inteligência emocional:

  • A É uma habilidade nata aos cargos de liderança, pois esses profissionais precisam ser capazes de controlar as próprias emoções em situações de depressão.
  • B Refere-se tão-só à capacidade de identificar as próprias emoções, indistintamente relacionada ao controle delas ou à empatia com os colegas.
  • C É uma competência que se refere à capacidade de identificar e controlar as próprias emoções, além de identificá-las ao redor e ser empático, importante em situações adversas e conflitos no trabalho.
  • D É uma habilidade característica de alguns indivíduos, excluindo-se de ser desenvolvida por meio de treinamento e aprimoramento pessoal.
  • E Refere-se tão-somente à capacidade de identificar as próprias emoções e controlá-las, influenciando na relação com outras pessoas no trabalho, sendo de uma importância ímpar para lidar com questões favoráveis no trabalho.
11

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), para a efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

  • A A divisibilidade das dimensões expressiva, motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
  • B Inacessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.
  • C Redução dos deslocamentos e dos movimentos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição.
  • D A educação em sua parcialidade, entendendo o cuidado como algo dissociável ao processo educativo.
  • E O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.
12

Creches e pré-escolas são ambientes propícios para a construção de hábitos saudáveis, pois atendem crianças em idades em que as práticas de cuidados pessoais estão sendo aprendidas.
Fonte: Maranhão, Damaris Gomes; Vico, Eneida Sanches Ramos. Higiene e Precauções Padrões em Creche - contribuindo para um ambiente saudável.
Diante do exposto, sobre os profissionais que atuam nesses ambientes, marque a opção que se relaciona com o descrito:

  • A Exigem profissionais passivos, que não se atentem para as normas e regras das instituições.
  • B Exigem profissionais despreocupados com a rotina de cuidados e que tenham maior preocupação com os processos metodológicos educacionais.
  • C Exigem profissionais habilitados e sensíveis, que sejam facilitadores de vivências diárias, que, além estimular, também promovam o autocuidado da criança.
  • D Exigem profissionais distantes, que não participem ativamente das propostas promovidas pelas instituições.
  • E Exigem profissionais que dificultem as vivências diárias escolares, a fim de que as crianças possam realizá-las apenas no ambiente familiar.
13

A/O _________ dos cuidados e da vida cotidiana na instituição deve ser iniciado pelo conhecimento sobre a criança e suas peculiaridades, que se faz pelo levantamento de dados com a família no ato da matrícula e por meio de um constante intercâmbio entre familiares e professores. Algumas informações podem ser colhidas previamente à sua entrada na instituição, como os esquemas, preferências e intolerância alimentar, os hábitos de sono e de eliminação, os controles e cuidados especiais com sua saúde. Outras serão conhecidas na própria interação com a criança e sua família, ao longo do tempo.
Fonte: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

  • A Planejamento
  • B Reflexão
  • C Resolução
  • D Formação
  • E Orientação

Ciências

14

A energia pode ser definida como a capacidade da matéria de realizar trabalho. A energia pode ser classificada em energia cinética e energia potencial. A energia potencial resulta da posição de um objeto e inclui:

  • A Energia térmica das partículas (átomos, íons e moléculas).
  • B Energia mecânica de objetos macroscópicos com o carro em movimento.
  • C Energia gravitacional, resultante das atrações entre os elétrons e os núcleos atômicos nas moléculas.
  • D Energia eletrostática, que resulta da pequena distância que separa os íons positivos (cátions) dos íons negativos (ânions).
  • E Energia elástica dos elétrons que se movem do ânodo para o cátodo.